Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Esferas SHIMANO x Genéricas. Qual a diferença?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Esferas SHIMANO x Genéricas. Qual a diferença?

 Responder
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Esferas SHIMANO x Genéricas. Qual a diferença?
    Postado: 20 Jun 2017 as 16:05
Em termos de qualidade é significante colocar novo jogo de esferas - seja cubo, pedal ou núcleo - da SHIMANO ou as genéricas já tá de bom tamanho?
Afinal faz grande diferença assim?
Do que percebi agora somente o preço delas que já beira metade do preço de um par novos de cubo shimano de entrada como o RM 30.


Editado por Ligeirinho - 20 Jun 2017 as 16:06
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2017 as 16:57
Às vezes usar esferas da Shimano é como comprar aquele produto com marca nacional que você sabe que na verdade é chinês.

Por mais que a Shimano fabrique componentes mecânicos, duvido que ela fabrique esferas. Há muitas marcas de rolamentos de qualidade no mundo, e é mais barato comprar esferas deles do que produzir as próprias com a qualidade exigida.

Aqui tem um detalhe.
Mesmo fabricantes de primeira linha tem várias linhas de esferas à venda, desde as mais baratas às esferas para equipamentos de alta precisão. Cada linha tem uma especificidade, podendo variar de liga à precisão mecânica.
Para qualquer equipamento, as melhores esferas são as de ligas de alta dureza e resistência e fabricadas com alta precisão mecânica. Esferas de alta dureza sofrem menos com o desgaste (e causam menos desgaste) e esferas de alta precisão "rolam" mais facilmente.

Esferas baratas, especialmente as usadas em bicicletas, usam esferas de aço carbono cementado e temperado. Com o tempo, a casca temperada dessas esferas trinca e descasca, "sujando" as pistas e a graxa com um material duro e muito abrasivo.
Já esferas de alta qualidade são feitas em aço alta liga (algumas até de aço inoxidável), temperadas e com alta precisão mecânica. Estas custam muito mais caro o milheiro, mas são muito superiores.
Nas quantidades exigidas pelos ciclistas (um ou dois centos para manutenção), essas esferas de alta qualidade são bastante acessíveis.

Essas esferas de alta qualidade são feitas pensando em equipamentos pesados, de alta rotação e alta exigência mecânica, não na carga leve e baixa velocidade que representa uma bicicleta.

Eu prefiro comprar esferas de alta qualidade de uma SKF numa loja de rolamentos e/ou peças de máquinas do que comprar esferas com a etiqueta da Shimano. Provavelmente as segundas são esferas do mesmo nível ou talvez nem tanto, e o preço embute a etiqueta "shimano". E as esferas compradas em loja de rolamento eu sei a procedência original, coisa que eu não saberei nunca com a etiqueta Shimano colada na embalagem.

Quando fiz faculdade há 20 anos, eu tinha muito contato com o pessoal da SKF, e ganhei um lote de esferas de alta qualidade deles em diversos diâmetros. Levei minha Caloi Cruiser Montana 10 para a oficina da faculdade e troquei todas as esferas, dos cubos, da caixa de direção e do movimento central. Na troca eu até retirei as gaiolas do movimento central e enchi o colar só com esferas. A bicicleta parecia outra de tão leve que ficou pedalar nela. Só não troquei as esferas da catraca.
Essa doidera eu ainda penso em fazer com as minhas bicicletas aqui.

Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2017 as 19:06
Site de loja de rolamento com estoque de esferas:
http://www.centrotek.com.br/esferas.asp

Essas esferas de 65 HRC de dureza são bem interessantes, embora as com 58 HRC também são boas.
Tem que ligar e fazer um orçamento. Como são para esferas pequenas, provavelmente você terá de comprar por cento de cada, mas não deve ser nada proibitivo.

Estes caras são grandes, e ficam a 2 quarteirões de casa:
http://www.abecom.com.br/


Editado por Gryphon - 20 Jun 2017 as 19:08
Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2017 as 19:21
Ótimas informações, obrigado.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2017 as 19:45
Muito oportuna suas colocações Gryphon. A questão nem é tanto a grife Shimano mas sim se as genéricas equivalem ás de marca. Mas descoberta a dica de qualidade, mas agora pergunto: onde achar essas esferas? Tbm não sei como é a referência de tamanho das esferas. Embarrassed



Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2017 as 20:22
Genéricas caem naquilo que que eu expliquei.

A grande maioria delas são de aço carbono que recebe uma "casca" dura com a adição de carbono e processo de têmpera, deixando a superfície dura e o miolo mole.
São esferas muito baratas de produzir, mas nem sempre são muito esféricas e a "casca" tende a trincar e descascar. Conforme essas cascas se soltam, contaminam a graxa e ficam "lixando" as pistas (panelas e cônicos) e as próprias esferas e liberam mais cascas de todas essas peças. Quando as cascas se desgastam totalmente numa esfera, ela expõe o núcleo macio e aí ela se desgasta rapidamente.
Tem esferas que se desgastam por rolar sempre do mesmo jeito e acabam parecendo elipses ou "peras" menores que as esferas originais.

