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Grupo SunRace presta? Caloi 10

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Gilberto1441 Ver Drop Down
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    Postado: 25 Fev 2017 as 21:56
2 semanas atrás comprei uma Caloi 10 usada ano 2010 na OLX, a bike veio com componentes SunRace ao invés dos famosos Shimano, quase todos os componentes são dessa marca, os freios, manetes de freios, cubos, câmbio traseiro e dianteiro, passador de marcha, provavelmente a catraca, a corrente, a pedivela e o movimento central devem ser dessa marca também. Eu nunca tinha ouvido falar dessa marca e pelo que pouco que consegui encontrar falando dela, é uma marca ruim, mas por enquanto estou me dando bem com essa bike, acredito que seja uma marca boa pois se a bike já tem quase 7 anos e ainda usa os mesmos componentes eles aparentam ser duráveis, a não ser que o antigo dono tenha usado pouco ela. Mas de qualquer forma queria que alguém com mais experiência nessa bike, ou com essa marca me falasse se esses componentes prestam, se eles duram, e queria tirar outra duvida, é verdade que se estragar algum componente da transmissão, tem que trocar todos os outros do conjunto devido incompatibilidade? Já ouvi falar disso.
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43679 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2017 as 00:26
NO MTB a Sunrace é mais velha que a Shimano,porem,a Shimano tinha componentes mais baratos em uma linha maior,por isto,ganhou mercado.
No mercado mundial,a Shimano é mais velha.A Shima fabrica ate camisinha.Bem,nen tanto,mas tem uma vasta gama,e logico,o maior $$$ vem das linhas basicas.
Sim,SunRace é uma boa marca.A SunRace e a Suntour sao pioneiras em peças pra MTB,enquanto a Shima negligenciava este nicho.Nas "de corrida" tbm,rei era a Campagnolo(Tulio Campagnolo simplesmente invetou os cambios).
Depois as coisas mudarao,a Shima passou a atacar em todos os mercados.
Outra marca q é pioneira é a SRAM,a RockShox foi a primeira(seguida da RST)a apostar (agora com eficiencia)na suspensao traseira.<<<Editei q errei,o correto é suspensao DIANTEIRA.A traseira demorou pra aparecer uma que fosse eficiente,isto em 1985,se nao me engano)
Entre algumas coisas q a Shima inventou esta o STI pra speeds,q ate hoje nao é um padrao.N Shima,as trocas usao o manete de freio como alavanca principal,na Campa e SRAM,nao,eles apenas se mexem junto,mas nao fazem parte do sistema de trocas.Mas SRAM é caro praca,e so tem 2 linhas,ambas caras,Campi nen se fala,um absurdo de caro,neste nicho,pra amador a Shima rema de braçada sozinha.Tem desde o Tourney 7v ate o DuraAce DI1 11v.
Ai quem negligencia perde,neste item a Microshift ta vindo ai.Preço muito bom,o de 7v é mais barato q o 2200/Tourney,e o de 8v mais barato q Claris.


Ah sim,nao,so precisa trocar se for trocar de numero de marchas,o que se recomendo é ver a corrente,se esta gasta.O q se recomenda trocar sempre junto é cassete e corrente,pois pode pular qdo força,e ate causar um acidente
Qto a compatibilidade,em speed é bem mais flexivel,por exemplo,se quiser por um STI pode por o Shima normalmente,um Microshift ou um Campa.So nao pode por o trocador se for 2 numeros de marchas acima.
Somente a marca SRAM é que so é compativel com SRAM.Mas o cassete e pedivela SRAM é compativel com qq coisa.

Editado por Devair - 26 Fev 2017 as 00:27
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Rômulo Passos Ver Drop Down
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Restrito

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rômulo Passos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2017 as 02:55
Originalmente postado por Gilberto1441 Gilberto1441 escreveu:

2 semanas atrás comprei uma Caloi 10 usada ano 2010 na OLX, a bike veio com componentes SunRace ao invés dos famosos Shimano, quase todos os componentes são dessa marca, os freios, manetes de freios, cubos, câmbio traseiro e dianteiro, passador de marcha, provavelmente a catraca, a corrente, a pedivela e o movimento central devem ser dessa marca também. Eu nunca tinha ouvido falar dessa marca e pelo que pouco que consegui encontrar falando dela, é uma marca ruim, mas por enquanto estou me dando bem com essa bike, acredito que seja uma marca boa pois se a bike já tem quase 7 anos e ainda usa os mesmos componentes eles aparentam ser duráveis, a não ser que o antigo dono tenha usado pouco ela. Mas de qualquer forma queria que alguém com mais experiência nessa bike, ou com essa marca me falasse se esses componentes prestam, se eles duram, e queria tirar outra duvida, é verdade que se estragar algum componente da transmissão, tem que trocar todos os outros do conjunto devido incompatibilidade? Já ouvi falar disso.

A marca SunRace em si não é uma marca ruim, a questão é que os itens que vêm na Caloi 10 2010 são de entrada de muito baixo custo, por isso tendem a ser mais simples ou a terem desgaste mais acentuado que itens de nível intermediário/de topo e até mesmo que alguns de entrada da Shimano.

Tenho uma Caloi 10 2010 e nela já usei componentes de entrada tanto SunRace (os originais) quanto Shimano (Tourney). O que mais "pegou" na minha bike não foi nem a marca em si, ambos funcionaram bem, mas sim o fato de os componentes de entrada serem de ferro e sofrerem com maresia (moro em cidade litorânea), que foi o que acabou com os câmbios em coisa de 2,5 anos cada. Ao contrário de outras pessoas, não tive problemas com quebra dos componentes Sunrace, funcionaram perfeitamente mesmo quando "podres" de ferrugem (que troquei preventivamente mesmo).

Atualmente utilizo câmbios dianteiro e traseiro de alumínio e não tive mais problemas com ferrugem :)

Já as peças de alumínio SunRace e outras que vieram na bike até hoje estão ok, como os manetes de freio, os passadores e as ferraduras de freio. Os manetes e as alavancas dos passadores troquei por motivo de upgrade (instalei STis), mas essas peças estão guardadas e em perfeito estado. As ferraduras de freio da SunRace originais até hoje estão na bike, funcionando 100%, freio está ótimo (o upgrade que fiz foi das sapatas, que troquei por melhores quando as originais gastaram, melhorou frenagem da água pro vinho; freia praticamente tão bem quanto a ferradura 105 que tenho em outra bike), não tenho nada do que reclamar das de alumínio que vieram na bike.

Catraca original durou bastante, só troquei ano passado, quando apresentou sinais de desgaste.

Mas, comparando, o conjunto Shimano Tourney que veio nas Caloi 10 mais recentes é melhor: tem mais marchas (14, ao invés de 12), uma relação mais moderna e melhor escalonada (coroa 50x34, ao invés de 52x42 da C10 2010, e catraca 14x28, o que facilita muito em subidas) e o grupo tende a ser mais preciso (e com mais integração, por exemplo, já que o pedivela também é Shimano Tourney).

Se essa bike com 7 anos está com os componentes originais de fábrica e ainda em estado de nova, certamente o dono anterior rodava pouco com ela -- o que é bom :)  De qualquer forma, pode valer a pena dar uma conferida no estado geral da transmissão, a começar pela dilatação da corrente (o que você pode pedir pra verificar em qualquer bicicletaria).

Se estragar um componente da transmissão não precisa trocar tudo não, geralmente basta trocar o componente que deu defeito mesmo e pronto (a não ser que você resolva fazer um upgrade, mas aí são outros 500). Mas uma recomendação que se faz, com razão, é ligada à troca da corrente, da catraca/cassete e do pedivela: quando o conjunto está todo bastante desgastado, recomenda-se trocar tudo de uma vez, por questão de ajuste de folgas (por exemplo, pode gerar problemas trocar uma catraca nova e manter a corrente velha, ou trocar corrente e catraca por novas e manter um pedivela velho bastante desgastado....). Mas, via de regra, você consegue por exemplo trocar de corrente várias vezes mantendo a mesma transmissão, e nada impede de trocar um câmbio traseiro quebrado por outro novo mantendo todo o resto do conjunto sem problemas (desde que o passador seja compatível com seu conjunto).
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Gilberto1441 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gilberto1441 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2017 as 21:27
Pô. Bacana cara, e fiquei mais animado pelo fato de você ter falado que mora em litoral, se o câmbio durou bastante mesmo morando em litoral, então eu estou bem tranquilo pois moro bem no interior, moro em Uberlândia - MG. Então é isso, só vou me preocupar em trocar alguma coisa quando estragar. Não pretendo fazer upgrade não, estou satisfeito com a bike do jeito que ela é. 
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Blue Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Blue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2017 as 07:21
Tenho SunRace na minha MTB e acho um grupo bem ruinzinho. Frequentemente me da alguma dor de cabeça. Só uma opinião: acho que qualquer Shimano é superior, pelo menos ao grupo que tenho na minha.
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newhouse Ver Drop Down
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Tem alguns grupos básicos da sunrace que circulavam por aqui que eram bem toscos mesmo, geralmente era a alternativa barata ao shimano. Esse grupo da C10 por exemplo é bem simples, me parece que a linha tourney da shimano está um nível acima.

Mas por outro lado, a sunrace está se especializando em atacar onde a shimano ignora. Nos grupos de 8v, os cassetes da sunrace dão de 10 na shimano, agora eles estão ampliando a gama dos k7s 9v que a shimano já esqueceu. Eu acho que a tendencia da marca agora é só crescer, por que eles estão lançando produtos bem acertados pra linhas mais básicas, é a nossa salvação, kkkkk.
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dinho.p Ver Drop Down
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florianopolis
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Pessoal, tenho uma specialized, 21v aro 700, que uso duas a três vezes por semana para ir para o trabalho e faculdade, coisa de uns 30Km/dia que uso.
Atualmente ela possui cambio traseiro shimano altus (não sei exatamente o modelo, mas é aquele que tem uma roldana maior q a outra!!!Big smile), corrente shimano e k7 sunrace. O k7 já era, então comprei corrente e k7 sunrace (gosto mto das relações deste 11-34).
Já q estou com a "mão na massa", pensei em trocar também o câmbio (funciona bem, mas já está bem usado, tem umas folguinhas...).
Estou entre um cambio Sunrace M41 longo, ou um Shimano Tourney (tem vários modelos e não sei qual atende melhor minha bike). O que vcs sugerem?

