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Gravel bikes, por que vemos tão poucas?

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TheLittle Ver Drop Down
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    Postado: 08 Fev 2017 as 14:26
Sou do mundo das mountain bikes, principalmente all mountain e xc, e confesso que não entendo quase nada de bikes de estrada.

mas ultimamente tenho lido um pouco sobre esse tipo de bike, e acho a proposta muito interessante pros pedais que vejo muita gente fazendo aqui no Brasil de MTB, que são quase exclusivamente asfalto e estradas de terra.

o interesse veio por que tinha uma mtb 26 parada, e acabei convertendo ela pra rodas 700. Depois vi que apesar de continuar com o guidão de MTB, ela estava próxima as bikes que o pessoal monta como "gravel": quadro, garfo e rodas MTB com guidão drop e relação speed ou CX. A idéia da minha era adequar pra pedais de asfalto e eventuais estradões de terra, e no fim acabei montando uma "gravel" sem querer. 

Enfim acho um tipo de bike perfeito pros "estradões sem fim" que vejo o pessoal pedalando de bikes mtb 29 com pneuzão, mas se aparecer alguém num pedal com uma bike assim provavelmente vai ser chamado de maluco! 

Li e achei bacana o relato da Diverge aqui mesmo nesse fórum, mas é muito raro ver uma bike assim rodando por aqui, ainda mais na terra. Será que é por que poucos conhecem? Ou por que é caro e muitos tem medo de tentar?

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TheLittle Ver Drop Down
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inclusive não sabia se postava aqui ou no fórum de "híbridas", mas como vi o tópico da diverge aqui achei mais adequado.

e acho mais provável achar speedeiros que gostem de andar na terra que mountain bikers que vão querer encarar o guidão drop kkkkk
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Macaco Loco Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Macaco Loco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2017 as 16:36

Eu acho a Diverge linda, e penso seriamente em importar uma no futuro pra fazer ciclo turismo

Mas sinceramente acredito que esse tipo de bike seja propícia pra estradão bem liso mesmo. E pelo menos aonde eu costumo andar, as estradas rurais aqui nunca estão em condições tão boas. Sempre tem muito buraco e pedra. E para estradas um pouco mais irregulares, com buracos e algumas pedras, nada substitui o guidão largo de uma mtb.

Acredito que depende da intenção de uso.

Pra rolês curtos até pode ser viável, mas pedalar por vários e vários km em estrada de chão numa bike queixo duro e guidão drop pra mim é coisa de masoquista.
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2017 as 16:51
pois é, nunca tive experiência com guidão drop mas sempre fiquei curioso o quanto é suportável andar em estradas ruins com uma bike assim. 


a propósito, acho essa bike muito interessante. dá pra colocar rodas mtb 27.5 com pneu 2.1 pra ter ainda mais conforto, vai ficar  diâmetro final aproximado de 700x35

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43679 Ver Drop Down
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Um Cascalho-bike esta entre um Ciclocross e uma Hibrida de MTB/Speed
Se nao é facil ver uma bici de ciclocross no Brasil,imagine uma Cascalho.
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ciclovi(d)a Ver Drop Down


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Tanta mistura assemelha-se à "quimera" mitológica ;-) Talvez resulte em estradões de terra batida, mas em piso tremido... Olhe, desejo-lhe felicidades, mas depois venha cá dizer como ficaram as suas costas, sim?!
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Jagwire Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2017 as 17:32
Acho que são vários os fatores pelos quais não há tantas opções de bikes assim por aqui:

1 - preço: Em geral só marcas mais tops ou exóticas tem bikes Gravel ou endurance (Não vai encontrar nas Caloi, Oggi, Tsw, Soul ou Gonew da vida).
2 - Perfil de ciclista: embora seja um estilo de bike All Purpose, quem tem essas bikes nos EUA ou Europa, tem outras também (ou é um MTBiker que tem uma boa XC / AM e quer algo mais leve pra pedal em terreno bom, ou um Roadie que quer algo pra ir onde a estradeira não vai, ou ainda aquele que tem várias bikes). Aqui, a maioria tem só uma bike.
3 - Distribuidores: Exceto as SPZ, Fuji, Giant e uma ou outra cyclocross, dificilmente um distribuidor terá em estoque uma bike tão de nicho como uma Gravel. E os poucos que tem, só alguns tamanhos e versões.
4 - Para o competidor, não há corridas para essas bikes. (esses dias até ví num anúncio do Big Biker que teria uma categoria chamada Diverge, só com estradão e asfalto, mas isso é raridade). Pelo menos aqui, pelos regulamentos não da pra correr provas de MTB com uma Diverge da vida. 