Atualmente vem existindo um mercado internacional para aço liga reciclado. Para uso industrial, o aço hoje precisa ter uma formulação precisa dos elementos de liga. Ele precisa ter qualidade, o que é atestado por testes de laboratório.
Entretanto, há uma quantidade enorme de aço liga sendo reciclado, mas a formulação dos elementos de liga flutuam muito e acaba sendo classificado como um aço "vira-lata". É um aço superior ao aço carbono, mas inferior ao aço liga usado em aplicações nobres.
É bem possível que alguns fabricantes chineses sejam tentados a usar esse "aço vira-lata" na fabricação de esferas para bicicletas, onde as exigências mecânicas são baixas e o material é superior na qualidade das esferas produzidas.
Seriam esferas inviáveis em máquinas e equipamentos pesados, mas em bicicletas, funcionariam bem.

Se a Shimano entender que essas esferas de aço liga reciclado é bom o bastante para bicicletas, eles podem comprar essas esferas de quem produz e colocar no nome deles no lugar.

Quando eu estou comprando esferas da Shimano, estou comprando um nome, uma etiqueta. Não tenho a menor ideia que tipo de esfera eu estou comprando. Comprando esferas da SKF, FAG, INA, Tinken, eu sei que é material de primeira linha.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2017 as 20:30
Esqueci de dizer. Lojas de rolamentos também vendem esferas de rolamento.

Esferas de rolamento costumam ser normalizadas. Existem normas em polegadas e em milímetros.
Quando em polegadas, normalmente as medidas são em passos de 16 avos de polegada. Assim, esferas de cubos são de 3/16", as de movimento central são de 5/16".

No caso das bicicletas, muitas vezes a aproximação é suficiente. Assim, se estiver trocando esferas de moimento central e não estiver achando de 5/16", se achar de 8 mm, pouca coisa maior, não tem problema. Se for esfera de 3/16", pode usar esfera de 4,5 mm (menores) ou de 5 mm (maiores).
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2017 as 20:35
Eu uso umas de aço carbono comum mesmo da liniers a dureza não sei se é 58 ou 64 (eles tem das 2) , segue tabela dos materiais usados.



Elas vem na medida:
Esfera dianteiro : 3/16"
Esfera traseiro: 1/4"
Esfera direção : 5/32"
Esfera catraca : 1/8"

Não sei quanto está custando hj em dia mais deve ser algo em torno de 10 reais cada pacote.




Editado por misera - 20 Jun 2017 as 20:40
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2017 as 22:06
Catalogo de loja de esferas de rolamento:
http://www.intebra.com.br/catalogo.pdf

Contém especificações de uso das esferas.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2017 as 22:24
Gryphon desculpe não prestei atenção no post seguinte sobre onde comprar. Mais uma vez grato.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2017 as 23:03
Não por isso. Disponha sempre.

Aliás, dá uma olhada nisso:


Isso nas esferas é chamado de "craterização" ou "pitting" em inglês. É isso que acontece com as esferas na bicicleta. Isso é mais fácil de acontecer nas esferas de aço carbono.


Editado por Gryphon - 20 Jun 2017 as 23:19
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2017 as 23:46
Verdade , as que eu comprei foram baratas mais tem esse perigo , mais era 5 reais um pacote com 500.
Agora outra pior , esse rolamento xing ling rodou 600km , não tinha folga , sem aviso aconteceu isso.


Aí o nucleo macio pra ilustrar , no caso voou pedaço e cabou , agora imagina isso dentro do cubo onde ela não tem pra onde sair.

Editado por misera - 20 Jun 2017 as 23:48
Voltar ao Topo
Fabitus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Set 2006
São Paulo
Offline
Mensagens:486
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabitus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2017 as 11:14
bolinha de titanio bem mais leve que aço
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2017 as 11:52
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Verdade , as que eu comprei foram baratas mais tem esse perigo , mais era 5 reais um pacote com 500.
Agora outra pior , esse rolamento xing ling rodou 600km , não tinha folga , sem aviso aconteceu isso.


Aí o nucleo macio pra ilustrar , no caso voou pedaço e cabou , agora imagina isso dentro do cubo onde ela não tem pra onde sair.


Por isso que eu sempre digo para quem quer cubo de rolamento para trocar de cara os rolamentos por outros de qualidade.

No caso de estar usando esferas de aço carbono, já que custam tão barato, é trocá-las cada vez que abrir o cubo.

Um detalhe importante.
Rolamento é feito para ser usado com uma certa pré-carga de aperto para garantir que ele nunca trabalhe com folga.
Quando você gira um eixo rolamentado com a pré-carga correta, ele tem um peso para girar, mas gira liso.

É muito comum eu pegar um eixo de roda de bicicleta e ter a sensação que o eixo está sujo com areia ou que ele tem posição de parada, como aqueles seletores de TV de muitos anos atrás.
Essas sensações indicam que as esferas e/ou as pistas (panelas ou cônicos) estão descascados. Se for somente as esferas (e em geral o problema começa nelas), basta apenas substituí-las e colocar nova graxa.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X