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Recomendações para cicloturistas iniciantes

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Manwl Ver Drop Down
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Cadastrado em: 04 Abr 2017
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    Postado: 04 Abr 2017 as 02:32
Olá, entre 04/01/16 e 06/03/16 viajei 2600km entre Puerto Montt e Ushuaia numa Caloi supra que imagino ser de 2002, pois comprei usada e não tenho certeza quanto ao ano, e acredito que seria de utilidade do fórum as informações que coletei quanto aos equipamentos utilizados nesta viagem. Irei me resumir a bicicleta para não perder o foco do fórum.

1- Em relação a bicicleta: como já dito, a bicicleta foi comprada usada, no olx, por 600 reais, veio em boas condições pois o dono antigo não dispunha de tempo para pedalar. Na época eu não tinha tantos conhecimentos técnicos sobre bicicletas e muito menos o dinheiro para comprar uma adequada as minhas necessidades, então tive que adaptar o que tinha.

2- Em relação as modificações: após um 6 meses de uso decidi que iria fazer a patagônia com a bicicleta e comecei a estudar quais melhorias deveria fazer para garantir minha viagem e aqui vão minhas impressões:

-O movimento central foi trocado por um shimano UN26 selado (a troca foi feita mais de um ano antes da viagem e já deve ter mais de 4000km). Nunca tive problemas com o movimento anterior mas li em fóruns que era um genérico simples e não quis correr riscos. Até agora continuo com o movimento central sem problemas.

-A suspensão foi trocada por um garfo rígido Mosso. Esse é um tópico que merece uma atenção especial. Durante a viagem encontrei ciclistas dos mais variados países viajando com e sem suspensão, todos com bicicletas infinitamente mais caras que a minha, e pude chegar a uma conclusão que acredito ser bem consistente. A suspensão é TOTALMENTE DISPENSÁVEL quando o intuito a viagem é... viajar? A verdade é que vi suspensões com trava quebrada (Rockshock), com retorno extremamente lento e algumas que já não tinham mais nem recuperação. O que acontece é que quando carregamos a bicicleta de equipamentos e pedalamos em estradas de terra por 6+ horas a velocidade media se torna muito baixa para que a suspensão faça alguma diferença, de quebra pegamos chuva, lama e subidas o suficiente pra exigir uma manutenção diária a qual os ciclistas não estavam dispostos a realizar (ou não possuíam as ferramentas, afinal, peso pesa bastante =B). Outro motivo pertinente e desfavorável as suspensões é o peso mas essa parte eu vou explicar com mais detalhes mais na frente. Por fim, não é atoa que as bicicletas Surley, famosas para cicloturismo, não possuem suspensão!

-O guidao original de MTB também foi trocado por um borboleta por conta do meu bikefit. Como disse, essa bicicleta não foi a ideal mas a que tinha disponível, por conta disso coloquei o guidão borboleta para trazer os manetes mais próximos ao meu corpo e tentar contornar o problema do quadro grande demais para mim. Sobre o guidão, ele junto com as luvas acolchoadas foram as minhas suspensões pois as vibrações do terreno eram amenizadas. O formato longo e curvado do guidão borboleta pode proporcionar mais do que diferentes pegadas, ele também pode ser um aliado na dissipação de vibraçõesdo solo.

-Os freios foram substituídos por V-breaks shimano Altus e pastilhas de alta qualidade para chuva e lama. Esse ponto obviamente levanta a questão "V-break vs Disco" para cicloturismo e o máximo que posso deixar aqui é a minha OPINIÃO. 
Hoje, SE eu tivesse milionário, compraria um freio a disco hidráulico da melhor marca e colocaria na minha bicicleta.
Hoje, tendo um orçamento apertado, eu estou montando uma nova bicicleta para cicloturismo com freios V-break.
É clara a eficiência dos freios a disco, principalmente em chuva, em relação aos v-breaks, mas o que define o uso de um componente é o custo-benefício e não simplesmente sua eficácia. Os freios V-breaks de qualidades são mais baratos, tem mais fácil manutenção e possuem uma maior facilidade de reposição de peças (sim, quando você tá no meio de lugar nenhum é melhor precisar comprar uma sapata de freio V-break do que um disco de freio) e são mais que suficientes para o uso em cicloturismo (uso não competitivo). Caso você disponha de dinheiro e o conhecimento técnico para utilizar um freio a disco de qualidade, USE!! Equipamento bom junto com conhecimento técnico não vão te deixar na mão. Se você pode pagar então por que não usar?   