Minhas ultimas bikes acabei por transformar em hibridas gravel (adaptadas): pneus 700c mais largos, garfo rígido, guidão drop, relação mais aliviada... Acaba virando um meio termo: Não anda como uma Speed, mas pelo menos rola melhor que uma MTB pura no asfalto. Não tem como andar em terreno ruim como numa MTB nativa, porem da pra ir mais longe do que se vai com uma Speed, com um pouco mais de conforto.

Hoje, se me perguntarem qual bike em gostaria de ter, minha resposta é uma Niner RLT:  http://www.ninerbikes.com/rlt9rdo
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_danielcorrea Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2017 as 18:23
Me ofereceram uma SPZ aqui em BH. 
Quando vi o preço desisti na hora. 

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_danielcorrea Ver Drop Down
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Originalmente postado por Macaco Loco Macaco Loco escreveu:

Mas sinceramente acredito que esse tipo de bike seja propícia pra estradão bem liso mesmo. E pelo menos aonde eu costumo andar, as estradas rurais aqui nunca estão em condições tão boas. Sempre tem muito buraco e pedra. E para estradas um pouco mais irregulares, com buracos e algumas pedras, nada substitui o guidão largo de uma mtb.

O Vendedor de uma Loja aqui em BH me disse que essa bike aguenta estradões (duvidei) e ainda justificou que ela possui um "tipo de amortecedor" no garfo. Na verdade não se vê nada além de algumas indicações, mas ele "jurou" que há uma compensação de impacto.

Mas eu não pago 9k para ver. 
 

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Macaco Loco Ver Drop Down
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Parece que ela tem um sistema de amortecimento no garfo sim, porém é uma coisa sutil, nem se compara com uma suspa de verdade. Pra enfrentar buracos e pedras não serve.

E 9k tá caro demais. Se acha diverge no brasil por 6 k fácil (modelo de entrada, de alumínio e grupo claris)

Ainda sim acho caro pra uma bike de aproximadamente 13 kg e grupo de entrada.

Na minha visão só vale a pena se for pra comprar fora do Brasil, custa algo em torno de 600 dolares.

E é como já disseram, uma bike pra quem não visa rendimento. Ela não vai render como uma speed no asfalto e não vai render como uma mtb na terra. Porém pela geometria ela parece confortável (só uma impressão, nunca andei em uma), pode ser muito interessante pra cicloturismo.
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newhouse Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2017 as 10:26
Em questão de geometria, acho que fica difícil encontrar algo parecido aqui no Brasil. Mas dá pra montar algo bem próximo. Pegar um quadro 29 com chain stay curto, um bom garfo rígido, grupo compacto de estrada, fica show. Pro interior do país, onde tem estradas de barro batido ligando cidades, deve ser uma bike muito legal de andar.

Eu montei algo bem parecido, mas pra rodar na cidade com velocidade e mais de segurança (já que o transito aqui é maluco). Não é difícil de fazer, a unica coisa que dificulta é o freio, é mais fácil importar um freio compatível com STI do que encontrar um a venda no brasil.


Editado por newhouse - 10 Fev 2017 as 10:27
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Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Em questão de geometria, acho que fica difícil encontrar algo parecido aqui no Brasil. Mas dá pra montar algo bem próximo. Pegar um quadro 29 com chain stay curto, um bom garfo rígido, grupo compacto de estrada, fica show. Pro interior do país, onde tem estradas de barro batido ligando cidades, deve ser uma bike muito legal de andar.

Eu montei algo bem parecido, mas pra rodar na cidade com velocidade e mais de segurança (já que o transito aqui é maluco). Não é difícil de fazer, a unica coisa que dificulta é o freio, é mais fácil importar um freio compatível com STI do que encontrar um a venda no brasil.

acho melhor até usar um quadro 26 MTB (barato, fácil de achar) com garfo 29, e colocar rodas 700 com pneus até 35mm.

