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Montando Surly LHT |
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raphael mp
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Cadastrado em: 14 Ago 2008 - Offline Mensagens:104 |
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Postado: 11 Jan 2017 as 22:30 |
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Olá,
Estou pensando em comprar um frameset de da Surly long haul trucker. Como o investimento é alto e pretendo ficar com ela por muito tempo estou pensando bem como vou montar. Estou com algumas dúvidas e acho que seria legal debater aqui! ;) Vou usar a bike para viagens, gostaria de tentar fazer uns audax mas vou usar ela mesmo no dia a dia (só utilizo bike em SP) 1) Tamanho (coloquei o meu bike fit, geometria da surly e da minha atual mais abaixo) Eu uso uma bike aro 700c e gostaria de manter esse tamanho de aro mas na Surly só tem a partir do tamanho 56. Acho que pelo bike fit vai dar certo mas estou com medo já que a minha bike atual é menor e às vezes até acho que está meio no limite. Atualmente uso uma specialized crossover 2) Guidão: A velha discussão guidão "normal", buterfly ou drop Atualmente eu uso buterfly porém tive uma certa decepção. A parte mais próxima do corpo fica um pouco baixa para eu conseguir usar as 3 pegadas. Nunca consegui regular de um jeito que as 3 pegadas fiquem boas. Mas o pior para mim é ter que usar fita de guidão e não manopla. Na minha última viagem no fim do dia não conseguia apertar a pasta de dente pois ficava sem força nas mãos Guidão drop: Se for por beleza é o que eu escolheria mas não sei se seria funcional para o meu bike fit e tamanho da bike Tenho medo de ele ficar muito adiantado (já que o manete vai ficar mais adiantado do que o guidão) Guidão normal com bar end: Foi o que eu mais me adaptei até hoje. Não sei se vou no básico, insisto no buterfly em um quadro diferente ou invisto uma grana no drop e suas peças. 3) Quais outras peças eu teria que trocar? Minhas maiores dúvidas são na mesa (não entendo muito sobre over, ahead, etc), corrente e canote (ouvi dizer que não pode ser de alumínio). Vou ter que troca mais alguma peça? Sei que se for de guidão drop teria que trocar manetes de ferio e câmbio além dos freios Link da minha bike atual: https://www.specialized.com/br/pt-br/crossoversport/34934 4) Preciso ter algum cuidado especial com o quadro por ser de cromoly? Tenho 1,74 e meu bike fit foi o seguinte: Para road bike Frame size center to center: 55 cm frame size center to top: 57cm Overal reach: 63cm Saddle height: 75 As principais medidas da surly (gemoetria completa esta no site http://surlybikes.com/bikes/long_haul_trucker/geometry) :
Comprimento do tubo do selim: 483 To tube horizontal: 585 top tube real: 561 Obrigado!
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geonsp
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Cadastrado em: 02 Fev 2011 SÃO PAULO Offline Mensagens:158 |
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Então Raphael,
Pelas medidas que vc postou, o top tube não será um problema, por que a diferença é pequena, principalmente se vc optar por um borboleta. Quanto ao seat tube, observe o quanto de canote tem pra fora na sua Specialized pra ter uma ideia de como vai ficar na Surly. Deve ficar bem enterrado! Isso, embora possa parecer feio pra alguns, torna até mais seguro, evitando plausíveis quebras. Vc pode usar sim canote de alumínio, mas engraxe ele antes de por. Isso ajuda a evitar que ele fique preso! |
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lyra
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Cadastrado em: 07 Ago 2009 Curitiba Offline Mensagens:907 |
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Oi,
Essa é minha grande decepção com a LHT... ou seja, pneus 700C só no tamanho 56 pra cima. :-( Quanto ao fit, me parece que 56 é grande pra vc. A LHT é feita para ser usada com guidão drop, então a geometria é ajustada para isso. Se vc trocar por guidão reto, vai ter que fazer ajustes, possivelmente usando uma mesa mais longa (nesse caso fica favoravel a vc já que a bike está grande, e o guidão reto "encurtaria" o top tube). O outro problema já foi citado pelo colega, ou seja, vai ter que usar o selim grudado no quadro. O problema não é ficar feio, o problema é que fica dificil ajustar a altura do guidão assim. Se vc gosta de guidão alto, blza, mas se gosta mais baixo, o máximo que deve conseguir é deixar na altura do selim (e não abaixo). Mas, contrariando um pouco do que eu disse, eu tenho um colega que passou por uma situação parecida. Comprou uma LHT um pouco maior do que deveria, mas como optou por guidão normal e não drop, acabou fechando o fit. (https://www.flickr.com/photos/7480160(a)N07/14809899531).
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http://ciclobits.blogspot.com
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raphael mp
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Obrigado pelas respostas! Fui medir a altura do meu canote e deu 230mm (medido do final do começo do canote até a parte inferior do selim). Em tese deixaria o canote com 153mm na surly (somei seat tube atual + canote -seat tube da surly) Minha atual está assim: |
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lyra
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Medir do começo do canote não serve pra nada, porque cada quadro tem um angulo diferente do top tube, e o seu parece ser bem "slope" (o top tube está bem mais perto do chão na parte de trás do que na frente). Faça a medida do centro do movimento central até o trilho do selim.
