Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bikes ultrapassadas x Bikes atuais
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bikes ultrapassadas x Bikes atuais

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bikes ultrapassadas x Bikes atuais
    Postado: 11 Abr 2017 as 19:30
Tenho duas bikes, uma Caloi Aluminum com up grades 21V pedivela 24/42 e roda livre 14/28   e uma GT Avalanche 2.0 24V pedivela 24/42 e cassete 11/32. Ambas com aro 26 e Vbrake. São bikes defasadas, mas que atendem a um propósito, mas sempre bate aquela vontade de mudar alguma coisa. Ex: Na Caloi gostaria de por aro 700 e na GT queria adaptar as 27.5, colocar 27V, freios hidráulicos e por aí vai. Mas venho refletindo e cheguei a um conceito: As bikes atuais estão cada vez mais fáceis de andar, rodas maiores, maior número de marchas, bikes mais leves, freios mais precisos e outras comodidades. Lógico que tudo isso agrega valor e beneficia o usuário final. Em contra partida acredito que quem usa uma bike do nível da minha mas que consegue realizar o mesmo que uma outra pessoa em uma bike atual, estaria obrigado a estar melhor condicionado e com a técnica mais aprimorada. Se o equipamento é mais limitado o operador deve ser melhor capacitado. O vocês? O que acham?

Editado por Hugobh77 - 11 Abr 2017 as 19:53
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2017 as 20:39
Hugo, você está com uma coceirinha para mexer nas bikes kkkk
Mete a mão e mude.
Se ficar ruim, volte.
Mas a satisfação de conseguir mudar algo para o que deseja poderá ser superior ao resultado final.

Uma roda maior não significa necessariamente que a bike seja mais fácil de andar.

Leveza e custo são proporcionais, lembre-se. 

Número de marchas não significa nada se a relação entre elas não for boa.

Freios precisos... hum... pra andar no asfalto, em estradões ou trilhas?

Sobre o operador eu concordo com você.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2017 as 20:57
Daniel, boa noite. Coceirinha??? Comichão mesmo. As justificativas que deu para cada item são o verdadeiro paradoxo da questão. Sei de todos os pros e os contras e as vezes pode ser até melhor esperar um tempo e migrar pra atualidade de vez.
Voltar ao Topo
dakurz Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2017
RS
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dakurz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2017 as 22:59
O q não volto atras são freios hidráulicos! o resto é resto! 

Se tem muito morro, tendo uma relação 22/32 vai longe... 22/36 então.
Infelizmente uma coisa q nunca testei foram rodas, mas o povo diz q é uma coisa q muda drasticamente a bike.
Já tive alteração de pneus, também muda muito. 
Voltar ao Topo
Toguro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Toguro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2017 as 09:21
Até um tempo atrás eu usava uma bike com quadro de ferro pesadão, uma velha bike de mercado que eu ganhei em 1994. Dois upgrades que eu fiz deixaram a bike muito gostosa de pedalar: instalação de freios v-brake da Shimano (impressionante a precisão na frenagem) e troca do quadro por um de alumínio com tamanho mais adequado (17). A bike ficou muito leve e ágil! Pra mim, que sempre pedalou com bike pesada e ruim, foi uma maravilha!

Essa troca de quadro eu fiz numa bicicletaria que faz serviço de montagem de bikes personalizadas. Agora tô com vontade de montar uma aro 700 no mesmo estilo.
Voltar ao Topo
clisenberg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2007
Aral Moreira,MS
Offline
Mensagens:195
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clisenberg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2017 as 10:03
O duro de fazer todas essas mudanças é que muitas vezes, você não precisa trocar um só componente, e sim vários só pra que eles "casem".