Explico: Os quadros 29 MTB são desenvolvidos para se utilizar garfos de suspensão 29" com 80 a 100mm de curso, tendo uma medida Axle to Crown (eixo até espiga) em torno de 480 a 500mm.
Um garfo desses rígidos, mesmo sendo 29, tem em torno de 430 a 450mm. Ou seja, são 5 a 6cm mais baixos que uma suspensão de 100mm pra 29. Via de regra cada 20mm de garfo altera em torno de 1° na direção, pra cima ou pra baixo. 

Com a a frente tem em torno 5cm a menos,  traria o ângulo da suspensão uns 2 a 3° maior, tornando a bike bastante curta e talvez até instável.  Além disso abaixaria o central alguns mm (que já fica mais baixo por usar pneu fino ao invés de pneu mtb), o que pode causar uma bike baixa demais a ponto de bater o pedivela no chão em curvas. Quadros 29 rígidos tem BB Drop em torno de 5 a 7cm, pois são desenvolvidos para pneus até 29x2.35 (700x60) e pro central não ficar muito alto com esses pneus o central é posicionado bem abaixo do que uma bike 26 ou 27.5 por exemplo.

já quadros 26 são desenvolvidos pra garfos em torno de 460 a 480mm. então quando você coloca um garfo 29 num quadro desses está mantendo praticamente a geometria de mountain bike original, alterando talvez 1° e baixando um pouco o central (bikes 26 tem bb drop de 0cm até 3.5cm). E como a roda 700 com pneu 35mm não é tão maior que uma roda 26 com pneu 2.3 por exemplo, além de passar a roda no quadro (nem todos, no meu passa sobrando uns 5mm) a altura se mantém próxima e o garfo um pouco mais baixo traz a geometria mais próxima de uma bike de CX/Gravel/etc. No fim essa gambiarra toda resulta numa bike  bem interessante e acredito que bem próxima as gravel, caso coloque guidão drop. Pra completar a salada, como o garfo é 29, você consegue colocar um pneu mais largo na frente pra ter mais conforto e ainda baixa o ângulo de direção pra rodar em estradas mais brabas.

segue a foto da minha híbrida/mtb/gravel/frankstein.



ainda pode usar um quadro 27,5 pra garantir que vai passar pneus maiores. um quadro desse tá bem barato por aí já que ninguém se interessa muito por xc 275


Editado por TheLittle - 10 Fev 2017 as 14:58
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Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Acho que são vários os fatores pelos quais não há tantas opções de bikes assim por aqui:

1 - preço: Em geral só marcas mais tops ou exóticas tem bikes Gravel ou endurance (Não vai encontrar nas Caloi, Oggi, Tsw, Soul ou Gonew da vida).
2 - Perfil de ciclista: embora seja um estilo de bike All Purpose, quem tem essas bikes nos EUA ou Europa, tem outras também (ou é um MTBiker que tem uma boa XC / AM e quer algo mais leve pra pedal em terreno bom, ou um Roadie que quer algo pra ir onde a estradeira não vai, ou ainda aquele que tem várias bikes). Aqui, a maioria tem só uma bike.
3 - Distribuidores: Exceto as SPZ, Fuji, Giant e uma ou outra cyclocross, dificilmente um distribuidor terá em estoque uma bike tão de nicho como uma Gravel. E os poucos que tem, só alguns tamanhos e versões.
4 - Para o competidor, não há corridas para essas bikes. (esses dias até ví num anúncio do Big Biker que teria uma categoria chamada Diverge, só com estradão e asfalto, mas isso é raridade). Pelo menos aqui, pelos regulamentos não da pra correr provas de MTB com uma Diverge da vida. 

Minhas ultimas bikes acabei por transformar em hibridas gravel (adaptadas): pneus 700c mais largos, garfo rígido, guidão drop, relação mais aliviada... Acaba virando um meio termo: Não anda como uma Speed, mas pelo menos rola melhor que uma MTB pura no asfalto. Não tem como andar em terreno ruim como numa MTB nativa, porem da pra ir mais longe do que se vai com uma Speed, com um pouco mais de conforto.

