Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Garfo de caloi 10 pra solda
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Garfo de caloi 10 pra solda

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
unstopablo Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jan 2014
João Pessoa
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar unstopablo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Garfo de caloi 10 pra solda
    Postado: 19 Jun 2017 as 10:27
Bom dia, ciclistas. Tudo bem? Leio os tópicos do fórum frequentemente, mas esta é a primeira vez que recorro por ajuda.
Pois bem, tenho uma Caloi 10 do modelo antigo, porém o garfo de aço dela, quebrou próximo a espiga. A minha dúvida é: soldar um garfo, mesmo que seja de aço, vale a pena? Eu não consigo achar um lugar aqui em João Pessoa que venda o garfo antigo, e no mercado livre não sai por menos de 120 reais, graças ao frete.
Obs: Sim, sou um universitário bem liso.
Obs2: Segue anexo a imagem do garfo. http://imgur.com/Hqc9FHU
Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 00:48
Olá amigo, infelizmente não tem jeito de soldar esse garfo no ponto.
Primeiro: A quebra se deu bem no ponto de apoio entre a espiga e a base.
Segundo: O cara que vai soldar teria que ser um Jedi para conseguir soldar e manter o alinhamento perfeito entre as espigas
Terceiro: o custo de pintura e solda mais o risco de o garfo ficar perneta acho que não compensa o trabalho.
Fernando Messina
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 04:31
Soldar não vai ficar 100% mais. Não recomendo. Primeiro porque vai ficar desalinhado,mesmo que pouco mais vai. Segundo porque soldar faz perder a têmpera do metal que já está enfraquecido devido a idade. Terceiro porque além desses fatores se ainda pegar um soldador ruim e fizer uma péssima solda, complica ainda mais a situação. Peças de ferro quando quebram dependendo da situação não se partem por completo, agora depois de soldada ficam com o material a sua volta fragilizado devido a perca da têmpera e quando se rompem é de uma vez. Imagina você andando com sua bike com o garfo soldado e num momento em que passa por um buraco ou vai transpor uma guia esse garfo quebra, você cai e quebre um dente que seja. Eu tratei um esses dias e custou 250 pilas (não foi por tombo, foi um simples tratamento de canal). Imagine quanto não fica um implante que seja. É só pra ter uma noção que não vale o risco. Se esse garfo do ML for de boa qualidade e compatível com sua bike, tá de graça.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2017 as 23:33
Tem coisas que devemos e podemos economizar, mas em outras, em que envolve a segurança, eu chamo pra mim mesmo de "economia burra" no sentido que não vale a pena correr riscos. Pense a dor absoluta, se ainda estiver vivo, numa situação hipotética em que esse garfo quebre novamente numa situação crítica!... Pense e se convencerá. Tenha paciência que mesmo com pouco dinheiro achará um bom garfo de substituição.
Voltar ao Topo
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2017 as 07:52
A solda NÃO É INDICADA no caso... E não tem a ver com têmpera. Um soldador que entende minimamente do riscado, não compromete a têmpera do material.

O que ocorre no caso, é que houve uma FRATURA na coroa. Na quebra, não houve apenas o "descolamento" da perna. Observe que falta um pedaço da coroa.

Achar um garfo de C10, não é tão difícil... O maior problema, é achar no comprimento de espiga correto. Ao procurar o "novo" garfo, não esqueça de levar os restos mortais do garfo quebrado para comparar a espiga...
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X