Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Porque torcem o nariz quando falo que tenho 27.5 ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Porque torcem o nariz quando falo que tenho 27.5 ?

 Responder Página  <1234 7>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Oruam Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2015
Niteroi - RJ
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oruam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 21:48
Tenho três bikes uma 26" uma 27.5" e uma 29" tenho 48 anos 1,81m de altura e peso 86 quilos e pedalo por prazer e melhorar o condicionamento. Quando pedalo sozinho não sinto diferença entre as três. Porém quando estou pedalando em grupo percebo nitidamente a diferença entre elas. A 26" em subidas deixam as 29" para trás e as 29" em estradões deixam as 26" para trás. Quando digo para trás me refiro a ter que fazer um pouco mais de força para acompanhar a galera. A que mais eu gosto é a 27.5", sinto- me mais confortavel.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 21:50
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Não esqueçam do fator "moda" e do fator "canto das sereias" ("o maior é SEMPRE melhor").

Olhem o sucesso das SUV's. Me dêem uma razão lógica para ter um carro mastodôntico que só será usado no trânsito travado e caótico das grandes cidades. Já fiz essa pergunta várias vezes e até agora ninguém me deu uma resposta convincente.
A questão real é que SUV parece ser mais carro que os demais porque é maior, enche mais os olhos (e causa mais inveja no vizinho e no cunhado).

Resposta;Todos que escolhem um SUV,principalmente nos EUA e Europa(aqui seria as Hylux e S10)sao pelo fato de qdo bater matar todo mundo no outro carro e vc sair andando tranquilo.´E unanime la que quem compra quer um tanque de guerra

Eu não tenho uma SUV. Eu tenho um carro com mais de 20 anos, tratado a pão de ló, e que serve para as mesmas coisas. E meu carro não quebra, não me deixa na mão.
Mas o pessoal sempre torce o nariz. "Nossa! Esse aí só anda de carro velho, xexelento!!!...".
Só que no tempo que eu tenho esse meu carro, quem torce o nariz já trocou de carro pelo menos 6 vezes, sempre por carros zero km, da moda e em financiamentos longos. Fazendo as contas, só entre juros e desvalorização, essas mesmas pessoas pagaram pelo menos mais 3 carros que viraram fumaça. As financeiras e fabricantes agradecem embevecidas pela preferência.

Não vejo um pingo de inteligência nesse tipo de escolha, mas cada um é cada um nas suas escolhas. Mas respeito é algo que se dá antes de receber. Quando torcem o nariz para o meu carro, estão faltando com o respeito de eu ter o carro eu quero e posso ter. Então não tenho o menor compromisso com o respeito aos carros deles.
O mesmo vale para bicicletas.

Aí vem a questão específica das bikes de 29 polegadas.
Isso me lembra deste vídeo:
https://youtu.be/7EEbLXEhBLw

Esse vídeo é de 2014, tem mais de 2 anos e não sei o quanto ele está atualizado, mas é algo a ser ponderado.
Aí existem mais dois fatores: quem quer vender uma 29 e quem quer aparecer com uma 29.

É o mesmo problema das SUV's.
Quem compra 29 comprou porque precisa de uma 29, ou comprou porque quer aparentar, estar na moda? Será que quem comprou a 29 comprou porque entende as diferenças técnicas e precisa dela por estas diferenças, ou comprou porque enche os olhos, ou porque o amigo disse que é legal, que as 26 ou 27,5 são pequenas demais e blablablá?
Pelo lado de quem vende, isso também é importante porque ele consegue vender uma 29 com muito mais margem de lucro do que uma 26. Claro que se tiver o hype de empurrar a 29 é bom para ele, então ele é mais um elo para inflar esse hype. Igual as fábricas de carros fazem com as SUV's.