Hoje, se me perguntarem qual bike em gostaria de ter, minha resposta é uma Niner RLT:  http://www.ninerbikes.com/rlt9rdo

Quanto melhora colocar um guidão drop numa MTB em termos de asfalto? comparando a mesma bike com guidão flat e drop. 

nunca usei e tenho curiosidade saber quanta diferença prática faria. como foi dito no outro tópico que criei, é tão caro fazer essa conversão que nem sei se vale a pena e ainda perderia freio hidráulico..


Editado por TheLittle - 10 Fev 2017 as 12:51
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:



Quanto melhora colocar um guidão drop numa MTB em termos de asfalto? comparando a mesma bike com guidão flat e drop. 

nunca usei e tenho curiosidade saber quanta diferença prática faria. como foi dito no outro tópico que criei, é tão caro fazer essa conversão que nem sei se vale a pena e ainda perderia freio hidráulico..


Nos meus experimentos (quadro 26, rodas 700c, garfo 450mm A-C), mantendo tudo igual, trocando apenas um guidão pelo outro, num treino tipico que faço aqui ( https://www.strava.com/activities/636571134 ), 45km de asfalto com uns 3km de paralelepípedo no meio, muito sobe e desce, em geral média 2km/h maior quando vou de drop comparando com flat (como tem muito sobe e desce a média horária não é tão alta, dai o fator aero de andar no drop não é tão grande).
Nesse outro pedal aqui ( https://www.strava.com/activities/628880054 )  todo asfalto e mais plano, 50km com média mais alta, ganha fácil uns 5km/h andando de drop. Quanto maior a velocidade média, mais a diferença a favor do drop aumenta. bem como em situação de vento contra. E independente de média horária, onde mais vejo vantagem do guidão drop sobre o flat é na possibilidade de diferentes pegadas, acho mais ergonômico que um flat (num pedal de várias horas isso é bem nítido).
 

Já em pedais em estradão de terra, a vantagem do drop seria em trechos de pavimento bom e retas. Em descidas e trechos esburacados, sinuosos, o flat leva vantagem (maior controle, mais largo, melhor de frear). De guidão drop tem que ficar bem esperto em pedras soltas e buraqueiras, as vezes uma estradinhas mais ruim fica parecendo uma descida técnica de MTB.
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é, acho que não é pra mim. essa bike é pra treino em em subidas, em que o "aero" não faz lá muita diferneça, e quando rodo no plano não to ligando muito pra média de velocidade.

em todo caso comprei um par daqueles bar end cafona, curtinhos, e vou colocar eles na ponta do meu guidão flat 710mm só pra ter uma diferença de pegada durante a subida .
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Quanto melhora colocar um guidão drop numa MTB em termos de asfalto? comparando a mesma bike com guidão flat e drop. 

O guidão drop tem a vantagem de ser multi-função. Você tem 3 posições que podem variar de acordo com a situação, num mesma fit você consegue pedalar aero ou relaxado. Eu gostei muito quando fiz a troca, por que eu gosto de pedalar numa posição bem agressiva, mas nas subidas dava pra assumir uma posição mais confortável. Porem eu não achei ruim pra descidas esburacadas não, eu coloquei o STI numa posição mais alta, fica estranho parece que eles estão levantados, mas dá um controle ótimo na descida, a bike fica na mão. O que judia mesmo é que em descidas mais longas os dedos cansão de fazer força, já que STI tem puxada 1:1.

Porem aqui no brasil guidão drop com freio bom dá muito trabalho e as vezes sai caro. Se vc já tem um bom jogo de freios hidráulicos, nem vale muito a pena a troca. Se vc quiser algo mais aero, aqueles clips de guidão curtos, muito usado em bikes triatlo, dão uma pegada legal e são uma boa alternativa pro asfalto.
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Jagwire Ver Drop Down
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Na MTB que eu usava, o caminho até chegar numa hibrida/gravel foi o seguinte:

1º Como MTB, com rodas 26 e suspensão:




2º Sai a suspa e entra garfo em carbono:



3º Variação com rodas 700c e pneus 700x28:



4º Sai o guidão Flat e entra o drop: (Sai também os freios deore e entram os TRP mecânicos, muda a mesa também por conta do guidão drop):



5º Variação do guidão drop com as rodas 26:



6º Abandono as rodas 26 e entram as 29er (nessa foto coloquei o guidão flat pois na semana seguinte tinha uma prova de XCM pra correr): Dianteira com pneu 29x1,9 e traseira 700x38:




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klhada Ver Drop Down
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guidão drop na buraqueira é BEM legal, mas tem que ter um fit bacana. Pra ter mais controle, só segurando no drop mesmo. Nada dessa pegada de roadie com mão no hood LOL

se puder escolher (ou importar), manda aqueles guidões flare, onde o drop é bem mais aberto. Aí dizem que é só alegria (esse não testei).

by the way, testei o guidão drop em um MTB 26, mas com pneus 26 com cravos mesmo. Era uma monster cross, como chama na gringa. E era divertidíssima. Imagino que com uns pneus 700X35 ia rolar MUITO
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newhouse Ver Drop Down
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Interessante que eu fiz caminho parecido, porem mais econômico: rodas 26 com bom pneu, garfo mosso de alu, sti surrado e um par de mini v-brake que eu importei da Irlanda. Mas meu foco é transito urbano, queria um estradeira que freasse como uma moto, então os mini-vs dão conta. Eu achei uma combinação muito bacana, fica muito agil no transito urbano, seja com asfalto bom ou ruim.

A unica coisa tosca disso tudo é a geometria, você acaba fazendo algumas adaptações por que MTBs não foram criadas pra se usar com guidão drop.
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newhouse Ver Drop Down
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Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

Pra ter mais controle, só segurando no drop mesmo. Nada dessa pegada de roadie com mão no hood LOL


Eu costumo usar meu STI alto, melhora bastante no hood, estilo assim:




Editado por newhouse - 10 Fev 2017 as 17:20
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klhada Ver Drop Down
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ah, mas uso urbano é um pouco mais "domesticado". Na hora que começava a bater muito na terra, eu via que segurando no hood tinha perigo da mão escapar. No drop como você está mais baixo, tem mais firmeza. Mas, como tudo na bike, é tudo uma questão de técnica. Wink

mini v-brake funciona bem? Eu usava cantilever e era ó, uma bosta LOL Mesmo os bons que eu tinha não freiavam tão bem quanto eu gostaria...
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Uma gravel-bike nao pega nen bera com uma 29er com garfo rigido.Nen no asfalto.
Uma gravel-bike seria a bike pra quem quer ter uma bike so,mas nao se decide qual.
Nao vai bem no asfalto como uma speed
Nao vai bem no XCM como uma 29er
Nao vai,nen pense em ir pra XCO
Nao vai no barro como uma Enduro/AM

È um pouco mais comprida que uma Ciclocross(e a regra é clara,pneu max no CX 32mm)
Tem posiçao de pilotar mais alta q uma CX
É uma fun-bike CX.Ela esta pra CX como uma 29er Plus com garfo rigido (carbono)esta pra bikes de XCO/XCM,ou seja,uma alternativa DE FABRICA.
So isto.Eu gosto.
Porem,SI eu morasse na Zoropa e fosse rico,iria de bike 29er com rigido,mas de boa qualidade(ou pronta,como a,ja fora de linha,Trek Stache 5)
Ou seja,sim,gostaria de ter uma bike faz(quase)tudo,mas ela nao teria pneus finos.Ja usei por 4 anos 700c X28mm e 35mm,e digo,versateis eles nao sao,nen o 35mm.
Versatil é mesmo o 700cx54mm.O trem q embala.
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700x50 na frente e 700x35 atrás, gostei muito. bem melhor que 700x28 nas duas mesmo sendo um pouco mais pesado.
consigo saltar meio fio, quebra mola, pegar trechos de chão e até trilha eu fiz com os pneus misturados.

na real no fim das contas acho que gosto de montain bike mesmo kkkkk
speed tem q ficar procurando asfalto lisinho e certinho pra rodar bem senão é sofrimento. gravel deve ser um pouco melhor mas o guidao drop deve ser terrível pra mandar um bunnyhop e subir um meio fio por exemplo, coisa q faço direto p cortar caminho ou me livrar de encrenca na rua.

vou ficar com a Bike assim mesmo, so botando os barends cafonas estilo Hermida pra mudar um pouco a posição em pedais mais longos.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2017 as 23:04
devair pode até não ser versátil 35mm mas é o que passa no meu quadro kkkk

ate tenho um 29 pra montar no lugar, poderia usar 2 pneus furious fred q tenho 700x50 (ou 29x2.0) que o pessoal adora usar pra montar as tais "monster cross". inclusive o quadro tem mesmo peso, mas a geometria com certeza vai ficar ruim colocando um garfo 5cm mais baixo do que o quadro foi projetado
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newhouse Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2017 as 12:12
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

 
mini v-brake funciona bem? Eu usava cantilever e era ó, uma bosta LOL Mesmo os bons que eu tinha não freiavam tão bem quanto eu gostaria...