Obrigado.


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Jopamacedo Ver Drop Down


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SJCampos
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jopamacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2019 as 10:30
Usar peças de marcas diferentes dá problema? Tipo catraca sun race 14-34 e câmbio shimano?
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christianmdt Ver Drop Down


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Originalmente postado por Jopamacedo Jopamacedo escreveu:

Usar peças de marcas diferentes dá problema? Tipo catraca sun race 14-34 e câmbio shimano?


em geral nao da, porque a maioria das empresas usa os mesmos padroes da shimano.

https://www.sheldonbrown.com/drivetrain-mixing.shtml
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Degan Ver Drop Down
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Originalmente postado por Jopamacedo Jopamacedo escreveu:

Usar peças de marcas diferentes dá problema? Tipo catraca sun race 14-34 e câmbio shimano?

Problema nao...
Mas nao é 100% perfeito.
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Kamikaze_Zero Ver Drop Down
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Cadastrado em: 23 Jun 2015
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2019 as 16:20
Originalmente postado por Jopamacedo Jopamacedo escreveu:

Usar peças de marcas diferentes dá problema? Tipo catraca sun race 14-34 e câmbio shimano?

Não dá problema nenhum, a grande sacada pro funcionamento mais suave é usar câmbio, trocador e k7 da mesma velocidade (exemplo: câmbio 9v, trocador 9v e k7 9v) por exemplo se você usar um trocador 8v com k7 7v vai dar certo também, inclusive rodei um bom tempo assim.
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M9NGE Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Abr 2020
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M9NGE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2020 as 14:03
Olá, eu sou novo aqui no grupo e ano passado eu ganhei uma Caloi 10, desde então comecei a ir para o estagio com ela e me apaixonei pela Bike, apesar de suas limitações. Hoje como tenho condições ($$$) gostaria de fazer Upgrades nela, (sei que a maioria tem preconceito com a C10, mas ela é meu xodó e não quero me desfazer dela) andei estudando alguns compones que gostaria e vou lista-los abaixo..
 
Além de uma Pintura nova, claro LOL

UP de inicio
- Pneu novos Continental Ultra Sport 2 700x23 (ela já tinha um par, mas já está muito usado)
- Fita de guidão shimano pro 
- Selim Tsw
- Sapata de freios novos 

UP Com mais Km 
- Cassete Shimano Claris CS HG 50 + Correntes novas HG 40 *
- Cambio Dianteiro e Traseiro Claris R2000 2x8 *
- Par de Cubo Shimano Claris 

UP mais a frente
- Pedivela Claris R2000 50/34 + Central Hollowtech 2 *
- Garfo em carbono 
- STi Claris 2000
- Canote de Caborno

Gostaria de saber se os componentes que tiverem o "*" são compatíveis nesse quadro, e se a ordem dos Upgrades está correta ou se devo muda a ordem.. desde Já agradeço a vocês



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marcos_netto Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2020 as 16:27
Originalmente postado por M9NGE M9NGE escreveu:

Olá, eu sou novo aqui no grupo e ano passado eu ganhei uma Caloi 10,

Hoje como tenho condições ($$$) gostaria de fazer Upgrades nela,


Mete um grupo Shimano 105 nela!!!!

Big smile

https://www.youtube.com/watch?v=ETo-nMQCHRs

Marcos Netto

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"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

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Rduartev Ver Drop Down
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Cadastrado em: 04 Abr 2020
Niteroi
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rduartev Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2020 as 18:40
Originalmente postado por Jopamacedo Jopamacedo escreveu:

Usar peças de marcas diferentes dá problema? Tipo catraca sun race 14-34 e câmbio shimano?

Tenho uma specialized allez, uso trocadores shimano, pedivela FSA e cassete sunrace. Não tenho nenhum tipo de problema com eles. Funcionam em perfeita harmonia.
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M9NGE Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Abr 2020
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Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por M9NGE M9NGE escreveu:

Olá, eu sou novo aqui no grupo e ano passado eu ganhei uma Caloi 10,

Hoje como tenho condições ($$$) gostaria de fazer Upgrades nela,


Mete um grupo Shimano 105 nela!!!!

Big smile

https://www.youtube.com/watch?v=ETo-nMQCHRs

 
Tem muita diferença o 105 para o claris? 
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marcos_netto Ver Drop Down
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Originalmente postado por M9NGE M9NGE escreveu:

 
Tem muita diferença o 105 para o claris? 


Uns 2.500,00 reais a mais...

Shocked

Coloquei aquele link apenas para mostrar que com grana sobrando, tudo é possível. Mas eu JAMAIS gastaria meu suado dinheirinho num grupo 105 para uma Caloi 10.

Mas gosto é gosto, como pode ser visto no video.

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am.araujo Ver Drop Down
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Originalmente postado por M9NGE M9NGE escreveu:

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- Pedivela Claris R2000 50/34 + Central Hollowtech 2 *


Gostaria de saber se os componentes que tiverem o "*" são compatíveis nesse quadro, e se a ordem dos Upgrades está correta ou se devo muda a ordem.. desde Já agradeço a vocês



Dá sim, o padrão desse bike é central 34.7 BSA, vai de boa. Porem com tanto ups mais pra frente, vale a pena analisar o preço de uma caloi sprint ou strada, que vem com grupo parecido e é mais bike que a c10.
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Jota Erre Ver Drop Down
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Originalmente postado por Jopamacedo Jopamacedo escreveu:

Usar peças de marcas diferentes dá problema? Tipo catraca sun race 14-34 e câmbio shimano?

A Specialized Allez é montada exatamente assim. Câmbio shimano Claris com k7 Sunrace.
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dwsmartins Ver Drop Down
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Originalmente postado por M9NGE M9NGE escreveu:

Olá, eu sou novo aqui no grupo e ano passado eu ganhei uma Caloi 10, desde então comecei a ir para o estagio com ela e me apaixonei pela Bike, apesar de suas limitações. Hoje como tenho condições ($$$) gostaria de fazer Upgrades nela, (sei que a maioria tem preconceito com a C10, mas ela é meu xodó e não quero me desfazer dela) andei estudando alguns compones que gostaria e vou lista-los abaixo..
 
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Olha, eu sou notório aqui no fórum por investir em bike velha… Então acho que eu tenho alguma experiência pra falar disso.

Eu tinha uma caloi Aspen, aro 26”, de entrada MESMO (R$330,00 em 2011). Essa bike representa uma mudança muito grande na minha vida, onde eu saí do sedentarismo total pra 100km/semana rodados nela, daí eu troquei praticamente tudo, só ficando de fora o quadro, garfo e canote. Pelas minhas contas (e desconsiderando os erros), eu gastei em torno de R$2500,00 distribuídos em 8 anos de felicidade.

Poderia ter gastado mais, mas eu metia a mão na massa e preferia comprar ferramentas a pagar mão de obra pra mecânico que não iria ter com ela o mesmo carinho que eu tinha. Aprendi a maioria do que eu sei sobre bike com ela, a ponto de considerar isso como uma carreira alternativa.

Infelizmente, minha finada Dama (sim, ela tinha nome) quebrou o quadro em novembro de 2019, daí comprei uma BTwin RockRider 100 de um vizinho pra aproveitar o quadro, garfo e canote apenas, pois já tinha as outras peças. Batizei a atual de Xica...

Posso te dizer de cadeira: comprar uma bike melhor, que já venha com peças melhores, vale a pena financeiramente. Mas parece que você se apegou com a sua C10 como eu me apeguei com as minhas ferrosas (sim, ambas têm quadro de aço e eu não confio em quadro de alumínio de entrada, além de serem aro 26”, e estou muito feliz com isso). Você vai passar por mecânicos que vão fazer o serviço de qualquer jeito por conta da simplicidade dela, daí vale a pergunta:

Você está disposto a aprender mecânica de bike pra cuidar dela?

Se a resposta for não, vende e compra outra, pq por mais que você vá em um ou outro mecânico, essa galera vai te considerar cliente pouca renda, murrinha, etc., e vão te oferecer quase sempre uma outra bike como alternativa ao conserto ou troca. E quando vc negar, ainda pode ser pior, pq eles terão perdido a comissão de venda e farão qualquer coisa pra vc se arrepender disso. Ela não vai receber o cuidado que você daria com eles.

Se for sim, recomendo os vídeos do OndePedalar e Pedaleria pra aprender sobre mecânica. Se o inglês não for barreira, os vídeos de treinamento da ParkTool são a referência definitiva, mas pode ver tb RJ The Bike Guy, GCN/GMBN e outros do grupo (GCN Tech, etc.). Um que eu tenho visto ultimamente é o OldShovel, que faz restaurações e melhorias em bikes antigas.

Pra ler, só tenho recomendações em inglês: o site do falecido Sheldon Brown, que tem um porrilhão de informação, e o livro The Bicycle Wheel, de Jobst Brandt (se quiser aprender a raiar uma roda, essa é A referência, mas da pra aprender muito pela internet afora).

Inclusive, pra obter mais informação sobre mecânica (e aqui eu devo ser até xingado por essa), faça um login na comunidade do BikeForums, a galera é mais aberta lá. Aqui você é criticado por não ter uma bike com aro 29”/quadro de alumínio/marca X ou Y/cubo 32 furos ou menos/freio a disco/blá-blá-blá... Não que esses componentes sejam piores ou melhores, mas a galera leva algumas coisas muito pro pessoal, principalmente no quesito da “marca de estimação”, e não considera as razões de cada um para aquela escolha.

Por último, se já não souber, aprenda a comprar on-line, no Brasil e no exterior. Algumas peças ou ferramentas que você pode precisar estarão muito caras aqui ou não farão parte do catálogo de vendas de um fornecedor local (passo muito por isso).

