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Porque torcem o nariz quando falo que tenho 27.5 ?

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hugomedeiros Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Mar 2005
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugomedeiros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2017 as 12:18
Também estou muito feliz com a minha 27.5. A decisão foi tomada depois de varios testes com a 29. No entanto acho que existe espaço para todos os tamanhos. Hoje tenho essa 27.5, porém continuo com a minha antiga 26.

Editado por hugomedeiros - 13 Jan 2017 as 12:19
"Pedalar, um prazer quase sexual"
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TheLittle Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Jun 2005
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Originalmente postado por Carlos W Carlos W escreveu:

29 não é um caminhão pesado. 

O que vejo é pessoal arrancando no pinhão pequeno, chegando a pedalar de pé.

Então tenho que ficar esperando embalarem.  Na hora de parar no semaforo,  reduz 2 marchas no cambio traseiro e veja se é lenta no arranque.

Baixar 2 kg na bike, dificil...  Vou tentar perder uns 4 kg antes...

pois é, mais uma coisa a se lembrar é que com rodas maiores, a relação no geral fica mais "pesada", tanto é que os grupos se modificaram com o tempo pra adaptar a esssa condição (cassetes maiores, pedivelas menores, etc)

e muita gente diz que é lenta por outro motivo. Imagine que o cara tem uma 26 boa, pesando 10kg. Com o valor de venda dela vai conseguir pegar uma 29 de entrada, 13,5kg, com rodas e pneus pesados. E provavelmente a geometria dessa bike 29 de entrada vai ser bem simples. Aí realmente o desempenho vai piorar.
Agora se pegar uma 29 que seja só 10% mais pesada por exemplo, a coisa já muda. O problema é que custa muito caro uma hardtail 29 zero km com suspensão dianteira de 11kg, muito mesmo.

Outra coisa que evoluiu muito: Geometria.

As primeiras 29 tinham quadros estranhos derivados de 26, tinham traseira muito longa, central alto, ângulos de direção esquisitos.

Com o tempo a geometria foi melhorando e hoje temos 29 com traseiras de menos de 430mm, central baixo e ângulos de direção mais "slack", são bikes muito melhores que as primeiras 29. E se quiser uma bike mais "ágil" pode escolher um quadro com um ângulo de direção maior.

veja o exemplo da minha camber 29 small.. é uma bike que tem algumas modificações pra poder comportar as rodas 29 num quadro full e tamanho pequeno.
o head tube dela é o mais curto que já vi até hoje, 90mm. Isso faz com que se possa usar suspensões 29 grandes (120mm por exemplo) sem a dianteira ficar absurdamente alta. 

E na parte debaixo do top tube tem um batente pra não destruir as regulagens da suspensão e amassar o down tube em caso da suspensão girar (queda, transporte, etc)

segue uma foto da internet pra ilustrar, reparem no down tube um batente de borracha pra evitar danificar a suspensão e de como é curto o head tube.




Editado por TheLittle - 13 Jan 2017 as 12:53
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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
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Marcelook32 Ver Drop Down


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Bem interessante essas modificações citadas...




Sempre que leio "torcem o nariz pra xxx", penso que só conheço gente boa por aqui onde pedalo kkkk NUNCA presenciei nada do tipo com meus colegas, anda bike de 26" de 1200 conto junto com Full de carbono com Brain e não sei mais o que e nunca ouvi reclamação de "preconceito".
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Rafhaway Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mar 2014
Campo Grande -
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

12,5 por 3500 é muito bom. Nova ou usada?

Peguei nova na queima de estoque das KHS da Centauro.
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JcFiebig Ver Drop Down
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Cadastrado em: 29 Nov 2016
P. das Missões
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JcFiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2017 as 15:57
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Não esqueçam do fator "moda" e do fator "canto das sereias" ("o maior é SEMPRE melhor").

Olhem o sucesso das SUV's. Me dêem uma razão lógica para ter um carro mastodôntico que só será usado no trânsito travado e caótico das grandes cidades. Já fiz essa pergunta várias vezes e até agora ninguém me deu uma resposta convincente.
A questão real é que SUV parece ser mais carro que os demais porque é maior, enche mais os olhos (e causa mais inveja no vizinho e no cunhado).

Eu não tenho uma SUV. Eu tenho um carro com mais de 20 anos, tratado a pão de ló, e que serve para as mesmas coisas. E meu carro não quebra, não me deixa na mão.
Mas o pessoal sempre torce o nariz. "Nossa! Esse aí só anda de carro velho, xexelento!!!...".
Só que no tempo que eu tenho esse meu carro, quem torce o nariz já trocou de carro pelo menos 6 vezes, sempre por carros zero km, da moda e em financiamentos longos. Fazendo as contas, só entre juros e desvalorização, essas mesmas pessoas pagaram pelo menos mais 3 carros que viraram fumaça. As financeiras e fabricantes agradecem embevecidas pela preferência.

Não vejo um pingo de inteligência nesse tipo de escolha, mas cada um é cada um nas suas escolhas. Mas respeito é algo que se dá antes de receber. Quando torcem o nariz para o meu carro, estão faltando com o respeito de eu ter o carro eu quero e posso ter. Então não tenho o menor compromisso com o respeito aos carros deles.
O mesmo vale para bicicletas.

Aí vem a questão específica das bikes de 29 polegadas.
Isso me lembra deste vídeo:
https://youtu.be/7EEbLXEhBLw - https://youtu.be/7EEbLXEhBLw

Esse vídeo é de 2014, tem mais de 2 anos e não sei o quanto ele está atualizado, mas é algo a ser ponderado.
Aí existem mais dois fatores: quem quer vender uma 29 e quem quer aparecer com uma 29.