Também tenho um dilema à frente: Montei minha bike desde o quadro, com peças escolhidas e dando preferência a pontos chave que eu achava serem importantes. Agora gostaria de colocar freios hidráulicos na minha bike. Mas, como fazer isso quando você tem um sistema Dual-Control de 9v? Nesse caso, teria que comprar além do sistema de freio inteiro, rapid fire  para as marchas e, ainda por cima, de 9v. Difícil encontrar algum componente de maior qualidade de 9v hoje em dia. Tenho os dois passadores XTR. Dá dó me desfazer deles só por causa do freio hidráulico.

Aí nessa bagunça entram as rodas. Tenho cubos para freios center-lock. Os novos agora são 6 furos. Poxa, cansa mesmo essas mudanças.

Se a bike, mesmo que "defasada" lhe atende bem, melhor ficar com ela. Se não, penso eu, melhor partir pra uma nova logo.


Editado por clisenberg - 12 Abr 2017 as 10:07
Clαus Isenberg

Voltar ao Topo
gmtt8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Fev 2017
São leopoldo RS
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gmtt8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2017 as 15:12
Cara fiz vários UPs e... tem coisa que não tem salvação...
Rodas... nem sempre são adaptáveis!

Freios... tirando trilhas prefiro um bom e tradicional V-brake a um hidráulico barato ou ainda pior um mecânico...

geometria adequada, o bike fit é importante, mas as vezes opta-se por quadros bonitos porém anti-ergonômicos, um quadro tradicional na medida certa e ângulos corretos é a diferença entre um calção e uma calça jeans apertada numa maratona...

Pneu e relação... muda muiiiitaaa coisa, um bom pneu, no asfalto, faz muita diferença...
A relação... aliada a um bom câmbio (preciso) pode aumentar a média de um mesmo ciclista em até 5km/h, no mesmo trecho e mesma condição física... é a diferença para se classificar num audax ou não! agora um grupo "gambiarrado" será impreciso, dará tranco e o pior perde o ajuste por não conseguir estabilizar a pinha...

fora que campangnolo não é pra MTB... assim como ovelha não é pra mato... mas tem gente que aposta...

Para pedaladas mais longas > 2h uma boa luva, manopla e selin...

Para subidas as pedaleiras...

Mas sabe o que mais faz diferença: tua vontade e teu preparo... quando aliar os dois...

As peças... o preço não é tudo, um conjuntinho bem acertado vai divertir, "vestir a bike" é pedalar sem sentir, não importa se vais pedalar 100 ou 10km se for prazeroso vais pedalar todos os dias!

O preparo vem com o tempo!

Grande abraço --- fechando hoje 1000 km com a Supra "tunada" em 3 meses!


Voltar ao Topo
DukeDeVespa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DukeDeVespa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2017 as 16:52
Acho que não vale a pena ficar mexendo em bike antiga e fazendo UPs não. Com a grana que se gasta, dá para comprar uma nova. 