Foi mal pelo textão. Pra citar Matrix, te deixo com essa decisão na mão: pílula azul ou pílula vermelha?
Bora pedalar, senão estressa!
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M9NGE Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Abr 2020
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Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por M9NGE M9NGE escreveu:

Olá, eu sou novo aqui no grupo e ano passado eu ganhei uma Caloi 10, desde então comecei a ir para o estagio com ela e me apaixonei pela Bike, apesar de suas limitações. Hoje como tenho condições ($$$) gostaria de fazer Upgrades nela, (sei que a maioria tem preconceito com a C10, mas ela é meu xodó e não quero me desfazer dela) andei estudando alguns compones que gostaria e vou lista-los abaixo..
 
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Gostaria de saber se os componentes que tiverem o "*" são compatíveis nesse quadro, e se a ordem dos Upgrades está correta ou se devo muda a ordem.. desde Já agradeço a vocês






Olha, eu sou notório aqui no fórum por investir em bike velha… Então acho que eu tenho alguma experiência pra falar disso.

Eu tinha uma caloi Aspen, aro 26”, de entrada MESMO (R$330,00 em 2011). Essa bike representa uma mudança muito grande na minha vida, onde eu saí do sedentarismo total pra 100km/semana rodados nela, daí eu troquei praticamente tudo, só ficando de fora o quadro, garfo e canote. Pelas minhas contas (e desconsiderando os erros), eu gastei em torno de R$2500,00 distribuídos em 8 anos de felicidade.

Poderia ter gastado mais, mas eu metia a mão na massa e preferia comprar ferramentas a pagar mão de obra pra mecânico que não iria ter com ela o mesmo carinho que eu tinha. Aprendi a maioria do que eu sei sobre bike com ela, a ponto de considerar isso como uma carreira alternativa.

Infelizmente, minha finada Dama (sim, ela tinha nome) quebrou o quadro em novembro de 2019, daí comprei uma BTwin RockRider 100 de um vizinho pra aproveitar o quadro, garfo e canote apenas, pois já tinha as outras peças. Batizei a atual de Xica...

Posso te dizer de cadeira: comprar uma bike melhor, que já venha com peças melhores, vale a pena financeiramente. Mas parece que você se apegou com a sua C10 como eu me apeguei com as minhas ferrosas (sim, ambas têm quadro de aço e eu não confio em quadro de alumínio de entrada, além de serem aro 26”, e estou muito feliz com isso). Você vai passar por mecânicos que vão fazer o serviço de qualquer jeito por conta da simplicidade dela, daí vale a pergunta:

Você está disposto a aprender mecânica de bike pra cuidar dela?

Se a resposta for não, vende e compra outra, pq por mais que você vá em um ou outro mecânico, essa galera vai te considerar cliente pouca renda, murrinha, etc., e vão te oferecer quase sempre uma outra bike como alternativa ao conserto ou troca. E quando vc negar, ainda pode ser pior, pq eles terão perdido a comissão de venda e farão qualquer coisa pra vc se arrepender disso. Ela não vai receber o cuidado que você daria com eles.

Se for sim, recomendo os vídeos do OndePedalar e Pedaleria pra aprender sobre mecânica. Se o inglês não for barreira, os vídeos de treinamento da ParkTool são a referência definitiva, mas pode ver tb RJ The Bike Guy, GCN/GMBN e outros do grupo (GCN Tech, etc.). Um que eu tenho visto ultimamente é o OldShovel, que faz restaurações e melhorias em bikes antigas.

Pra ler, só tenho recomendações em inglês: o site do falecido Sheldon Brown, que tem um porrilhão de informação, e o livro The Bicycle Wheel, de Jobst Brandt (se quiser aprender a raiar uma roda, essa é A referência, mas da pra aprender muito pela internet afora).

Inclusive, pra obter mais informação sobre mecânica (e aqui eu devo ser até xingado por essa), faça um login na comunidade do BikeForums, a galera é mais aberta lá. Aqui você é criticado por não ter uma bike com aro 29”/quadro de alumínio/marca X ou Y/cubo 32 furos ou menos/freio a disco/blá-blá-blá... Não que esses componentes sejam piores ou melhores, mas a galera leva algumas coisas muito pro pessoal, principalmente no quesito da “marca de estimação”, e não considera as razões de cada um para aquela escolha.

Por último, se já não souber, aprenda a comprar on-line, no Brasil e no exterior. Algumas peças ou ferramentas que você pode precisar estarão muito caras aqui ou não farão parte do catálogo de vendas de um fornecedor local (passo muito por isso).

Foi mal pelo textão. Pra citar Matrix, te deixo com essa decisão na mão: pílula azul ou pílula vermelha?

Cara eu adorei seu comentário, é um textão sim.. mas eu gostei demais de ter lido e eu escolho a pílula vermelha (Sim) hahaha Eu sempre gostei de bicicleta sabe, eu lembro que meu pai tinha uma Caloi 10 modelo antigo e ele ia me buscar na escola com ela, eu não lembro muito dos detalhes que ela tinha, mas eu lembro do amarelo lindo que ela tinha e como brilhava. E assim eu peguei essa C10 eu coloquei na minha cabeça de fazer uma C10 do meu jeito, eu peguei ela por R$500 e acredito que gastarei nela uns R$2500 á R$3000 pra deixar ela como eu quero, mas não tenho pressa nela, não é um dinheiro que me arrependerei porque farei isso por carinho mesmo, e sim, esse forum ele é muito bom, eu ando pesquisando pouco a pouco ele e tem me ajudado muito. Mas uma boa parcela de pessoas que estão nele é um pouco.. preconceituosas sabe quanto marca X ou peça Y como você disse. Mas pra finalizar eu tenho muita vontade em aprender sobre bike, e fazer as coisas eu mesmo, assisto muito ao Canal Pedaleria.. não perco a um vídeo, e vejo alguns gringos também. E sei que se eu quiser gastar menos.. terei que procurar mercado a fora também, mas farei com calma, tudo por etapas e assim que tiver algo para mostrar eu postarei aqui.

Uma foto que me motivou muito também, foi de uma pessoa do fórum, Rômulo Passos com sua Caloi 10 Tongue

  
O meu será um pouco mais ambicioso, mas pretendo deixa a essência de Caloi 10 ainda.  
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Vamos começar avaliando o material, o elemento central da bike: o quadro.

Material: alumínio 6061 tratado (provavelmente têmpera T6, o que é normal atualmente).
Fixações para freios: v-brake, (parece que dá pra colocar um caliper na ponte do garfo traseiro, como no vídeo da customizada com grupo 105, mas definitivamente não dá pra colocar disco).
Gancheira: fixa, não substituível (o que em quadro de alumínio pode ser uma sentença de morte se empenar, mas vamos ser positivos).
Dropout: vertical (adequado pra quick release).
Tubo do movimento central: rosca inglesa (a mais comum).
Tubo de direção: oversized (vem com caixa de rosca de fábrica).
Roteamento de cabos: convencional externo (nada de errado aqui).
Diâmetro do canote: 25,4mm (limita bastante as opções de upgrade, mas dá pra conviver).
Diâmetro do seat tube: 28,6mm (precisa de adaptadores de abraçadeiras pros câmbios mais topo de linha, que geralmente tem vindo com adaptadores pra 31,8mm pra cima, mas tem solução pra isso).

O principal ponto fraco dela é o garfo de rosca, ainda que oversized. O bom é que dá pra colocar qualquer garfo aheadset oversized que encontrar no mercado e resolver isso, trocando a caixa de direção, a mesa e talvez o guidão também. Alumínio ou carbono, quem decide é o seu bolso. Entenda que, contanto que você aprenda a controlar e regular a folga desse tipo de caixa, dá pra conviver com isso até segurar a grana pra troca.

Outro ponto fraco é a gancheira fixa do câmbio traseiro em um quadro de alumínio. Se fosse de aço, ela seria mais pesada, mas daria pra desentortar sem medo de quebrar, mas alumínio não aguenta as entortadas que a vida dá. Cuide muito bem do câmbio dela, nunca apoie sobe ele, ou você poderá perder o quadro numa dessas desentortadas.

Freio a disco é fora de cogitação, então vai no caliper mesmo. No vídeo da Caloi 10 com grupo 105 parece que o cara colocou o freio caliper sem nenhuma adaptação, mas vou deixar pra confirmar com os colegas se da pra fazer isso. Se não der, terá de usar mini v-brakes, que são compatíveis com a puxada dos freios road. Não economize nas sapatas!

O canote de 25,4mm tem poucas opções e não recomendo carbono pra isso. Mesmo o alumínio tem opções limitadas nisso, talvez você tenha que se contentar com o que tem nas mãos.

O central de rosca inglesa é o tipo mais comum e aceita HollowTechs da Shimano pra esse tipo. Não tem problema algum aqui.

A mesa vai ter de ser trocada com o garfo dianteiro e a caixa de direção, que será trocada por uma aheadset. Boas mesas tem ido na direção de guidões de 31,8mm na pinça, então você provavelmente vai ter de trocar esse conjunto da frente todo, de uma só vez. Também não vejo vantagem em investir numa fita de guidão com o antigo, então deixe pra trocar isso junto.

O caso dos cubos eu vou alertar pro fato da mão de obra de raiação ser relativamente cara, então compensa fazer as rodas de uma vez: troca os cubos, raios, nipples e aros, que você vai poupar no final. Rola de fazer primeiro uma roda (inicia pela traseira, que vai te oferecer um melhor resultado já de cara) depois a outra.(troca a dianteira já com o conjunto da frente toda).

Mas o principal que você tem de decidir é qual grupo/número de marchas você quer: Claris (16v), Sora (18v), Tiagra (20v) ou 105 (22v). O Claris, graças à corrente 8v, tem menor custo de manutenção (aqui na minha região, correntes 8v são pouco mais da metade das 9v). Confirme se você está disposto a gastar esse valor adicional, tanto na compra do grupo quanto na compra da corrente, que é um consumível. E eu recomendo investir em boas correntes, eu gosto da KMC e já estou planejando comprar a dourada da próxima, com revestimento cerâmico de nitreto de titânio, que promete reduzir a fricção e aumentar a durabilidade.