É o mesmo problema das SUV's.
Quem compra 29 comprou porque precisa de uma 29, ou comprou porque quer aparentar, estar na moda? Será que quem comprou a 29 comprou porque entende as diferenças técnicas e precisa dela por estas diferenças, ou comprou porque enche os olhos, ou porque o amigo disse que é legal, que as 26 ou 27,5 são pequenas demais e blablablá?
Pelo lado de quem vende, isso também é importante porque ele consegue vender uma 29 com muito mais margem de lucro do que uma 26. Claro que se tiver o hype de empurrar a 29 é bom para ele, então ele é mais um elo para inflar esse hype. Igual as fábricas de carros fazem com as SUV's.

Agora, vamos falar da parte técnica.
Eu restauro bicicletas antigas. Atualmente estou restaurando duas Caloi Mountain Bikes (as primeiras oficiais). São bicicletas de 1988 (quase 30 anos de lançadas). São bicicletas de aro 26 iguais a qualquer mountain bike atual na mesma medida de aro, mas o quadro tem uns 20 cm a mais de entre-eixos que as mountain bike modernas. Resultado: é um bicicletão. É uma bicicleta com muita estabilidade, boa para cicloturismo mas ruim para o mountain bike por faltar agilidade.
Tenho aqui também uma bicicleta Phillips 1950 de aro 28. Se a Caloi Mountian Bike era grande, esta é ainda maior. Delícia de bicicleta, sendo ainda mais estável. Só que não tem a manobrabilidade exigida de uma mountain bike.

Agora vamos pensar no que é uma bicicleta de 29 polegadas.
Aro 29 polegadas é cerca de 11,5% maior que a aro 26. O aro metálico da 26 entra dentro do aro da 29 e ainda tem folga. Isto significa eixos de cubos mais altos e maior espaço da estrutura da bicicleta. Só que a bicicleta não pode crescer na mesma proporção porque ela precisa manter muitas variáveis: centro de gravidade na altura certa, distância entre-eixos curta para manter a bicicleta ágil...
Em termos de geometria de quadro a coisa complica.  O quadro é projetado para que o ciclista fique de pé com os dois pés no chão com o quadro passando por entre as pernas com alguma folga. Mas o head tube teve de ser elevado em 3 polegadas (7,6 cm) para ajustar a altura da nova roda. Fica um quadro muito "cabeçudo", com impacto na altura do guidão.
A roda de 29 polegadas não é só mais pesada. Ela tem um efeito giroscópico ainda maior que a 26, e isso tira agilidade da bicicleta. Há correção, mas geralmente isso é feito na geometria da bicicleta, muitas vezes diminuindo medidas, sentido inverso do imposto pela mudança das rodas.
Como dá para ver as mudanças de projeto a partir da 26 polegadas para adaptar às rodas de 29 polegadas não são pequenas.

Agora vem um questionamento interessante.
Mountain Bike começou como uma brincadeira de jovens no começo da década de 1980. Esses jovens usavam as bicicletas que eles tinham para se divertir naquilo que a gente chama hoje de downhill. Dessas brincadeiras, num autêntico processo darwiniano, se sobressaiu uma bicicleta em particular: a Schwinn Excelsior. Era uma bicicleta urbana que se tornou a base da geometria do que seriam as bicicletas de mountain bikes.
Em cima dessa brincadeira, o mountain bike se tornou esporte e produto muito fortes no mercado e muito dinheiro foi investido desde então. E desde o começo o aro 26 se impôs em praticamente todas as modalidades. Foram praticamente 30 anos de domínio. Claro que os fabricantes experimentaram outros aros atrás de mais desempenho, desde o aro 24 até o aro 30. Mas o 26 se estabeleceu e muito rapidamente, o que é uma mostra de quanto ele era mais vantajoso que outras medidas.
Evidentemente que o aro 26 não é perfeito, e com a evolução de outros componentes, como quadros e suspensões (inexistentes nas antigas mountain bikes) pode ser que outro aro se mostre mais vantajoso. Mas não dá para chutar o pau da barraca, ainda mais de uma hora para outra.

Nem sei se o aro 26 perdeu tanto assim competitividade frente a outras medidas, ao ponto de ter gente decretando a morte dele. Tenho boas razões para não acreditar nisso. Pelas mesmas razões, duvido que a 29 seja realmente a medida francamente melhor hoje que a 26. Se houve alguma evolução nesse sentido, do ponto de vista técnico, a 27,5 é muito mais favorita que a 29.

Acredito mais que sejam duas coisas:
- Há um mercado que precisa estar sempre mostrando novidades (e tornando os produtos nas mãos dos consumidores "velhos" e "obsoletos") para que os consumidores troquem continuamente seus produtos;
- Há um efeito placebo, onde a troca do produto velho por outro diferente causa uma sensação de diferença no uso, mas que as pessoas acreditam ser uma diferença positiva, embora nem sempre esta seja uma vantagem real.

Temos que considerar que estamos no Brasil, onde chegar informação de primeiro nível é raro e difícil tanto quanto equipamentos de qualidade, onde todo mundo é técnico de futebol da seleção brasileira e engenheiro de bicicletas e onde as lojas vivem doidas atrás de vender uma nova moda.
Não é difícil que o mountain bike lá fora caminhe para as 27,5 ou mesmo se mantenha nas 26 enquanto aqui cria-se o hype das 29 polegadas.

Isso é o que eu posso te dizer em termos gerais.
Mas finalizo com um dos melhores pensamentos sobre esta questão em 50 anos vividos entre bicicletas, motos e carros. Ele está escrito no livro "Manual Completo da Moto" de G. Lear e I. S. Mosher:
- "A melhor moto do mundo é aquela que você tem ou pode vir a ter".
Diga o mesmo sobre sua bicicleta.

Que aula!

Outro dia sai pedalar com amigos e no retorno fomos até um Posto de Gasolina que a galera se reúne depois dos pedais pra bater um lanche e conversar. Quando "estacionei" minha bike vieram alguns do grupo e, olhando ela com cara de espanto, perguntaram: - É 27.5? Respondi afirmativamente e eles disseram que eu pedalo muito pra quem começou há pouco, pois acompanhar as 29er em descidas e planos não é tão fácil, mas lá estava eu. 