Voltar ao Topo
maiaeverton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Fev 2017
Ubirajara
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar maiaeverton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2017 as 01:33
Atualmente to mexendo em uma bike mais antiga, é uma Caloi Andes que deve ter pelo menos uns 4 ou 5 anos, mas nunca foi muito usada, penso que nessa crise que vivemos hj, ou vc vai trocando o que estraga na bike e continua pedalando ou guarda dinheiro para comprar uma bike melhor, mas fica sem pedalar, esse é o dilema.
Nessa Caloi tive que trocar algumas coisas providenciais, coloquei um par de trocadores rapid fire altus, ela continua cm 21v, comprei um pedivela novo, par de pedais plataforma e um par de pneus mistos, pq todo 95% em asfalto, mas sempre no meio do caminho, as vezes, da aquela vontade de entrar na estrada de terra, não faço trilhas.
Penso que upar a bike tem mais a ver como fato de continuar andando, do que ficar em casa parado, claro que uma bike dessas não da nem pra comparar cm uma bike de entrada que custe seus 2mil reais, mas se vc for coerente e pesquisar, mas pesquisar muito mesmo, vai conseguir upar a bike sem gastar tanto. As próximas peças que vou trocar será os Aros, irei colocar Vzan escape, uma catraca mega range, corrente nova e os cambios dianteiros e traseiros, fiz o bike fit e o quadro mede exatamente o que preciso, so falta alguns centímetros na mesa do guidão, isso vou avaliar com tempo para trocar. Como ganhei a bike, entao não tive que comprar ela, coloquei um valor limite para os up's, mas pretendo ate o fim do ano pegar uma 29 e deixar essa de reserva.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2017 as 10:43
Acredito que em alguns anos andar de bike aro 26, vai ser algo semelhante a quem curte carros esportivos mais antigos sem muita tecnologia. Os adeptos do aro 26 vão ser chamados de puristas, conservadores e ultrapassados. Pelas "limitações" do modelo é necessário uma técnica mais afinada e vai acabar sendo mais divertida,ainda mais se for Vbrake ou freio mecânico, muito mais adrenalina, pois a chance de dar merda é maior. Esses dias li esse artigo e achei interessante. Vale dar uma lida.
https://www.aventrilha.com.br/mountain-bikes-aro-26-morreram/
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2017 as 10:56
Pois eu irei continuar pedalando com minha 26" na cidade enquanto houver peças de reposição. E na minha opinião será a ausência de peças que irá dizer quando e se elas estarão mortas a médio/longo prazo.


- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2017 as 11:15
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Pois eu irei continuar pedalando com minha 26" na cidade enquanto houver peças de reposição. E na minha opinião será a ausência de peças que irá dizer quando e se elas estarão mortas a médio/longo prazo.




Também vou continuar com as minhas 26, inclusive comprei até uma suspensão melhor pra GT. Chegou a ler a matéria Daniel? O editor da matéria fez o caminho inverso, trocou a 29 por uma 26. Em um futuro próximo pretendo ter uma 29 mais vou manter as 26, até porque no dia a dia elas são mais versáteis.
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2017 as 11:39
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

 
Também vou continuar com as minhas 26, inclusive comprei até uma suspensão melhor pra GT. Chegou a ler a matéria Daniel? O editor da matéria fez o caminho inverso, trocou a 29 por uma 26. Em um futuro próximo pretendo ter uma 29 mais vou manter as 26, até porque no dia a dia elas são mais versáteis.

Li sim. 

A minha análise sobre essa questão do tamanho de rodas é a mesma quando pensamos em investir em qualquer produto. Compramos liquidificadores industriais para nossa residencia sendo que usaremos ele somente para fazer vitaminas de banana? 
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2017 as 11:45
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

 
Também vou continuar com as minhas 26, inclusive comprei até uma suspensão melhor pra GT. Chegou a ler a matéria Daniel? O editor da matéria fez o caminho inverso, trocou a 29 por uma 26. Em um futuro próximo pretendo ter uma 29 mais vou manter as 26, até porque no dia a dia elas são mais versáteis.


Li sim. 

A minha análise sobre essa questão do tamanho de rodas é a mesma quando pensamos em investir em qualquer produto. Compramos liquidificadores industriais para nossa residencia sendo que usaremos ele somente para fazer vitaminas de banana? 


Ótima definição.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2017 as 14:06
o "problema" é que até as bikes "modernas" nacionais estão defasadas.

As bikes ditas nacionais agora que estão começando vir, por exemplo, com suspensão com eixos de 15mm. Isso já existia em 2011 e agora que está chegando aqui nas bikes médias (acima de 5 mil reais).
Cubos traseiros 12x142 mal aparecem nessas bikes, a indústria já está mudando pra cubos 148x12 e os fabricantes daqui continuam com a blocagem convencional. 
A Proshock lançou a uns tempo atrás, já quase em 2017, uma suspensão com espiga Tapered como "grande novidade" sendo que isso já existe desde 2010 (ou até antes, não sei direito).
As geometrias nem se fala, quadros super curtos com mesas super longas e não existe nada diferente no mercado.