Componentes SunRace duram menos, ponto. Tive uma dor de cabeça com componentes deles, que não aguentaram esse peso pesado que vos fala e simplesmente entortaram, tanto o cassete quanto a coroa. E a corrente ainda ficou com ciúmes e partiu! Isso tudo com menos de 4 meses com lubrificação em dia... Sei que vários fabricantes estão incluindo componentes deles em bikes, mas depois de passar por essas eu não confio mais na SunRace.

Pelo que você falou, um grupo Claris te parece interessante, me confirme aí se é isso mesmo. Pesquise os preços dos grupos completos pra ter uma ideia e se decidir. Tente definir também um orçamento inicial e um valor a ser reservado mensalmente nisto. Seja realista, não abrace mais do que dá conta.

Editado por dwsmartins - 26 Abr 2020 as 02:56
Bora pedalar, senão estressa!
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Okay vamos lá..

Sim, minha ideia é equipar-la com o conjunto Shimano Claris. Porque é um kit que está dentro do meu orçamento e que me satisfaz. Inicialmente eu queria comprar por etapas, fazendo os upgrades com o decorrer do tempo.. só gostaria de saber uma sequencia a seguir. Mas não descarto a possibilidade de compra o conjunto completo. ( o que levaria alguns meses, mas enquanto isso eu continuaria com as peças originais.) Um link aqui no BR completo  https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807143127-kit-shimano-claris-r2000-50-34-2-x-8v-175mm-11-28d-completo-_JM#=2&=item&tracking_id=433b8111-f029-4349-9b5b-0c8f254c762b - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807143127-kit-shimano-claris-r2000-50-34-2-x-8v-175mm-11-28d-completo-_JM#position=2&type=item&tracking_id=433b8111-f029-4349-9b5b-0c8f254c762b mas eu precisaria me informar com vendedor se ele tem o cambio dianteiro com abraçadeira, neste link o cambio dianteiro é com o sistema brazed-on

Depois gostaria de saber o que acha sobre esse Garfo aqui  https://pt.aliexpress.com/item/32789560539.?spm=a2g0s.8937460.0.0.4d6a2e0ejkMmy1 - https://pt.aliexpress.com/item/32789560539.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.4d6a2e0ejkMmy1 Ele é um garfo em carbono, barato e o principal eu achei lindo e ficaria ótimo no projeto que quero fazer. "Gostaria de uma indicação de caixa de direção para este Garfo" Sou aberto a sugestões também. ***Sobre guidão eu estava pensando em Guidão Shimano PRO, assim como a mesa também***

Sobre a roda.. eu ainda não tenho ideia, mas nas poucas pesquisas que fiz eu gostei desse kit aqui  https://pt.aliexpress.com/item/32910744038.?spm=a2g0s.8937460.0.0.4d6a2e0ejkMmy1 - https://pt.aliexpress.com/item/32910744038.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.4d6a2e0ejkMmy1 são de alumínio, mas me agradou. 

Sobre os cubos colocarei Claris também como estes  https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1197023095-par-cubo-de-bike-speed-shimano-claris-fh-2400-32f-k7-8-a-10v-_JM?quantity=1 - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1197023095-par-cubo-de-bike-speed-shimano-claris-fh-2400-32f-k7-8-a-10v-_JM?quantity=1

E quanto ao design dela eu penso em fazer um azul bem brilhante com detalhes em cinza e colocar os adesivos da Caloi 10 modelo 120 anos  https://designstickers.blogspot.com/2018/05/adesivo-bike-caloi-10-120-anos. - https://designstickers.blogspot.com/2018/05/adesivo-bike-caloi-10-120-anos.html ou  https://designstickers.blogspot.com/2017/10/adesivo-caloi-10-edicao-especial. - https://designstickers.blogspot.com/2017/10/adesivo-caloi-10-edicao-especial.html depende de como irá ficar a cor no quadro. 

Ah e pintura ficará por minha conta também kkk e já estou começando..

 
foi bem trabalhoso retirar a pintura dela, mesmo usando removedor. Mas mesmo assim foi prazeroso. 

Como ver ela ainda está com o central porque como fui eu que desmontei a bike eu não tinha a chave para retirar o central, mas já estou providenciando uma. e quanto a caixa de direção eu não conseguir tirar porque acho que a pessoa que a instalou não colocou graxa e sabe como é né.. então estou lubrificando com White-Lub e assim que tiver melhor eu retiro elas. 
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Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Vamos começar avaliando o material, o elemento central da bike: o quadro.

Material: alumínio 6061 tratado (provavelmente têmpera T6, o que é normal atualmente).
Fixações para freios: v-brake, (parece que dá pra colocar um caliper na ponte do garfo traseiro, como no vídeo da customizada com grupo 105, mas definitivamente não dá pra colocar disco).
Gancheira: fixa, não substituível (o que em quadro de alumínio pode ser uma sentença de morte se empenar, mas vamos ser positivos).
Dropout: vertical (adequado pra quick release).
Tubo do movimento central: rosca inglesa (a mais comum).
Tubo de direção: oversized (vem com caixa de rosca de fábrica).
Roteamento de cabos: convencional externo (nada de errado aqui).
Diâmetro do canote: 25,4mm (limita bastante as opções de upgrade, mas dá pra conviver).
Diâmetro do seat tube: 28,6mm (precisa de adaptadores de abraçadeiras pros câmbios mais topo de linha, que geralmente tem vindo com adaptadores pra 31,8mm pra cima, mas tem solução pra isso).

O principal ponto fraco dela é o garfo de rosca, ainda que oversized. O bom é que dá pra colocar qualquer garfo aheadset oversized que encontrar no mercado e resolver isso, trocando a caixa de direção, a mesa e talvez o guidão também. Alumínio ou carbono, quem decide é o seu bolso. Entenda que, contanto que você aprenda a controlar e regular a folga desse tipo de caixa, dá pra conviver com isso até segurar a grana pra troca.

Outro ponto fraco é a gancheira fixa do câmbio traseiro em um quadro de alumínio. Se fosse de aço, ela seria mais pesada, mas daria pra desentortar sem medo de quebrar, mas alumínio não aguenta as entortadas que a vida dá. Cuide muito bem do câmbio dela, nunca apoie sobe ele, ou você poderá perder o quadro numa dessas desentortadas.

Freio a disco é fora de cogitação, então vai no caliper mesmo. No vídeo da Caloi 10 com grupo 105 parece que o cara colocou o freio caliper sem nenhuma adaptação, mas vou deixar pra confirmar com os colegas se da pra fazer isso. Se não der, terá de usar mini v-brakes, que são compatíveis com a puxada dos freios road. Não economize nas sapatas!

O canote de 25,4mm tem poucas opções e não recomendo carbono pra isso. Mesmo o alumínio tem opções limitadas nisso, talvez você tenha que se contentar com o que tem nas mãos.

O central de rosca inglesa é o tipo mais comum e aceita HollowTechs da Shimano pra esse tipo. Não tem problema algum aqui.

A mesa vai ter de ser trocada com o garfo dianteiro e a caixa de direção, que será trocada por uma aheadset. Boas mesas tem ido na direção de guidões de 31,8mm na pinça, então você provavelmente vai ter de trocar esse conjunto da frente todo, de uma só vez. Também não vejo vantagem em investir numa fita de guidão com o antigo, então deixe pra trocar isso junto.

O caso dos cubos eu vou alertar pro fato da mão de obra de raiação ser relativamente cara, então compensa fazer as rodas de uma vez: troca os cubos, raios, nipples e aros, que você vai poupar no final. Rola de fazer primeiro uma roda (inicia pela traseira, que vai te oferecer um melhor resultado já de cara) depois a outra.(troca a dianteira já com o conjunto da frente toda).

Mas o principal que você tem de decidir é qual grupo/número de marchas você quer: Claris (16v), Sora (18v), Tiagra (20v) ou 105 (22v). O Claris, graças à corrente 8v, tem menor custo de manutenção (aqui na minha região, correntes 8v são pouco mais da metade das 9v). Confirme se você está disposto a gastar esse valor adicional, tanto na compra do grupo quanto na compra da corrente, que é um consumível. E eu recomendo investir em boas correntes, eu gosto da KMC e já estou planejando comprar a dourada da próxima, com revestimento cerâmico de nitreto de titânio, que promete reduzir a fricção e aumentar a durabilidade.

Componentes SunRace duram menos, ponto. Tive uma dor de cabeça com componentes deles, que não aguentaram esse peso pesado que vos fala e simplesmente entortaram, tanto o cassete quanto a coroa. E a corrente ainda ficou com ciúmes e partiu! Isso tudo com menos de 4 meses com lubrificação em dia... Sei que vários fabricantes estão incluindo componentes deles em bikes, mas depois de passar por essas eu não confio mais na SunRace.

Pelo que você falou, um grupo Claris te parece interessante, me confirme aí se é isso mesmo. Pesquise os preços dos grupos completos pra ter uma ideia e se decidir. Tente definir também um orçamento inicial e um valor a ser reservado mensalmente nisto. Seja realista, não abrace mais do que dá conta.

Olhando esse link  https://pt.aliexpress.com/item/32944949206.?spm=a2g0s.8937460.0.0.1fe22e0etDSAO0 - https://pt.aliexpress.com/item/32944949206.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.1fe22e0etDSAO0 da uma vontade de arriscar 
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Nenhum dos links que você mandou do AliExpress estão funcionando, acho que tem alguma coisa nele pra impedir compartilhamento de links ou coisa assim. Mas mesmo sem saber, tenho algumas recomendações. Vamos lá...