Agora, vamos falar da parte técnica.
Eu restauro bicicletas antigas. Atualmente estou restaurando duas Caloi Mountain Bikes (as primeiras oficiais). São bicicletas de 1988 (quase 30 anos de lançadas). São bicicletas de aro 26 iguais a qualquer mountain bike atual na mesma medida de aro, mas o quadro tem uns 20 cm a mais de entre-eixos que as mountain bike modernas. Resultado: é um bicicletão. É uma bicicleta com muita estabilidade, boa para cicloturismo mas ruim para o mountain bike por faltar agilidade.
Tenho aqui também uma bicicleta Phillips 1950 de aro 28. Se a Caloi Mountian Bike era grande, esta é ainda maior. Delícia de bicicleta, sendo ainda mais estável. Só que não tem a manobrabilidade exigida de uma mountain bike.

R:Isto explica um pouco como pensa? seu perfil,so mexe com coisa velha,antiga,obsoleta e ultrapassada.

Agora vamos pensar no que é uma bicicleta de 29 polegadas.
Aro 29 polegadas é cerca de 11,5% maior que a aro 26. O aro metálico da 26 entra dentro do aro da 29 e ainda tem folga. Isto significa eixos de cubos mais altos e maior espaço da estrutura da bicicleta. Só que a bicicleta não pode crescer na mesma proporção porque ela precisa manter muitas variáveis: centro de gravidade na altura certa, distância entre-eixos curta para manter a bicicleta ágil...
Em termos de geometria de quadro a coisa complica.  O quadro é projetado para que o ciclista fique de pé com os dois pés no chão com o quadro passando por entre as pernas com alguma folga. Mas o head tube teve de ser elevado em 3 polegadas (7,6 cm) para ajustar a altura da nova roda. Fica um quadro muito "cabeçudo", com impacto na altura do guidão.
A roda de 29 polegadas não é só mais pesada. Ela tem um efeito giroscópico ainda maior que a 26, e isso tira agilidade da bicicleta. Há correção, mas geralmente isso é feito na geometria da bicicleta, muitas vezes diminuindo medidas, sentido inverso do imposto pela mudança das rodas.
Como dá para ver as mudanças de projeto a partir da 26 polegadas para adaptar às rodas de 29 polegadas não são pequenas.

R: Nao forao adaptadas,forao concebidas a partir de hibridas do leste europeu,proprias pra neve e barro umido

Agora vem um questionamento interessante.
Mountain Bike começou como uma brincadeira de jovens no começo da década de 1980. Esses jovens usavam as bicicletas que eles tinham para se divertir naquilo que a gente chama hoje de downhill. Dessas brincadeiras, num autêntico processo darwiniano, se sobressaiu uma bicicleta em particular: a Schwinn Excelsior. Era uma bicicleta urbana que se tornou a base da geometria do que seriam as bicicletas de mountain bikes.

R: Ate onde eu sei,elas erao 584mm,ou sej,650B/27.5

Em cima dessa brincadeira, o mountain bike se tornou esporte e produto muito fortes no mercado e muito dinheiro foi investido desde então. E desde o começo o aro 26 se impôs em praticamente todas as modalidades. Foram praticamente 30 anos de domínio. Claro que os fabricantes experimentaram outros aros atrás de mais desempenho, desde o aro 24 até o aro 30. Mas o 26 se estabeleceu e muito rapidamente, o que é uma mostra de quanto ele era mais vantajoso que outras medidas.
Evidentemente que o aro 26 não é perfeito, e com a evolução de outros componentes, como quadros e suspensões (inexistentes nas antigas mountain bikes) pode ser que outro aro se mostre mais vantajoso. Mas não dá para chutar o pau da barraca, ainda mais de uma hora para outra.

R:O aro 26 foi INVENTADO(nao existe como norma europeia ou americana,usa somente nomenclatura em pol.
Ele so existe porque na epoca os aros erao extremamente fraco,os freios,enfim.É fisica,qto menor o aro,mais ele suporta torçao lateral
Os californianos tentarao descer ate de aro 20,de 622mm,de 584mm(ficarao 2 anos usando 27.5/650B),enfim...

