Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Gravel
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Gravel bikes, por que vemos tão poucas?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Gravel bikes, por que vemos tão poucas?

 Responder Página  <1 23456 8>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2018 as 04:07
Originalmente postado por GuiTorres GuiTorres escreveu:

como essas bikes gravel e os experimentos que vocês têm feito com pneus até 700x32 e 700x35 lidam com o areião das nossas estradas de terra? (...) Esses pneus tem tamanho suficiente para se comportar bem nas nossas estradas de terra, considerando os buracos, pedras e principalmente, os trechos de areia?


Bem, eu tenho pneus 2.1 (seria um 700x53) com garras, que calibro com 28 a 30 (F) e 35 PSI, e dependendo da areia, barro, ou pedra solta, joga mesmo e sem dó... O segredo é não tentar corrigir o traçado, só segurar o equilíbrio, e mantenha o ritmo da pedalada - isso alivia um pouco o peso da frente, e ela tende a derrapar menos...
Óbvio que se tiver uma curva, se faz a curva; se tiver um obstáculo ou um buraco, se desvia...

Penso que pra começo, é melhor só tentar o equilíbrio...
Faça um vai e vem num trecho reto de areia, e tente passar no embalo o mais reto possível.

Pneus 35, eu acho um tanto arriscado dependendo a forma de condução. Como disse, eu uso pneus de MTB / XC de fato, e pressão baixa, ainda assim tenho problemas. Aqui as estradas são de terra MESMO, tem muito trecho onde tem uma "lombada/quebra-mola" para fazer uma contensão de água, e evitar a erosão, bem meio da estrada... Eu tenho certeza que eu passo a mais de 40 km/h na descida, e a pancada é grande...
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2018 as 14:00
Originalmente postado por rapha84 rapha84 escreveu:

ClapClapClap

Que pneus vc tá usando?

 

Maxxis Ardent 2.25 dianteira
Michelin Wild Gripr 2.1 na traseira (a largura é praticamente a mesma do maxxis)

o teste mesmo vai ser amanhã, como no fim virou uma mtb 29 devo pegar umas estradas brabas e trilhas. pretendo filmar e postar por aqui o teste.



---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
joelfilho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Nov 2016
Campinas, SP
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joelfilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 09:54
Olá pessoal!

Sou mais um animado em adquirir ou montar uma gravel com propósito da versatilidade, e por isso cheguei aqui. Li todo o tópico e achei ele rico em informações para quem está começando. Realmente nosso maior problema aqui é, além da escassez de opções, o alto custo que torna a brincadeira inviável!
Além disso temos o dólar hoje em dia, na estratosfera! Vai encarecer valores de bikes e componentes ainda mais.
Pelo que foi possível perceber também, muitos desanimam em "gravelizar" uma MTB pois o custo de se adaptar um guidão drop quebra a banca.
Com base nisso, gostaria de aproveitar esse tópico para levantar a seguinte questão, contando com a experiência de todos, se fossem partir do zero hoje: 
- comprariam uma gravel pronta, de marca (alto investimento - no mínimo R$6.500)
- montar uma com quadro MTB de 26" ou 29" e garfo rígido (teria mais opções de pneus mais largos porém tem o problema (?) do top tube ser maior para uma gravel)
- montar uma a partir de um quadro speed que caibam pneus até 700x38 (será que existe tal quadro?)

Para quem não tem pretensão de acompanhar pelotão de speed, tão pouco competir ou andar em trilhas mais técnicas de MTB, ou ainda, pra quem sai sem rumo definido, sem saber se vai cair num estradão ou vai passar a manhã inteira dando voltas no parque com a família, achei o conceito da gravel perfeito!

Por fim, acho que temos que manter a discussão viva, para que mais pessoas conheçam essa parte do pedal que poucos entendem!

Um abraço a todos!
Joel Filho
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 10:02
entendo que uma das melhores opções hoje era achar uma mtb 27.5 ou 29 barata e um tamanho menor do que vc usa. arrumar um garfo rígido e passadores de bar end. mole de resolver.

abs
Voltar ao Topo
jmtcosta Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jmtcosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 14:11
Exato Thumbs Up

Para quem não tem pretensão de acompanhar pelotão de speed, tão pouco competir ou andar em trilhas mais técnicas de MTB, ou ainda, pra quem sai sem rumo definido, sem saber se vai cair num estradão ou vai passar a manhã inteira dando voltas no parque com a família, achei o conceito da gravel perfeito!
Voltar ao Topo
jmtcosta Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jmtcosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 14:21
Aproveito para perguntar: Fuji não tem distribuidor no Brasil? Essa linha de gravel bikes deles parece bem decente para o preço.

https://www.bicycling.com/bikes-gear/a20045514/first-look-fuji-jari/
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 14:26
uma gravel sem ser adaptada...anda junto com o pelote tranquilo. e anda tb nos single track da vida, só mais devagar.