“Garfo de carbono” e “barato” na mesma frase me parece cilada... Você sempre vai ter três aspectos em qualquer componente de bike: durabilidade, preço e peso. E nunca vai ter mais de dois no mesmo item! Carbono é leve, mas se esse garfo é barato, você vai estar jogando a durabilidade pro saco. E um garfo quebrando é um tombo FEIO, com direito a cara rasgada nos pedaços dele. Cuidado com isso!

O que você precisa é de um garfo com espiga lisa oversized (ou simplesmente over, como dizem) para speed. Caixa de direção aqui no Brasil é Neco, a não ser que queira meter a mão no bolso em algo mais caro e renomado (Chris King, por exemplo, custa 100+ dólares lá fora, mas tem outras). Essa caixa precisa ser aheadset (lisa, sem rosca) oversized. Geralmente, quem vende o garfo tb vende a caixa. Aproveite pra checar onde tem o expander pra garfo de carbono, que substitui a porca estrela que é afixada por dentro da espiga, onde a tampinha da mesa é aparafusada. A recomendação pra garfo de carbono é não usar a porca estrela, porque ela racha a espiga.

A porca estrela pra alumínio:



E o expander pra carbono:



Mesa e guidão Shimano Pro devem ser boas quando são originais. Um alerta: tem relatos de colegas aqui do fórum dizendo que são produtos chineses adesivados, mas não tenho experiência própria quanto à isso. Eu uso uma mesa e guidão da BTwin (marca própria da Decathlon), que tem 2 anos de garantia e saíram num preço justo (R$140,00 o conjunto na época). Apesar de serem feitos em alumínio, me parecem um pouco pesados, mas checa lá.

O central dela é ponta quadrada e o central do grupo Claris é de rolamentos externos (“HollowTech”), então a ferramenta deles é diferente. Talvez compense procurar um amigo que já tenha a ferramenta ou um mecânico que esteja atendendo (alguns estão de portas fechadas, mas estão lá, atendendo por telefone e combinando serviços assim, mesmo na pandemia) pra tirar o central de lá. Aproveita e tira as bacias da caixa de direção, que são mais fáceis do que parece: usa uma chave de fenda larga, uma marreta ou martelo, e vai batendo por dentro, na borda da bacia, com cuidado.

Já que você está considerando comprar os cubos separados, acho que compensa comprar os outros componentes da roda e mandar pra um mecânico experiente fazer isso, provavelmente comprando todo resto com ele (aros, raios e nipples). Roda é um negócio chato, que precisa calcular o comprimento dos raios e enraiar de acordo com uma técnica específica, senão pode dar problema. Não recomendo que você faça isso sozinho.

Por último, as ferramentas que você vai precisar:

* Jogo de chaves para porcas: não são muito usadas em bike hoje em dia, exceto pra desmontar e ajustar os cubos, fixar acessórios, etc. Recomendo ter tanto de boca quanto estrela, essa última pode ser jogo de soquete (aqueles com encaixe quadrado de meia polegada). Não precisa de todas, só 9mm, 13mm e 15mm, mas um jogo deve sair mais barato que comprar individualmente. Eu tenho os dois abaixo:




* Jogo de chaves Allen: essas são as mais usadas hoje em dia. Usam-se a 3mm, 4mm, 5mm e 6mm (de novo, um jogo deve sair mais barato), podendo ser do tipo bit. Em ocasiões bastante raras, duas são necessárias, mas pode usar uma multiferramenta especifica pra bike no lugar da segunda (mais um item). Eu acabei comprando o kit da Vonder e, depois que o cabo dele quebrou, comprei o cabo da Stanley, abaixo:




* Alicate universal 8”: se ele tiver um corte bom, pode usar ele pra cortar conduíte de freio mecânico; se não, compra também um alicate de corte diagonal que ele vai ter outros usos. Os meus são tipo esses abaixo:




* Alicate corta cabos com capacidade pra 5mm: eu corto conduíte de freio mecânico, do tipo espiralado, com o alicate universal ou de corte diagonal, mas o conduíte de câmbio, do tipo que tem vários fios paralelos, se deforma quando faz assim. Daí eu uso esse outro alicate, que alem de cortar o conduíte de câmbio com facilidade, também é muito bom pra fazer um corte limpo nos cabos de freio e câmbio também. O meu é desse abaixo:



* Alicate de pressão 10”: dá pra viver sem, mas você vai sentir falta dele quando tiver um parafuso com cabeça espanada pra soltar. Também é bom pra segurar coisas firmemente. O meu é desse tipo:



* Marreta de borracha: algumas coisas só saem ou entram na porrada, mas com isso não marca a superfície. Tenho essa aqui:



* Chave de cone: pra desmontar ou ajustar os cubos das rodas. Tem uma que já vem os tamanhos 13mm a 16mm, dois em cada ponta, que é suficiente pra quem não é profissional do ramo, mas se quiser algo mais resistente, pode procurar pelos modelos da ParkTool ou IceToolz. Eu uso a quatro em um mesmo, tenho um par igual a essas:



* Chave pra cassete: às vezes ela vem indicada pra disco center lock, mas é a mesma chave. Tenho uma da TSW com um pino central, pra encaixar no furo oco do eixo de aperto rápido, que estabiliza a ferramenta. Imagem do meu:



* Imobilizador de cassete: é uma alavanca com um pedaço ou dois de corrente presos nela. Tenho um da Decathlon que prende três pinos nos dentes da engrenagem menor do cassete, muito bom pq não corre o risco de empenar (como eu já fiz...). É mais caro, mas valeu cada centavo pra mim!



Abaixo a foto do tipo comum, que eu tinha antes:



* Chave de central de rolamentos externos (“HollowTech”): o nome HollowTech é relativo à construção do braço do pedivela, mas os atuais pedivelas construídos assim tem esse tipo de central, daí a convenção de chamar o central de “HollowTech”. Geralmente, ele vem acompanhado da ponteirinha de plástico pra tirar a folga do central, mas ela é barata pra comprar separado. Esse eu ainda não tenho (minhas bikes usam central ponta quadrada), mas seria tipo um desses aí embaixo:




* Chave de abrir corrente: a corrente vem mais longa que o necessário e é preciso dimensionar quando instalar. Pra 8v, uma mais barata vai atender, desde que usada com calma e que receba um carinho extra na conservação. Uma chave razoável vai te custar umas 3x a baratinha, então pensa aí se é o caso. Não recomendo usar aquela chave de corrente que vem em multiferramentas, ela é pra emergências apenas.



* Torquímetro de 0 a 10Nm: alguns vão dizer que é frescura, mas eu já quebrei parafuso grande pesando a mão, então considero necessário, principalmente pra mexer com peças de carbono. A Topeak tem um de vareta e a Decathon copiou dela. São bem fáceis de usar, com encaixe pra bits, inclusive vem com alguns no cabo. Eu tenho um da Decathlon e optei por fechar ele todo com fita isolante, pq achei a dobradiça da tampa do compartimento dos bits algo meio frágil. Não achei foto do meu, mas esse aí abaixo é o original da Topeak:



* Torquímetro bidirecional de maior capacidade (60Nm+): é um exagero, mas eu tenho. Não precisa ser dos caros, um daqueles de vareta, usados em oficina de moto, é suficiente. O encaixe geralmente é soquete quadrado de meia polegada, mas existem adaptadores pra isso. O meu é desse aqui:



* Espátula de pneus para bike: pegue uma daquelas de plástico e seja feliz. As metálicas duram mais, mas marcam o aro a cada uso. A minha é tipo essa:



* Bomba de encher pneu de piso pra até 120psi: speed é foda... Esses pneus fininhos precisam de uma pressão alta pra car**o! Como eu ando de com pneu 50mm, coloco 40psi e fico feliz com isso, mas com pneus 23mm, você teria de colocar absurdos 120psi, se tivesse o meu peso (120kg+). E já vou adiantando que não é qualquer calibrador de posto que permite uma pressão tão alta! A minha não é desse modelo e nem sei se ele aguenta tanto, mas só pra ilustrar:



* Kit de remendo a frio: pra usar em casa, não é pra levar nos pedais. Leve uma câmara de ar reserva e as espátulas. Imagina a briga que é anoitecendo, num lugar esquisito, e você lá esperando a porra do remendo pegar? A pressa nessas horas ainda rende um serviço que não resolve, vai por mim. O melhor é remendar em casa, confortável, sem pressa, se possível colocando um peso em cima do remendo e deixando de um dia pro outro. Eu até tenho esse aqui, mas não recomendo:



No lugar dele, vai em fornecedor de material pra borracharia, se tiver na sua cidade. Você pode comprar os remendos “estrelinha” no tamanho e quantidade que quiser, muito mais baratos, e com a cola em tamanho conveniente. Deixa um pedacinho de lixa grossa junto, pra preparar a câmara. Foto do tipo abaixo:



Acho que é só. Tira um print dos itens que você achar no AliExpress e posta aqui. Vou reforçar pra tomar cuidado com garfo barato de carbono, pode te deixar a cara toda retalhada. A frente da bike é o que leva mais pancada durante a pedalada, lembra disso.
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Consegui ver os links do AliExpress aqui. Vou reforçar a minha posição: garfo barato e carbono tem todas as razões do mundo pra dar merda, mas confirma (ou desmente) com outros colegas aí.

O grupo via AliExpress parece tentador, mas lembra que nessa faixa você provavelmente vai pagar imposto, então joga mais 60% nisso aí. Ainda fica mais barato que aqui, no entanto. Verifica as opiniões de outros vendedores, paga com PayPal (nem me lembro se o AliExpress aceita mais PayPal hoje em dia) e, qualquer coisa que vier fora do combinado, aciona a devolução e, se o vendedor não aceitar por qualquer razão, abre uma disputa no PayPal. Claro que da pra tentar uma negociação com o vendedor antes disso, então não precisa cair de voadora de dois pés no meio do peito do cara...

Tem relatos de componentes Shimano falsificados, mas só vi um câmbio traseiro numa bike da GTSM1 que tinha toda a aparência de Shimano RD-TX800-SGS, mas a pintura descascava com facilidade, daí conclui que era falsificado. Nunca nem vi outro caso, só li aqui.