Uma vez li uma frase, não sei onde, que dizia que "a bicicleta é como um prolongamento do corpo do ciclista" e explicava que se você está confortável e em sintonia com teu equipamento, essa é a bike ideal pra você. Tem muita gente que gosta de ostentar uma Scott Scale de 15k, uma bike 29er, um capacete de 2k, uma sapatilha fodona, mas que vive reclamando que o pedal não foi bom, sentiu muitas dores, que não consegue render o que gostaria de render, etc..

Bike é pra ser curtida, é um estilo de vida... Aproveita e não esquenta com as caras feias e as piadinhas. Pedala mais e mostra que a 27.5 pode superar as 29er com a força das tuas pernas.

Bons pedais...
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43679 Ver Drop Down
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Vitoria da 29er.

Porque toda discussao sobre os tamanhso acaba assim:
"nao liga,pegue seu velotrol e vai pedalar,o que manda é a perna"
Ou pior
"eu dou pau no Armstrong com meu velotrol"

Sempre acaba assim.E ainda acusao a gente de nao usar dados tecnicos,so achismos e que nao pedalamos...
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43679 Ver Drop Down
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pega sua 26 e participa aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=WIlPbe8n3fo&feature=youtu.be

é divertido sim.
mas notou q cada categoria so tem veiculos iguais?
e o "terreno" é especifico?
Dizer pegue sua mtb de mercado de 300R$ e va pedalar é coisa de pessoa sem responsailidade
Ai estes mesmos trolls vao no outro topico falar mal da Caloi,q ela so vende bosta,e tal
Mas no outro topico a qualidade da bike nao importa?

vao se fude
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gladiator25 Ver Drop Down
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Almenara - MG
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Não entendo porque isso de A x B se a escolha já foi feita, cada um compra o que bem entende, agora se mesmo depois da compra feita a pessoa precisar de afirmação de outros é porque tem dúvidas sobre sua decisão.
Sempre haverão divergências quanto a esse assunto, um vai dizer que 29 é melhor por "n" fatores, mas nem sempre o que é bom pra um é pro outro e por ai vai.
Façam suas escolhas e convivam com elas, isso é a vida.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
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Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
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Monark Monareta
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Ligeirinho Ver Drop Down


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Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:



559-584=25mm
584-622=38mm
Entao,por esta conta besta elas sao um upgrade das 26er.Mantem-se mais perto.E é uma medida q ja tem quase 50 anos.

Ah, tem bem mais de 50 anos.  Eu arriscaria uns 100 anos.  Embarrassed
Essa medida de aro  (que hoje se chama 27,5 e que nunca teve esse nome no passado) é o "velho e bom" aro 650B (medida francesa). O aro 650B, também conhecido por 26x 1 1/2",  é popular na França, onde é usado em bicicletas urbanas, de turismo e tandens.  

Essa série francesa, que usa números e letras, ainda prevê:
- 650 => aro de 597mm. Equivalente ao britânico 26 x 1 1/4", muito usado em bicicletas Schwin de 3 velocidades.
- 650A => aro de 590mm. Equivalente ao britânico 26 x 1 3/8", muito usado em bicicletas inglesas de 3 velocidades e bastante popular no Japão.
- 650C=> aro de 571mm.  Empregado antigamente em bicicletas com pneus "balão", o 650C atualmente é uma opção ao 700c (ou aro 29" de 622mm) em bicicletas de estrada, especialmente em bicicletas de time trial, triathlon, bicicletas femininas e juvenis (pela menor altura que o 700C).



Muitos agora devem estar se perguntando por que há tantas medidas diferentes e 3 (ao menos) sistemas de medidas de pneus de bicicletas.
A resposta para isso é a mesma que faz esse tópico "inflamado" e repleto de "textões":  a paixão humana.
Para o bem ou para o mal, a espécie humana é movida à paixão e, quando o ciclismo começou a se tornar popular no mundo, a Europa vivia o período mais intenso de nacionalismo "apaixonado" (uma das causas da primeira guerra mundial, conflito que ainda originou a segunda guerra mundial).  Nesse mundo de "paixões extremas", ingleses, franceses e alemães não aceitavam as normas e nomenclaturas de seus pares, criando 3 diferentes sistemas de medidas para pneus de bicicletas.
Igualmente, os principais fabricantes da época: Michelin (França), Dunlop (Inglaterra) e Continental (Alemanha) também muito "colaboraram" para que esse problema continuasse, de modo a manterem a hegemonia de vendas em seus países e territórios (e eles possuíam muitos àquela época).

Em pneus de automóveis (praticamente 100%), de caminhões e motocicletas (uma grande parte), de ciclomotores (parcialmente) já é comum uma nomenclatura comum, tendendo para medidas em milímetros, exceto medidas tradicionais.  
Nos pneus de bicicleta foi estabelecida a dimensão padrão ETRTO (European Tyres, Rims, Tubes Organization),em milímetros e em todos pneus, porém, infelizmente, ela não é usada como a nomenclatura principal... Cry

Exemplo: 
Pneu 700x23C => ETRTO: 23-622
Pneu 26x1.50" => ETRTO: 40-559

Enfim, como na eterna "briga" entre a 26" a 27,5" e a 29" as paixões ainda falam mais alto... LOLLOL




Pepebike, meu muito obrigado pela perspectiva histórica na qual ,confesso, nunca tinha refletido e que nos impacta ainda hoje no consumo dos produtos que nos acompanharão por toda nossa vida.
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Diego_Fleury Ver Drop Down
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Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Não esqueçam do fator "moda" e do fator "canto das sereias" ("o maior é SEMPRE melhor").

Olhem o sucesso das SUV's. Me dêem uma razão lógica para ter um carro mastodôntico que só será usado no trânsito travado e caótico das grandes cidades. Já fiz essa pergunta várias vezes e até agora ninguém me deu uma resposta convincente.
A questão real é que SUV parece ser mais carro que os demais porque é maior, enche mais os olhos (e causa mais inveja no vizinho e no cunhado).