Voltar ao Topo
joelfilho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Nov 2016
Campinas, SP
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joelfilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2018 as 08:05
A Sense vai lançar uma gravel na linha 2019!
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2018 as 15:53
monstercross 







Voltar ao Topo
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2018 as 16:58
Originalmente postado por ftajiri ftajiri escreveu:

monstercross 

Ficou muito bonita.
Voltar ao Topo
Picinin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2016
Florianópolis
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Picinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2018 as 16:55
Originalmente postado por joelfilho joelfilho escreveu:

A Sense vai lançar uma gravel na linha 2019!

Opa, boa notícia... mas será que é real? Geralmente as marcas mostram os produtos nas feiras né... Audax mostrou uma.. mas a Sense nada =/
It never get´s easy... you just go faster.
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2018 as 20:08
Como fica a diferença no tamanho de mesa entre o guidao drop e o flat, na prática?
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2018 as 07:33
Originalmente postado por LucasC LucasC escreveu:

Como fica a diferença no tamanho de mesa entre o guidao drop e o flat, na prática?

entre 2 e 3 cm
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2018 as 09:07
Gravel bikes sao ruins...por isso nao vemos tantas por ai...
Pneu 32 na estrava de terra? Com costela? Com pedrisco? Talvez o gravel ingles...mas o brasilejro


Qual e o sentido do guidao drop em uma trilha sem vento?.aerodinamica naa folhas?...

Editado por christianmdt - 05 Jul 2018 as 09:11
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2018 as 09:31
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Gravel bikes sao ruins...por isso nao vemos tantas por ai...
Pneu 32 na estrava de terra? Com costela? Com pedrisco? Talvez o gravel ingles...mas o brasilejro


Qual e o sentido do guidao drop em uma trilha sem vento?.aerodinamica naa folhas?...

pois então. volta e meia aparecem essas polêmicas nos grupos de whatsapp e facebook.

como disse anteriormente, eu andei numa Diverge, e mesmo com os pneus 38mm achei péssima pra estrada de chão ruim e singletracks fáceis.  É muito cansativo e até perigoso quando vc desce rápido por uma estrada esburacada, a bike pula demais e transmite todo o terreno pro seu corpo. A geometria dela, super curta, arisca e com central muito baixo dificulta muito as trilhas. E é bem diferente dos vídeos gringos que vejo, onde os caras andam em estradas de chão perfeitas, daquelas q vc pode andar de carro a 110kmh tranquilamente. Até tem vídeos de gente rodando em singletracks com essas bikes, mas não se enganem, não é prático e nem prazeroso. Se for assim, tem gente fazendo bike trial de speed (os videos "road party" por exemplo) mas é pra tornar o vídeo interessante, pq na prática é muito mas difícil e perigoso fazer as manobras, e vai danificar muito mais a bicicleta que se fizesse a modalidade com a bicicleta apropriada. O Martyn Ashton ficou paraplégico gravando o primeiro vídeo..

Aerodinâmica nas trilhas também faz pouco sentido, já que pra fazer diferença considerável tem que estar muito rápido, o que é difícil de conseguir numa bike toda rígida com pneus finos.

O ganho aerodinâmico vai ser nos  trechos longos de estradão. Como aqui as estradas de chão  no geral são muito ruins, pra ter um pouco de vantagem aerodinâmica (comparado com uma mtb tradicional) o que faria mais sentido, na minha opinião, seria adaptar guidão drop em uma moutain bike. Ou então usar uma bike que seja na essência uma "29 drop bar" como a Salsa Cuttroath por exemplo. Pq nesse caso, além de ganhar uma posição mais aero, ainda pode melhorar o conforto por ter várias posições e pegada no guidão. E tudo isso com pneus 29 largos e adequados pra estradas ruins.

Mas o que tenho visto por aqui as pessoas estão comprando gravels com pneu 35mm e dizem "andar de boa" nas estradas de chão. Não sei se não querem admitir que compraram a bike errada, ou se só andam em asfalto e estrada de chão boa, ou se são masoquistas mesmo.

Eu sempre criticava quem usa mtb só pra andar em estradão e asfalto, mas depois de testar uma gravel e até montar uma mtb 29 drop bar mudei um pouco de opinião. 

Hoje acho que dependendo da situação vale mais a pena sacrificar o desempenho e peso pra ter conforto, comprando uma MTB 29 com suspensão, guidão flat e pneus grandes do que comprar uma Gravel e sacrificar o conforto em prol de um ganho de peso e aerodinâmico (garfo rigido + guidão drop + pneu fino). A não ser que só ande em asfalto e estrada de cascalho gringa, ou então que sua diversão seja sofrer com os buracos.