Nem sei se o aro 26 perdeu tanto assim competitividade frente a outras medidas, ao ponto de ter gente decretando a morte dele. Tenho boas razões para não acreditar nisso. Pelas mesmas razões, duvido que a 29 seja realmente a medida francamente melhor hoje que a 26. Se houve alguma evolução nesse sentido, do ponto de vista técnico, a 27,5 é muito mais favorita que a 29.
R: É melhor pra 80% das utilizaçoes;

Acredito mais que sejam duas coisas:
- Há um mercado que precisa estar sempre mostrando novidades (e tornando os produtos nas mãos dos consumidores "velhos" e "obsoletos") para que os consumidores troquem continuamente seus produtos;
- Há um efeito placebo, onde a troca do produto velho por outro diferente causa uma sensação de diferença no uso, mas que as pessoas acreditam ser uma diferença positiva, embora nem sempre esta seja uma vantagem real.

R:Nao ha placebo,so quem gosta mesmo de bike sabe q a 29er nao é superior 100%,mas é melhor nas situaçoes de XC,tanto q ha discussao nao tem fim.

Temos que considerar que estamos no Brasil, onde chegar informação de primeiro nível é raro e difícil tanto quanto equipamentos de qualidade, onde todo mundo é técnico de futebol da seleção brasileira e engenheiro de bicicletas e onde as lojas vivem doidas atrás de vender uma nova moda.
Não é difícil que o mountain bike lá fora caminhe para as 27,5 ou mesmo se mantenha nas 26 enquanto aqui cria-se o hype das 29 polegadas.
R: As 559mm nao morrerao mas tao moribundas no XC.
NO XC<<<<

Isso é o que eu posso te dizer em termos gerais.
Mas finalizo com um dos melhores pensamentos sobre esta questão em 50 anos vividos entre bicicletas, motos e carros. Ele está escrito no livro "Manual Completo da Moto" de G. Lear e I. S. Mosher:
- "A melhor moto do mundo é aquela que você tem ou pode vir a ter".
Diga o mesmo sobre sua bicicleta.

Quem "inventou' a 29er foi Gary Fischer,ele,ao contrario de muitos,nao para no tempo.
Frase de Gary Fischer "A bike simples jamais vai deixar de existir'.O q nao diz q ele quer dizer q ama bike sem marcha,e sim,q de certta maneira tem lugar pra todo mundo.
Voltar ao Topo
marcbarbosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2014
Maringá
Offline
Mensagens:334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcbarbosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2017 as 21:08
Quando dizem que as 27,5 já nasceram mortas, nao deixo de acreditar. Acho que depois da 29 que fizeram pro Nino, a Scott acabou de enterrar a 27,5. Ok, o cara é tao bom que correria bem com qualquer padrao, mas o desempenho que se vê nessa nova bike nao deixa duvida de que as 27,5 nao voltarao mais na elite mundial do XC.
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2017 as 21:20
Levando em conta que tanto ano retrasado (2015), como boa parte do ano de 2016 Nino Schurter correu de 27,5, incluindo o Mundial de Vallnord que ele ganhou do Absalon que tava de 29.

O protótipo que veio se tornar a nova Scott Scale 900 só começou a ser usada no decorrer do campeonato desse ano.

http://www.pinkbike.com/news/spotted-nino-schurters-prototype-scott-la-bresse-xco-world-cup-2016.html

Ainda nessa entrevista o site afirma que Nino prefere 27,5... Vai entender né?

Editado por StFred - 09 Jan 2017 as 21:25
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2017 as 22:27
Li muito comparativo entre os aros em relação à competitividade e fiquei com uma curiosidade, quantos aqui são atletas profissionais?
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2017 as 22:30
Ele "correu" com uma full 29 e deu um pega com outro pro nao foi?Nao lembro os nomes.
O q se disse(aqui mesmo no forum):
Olha como ele desce no circuito de XCO!eita,parece bike de DH.
E olha como o de 29 hardtail passa por ele na subida!
Ou seja,qdo eel viu q na final do camp a UCI escolheu um circuito de XCO em que uma Enduro poderia ter vantagem em algumas partes(no caso,as descidas tinhao muitos obstaculos pra uma HT)ele escolheu .
As full 29er(as chamadas Enduro,nao AM)nao estavao mortas?