No inicio eu usei cantis da Alongha, comprei adaptadores, sapatas de 72mm e consegui colocar pra rodar. Interessante é que eles passam muita confiança, descia cada pirambeira sem medo, porem quando vc leva uma fechada e junta no freio de uma vez, o movimento do cabo faz com que a potencia vá diminuindo a medida que vc faz pressão e parece que a bike não para.

Depois de levar um baita susto com um furgão que entrou num prédio sem dar o menor sinal bem na minha frente, decidi ir atrás de algo melhor. Peguei um par de mini-vs tektro rx5 usados e a diferença é impressionante. A potencia de frenagem é muito parecida com a dos v-brakes de mtb no asfalto seco, em duas oportunidade eles já me salvaram e não me arrependo. Na chuva complica um pouco, pela puxada ser 1:1 vc acaba tendo que fazer mais força pra ter a mesma potencia, mas dá pra usar sem problemas.

O grande inconveniente é a compatibilidade. Eu peguei um par de STI bem velhinhos e surrados, a puxada desses caras é bem reduzidas, ai a sapata de freio ficava muito próxima do aro, era difícil regular. Ai importei o 926AL e ficou perfeito, ele é bem curto e funciona 100% com STIs antigos. Porem ele fica muito perto do pneu. Os stis antigos aceitam mini-vs com braço de 80mm, o máximo de pneu que consegui colocar foi 32mm, acima disso raspa no cabo. Já a segunda linha de stis, estilo 2200 ou 4500 pra mais, tem um pouco mais de puxada e funcionam bem com mini-vs de 85mm, ai já fica mais confortável pra pneus maiores. Mas show mesmo são os stis modernos como 5700 ou 4700 que tem bem mais puxada, aceita 95mm, ai deve ficar muito bom, perfeito pra jogar na terra.

Mas com a popularidade do freio a disco, tá cada dia mais fácil montar arranjos com freio a disco, outro dia mesmo tinha um anuncio no fórum vendendo um par de avid bb7 road bem baratinho, até eu babei pra comprar mas vendeu rápido :(


Editado por newhouse - 13 Fev 2017 as 12:15
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2017 as 10:15
Saudações meus amigos,

Preciso de uma ajuda de vocês...
Eu até criei um tópico sobre o assunto abaixo lá na seção das hibridas, mas como o assunto aqui das Gravels, que de certa forma também são híbridas, acho válido lançar a pergunta.

Pois bem... Estou montando uma bike hibrida a partir de um quadro de MTB 26"", a idéia é colocar aros 700 e os pneus na medida 700x32.

Para ver se era viável, eu tirei as rodas Vzan Futura da minha speed 700x23 e as coloquei nesse quadro MTB 26, e couberam muito bem, porém ainda sobra um espaço de mais um menos 1 dedo entre o pneu e aquelas barrinhas de reforço na estrura do quadro.

Alguém saberia me dizer, na média, qual tamanho do perfil desse pneu 700x32? Quero dizer a altura entre o fim do aro e a superfície que toca o chão? A minha preocupação é que ele talvez não caiba no quadro.
Se não couber eu vou colocar um 28, mas um 32 fica melhor pra pegar um circuito misto.

Para completar, a minha dificuldade é que aqui na minha cidade não estou encontrando pneus 700x32, e por isso a dificuldade de fazer um teste simples na bicicletaria. Pois como não encontro os pneus por aqui, terei que encomendar via internet, e aí que bate o medo de não couberem e eu perder dinheiro.
Em algumas perguntas feitas a vendedores do ML, alguns chegam a dizer que o 700x32 tem aproximadamente 3cm do aro até a superfície que toca o solo.