Hoje com minha Monstercross  estou num "meio termo" entre MTB 29 e Gravel, e pretendo fazer experimentos de trocar vários pneus, até mesmo colocar suspensão pra ver como se comporta.




Editado por TheLittle - 05 Jul 2018 as 10:09
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2018 as 11:27
complementando, a bike que acho hoje a mais adequada pra quem quer uma gravel bike aqui no Brasil seria a Salsa Journeyman


ela cabe pneus até 50mm (2.0), então um semi slick ou outro com cravos muito baixos na medida 1.95 ou 2.0 tornaria a bike ideal pra nossas estradas, embora ainda com um pouco de sofrimento nas descidas.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Picinin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2016
Florianópolis
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Picinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2018 as 15:01
Faz tempo que não posto nada aqui pelo fórum... 

Acho que o conceito do "Gravel" ta muito confuso em todas as camadas. 

Diferentemente do ROAD/ENDURANCE/CX/XC/ENDURO/DH que tem suas bicicletas muito específicas.
Geometrias dedicadas, plataformas bastante restritas e principalmente, LEIS da UCI e outros órgãos reguladores. O GRAVEL não tem disso, não é uma categoria competitiva, é um conceito. 

Mesmo as marcas não seguem uma receita de bolo, a Salsa que é uma das pioneiras nesse estilo, segue mais pro lado da MTB. A 3T segue pro lado das AEROAD. Existem as que aceitam pneu de no máximo 35c, outras 50c... a questão é você encontrar a bicicleta que você precisa pros rolês que você precisa.

No geral, nossas estradas são precárias, uma ROAD pura, com pneu 25c sofre demais mesmo no asfalto. Uma Gravel, gravelizada, monster, etc, consegue ser ágil e confortável. 

Se pensar em um pedal de  50km de asfalto e 10 de terra. Uma gravel  da conta desse tipo de pedal. Vai ser mais rápida no asfalto do que uma MTB COM PNEU DE MTB e mais lenta na terra (principalmente nas descidas). 

Acho que o legal é a experimentação, não existe uma receita pronta pra todo mundo. Cada região tem suas peculiaridades, cada pessoa sabe o quanto aguenta de porrada, cada um sabe da sua técnica. 








It never get´s easy... you just go faster.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2018 as 16:31
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

complementando, a bike que acho hoje a mais adequada pra quem quer uma gravel bike aqui no Brasil seria a Salsa Journeyman


ela cabe pneus até 50mm (2.0), então um semi slick ou outro com cravos muito baixos na medida 1.95 ou 2.0 tornaria a bike ideal pra nossas estradas, embora ainda com um pouco de sofrimento nas descidas.


As bikes da salsa sao absurdas de boas!
Tbm acho que tem que ter pelo menos 1.75 de pneu para ser all around
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2018 as 07:40
Originalmente postado por Picinin Picinin escreveu:

Faz tempo que não posto nada aqui pelo fórum... 

Acho que o conceito do "Gravel" ta muito confuso em todas as camadas. 

Diferentemente do ROAD/ENDURANCE/CX/XC/ENDURO/DH que tem suas bicicletas muito específicas.
Geometrias dedicadas, plataformas bastante restritas e principalmente, LEIS da UCI e outros órgãos reguladores. O GRAVEL não tem disso, não é uma categoria competitiva, é um conceito. 

Mesmo as marcas não seguem uma receita de bolo, a Salsa que é uma das pioneiras nesse estilo, segue mais pro lado da MTB. A 3T segue pro lado das AEROAD. Existem as que aceitam pneu de no máximo 35c, outras 50c... a questão é você encontrar a bicicleta que você precisa pros rolês que você precisa.

No geral, nossas estradas são precárias, uma ROAD pura, com pneu 25c sofre demais mesmo no asfalto. Uma Gravel, gravelizada, monster, etc, consegue ser ágil e confortável. 

Se pensar em um pedal de  50km de asfalto e 10 de terra. Uma gravel  da conta desse tipo de pedal. Vai ser mais rápida no asfalto do que uma MTB COM PNEU DE MTB e mais lenta na terra (principalmente nas descidas). 

Acho que o legal é a experimentação, não existe uma receita pronta pra todo mundo. Cada região tem suas peculiaridades, cada pessoa sabe o quanto aguenta de porrada, cada um sabe da sua técnica. 


isso aí

sem contar que muita gente (inclusive eu) gosta de colocar bikes não tão adequadas em situações mais extremas, como monstercross em trilhas, pra treinar a técnica. Afinal as xc muito antigas não diferem muito de uma monstercross atual com rodas 29, tinham rodas 26 e guidões muito estreitos, provavelmente a pilotagem era até mais difícil que uma monstercross moderna. E os caras andavam em todas as trilhas muito rápido.
Mas se alguem vier me perguntar qual a bike mais adequada pra andar nas trilhas aqui, vou dizer: uma trail full suspension!

