Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Montando Surly LHT
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Montando Surly LHT

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
raphael mp Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Ago 2008
-
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphael mp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Montando Surly LHT
    Postado: 11 Jan 2017 as 22:30
Olá,

Estou pensando em comprar um frameset de da Surly long haul trucker. Como o investimento é alto e pretendo ficar com ela por muito tempo estou pensando bem como vou montar. Estou com algumas dúvidas e acho que seria legal debater aqui! ;)
Vou usar a bike para viagens, gostaria de tentar fazer uns audax mas vou usar ela mesmo no dia a dia (só utilizo bike em SP)

1) Tamanho (coloquei o meu bike fit, geometria da surly e da minha atual mais abaixo)
Eu uso uma bike aro 700c e gostaria de manter esse tamanho de aro mas na Surly só tem a partir do tamanho 56.
Acho que pelo bike fit vai dar certo mas estou com medo já que a minha bike atual é menor e às vezes até acho que está meio no limite. Atualmente uso uma specialized crossover

2) Guidão:
A velha discussão guidão "normal", buterfly ou drop
Atualmente eu uso buterfly porém tive uma certa decepção. A parte mais próxima do corpo fica um pouco baixa para eu conseguir usar as 3 pegadas. Nunca consegui regular de um jeito que as 3 pegadas fiquem boas. Mas o pior para mim é ter que usar fita de guidão e não manopla. Na minha última viagem no fim do dia não conseguia apertar a pasta de dente pois ficava sem força nas mãos

Guidão drop: Se for por beleza é o que eu escolheria mas não sei se seria funcional para o meu bike fit e tamanho da bike Tenho medo de ele ficar muito adiantado (já que o manete vai ficar mais adiantado do  que o guidão)

Guidão normal com bar end: Foi o que eu mais me adaptei até hoje.

Não sei se vou no básico, insisto no buterfly em um quadro diferente ou invisto uma grana no drop e suas peças.

3) Quais outras peças eu teria que trocar?
Minhas maiores dúvidas são na mesa (não entendo muito sobre over, ahead, etc), corrente e canote (ouvi dizer que não pode ser de alumínio).
Vou ter que troca mais alguma peça?
Sei que se for de guidão drop teria que trocar manetes de ferio e câmbio além dos freios
Link da minha bike atual: https://www.specialized.com/br/pt-br/crossoversport/34934

4) Preciso ter algum cuidado especial com o quadro por ser de cromoly?


Tenho 1,74 e meu bike fit foi o seguinte:
Para road bike
Frame size center to center: 55 cm
frame size center to top: 57cm
Overal reach: 63cm
Saddle height: 75

As principais medidas da surly (gemoetria completa esta no site http://surlybikes.com/bikes/long_haul_trucker/geometry) :


Seat Tube Length
(Center-Top)
560.0

Top Tube Length
(Center-Center)
564.5
Effective Top Tube Length
(Center-Center)
570.0
A minha bike atual
 Comprimento do tubo do selim: 483
To tube horizontal: 585
top tube real: 561

Obrigado!
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 12:44
Então Raphael,

Pelas medidas que vc postou, o top tube não será um problema, por que a diferença é pequena, principalmente se vc optar por um borboleta.

Quanto ao seat tube, observe o quanto de canote tem pra fora na sua Specialized pra ter uma ideia de como vai ficar na Surly. Deve ficar bem enterrado! Isso, embora possa parecer feio pra alguns, torna até mais seguro, evitando plausíveis quebras.

Vc pode usar sim canote de alumínio, mas engraxe ele antes de por. Isso ajuda a evitar que ele fique preso!
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:905
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 13:54
Oi,

Essa é minha grande decepção com a LHT... ou seja, pneus 700C só no tamanho 56 pra cima. :-(

Quanto ao fit, me parece que 56 é grande pra vc.  A LHT é feita para ser usada com guidão drop, então a geometria é ajustada para isso. Se vc trocar por guidão reto, vai ter que fazer ajustes, possivelmente usando uma mesa mais longa (nesse caso fica favoravel a vc já que a bike está grande, e o guidão reto "encurtaria" o top tube). O outro problema já foi citado pelo colega, ou seja, vai ter que usar o selim grudado no quadro. O problema não é ficar feio, o problema é que fica dificil ajustar a altura do guidão assim. Se vc gosta de guidão alto, blza, mas se gosta mais baixo, o máximo que deve conseguir é deixar na altura do selim (e não abaixo).

