Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Qual é a minha bicicleta?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Qual é a minha bicicleta?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
BleaKrytE Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Abr 2017
Campinas - SP
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BleaKrytE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Qual é a minha bicicleta?
    Postado: 21 Abr 2017 as 20:41
Oi pessoal, sou novo no fórum, e eu tava querendo identificar minha bike! Meu pai comprou ela pra mim numa bicicletaria trocando minha bike de criança e pagando a diferença, e ela é meio que um frankestein de peças... Se não me engano o guidão e o câmbio não são originais dela. Pelo que pesquisei parece ser uma Caloi Aspen antiga, mas não tenho certeza! Ela tá meio judiada porque faz um tempo que não ando com ela, mas ela funciona direitinho!

Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2017 as 21:29
Essa é uma Caloi Aspen da primeira fase, herdeira direta das Caloi ATN, herdando inclusive a pintura amarela neon.

A ATN copiava o design de Double Triangle da GT, e a Caloi foi processada por violação de patente. Quanto perdeu o processo, a Caloi redesenhou o quadro da ATN para um design convencional, criando a Aspen, ainda com quadro de aço.
Algumas dessas Aspen vinham com grupos de primeira linha, porque eram top da linha mountain bike da Caloi.

Aí veio a Aluminum e a Aspen foi mantida como segunda linha da Caloi custando a metade, mas com várias delas ainda sendo equipadas com grupos top de época.

Há uma coisa engraçada sobre essas Aspen. Quando lançaram a Aluminum, o modelo top ficou muito em evidência e vendeu tanto ou mais que as Aspen de segunda linha. Hoje, uns 25 anos depois, se procurar anúncios na OLX e no Mercado Livre, é mais fácil achar estas Aspen que as Aluminum, e algumas estão em excelente estado de conservação por preços bem interessantes.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2017 as 21:33
O guidão é quase certo original.
Quem não é original é a roda dianteira. Deveria ter um cubo semelhante ao da roda traseira.
O selim também não parece o original.

Mande mais fotos e com mais detalhes de peças específicas. Aí fica mais fácil dizer o que é original e o que não é.

Voltar ao Topo
BleaKrytE Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Abr 2017
Campinas - SP
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BleaKrytE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2017 as 21:34
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Essa é uma Caloi Aspen da primeira fase, herdeira direta das Caloi ATN, herdando inclusive a pintura amarela neon.

A ATN copiava o design de Double Triangle da GT, e a Caloi foi processada por violação de patente. Quanto perdeu o processo, a Caloi redesenhou o quadro da ATN para um design convencional, criando a Aspen, ainda com quadro de aço.
Algumas dessas Aspen vinham com grupos de primeira linha, porque eram top da linha mountain bike da Caloi.

Aí veio a Aluminum e a Aspen foi mantida como segunda linha da Caloi custando a metade, mas com várias delas ainda sendo equipadas com grupos top de época.

Há uma coisa engraçada sobre essas Aspen. Quando lançaram a Aluminum, o modelo top ficou muito em evidência e vendeu tanto ou mais que as Aspen de segunda linha. Hoje, uns 25 anos depois, se procurar anúncios na OLX e no Mercado Livre, é mais fácil achar estas Aspen que as Aluminum, e algumas estão em excelente estado de conservação por preços bem interessantes.

Entendi! De que anos ela seria? E quanto à pintura, é normal ela ter esses pontinhos pretos! Valeu!
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2017 as 21:57
A escala de tempo é mais ou menos esta:

- Em 1988 a Caloi lançou a primeira Mountain Bike oficial de fábrica para o natal daquele ano. O modelo era preto. A bicicleta foi um fracasso porque foi feita às pressas e não era boa para o mountain bike.
- Em 1989 a Caloi lança uma versão corrigida da Mountian Bike (agora chamada de Mountain Bike 15), agora na cor branca.
- Em 1990 ela substitui a Mountain Bike 15 por uma outra, ainda chamada de Mountain Bike, na cor preta e com geometria copiada da GT. O modelo preto tem vida curta e logo é substituído por um de cor branca rajado de cinza. O modelo é conhecido pelo nome não oficial de "craquelê". A GT processa a Caloi por violação de patente.
- No final de 91 o mesmo quadro deixa a pintura craquelada e passa a ser pintado de amarelo ou de laranja neon, passando a se chamar oficialmente de ATN (a Caloi já tinha outros modelos mais simples designados como ATX e ATZ).
em 92 ou 93, a GT ganha o processo da Caloi, que tem de modificar a ATN para um design convencional. A nova bicicleta passou a se chamar de Aspen, com pintura fluorescente e com pintinhas.
- Com o lançamento da Aluminum, a Aspen passa para segunda linha. Com o lançamento de novos modelos, a Aspen passou por um processo de empobrecimento de equipamento e passou a se chamar de "Andes".
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2017 as 22:26
Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2017 as 08:48
Olá.
Perfeitas as informações. Apenas uma pequena ressalva para a geometria do quadro da GT copiada:
Triple Triangle e não Double Triangle. 


Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2017 as 20:22
Opa! Desculpe a escorregada.

Pesquisei bastante essa história por causa da minha saga de restauração:
https://www.pedal.com.br/forum/ajuda-para-identificar-um-quadro-caloi-60-cm_topic87118.html

Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2017 as 21:11
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Opa! Desculpe a escorregada.

Pesquisei bastante essa história por causa da minha saga de restauração:
https://www.pedal.com.br/forum/ajuda-para-identificar-um-quadro-caloi-60-cm_topic87118.html


Sou seu fã! Saudações
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2017 as 22:18
Originalmente postado por Gonçalves Gonçalves escreveu:

Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Opa! Desculpe a escorregada.

Pesquisei bastante essa história por causa da minha saga de restauração:
https://www.pedal.com.br/forum/ajuda-para-identificar-um-quadro-caloi-60-cm_topic87118.html


Sou seu fã! Saudações


Opa! Obrigado!

Faz tempo que não faço atualizações no post. As bicicletas não estão prontas, mas tem muita coisa adiantada.
Juntando as duas Caloi dá para fazer uma restaurada original e mais uma levemente atualizada.

A Caloi que está no metal será totalmente restaurada, com o detalhe que consegui para ela um conjunto de câmbios 100% original e 0 km!
A outra teve o guidão rise baixo retirado e foi instalado no lugar um outro rise mais alto. Melhorou muito a posição de pedalar. Essa bicicleta é excelente como bicicleta de passeio, e nunca como uma mountain bike. Erraram feio no conceito e o interessante de ter as duas é que posso colocar os dois conceitos (como ela era original e como ela deveria ter sido) lado a lado.
São bicicletas raras que o tempo e a própria Caloi esqueceu.

Outra que está a caminho é a GT.
A GT infelizmente vai seguir um caminho diverso. A grana anda curta, e o jeito é remontar a GT com peças usadas (o que na verdade era a ideia original).
Rodas, por exemplo, ela vai receber um par com chancela original de "Caloi Aluminum" de outra bicicleta que foi desmanchada. O guidão rise da segunda Caloi vai para ela.
Mesmo aproveitando muita peça tive que comprar algumas. Umas foram novas como o movimento central e as pedivelas, enquanto outras comprei usadas, como o traocador rapid fire para 7 velocidades.

Essencialmente o que falta é a pintura da primeira Caloi (a da segunda vou preservar original) e a da GT.
A da GT eu estou criando um grafismo personalizado. Por enquanto eu sei que o quadro terá o triângulo principal em preto (aproveitando a tinta da Caloi) e os stays em verde kawazaki. O cruzamento do verde com preto no triple triangle deve dar um destaque interessante. O canal do cabo do freio traseiro também será pintado em verde para destacar o detalhe.

Para a pintura até já comprei uma mini pistola da V8. As que eu tenho aqui são muito grandes e a chance da tinta escorrer é muito grande. Com a pistola pequena, intermediária entre uma pistola convencional e um aerógrafo permite jogar tinta com sensibilidade de ajuste.