-Os pedais foram trocados por um modelo de plataforma rolamentados. Recomendo modelos rolamentados e que não sejam de plastico por motivos óbvios.

-Um velocímetro chines de R$ 8 foi utilizado. Era útil saber a quilometragem rodada, que estava por rodar, velocidade media, velocidade instantânea entre outros, isso te ajuda a planejar a viagem e ter noção do seu desempenho pessoal. O velocímetro morreu 2 semanas antes do fim da viagem, ainda não sei se por falta de pilha ou se por morte "morrida", não procurei saber ainda, mas recomendo um velocímetro um pouco mais confiável.

3 - Em relação ao sistema de transmissão: catraca, corrente e coroa foram trocados 1 semana antes da viagem por conta do desgaste natural destas peças. A corrente e a coroa instaladas foram iguais as originais (48-38-28), a catraca nova era uma MegaRange (14-34t). Esse é um outro ponto que merece atenção especial, afinal, qual a relação ideal para cicloturismo? 
O corpo humano funciona como um motor e, como tal, possui um ponto de máxima eficiência que está por volta de 1 pedalada completa por segundo. O sistema de marchas ajusta a relação velocidade X aceleração de modo a manter o ciclista em sua máxima eficiência durante  todo o percurso. Estabelecido o ponto de funcionamento do ciclista, devemos agora estabelecer as velocidades máximas e minimas desejadas para a bicicleta.
A velocidade mínima para uma bicicleta de cicloturismo deverá ser baseada na velocidade de caminhada de uma pessoa (+ ou - 3,7km/h), afinal, se pedalar é mais devagar que caminhar então compensa mais subir a ladeira empurrando. Agora vamos para a matemática: (menor relação) 28/34 = 0,82 o que significa que na relação mais baixa uma volta completa do pedivela faz o pneu traseiro rodar 82% de uma volta completa (menos que uma volta completa). Como meu pneu tinha uma circunferência de 2,05m * 0,82 = 1,68m/s que é a mesma coisa que 6km/h. Pode-se notar que seria melhor se houvesse uma outra relação ainda mais leve, que me permitisse seguir a 5km/h. De fato, durante a viagem eu senti falta de uma relação mais baixa para subidas longas e ingrimes mas devo dizer que a catraca MegaRange é uma alternativa MUITO BOA E BARATA para cicloturismo!!
Agora, para determinar a velocidade máxima devemos seguir o mesmo processo: (maior relação) (48/14)*2,05m= 7,03m/s = 25,3km/h. Confesso que também senti a necessidade de um pouco mais de velocidade quando cheguei na argentina e tive estradões de asfalto com vento a favor, seria bom ter um pouco mais de relação para atingir velocidades mais altas.
A conclusão que chego é que uma relação de 24 marchas com MAX 48/11 e MIN 28/36 seja algo mais eficiente PARA ARO 26, creio que isso possa ser atingido utilizando o grupo Tourney tx800.

4 - Em relação aos câmbios: Sistema original shimano Tourney da década passada!!!!!! Sim!! E digo mais, sem NENHUM PROBLEMA!!! Isso de "Acera pra cima" é coisa de fresco (briks =P). Brincadeiras a parte, fiz uma manutenção no câmbio depois de 1300 km rodados e só. Recomendo o shimano Tourney tx800, que é a nova geração tourney com 24v pois acredito que atualmente essa seja a melhor relação custo X beneficio em termos de cicloturismo. Acredito também que 24v tenha a melhor relação custo beneficio PARA CICLOTURISMO, independente da linha, uma vez que ao aumentar o numero de velocidades, também se aumenta custos de corrente, cambio e cassete.

5 - Em relação as rodas: desde que comprei a bicicleta, já usada, utilizo pneus Kenda semi slick 1.95, aquelas com o meio liso e as laterais com cravo. Utilizei esses pneus por 1 ano treinando e durante toda a viagem sem troca-los. Atualmente o pneu traseiro apresenta uma rachadura grande e precisa ser trocado, não sei se isso ocorreu devido ao peso durante a viagem, por variações de temperatura ou por má qualidade da borracha utilizada mas quanto a sua eficiência, digo que foi muito bom em todos os terrenos que peguei durante a viagem. Hoje, planejo testar novos pneus,híbridos, pois gostei da eficiência em diferentes terrenos.

