Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Safety bike radio
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Safety bike radio

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Safety bike radio
    Postado: 18 Mai 2017 as 13:38
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
cristiano_guedes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jun 2010
Caxias do sul
Offline
Mensagens:160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cristiano_guedes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2017 as 13:46
Bacana!
Trek Procaliber 9.7 2X 2017
Fox 32 Performance /XT/XTR
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2017 as 15:01
Quem nunca montou ou tentou montar uma radio amadora (pirata) na sua adolescência?

A ideia é simples e ótima.

Mas há um grande problema: para haver a interferência o motorista deve estar com o rádio ligado na mesma frequência que o transmissor da bike.

Faz anos que não ouço rádio, seja no carro ou em casa. Sim, é uma amostragem pequena, mas creio que a maioria aqui não escuta rádio.

Talvez funcione em dias de jogos, onde é certo, ao menos aqui em BH, que a maioria dos motoristas estão ligados na Itatigalo.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2017 as 19:16
Eu escuto rádio, mas o problema do sistema é acertar uma frequência entre 87.7 até 108
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2017 as 21:29
Sobre a questão da frequência acho que se programar para enviar para cada frequência usada na cidade já resolve. A cada segundo manda em uma frequência diferente.

Sobre o uso do rádio também acho que fica restrito, mas é melhor que nada.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2017 as 21:50
No vídeo isso não fica claro. Mas se o sistema é randômico pode ser uma opção.

Vou ler o projeto depois.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2017 as 22:02
Ele se limita à 98, mas acredito que podemos programar para mudar

As rádios não vão gostar,mas...
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2017 as 23:23
Como técnico da área de música, o que inclui rádio fusão. Para mim é mais uma " solução fantástica " vendida para um bom preço, para gerar dinheiro e promover a rádio. Simples e eficaz marketing.

E não vai passar tão fácil na ANATEL! Querendo ou não, é uma rádio pirata, sujeita a receber multa se facilitar. A faixa entre 87,5 e 108,8 (incerteza) é faixa restrita, não posso simplesmente transmitir nada nessa faixa. Existe a faixa cidadã, onde sim posso fazer qualquer transmissão - e eu adoro rádio amadorismo. Approve

Quem vai controlar as harmônicas? Sensores do carro como ficam? Isso funciona mesmo nos pontos cegos em caso de antena de para brisa (qu'é interna), ou a lataria cria uma gaiola de Faraday? Quem garante que isso funciona? Como medir se está funcionando?

Se facilitar vai dar é em piada... Thumbs Down
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2017 as 12:18
Nasceu morto.
Voltar ao Topo
Carlos W Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jul 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos W Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2017 as 13:37
Me preocupa mais a falsa sensação de segurança que um dispositivo deste pode proporcionar ao ciclista fazendo com que se arrisque além do necessário no trafego.

Quem garante que o motorista vai receber de bom grado uma interferência desta, sem contar a distração ao volante justamente próximo do ciclista.

Também existe a possibilidade de gravar a própria mensagem e sabe-se lá o que seja gravado e transmitido ao motorista.
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2017 as 23:27
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Como técnico da área de música, o que inclui rádio fusão. Para mim é mais uma " solução fantástica " vendida para um bom preço, para gerar dinheiro e promover a rádio. Simples e eficaz marketing.

E não vai passar tão fácil na ANATEL! Querendo ou não, é uma rádio pirata, sujeita a receber multa se facilitar. A faixa entre 87,5 e 108,8 (incerteza) é faixa restrita, não posso simplesmente transmitir nada nessa faixa. Existe a faixa cidadã, onde sim posso fazer qualquer transmissão - e eu adoro rádio amadorismo. Approve

Quem vai controlar as harmônicas? Sensores do carro como ficam? Isso funciona mesmo nos pontos cegos em caso de antena de para brisa (qu'é interna), ou a lataria cria uma gaiola de Faraday? Quem garante que isso funciona? Como medir se está funcionando?