A pistola que eu comprei foi esta aqui:
https://youtu.be/TZATrBlp6hE?t=8m41s
Excelente para pequenos trabalhos e para acessar lugares difíceis como no miolo do quadro.
Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2017 as 09:15
Bacana! Tenho um quadro aqui muito legal de speed, que tem uma mescla de verde kawazaki com um verde bem escuro que chega a parecer preto. Gostei da dica da pistola de pintura.
Sobre a ASPEN no link que passou como referência do modelo, o engraçado que o autor do blog descreve o quadro como sendo de aço cromo. Sinceramente não acredito. Os quadros de cromo da Caloi que conheço usavam Columbus como na Eddy Merckx e na Caloi Super Itália e elas custavam um alto valor. Não acredito que eles teriam estes tipos de tubo numa segunda opção ( já que a Aluminum era considerada top) e sem divulgar muito bem a questão já que eram importados. A Caloi 10 Sportissíma também usou cromo ( parece que tubo tange japonês ) mas não tenho certeza e na época a bike tinha o valor bem, bem mesmo mais alto do que a Caloi 10 de série.
Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2017 as 10:07
Originalmente postado por Gonçalves Gonçalves escreveu:

Bacana! Tenho um quadro aqui muito legal de speed, que tem uma mescla de verde kawazaki com um verde bem escuro que chega a parecer preto. Gostei da dica da pistola de pintura.
Sobre a ASPEN no link que passou como referência do modelo, o engraçado que o autor do blog descreve o quadro como sendo de aço cromo. Sinceramente não acredito. Os quadros de cromo da Caloi que conheço usavam Columbus como na Eddy Merckx e na Caloi Super Itália e elas custavam um alto valor. Não acredito que eles teriam estes tipos de tubo numa segunda opção ( já que a Aluminum era considerada top) e sem divulgar muito bem a questão já que eram importados. A Caloi 10 Sportissíma também usou cromo ( parece que tubo tange japonês ) mas não tenho certeza e na época a bike tinha o valor bem, bem mesmo mais alto do que a Caloi 10 de série.

 
Esqueci da Caloi Triathlon! Usava cromo também nos tubos e garfo e também tinha o valor bem alto mesmo, tão alto que são raríssimas de se encontrar por conta do valor na época era para poucos.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2017 as 10:30
Rapaz, essa conversa de cromo deu muito o que falar na época.
Eu estava na faculdade de engenharia mecânica quando a polêmica aconteceu.

A febre do cromoly aconteceu alguns anos antes da onda do alumínio.
A Caloi começou a importar alguns quadros de cromoly, em especial para as Caloi 12, quando de repente o exército entra na conversa. O exército começa a falar que o pessoal ia importar bicicleta com quadro de cromo para fazer armas. Coisa dos cabeças de bagre dos tempos da ditadura (e que lá fora estão voltando travestida de combate ao terrorismo).
Pode ver que tem Caloi 12 com quadro de cromo e com quadro de aço carbono.

Eu estava justamente estudando a parte de materiais de construção mecânica e ficamos sem entender nada.
O quadro de cromoly tinha a vantagem da alta resistência mecânica, permitindo que ele fosse fino. Se fizer uma espingarda com cano desse quadro de bicicleta, ele arrebenta.

Esse quadro da Aspen, mesmo da Aspen Way era de aço carbono, grossão, pesadão, até porque era o velho quadro da ATN com os seat stays reposicionados, soldados no seat tube.
Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2017 as 10:52
Tive uma 12 chumbinho na época mas era de aço carbono. não dei sorte de pegar uma cromoly então kkk Não tenho conhecimento das 12 de cromo. Na época as caloi 12 que eu saiba que tinha para vender de cromo eram as Super Italy com peças gipiemme e tubos columbus e mesmo a Caloi Triathlon e a Top de todas que era a Eddy Merckx que usava campagnolo nos componentes, importadas da Bélgica no acordo Caloi com o Eddy Merckx.
Mas eu não sei nada do que rolava  dentro do bastidores da Caloi kkk Interessante saber.
abs
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2017 as 10:54
Mais um detalhe. A Caloi sempre entendeu o mercado brasileiro de bicicletas e sabia que a demanda por bicicletas de alto padrão era mínimo por aqui. Por isso os modelos com cromoly eram feitas em lotes bem restritos e com quadros importados para não ter de adaptar a linha de montagem.

Tem uma história que mostra bem isso.
A coisa começa meio distante. Quando houve o esfriamento da Guerra Fria, a demanda militar por alumínio despencou e o material passou a sobrar no mercado mundial, baixando o preço do material.
Foi quando as fábricas começaram a fazer quadros de alumínio, que logo virou febre.
Só que as fábricas compravam o aluminio recozido, cortavam, soldavam e mandavam para o forno para envelhecimento e têmpera do material.