6 - Em relação aos bagageiros: cometi o erro de utilizar um bagageiro de alumínio caseiro que quebrou no terceiro dia de viagem rsrs.... Meu irmão concertou o bagageiro com 2 pedaços de bambu e um elástico de bagageiro de moto e assim eu cheguei até Ushuaia (hu3h3uh3u3 BRBRBR!!!). Recomendo fortemente a compra/fabricação de bagageiros adequados para cicloturismo. Infelizmente não tenho um modelo ou marca específica para recomendar uma vez que não utilizei nenhum bom. Por favor, não cometam o mesmo erro que eu!!!

7 - Em relação aos alforges: Não utilizem aqueles modelos de alforge único com varios bolsos como eu fiz, eles são descartáveis, optem por modelos em pares que possam ser removidos individualmente, de preferência frontais e traseiros. Os alforges que podem ser removidos individualmente e de maneira rápida vão facilitar infinitamente a organização e comodidade da sua viagem. Parece bobagem mas depois de 100km de pedal é muito bom tirar uma bolsa da sua bike com todos os apetrechos de dormir já prontos ao invés de se levantar a cada minuto para pegar algo que esqueceu no alforge. Vá por mim, eu não colocaria esse ponto aqui se acreditasse ser supérfluo.
Outro ponto importante é quanto a impermeabilidade dos alforges, você deverá garantir que suas coisas permaneçam secas durante toda a viagem!
Sabendo do preço de alforges bons, aqui vão minhas dicas:

-Faça você mesmo: há tecidos impermeáveis de qualidade no mercado, assim como lonas de caminhão ou aquelas utilizadas em banners, acredito sim ser possível fazer um alforge de qualidade utilizando esses materiais pois já vi outros ciclistas fazerem o mesmo
-Compre aqueles alforges chineses que eu recomendei que não comprassem. Eles são descartaveis mas podem ser utilizados com bastante eficiência em viagens de curta duração e com poucas intempéries.
-Você pode utilizar sacos de lixo para manter suas coisas secas dentro de alforges não impermeáveis.
-Compre tecido e faça um alforge central para o quadro da bike. Com uma posição estratégica, esse alforge não desestabiliza a bicicleta independentemente do peso que se colocar!
-Caso não tenha dinheiro para um alforge+bagageiro dianteiro amarre barraca ao guidão ou garrafas de água ao garfo. É importante distribuir o peso para a bicicleta não empinar!

Essas são as dicas que me vem a cabeça nessa madrugada de terça-feira, qualquer duvida é so perguntar!

Para fotos acessem meu instagram (a)manel.drds
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Manwl Ver Drop Down
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Esqueci de falar!!

8- Em relação ao tamanho do aro: fui com uma bike 26 porque era o que tinha mas acredito serem a melhor opção pelos seguintes motivos:

-Facilidade de se encontrar peças de reposição, como raios e câmaras de ar;
-Pouca diferença de desempenho para cicloturistas ao se comparar com aros 27,5 e 29 mas consideravelmente mais barata;
-Menor peso para uma bicicleta de mesmo valor ao se comparar com aros 27,5 e 29. E por que isso seria tão importante??? Porque eu evitei de pagar mais de 300 reais em excesso de peso porque minha bicicleta pesava 11kg. Obvio que há bicicletas aro 29 que pesam menos que isso mas para uma pessoa que pagou R$ 10000 em uma 29 de carbono, R$ 300 de excesso de peso não é nada. Para mim, que sou estudante de engenharia e ainda não estou montado na grana R$300 é o equivalente a uma semana viajando!

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csrocha Ver Drop Down
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Guará I - DF
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Cicloturismo, para quem quer fazer cicloturismo, não exige equipamento especial ou top, usa quem pode.

Minha bike é uma Caloi Sport Comfort, na qual troquel apenas os aros para Vzan Extreme, o câmbio para Altus e o pedivela Acera, recentemente. Uso relação 42-32-22 e 13-32. Sou fraco em subidas, por isso prefiro essa configuração. Velocidade não tenho, mas não importa, aproveito as descidas de serra para fazer 60 km/h...

Pneus, uso Kenda 816 ou 819 se for pegar trechos de terra e acostamento péssimos, ou então uso o Levorin Terral, misto, para asfalto. Duram uns 5.000 km, pelo preço, tá muito bom. 