Nada ta tao morto,exceto as 559mm.Ou nao?
Fat bikes,apesar de nao ser exatamente um argumento aqui,sao 559mm.
Bikes de DH ainda usao 559mm.Algumas sao 584mm.
Reitero,pelo que assisto,se for no XCO,as 26er nao voltao nen com vontade dos anjos.
Comparando um video da final de XCO de 2011 com a de 2015/2016,na seçao de pedras e obstaculos,e hilario ver os cara caindo de cara com 26er,comparado com a maneira mais rapida de passar ali com as 29er.
Em saltos ela ja nao se sai melhor.
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 07:42
Se torcem o nariz pra sua 27,5 imagina pra mim que tenho 3 bikes 26"
No meu caso como gosto do lado mais extreme do MTB(DH,Enduro,all mountain,trail,freeride,etc.)estou bem servido de bikes(Rocky Mountain Flatline pra DH,Santa Cruz Nomad pra um pouco de tudo e Astro Defense pra Trail e all mountain)

Até tenho vontade de experimentar uma 29 ou 27,5 modernas porém com os precinhos camaradas aqui do BR teria que vender minhas 3 bikes pra comprar apenas uma.
Sem contar a manutenção que além de cara é muito difícil achar peças desses formatos,27,5 e 29,que não sejam pra XC.
E por mais que tenham uns que parecem que torcem pra acabar as 26"(normalmente xczero recalcado que só sabe girar perna e não pula nem meio fio)a internet está aí e basta pesquisar que ainda acho todas as peças que preciso e geralmente bem mais barato em relação as peças da moda 29".
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 10:51
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:


Nada ta tao morto,exceto as 559mm.Ou nao?
Fat bikes,apesar de nao ser exatamente um argumento aqui,sao 559mm.
Bikes de DH ainda usao 559mm.Algumas sao 584mm.
Reitero,pelo que assisto,se for no XCO,as 26er nao voltao nen com vontade dos anjos.
Comparando um video da final de XCO de 2011 com a de 2015/2016,na seçao de pedras e obstaculos,e hilario ver os cara caindo de cara com 26er,comparado com a maneira mais rapida de passar ali com as 29er.
Em saltos ela ja nao se sai melhor.

559 tá morto sim. Pelo menos no circuito mundial. Nenhum piloto de DH que eu saiba tem usado aros 26, nem mesmo os Junior. No Enduro em 2013 se não me engano o Jared Graves usou 26, mas agora usa enduro 27.5 ou 29.

Até Fat Bikes estão vindo 27.5. Sim, a trek tem uma fatbike 27.5x4" bem bacana. E tem até 29+.

No meu caso, eu que sou baixo, uso a bike de Enduro 27,5 (nomad 160/165 de curso) mas tenho curiosidade de experimentar uma 29, problema é que os quadros são muito grandes pra mim.

Já na bike de XC tenho uma Camber 29 small, as vezes acho ela curta demais e instável em alta velocidade nas trilhas, comparando com a Nomad que é 5cm mais longa no entreeixos. Mas é o preço que pago pra ter uma bike mais ágil, penso até em colocar uma angleset nela pra alongar e ficar um meio termpo. Pra pedais em estradão gosto muito dela, e na descida ela é de longe melhor que as full de XC 26 que tive.

Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Se torcem o nariz pra sua 27,5 imagina pra mim que tenho 3 bikes 26"
No meu caso como gosto do lado mais extreme do MTB(DH,Enduro,all mountain,trail,freeride,etc.)estou bem servido de bikes(Rocky Mountain Flatline pra DH,Santa Cruz Nomad pra um pouco de tudo e Astro Defense pra Trail e all mountain)

Até tenho vontade de experimentar uma 29 ou 27,5 modernas porém com os precinhos camaradas aqui do BR teria que vender minhas 3 bikes pra comprar apenas uma.
Sem contar a manutenção que além de cara é muito difícil achar peças desses formatos,27,5 e 29,que não sejam pra XC.
E por mais que tenham uns que parecem que torcem pra acabar as 26"(normalmente xczero recalcado que só sabe girar perna e não pula nem meio fio)a internet está aí e basta pesquisar que ainda acho todas as peças que preciso e geralmente bem mais barato em relação as peças da moda 29".

Eu tenho vontade de experimentar uma XC 27,5, nunca rodei numa. Mas o que senti no XC é que a 29 comparado com a 26 realmente rende mais no asfalto e lugares planos, especialmente em estradão, isso não tem como negar. Sei por que fiz um mesmo pedal com duas bikes equivalentes (peso e relação) e foi nítida a diferença, embora o trecho de subida tenha ido pouca coisa melhor com a 26, mas no geral a 29 foi bem melhor.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 11:04
complementando:

a questão dos pneus faz muita diferença e tem que levar em consideração na comparação.

vi várias conversões de 26 pra 27.5 em que o pessoal coloca pneu mais fino, mas no fim o diâmetro da roda fica pouco alterado.
uma roda 26 com pneu 2.4 tem um diâmetro muito próximo a uma roda 27,5 com pneu 2.0.

assim como uma roda 27.5 com pneu 2.4 vai ter um diâmetro não tão menor assim que uma 29 com 2.0

aproveitando que essa minha minha mosso 26 com garfo 29, está adaptada atualmente com rodas 29 com pneu 2.0 dianteiro e 35mm traseiro (que é o que cabe no quadro), mas cabe os três tamanhos de roda, quero fazer um experimento científico qualquer hora dessas..

um pedal de estradão com essas rodas atuais,  e depois fazer o mesmo pedal com um par de pneus 26x2,35 e se possível 27.5x2.0.


Editado por TheLittle - 10 Jan 2017 as 11:36
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
VitorMaia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2016
Amparo SP
Offline
Mensagens:426
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar VitorMaia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 11:14
Pode colocar 26 29 ate aro 40 do lado que vai sobrar VEMMM MONSXXTROOOO
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 11:32
postei errado

Editado por TheLittle - 10 Jan 2017 as 11:35
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 12:16
A "torção" de nariz mesmo ocorre quando vc marca um pedal com uns conhecidos, chega de 26er V-Brake, e os caras estão de 29 Carbon com XT ou xx1... O nariz torcido, os olhares de pena e desprezo vão embora rapidinho, na primeira subida forte quando vc tem que esperar os "parças" que estão empurrando morro acima...
O nariz torcido dá lugar à choradeira, ao "preciso treinar mais", ao "não acredito que o cara subiu pedalando com aquele caroço e nós estamos empurrando"... E por aí vai.

Editado por Jagwire - 10 Jan 2017 as 12:17
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 13:56
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

A "torção" de nariz mesmo ocorre quando vc marca um pedal com uns conhecidos, chega de 26er V-Brake, e os caras estão de 29 Carbon com XT ou xx1... O nariz torcido, os olhares de pena e desprezo vão embora rapidinho, na primeira subida forte quando vc tem que esperar os "parças" que estão empurrando morro acima...
O nariz torcido dá lugar à choradeira, ao "preciso treinar mais", ao "não acredito que o cara subiu pedalando com aquele caroço e nós estamos empurrando"... E por aí vai.