então mesmo que compre uma bike "moderna" hoje no Brasil provavelmente está adquirindo tecnologia de 5 anos atrás. E pagando muito caro por isso.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2017 as 14:20
sobre bikes antigas, eu não perco tempo.
Respeito os motivos pelos quais muitos gostam (embora muitos sejam mais passionais que racionais kkk). Mas eu procuro mudar de bike sempre que possível por uma mais moderna. Não tenho nenhum tipo de saudosismo ou paixão por bikes velhas.
Vendi todas as minhas 26 antes que elas ficassem impossíveis de vender, sorte minha que por uns trocados a mais peguei a mesma bike 29 (giant anthem) e sorte de quem comprou pois pegou a 26 num valor excelente, e até hoje é uma ótima bike.

A única 26 que sobrou (só o quadro) eu quase vendi, mas resolvi experimentar rodas 29 nela com pneu fino (híbrida) e ficou tão bom pra rodar no asfalto que desisti de vender. Ok, talvez tenha um pouco de paixão por esse quadro em específico, um mosso que hoje vale uns 250 reais kkkkkkkk.... mesmo por que se for comparar ele com uma híbrida tipo caloi city ou aquelas Sense que vendem por aí ela está muito melhor.

Muito marketing é vendido pra gente como revolução, e ao longo do tempo tive algumas oportunidades de testar o que funciona e o que não faz diferença. E digo, maioria das coisas (espiga tapered, eixo 15mm, eixo 12x142, aros mais largos, suspensões com "dampers" mais modernos, pneus com compostos mais moles, geometrias diferentes, entre outros) não são besteira de marketing e realmente agregaram muito pro uso que faço (trilhas consideradas "difíceis" por muitos). Tanto é que até bikes de speed estão incorporando esses elementos do mtb, como freios a disco, cubos eixo 15/12mm e garfos tapered.

perdoem-me os saudosistas mas acho que a tecnologia  tem muita coisa boa a oferecer, claro, se tiver o bom senso pra separar o que realmente melhora o desempenho/segurança/diversão do que é pura baboseira de marketing (shimano dual control? fat bikes são legais?? kkkk).




Editado por TheLittle - 24 Abr 2017 as 15:05
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2017 as 14:25
O duro, é que menos de 2% dos ciclistas, são capazes de REALMENTE dizer o que é tecnicmente ultrapassado ou o que é mercadologicamente ultrapassado... A maioria, vai na onda...
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2017 as 14:56
Originalmente postado por edulpj edulpj escreveu:

O duro, é que menos de 2% dos ciclistas, são capazes de REALMENTE dizer o que é tecnicmente ultrapassado ou o que é mercadologicamente ultrapassado... A maioria, vai na onda...


A questão de não ter essa capacidade deve estar ligada ao difícil acesso ($$$$$) que temos a novas tecnologias e a grande desvalorização do produto depois que sai da loja. Se você compra algo pra testar e não gostar é melhor entulhar em casa, nada usado mesmo que pouco tem valor mais. Minha Aluminum tem em ups, mais investimento que o valor de uma nova, mas se for vender não acho 500,00. É melhor encostar. Agora imagina algo mais específico.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2017 as 15:08
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Originalmente postado por edulpj edulpj escreveu:

O duro, é que menos de 2% dos ciclistas, são capazes de REALMENTE dizer o que é tecnicmente ultrapassado ou o que é mercadologicamente ultrapassado... A maioria, vai na onda...