Para a Caloi, esse processo ficaria caro por causa do forno de envelhecimento, inviável para o mercado nacional.
Ela então fez um processo junto à Alcoa (sua fornecedora de perfis de alumínio) para preparar os perfis trefilados já envelhecidos na trefiladora e a Caloi aperfeiçoou o processo de soldagem para não prejudicar o material. Ela foi a primeira no mundo nisso. Assim nasceu a Aluminum.
Só que a Caloi já andava calejada com fracassos na linha top (mountain bike 15...) e não queria arriscar na Aluminum. Foi quando ela pensou em fazer um quadro reforçado de alumínio, e usou um down tube elíptico. Além do reforço mecânico, era um detalhe que chamava a atenção para a bicicleta. Muitas saíram de fábrica com os quadros polidos ao invés de pintados, justamente para destacar o material.

A Caloi foi inovadora no mundo nesses dois detalhes importantes hoje e que ninguém lembra: no processo de têmpera do quadro de alumínio e no uso de perfis não circulares que todos usavam até então.
Mas tudo isso tinha uma razão de ser: custo e resistência do quadro. Se o quadro fosse caro demais, não iria vender, e se o quadro quebrasse muito facilmente numa bicicleta top, o aluminio ficaria estigmatizado. Características do mercado brasileiro que a Caloi conhece muito bem.

O pessoal xinga muito a qualidade atual das bicicletas da Caloi, mas a verdade é que ela faz produtos para o mercado nacional. Não adianta fabricar uma bicicleta para competir com uma Trek ou Specialized, porque ela vai vender muito pouco. Mercado real no Brasil é o popularzão, com bicicletas baratas mesmo. Não adianta dar murro em ponta de faca.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2017 as 12:54
A caloi hj não é a de antes. Foi desfigurada qnd foi vendida pela família. Acho uma marca razoável até meados dos anos 90 quando vinha com Altus c10, A 20, 500 e 300 Ex, 200 GS e Deore Lx preto com quadros razoaveis e alguns excepcionais citados aqui.Mas as controvérsias sobre seus produtos demonstram o pouco cuidado com sua própria historia. Em tempo os quadros Alumínio eram produzidas pela ALCAN. Alias, AlCOA eu tenho é um guidão 22.2 com liga 6024 acho bem leve( alguem conhece essa liga?)desde 97! Medo de quebrar depois de tanto tempo de uso...

Editado por Ligeirinho - 23 Abr 2017 as 12:55
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2017 as 23:37
Ligeirinho, concordo com você que a empresa foi desfigurada com a venda, mas nenhuma empresa sobrevive se não tiver uma visão minimamente racional do mercado. Dá raiva muitas vezes, mas é uma realidade.

Tenho 20 anos de experiência como pequeno empresário e só eu sei o quanto penei porque tinha uma visão romântica do que seria a atitude certa enquanto tinha muitos concorrentes enchendo os bolsos por serem mais realistas e darem um pé no traseiro dos clientes. Hoje eu continuo com a ideia fixa de qualidade do serviço, mas mudei o foco. Hoje vendo necessidade como artigo de alto luxo. Trabalho menos e lucro mais.

Bem lembrado. Sempre me enrolo com Alcan e Alcoa.

Não achei referência da liga de aluminio 6024.
É bom tomar cuidado porque ligas de alumínio não toleram fadiga. Trincou, vai embora muito rápido. E algumas ligas de alumínio tem certa tendência ao envelhecimento natural. Ficam duras e frágeis com o passar do tempo, ficando ainda mais sensíveis à fadiga e às trincas.
Guidão é peça de segurança, a falha pode causar um acidente grave. Se o guidão é antigo, é melhor usar como cabide ou para pendurar a bike na parede.




Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2017 as 00:56
Originalmente postado por Gonçalves Gonçalves escreveu:

Tive uma 12 chumbinho na época mas era de aço carbono. não dei sorte de pegar uma cromoly então kkk Não tenho conhecimento das 12 de cromo. Na época as caloi 12 que eu saiba que tinha para vender de cromo eram as Super Italy com peças gipiemme e tubos columbus e mesmo a Caloi Triathlon e a Top de todas que era a Eddy Merckx que usava campagnolo nos componentes, importadas da Bélgica no acordo Caloi com o Eddy Merckx.
Mas eu não sei nada do que rolava  dentro do bastidores da Caloi kkk Interessante saber.
abs
Me embananei por um momento na minha argumentação porque a Caloi Eddy Merckx embora de aço cromo era a parte e que fique bem claro que não tinha nada haver com as Caloi 12, mesmo porque era pusada equipe profissional de elite da Caloi e já utilizava cambio ergo com 8 speed (16v) e eu sonhava com ela todos os dias e noites na época kkk Por onde ela passava naqueles anos deixava os entendidos de bicicleta boquiabertos.











Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2017 as 01:01
Originalmente postado por Gonçalves Gonçalves escreveu:

Originalmente postado por Gonçalves Gonçalves escreveu:

Tive uma 12 chumbinho na época mas era de aço carbono. não dei sorte de pegar uma cromoly então kkk Não tenho conhecimento das 12 de cromo. Na época as caloi 12 que eu saiba que tinha para vender de cromo eram as Super Italy com peças gipiemme e tubos columbus e mesmo a Caloi Triathlon e a Top de todas que era a Eddy Merckx que usava campagnolo nos componentes, importadas da Bélgica no acordo Caloi com o Eddy Merckx.
Mas eu não sei nada do que rolava  dentro do bastidores da Caloi kkk Interessante saber.
abs
Me embananei por um momento na minha argumentação porque a Caloi Eddy Merckx embora de aço cromo era a parte e que fique bem claro que não tinha nada haver com as Caloi 12, mesmo porque era pusada equipe profissional de elite da Caloi e já utilizava cambio ergo com 8 speed (16v) e eu sonhava com ela todos os dias e noites na época kkk Por onde ela passava naqueles anos deixava os entendidos de bicicleta boquiabertos.

* nada a ver! kkkk












Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2017 as 21:04
É gryphon vou aposentar mesmo o guidão depois de 20 anos de uso urbano. Aliás, já tá desmontado. Fiquei afeiçoado porque ele tem uma ergonomia muito boa e é extremamente leve e com pouca espessura lembrando o FSA XC 190 liga 7050 que tenho. Acredito q uma empresa como a Alcoa não iria arriscar se não confiasse no material pouco espesso assim. Soubesse tinha comprado 2!
Voltar ao Topo
BleaKrytE Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Abr 2017
Campinas - SP
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BleaKrytE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2017 as 21:16
Obrigado!! Eu tava fuçando aqui nela e descobri o lugar aonde ficava o adesivo antigo dela, onde a tinta não desbotou com o sol, diz ser uma Aspen Sport Super.
O selim, pedais, pedivela, roda dianteira e câmbio não são originais.
O freio não tenho certeza, mas provavelmente também não é. Vou trocá-lo por um v-brake, ele ainda é um cantilever, então se for deixará de ser em breve.
Aliás, vocês sabem de algum guidão que sirva nela que seja mais alto? O original dela é baixo demais para o meu gosto, fico com o braço doendo de apoiar o peso neles e com as vibrações da rua.
Voltar ao Topo
MarcioEiras Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2014
Sorocaba, SP
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcioEiras Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2018 as 02:44
Esse freio é original. Tenho uma irmã gêmea dela. Troquei por V brake mas, guardei o Cantilever original. Idêntico a sua foto.
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2018 as 09:42
Originalmente postado por BleaKrytE BleaKrytE escreveu:

Oi pessoal, sou novo no fórum, e eu tava querendo identificar minha bike! Meu pai comprou ela pra mim numa bicicletaria trocando minha bike de criança e pagando a diferença, e ela é meio que um frankestein de peças... Se não me engano o guidão e o câmbio não são originais dela. Pelo que pesquisei parece ser uma Caloi Aspen antiga, mas não tenho certeza! Ela tá meio judiada porque faz um tempo que não ando com ela, mas ela funciona direitinho!


Nossa, tive uma dessa, comprei zerada na loja, não dava valor, destrui a bike, no final pintei de marrom, estraguei toda e vendi por uma bagatela, logo em seguida saiu aquela caloi aluminium tubo grosso que era branca e tinha um degrade fluorescente verde e vermelho eu acho e eu acabei comprando uma caloi 12..... era difícil ter acesso as bikes importadas como temos hj....