Eu não tenho uma SUV. Eu tenho um carro com mais de 20 anos, tratado a pão de ló, e que serve para as mesmas coisas. E meu carro não quebra, não me deixa na mão.
Mas o pessoal sempre torce o nariz. "Nossa! Esse aí só anda de carro velho, xexelento!!!...".
Só que no tempo que eu tenho esse meu carro, quem torce o nariz já trocou de carro pelo menos 6 vezes, sempre por carros zero km, da moda e em financiamentos longos. Fazendo as contas, só entre juros e desvalorização, essas mesmas pessoas pagaram pelo menos mais 3 carros que viraram fumaça. As financeiras e fabricantes agradecem embevecidas pela preferência.

Não vejo um pingo de inteligência nesse tipo de escolha, mas cada um é cada um nas suas escolhas. Mas respeito é algo que se dá antes de receber. Quando torcem o nariz para o meu carro, estão faltando com o respeito de eu ter o carro eu quero e posso ter. Então não tenho o menor compromisso com o respeito aos carros deles.
O mesmo vale para bicicletas.

Aí vem a questão específica das bikes de 29 polegadas.
Isso me lembra deste vídeo:
https://youtu.be/7EEbLXEhBLw - https://youtu.be/7EEbLXEhBLw

Esse vídeo é de 2014, tem mais de 2 anos e não sei o quanto ele está atualizado, mas é algo a ser ponderado.
Aí existem mais dois fatores: quem quer vender uma 29 e quem quer aparecer com uma 29.

É o mesmo problema das SUV's.
Quem compra 29 comprou porque precisa de uma 29, ou comprou porque quer aparentar, estar na moda? Será que quem comprou a 29 comprou porque entende as diferenças técnicas e precisa dela por estas diferenças, ou comprou porque enche os olhos, ou porque o amigo disse que é legal, que as 26 ou 27,5 são pequenas demais e blablablá?
Pelo lado de quem vende, isso também é importante porque ele consegue vender uma 29 com muito mais margem de lucro do que uma 26. Claro que se tiver o hype de empurrar a 29 é bom para ele, então ele é mais um elo para inflar esse hype. Igual as fábricas de carros fazem com as SUV's.

Agora, vamos falar da parte técnica.
Eu restauro bicicletas antigas. Atualmente estou restaurando duas Caloi Mountain Bikes (as primeiras oficiais). São bicicletas de 1988 (quase 30 anos de lançadas). São bicicletas de aro 26 iguais a qualquer mountain bike atual na mesma medida de aro, mas o quadro tem uns 20 cm a mais de entre-eixos que as mountain bike modernas. Resultado: é um bicicletão. É uma bicicleta com muita estabilidade, boa para cicloturismo mas ruim para o mountain bike por faltar agilidade.
Tenho aqui também uma bicicleta Phillips 1950 de aro 28. Se a Caloi Mountian Bike era grande, esta é ainda maior. Delícia de bicicleta, sendo ainda mais estável. Só que não tem a manobrabilidade exigida de uma mountain bike.

Agora vamos pensar no que é uma bicicleta de 29 polegadas.
Aro 29 polegadas é cerca de 11,5% maior que a aro 26. O aro metálico da 26 entra dentro do aro da 29 e ainda tem folga. Isto significa eixos de cubos mais altos e maior espaço da estrutura da bicicleta. Só que a bicicleta não pode crescer na mesma proporção porque ela precisa manter muitas variáveis: centro de gravidade na altura certa, distância entre-eixos curta para manter a bicicleta ágil...
Em termos de geometria de quadro a coisa complica.  O quadro é projetado para que o ciclista fique de pé com os dois pés no chão com o quadro passando por entre as pernas com alguma folga. Mas o head tube teve de ser elevado em 3 polegadas (7,6 cm) para ajustar a altura da nova roda. Fica um quadro muito "cabeçudo", com impacto na altura do guidão.
A roda de 29 polegadas não é só mais pesada. Ela tem um efeito giroscópico ainda maior que a 26, e isso tira agilidade da bicicleta. Há correção, mas geralmente isso é feito na geometria da bicicleta, muitas vezes diminuindo medidas, sentido inverso do imposto pela mudança das rodas.
Como dá para ver as mudanças de projeto a partir da 26 polegadas para adaptar às rodas de 29 polegadas não são pequenas.

Agora vem um questionamento interessante.
Mountain Bike começou como uma brincadeira de jovens no começo da década de 1980. Esses jovens usavam as bicicletas que eles tinham para se divertir naquilo que a gente chama hoje de downhill. Dessas brincadeiras, num autêntico processo darwiniano, se sobressaiu uma bicicleta em particular: a Schwinn Excelsior. Era uma bicicleta urbana que se tornou a base da geometria do que seriam as bicicletas de mountain bikes.
Em cima dessa brincadeira, o mountain bike se tornou esporte e produto muito fortes no mercado e muito dinheiro foi investido desde então. E desde o começo o aro 26 se impôs em praticamente todas as modalidades. Foram praticamente 30 anos de domínio. Claro que os fabricantes experimentaram outros aros atrás de mais desempenho, desde o aro 24 até o aro 30. Mas o 26 se estabeleceu e muito rapidamente, o que é uma mostra de quanto ele era mais vantajoso que outras medidas.
Evidentemente que o aro 26 não é perfeito, e com a evolução de outros componentes, como quadros e suspensões (inexistentes nas antigas mountain bikes) pode ser que outro aro se mostre mais vantajoso. Mas não dá para chutar o pau da barraca, ainda mais de uma hora para outra.

Nem sei se o aro 26 perdeu tanto assim competitividade frente a outras medidas, ao ponto de ter gente decretando a morte dele. Tenho boas razões para não acreditar nisso. Pelas mesmas razões, duvido que a 29 seja realmente a medida francamente melhor hoje que a 26. Se houve alguma evolução nesse sentido, do ponto de vista técnico, a 27,5 é muito mais favorita que a 29.