A questão de não ter essa capacidade deve estar ligada ao difícil acesso ($$$$$) que temos a novas tecnologias e a grande desvalorização do produto depois que sai da loja. Se você compra algo pra testar e não gostar é melhor entulhar em casa, nada usado mesmo que pouco tem valor mais. Minha Aluminum tem em ups, mais investimento que o valor de uma nova, mas se for vender não acho 500,00. É melhor encostar. Agora imagina algo mais específico.

pra isso tem o fórum. Não só o pedal como os foruns gringos (MTBR, Pinkbike, etc etc). 
Claro que as pessoas  tem opiniões diferentes umas das outras, mas é bem mais fácil errar se comprar o que der na telha ao invés de tentar se informar um pouco antes.

para coisas mais novas e modernas recomendo ficar de olho nos fóruns lá de fora, onde o pessoal tem acesso aos produtos no mesmo dia do lançamento.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2017 as 12:25
O debate é polêmico, mas achei esse video top.
https://m.youtube.com/watch?v=Qapw_Akfmck
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2017 as 14:20
Mais um debate sobre tamanho de rodas!!!! Isso não tem fim.
Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2017 as 17:40
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Tenho duas bikes, uma Caloi Aluminum com up grades 21V pedivela 24/42 e roda livre 14/28   e uma GT Avalanche 2.0 24V pedivela 24/42 e cassete 11/32. Ambas com aro 26 e Vbrake. São bikes defasadas, mas que atendem a um propósito, mas sempre bate aquela vontade de mudar alguma coisa. Ex: Na Caloi gostaria de por aro 700 e na GT queria adaptar as 27.5, colocar 27V, freios hidráulicos e por aí vai. Mas venho refletindo e cheguei a um conceito: As bikes atuais estão cada vez mais fáceis de andar, rodas maiores, maior número de marchas, bikes mais leves, freios mais precisos e outras comodidades. Lógico que tudo isso agrega valor e beneficia o usuário final. Em contra partida acredito que quem usa uma bike do nível da minha mas que consegue realizar o mesmo que uma outra pessoa em uma bike atual, estaria obrigado a estar melhor condicionado e com a técnica mais aprimorada. Se o equipamento é mais limitado o operador deve ser melhor capacitado. O vocês? O que acham?


Pedalo a quase 30 anos e posso lhe dizer uma coisa.
Esse negócio de bike ultrapassada, bike atualizada, na prática, não existe. O que existe é todo um processo de markenting voltado ao consumo regular de bikes e componentes em um tempo cada vez menor. Nos anos 80, por exemplo, aro de roda era coisa rara de se trocar ( exceto os da Caloi 10, se caísse ele virava um 8), duravam a vida toda, Corrente  era praticamente eternas e o câmbio era imortal. Até hoje não é raro ver Caloi 10 dos anos 80 caindo aos pedaços mas com o câmbio suntour de aluminio lá ainda e funcionando direitinho.
Claro que nem tudo é markenting. Há produtos que temos hoje em dia que realmente são uma mão na roda, como por exemplo, a tecnologia dos pneus e câmaras atuais e os selantes anti-furos. De resto, pelo menos na minha opinião não mudou nada, pois o que realmente sempre importou e importa até hoje é a saúde física do ciclista, o resto é perfumaria.
Fernando Messina
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2017 as 20:01
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

O debate é polêmico, mas achei esse video top.
https://m.youtube.com/watch?v=Qapw_Akfmck

Já quero uma camisa dessa LOL

Sobre o assunto do tópico, essa é uma bike aro 26" atual - http://www.cotic.co.uk/product/BFe26 

Existem 29" ultrapassadas, não se deixe enganar.

Não estamos aqui discutindo tamanho de rodas, ou estamos?
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2017 as 20:56
espero q não, tem uns 700 tópicos sobre isso

mas de certa forma acaba caindo nesse ponto por que não se tem mais desenvolvimento de produtos com roda 26(exceto pouquíssimas marcas, como cotic e Kona ate uns 2 ou 3 anos atras). então as 26 sao ultrapassadas sim, pois o que tem de 26 novo sao bikes de entrada q geralmente herdam tecnologia das bikes tops bem mais antigas(as vezes nem isso já que a intenção é serem baratas)
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2017 as 20:59
entao onde queria chegar é que sim, existem 29 e 27.5 ultrapassadas mas as 26 infelizmente morreram mesmo