Voltar ao Topo
pkosmo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pkosmo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2020 as 15:48
Eu comprei uma dessas foi em 88 ou 89 e uma preta que estava parada até hoje enfurrujando.
A aspen way deve estar jogada no bicicletário do prédio da minha irmã pois meus sobrinhos a usavam e deve estar toda baleada,mas vou ver o estado dela e dar uma restaurada pois bateu a nostalgia kkkk
A aspen sport super estou usando até hoje para locomoção.Está toda original mas tem alguma ferrugem nos aros que preciso dar um trato.No geral ela tá boa.
Depois mando as fotos aqui.
Voltar ao Topo
Alessvip Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Fev 2021
Rio de janeiro
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessvip Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2021 as 13:16
Aproveitando esse tpc, eu tenho uma Caloi e eu não acho nada sobre ela Google nenhuma foto

https://photos.app.goo.gl/h3pAK2cFJFwmLPCB8 - https://photos.app.goo.gl/h3pAK2cFJFwmLPCB8
Voltar ao Topo
Alessvip Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Fev 2021
Rio de janeiro
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessvip Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2021 as 00:09
Aproveitando esse tpc, eu tenho uma Caloi e eu não acho nada sobre ela Google nenhuma foto


Voltar ao Topo
tio braz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mai 2021
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tio braz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2021 as 19:26
Caro, boa noite.
Estou em busca de informações sobre esse modelo.
Tenho uma que estou restaurando, igual a essa do link abaixo (essa é de um quadro a venda no ML que não sei de quem é, no interior de SP),
mas são exatos mesmos componentes e também sem adesivos no top tube como a minha.


Pelas pesquisa que empreendi, é exatamente o que o amigo te disse, que é um modelo com alguns detalhes herdados das ATN.

Não sei se é coincidência, ou se esses modelos iniciais vinham sem mesmo:
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_2X_664832-MLB46158447100_052021-F.webp

A sua veio sem adesivos no top tube de fábrica?
O câmbio traseiro é Shimano Tourney cromado?
E outra coisa, os trocadores de marcha são aqueles shimano sem index como os do link abaixo:
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_2X_664832-MLB46158447100_052021-F.webp


Ou são desses que são diferentes do lado esquerdo e direito como os que vinham na Aspen Sport Super?
https://monaretas.files.wordpress.com/2018/05/alavanca-de-cambio-shimano-para-bicicleta-antigo-e-raro-d_nq_np_14727-mlb94031018_1896-o.jpg

Agradeço desde já qualquer luz que algum dos senhores puder lançar sobre a sombra da minha ignorância.
Voltar ao Topo
tio braz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mai 2021
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tio braz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2021 as 19:29
Originalmente postado por tio braz tio braz escreveu:

Caro, boa noite.
Estou em busca de informações sobre esse modelo.
Tenho uma que estou restaurando, igual a essa do link abaixo (essa é de um quadro a venda no ML que não sei de quem é, no interior de SP),
mas são exatos mesmos componentes e também sem adesivos no top tube como a minha.


Pelas pesquisa que empreendi, é exatamente o que o amigo te disse, que é um modelo com alguns detalhes herdados das ATN.

Não sei se é coincidência, ou se esses modelos iniciais vinham sem mesmo:
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_2X_664832-MLB46158447100_052021-F.webp

A sua veio sem adesivos no top tube de fábrica?
O câmbio traseiro é Shimano Tourney cromado?
E outra coisa, os trocadores de marcha são aqueles shimano sem index como os do link abaixo:
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_2X_664832-MLB46158447100_052021-F.webp


Ou são desses que são diferentes do lado esquerdo e direito como os que vinham na Aspen Sport Super?
https://monaretas.files.wordpress.com/2018/05/alavanca-de-cambio-shimano-para-bicicleta-antigo-e-raro-d_nq_np_14727-mlb94031018_1896-o.jpg

Agradeço desde já qualquer luz que algum dos senhores puder lançar sobre a sombra da minha ignorância.



Os links foram errados, mas a que me referi do ML de alguém que desconheço (inclusive perguntei sobre a adesivagem no campos de perguntas) é essa:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1896017198-quadro-caloi-mountain-bike-aro-26-antigo-completo-_JM#position=49&search_layout=stack&type=item&tracking_id=87b98a7f-3ee8-4e9c-9072-3b2968ad2773
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X