Né? Tipo o cara que quando te vê numa bike de menos de 5 mil e acha que tu não gira nada kkkkkkk
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 21:55
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

A "torção" de nariz mesmo ocorre quando vc marca um pedal com uns conhecidos, chega de 26er V-Brake, e os caras estão de 29 Carbon com XT ou xx1... O nariz torcido, os olhares de pena e desprezo vão embora rapidinho, na primeira subida forte quando vc tem que esperar os "parças" que estão empurrando morro acima...
O nariz torcido dá lugar à choradeira, ao "preciso treinar mais", ao "não acredito que o cara subiu pedalando com aquele caroço e nós estamos empurrando"... E por aí vai.


Desculpe mas nao cola.
O modo q vc fala "chega com uma 26 vbrake" é ridiculo
Chega com que?
Uma Colli ou uma Canondale Flash?
Na boa,pega uma bike 26,com 21 marchas,freio vbrake acera,aros parede simples,suspa Zoom inteira de aço,enfim,bike de 300R$,q recomeça sua cronica
Quero ver subir nen q seja meio fio sem desmontar...
E nego com XX1 desmontar?
serio?
Vc quer comparar gente que pedala com rolhas de trilha?
Outro argumento q nao cola,eu desconheço alguem que compre uma bike foda e nao gire bem,mesmo que seja apenas no nivel dos "parças
Entao onde uma 29 desmonta pra subi,do lado dela vai ter uma 26 e uma 27.5,se bikers e principalmente BIKES de mesmo nivel.

Ou o cara de 26er,com 21 marchas 28x24 vai subir pedalando onde um de 27 ou 20 22x34 ou 24x36 vai empurar?
nao cola nao,tenta de novo.

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 22:14
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

A "torção" de nariz mesmo ocorre quando vc marca um pedal com uns conhecidos, chega de 26er V-Brake, e os caras estão de 29 Carbon com XT ou xx1... O nariz torcido, os olhares de pena e desprezo vão embora rapidinho, na primeira subida forte quando vc tem que esperar os "parças" que estão empurrando morro acima...
O nariz torcido dá lugar à choradeira, ao "preciso treinar mais", ao "não acredito que o cara subiu pedalando com aquele caroço e nós estamos empurrando"... E por aí vai.
 
Depois de 12 anos sem pedalar, cheguei todo feliz para subir a Pedra Grande (que na época eu não conhecia), como minha Gary Fisher 1995 8V XT. 42/32/22 11-28. E freios cantilever. Precisa ver a cara dos caras. Ainda mais depois que eu tomei um pau e atrasei o passeio deles. CryCryCry


Editado por Fabio - 10 Jan 2017 as 22:18
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 22:42
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Originalmente postado por Jagwire</td></tr></table> <br /><br />Desculpe mas nao cola.<br />O modo q vc fala chega com uma 26 vbrake é ridiculo<br />Chega com que?<br />Uma Colli ou uma Canondale Flash?<br />Na boa,pega uma bike 26,com 21 marchas,freio vbrake acera,aros parede simples,suspa Zoom inteira de aço,enfim,bike de 300R$,q recomeça sua cronica<br />Quero ver subir nen q seja meio fio sem desmontar...<br />E nego com XX1 desmontar?<br />serio?<br />Vc quer comparar gente que pedala com rolhas de trilha?<br />Outro argumento q nao cola,eu desconheço alguem que compre uma bike foda e nao gire bem,mesmo que seja apenas no nivel dos parças<br /> Entao onde uma 29 desmonta pra subi,do lado dela vai ter uma 26 e uma 27.5,se bikers e principalmente BIKES de mesmo nivel.<br /><br />Ou o cara de 26er,com 21 marchas 28x24 vai subir pedalando onde um de 27 ou 20 22x34 ou 24x36 vai empurar?<br />nao cola nao,tenta de novo.<br /><br />[/QUOTE Jagwire


Desculpe mas nao cola.
O modo q vc fala chega com uma 26 vbrake é ridiculo
Chega com que?
Uma Colli ou uma Canondale Flash?
Na boa,pega uma bike 26,com 21 marchas,freio vbrake acera,aros parede simples,suspa Zoom inteira de aço,enfim,bike de 300R$,q recomeça sua cronica
Quero ver subir nen q seja meio fio sem desmontar...
E nego com XX1 desmontar?
serio?
Vc quer comparar gente que pedala com rolhas de trilha?
Outro argumento q nao cola,eu desconheço alguem que compre uma bike foda e nao gire bem,mesmo que seja apenas no nivel dos parças
Entao onde uma 29 desmonta pra subi,do lado dela vai ter uma 26 e uma 27.5,se bikers e principalmente BIKES de mesmo nivel.