O que eu andei comprando de fora foi da Bike-Components, mas uma pessoa trouxe para mim de lá. São bem renomados e tem preços bastante interessantes, com algumas coisas que não acha fácil aqui. Mas com o dólar e o euro tão caros, a vantagem do preço foi bem menor e em alguns casos até inexistente, mesmo sem pagar tributos.

Por hora é isso. Depois a gente fala sobre a ordem mais recomendada pros upgrades. Vou dormir aqui que o olho pesou.
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Sobre a ordem recomendada dos upgrades, tem alguns caminhos a seguir:

——————————-

1. Trocar tudo de uma vez.

Precisa da grana pronta pra gastar e é imediato. É o mais econômico a longo prazo, porque vc não lida com desgaste de peças nesse meio tempo.

No entanto, eu até pensaria em trocar a bike se essa fosse minha opção. Uma bike já pronta, com peças próximas ao que você quer, pode sair pouca coisa mais cara que as peças separadas, daí pode ser uma melhor plataforma. Mas não te julgo por se manter fiel ao quadro.

——————————-

2. Trocar grupos de peças em duas ou três etapas.

Precisa de alguma grana e não demora muito, mas seu planejamento financeiro tem que prever um bom fluxo de caixa pra cada etapa. Esse vai manter o custo total bem próximo da situação anterior, enquanto vai usando a bike e juntando a grana.

Basicamente, você terá dois ou três grupos de peças que deverão ser todas trocadas em conjunto:

* grupo das rodas, que inclui aros, nipples/raios, cubos/cassete e mão de obra da raiação (pera aí que tem observação sobre esse);
* grupo da transmissão, que inclui câmbios, STIs/freios, pedivela/central e corrente;
* grupo da frente, que inclui o garfo, caixa de direção, mesa e guidão.

Peças menores como fita de guidão, selim e pedais seriam trocadas oportunamente, mas recomendo deixar a fita de guidão depois do próprio guidão e STIs.

Aqui tem dois fatos interessantes a seu favor: a corrente 8v é a mesma do sistema 7v, assim como a puxada dos passadores. Dá pra colocar a roda traseira montada, com freehub e cassete 8v, e ainda continuar usando a mesma corrente, câmbio e passadores. Claro que não vai ser 100% ideal, porque você só vai usar 7 das 8 marchas lá atrás, perdendo a mais pesada (11 dentes) ou a mais leve (28 dentes), à sua escolha.

Você não deve manter essa configuração por muito tempo, no máximo por uns 2-3 meses de uso urbano leve, pois vai estar usando uma corrente antiga com um cassete novo, o que pode desgastar o cassete e prejudicar o resultado final, já com as peças definitivas.

Se precisar de mais tempo entre a troca do grupo das rodas e do grupo da transmissão, pode instalar um cassete temporário, mais barato, como esse SunRace R86 de 11-28d por R$73,00. Isso permitiria você usar os outros componentes que já tem, acrescentando o mínimo possível de custo total, sem desgastar prematuramente o cassete definitivo.

Claro que dá pra trocar rodas e transmissão juntos, deixando apenas a frente separada, ao custo de dar uma facada maior no bolso. Mas se as finanças ainda estiverem apertadas, tem outra opção.

——————————-

3. Trocar à medida que for desgastando.

Foi bem isso que eu fui fazendo ao longo de anos, mas cometi alguns erros no processo que posso te alertar pra evitar.

O caso é que, se não tiver um planejamento adequado, vai gastar duas vezes com a mesma coisa. Por exemplo, no caso das rodas: a mão de obra pra enraiar é relativamente cara (R$50,00 por roda na minha região) e não compensa fazer sozinho, precisa de experiência. Se você contratar um mecânico pra trocar só o cubo, depois só o aro, e por último só os raios/nipples, ele vai embolsar R$150,00 por roda ao final da operação toda, só com a mão de obra.

A solução é fazer a roda toda de uma vez só. Pode fazer só a traseira pra aliviar o gasto, depois só a dianteira, mas checa se não dá um desconto por fazer as duas juntas. Por exemplo, escolhendo aros Vzan Spin (R$50,00 por aro), raios de inox com nipples de aço (R$100,00 o jogo completo) e os cubos Claris (R$200,00 pelo par de cubos ou R$100,00 pelo dianteiro e R$150,00 pelo traseiro, comprados separados) e R$50,00 de mão de obra por roda, seu valor deverá ser uns R$500,00 pelas duas, ou R$250,00 pela dianteira e R$300,00 pela traseira separadas. Os valores são de uma pesquisa no MercadoLivre e no site da Vzan, não inclui frete.

Outro ponto potencialmente problemático é a transmissão, porque a corrente se desgasta e alonga, danificando as engrenagens do cassete e pedivela no processo. Não é recomendável trocar cassete sem trocar corrente, nem trocar pedivela sem trocar cassete e corrente, mas você pode usar um componente temporário pra equalizar os gastos até ter tudo definitivo instalado.

Me explico: fazendo a roda traseira como falei, tem de instalar um cassete, pq a catraca não encaixa no freehub, e se esse cassete for o definitivo, vai se desgastar com a corrente antiga, aí você iria querer instalar uma corrente nova. Mas quando você instalar o pedivela definitivo, vc teria de trocar a corrente e o cassete de novo, gastando duas vezes sem necessidade.

Aí você soluciona isso colocando um cassete 8v temporário, como sugeri na opção 2. A corrente 7v original da bike também serve pra 8v, então é um gasto a menos pra poder investir no que for definitivo. Não vai precisar se preocupar com o desgaste do cassete com a corrente velha, porque ele é só temporário.

E não se preocupe com os passadores 7v originais com o cassete 8v: a distância entre as engrenagens é a mesma (isso só muda a partir de 9v, aí fica específico pra cada sistema) e a indexação bate perfeitamente. Claro que você perde uma das marchas, à sua escolha: a mais pesada ou a mais leve. Não dá problema nenhum rodar assim por um tempo.

O próximo item pra instalar são os STIs, que vão obrigar a trocar os freios também, pq a puxada dos freios de pinça é curta e os v-brakes originais da bike são de puxada longa. Quando fizer a troca, aproveita pra substituir os cabos e conduítes. Os STIs funcionam perfeitamente com os câmbios originais da bike e, provavelmente, vão ser o upgrade mais recompensador de todo o processo, até porque vai ser a partir daqui que você vai ter um sistema 16v.

Próximo passo: pedivela, movimento central, corrente definitiva e cassete definitivo. Podem ser comprados em promoções e oportunidades, sem pressa. Quando a relação desgastar (ou a vontade de instalar tudo surgir, o que vier primeiro), você instala eles.

Os câmbios dianteiro e traseiro ficam pra um momento oportuno, em que você encontrar um preço de oportunidade. Podem ser feitos a qualquer momento, mas eu faria quando estivesse trocando os cabos. O traseiro é mais caro (e efetivo, na utilização da bike) que o dianteiro.

Pra finalizar com chave de ouro, falta a frente. Eu começaria pela compra de um adaptador aheadset oversize, que vai permitir a instalação de uma mesa aheadset no garfo original de rosca. A mesa aheadset deve obrigar a compra do guidão junto, pois existem guidões com 22,2mm, 25,4 mm e 31,8mm de diâmetro (recomendo o mais grosso por questão de resistência, mas isso fica a seu cargo) e a mesa tem de acompanhar isso.

Aqui vale um alerta: existem buchas que permitem usar um guidão 25,4mm em mesa pra 31,8mm. Na experiência de pessoas próximas a mim, não vale a pena: se a mesa não puder ser muito bem apertada (algumas mesas tem limites bem baixos de torque, na faixa de 4Nm a 6Nm), o guidão irá girar, principalmente numa frenagem, e pode te jogar pro chão.

Com o guidão definitivo colocado, você já pode colocar a fita de guidão e fazer o roteamento adequado dos cabos por baixo dela, provavelmente trocando conduítes e cabos no processo. Pesquisa nos vídeos da ParkTool no YouTube a melhor forma de fazer isso.

Fica por último o garfo de carbono aheadset oversize e a caixa de direção com a mesma especificação. Pra remover é relativamente simples:

1. solta a mesa do adaptador aheadset;
2. solta o próprio adaptador;
3. solta a roda e os freios do garfo original;
4. solta os copos da caixa de direção antiga (usa a marreta e uma chave de fenda larga e bate por dentro do tubo da direção na aba dos copos com cuidado)

Pra colocar a caixa nova, algumas pessoas usam um pedaço de madeira e martelo, batendo sobre um copo de cada vez, mas eu não gosto desse método (apesar de já ter visto um mecânico fazer assim). Esse vídeo da Pedaleria mostra o que eu fiz pra colocar os copos da caixa, é muito barato e vale bastante a pena, mas lembra de engraxar a barra roscada pra ela não enferrujar.

Com os copos colocados, monte a caixa com cuidado, principalmente na colocação da pista na coroa do garfo (lembre-se que com garfos de carbono tem de se evitar pancadas, pode ser interessante levar num mecânico pra fazer isso). Instale a porca na espiga (pra carbono é um expander, não inventa de colocar porca estrela em espiga de carbono que vai quebrar!), coloque espaçadores pra ajustar a altura do guidão e coloque a mesa. Se precisar de cortar a espiga do garfo, lembre-se que carbono tem lâmina própria pra isso, não pode usar lâmina de serra comum. Por último, reinstale os freios e roda.

Na minha sincera opinião, eu optaria por um garfo de alumínio, que é mais tolerante e fácil de lidar, principalmente se fosse pra eu mesmo mexer na bike. Colocando o carbono como obrigatório, eu levaria em um mecânico com experiência e ferramental adequado pra resolver tudo relacionado ao garfo.

Com isso, você já vai ter a sua bike com os componentes todos. Lembra de tentar combinar o desgaste dela com as trocas de peças, pra economizar ao máximo.