Ah, o aro é 26.

Bagageiro sem marca de alumínio atrás e um desses de 15 reais de aço na frente, só quanso levo barraca, muito raro. Carrego pouca bagagem.

AGORA.... para condições extremas, é claro que eu iria sofrer muito na Patagônia ou lá pelo Atacama. Felizmente minhas viagens são curtas, a mais longa foi de Brasília a Laguna-SC, 2400 km.


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Ligeirinho Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2017 as 10:36
Muito interessante as observações do Manwl. Quanto a suspensão sempre paira a dúvida se melhor g. Rígido ou suspa. Penso que sistemas mais complexos como suspa trazem conforto mas tbm mais riscos de perrengue. Em ambientes isolados como VC andou G. Rígidos talvez sejam melhor solução. Duvida é achar bons garfos preferencias de cromo ou aço carbono que se adaptem aos quadros modernos. Se for quadro dec. 90 fica mais fácil achar pela geometria diferente das atuais.  Simplicidade técnica e robustez devem ser então os indicadores? O garfo de alumínio não é mais duro e mais frágil tbm. Ou não? Vale ainda carregar uma suspensão pelos benefícios q oferece? O q acham? Seria bom ouvir outros depoimentos.
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Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2017 as 10:43
Outra coisa diz respeito ás marchas. Tem q fazer as contas mas Manwl tu não acha Pedivela 48 38 28 muito pesada não? Apoio totalmente a opção por 8V. Já ouvi cicloturista s em viagem dizerem encontrar pessoal em viagem com corrente 9V estourada. Dead
Penso q Pedivela compacta 42 32 22 não seria melhor pedida com cassete 8V  11-34  Megarange ou catraca 14-34 tbm Megarange? Sua vivência preciosa na estrada pode dizer. Thumbs Up
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Manwl Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Manwl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2017 as 14:35
O tamanho do pedivela vai de acordo com o condicionamento físico e a capacidade de cada ciclista em minimizar sua bagagem. Não comecei a viagem já condicionado, adquiri força no decorrer da viagem, ainda por cima, por ter um equipamento simples e eficiente, não carregava muito peso, dessa forma pude pedalar com uma relação mais pesada sem muitos problemas.

Acredito que a relação ideal para cicloturismo seja a com maior alcance da marcha mais leve para a mais pesada, por isso indico o megarange. No fim das contas todos os ciclistas na carretera austral tinham um ditado "tudo que não se pedala, se empurra".

Quanto ao garfo, vi uns ciclistas com aro 29, boa suspensão e pneu balão que viajavam sem equipamentos, apenas com cartão de credito e roupas. A dica de garfo rígido que passei aqui é para ciclo turistas tradicionais que carregam a casa nas costas e não estão preocupados com o tempo. Quanto ao material, alumínio, meu garfo Mosso, de alumínio, apresenta 0 defeitos após mais de 1000km de terra. Infelizmente, nunca usei um garfo de carbono para comparação mas acredito sim que os quadros/garfos de alumínio sejam suficientemente confiáveis para a pratica.

Sobre o numero de velocidades, a maior parte do ciclistas tinham 27+ velocidades. Talvez a algum tempo atrás os câmbios de 27+v não fossem duráveis o suficiente mas acredito que hoje em dia isso não seja mais um fator determinante. Penso algo similar dos freios a disco, que daqui a alguns anos eles terão preço e manutenção bons o suficiente para apagar os v breaks mas por hora eu prefiro a segunda opção.

Quando estava em Tolhuin, uma cidade antes de ushuaia, encontrei um equatoriano que viajava há 2 anos em uma bicicleta daquelas do Carrefour de 18v e sem UM CENTAVO no bolso, dai eu aprendi que melhor bicicleta para cicloturismo é a que você já tem.
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Manwl Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Manwl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2017 as 14:41
Aaah! Usei uma catraca megarange de 7v 14-34
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thisouz Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thisouz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2017 as 15:36
Concordo com essa questão do garfo rígido de alumínio dar conta do recado.

Fiz o caminho velho da estrada real com um garfo rígido de alumínio tranquilo. Cheguei a ler aqui no fórum que seria impossível fazer esse roteiro sem suspensão. Como sou teimoso fui de garfo rígido de alumínio e pneu 700x38c (relativamente fino pra prática) e fui sem problema algum.