Se facilitar vai dar é em piada... Thumbs Down


Faixa cidadã - está falando do PX???

Pelo que vi isso é um dispositivo "patrocinado" por uma rádio e transmitindo somente na frequentencia da rádio , então não vejo problema.

Mas quanto a agência, ela nem manda o boleto da anuidade, tem que entrar no site e gerar o boleto , imagina a parte de fiscalização!!!!!!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2017 as 05:46
O colega Carlos W disse tudo, podem dar um prêmio e estampar a frase em camisetas.

"Me preocupa mais a falsa sensação de segurança que um dispositivo deste pode proporcionar ao ciclista."

Originalmente postado por LcBlc LcBlc escreveu:

Faixa cidadã - está falando do PX???


PX (faixa cidadã) é só uma forma. Exige "carteira", mas é só preencher um formulário e tá feito. Vale a pena pra quem pedala no meio do mato literalmente, ou vai se aventurar pra lugares desconhecidos, pois o rádio não depende de antena como o celular, ele mesmo é a antena...

Aqui se opera por canais, e é meio dividido...
Os boca suja estão no 2 geralmente, lá é baixaria mesmo...
9 é canal de emergência, geralmente bombeiros, polícia, ambulância, guarda costeira, e tal estão ligados nesse, além da sua faixa particular...
Caminhoneiros estão geralmente corujando no 5, mas rola no 19 e 39 também...
No 15, 16, 22 e 31 é o pessoal do off-road (jipeiros em maioria)...

O curioso mesmo é que é meio que tudo em código, e caminhoneiros em específico tem código próprio, quando for ver tem "bota no tapetão, borrachando geladeira deitada". LOLLOLLOL

Aliás, muito caminhoneiro perde o rádio, e ganha uma boa multa por operar sem carteira, quando é coisa de meia hora pra realizar o cadastro... Pura desinformação!

Existe também o PY (radio amador) que é o que tu fala das taxas anuais e tal... É um bom pouco mais complicado, é preciso fazer uma prova (não sei certo o que pede, mas não é exatamente fácil) e pagar uma taxa...

Já não sei bem o que a lei atual fala do tipo de modulação, acho que FM só no PY... E vai indo, mas não é macanudo não, mais fácil casar a cristalóide... rsrs

Originalmente postado por LcBlc LcBlc escreveu:

Pelo que vi isso é um dispositivo "patrocinado" por uma rádio e transmitindo somente na frequentencia da rádio , então não vejo problema.
 

Patrocinado ou não, uma frequência de rádio, seja para TV, rádios comerciais, serviço interno numa empresa, não é uma propriedade e sim uma concessão, porque o espectro não é ilimitado!

Em outra cidade, essa frequência é de outra rádio, que pode não concordar. 87,5Hz é o padrão para rádios comunitárias, que devem limitar seu sinal a fronteira mais próxima de outro município - não sei se é obrigado a ter rádio comunitária lá para limitar...

E pra ser comercializado, legalmente, tem que mandar pra ANATEL... E sim, é tu quem tem que correr atrás... Diferente de um caso particular de PX/PY, ali é caso comercial a lei é diferente, e a multa é bem grande... Tem cara de ter sido ideia do departamento de marketing...


Editado por Ismah/Cabelo - 21 Mai 2017 as 05:49
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2017 as 17:43
Perguntei se estava falando dos PX ou das frequências FRS - que são coisas diferentes.
O FRS que é tranquilo e não tem regras de uso, conhecido como os talkabout
Já PX assim como rádio amador tem regras , não pode transmitir qualquer coisa, mas como falei não existe fiscalização.
Radio não precisa de repetidora, apenas de antena.

Radio pirata da portadora até nas frequências aeronáuticas e não vejo a anatel fazendo nada.
A prova de radioamador é extremamente fácil, é ler as apostilas e fazer a prova - só tem que decorar o código Q e o resto basta entender.

O que entendi na matéria trata de um teste e em duas cidades específicas, mas quando a operação em cidades diferentes é bem simples, cada local teria sua configuração.

Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2017 as 20:51
Uma pergunta: - usar meu celular para transmitir as músicas que estão nele para meu rádio é ilegal?

Pelo que estão dizendo sim, pois ao transmitir para o meu carro posso interferir no carro vizinho.

------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2017 as 22:46
Originalmente postado por LcBlc LcBlc escreveu:

Perguntei se estava falando dos PX ou das frequências FRS - que são coisas diferentes
 

Ah sim, mas esses são inúteis pra maioria dos casos... Com 500mW o alcance é mínimo no chão, abaixo de 2km geralmente (pensando nos mais tops). Até é negócio pra quem acampa em grupo, ou pedala em grupo por mata fechada e trilhas. Usava na sonorização que trabalhei para comunicação do crew, e funcionava muito bem...

Se PX/PY é difícil conseguir ajuda as vezes, imagina via FRS que ainda menos pessoas tem, e o alcance é limitado, a frequência é mais alta logo mais direcional...
E eles seguem a regra de serem homologados na ANATEL para comércio legal. Tem os orientais que de graça é caro. Tenho um que ele e nada é a mesma coisa de modo geral. Nunca medi, mas meu transmissor Shure TGD se sai melhor... Pensei em dar uma turbinada nele, mas não vale a pena, teria de refazer quase do zero.
Como também, não é permitido transmitir qualquer coisa! Música é certo que não, e acho que tem o mesmo limite de 3min contínuos por mensagem do PX...

Agora, se é fiscalizado ou não é outro assunto. Por uma questão de ética pessoal, eu não considero essa hipótese. Agora é fato: se for parado pela Papa Mike e quiserem cismar com PX, PY, etc eles podem... 

Quanto as provas para PY... Eu não fiz, pois não precisava. Mas para quem cai de paraquedas, não é fácil, o código Q é extenso pra burro, e também devem pedir o fonético.

Seria uma opção de usar FRS no lugar da frequência da rádio, mas vai ter que convencer todos os carros a usar uma base receptora. rsrs

Originalmente postado por ltadeu70 ltadeu70 escreveu:

Uma pergunta: - usar meu celular para transmitir as músicas que estão nele para meu rádio é ilegal?

Pelo que estão dizendo sim, pois ao transmitir para o meu carro posso interferir no carro vizinho.


Não só no carro, mas em mais coisas. Se estiver perto de aeroporto, heliporto, heliponto, quartéis em geral... pode interferir na comunicação, e se identificado o furo é mais abaixo...  Cada vez que junto duas frequências, eu tenho a F' e F", e mais duas harmônicas. Se forem 3 frequências serão 6 harmônicas... E assim começa a poluição de RF...
Imagina na região de 2.4GHz na cidade, com um roteador wireless a cada 10m², imagina como que tá a coisa. LOLLOLLOL

- Se for via Bluetooth, wireless, ou sistema nativo do aparelho, não se preocupe, ele tem frequência pré-determinada e está documentada.

Já se for pro FM (ou mesmo numa hipótese menos provável de ser AM) dentro do espectro comercial, o que é mais provável fica mais complicado. Do ponto de vista legal, dependendo da frequência e modo de operação, sim é ilegal. Se alguém vai te multar por isso, ou ao menos vai ter transtornos, é outro papo...

Eu não creio, e explico porque:

Tua transmissão deve ser 1m no máximo. Não creio que chegue a dissipar mais que 5~10mW (ou 0,005~0,01W). Quando uma rádio FM comercial, de grande porte dissipa 60~80W, algumas poucas 100W ou mais, ou seja tu interferência é nula...

Além de que um carro é uma gaiola de Faraday parcial (com furo), boa parte do sinal deve ficar retido lá dentro - pode experimentar deixar o celular transmitindo com alguém e essa pessoa andar em volta do carro. Aí vai ouvir o quanto que vaza de RF.
Da mesma forma que tu precisa penetrar pra fora do teu carro, também precisa penetrar com o sinal parasita pra dentro do carro do outro... E ele ainda precisa estar sintonizado na mesma frequência que tu...