afinal, se vc tivesse grana hoje, compraria uma 26? eu nao... talvez de DH pois ando em pistas que a suspensão faz mais diferença do que tamanho das rodas, mas daqui a pouco tempo dh 26 vai morrer tambem
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Nicotinaman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2017
Rio de Ja neiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicotinaman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2017 as 03:17
Fala galera, vou deixar a minha humilde opinião, vou falar sobre o que acho depois de alguns anos frequentando fóruns sobre bikes e conversando com amigos que fiz nas minhas aventuras nesse nosso mundo do ciclismo, lembrando é claro que, a percepção é subjetiva.
O que eu vejo é que tem muita gente que anda de bike, como muita gente que ama o esporte, e quando digo "esporte'" falo de MTB e Speed.
Mas qual é a diferença? Bem, tem gente que anda de bike sem nenhum compromisso, mesmo que por muitos quilômetros, e tem outros que treinam e andam como se estivessem competindo, com metas, planilhas e etc, e vou falar exatamente do segundo grupo.
Esse pessoal é mais focado, acompanha competições, sabe de tudo das bikes tops e esta sempre de olho nos lançamentos e novas tecnologias. Pra mim, não é estranho que um camarada que anda como se fosse competidor, queira as melhores peças e as últimas novidades, agora, é realmente necessário? O benefício vale o investimento? Será que um amador consegue extrair o máximo de uma peça, como um profissional faz? Se conseguir, e ai, fazer oque com o resultado?
Digo isso porque, pra nós, meros amadores, não vejo muito sentido em gastar R$ 500 pra diminuir alguns gramas na bike. Pra mim, isso só é justificável no mundo dos profissionais. Os caras vivem disso, treinam 6, 7, 8 horas por dia, as vezes até mais, pra esses caras alguns gramas a menos fazem diferença, pra esses caras um dente a mais ou um a menos na coroa/catraca faz dizerença, pra esses caras alguns milimetros no curso da suspensão podem ser a diferença entre ser primeiro ou segundo colocado em uma competição!!!
Acho que a maioria dos amadores não tem desempenho/sensibilidade para que certas coisas se justifiquem.
Não, não estou julgando ninguém. Acho que se você gosta, tem dinheiro sobrando, ou não se importa de sacrificar outras coisas pra comprar peças top das tops, vá fundo, só não me convenço de que um amador "PRECISE" de bikes e/ou peças de nível profissional.
Esses dias eu indiquei o fórum para um conhecido meu que estava pedindo conselho para trocar a estradeira dele que custou R$ 5.900,00, e ele estava procurando "a melhor na casa dos R$ 15.00,00", ai eu pergunto, pra que isso???
O cara trabalha de segunda a sexta, vai todos os dias de bike(hibrida) pro trabalho, uma hora ida e volta, e nos fins de semana faz uns pedais mais longos na estradeira. Isso me deixa com a grande duvida, para um cara desses, que não tem tempo pra "treinar de verdade", e não vai conseguir alcançar as médias da Tour de France, uma bike de R$ 15.000,00 vai mudar o que? Lembrando que o cara já tem uma bike de R$ 5.900,00 que não é pouca coisa!!!
Isso também se aplica ao pessoal que só faz trilha nos fins de semana, pra que gastar os tubos pra diminuir 100 gramas na bike, qual é o propósito? Será que 100 gramas a mais vai tirar a diversão do pedal? Digo "diversão" porque se o cara não é profissional, creio que o propósito seja se divertir, não é? Será que tirando essas 100 gramas, o cara vai conseguir andar como um profissional? Se conseguir, e ai, vai ganhar prêmio, medalha, dinheiro? Tem gente que gasta 10k numa bike e vai pra trilha com os amigos, chegando lá o lema é, todo mundo sai junto e chega junto!!! Precisa gastar 10k pra isso, não vejo sentido!!!
Enfim, acho que essa "NECESSIDADE" não existe, mas se a pessoa quiser, e puder, não vou chamar de louca, mas, pra responder a pergunta do amigo que criou o tópico, digo; Se a sua bicicleta te atendia bem antes, continue com ela enquanto puder, pra mim, não faz sentido trocar algo que sempre te atendeu bem, só porque surgiu algo novo, a não ser que tenha grana sobrando, pense em competir, ou, andar com o mesmo equipamento dos profissionais te deixe mais feliz do que "simplesmente" andar.
Abraço.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2017 as 06:57
independente do seu nivel físico e técnico, e da sua pretensão, usar um equipamento top traz uma satisfação enorme.