Acredito mais que sejam duas coisas:
- Há um mercado que precisa estar sempre mostrando novidades (e tornando os produtos nas mãos dos consumidores "velhos" e "obsoletos") para que os consumidores troquem continuamente seus produtos;
- Há um efeito placebo, onde a troca do produto velho por outro diferente causa uma sensação de diferença no uso, mas que as pessoas acreditam ser uma diferença positiva, embora nem sempre esta seja uma vantagem real.

Temos que considerar que estamos no Brasil, onde chegar informação de primeiro nível é raro e difícil tanto quanto equipamentos de qualidade, onde todo mundo é técnico de futebol da seleção brasileira e engenheiro de bicicletas e onde as lojas vivem doidas atrás de vender uma nova moda.
Não é difícil que o mountain bike lá fora caminhe para as 27,5 ou mesmo se mantenha nas 26 enquanto aqui cria-se o hype das 29 polegadas.

Isso é o que eu posso te dizer em termos gerais.
Mas finalizo com um dos melhores pensamentos sobre esta questão em 50 anos vividos entre bicicletas, motos e carros. Ele está escrito no livro "Manual Completo da Moto" de G. Lear e I. S. Mosher:
- "A melhor moto do mundo é aquela que você tem ou pode vir a ter".
Diga o mesmo sobre sua bicicleta.


Discordo em alguns quesitos. Acabei de comprar uma 29, eu estava sem pedalar a mais de 10 anos, antigamente sempre tive 26, também só existia 26. Fui comprar uma agora, tinha 26 e 29, fui pesquisar, 26 não está achando muitas peças, mercado de suspensão tudo 29, peças, coroas tudo p 29. Ou seja, eu não iria comprar algo que depois não tivesse peças. Mas se eu tivesse uma 26 eu não trocaria só porque tá na moda 29.
Agora quanto suv, eu não compro porque não tenho dinheiro, se tivesse eu tinha suv ou camionete. Vai depender do uso. Eu tenho rancho no lago, depende da chuva meu carro não sobe o barranco do Lago. Um 4x4 seria útil p mim. Agora se eu vivo em cidade e nunca pego terra eu já não compraria um suv por ser mais caro, imposto maior e consumo mais alto sem ter necessidade.
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Exato,SE OC ARA JA TEM uma 26er,uma 27.5er e esta bom,ate mesmo compra um reclinada,uma BMX,uma tandem e POE TODAS na garagem,pedala todas,qeu mal tem???

Se ocara ja tem uma BOA bike e ela é 26er,nao precisa trocar por uma 29er,nao é oque estamos dizendo.So eu digo,ela nao pega uma 29er.Simples assim.Se for pernas iguais,bikes de mesmo nivel,nao pega.
Isto é argumento pra trocar????

NAO
Onde encontraremos pernas e niveis iguais?Logico,numa competiçao.
Se a 29er tem vantagens pra treeking?Evidente.
Se vale a troca?SO se vc estiver insatisfeito,ou ja de cara,de saco cheio,etc.Ninguem aqui ta falando "troque seu aparato velho"
Mas eu estou dizendo q pode ser sim um UP.

Qto a 27.5er,falta relatos reais.Eu creio q tem sim,vantagens sobre a 559mm,ao contrario do que dizem,q desce ruin igual 26er(trepida e nao faz curvas)e sobe ruin(pesada),entao,seria bom pra treeking,,,afinal,segundo disserao,nao é um pro,entao esta "media" seria ate benefica.

Pode ser,PODE ser q a 27.5er,por DIZEM q tem o pior do 2 mundos,pra PROfissional,nao ser adequada,talvez por isto a maioria use mesmo 29er em XCO e XCM.Porque ela nao faz nen uma nen outra.

Mas ai precisariamos rodar um mes com uma,eu faço o mea-culpa de nao ter feito isto,porque como dissemos,pra onde se olha no estradao,ta 29ers e 26ers,entao emprestar de quem?

Sim,ja pedalei uns 3 km de 27.5er,mas era uma Tito...Simples igual aminha,mas com quadro bem porco,top tube longo...geometria meia boca
Sim,meu amigo tem uma,mas como ele ta com pneus de 40mm(hibrida)nen temcomo
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43679 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2017 as 22:20
O que eu poderia fazer era emprestar esta Tito 27.5er,por os pneus 52mm(ele guardou),e rodar
Ela é 21 marchas,suspa XCT pesada,enfim,nao teria logica comparativa.É 17pol mas tem um top tube enormemente enorme.
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SrSky Ver Drop Down
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Não acho que 29 seja moda, já tive as três e prefiro a 29, mas isso é minha opinião, também penso as 27.5 em XC/XCM não pegaram, hj a única marca que oferece 27.5 em toda sua linha é a Scott, pelo menos até onde eu me lembre... outras só oferecem 27.5 nos tamanhos pequenos, outas nem nos tamanhos pequenos, pois já afirmam que chegaram a uma geometria satisfatória com 29 e quadros pequenos. 

Com relação ao discurso do “modismo”, não acho que seja moda, é uma evolução natural, todos os seguimentos que conheço, seja automobilístico, tecnológico, aviação, ou qualquer outro que vocês possam pensar evoluem porque no ciclismo não? Mas isso não quer dizer que você obrigatoriamente precise sempre ter o lançamento mais recente, ai cabe uma avaliação pessoal sobre suas necessidades/condições.

Vejo que o pessoal foca muito no tamanho da roda e esquece que não é só as rodas que muda, mas sim todo um conjunto, pegue uma bike top 26, compare com uma 29 intermediaria, não duvido que muita gente teria um desempenho melhor na 29, mas isso não é só pelo tamanho da roda, e sim pq estamos comparando produtos com níveis de evolução tecnológica muito diferentes, e isso não é moda é evolução.

Com relação ao grupo do amigo que torce o nariz para as 27.5... isso provavelmente não acontece só com 27.5, acontece com 26, com bikes de entrada 29, marcas nacionais e etc... pq muito provavelmente esse seu grupo tem a ideologia de julgar o ciclista pelo equipamento.