Com tudo isso, não creio que interfira no vizinho, como não creio que o "Safety bike radio" possa mandar um aviso.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2017 as 23:50
No video dizem que o raio é de 30m. A montagem é nos Fablab. Creio que será possível testar antes de comprar o kit.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2017 as 07:43
Que mistura de assunto!!!
Estamos falando de um dispositivo para ser usado na bike, não tem nada de pedir ajuda no meio do mato ou nada dentro do carro...

Quanto a homologação que cuida é quem vai vender e não o consumidor.
Sem falar que tem um pequeno detalhe, homologação tem validade - então seu rádio tem tem validade???

Voltando ao assunto, isso é um dispositivo que na pratica não deve pegar nem 20metros de radio de transmissão.
Antigamente, antes dos carros terem entrada p2 ou usb , em qualquer feira encontrava um dispositivo que era um transmissor de FM, ligava o celular no p2 e escolhia uma frequência - não chegava nem a atrapalhar o carro do lado.
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2017 as 07:48
Ah, e antena do carro 99% fica na parte externa e não dentro do carro.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2017 as 02:34
Com todo respeito quem trouxe assunto PX/PY não fui eu, apenas citei o fato de que existe a faixa cidadã, e transcorri sobre tua resposta. Como respondi ao colega sobre sua dúvida.

Homologação não tem validade até onde eu saiba, é apenas um selo no produto dizendo que ele está nos conformes da lei vigente. Não importa a potência, sei que as restrições existem - tento importar e homologar alguns transmissores, sem sucesso, pois seguem a lei americana diferente da nossa...

Comparar hoje com antigamente é tempo perdido... 15 anos atrás, usar internet com cabo era tarefa hercúlea, não sei nem se sequer imaginavam um sistema wireless. Sensor de estacionamento, disso ou daquilo, não sei se existia, pensávamos no bem estar social acima do bem estar individual...
A lei era outra, a sociedade era outra... Não são coisas lineares.

Pra mim é inútil isso...
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2017 as 23:28
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Com todo respeito quem trouxe assunto PX/PY não fui eu, apenas citei o fato de que existe a faixa 

cidadã, e transcorri sobre tua resposta. Como respondi ao colega sobre sua dúvida.

nem eu, apenas perguntei se estava falando de PX ou das frequências FRS quando mencionou faixa cidadã, pois falou que podia ter qualquer tipo de transmissão: 

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

E não vai passar tão fácil na ANATEL! Querendo ou não, é uma rádio pirata, sujeita a receber multa se facilitar. A faixa entre 87,5 e 108,8 (incerteza) é faixa restrita, não posso simplesmente transmitir nada nessa faixa. Existe a faixa cidadã, onde sim posso fazer qualquer transmissão - e eu adoro rádio amadorismo. Approve

mesmo que operador de PX não tenha o COER é obrigado a registrar na Anatel e obter a Licença de funcionamento de estação - se não tiver já está errado - e caso a transmissão fuja do objetivo do serviço também está errado
se isso estiver acontecendo nas frequências PX é por falta de fiscalização. 


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Homologação não tem validade até onde eu saiba, é apenas um selo no produto dizendo que ele está nos conformes da lei vigente. Não importa a potência, sei que as restrições existem - tento importar e homologar alguns transmissores, sem sucesso, pois seguem a lei americana diferente da nossa...

veja ai no site da Anatel: https://sistemas.anatel.gov.br/sch/
dependendo do tipo de produto tem validade e potência declarada. 


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Comparar hoje com antigamente é tempo perdido... 15 anos atrás, usar internet com cabo era tarefa hercúlea, não sei nem se sequer imaginavam um sistema wireless. Sensor de estacionamento, disso ou daquilo, não sei se existia, pensávamos no bem estar social acima do bem estar individual...
A lei era outra, a sociedade era outra... Não são coisas lineares.

