Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cuidados que devo tomar com a minha bike?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cuidados que devo tomar com a minha bike?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
PedroPaulo15 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2016
DF
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroPaulo15 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cuidados que devo tomar com a minha bike?
    Postado: 10 Jan 2017 as 17:41
Galera,
Estou entrando no mundo do ciclismo. Ainda não comprei minha road bike, mas pretendo comprar logo logo.
Como ainda sou leigo no assunto, tenho entrado em alguns sites pra adquirir um pouco mais de conhecimento.

Nesse tópico, eu gostaria de saber os cuidados em gerais que devo ter com a bicicleta e com os componentes dela, como por exemplo: Lubrificações, manutenções, regulagens, limpezas e etc. Tudo que vocês puderem me passar será de grande valia!

Agradeço a todos desde já.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 17:55
Seja bem vindo Pedro.

Já buscou no fórum pra ver se tem algum tópico semelhante ?
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 12:14
O bom de speed é que não tem muito segredo.
Limpar a corrente, cassete, coroa e polias do cambio com uma certa frequência, usando querosene e depois lubrificando com um óleo bom (evitar singer).

Certa frequência pra mim é quando começo a perceber que a corrente está muito suja, dificultando ver se a corrente está brilhando por baixo.

Importante: quando a bike ficar parada, deixar o cambio em posição de descanso, que é na menor coroa e menor cassete. Assim não força a mola do cambio, aumentando a vida útil e evitando desregular.

Quando sentir que o freio está mais baixo, leve numa biciletaria para revisão, onde vão ajustar freio e cambio, alinhar raios, lubrificação, checar cabeamento, checar pastilhas, uma boa lavagem minusciosa. Vai gastar cerca de R$ 100 a cada 6 meses dependendo do uso.
Voltar ao Topo
chasseur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2010
Brasilia - DF
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chasseur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 13:59
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Limpar a corrente, cassete, coroa e polias do cambio com uma certa frequência, usando querosene e depois lubrificando com um óleo bom (evitar singer).


Querosene não, use algum produto que seja biodegradável específico para lavar a relação da bicicleta ou até mesmo desengordurantes de cozinha tipo CIF ou Veja.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 15:41
Chasseur,

Eu tentei limpar com Veja, não deu certo. Como q vc faz?

Querosone até agora foi a melhor solução. 1º passo pano seco, depois pano com querosene várias vezes e também limpo a catraca com pincel. Depois lavo com agua e detergente, enxáguo. Por último lubrifico.
Fica filé! O problema é aguentar a reclamação por causa do cheiro do querosene...
Voltar ao Topo
muringuets Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2014
São Carlos
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muringuets Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 15:52
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Chasseur,

Eu tentei limpar com Veja, não deu certo. Como q vc faz?

Querosone até agora foi a melhor solução. 1º passo pano seco, depois pano com querosene várias vezes e também limpo a catraca com pincel. Depois lavo com agua e detergente, enxáguo. Por último lubrifico.
Fica filé! O problema é aguentar a reclamação por causa do cheiro do querosene...

Eu consegui tirar uma crosta de sujeira e óleo velho da corrente com veja desengordurante (embalagem laranja) e detergente comum, mas demorei bastante, fazendo essa limpeza com mais frequência acho que vai sair ainda mais fácil. 


=]
Voltar ao Topo
chasseur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2010
Brasilia - DF
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chasseur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 16:16
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Chasseur,

Eu tentei limpar com Veja, não deu certo. Como q vc faz?

Querosone até agora foi a melhor solução. 1º passo pano seco, depois pano com querosene várias vezes e também limpo a catraca com pincel. Depois lavo com agua e detergente, enxáguo. Por último lubrifico.
Fica filé! O problema é aguentar a reclamação por causa do cheiro do querosene...