Não sou nenhum atleta (nem mesmo amador), também peguei condicionamento durante a viagem e como dito acima pelo colega o ritmo de cicloturismo é outro, assim, a suspensão não chega a ser um item indispensável. 

Belo tópico e ótimas dicas!

Valeu!
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anarcoc12 Ver Drop Down
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Muito boas as dicas. E a frase "a melhor bicicleta pra cicloturismo é a que você já tem" é quase perfeita. Só penso que se a bike que você já tem é muito cara, eu evitaria hehe Na minha opinião, bikes muito tops não combinam com cicloturismo pelo fato de chamarem atenção demais. Quem viaja e acampa em lugares nem sempre tão seguros, uma bicicleta mais simples evita maiores dores de cabeça. Será que é isso mesmo ou estou errado?
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Manwl Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Manwl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2017 as 08:47
As vezes a aparência conta mais que o preço em si. Quadros bons sem decalque ou peças meio sujas com aparência de velhas alem de uma fita de guidão meio velha tornam a bike muito menos desejada.
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jzflores Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jzflores Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2018 as 09:41
muito bom relato. 
fico aqui matutando em como, quando e onde começar o cicloturismo. 
pensando em bike certa, equipamento certo.

esse texto me traz pro lugar onde estou. a bike que já tenho e o momento do agora.

faz-se o que se pode com o que  tem-se!
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MVBeber Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2018 as 16:49
Originalmente postado por jzflores jzflores escreveu:

A bike que já tenho e o momento do agora faz-se o que se pode com o que  tem-se!

Jzflores, tua frase serve de lema pra cicloturismo. 


ClapClapClap
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Girinnu Ver Drop Down
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Originalmente postado por Manwl Manwl escreveu:

... Quando estava em Tolhuin, uma cidade antes de ushuaia, encontrei um equatoriano que viajava há 2 anos em uma bicicleta daquelas do Carrefour de 18v e sem UM CENTAVO no bolso, dai eu aprendi que melhor bicicleta para cicloturismo é a que você já tem.

Estou nesta situação, adorei a frase! "A melhor bicicleta para cicloturismo é a que você já tem..."

Mas o medo fala mais alto Cry, tenho exatamente hás alguns anos uma bike do mesmo mercado LOL Caloi XRT 21v, andei fazendo uns UPs bem leves, mas estou adorando esta palavra "Cicloturismo", dias atrás fiz (sem bagagem) um trajeto de 100km (50km terra, 50km asfalto) como teste para mim e para a bike, com certeza tenho que melhorar meu condicionamento kkkkk mas teria que fazer um Upgrade de verdade nela, mas ai vem toda aquela dúvida, investir nela ou comprar outra?

Penso em fazer meu primeiro cicloturismo com um trajeto de aproximadamente 400 a 500km no fim do ano, ai surgiu a ideia em preparar a "bigorna" com a lista abaixo:

- Melhorar a suspensão ou um garfo rigido (mas ai tem o problema do amortecedor traseiro);
- Colocar 24v, grupo Altus, pois em breve terei que trocar as peças atuais (21v) ai já migraria;
- Cubos acera e Aros Vzan Scape 260;
- Pneus kenda semi-slick;
- Bagageiro dianteiro;
- Bagageiro traseiro no canote (ou uma pequena carretinha caseira - já em projeto)...

Ou comprar uma outra bike? (tipo a sense activ urban 24v rodas 29. Serve para a modalidade?)

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Carrinho Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2018 as 10:50
No seu caso Girinnu só justificaria a troca da bike se vc pretende fazer viagens diárias maiores que 20~30km, acredito que o maior problema dessa Caloi para viagens longas seria o peso dela (18kg).
Caso decida investir em uma bike nova (o que na minha humilde opinião seria o ideal), dê uma olhada na Format 5222 que está com ótimo preço no mercado livre, aliás, ela já foi concebida para cicloturismo. Outra opção a estudar seria adquirir uma Triban 100 e adaptá-la para ciclotur. Quanto a Sense que você indicou, parece muito boa, mas pelo preço, acredito que seria mais indicado investir na Format. 