então na minha opinião faz diferença sim ter o melhor equipamento que puder por mais que não vá ser totalmente aproveitado. e também acho que o fato de ter um bom equipamento nao vai fazer de ninguém um melhor ciclista, mas ja vi bons ciclistas deixarem de desenvolver potencial por nao terem equipamento adequado


entao desde que se tenha noção do absurdo (do tipo passar fome ou tirar o filho da escola pra conseguir pagar a Bike de 20 mil) acho q todo mundo que é apaixonado pelo esporte vai gostar ainda mais se puder ter o melhor equipamento possível que couber no orçamento
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2017 as 20:00
Respondendo a alguns questionamentos: Não, não estamos falando de tamanho de rodas, postei o link do vídeo da 26" por ser esse modelo um símbolo de bike ultrapassada, ou no mínimo uma bike de uso recreativo sem compromisso com nada (geometria, desempenho, conforto, durabilidade, etc). Não se faz mais nada top para aro 26", mas para meu uso acho que ainda tem muita coisa, inclusive resolvi até dar uma melhorada na minha GT, pois o que ainda tem disponível no mercado atenderá meu uso, pois as minhas duas ultrapassadas tem muita lenha pra queimar. Fora que pra pegar uma 29 que se equipare a minha 26, acho que no mínimo uns 2,5 e com metade disso da pra melhorar muito nela.

Caloi aluminum


GT


UP recente
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2017 as 20:27
A pergunta foi: "Se o equipamento é mais limitado o operador deve ser melhor capacitado. O vocês? O que acham?" Na boa, sem nenhum sentido isso. Seu equipamento sempre estará defasado em relação aos lançamentos. Se quer comparar algo limite o espaço amostral de sua comparação. Fora que depois escreve que está satisfeito com suas bikes. Não entendo essa busca pelo dito "top" e essa eterna discussão "do meu brinquedo ser o melhor da rua".
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2017 as 21:35
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

A pergunta foi: "Se o equipamento é mais limitado o operador deve ser melhor capacitado. O vocês? O que acham?" Na boa, sem nenhum sentido isso. Seu equipamento sempre estará defasado em relação aos lançamentos. Se quer comparar algo limite o espaço amostral de sua comparação. Fora que depois escreve que está satisfeito com suas bikes. Não entendo essa busca pelo dito "top" e essa eterna discussão "do meu brinquedo ser o melhor da rua".


Meu caro zoda, até agora você foi o único que teceu comentários nada agregadores ao tópico. O forum é livre pra quem quiser ler e opinar, mas a concordância é de cada um. Não sei da sua vida, mas parece que você precisa rever seus conceitos e amadurecer, se algo não te agrada simplesmente ignore, não venha causar uma situação de conflito. Quanto a ter o brinquedo melhor da rua, já saí dessa faz uns 15 anos, sou casado, pai de dois filhos e prestes a fazer 40 anos e sou bem consciente que uma bike que se possa chamar de top não se compra com menos de 8000,00. E sim estou satisfeito com minhas bikes e satisfeito com todos que opinaram no tópico de forma educada e madura.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X