Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Duvidas se a montagem da minha bike está correta.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Duvidas se a montagem da minha bike está correta.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Jhonas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jhonas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Duvidas se a montagem da minha bike está correta.
    Postado: 06 Fev 2017 as 17:00
Olá colegas.
Estou com duas duvidas com relação a nova montagem de minha bike e gostaria da opinião dos colegas.
Para esclarecer o que foi feito com relação a bike,vou explicar resumidamente o que aconteceu.

Tive um problema com o quadro da minha Oggi 7.3, como já não era o maior fan do meu quadro anterior antes mesmo de procurar a garantia já procurei um quadro novo,depois de pesquisar um pouco encontrei um quadro Fuji modelo Nevada 1.3 praticamente novo,com preço justo e com grafismo que me agradou. 
Feita a compra do quadro e das peças que faltavam para fechar a troca, resolvi experimentar outra loja e levei para efetuar a troca na loja de onde participo dos pedais no final de semana. Feita a troca, com o passar das semanas vamos percebendo algumas coisas com relação a nova bike que geraram duvidas,uma especificamente sobre a montagem do mecânico e uma outra que bate um pouco com a geometria do quadro e minhas peças.

Vamos a primeira.


Vendo a montagem do movimento central no novo quadro,percebi que foi instalado apenas um espaçador do lado esquerdo, vendo o manual da shimano, em todos os casos de instalação nenhum é dessa maneira, todos recomendam espaçadores de acordo com a largura do quadro na região onde é instalado o movimento central. No caso do que verifiquei com a régua acredito se tratar de 73mm , logo segundo o manual o correto seria instalar apenas um espaçador no lado direito e não no esquerdo.

Ok, segundo o manual está errado. Conversei no ultimo sábado com o mecânico que fez a montagem e perguntei se estava tudo correto com a montagem desse modo, de acordo com ele foi montado dessa forma pois por características do quadro se o espaçador fosse montado do lado que o manual indica as coroas ficariam muito longe do chainstay e o pedivela do lado esquerdo passaria muito perto do chainstay. 

Bom a questão do pedivela passando muito perto do chainstay para mim é balela, com espaçador de qualquer lado ele passaria com folga,sendo que o quadro tem medidas simétricas.

Com relação as coroas ficarem muito afastadas do quadro/chainstay isso procede? existe alguma regra para definir essa distancia? vendo a amplitude  cambio dianteiro acredito que não haja problemas em as coroas ficarem 2,5mm para a direita, mas isso também afetaria o chainline correto?

Enfim,será que o mecânico montou de qualquer jeito ou realmente existem casos que a montagem precisa ser feita de forma incomum?

Segue fotos da montagem.





Já a segunda.
É uma duvida que surgiu com o novo quadro,pois nunca tive uma bike onde isso acontecia.

Nas minhas bikes anteriores quando se girava o guidão 180 graus,os trocadores passavam acima do quadro e esse movimento era permitido.
No novo quadro com o setup atual, se eu mover o guidão de forma maior que 90 graus os trocadores batem no quadro não permitindo que o guidão gire mais que isso. 


Isso me preocupa em caso de algum dia ocorrer alguma queda, onde pelo que vejo geralmente o guidão acaba rodando mais que 90 graus e nesse caso dependendo da pancada,deve dar uma boa marcada no quadro e um estrago no trocador. O problema seria simples de resolver,mas todas as opções acaba sendo necessário subir o guidão.

Alguém anda ou já andou com trocadores dessa forma? Acredito que o pessoal que usa mesa mega negativas com um drop entre guidão e selim bem grandes deve ocorrer em alguns casos.


Muito Obrigado.
Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2017 as 18:45
Originalmente postado por Jhonas Jhonas escreveu:

Com relação as coroas ficarem muito afastadas do quadro/chainstay isso procede? existe alguma regra para definir essa distancia? vendo a amplitude  cambio dianteiro acredito que não haja problemas em as coroas ficarem 2,5mm para a direita, mas isso também afetaria o chainline correto?

O manual da shimano indica a instalação do espaçador no lado das coroas, mas rola uma discussão de que isso não necessariamente é regra.
O importante a se considerar é a linha de corrente, o espaço entre as coroas e o quadro e, menos grave, a posição dos pés.
Eu particularmente montaria com o espaçador no lado das coroas primeiro, pois é assim que o manual indica. Se eu achasse que a linha de corrente ficaria melhor com as coroas ligeiramente pra esquerda, eu mudaria.
Mas, se da forma como está ficou bom, não vejo por que mudar.

Originalmente postado por Jhonas Jhonas escreveu:

Alguém anda ou já andou com trocadores dessa forma? Acredito que o pessoal que usa mesa mega negativas com um drop entre guidão e selim bem grandes deve ocorrer em alguns casos.

Isso é absolutamente normal com essa mesa negativa sem espaçadores.
Lembre-se que isso é praticamente regra em guidão drop.
A única coisa é que parece que seus conduítes estão um pouco grandes, o ideal é que eles sejam cortados curtos o suficiente pra apenas permitir esse movimento até 90 graus.
Tiago
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2017 as 12:06
No caso do pedivela, eu mediria a linha de corrente pra ter certeza, se tiver certa não tem problema. No caso do guidão, se vc diminuir a inclinação dos manetes eles passam, mas acho que ficaria muito reto, mudar o angulo da mesa também resolve, mas mudaria o fit atual da bike. Essa diferença do guidão pode mesmo acontecer, se a inclinação ou o tamanho do headtube for maior que o quadro anterior, esse efeito pode acontecer.
Voltar ao Topo
Jhonas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jhonas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2017 as 11:32
Olá pessoal,obrigado pelas informações.

Vou dar uma pesquisada para ver como medir a linha de corrente certinho,alguém recomenda algum método?

Na questão da mesa,realmente o novo quadro tem uma angulação do toptube diferente do anterior. Vou ter que avaliar se vale a pena mudar o fit atual para que os passadores não peguem no quadro. Vou testar com a mesa positiva e ver como fica. Até tentei mudar o angulo das manetes para ver se passava,mas quando passou a manete estava apontada para cima,ai não da rsrsrs.


Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2017 as 13:29
Eu tenho 3 pedivelas Shimanos: Deore M590, LX M583 e SLX M660.

Além do chainline, o importante é que o pedivela tenha os braços centralizados para evitar contusões no joelho. Em ambos os casos vai precisar usar um paquímetro para fazer as medições.

O fato é que tive que condenar o pedivela M590 que não possibilitava centralização dos braços pois teria que por muitos espaçadores do lado das coroas para centrar e faltava rosca para instalação segura no quadro. O braço esquerdo dele é absurdamente distante. A medição é feita baseada no tubo do selim como referência.

Nas mesmas condições, no quadro Spz Carve 2012 tive que por 2 espaçadores de 2,5 mm no pedivela LX M583 e no quadro Spz Crave 2014, 1 espaçador de 2,5 mm no pedivela SLX M660. Em ambos os quadros, os espaçadores foram instalados no lado direito (mesmo lado das coroas) para manter a centralização dos braços do pedivela.

Medi o chainline do pedivela SLX M660 no quadro Spz Crave 2014 com 2 coroas e depois com 1 coroa 34 dentes Nottable para minha transmissão traseira XT M8000 com cassete 11-42. As medidas estavam dentro do especificado pela Shimano.

Editado por furukawa - 08 Fev 2017 as 13:36
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X