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N3SSO Ver Drop Down
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Essa é uma discussão que não tem fim.

Eu tenho as duas, e uma grande vantagem da 27,5" é o custo das peças. 

A grande vantagem da 29" é a facilidade de revender.

E a grande vantagem pra mim é poder me divertir, seja lá com qual for.
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Ex: SPZ Chisel Expert XX1 / BTWIN Triban 540 / KHS SixFifty 800 / Breezer Storm Expert / Caloi Elite 10
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SrSky Ver Drop Down
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Originalmente postado por N3SSO N3SSO escreveu:

Essa é uma discussão que não tem fim.

Eu tenho as duas, e uma grande vantagem da 27,5" é o custo das peças. 

A grande vantagem da 29" é a facilidade de revender.

E a grande vantagem pra mim é poder me divertir, seja lá com qual for.

Mas esse baixo custo das peças nas 27.5 para mim é um baita de um indicio de que tem muito lojista querendo se livra de estoque parado, quando comprei minha 27.5 final de 2014, tudo era mais caro e com menos opções se comparado às 29, eu não fui o único que passou por este problema, tem relatos aqui no fórum do pessoal reclamando dos custos das 27.5 na época.

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TheLittle Ver Drop Down
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reparei isso também, tudo que é XC e 27.5 na média está muito mais barato que os equivalentes 29.

quadro, suspensão, pneus, rodas, etc.

mas no mercado trail/enduro continua tudo muito caro pra qualquer roda kkkkkkk
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Fabio Ver Drop Down


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Imagina o mercado 27,5 de DH.
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TheLittle Ver Drop Down
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engraçado que a galera do enduro torce o nariz quando chego de full 29 na trilha kkk
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Fabio Ver Drop Down


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Vão ter que torcer o nariz para Trek e para muitos pilotos em 2017.
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Isso ta um tópico sem fim porque está havendo uma mistura de competitivo com diversão.
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Nen tanto,ja demos a separada e cada um ta falando o que viu ao vivo e a cores.
Resumo ate aqui : Foi diagnosticado que existem pessoas,que pedalao em grupo,que desconhecem a existencia de outros tipos de bikes senao a que eles COMEÇARAO,sim,muito provavel,eu digo 100%,o que estao sendo acusados de "torcer o nariz"sao pessoas que nunca pedalarao,salvo o velocipedi qdo era criança

Nao q isto mostre q tamanho x ou y ganha,so que estas pessoas,e o pior,aqui no forum tem de tonelada,nao sabem sequer q o 650B nao nasceu,apenas foi levado ao MTB.
Existe umtipo ainda pior,como se nao fosse mais possivel,sao os viajantes do tempo ao contrario.
Sao os( o forum tbm ta cheio)que dizem q 11v é moda,q 29er é moda,q 27.5e é moda,q freio hidraulico é moda,e por ai vai
Vai viajantes do tempo porque viajao todo dia ao passado e querem residir la
Nenhum problema oras.

Se o cara quer rodar de Ford Corcel,se quer rodar de Fusca,ouvir sempre a mesma musica(100% dos casos as q fora da sua epoca de adolesencia)e coisas do genero,tudo bem.Cada um tem sua personalidade

MAS achar q outros q nao pararao estao errados é muito imbecilidade.
E estes viajantes do tempo,olha so,tem radio com pen drive no corcel(uns poe ar condicionada,maculando de vez o bolido),usao ferrenhamente a net,e NAO usao fitas cassetes em casa(tem un rico q usa disco,mas com agulha Ortofon ou Shure de ultima geraçao,com cabos banhados a ouro)

Sao HIPOCRITAS malditos.
Tem ate uma frase,eu nao lembro q humorista falou,era de 70.
"antigamente ainda e o futuro de muito"

sabe aquelas pessoas que vivem te dizendo 'ha,no meu tempo q era bom"
ou "antigamente era melhor"...
Tem coisas que hoje nao prestao,na epoca tinha tbm...Se fosse perfeito a gente tinha parado na 10 marchas e fita cassete.
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Fabio Ver Drop Down


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viajante do tempo reverso foi foda
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2017 as 15:13
http://enduro-mtb.com/en/lewis-buchanan-interview-man-fire/


Olha a entrevista do piloto de DH que foi para Enduro com a nova Slash 29. Sendo que a bike de DH era 27,5.
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stefanl Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

http://enduro-mtb.com/en/lewis-buchanan-interview-man-fire/


Olha a entrevista do piloto de DH que foi para Enduro com a nova Slash 29. Sendo que a bike de DH era 27,5.


De nada adianta essas entrevistas para concluir alguma coisa. Ele esta falando de um modelo de bicicleta novo, e nao de um modelo de aro apenas.

A tal Slash 29 pode ser tudo de bom, mas muitas pessoas podem interpretar errado e pensar "eu sabia que aro 29 é melhor, ta na entravista, vou la comprar minha Caloi Explorer"

Sera que ele falaria o mesmo de aros 29 mais antigas ?
E se a pessoa nao puder comprar as aro 29 2017 com novas geometrias ?

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Fabio Ver Drop Down


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Mas como já dito, poder aquisitivo não faz uma tecnologia set melhor ou pior.
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Fabio Ver Drop Down


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Se eu não tenho dinheiro para um Boeing, não significa que o meu Cesna seja melhor
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2017 as 15:51
Quando a época é como dizer que as 650B de 1970 não são tão boas quanto as 26 de 2005.
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Henrique Diniz Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique Diniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2017 as 16:08
Tenho uma Caloi Sportconfort aro 26. Cambio tourney, v-brake, bike bem básica. Coloquei apenas pneus kenda 1.5 e uma relação dianteira com coroa de 52 dentes. Em retas e descidas acompanho bem até uns 55km/h as 29, mas depois disso elas sempre abrem com facilidade.
Nas subidas é sempre ao contrário: passo com bastante facilidade por todos que estão com 29 (tudo isso sempre em estrada de asfalto).
Tenho vontade de ter uma 29 para desenvolver mais principalmente nas retas, mas sei que vou sentir falta da Caloizinha nas subidas.
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jklaser Ver Drop Down
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Até 55 km/h acompanho..DEPOIS  eles abrem... nossa, assim é melhor comprar 29 não, compra uma speed , isso é velocidade alta até pra speed , ou o velocímetro tá marcando mal...


