Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Downhill e Freeride
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedal FLAT ou CLIP?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedal FLAT ou CLIP?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
czao Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2016
Santos
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar czao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedal FLAT ou CLIP?
    Postado: 06 Jan 2017 as 01:58
E ai galera, gostaria de saber opiniões de vocês para tentar definir na minha cabeça qual pedal vai melhor em qualquer tipo de DH, o flat ou o clip.
Voltar ao Topo
Boca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2006
SP
Offline
Mensagens:1051
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Boca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2017 as 18:42
Eu sempre usei pedal flat no DH, comecei com bike HT atualmente eu tenho uma Full.

Tem um pessoal que diz que usando pedal flat no DH os pés ficam "dançando" em cima dos pedais, porém, eu não sofro com esse problema, claro que pode acontecer de uma vez ou outra o pé se mover, mas em contra partida, nos pedais de clip pode acontecer de "desclipar" no meio da trilha ou até mesmo NÃO "desclipar" no momento de um acidente, como já vi algumas vezes. 

Minha opinião: pedal Flat! Para terra seca, barro, escadaria... Como exemplo, posso citar a pista do Saracura na Cantareira, quem conhece sabe que é "buraqueira" do início ao fim, quando desço lá meus pés não  escapam ou ficam "dançando".

Alguns amigos meus preferem Flat no barro e clip no seco, outros preferem clip em qualquer terreno.

Eles dizem que eu prefiro pedal flat pelo fato de eu ter andado muito anos de bike rígida no DH, então querendo ou não, acabamos tenho um controle maior dos pés quando pegamos uma full.

Uma dica: Pegue um bom pedal é um tênis com sola de borracha.

Pedal: Shimano Saint PD-MX80
Tênis: Algum modelo dos Five Ten. Se a grana estiver curta, recomendo os tênis REEF modelo clássico da marca. 
DH:
Specialized Demo 8
Specialized Status 2
Banshee Scream V2
Banshee Morphine

XC:
Kona Kula Supreme
GT Avalanche
Alfameq Tirreno
Voltar ao Topo
czao Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2016
Santos
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar czao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2017 as 21:13
Valeu, boca! Muitos dizem mesmo que com o clip a bike fica mais na mão, etc. Eu creio que seja apenas questão de costume, eu realmente preciso de um flat bom para poder ter uma opinião melhor sobre o assunto. Vou atrás desse tênis da REEF, obrigado.
Voltar ao Topo
czao Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2016
Santos
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar czao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2017 as 21:14
Vejo um pessoal andando de VANS lá fora também, será que são bons ou puro marketing?
Voltar ao Topo
czao Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2016
Santos
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar czao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2017 as 21:31
Vejo um pessoal andando de VANS lá fora também, será que são bons ou puro marketing?
Voltar ao Topo
Boca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2006
SP
Offline
Mensagens:1051
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Boca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2017 as 23:09
Valeu czao!!

Realmente com andar clipado a bike fica mais "na mão" principalmente se o cara não souber mandar um Bunny Hop (puxar um bob), mas na minha opinião se quiser andar clipado, primeiramente use um flat para você ter uma boa noção do que acontece durante as descidas.

Como eu disse no DH eu vou de flat, no sol, na chuva, terra seca, barro, escadaria com lodo ou seca... Porém, tenho uma bike de XC e 80% das pedaladas estou clipado, nela eu uso pedais Deore XT que é híbrido (clip e flat).

Sobre os tênis Vans... Nunca usei mas deve atender também.

As fotos para referência:

Pedal PD-MX80:




Pedal PD-T780




Tênis Five Ten




Tênis Reef


DH:
Specialized Demo 8
Specialized Status 2
Banshee Scream V2
Banshee Morphine

XC:
Kona Kula Supreme
GT Avalanche
Alfameq Tirreno
Voltar ao Topo
Boca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2006
SP
Offline
Mensagens:1051
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Boca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2017 as 23:11
Lembrando que esse pedal Deore XT eu só uso na bike de XC, não recomendo no DH.

E se for usar esse pedal em dia chuvosos use-o com clip, pois, o lado flat não tem pinos ai o tênis escorrega.
DH:
Specialized Demo 8
Specialized Status 2
Banshee Scream V2
Banshee Morphine

XC:
Kona Kula Supreme
GT Avalanche
Alfameq Tirreno
Voltar ao Topo
Neonunes Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jun 2017
NAtal-RN
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neonunes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2020 as 19:27
Movimentando o tópico, alguem já ouviu falar da Uparallel? Basicamente uma empresa nova criada por engenheiros e designers da Five Ten que ficaram órfãos depois que a empresa foi vendida para Adidas, o que me dizem sobre esses calçados?

Devagar se vai longe...
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2020 as 15:26
Faça o seguinte:

Na primeira competição de DH que ocorrer aí próximo de ti, vá até lá e observe o que os "profissa" estão usando para calçar e/ou para apoiar os pés. Vais ter uma boa noção do que é o mais adequado para competições e por conseguinte, para a prática do esporte.

Na última vez que vi esse pessoal tentando suicídio controlado  LOL  lá no Ninho das Águias em Nova Petrópolis, RS, 100% dos competidores usavam tênis e pedal de plataforma. Não havia ninguém clipado.

Agora, essa história de "usar marca tal de tênis" é uma baita frescura. A tal marca vai nas competições, distribui pares de calçados a rodo para os competidores, dá um jabá para os melhores e aí todo mundo vê e começa a comprar os tais tênis para melhorar a performance no DH...

LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
igorovisk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2020
Cascavel/PR
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igorovisk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2020 as 10:18
Eu ando com um coturno da Snake AHUHAUhaua, a sola nunca gasta e parece que cola no pedal
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2020 as 13:22
Originalmente postado por igorovisk igorovisk escreveu:

Eu ando com um coturno da Snake AHUHAUhaua, a sola nunca gasta e parece que cola no pedal


HUHEUAHEUAHEUAHEHAHEA

LOL

Não disse?

Aqui no sul havia uma colega que pedalava de MTB usando coturno.

Depois de tanto zuarem ela, comprou uma sapatilha. Mas acho que zuavam ela por inveja. Ela pedalava mais forte e mais longe que a maioria da cuecada...

LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Boca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2006
SP
Offline
Mensagens:1051
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Boca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2020 as 21:35
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Agora, essa história de "usar marca tal de tênis" é uma baita frescura. A tal marca vai nas competições, distribui pares de calçados a rodo para os competidores, dá um jabá para os melhores e aí todo mundo vê e começa a comprar os tais tênis para melhorar a performance no DH...

LOL

Jovem, apesar de você ter desenterrado o assunto, vamos lá... não se trata de frescura, as opiniões que posto aqui são com base na minha própria experiência, tanto que mencionei os tênis Reef que nem são para prática de bike, mas me surpreenderam com o grip que da no pedal flat. Quanto aos Fiveten, são específicos para bike e, sim, são muito bons, não é apenas propaganda.
DH:
Specialized Demo 8
Specialized Status 2
Banshee Scream V2
Banshee Morphine

XC:
Kona Kula Supreme
GT Avalanche
Alfameq Tirreno
Voltar ao Topo
Neonunes Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jun 2017
NAtal-RN
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neonunes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2020 as 11:06
Originalmente postado por igorovisk igorovisk escreveu:

Eu ando com um coturno da Snake AHUHAUhaua, a sola nunca gasta e parece que cola no pedal

Amigo, qual o modelo que vc usa? Dei uma entrada no site deles e há várias opções, tou considerando comprar dessa marca, pois tem solado vibram.
Devagar se vai longe...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X