Um pneu 700x32 que tenho encontrado com bons preços é Pirelli Phantom. Alguém aqui conhece esse pneu e suas medidas?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-789481148-pneu-700x32-slick-phantom-pirelli-serve-tambem-na-29er-_JM

Caso alguém queira me responder diretamente no tópico, segue o link abaixo:

Desde já eu agradeço a ajuda.


Editado por SergioRA1 - 14 Fev 2017 as 10:17
Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado(0).
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lançamento da Fox: garfo de suspensão para Gravel/CX

https://www.cxmagazine.com/fox-ax-adventure-cross-cyclocross-gravel-suspension-fork-step-cast-coming


to vendo que as Gravel se tornaram quase mtbs:

- quadro mtb
- rodas mtb
- garfo mtb
- pneus mtb
- relação speed (mas tem gente que usa de mtb)
- guidão drop (mas tem gente que usa mtb)

próximo passo é lançarem um guidão flat pra gravel LOL

no fim das contas é bem mais econômico montar uma mtb xc com garfo rígido ou mesmo suspensão, mais uma explicação do por que não se vê bikes assim por aqui.
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Próximo passo são as gravel bikes full suspension, kkkk.
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Dando uma "acordada" no post

E ai, chegaram numa conclusão?LOL
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como viu no post acima, eu reclamei que acabou virando uma mtb.

e o que eu fiz?

to montando uma gravel nova kkkkkkkkkkkkk

vai ser com garfo java, rodas 29, relação 10v 11-42 com sti tiagra e cambio XT, e quadro miyamura com geometria personalizada por mim. vamos ver no que vai dar..

pretendo também baixar uma Reba que tenho pra 50mm e usar nela.
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

como viu no post acima, eu reclamei que acabou virando uma mtb.

e o que eu fiz?

to montando uma gravel nova kkkkkkkkkkkkk

vai ser com garfo java, rodas 29, relação 10v 11-42 com sti tiagra e cambio XT, e quadro miyamura com geometria personalizada por mim. vamos ver no que vai dar..

pretendo também baixar uma Reba que tenho pra 50mm e usar nela.

Minha pergunta foi pelo fato de ter lido muito que Gravel é aquilo, Gravel é isso, e ETC.
As gravels não tem "rótulo", mas posso dar apenas um, VERSATILIDADE

Eu vendi meu quadro road e minhas rodas para montar uma, pelo fato de que com apenas uma bike, poder treinar, fazer algum audax, ir para o trabalho, pedalar com a minha esposa...

E focar meus recursos somente para a compra de uma ROAD decente.

Por isso que vem aumentado tanto a procura, e já contamos com uma cacetada de marcas com pelo menos um modelo (vide Sense, Audax....) fora que os Framebuilders que aumentaram consideravelmente neste último ano, estarem se especializando na fabricação de Gravel em aço nacional e CROMO.




Editado por Wanderson Mata - 08 Dez 2017 as 15:51
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Eu acredito que, nas condições que nossas ruas tem, uma gravel é a bike perfeita pra uso urbano, elas só não se popularizam pelo preço. Nós temos boas opções de bikes hibridas, mas as gravels ainda estão caras, talvez pelo custo dos grupos de estrada. 
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Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Eu acredito que, nas condições que nossas ruas tem, uma gravel é a bike perfeita pra uso urbano, elas só não se popularizam pelo preço. Nós temos boas opções de bikes hibridas, mas as gravels ainda estão caras, talvez pelo custo dos grupos de estrada. 

Eu já acho o contrário, se for comparar uma road "pura" e uma gravel/endurance com disco que aceita pneu cravudo, está pau a pau
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Vou dar dois exemplos

Trek Domane AL 2 - quadro aluminio, garfo em carbono 4.999,00

Sense Criterium - quadro e garfo em aluminio - 4.499,00


A trek vem com grupo claris de 8v, a sense vem com o sora 3500

A trek fica na frente pelo garfo em carbono, mas ai vem a Sense que compensa com o grupo sora 9v 3500

"há mas a trek é 500 mais barato), ai vai da questão do que o caboclo quer

EU vendi minha speed com Dura Ace 7800 que já tinha kilometragem, para pegar uma Vicinitech Roubaix Pro, que veio com salada de peças, mas, tudo zero km, para mim era preferível descer um ou dois níveis mas pegar uma bike zero. 
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Cebo Ver Drop Down
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Acho que o que falta para ter mais gravels é.....bom.....ter mais gravels. LOL 

A real é que pedalar é uma atividade que é mais legal quando praticada em grupo, e normalmente estes grupos utilizam o mesmo tipo de bicicleta ou bikes que passam de forma mais ou menos igual por um determinado tipo de terreno.