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http://ciclobits.blogspot.com
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raphael mp
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Medi!
Deu 665mm Realmente não entendo dessas coisas... :(
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raphael mp
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É...
Talvez eu tenha que trocar o tamanho da roda mesmo. Qual vcs acham que se enquadra mais: 54 ou 56? Para facilitar: meu fit: Frame size center to center: 55 cm frame size center to top: 57cm Overal reach: 63cm Saddle height: 75 minha bike: Comprimento do tubo do selim: 483 To tube horizontal: 585 top tube real: 561 Seat tube + canote =665mm canote =230mm As gerometrias das surly PS: Obrigado pela ajuda galera!
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lyra
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Tranquilo... vai aprendendo aos poucos. Se do movimento central até o trilho do selim deu 665mm e na Surly, do movimento central até o topo do seat tube dá 560mm, isso significa que vc vai ter mais 105mm de canote exposto para dar a mesma medida de 665mm. Claro que supondo que vc vai manter o mesmo tamanho de pedivela. |
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http://ciclobits.blogspot.com
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raphael mp
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Obrigado!
Pesquisando em sites gringos achei um fórum somente de Surly! https://groups.google.com/forum/#!topic/surlylht/2pGsJfXWb6A Lá tem uma tabela bem legal para ajudar na escolha do quadro Se alguém tiver mais dicas e sugestões o debate sempre é bem vindo! Abraços
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Alcaide
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Raphael, apenas uma perguntinha básica: quanto vai custar a importação de um quadro Surly?
E vai uma boa dica: porque você não aproveita esta grana e monta um aqui mesmo no Brasil e sob medida exata para você? As dicas são as seguintes: dá uma pesquisada e verifique os preços com três bons fabricantes de quadros em Cromoly aqui no Brasil, Igor Miyamura, Bórnia & Cox e o Cardoso Bikes. os dois primeiros você encontra no Facebook e o contato com eles é fácil. O Cardoso tem site próprio. Dá uma navegada que você consegue conversar com todos eles e verificar preços. O bom é que o quadro ficará com a sua cara e com as suas medidas exatas. Eu tenho dois quadros Miyamura, sendo que um deles ainda não montei. O outro já está montado e é a minha bike de ciclotour, Martina, essa que aparece abaixo. |
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Tá estressado, vá pedalar.
Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One. Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur. http://blogdoalcaide.wordpress.com/ |
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ircalf
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A LHT é uma bike feita pra cicloturismo pesado, por isso ela vem com coisas tipo suporte pra raios reservas, 3 pontos de suporte pra garrafa de agua, chainstay mais longo pra ter mais conforto. Isso faz com que ela seja também bastante pesada. Já pensou na cross-check ou na straggler? (são praticamente a mesma coisa, a straggler tem suporte pra freio a disco) São quadros de ciclocross, mas são bem versáteis. Tem furação pra paralamas e bagageiro dianteiro e traseiro, suportam pneus até 700x42, e são mais leves e ágeis.
Recomendo fortemente um drop com um pouco de flare, tipo os da salsa: Tenho o cowbell na minha bike, o drop dele é bem curto e ligeramente aberto, da pra ficar bastante tempo sem sentir desconforto. Você pode adicionar manetes de freio auxiliares na parte de cima, também.
Como o quadro da Surly já vem com garfo, você só precisa de uma caixa de direção, tamanho over (1 1/8") que não seja integrada. É a mais comum e barata.
A Surly recomenda colocar alguma coisa pelo lado de dentro do quadro pra evitar a corrosão. Eu usei oleo de linhaça cozido no meu.
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Tiago
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raphael mp
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Muito obrigado pelas dicas, Alcaide
Nesses últimos dias fui pesquisar esses fabricantes que vc me passou. Gostei muito do estilo do Cardoso mas infelizmente vai sair até mais caro. O conjunto de quadro e garfo sai por R$4500
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raphael mp
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Nossa, me ajudou muito!
Então, peguei as medidas de todos os quadros que eu gostei e tinham a proposta do que eu procurava e fui fazer um bike fit e achei a bike: Salsa Vaya Por coincidência tem esse guidão que vc usa! Achei muito boa a ideia de usar mantes de freio auxiliares, vai me ajudar muito na cidade. Bom saber dessa dica do óleo de linhaça. Agora estou pesquisando qual vou trazer (na vdd meu sogro, ele vai para os EUA em abril) kkkk Só o quadro: 799 dólares Bike completa com kit Claris: 1099 Bike completa com deore: 1399 Não sei se trago o quadro e monto o resto, se compro a completa claris ou a deore. Na verdade eu queria com 3 coroas... Ô vida difícil kkkk
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ircalf
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Essa Salsa Vaya é um espetáculo.
Eu acho que o modelo com deore compensa muito, trazer o quadro e montar aqui vai sair muito mais caro. Note que apesar do pedivela ser duplo, ele é compacto (34/50), e o cassete é de mtb (11-34). A relação mais leve é 1:1, exatamente a mesma que tenho na minha com pedivela triplo (30/39/50) e cassete de estrada (12-30). Dá pra encarar os morros com relativa tranquilidade com essa relação. |
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Tiago
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