Não dá pra confundir um uso desses com "uso normal". Pra quem não tá disposto ao sofrimento é difícil rodar com um pneu 35 numa estrada de chão daqui (no Brasil em geral). Veja os vídeos das provas como Big Biker, que tiveram categoria gravel, e os relatos de sofrimento dos pilotos e quantidade de pneus furados nessa prova, mesmo sendo uma prova que tem predominantemente estradas rurais.

"Gravel road" no conceito gingo é uma estrada de cascalho muito boa daquelas q dá pra rodar 100kmh de carro e daí concordo, gravel bikes voam nessas gravel roads. Pra qualquer coisa pior que isso (exemplo estradas de terra rurais brasileiras com valas de erosão, pedras, areia, etc) já é muito sofrimento um pedal longo com uma bike pra "gravel". É possível, claro, mas não é exatamente a bike adequada se for pensar em conforto e desempenho. Mas vejo gente querendo vender isso aqui, e dando xilique quando discordam delas.


Editado por TheLittle - 06 Jul 2018 as 07:44
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2018 as 08:11
Pois é, aquelas estradinhas de roça geralmente são bem lisas, no máximo valas de chuva. Mas quando pega estradão-estradão acho que já não funciona, porque estradão geralmente é para passar caminhões de cana, e ai vira uma costela de vaca infernal, que até com pneus maiores fica difícil (eu na 26x2,4 já sofro as vezes).  Já fiz estradão (uma vez) com 700x25 e garfo rigido (loucura), tem que aliviar demais pra não tomar um tombo ou furar/cortar o pneu.
Voltar ao Topo
Guilhermeth Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2009
Bento Gonçalves
Offline
Mensagens:57
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guilhermeth Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2018 as 11:28
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

[QUOTE=christianmdt]O Martyn Ashton ficou paraplégico gravando o primeiro vídeo..

Só uma correção: O acidente não foi gravando o Road Bike Party, mas sim em um evento no Moto GP em Silverstone.:
 "Martin participava de uma apresentação no Moto GP em Silverstone, Inglaterra. Durante as manobras para o Animal WD40 Action Sports Tour, ele caiu para trás e bateu as costas com força suficiente para deslocar as vértebras. A lesão foi caracterizada como grave"
http://www.pedal.com.br/martyn-ashton-sofre-acidente-em-apresentacao-e-pode-ficar-paraplegico_texto7687. - http://www.pedal.com.br/martyn-ashton-sofre-acidente-em-apresentacao-e-pode-ficar-paraplegico_texto7687.html

Ele já tinha finalizado o primero vídeo e estava trabalhando no segundo, que foi finalizado por amigos. Me lembro dele descrevendo que o acidente foi em uma manobra muito fácil para ele e ocorreu por causa de um descuido. Não foi em bike de speed.

Hoje ele é um dos apresentadores do GMBN, um dos principais canais sobre MTB do youtube (em inglês).
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2018 as 11:49
Originalmente postado por Guilhermeth Guilhermeth escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

[QUOTE=christianmdt]O Martyn Ashton ficou paraplégico gravando o primeiro vídeo..

Só uma correção: O acidente não foi gravando o Road Bike Party, mas sim em um evento no Moto GP em Silverstone.:
 "Martin participava de uma apresentação no Moto GP em Silverstone, Inglaterra. Durante as manobras para o Animal WD40 Action Sports Tour, ele caiu para trás e bateu as costas com força suficiente para deslocar as vértebras. A lesão foi caracterizada como grave"

Ele já tinha finalizado o primero vídeo e estava trabalhando no segundo, que foi finalizado por amigos. Me lembro dele descrevendo que o acidente foi em uma manobra muito fácil para ele e ocorreu por causa de um descuido. Não foi em bike de speed.

Hoje ele é um dos apresentadores do GMBN, um dos principais canais sobre MTB do youtube (em inglês).

fiz confusão então,  obrigado por ter esclarecido
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Márcio Oliveira Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jun 2018
Juiz de fora
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Márcio Oliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2018 as 20:30
Show as argumentações pessoal. Estava com a mesma dúvida de muitos aqui, moro em MG, e ciclista de fds. Normalmente pedais de 50/60km e na maioria das vezes pra acessar as estradas de terra muito disso em asfalto. Estava muito inclinado em pegar uma gravel, cheguei até abrir negociação em uma gravel aqui na cidade, mas já abortei pois quero evitar riscos. Desde o início de minha pesquisa o guidão drop me desanimava muito pois sempre me passa a sensação de ser muito “arisco” numa estrada de terra.
No início de minha pesquisa pensei em pegar uma Sirrus da spz , pois usa guidão flat e tentar colocar os pneus mais na linha   ciclocross e tentar ter um rendimento menos ruim nos trechos de asfalto. Por acaso vcs tem alguma ideia como uma híbrida dessa se comportaria nessa situação ?
De qualquer forma está sendo muito importante esse fórum para ajudar-nos a tomar decisões de que tipo de bike melhor se adequa às nossas necessidades.
Muito obrigado
Voltar ao Topo
Márcio Oliveira Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jun 2018
Juiz de fora
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Márcio Oliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2018 as 20:47
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Gravel bikes sao ruins...por isso nao vemos tantas por ai...
Pneu 32 na estrava de terra? Com costela? Com pedrisco? Talvez o gravel ingles...mas o brasilejro