Eu não tenho uma gravel pq meus amigos ou tem speeds ou tem MTB. Para me divertir com uma gravel, aproveitando o que ela tem de bom para oferecer, precisaria de mais amigos com o mesmo tipo de bike.

Fico imaginando que com uma bike dessas da pra sair de casa no pedal, algo impossível com a MTB, e pegar uma estrada de terra e até mesmo uns singles mais light, coisa que não da pra fazer de speed. Então, compre logo uma gravel pra eu poder comprar a minha também. LOL 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
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newhouse Ver Drop Down
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Mas por exemplo, a City Tour é uma bike com vocação pra cidade e sai bem mais barato. Logo vejo muitas hibridas, mas quase nenhuma gravel.
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Cenoura Ver Drop Down
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eu montei uma e gostei muito do resultado.
pra estradas rurais achei legal, pra asfalto, anda bem mais que uma mtb.
a minha está na fase final de ajustes.
a minha tem a proposta de comuter e cicloturismo.
pra asfalto tenho a roadzinha, pra trilhas fodidas tenho a mtb e pra o resto tenho a gravel.

o que acontece é que tem um monte de gente que compra mtb, se fantasia de ciclista e vai pedalar no asfalto, e ai meu deus se tiver um trecho de terra. Talvez o conceito gravel se encaixaria bem nesses  90% dos compradores de mtb...

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2017 as 10:19
Originalmente postado por Cenoura Cenoura escreveu:

eu montei uma e gostei muito do resultado.
pra estradas rurais achei legal, pra asfalto, anda bem mais que uma mtb.
a minha está na fase final de ajustes.
a minha tem a proposta de comuter e cicloturismo.
pra asfalto tenho a roadzinha, pra trilhas fodidas tenho a mtb e pra o resto tenho a gravel.

o que acontece é que tem um monte de gente que compra mtb, se fantasia de ciclista e vai pedalar no asfalto, e ai meu deus se tiver um trecho de terra. Talvez o conceito gravel se encaixaria bem nesses  90% dos compradores de mtb...


Ficou bacana! Estou converendo minha mtb para uma frankenbike parecida com a sua, vou aproveitar pra tirar umas duvidas.

Qual relação está usando? Tenho hoje um xt 2x10 e estou de olho em um sti 2x10, iria usar o cambio xt antigo de 9v da shimano pra fazer funcionar.
Vi que pegou o freio MTB da Avid. Está funcionando bem? Vi em alguns foruns la fora que o STI puxa muito pouco, que o certo seria usar a linha road.

valeu!
O importante é o caminho :)
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Cenoura Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Cenoura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2017 as 10:57
queria um bike simples e funcional. usei sti tourney, cassete 11-34 e cambio altus. ficou perfetio
usei o pedivela tiagra 50/34 e sobrou marchas e a coroa praticamente raspou no quadro.
vou por um pedivela deore 44/32 ou alivio 40/30. o tiagra foi pra speed...
os freios tem me atendido bem, freiam bem mais que os tektro da speed. mas são pesados.

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Originalmente postado por Cenoura Cenoura escreveu:

queria um bike simples e funcional. usei sti tourney, cassete 11-34 e cambio altus. ficou perfetio
usei o pedivela tiagra 50/34 e sobrou marchas e a coroa praticamente raspou no quadro.
vou por um pedivela deore 44/32 ou alivio 40/30. o tiagra foi pra speed...
os freios tem me atendido bem, freiam bem mais que os tektro da speed. mas são pesados.


amanha vou ir com a bike para fazer fit, ja com guidao drop.. dai inicia a montagem!
vou mandar vir de fora um bb7 road sl, é pra ser mais leve e frear mais
quando ficar pronta posto por aqui :)

havia montado a mtb, mas acabou que pego no maximo estrada de chão ruim, não chega a ser trilha
entao acho que a hibrida/gravel/frankenbike vai atender melhor
O importante é o caminho :)
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