Editado por jklaser - 20 Jan 2017 as 18:21
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Tiago_A Ver Drop Down


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Muito se fala sobre o uso das 29" por profissionais...mas lembrem-se quem banca esses profissionais é a indústria que depois vai querer vender 29" falando que é a melhor coisa do mundo...

Aquele estudo apresentado pelo pqp tem uma margem de variação tão grande que concluem no final que é quase tudo igual...Lógico as 29" por exemplo tem vantagens de poucos segundos...mas é tanta variável que fica tenso...

Eu mesmo tenho uma 27.5 porque consegui uma bike com setup muito melhor que uma 29 e ainda 20% mais barata...Sem falar que ainda posso torrar pneus de barra forte no asfalto gastando muito pouco...Já outras pessoas por outro lado adoram encher a boca e falar que pagou tantos mil pela bike...

Resumindo...acho que é uma questão de gosto...uns gostam de seguir a moda, eu gosto de economizar $$...pois poucos são os PRO que vão tirar proveito de alguma vantagem que a 29" PODE ou nao dar...E sempre será assim, quem tem 29 fala que é melhor, quem tem 27.5 fala que é melhor...Lógico...é questão de gosto...
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2017 as 19:51
Se eu fosse estilista eu ia querer lançar uma moda igual as 29. Uma moda que já duro 2 décadas.


E se a 29 é moda e o mercado está saturado, não seria mais rentável as fábricas mandarem os pilotos usarem 27,5 para desencalha-las? Isso segundo o pensamento que os prós só usam 29 porque são obrigados.


Como disse o Devair, tem gente que tem que entrar no DeLorean.


Na F1 será que eles usam o que vai fazer ir mais rápido ou o que eles querem vender mais? O que alavanca as vendas? Fazer um piloto corre com uma bike lenta só para mostrar ou fazer esse piloto usar um equipamento que ele realmente possa vencer? Será que para a Scott, nas olimpíadas, era melhor que o Nino vencesse ou melhor que ele mostrasse uma bike da moda (aquela da moda que já faz 20 anos)? O Nino sempre usou 27,5 e no Rio 2016 usou 29.Será que fez isso para vencer ou para vender? Mas se as 29 são moda, não é melhor mandar o Nino usar 27,5 para ver se desencalha? 27,5 foi lançado depois e não é moda? Não é moda por que? Por que não vende? Quando lançaram era mais caro, por que será que hoje tanta gente diz que achou mais barato?


Enfim, ainda é gente hoje que acredita no geocentrismo dizendo que as provas são balelas.

Editado por Fabio - 20 Jan 2017 as 19:57
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Nen tanto,ja demos a separada e cada um ta falando o que viu ao vivo e a cores.
Resumo ate aqui : Foi diagnosticado que existem pessoas,que pedalao em grupo,que desconhecem a existencia de outros tipos de bikes senao a que eles COMEÇARAO,sim,muito provavel,eu digo 100%,o que estao sendo acusados de "torcer o nariz"sao pessoas que nunca pedalarao,salvo o velocipedi qdo era criança

Nao q isto mostre q tamanho x ou y ganha,so que estas pessoas,e o pior,aqui no forum tem de tonelada,nao sabem sequer q o 650B nao nasceu,apenas foi levado ao MTB.
Existe umtipo ainda pior,como se nao fosse mais possivel,sao os viajantes do tempo ao contrario.
Sao os( o forum tbm ta cheio)que dizem q 11v é moda,q 29er é moda,q 27.5e é moda,q freio hidraulico é moda,e por ai vai
Vai viajantes do tempo porque viajao todo dia ao passado e querem residir la
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Se o cara quer rodar de Ford Corcel,se quer rodar de Fusca,ouvir sempre a mesma musica(100% dos casos as q fora da sua epoca de adolesencia)e coisas do genero,tudo bem.Cada um tem sua personalidade

MAS achar q outros q nao pararao estao errados é muito imbecilidade.
E estes viajantes do tempo,olha so,tem radio com pen drive no corcel(uns poe ar condicionada,maculando de vez o bolido),usao ferrenhamente a net,e NAO usao fitas cassetes em casa(tem un rico q usa disco,mas com agulha Ortofon ou Shure de ultima geraçao,com cabos banhados a ouro)

Sao HIPOCRITAS malditos.
Tem ate uma frase,eu nao lembro q humorista falou,era de 70.
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Fabio Ver Drop Down


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Fabio Ver Drop Down


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Percebi uma nova tendência aqui no fórum:
 
Uns anos atrás a polêmica aqui era a Caloi Elite 30. O que teve de forista novo que se cadastrou só para defender a Elite 30 foi incrível.
 
Agora percebo outra tendência, muito forista novo que defende as 27,5 ou 26, pois o importante é ser contra as 29 e dizer que é moda.
 
Imagina então se a Elite 30 fosse 26 ou 27,5, aí juntava a fome e vontade de comer.
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marcbarbosa Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcbarbosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2017 as 21:14
Nunca vou usar um smartphone, é modinha demais, gosto mesmo do meu Nokia, que a bateria dura uma semana e aquela fita isolante pra segurá-la dá um charme especial, afinal o importante é que ele faz ligação né.LOL
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43679 Ver Drop Down
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Tiago A,me explique como começarao os caras la em 1973,na California,e PORQUE eles pedirao uma roda menor?
E que padrao é o 559mm(ex,o 650B é 584mm,o 700B é o 630mm,etc)?
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43679 Ver Drop Down
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Em 3 situaçoes qeu eu for expor aqui,quals dos 3 tamanhos se sai melhor?
Quem quiser pode falar por experinecia ou achismo,tanto faz:
Estradas com costeletinhas,tipicas de sitao,uma media do oiapoque ao chui do Brazil:
1 cenario >Estradas reta,planas
2 cenario >Descidas de estradas
3 cenario >Subidas de estradas de terra
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Ironman Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Percebi uma nova tendência aqui no fórum:
 
Uns anos atrás a polêmica aqui era a Caloi Elite 30. O que teve de forista novo que se cadastrou só para defender a Elite 30 foi incrível.
 