Pneus, sapatas de freio e correntes são consumíveis, devem ser trocados conforme a necessidade. Uma atenção especial ao cassete e pedivela: eles vão durar mais conforme a atenção que você der à limpeza e lubrificação da transmissão. Eu rodo cerca de 500km/mês na cidade (em condições normais, o corona tá me deixando em casa) e faço uma rotina bem constante, a cada 2 semanas, alternando limpeza e lavagem da relação.

Na limpeza eu só limpo a relação com um pano embebido em WD40 ou similar (uso M1, é mais barato) e lubrifico em seguida com Algoo úmido (pode usar outros tb, à sua escolha).

Já na lavagem, eu lavo a relação com desengraxante ou desengordurante. Existem específicos pra bike e eu inclusive já usei o Algoo Powersports, mas hoje eu uso Azulim limpeza pesada sem cloro e alguns colegas do fórum usam Cif desengordurante, também sem cloro. Lavo a bike toda em seguida, sem desmontar, deixando secar ao sol e lubrificando a relação em seguida. Aproveito pra fazer rodízio da corrente (não guarde a corrente anterior suja ou seca, pode travar ou enferrujar).

A cada 6 meses, geralmente nas férias, eu desmonto a bike toda e dou uma geral: tiro tudo do quadro (deixo só os copos da caixa de direção), abro os cubos e troco a graxa (o mesmo com a caixa de direção), reaplicando graxa e óleo nos outros componentes também.

O rodízio de correntes é mantido por um ano, se tudo ocorrer certinho. Uso duas correntes e a intenção é trocar o cassete ao final do ano (6000km/ano, 3000km em cada corrente alternando 500km a cada mês). Já me falaram pra usar três correntes e esticar o cassete até 12000km, mas acho improvável que chegue nisso tudo. As coroas do meu pedivela são substituíveis e eu vou trocando conforme a necessidade.

Não falei de canote, selim e pedais pq eles não dependem de outros componentes, podem ser trocados a qualquer momento. Também não falei de sapatas de freio, mas esses itens são consumíveis e você vai trocando conforme a necessidade. Não recomendo que economize nas sapatas, elas fazem toda a diferença.

Acho que é isso. Demorei pra responder pq um texto desse tamanho demora pra redigir. Acho que fiz um verdadeiro tratado sobre upgrades e manutenção de bike, mas ele não é absoluto e nem tem intenção de ser: é um relato baseado na minha experiência, onde tenho conseguido boa durabilidade e economia no uso da bike, sem deixar de lado quesitos como segurança e confiabilidade. Uma bike competitiva pode seguir por outros caminhos, pra conseguir uma melhor performance, assim como qualquer um que deseje aquela velocidade extra.

Espero ter sido útil. Boa sorte aí na bike! Posta fotos depois de cada etapa pra gente ver.
Bora pedalar, senão estressa!
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M9NGE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2020 as 23:19
Sério eu não canso de ler seus textos kkk é muito informativo, são dicas sagradas :v

Certo, vamos lá.. Eu entrei no site que você colocou na mensagem anterior e quando eu entrei eu fiquei impressionado pela quantidade de marcas e modelos de peças das quais eu não via em outro lugar. E quando comecei a olhar mais a fundo eu me deparei com essa maravilha de mesa da marca ZIPP que foi um amor a primeira vista, esse site é localizado nos EUA ou é em algum pais da Europa? se for nos EUA eu ficarei muito feliz porque eu tenho família lá e isso ajudaria MUITO, se não tem algum site no território do tio SAM tão bom quanto este?


Fazendo alguns cálculos aqui e cheguei a conclusão de que o melhor caminho na minha situação é adquirir o kit por completo de uma vez. Não que fazendo upgrades ao decorrer do tempo seria uma péssima ideia, mas no final acaba sendo mais vantajoso e econômico adquirir o kit completo.. mesmo que eu passe alguns meses juntando. Eu só ainda não sei se pagarei um pouco mais que 2mil mangos brasilienses em um kit completo ou se eu me aventuro comprando na aliexpress e torço pra que não venha uma facada e acabe saindo o mesmo preço de comprando no Brasil e sem a caixa. Eu ando procurando bastante kit claris no mercado livre ou no google atras de um preço bacana (tendo ideia de que o dolar tá vindo ai pra torar). 

Eu ainda não me decide sobre o garfo, se será alumínio ou carbono, mas assim de garfo eu só me agradei do modelo que te mostrei em carbono até agora kkk então ai to pra decidir, e acredito que se caso for ele.. mesmo eu comprando ele e pagando a taxa.. sairá mais em conta do que comprar um garfo em carbono aqui no BR, eu andei procurando sobre essa marca e ela não tem muitas reclamações então acredito que seja uma boa marca. 

Eu andei vendo uns kit de maleta e me agradei da maleta da vonder, e depois só precisarei compra algumas peças especifica para bikes.
 
e pode deixar que sempre que tiver algo novo da bike eu irei mostrar, agora o quadro está pronto pra receber o fundo e a pintura XD. em breve irei posta mais fotos.

Conhece sites bons de venda de peças de bike nos EUA?
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2020 as 00:27
O site que eu indiquei fica na Alemanha, e não manda pro Brasil. Você pode contratar um serviço de redirecionamento, não costumam ser caros, mas é certeza de pagar imposto.

Nos EUA eu tô por fora. Tem de ver com outros colegas, talvez em outros posts sobre o tema. Pesquisa bem sobre o garfo e lembra que o carbono pode te obrigar a ter ferramentas bem específicas (ou a contratar mecânicos mais caros), então tem custos ocultos envolvidos.

Boa sorte com a magrela e vai mantendo o tópico atualizado com fotos dela em construção!
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M9NGE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2020 as 15:03
Pode deixar que manterei atualizado Wink 

no momento ela se encontra assim como está abaixo.. já retirei a pintura e já lixei para poder receber o fundo para alumínio e a pintura, resta os correios entregarem as tintas Ermm



**Nessa altura eu já peguei a chave para retirar o movimento central e a catraca ali atras e poder desmonta a roda, lixar e receber a pintura nova Big smile

Eu estava pensando.. para não ficar sem bike por muito tempo até comprar o grupo claris, usaria ela sem o grupo atual, apenas como fixa. No lugar da catraca colocaria uma roda livre fixa no cubo traseiro e uma pedivela single speed do meu amigo que está parada.

Fiz também uma compra no Aliexpress como experimento, como a mesa dela tinha danificado na remoção hahaha eu comprei uma mesa nova e vou manter o guidão, garfo e a caixa de direção até troca o conjunto inteiro da frente. 



Me custou apenas R$ 60,00 com frete grátis 

Como não queria depender de ferramenta emprestada fui no ML a procura de kit para bicicleta e inicialmente me deparei com este aqui.. 


  
Seria uma solução barata e rápida e não precisaria recorrer a ferramenta emprestada e nem mão de obra paga por um trabalho tão simples. 

Mas depois de um tempo me deparei com essa maleta que me pareceu interessante e além do kit acima, ela viria com um arsenal melhor.. pertence a marca Absolute e contem 17 peças 

 
e essa da marca Tool Max contendo 30 peças 



A respeito dessas maletas fiquei um pouco indeciso porque a diferença de preço entre elas não passa de R$30

Também vi uma maleta da vonder BEM mais completo, mas sem as especificas para bicicleta fazendo com que eu comprasse a parte. Por enquanto ando apenas pesquisando preços.. sem pressa.

 
E uma dúvida me surgiu.. caso eu opte por compra este garfo carbono 


Sei que terei que compra um expander para carbono, mas quanto o restante.. a caixa de direção?

Seria como esta por exemplo? 



Desculpa tirar tanta dúvida com você, eu sei que existe a internet e tal mas eu me sinto mais seguro perguntando a alguém com mais experiencia e que possa tirar minhas dúvidas, e eu gosto da forma que explica hahaha Big smile 


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M9NGE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2020 as 15:09
Originalmente postado por M9NGE M9NGE escreveu:

Pode deixar que manterei atualizado Wink 

no momento ela se encontra assim como está abaixo.. já retirei a pintura e já lixei para poder receber o fundo para alumínio e a pintura, resta os correios entregarem as tintas Ermm



**Nessa altura eu já peguei a chave para retirar o movimento central e a catraca ali atras e poder desmonta a roda, lixar e receber a pintura nova Big smile

Eu estava pensando.. para não ficar sem bike por muito tempo até comprar o grupo claris, usaria ela sem o grupo atual, apenas como fixa. No lugar da catraca colocaria uma roda livre fixa no cubo traseiro e uma pedivela single speed do meu amigo que está parada.

Fiz também uma compra no Aliexpress como experimento, como a mesa dela tinha danificado na remoção hahaha eu comprei uma mesa nova e vou manter o guidão, garfo e a caixa de direção até troca o conjunto inteiro da frente. 



Me custou apenas R$ 60,00 com frete grátis 

Como não queria depender de ferramenta emprestada fui no ML a procura de kit para bicicleta e inicialmente me deparei com este aqui.. 


  
Seria uma solução barata e rápida e não precisaria recorrer a ferramenta emprestada e nem mão de obra paga por um trabalho tão simples. 

Mas depois de um tempo me deparei com essa maleta que me pareceu interessante e além do kit acima, ela viria com um arsenal melhor.. pertence a marca Absolute e contem 17 peças 

 
e essa da marca Tool Max contendo 30 peças 



A respeito dessas maletas fiquei um pouco indeciso porque a diferença de preço entre elas não passa de R$30

Também vi uma maleta da vonder BEM mais completo, mas sem as especificas para bicicleta fazendo com que eu comprasse a parte. Por enquanto ando apenas pesquisando preços.. sem pressa.

 
E uma dúvida me surgiu.. caso eu opte por compra este garfo carbono 


Sei que terei que compra um expander para carbono, mas quanto o restante.. a caixa de direção?

Seria como esta por exemplo? 