Pra mim é inútil isso...

fiz uma comparação mostrando que já existia um dispositivo semelhante que transmitia em frequência FM sobrepondo a original caso tivesse algo sendo transmitido na frequência selecionada e não afetava nem o carro ao lado parado no sinal. 
e pra não falar que é coisa antiga, entre no Mercado Livre e veja a quantidade de modelo desses transmissores FM para carro.


mas, voltando ao assunto,
acho que é uma startup muito bacana e que tem muito potencial, ainda mais com a parceria da 98FM em BH - vejo várias possibilidades de negócios com esse sistema!


Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2017 as 10:24
Que tem eu sei... Volta e meia pinta alguém querendo concertar essas paradas aí comigo... Mas ter no mercado não legaliza elas, todavia elas transmitem até 4m a melhor que eu vi até agora. Bem diferente de 30m que tem que furar a lataria - tá, eu sei que alguma boa parcela tem antena externa, mas não dá para pensar na maioria, tem que pensar na exceção quando se fala em segurança.

Como disse ao colega, os 0,... mW que o aparelho gera não representam grandes problemas... Mas se for parado, e o Papa Mike quiser encher o saco...

Me corrija se estou errado, mas o COER é só para PY, não?

E quanto a homologar, é porque está fora da faixa permitida, sei que enquanto a lei não mudar eu estaria ilegal... Pra projeto cultural, é tiro no pé...

Eu acho bacana estarem tentando nos ajudar, mas mantenho a premissa: me preocupa a falsa segurança do produto...


Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2017 as 11:31
Gente, esse tipo de aparelho não funciona. Sistemas de segurança e sinalização tem de ser universais. Uma avisa e todos em volta vêem.
Pensem na luz de freio. O carro da frente freia e acende a luz de freio. O motorista de trás sempre tem condições de ver.
E a rádio? Quantos motoristas vão estar com o rádio ligado? E quantos deles vão estar sintonizados exatamente  na frequência da rádio? É bom lembrar que rádio é emissora local, mas o dispositivo deveria funcionar em qualquer lugar do país.
Se 1 em 1000 carros estiver nessas condições, esquece. É a mesma coisa que nada.

Esse tipo de coisa funciona quanto todos os carro tem pelo menos uma luz ou campainha que alertam da proximidade desses emissores. Sem isso, esquece.
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2017 as 00:26
off topic 


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Que tem eu sei... Volta e meia pinta alguém querendo concertar essas paradas aí comigo... Mas ter no mercado não legaliza elas, todavia elas transmitem até 4m a melhor que eu vi até agora. Bem diferente de 30m que tem que furar a lataria - tá, eu sei que alguma boa parcela tem antena externa, mas não dá para pensar na maioria, tem que pensar na exceção quando se fala em segurança.

furar lata? pra que? o sistema é instalado na bike e não no carro.
e duvido que tenha alteração significativa entre o uso de antenas externas e internas para a recepção do sinal do bike radio - até mesmo pela variação da qualidade e especificações das antenas tanto externa quanto interna.
e mesmo que o carro não venha com antena (difícil hoje em dia) já vem preparado com o furo na lata e em alguns casos até com a fiação. 


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:


Como disse ao colega, os 0,... mW que o aparelho gera não representam grandes problemas... Mas se for parado, e o Papa Mike quiser encher o saco...

qual o artigo ou lei que o Mike vai usar para encher o saco?
ando com HF no carro e nunca fui abordado e olha que tem uma antena de 1,80m no meio do teto, e nem andando com o ht na mão, já passei na frente de Mike e nunca fui abordado.


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:


E quanto a homologar, é porque está fora da faixa permitida, sei que enquanto a lei não mudar eu estaria ilegal... Pra projeto cultural, é tiro no pé...

falei em homologação pois você falou que "tenta importar e homologar transmissores", então no link que passei tem tudo sobre esse assunto, como homologar e os já homologados. 
mas se está tentando importar produto fora das especificações da anatel ai não vai mesmo. 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X