Eu já usei CIF desengordurante e achei bom. Só falei do queresone porque quando enxágua, vai para o esgoto e isso é muito poluente. Existem produtos específicos tipo Algoo e Muc Off que tb são muito bons para lavar a relação.
Voltar ao Topo
Empurra Bike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2016
DF
Offline
Mensagens:118
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Empurra Bike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 16:45
um bom cuidado é não deixar cair no meio fio. LOL
Voltar ao Topo
jeanleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2009
Manhuaçu - MG
Offline
Mensagens:440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 17:00
Originalmente postado por chasseur chasseur escreveu:

Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Chasseur,

Eu tentei limpar com Veja, não deu certo. Como q vc faz?

Querosone até agora foi a melhor solução. 1º passo pano seco, depois pano com querosene várias vezes e também limpo a catraca com pincel. Depois lavo com agua e detergente, enxáguo. Por último lubrifico.
Fica filé! O problema é aguentar a reclamação por causa do cheiro do querosene...


Eu já usei CIF desengordurante e achei bom. Só falei do queresone porque quando enxágua, vai para o esgoto e isso é muito poluente. Existem produtos específicos tipo Algoo e Muc Off que tb são muito bons para lavar a relação.


Consigo limpar com sabao em pó (mais baratos)... Escova e um balde!
TREK Emonda ALR4
Audax 555
SERRA DO CAPARAÓ - TOPO DO BRASIL!!!
#zaguruma
Voltar ao Topo
PedroPaulo15 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2016
DF
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroPaulo15 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 08:54
Galera, muito obrigado a todos pelas dicas que passaram! Elas vão me ajudar muito
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 12:03
Originalmente postado por chasseur chasseur escreveu:


Eu já usei CIF desengordurante e achei bom. Só falei do queresone porque quando enxágua, vai para o esgoto e isso é muito poluente. Existem produtos específicos tipo Algoo e Muc Off que tb são muito bons para lavar a relação.

Verdade, o querosene quando vai para o ralo é um problema.
Vou testar o CIF e se não rolar, tento esse Algoo. A diferença de preço é pequena em relação ao querosene, vale a pena.
abs
Voltar ao Topo
claytonspzn Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Dez 2015
SP ZN
Offline
Mensagens:335
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claytonspzn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 16:19
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por chasseur chasseur escreveu:


Eu já usei CIF desengordurante e achei bom. Só falei do queresone porque quando enxágua, vai para o esgoto e isso é muito poluente. Existem produtos específicos tipo Algoo e Muc Off que tb são muito bons para lavar a relação.

Verdade, o querosene quando vai para o ralo é um problema.
Vou testar o CIF e se não rolar, tento esse Algoo. A diferença de preço é pequena em relação ao querosene, vale a pena.
abs


Já testei o CIF e realmente funciona legal.
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 21:01
Originalmente postado por jeanleite jeanleite escreveu:

Originalmente postado por chasseur chasseur escreveu:

Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Chasseur,

Eu tentei limpar com Veja, não deu certo. Como q vc faz?

Querosone até agora foi a melhor solução. 1º passo pano seco, depois pano com querosene várias vezes e também limpo a catraca com pincel. Depois lavo com agua e detergente, enxáguo. Por último lubrifico.
Fica filé! O problema é aguentar a reclamação por causa do cheiro do querosene...


Eu já usei CIF desengordurante e achei bom. Só falei do queresone porque quando enxágua, vai para o esgoto e isso é muito poluente. Existem produtos específicos tipo Algoo e Muc Off que tb são muito bons para lavar a relação.


Consigo limpar com sabao em pó (mais baratos)... Escova e um balde!


O sabão em pó não é o mais indicado para lavar o quadro, um detergente neutro é mais tranquilo pra evitar manchas.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2017 as 10:55
A questão da corrente depende um pouco do lubrificante. Quando usava finishline era complicado de tirar a sujeira, agora que eu uso Squid sai com água e detergente neutro muito fácil, uma boa escovada e o k7 fica como novo. 

Uma coisa que comei a fazer e senti boa diferença, antes de reaplicar o lub quando a corrente estiver seca, eu limpo bem com um pano seco pra tirar qualquer sujeira da corrente. Antes com o tempo a corrente juntava aquela sujeirinha preta do asfalto, agora é tá ficando com o aspecto bem limpo, só a chuva detona ela mas ai tem que lavar a bike inteira mesmo, kkkkk.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X