Ou o cara de 26er,com 21 marchas 28x24 vai subir pedalando onde um de 27 ou 20 22x34 ou 24x36 vai empurar?
nao cola nao,tenta de novo.

[/QUOTE escreveu:



Ah Caloi elite 2.4 antiga, acera, 24v, suntour xct.. nada muito elaborado, bike bem surrada.
Diferença mesmo é treino, peso/potência, experiência.


Ah Caloi elite 2.4 antiga, acera, 24v, suntour xct.. nada muito elaborado, bike bem surrada.
Diferença mesmo é treino, peso/potência, experiência.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 22:43
Peso/potência é o que manda na subida.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 22:45
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

[QUOTE=Jagwire]
 
Depois de 12 anos sem pedalar, cheguei todo feliz para subir a Pedra Grande (que na época eu não conhecia), como minha Gary Fisher 1995 8V XT. 42/32/22 11-28. E freios cantilever. Precisa ver a cara dos caras. Ainda mais depois que eu tomei um pau e atrasei o passeio deles. CryCryCry



Mas daí a questão não eram seus 12 sem pedalar xará?
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 22:50
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

[QUOTE=Jagwire]
 
Depois de 12 anos sem pedalar, cheguei todo feliz para subir a Pedra Grande (que na época eu não conhecia), como minha Gary Fisher 1995 8V XT. 42/32/22 11-28. E freios cantilever. Precisa ver a cara dos caras. Ainda mais depois que eu tomei um pau e atrasei o passeio deles. CryCryCry



Mas daí a questão não eram seus 12 sem pedalar xará?
LOLLOLLOLLOL Mas aí sempre a gente quer culpar a bike. Aí você compra outra achando que vai resolver e vê que o problema é você. Cry
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 01:36
nao esquenta com o nariz torcido e chama o josé pro seu próximo pedal

http://www.bbc.com/portuguese/geral-38568126
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Miro Am Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Miro Am Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 06:40
Muito bom! Boa dica Raulino.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 10:33
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 11:13
Pelo que vi, começaram a misturar bife de caçarolinha com rifle de caçar rolinha.

Bicicleta de competição nunca deve ser referência para bicicleta de diversão. No dia que que isso for verdade, todo mundo anda com carro errado. Todos deveriam andar de Fórmula 1.

Os fóruns de carros estão cheios de "especialistas" de tuning que dizem que freio bom só o pinça de freio gigante da Brembo com 8 pistões contrapostos, independente do tamanho, do peso e da potência do carro. Nunca vi um desses "especialistas" fazer um dimensionamento de engenharia. O que eles dizem é verdade absoluta e isso não se discute. Carro só se for Mitsubishi Lancer Evolution pra cima. Celta? Argh!

E muitos desses que torcem o nariz comem frango e arrotam peru. Com 84 suaves prestações, qualquer um compra BMW mesmo sem ter uma casa decente pra morar. Sujeito não tem onde cair morto, mas anda de carrão e torcendo o nariz pra todos os outros carros abaixo do dele.

Cansei desses caras.
Eu prefiro ter um carrinho velho, confiável, que eu curta e que seja meu sem dever nada para ninguém.

Ninguém discute que pinça Brembo de 8 pistões seja ou não ruim. Só que ela tem o lugar dela. Ninguém discute que um Lancer Evolution ou um BMW M3 sejam carrões, mas compra quem pode e gosta.
E se o forista só tem grana para ter um Celta 1.0 velhinho? E se esse é o carro que ele comprou depois de muito suor do próprio rosto? Quem tem direito a torcer o nariz? Acho que aí entra o respeito com o que o outro tem, pode ter e gosta de ter.