Mas, contrariando um pouco do que eu disse, eu tenho um colega que passou por uma situação parecida. Comprou uma LHT um pouco maior do que deveria, mas como optou por guidão normal e não drop, acabou fechando o fit. (https://www.flickr.com/photos/7480160(a)N07/14809899531).
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
raphael mp Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Ago 2008
-
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphael mp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 17:32
Obrigado pelas respostas!

Foquei tanto no top tube que nem tinha me tocado na altura do seat tube (que tem a maior diferença).

Fui medir a altura do meu canote e deu 230mm (medido do final do começo do canote até a parte inferior do selim).

Em tese deixaria o canote com 153mm na surly (somei seat tube atual + canote -seat tube da surly)

Minha atual está assim:

Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:905
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 17:57
Originalmente postado por raphael mp raphael mp escreveu:

Obrigado pelas respostas!

Foquei tanto no top tube que nem tinha me tocado na altura do seat tube (que tem a maior diferença).

Fui medir a altura do meu canote e deu 230mm (medido do final do começo do canote até a parte inferior do selim).

Em tese deixaria o canote com 153mm na surly (somei seat tube atual + canote -seat tube da surly)

Medir do começo do canote não serve pra nada, porque cada quadro tem um angulo diferente do top tube, e o seu parece ser bem "slope" (o top tube está bem mais perto do chão na parte de trás do que na frente). Faça a medida do centro do movimento central até o trilho do selim.
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
raphael mp Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Ago 2008
-
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphael mp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 19:45
Medi!

Deu 665mm

Realmente não entendo dessas coisas... :(
Voltar ao Topo
raphael mp Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Ago 2008
-
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphael mp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 20:10
É...
Talvez eu tenha que trocar o tamanho da roda mesmo.
Qual vcs acham que se enquadra mais: 54 ou 56?

Para facilitar: 
meu fit:
Frame size center to center: 55 cm
frame size center to top: 57cm
Overal reach: 63cm
Saddle height: 75

minha bike:
Comprimento do tubo do selim: 483
To tube horizontal: 585
top tube real: 561
Seat tube + canote =665mm
canote =230mm

As gerometrias das surly



PS: Obrigado pela ajuda galera!
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:905
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2017 as 10:30
Originalmente postado por raphael mp raphael mp escreveu:

Medi!

Deu 665mm

Realmente não entendo dessas coisas... :(

Tranquilo... vai aprendendo aos poucos. Se do movimento central até o trilho do selim deu 665mm e na Surly, do movimento central até o topo do seat tube dá 560mm, isso significa que vc vai ter mais 105mm de canote exposto para dar a mesma medida de 665mm. Claro que supondo que vc vai manter o mesmo tamanho de pedivela.

http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
raphael mp Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Ago 2008
-
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphael mp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2017 as 17:21
Obrigado!

Pesquisando em sites gringos achei um fórum somente de Surly!
https://groups.google.com/forum/#!topic/surlylht/2pGsJfXWb6A

Lá tem uma tabela bem legal para ajudar na escolha do quadro 


Se alguém tiver mais dicas e sugestões o debate sempre é bem vindo!

Abraços
Voltar ao Topo
Alcaide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2006
Ilhéus - Ba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alcaide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2017 as 22:35
Raphael, apenas uma perguntinha básica: quanto vai custar a importação de um quadro Surly?
E vai uma boa dica: porque você não aproveita esta grana e monta um aqui mesmo no Brasil e sob medida exata para você?
As dicas são as seguintes: dá uma pesquisada e verifique os preços com três bons fabricantes de quadros em Cromoly aqui no Brasil, Igor Miyamura, Bórnia & Cox e o Cardoso Bikes. os dois primeiros você encontra no Facebook e o contato com eles é fácil. O Cardoso tem site próprio. Dá uma navegada que você consegue conversar com todos eles e verificar preços. O bom é que o quadro ficará com a sua cara e com as suas medidas exatas.
Eu tenho dois quadros Miyamura, sendo que um deles ainda não montei. O outro já está montado e é a minha bike de ciclotour, Martina, essa que aparece abaixo.


Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/
Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2017 as 11:22
Originalmente postado por raphael mp raphael mp escreveu:

Vou usar a bike para viagens, gostaria de tentar fazer uns audax mas vou usar ela mesmo no dia a dia (só utilizo bike em SP)

A LHT é uma bike feita pra cicloturismo pesado, por isso ela vem com coisas tipo suporte pra raios reservas, 3 pontos de suporte pra garrafa de agua, chainstay mais longo pra ter mais conforto.
Isso faz com que ela seja também bastante pesada.
Já pensou na cross-check ou na straggler? (são  praticamente a mesma coisa, a straggler tem suporte pra freio a disco)
São quadros de ciclocross, mas são bem versáteis. Tem furação pra paralamas e bagageiro dianteiro e traseiro, suportam pneus até 700x42, e são mais leves e ágeis.

Originalmente postado por raphael mp raphael mp escreveu:

A velha discussão guidão "normal", buterfly ou drop

Recomendo fortemente um drop com um pouco de flare, tipo os da salsa:
http://salsacycles.com/components/category/road_handlebars
Tenho o cowbell na minha bike, o drop dele é bem curto e ligeramente aberto, da pra ficar bastante tempo sem sentir desconforto.

Você pode adicionar manetes de freio auxiliares na parte de cima, também.

Originalmente postado por raphael mp raphael mp escreveu:

Minhas maiores dúvidas são na mesa (não entendo muito sobre over, ahead, etc), corrente e canote (ouvi dizer que não pode ser de alumínio).
Como o quadro da Surly já vem com garfo, você só precisa de uma caixa de direção, tamanho over (1 1/8") que não seja integrada. É a mais comum e barata.

Originalmente postado por raphael mp raphael mp escreveu:

4) Preciso ter algum cuidado especial com o quadro por ser de cromoly?

A Surly recomenda colocar alguma coisa pelo lado de dentro do quadro pra evitar a corrosão.
Eu usei oleo de linhaça cozido no meu.
Tiago
Voltar ao Topo
raphael mp Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Ago 2008
-
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphael mp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2017 as 21:41
Muito obrigado pelas dicas, Alcaide

Nesses últimos dias fui pesquisar esses fabricantes que vc me passou.

Gostei muito do estilo do Cardoso mas infelizmente vai sair até mais caro. O conjunto de quadro e garfo sai por R$4500 Confused
Voltar ao Topo
raphael mp Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Ago 2008
-
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphael mp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2017 as 21:51
Nossa, me ajudou muito!

Então, peguei as medidas de todos os quadros que eu gostei e tinham a proposta do que eu procurava e fui fazer um bike fit e achei a bike: Salsa Vaya

Por coincidência tem esse guidão que vc usa!

Achei muito boa a ideia de usar mantes de freio auxiliares, vai me ajudar muito na cidade.

Bom saber dessa dica do óleo de linhaça.

Agora estou pesquisando qual vou trazer (na vdd meu sogro, ele vai para os EUA em  abril) kkkk

Só o quadro: 799 dólares
Bike completa com kit Claris: 1099
Bike completa com deore: 1399

Não sei se trago o quadro e monto o resto, se compro a completa claris ou a deore. Na verdade eu queria com 3 coroas...

Ô vida difícil kkkk Shocked
Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2017 as 14:16
Originalmente postado por raphael mp raphael mp escreveu:

Só o quadro: 799 dólares
Bike completa com kit Claris: 1099
Bike completa com deore: 1399

Não sei se trago o quadro e monto o resto, se compro a completa claris ou a deore. Na verdade eu queria com 3 coroas...

Essa Salsa Vaya é um espetáculo.  

Eu acho que o modelo com deore compensa muito, trazer o quadro e montar aqui vai sair muito mais caro.

Note que apesar do pedivela ser duplo, ele é compacto (34/50), e o cassete é de mtb (11-34).
A relação mais leve é 1:1, exatamente a mesma que tenho na minha com pedivela triplo (30/39/50) e cassete de estrada (12-30).

Dá pra encarar os morros com relativa tranquilidade com essa relação.
Tiago
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X