Qual e o sentido do guidao drop em uma trilha sem vento?.aerodinamica naa folhas?...


pois então. volta e meia aparecem essas polêmicas nos grupos de whatsapp e facebook.

como disse anteriormente, eu andei numa Diverge, e mesmo com os pneus 38mm achei péssima pra estrada de chão ruim e singletracks fáceis.  É muito cansativo e até perigoso quando vc desce rápido por uma estrada esburacada, a bike pula demais e transmite todo o terreno pro seu corpo. A geometria dela, super curta, arisca e com central muito baixo dificulta muito as trilhas. E é bem diferente dos vídeos gringos que vejo, onde os caras andam em estradas de chão perfeitas, daquelas q vc pode andar de carro a 110kmh tranquilamente. Até tem vídeos de gente rodando em singletracks com essas bikes, mas não se enganem, não é prático e nem prazeroso. Se for assim, tem gente fazendo bike trial de speed (os videos "road party" por exemplo) mas é pra tornar o vídeo interessante, pq na prática é muito mas difícil e perigoso fazer as manobras, e vai danificar muito mais a bicicleta que se fizesse a modalidade com a bicicleta apropriada. O Martyn Ashton ficou paraplégico gravando o primeiro vídeo..

Aerodinâmica nas trilhas também faz pouco sentido, já que pra fazer diferença considerável tem que estar muito rápido, o que é difícil de conseguir numa bike toda rígida com pneus finos.

O ganho aerodinâmico vai ser nos  trechos longos de estradão. Como aqui as estradas de chão  no geral são muito ruins, pra ter um pouco de vantagem aerodinâmica (comparado com uma mtb tradicional) o que faria mais sentido, na minha opinião, seria adaptar guidão drop em uma moutain bike. Ou então usar uma bike que seja na essência uma "29 drop bar" como a Salsa Cuttroath por exemplo. Pq nesse caso, além de ganhar uma posição mais aero, ainda pode melhorar o conforto por ter várias posições e pegada no guidão. E tudo isso com pneus 29 largos e adequados pra estradas ruins.

Mas o que tenho visto por aqui as pessoas estão comprando gravels com pneu 35mm e dizem "andar de boa" nas estradas de chão. Não sei se não querem admitir que compraram a bike errada, ou se só andam em asfalto e estrada de chão boa, ou se são masoquistas mesmo.

Eu sempre criticava quem usa mtb só pra andar em estradão e asfalto, mas depois de testar uma gravel e até montar uma mtb 29 drop bar mudei um pouco de opinião. 

Hoje acho que dependendo da situação vale mais a pena sacrificar o desempenho e peso pra ter conforto, comprando uma MTB 29 com suspensão, guidão flat e pneus grandes do que comprar uma Gravel e sacrificar o conforto em prol de um ganho de peso e aerodinâmico (garfo rigido + guidão drop + pneu fino). A não ser que só ande em asfalto e estrada de cascalho gringa, ou então que sua diversão seja sofrer com os buracos.

Hoje com minha Monstercross  estou num "meio termo" entre MTB 29 e Gravel, e pretendo fazer experimentos de trocar vários pneus, até mesmo colocar suspensão pra ver como se comporta.




Show as argumentações pessoal. Estava com a mesma dúvida de muitos aqui, moro em MG, e ciclista de fds. Normalmente pedais de 50/60km e na maioria das vezes pra acessar as estradas de terra muito disso em asfalto. Estava muito inclinado em pegar uma gravel, cheguei até abrir negociação em uma gravel aqui na cidade, mas já abortei pois quero evitar riscos. Desde o início de minha pesquisa o guidão drop me desanimava muito pois sempre me passa a sensação de ser muito “arisco” numa estrada de terra.
No início de minha pesquisa pensei em pegar uma Sirrus da spz , pois usa guidão flat e tentar colocar os pneus mais na linha   ciclocross e tentar ter um rendimento menos ruim nos trechos de asfalto. Por acaso vcs tem alguma ideia como uma híbrida dessa se comportaria nessa situação ?
De qualquer forma está sendo muito importante esse fórum para ajudar-nos a tomar decisões de que tipo de bike melhor se adequa às nossas necessidades.
Muito obrigado


Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2018 as 08:33
Cada um sabe onde aperta o calo, garfo rígido+pneu perfil baixo serve para passeio contemplativo em estrada de terra,cicloviagem e transições de terreno, não quer dizer que não possa andar um pouco mais rápido, mas nas costelas de vaca, paralelepípedo e cascalho, a híbrida vai ser igual a uma gravel mesmo, o que vai diferir é o guidão. A gente tenta se iludir achando que uma gravel faz tudo. O conceito é muito legal, eu curto as gravel,mas funcional não é. Quantas vezes já destracionei o pneu traseiro da MTB no cascalho, senti aquela batida seca de final de curso de suspensão ou aquele desconforto em pedais longos em terreno ruim. Imagina na gravel ou híbrida.

Abaixo minha híbrida, nas poucas vezes que aventurei sair do asfalto. Nada agradável além de ser muito mais perigoso.




Editado por Hugobh77 - 08 Jul 2018 as 08:35
Voltar ao Topo
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2018 as 16:55
No início pensei em pegar uma gravel para andar nos estradões da região.

Já desisti da ideia depois de andar de full. Até mesmo uma MTB hard tail acho que não me acostumo mais.

Eu teria sim uma gravel/speed mais relaxada para poder andar no asfalto de má qualidade. Vc até se acostuma, mas é meio tortura andar no asfalto ruim cheio de remendos com uma speed puro sangue.

flw
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2018 as 18:37
Eu já testei muitas opções e tive várias bikes configuradas no sentido "gravel": tive MTB com garfo rígido e pneu largo, pneu de cx, guidão flat, guidão Drop, Híbrida com pneu de cx, testei bike de ciclocross (fuji Cross) e por fim bike gravel (spz diverge). E a conclusão que cheguei foi:
Gravel bike é bike de passeio, onde não se busca performance, andar rápido o tempo todo, e sim contemplar, passear, ter um pouco mais de conforto no asfalto em comparação a uma road, e poder andar bem de boa, sem pressa nas nossas estradas de terra.
Não é bike pra descer o cassete em estrada de terra, pelo menos não por aqui, onde elas são ruim, e do nada vc encontra uma descida forte e esburacada, curvas cheias de costelas, ou trechos com cascalho muito solto. Nessas situações o melhor mesmo é uma MTB. Uma gravel ou similar não vai conseguir frear numa emergência, vai pular feito cabrito nas erosões, vai judiar do Biker nos trechos ruins mais que ajudar nos trechos bons.
Eu desisti disso, voltei pra uma MTB com suspensão dianteira, que acho o mais apropriado pra nossas condições.
Aqui não temos estradas como nos EUA e Europa, onde eles fazem corridas como a tal dirty kanza, na qual as gravels e Cia percorrem estradões melhores que muito asfalto brasileiro.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2018 as 19:51
Concordo com o Jagwire, é um suplício só. Há um tempo atrás eu estava encanado em uma gravel, queria juntar uma grana pra uma Diverge, mas depois que passei a rodar minha híbrida vi que não valia o investimento. Não é à toa que a Paris Rubeaux é aquele terror.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2018 as 20:06
Dei uma olhada na Dirty Kanza
Parece mesmo o asfalto brasileiro. Kkkk

E no vídeo de um brasileiro no Canadá

Realmente velocidade não é prioridade e em terrenos técnicos o cara tem que ser bom.



Editado por Leo Amaral - 10 Jul 2018 as 20:08
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Márcio Oliveira Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jun 2018
Juiz de fora
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Márcio Oliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2018 as 21:18
Show galera, reafirmo que foi muito produtivo as informações de vcs no fórum, como disse sem essa interação ficaríamos completamente à mercê da mídia que não mostra a realidade da qual estamos inseridos. Achava uma perde de energia usar a mtb em
Trechos de asfalto até acessar as estradas de terra mas depois das observações vi que para meu uso eh mtb mesmo.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2018 as 08:31
Originalmente postado por Márcio Oliveira Márcio Oliveira escreveu:

Show galera, reafirmo que foi muito produtivo as informações de vcs no fórum, como disse sem essa interação ficaríamos completamente à mercê da mídia que não mostra a realidade da qual estamos inseridos. Achava uma perde de energia usar a mtb em
Trechos de asfalto até acessar as estradas de terra mas depois das observações vi que para meu uso eh mtb mesmo.

o maior exemplo de bullsh*t de marketing é um vídeo que tem um cara saltando com a diverge e andando em singletracks.


se observar bem os saltos e comparar com uma MTB vai ver que ele mal consegue equilibrar a bike por que é muito baixa e muito curta. mas eles tentam vender como se qualquer um que comprasse pudesse sair andando assim.

poder até pode, se vc for muito  bom. e tiver disposto a sofrer. e também tiver disposto a trocar algumas peças da bike eventualmente, pq não foi feita pra isso e com certeza vai quebrar muito antes do esperado
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2018 as 08:37
Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

Dei uma olhada na Dirty Kanza
Parece mesmo o asfalto brasileiro. Kkkk

E no vídeo de um brasileiro no Canadá

Realmente velocidade não é prioridade e em terrenos técnicos o cara tem que ser bom.

excelente
veja o "desempenho" dela na trilha no final do segundo vídeo. É isso que se espera de uma gravel na trilha na vida real.