Agora percebo outra tendência, muito forista novo que defende as 27,5 ou 26, pois o importante é ser contra as 29 e dizer que é moda.
 
Imagina então se a Elite 30 fosse 26 ou 27,5, aí juntava a fome e vontade de comer.


Fala xará!

Então, cara. Eu só tenho bikes aro 26 e posso te falar uma coisa, com minha Cannondale com pneus slick consigo acompanhar speed. Já fiz isso na BR-040 e na Via Dutra (BR-116). Eu já tive bike híbrida aro 700 da mesma marca e foi boa, mas tive que usar relação de marchas mais reduzida. Ou seja, trocava seis por meia-dúzia. Fora que nas subidas era um pouco mais ,,lenta''. Gosto muito das 26 e ainda acho muitas coisas para ela. Esses tempos mesmo comprei um par de rodas montadas Vzan Extreme para V-BRAKE. Estou muito satisfeito com a configuração da minha bike. Meu próximo passo agora é botar um garfo rígido um pouco mais alto, pois o que ela já tem deixa a frente um pouquinho baixa e isso faz com que eu bata o pedal no chão quando faço curva. Nada contra as 29er, mas é apenas uma questão de gosto na minha opinião.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por utR utR escreveu:

mas é verdade, em certas ocasiões, como plano, estradão de terra(por favor não chamem isso de trilha kkkk) as 29 são mais vantajosas. 






Isso é um verdadeiro mantra. Repetido a exaustão. Uma mentira dita 1000x se torna verdade. Em fóruns para ser especialista em um assunto, basta saber 5% sobre esse assunto e 95% de internetês. 

A MAIOR e MELHOR diferença de uma 29 é justamente num terreno irregular onde ela vai mostrar a que veio. Onde se passa com a bike como se o chão fosse um tapete.

Esse papo de retão surgiu provavelmente porque na época, usando a mesma relação, nas 29 as marchas ficavam mais longas. Isso é fato, se aumenta o diâmetro deve-se reduzir as coroas (ou relação) para que no avanço no chão (rpm/m) fique igual. Aí surgiu esse papo.

E realmente, é foda falar que estrada de terra é trilha. Isso nem MTB é. Agora a pergunta que não quer calar? Cadê os retões na Copa do Mundo onde todo mundo usa 29? Na World Cup os circuitos não são travados? E no Mundial de Enduro onde a Trek agora em 2017 só vai usar 29, afinal não existe mais Slash sem ser 29? E a Spz que vem em massa com a Enduro 29 para 2017?

Ou acha que as fábricas não querem vencer as etapas?

Igual quando lançam algo revolucionário para motor a combustão ou carros. Lubrificantes milagrosos, etc. Materiais novos, etc. Só ver: Usa na F1? Óbvio que vendo no regulamento se é permitido. Se não usa não funciona, senão já estaria lá antes de chegar ao consumidor final.

Já viram a nova Liryk 29 170mm na Spz Enduro 29 de fábrica? Nem existe pro consumidor ainda. E os pneus 2.6 da Spz que só agira estão chegando ao mercado, mas já era usado por atletas de enduro da Spz?







Me atualizando, agora já existe para o consumidor as Liryk e Pike 29 com 170mm e 180mm. São para as bikes chamadas super enduro.
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Caiobiker Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Caiobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2017 as 11:22
Esses dias estava procurando uma bike nova, e quase fechei a compra de uma Scale 750 (27.5). Acabei comprando outra bike por oportunidade e por pretensão de uso. Mas o que me assustou e muito foi a reação de todos ao falar que estava querendo aquela bike. "Você é muito alto pra ter uma 27.5", "Bike de xc,hardtail e 27.5? vai ficar pra trás", "Pq acha que ela está em promoção?". E mais uma tonelada de comentários prontos a respeito do tema. A bike? Andava muito, e será muito feliz quem a comprar.

Peguei uma rockhopper. Sim, uma 29. Mas qual modelo acredito que seria o ideal pra mim? Aquela rockhopper EVO 27.5 e com suspensão maior, que atenderia muito bem o uso de alguém que só quer curtir as trilhas. Infelizmente não fazem mais e nem sei se veio alguma para o Brasil. Ah, mas eu preferia por causa da roda? Ela seria melhor nos singletracks? Sei lá, não dou a mínima pro efeito da roda. A que peguei é muito boa e tem uma diferença absurda para, pasmem, outra 29 upada com peças bem semelhantes (e que estava bem mais leve), a minha antiga elite 30. Mas aí seria comprar briga por outros assuntos, estamos falando de tamanho de roda.

Meu irmão está montando uma all mountain 27.5. Aí sobre ele terei grande vantagem no xc, certo? Nem a pau, vou tomar na cabeça em cada subida que tentar passá-lo. O fator físico faz muita, mas muita diferença em cima de qualquer especificação técnica, inclusive sobre a proposta da bike. Além de tudo, se bobear, elas terão peso bastante semelhante.

Comprem a bicicleta que acharem melhor. Não tem problema se ela é aro 26. Não tem problema se ela tem 150 ou 100 mm de curso. Se você a quiser, o problema estará na cabeça de quem te critica. Já andei muito mais do que hoje com aquela bike que falei mal ali em cima, a elite 30, e já andei mais ainda e competi bem com uma 26 com tamanho de quadro extremamente inadequado. Minhas melhores descidas foram com quadro de aço, e a trilha mais prazerosa que já fiz foi com uma caloi 10 1976, onde tomei no kudos com capotes lindos na lama! Bora se divertir galera!!!

Abraços
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