PS: Eu tomaria certo cuidado com a frase "A melhor bicicleta para cicloturismo é a que você já tem...". Não estou querendo dizer que a frase é ruim ou mentirosa, mas que o sucesso dessa frase depende muito do bom senso do ciclista que a recebe.
Conheço casos de pessoas que tiraram a bike da garagem e saíram a pedalar por cerca de 20km e tiveram uma experiência tão ruim que a frustração os afastou definitivamente da vida de ciclista,  justamente pq tanto a bike quanto o ciclista ñ estavam minimamente preparados para tal passeio.
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h.pinheiro Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar h.pinheiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2018 as 11:45
carrinho,você tem toda razão, o ciclista tem que estar minimamente preparado para o cicloturismo, sempre se apresentam situaçoes novas, tem que tirar liçoes,esse é o grande lance, principalmente num pedal solitário, em lugares mais distantes, menos recursos, tem que relaxar e resolver.

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christianmdt Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2018 as 12:28
A maior recomendacao para o cicloturista iniciante que posso dar é para se preparar minimamente para pedalar por ai.
Aprenda a consertar furos, tenha ferramentas como espatulas, remendos, chaves de corrente, raios extras, chave de raio.
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Girinnu Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Girinnu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2018 as 20:50
Originalmente postado por Carrinho Carrinho escreveu:

No seu caso Girinnu só justificaria a troca da bike se vc pretende fazer viagens diárias maiores que 20~30km, acredito que o maior problema dessa Caloi para viagens longas seria o peso dela (18kg) ... 
Hoje amigo, pedalo em torno de 20 a 25km (sem nenhuma bagagem), quase diariamente durante a semana. Nos finais de semana, quando possivel, faço 40 ... 50km com a XRT Smile Por isso a ideia da troca (ou não por enquanto) da bike... Pesada? Imagina! kkkkkkkkk

Originalmente postado por Carrinho Carrinho escreveu:

... Caso decida investir em uma bike nova (o que na minha humilde opinião seria o ideal), dê uma olhada na Format 5222 ... Outra opção a estudar seria adquirir uma Triban 100 e adaptá-la para ciclotur. Quanto a Sense que você indicou, parece muito boa, mas pelo preço, acredito que seria mais indicado investir na Format...
Vou avaliar com carinho este dois modelos, apesar que de cara a Format 5222 (deve ser ótima) mas não me agradou de imediato. A Triban 100 já olhei por cima, vou avaliar com mais detalhes...

Originalmente postado por Carrinho Carrinho escreveu:

... PS: Eu tomaria certo cuidado com a frase "A melhor bicicleta para cicloturismo é a que você já tem...
Creio que esta fase já passei, já tenho um pouco de preparo, tenho também um pouco de conhecimento sobre manutenção, etc... E a XRT já tem uns upgrades para evitar transtornos básicos.
E Neste final de semana se der tudo certo, ganhará uma suspa nova (usada) LOL
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Girinnu Ver Drop Down
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Taquari, RS
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Girinnu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2018 as 20:50
Originalmente postado por h.pinheiro h.pinheiro escreveu:

carrinho,você tem toda razão, o ciclista tem que estar minimamente preparado para o cicloturismo, sempre se apresentam situaçoes novas, tem que tirar liçoes,esse é o grande lance, principalmente num pedal solitário, em lugares mais distantes, menos recursos, tem que relaxar e resolver.

Concordo plenamente...
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Girinnu Ver Drop Down
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Taquari, RS
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Girinnu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2018 as 20:52
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

A maior recomendacao para o cicloturista iniciante que posso dar é para se preparar minimamente para pedalar por ai.
Aprenda a consertar furos, tenha ferramentas como espatulas, remendos, chaves de corrente, raios extras, chave de raio.
Preparo minimo creio que já tenho, e busco conhecimentos constantemente a respeito de tudo sobre o mundo do ciclismo... Thumbs Up
"Sempre é bom aprender."
Obrigado.
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Carrinho Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2018 as 08:52
Originalmente postado por Girinnu Girinnu escreveu:

apesar que de cara a Format 5222 (deve ser ótima) mas não me agradou de imediato.

Efetuei a compra da minha ontem e, se tudo der certo e o tempo permitir pretendo fazer um review amador dela assim que chegar, pois fiquei impressionado com a falta de informação referente a essa bike, inclusive em inglês.   

Originalmente postado por Girinnu Girinnu escreveu:

Creio que esta fase já passei

Certamente, inclusive separei minha observação da discussão principal por perceber isso.
Só acho importante levantar essa questão pq acredito ser de extrema importância para uma saudável divulgação do ciclismo independentemente da modalidade.
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