Editado por TheLittle - 11 Jul 2018 as 08:42
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
GuiTorres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mai 2013
Campinas - SP
Offline
Mensagens:61
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GuiTorres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2018 as 11:30
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Márcio Oliveira Márcio Oliveira escreveu:

Show galera, reafirmo que foi muito produtivo as informações de vcs no fórum, como disse sem essa interação ficaríamos completamente à mercê da mídia que não mostra a realidade da qual estamos inseridos. Achava uma perde de energia usar a mtb em
Trechos de asfalto até acessar as estradas de terra mas depois das observações vi que para meu uso eh mtb mesmo.

o maior exemplo de bullsh*t de marketing é um vídeo que tem um cara saltando com a diverge e andando em singletracks.


se observar bem os saltos e comparar com uma MTB vai ver que ele mal consegue equilibrar a bike por que é muito baixa e muito curta. mas eles tentam vender como se qualquer um que comprasse pudesse sair andando assim.

poder até pode, se vc for muito  bom. e tiver disposto a sofrer. e também tiver disposto a trocar algumas peças da bike eventualmente, pq não foi feita pra isso e com certeza vai quebrar muito antes do esperado

Discordo nesse caso, a propaganda mostra o Peter Sagan fazendo manobras com a bike, daí entender que qualquer um que compre a bike conseguirá fazer isso é um salto hermenêutico bem grande eu acho.

Acho que a gente gasta muita energia odiando a mídia e os marketeiros, eles estão na pista pra vender jornal e produto, quem tá na pista pra se enganar somos nós, ou a gente não ouve deles só o que a gente quer ouvir? Tirando os momentos onde eles mentem, o resto está ok. Eu acho que o Peter Sagan é capaz mesmo de fazer isso que ele faz na propaganda, então essa propaganda em específico está ok pra mim.

Sobre as gravels, ou ainda por um pneu 700x35 numa road e andar numa estrada de terra, o meu objetivo não era tanto ter performance em estradas de terra mas poder fazer um mix, não precisar planejar percursos 100% de asfalto bom pra treinar na estrada (tenho tentado fazer isso com uma road 700x25, mas com resultados péssimos). Mas pelos relatos parece mesmo que para nossas estradas de terra isso não é possível.

Abs,
Voltar ao Topo
lucas700c Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2018
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucas700c Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2018 as 17:34
Existe uma bicicleta feita 100% no Brasil pela Dinâmica Bicicletas. O nome é Guará. Testei no fim de semana e a bicicleta é incrível. http://dinamicabicicletas.com.br/index.html
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2018 as 07:26
Originalmente postado por GuiTorres GuiTorres escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Márcio Oliveira Márcio Oliveira escreveu:

Show galera, reafirmo que foi muito produtivo as informações de vcs no fórum, como disse sem essa interação ficaríamos completamente à mercê da mídia que não mostra a realidade da qual estamos inseridos. Achava uma perde de energia usar a mtb em
Trechos de asfalto até acessar as estradas de terra mas depois das observações vi que para meu uso eh mtb mesmo.

o maior exemplo de bullsh*t de marketing é um vídeo que tem um cara saltando com a diverge e andando em singletracks.


se observar bem os saltos e comparar com uma MTB vai ver que ele mal consegue equilibrar a bike por que é muito baixa e muito curta. mas eles tentam vender como se qualquer um que comprasse pudesse sair andando assim.

poder até pode, se vc for muito  bom. e tiver disposto a sofrer. e também tiver disposto a trocar algumas peças da bike eventualmente, pq não foi feita pra isso e com certeza vai quebrar muito antes do esperado

Discordo nesse caso, a propaganda mostra o Peter Sagan fazendo manobras com a bike, daí entender que qualquer um que compre a bike conseguirá fazer isso é um salto hermenêutico bem grande eu acho.

Acho que a gente gasta muita energia odiando a mídia e os marketeiros, eles estão na pista pra vender jornal e produto, quem tá na pista pra se enganar somos nós, ou a gente não ouve deles só o que a gente quer ouvir? Tirando os momentos onde eles mentem, o resto está ok. Eu acho que o Peter Sagan é capaz mesmo de fazer isso que ele faz na propaganda, então essa propaganda em específico está ok pra mim.