Desculpa tirar tanta dúvida com você, eu sei que existe a internet e tal mas eu me sinto mais seguro perguntando a alguém com mais experiencia e que possa tirar minhas dúvidas, e eu gosto da forma que explica hahaha Big smile 



Já ia esquecendo.. do grupo atual eu só manteria os freios e as alavancas de freio dela que recuperei com uma boa limpeza e lixa d' água 



Falta somente mais algumas lixadas e um polimento para ficarem "novas"
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M9NGE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2020 as 16:36
Funçãndo mais no aliexpress encontrei esse tipo de caixa de direção, supondo que manterei o garfo atual e aquele avanço que comprei, essa caixa de direção seria compatível? 



Eu achei interessante pelo fato dela possui rolamento e ser selada ao invés de ser esferas 
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2020 as 18:29
Calma, fio! Vamos por partes...

As ferramentas da Absolute são bem fraquinhas, pau a pau com o kit mais simples que vc mostrou. O kit da Vonder parece ser algo melhor, mesmo não tendo as específicas pra bike (as chaves de movimento central ponta quadrada e HollowTech, chave de catraca e de cassete, chave imobilizadora de cassete e chave de cubo). As específicas não precisam ser Park Tool, mas pega umas paralelas decentes. Tem uma frase que eu já ouvi: só um cara rico compra ferramentas baratas. Nem sempre eu compro as chaves mais caras, mas eu evito elas sempre que posso pra evitar perder peças.

Os freios e manetes originais dela eu não vejo sentido em manter. Eles são relativamente frágeis e fracos, e entendo que devam ser substituídos assim que possível por peças melhores. Lembra que freio é item de segurança. Além do mais, os STIs são passadores de marcha e manete de freio em uma única peça, porque manter um outro manete?

Quanto a colocar ela como fixa, não é a minha praia. Mas sei que o dropout vertical dela não iria permitir ajuste da tensão da corrente, daí você precisaria de um esticador de corrente (é tipo um câmbio, mas com a função de só esticar a corrente, podendo ser um câmbio com posição fixada). Eu deixaria ela do jeito que está, por enquanto.

Você falou de remover a catraca, lembra que não dá pra colocar um cassete em cubo de catraca, os dois são incompatíveis.

E sobre a caixa de direção: eu não arriscaria comprar ela da China. Compra aqui mesmo que você tem como checar se encaixa. E se você não trocar o garfo, não tem porque trocar a caixa (só se ela estiver desgastada). Também: rolamento só é melhor do que esferas quando o rolamento é de boa qualidade, rolamento barato pode até ser pior do que as esferas! Vide os cubos da Shimano, que são todos de esferas (se mudou isso foi recentemente, mas sinceramente duvido).

Vai com calma e segue as sugestões que eu te passei. Se você mudar a direção agora (caso de mudar pra fixa) vai gastar em algo desnecessário e vai fazer a coisa duas vezes. Foco, meu caro!
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2020 as 15:28
E então, M9NGE? Como está a bike? Já pintou? Manda fotos que tô curioso, pô...
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M9NGE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2020 as 20:44
Opa meu caro! demorei a responder porque por algum motivo não chegou mais notificação Hahaha mas sem mais delongas vamos seguir com atualizações. 

Vou começar pela ideia de torna-la fixa, foi pro espaço LOL LOL LOL  logo depois que postei isso aqui, fui pesquisar e vi que o tipo de gancheira dela não da e precisaria inclusive como você disse de um esticador de corrente. 

Ainda continuo pesquisando sobre grupos de relação, a verdade é que eu já não tenho mais a certeza se colocarei mesmo o grupo claris (não está descartado) mas se eu for seguir esse caminho eu vou ter gasto dinheiro de uma Caloi strada nova e pronta. Então além de pesquisar grupos novos como Claris, Sora e até um tiagra hehe eu penso na possibilidade de sair garimpando peças de linha mais antigas (novas ou usadas de boa procedência) Caso queira me indicar alguma sinta-se a vontade haha adoro suas dicas. 

Sobre os freios eu estava ciente que precisaria trocar em algum momento, mas eu não tinha como prioridade. Mas depois de pesquisas, vi que praticamente todos os casos eu vejo gente trocando os freios. Então já estrou de olho em troca isso também.. 

A lista abaixo são as peças que estou de olho para substituir, já que a reutilização tá fora de questão:

- Guidão (estou de olho em um modelo da Zoom medida 25,4 mm para utilizar junto com o avanço que comprei no aliexpress)
- Caixa de direção nova
- STI
- Cambio Dianteiro e traseiro
- Pedivela
- Corrente 
- Cassete
- Cubo
- Pedal

Esses itens são o que preciso para voltar a andar novamente com magrela 

Update futuro  

- Garfo
- Mesa
- Caixa de direção*
- Guidão*
- Rodas 

(*) se for preciso


Vou ser sincero eu ainda continuo apaixonado por este garfo aqui 



mas indo para garfo em alumínio, eu só conseguir me agradar de 2 que são os modelo da Fib e Vicinitech 




No caso daquele em carbono eu sei que preciso do expander, mas qual será a caixa de direção para o modelo do meu quadro?

Segue as fotos da pintura:





ainda falta chegar o adesivo que comprei que será esse
 

E depois sim passar o verniz e deixa ela BRILHANDO!!!

por enquanto é isso kk 
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Olha, eu entortei um guidão Zoom de alumínio com um rise maior. Não aguentou descer uma guia comigo. Mas eu sou pesado, tenho 120kg (isso antes do corona, agora parado devo estar com mais). Não seria melhor um adaptador aheadset oversized, comprada em bicicletário ou pela internet, com uma mesa de pinça 31,8mm junto com um guidão compatível, ambos da Decathlon? Já ficaria pronto pra quando trocar o garfo, fechando R$240,00.



A caixa de direção pro seu quadro é externa oversized, daí tem duas opções: roscada (a que já está nela) ou aheadset (a que fica melhor, mas tem que trocar o garfo e a mesa). O garfo que você comprar tem que ser aheadset oversized, aí troca a caixa e a mesa junto. A mesa que você comprou precisa ter diâmetro de 25,4mm na haste pra encaixar no seu garfo atual, confirma aí se é, mas se não for, você pode comprar o adaptador aheadset, a mesa e o guidão que eu indiquei (ou outros com a mesma especificação), que vai encaixar beleza e já fica preparado pra quando trocar o garfo.

Quanto à componentes antigos, não acho uma boa, a não ser que você saiba exatamente o que estiver fazendo. Os fabricantes lançam peças compatíveis em grupos prontos, daí você pode ter dificuldades de encontrar algo que funcione com um grupo antigo. Sem falar que, por conta dessa questão da compatibilidade, algumas peças antigas passam a valer o peso em ouro... Usados tb não acho uma boa opção, a não ser que venha de alguém que você conhece e esteja fazendo um upgrade (a galera usa os componentes até moer).

Sobre trocar cubos para cassete, lembra que compensa fazer tudo junto, a roda toda de uma vez. Uma coisa que eu não sabia até outro dia (tô lendo o livro The Bicycle Wheel, de Jobst Brandt, que fala sobre construção de rodas) é que não se deve reaproveitar os cubos ao refazer a roda: os raios se assentam nos furos da flange e, se refazer a raiação com o mesmo, os novos raios podem deformar e enfraquecer os furos já assentados.

E o trabalho de pintura parece estar indo bem! Manda fotos aí quando colocar os adesivos.
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Dei um zoom na foto da mesa que você comprou, está escrito do lado que ela tem haste 22,2mm. Se este for o caso, não é compatível com o seu quadro. Tenta devolver, é melhor.

E pra reforçar: só troca a caixa de direção se trocar o garfo ou se a antiga estiver danificada, o que é bem difícil de acontecer (e geralmente é erro de ajuste) Não preocupa com isso agora, se não for nenhum destes casos.

Editado por dwsmartins - 27 Mai 2020 as 00:42
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Então eu já estava suspeitando disso, mas tudo bem.. não será perdido, to com uma ideia de montar uma fixa e usarei o avanço. 

Enfim.. estou quase finalizando a pintura, falta apenas passar o verniz. Mas os adesivos deram uma VIDA a pintura que estava bonita. 





é uma pena que precisei diminui o tamanho da foto pra caber no site, consequência perca de qualidade. MAS está linda demais!!! não vejo a hora de monta-la Tongue

E sobre a saga de qual grupo irei colocar nela.. eu já decide, será mesmo o Claris. Não tenho planos de me desfazer dela, ela ira me ensinar tudo sobre magrelas (já me ensinou muito) e já que é pra restaurar-la então não faria sentido colocar um grupo já usado, e de fato, grupos de series anterior é quase o mesmo preço de compra um grupo atual, seria uma economia ali.. outra ali, mas no final sairia a mesma coisa. E acredito que o prata do Shimano Claris vai cair como uma luva nela. 

Agora eu irei tentar importar do aliexpress alguns componentes, estava pensando em pegar lá os cambios, STI e freios e aqui eu pegaria a pedivela e o movimento central. Talvez nisso eu consiga economizar alguns trocados.. mas ainda não sei.

daqui pra lá eu vejo melhor as coisas
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dwsmartins Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Abr 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 10:12
Os adesivos realmente deram um bom fechamento pra pintura! Pra ser sincero, eu não havia visualizado o resultado final, mas elogiei por entender que é um trabalho em andamento. To vendo que fiz certo e ela vai ficar lindona mesmo!

Quanto à cor das peças, confirma aí, pq eu achava que Claris era preto. Prata da um ar retrô que vai combinar super bem com ela, mas a dúvida é se tem mesmo.

Parabéns aí é continua postando fotos!
Bora pedalar, senão estressa!
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Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2020 as 18:52
Até em 7v o bom é usar SHIMANO, já usei o tourney 7v SHIMANO e superava os 8v e 9v de marcas mais simples.Atualmente uso nas minhas o Claris 8v e o Sora 9v SHIMANO.No máximo corrente KMC e cassete sunrace(por ter opções interessantes), contudo o melhor é ser transmissão 100% SHIMANO!
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LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2020 as 10:32
Eu diria que o sunrace é um pouca abaixo do shimano e sram em qualidade e durabilidade. Mas melhor que marcas chinesa. Lembrando que sunrace é de taiwan.
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