Sobre as gravels, ou ainda por um pneu 700x35 numa road e andar numa estrada de terra, o meu objetivo não era tanto ter performance em estradas de terra mas poder fazer um mix, não precisar planejar percursos 100% de asfalto bom pra treinar na estrada (tenho tentado fazer isso com uma road 700x25, mas com resultados péssimos). Mas pelos relatos parece mesmo que para nossas estradas de terra isso não é possível.

Abs,

tá certo, eu exagerei. quem consome esse tipo de produto provavelmente tem o senso crítico pra saber que é simplesmente uma zuera, ainda mais se tratando do Sagan. 

mas onde eu quero chegar (já sendo redundante) é: talvez gravel bikes não sejam adequadas pra nossa realidade aqui. Muita gente pregou isso quando começaram a aparecer essas bikes, "quem só anda em estradão não precisa de uma mtb", mas aí qd vc coloca essas bikes com pneu fininho na "vida real" com estradas ruins entende que o sofrimento nos trechos ruins não compensa o ganho de velocidade que vai ter nos trechos bons. no singletrack então, esquece. talvez pra alguns compense, mas tem que estar disposto a sofrer.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2018 as 07:48

Falando em sofrência, estou evoluindo aos poucos na minha monster cross. 


pneus 2.25/2.1 com calibragem bem baixa (nem lembro quanto), até que dá pra andar rápido na trilha. e no estradão é bastante confortável, embora ainda assim em altas velocidades pode ficar perigoso se tiver muito buraco. 

sei q estou praticamente me contradizendo LOL, com certeza não é a bike mais adequada pra andar aí, mas gosto desse tipo de pedal como um "desafio", um treino p melhorar a técnica e aprender a depender menos da suspensão.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Picinin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2016
Florianópolis
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Picinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2018 as 13:23
Pra mim uma gravel no BR é pra vc andar rápido no asfalto com conforto. 

E quando precisar pegar aqueles 5km de estrada de terra pra ir de um asfalto a outro.
It never get´s easy... you just go faster.
Voltar ao Topo
k-saroli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar k-saroli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2018 as 06:47
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Nasceu!

ainda faltam alguns ajustes como posição de guidão e manetes, daí trocar essa fita q tá muito ruim. 
os pedais e selim também serão outros na montagem final.
se preferir dá pra colocar uma suspensão também pois o quadro foi feito pra garfo 480mm, que é aproximadamente a altura de uma suspensão 100mm com 20% de sag.

- Quadro  em aço feito sob medida pelo Igor Miyamura
- Garfo BXT 480mm
- Guidão Alpkit Love Mud Bomber 
- Mesa 70mm
- Canote XFusion Hi-lo 100mm 27.2
- Rodas Vzan Overland
- Pedivela Deore coroa 38 narrow wide
- Corrente KMC
- Cassete Sunrace 11-42 10v
- Cambio Shimano XT M8000 11v
- STI 105 5700 10V
- Freios Nutt semi-hidráulico





Linda demais.... a minha tbm feita por ele vou começar a montar agora....

That's all folks
Voltar ao Topo
pettis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar pettis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2018 as 03:28
Fala pessoal, beleza?

Resposta direta ao OP: não vemos tantas gravel porque são um segmento novo no mercado, composto basicamente por bicicletas importadas e com preço salgado demais. Algumas marcas brasileiras estão entrando no jogo agora, mas o preço ainda não é lá essas coisas. Terceiro, como tudo que é novo, existe muita resistência em aceitar o conceito (o mesmíssimo caso das e-Bikes) e muita, muita desinformação.

Editado por pettis - 26 Mar 2020 as 01:18
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2018 as 15:56
em relação ao que vejo por ai enquanto ando de gravel para cima e para baixo (minha mtb esta parada em casa, estou quase vendendo).

1 - comparar uma mtb de 3 mil com uma gravel? ponto para a gravel. a suspensão da mtb será simples, a bike será muito pesada. nesse caso a gravel realmente é mais cara, apesar das opções da format e da triban (da decatlon) bem acessíveis.

2 - comparar uma mtb boa com uma gravel. para andar em estradao? a gravel é menos confortável (principalmente nas descidas), mas sobe melhor e será possivelmente mais barata ou equivalente. 

3 - a adaptação sempre sera adaptação. nao se pode depois criticar o tipo de bike se vc so andou em uma adaptada. 

a gravel necessita de mais atenção nas descidas e vc sente as dores das pancadas nos ombros e nas maos, mas depois acostuma. no final de semana eu subi o trecho pedrinhas - gomeral em guaratingueta(SP) de gravel. nao desci muito mais lento do que desceria de mtb. 

eu sinceramente acho que a gravel so perde em duas situacoes: competições de estrada (uma estradeira pura faz diferenca) e em trajetos onde a proporção de trilhas muito técnicas seja muito grande.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 23456 8>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X