Bicicleta de competição é feita para que aquele atleta em específico seja 1 centésimo de segundo mais rápido. É ridículo impor um padrão desses a um amador assim como pinça Brembo e Lancer Evolution para quem vive travado no congestionamento.

Dane-se se a bicicleta não foi feita pelos anões nibelungos nas forjas vulcânicas do deus Hefaistos usando ligas élficas ao som de cânticos gregorianos entoados pelas freiras virgens do convento de Santa Quitéria do Campo Aberto enquanto costuram a mão o selim com o couro de cabras montesas alimentadas por flores que crescem no topo do Kilimanjaro.
Esse tipo de papinho sem pé nem cabeça nunca levou a nada, embora ele sempre se repita para justificar o que não tem razão para ser justificado.

99,999% das bicicletas do mundo nunca vão participar de competição e dessas 1 em 1000 competirão em condições de vencer provas.
Bicicleta boa para a grande maioria das pessoas é aquela que serve ao seu propósito, seja ela para transportar, divertir, trazer saúde e até ser barata. O resto é discriminação.

A discussão inicial era a de torcerem o nariz para a bicicleta do outro.
Logo entrou a discussão técnica pelo lado do extremo das bicicletas de competição de ponta para justificiar o que cada um deve ou não ter. É exatamente justificar o que a discussão original desejava discutir e negar.
É ridículo isso.

Você pode ter a bicicleta não foi feita pelos anões nibelungos nas forjas vulcânicas do deus Hefaistos usando ligas élficas ao som de cânticos gregorianos entoados pelas freiras virgens do convento de Santa Quitéria do Campo Aberto enquanto costuram a mão o selim com o couro de cabras montesas alimentadas por flores que crescem no topo do Kilimanjaro? Legal. Guarde isso pra você e respeite a bicicleta do outro.

A melhor bicicleta do mundo é aquela que você tem ou pode vir a ter. Ponto final.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 11:43
Exatamente , no fim é apenas uma batalha de egos besta.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 21:52
Vamos voltar ao tema?Vou intercalar o que penso:
"Oi pessoal , ja a algum tempo frequento o pedal(forum) percebi nestes dias que quando saio com a galera e encontro outros grupos e falo sobre minha bike (aro 27.5 )
>Falo?Como assim falo?Vc nao vai com ela?



"o pessoal meio que ... torce o nariz !!, nao quero criar polemica mas parece que é algo estranho " no ninho" .."
>>>SO parece,quem gosta mesmo de bike nao é assim,e vc mesmo diz "meio" q torce o nariz.A resposta é simples,muita gente nao sabe nen o que é,e alguns q sabem acharo que e´algo novo,na verdade,os que realmente torcem sao os mesmo que diziao aqui no forum "29er é moda"
Ou seja,eles falao,falao,mas estao prontos a mudar de opiniao se todo mundo mudar.


"entrei a pouco tempo no mtb e notei isso , antes estava com minha speed e notava algo estranho tambem entre as duas categorias "

>>>>Algo estranho?MTBers e speederos???ELES SE ODEIAO.
Speedero tem nojo de MTBer,e algumas vezes é reciproco.
Logico,o povo q leva a serio.Caça aqui no forum,e cada treta...
Limpa da tua cabeça q ciclista é raça diferente da raça humana...


", poxa e so bike e que delicia pedalar seja qual for a escolha mas que tem uma diferença ....tem sim ... eu notei !é tanta diferença assim ao pedalar .. eu nao notei, ja pedalei as duas"
As 29er sao melhores no plano e descidas imgremes,com pedras,as 27er sao melhores em trilhas fechadas,q exigem curvas rapidas ,na pratica,é um perde-ganha,é como escolher uma arma ou personagem em um jogo,tem os balanceado,os especificos,enfim,cada um se sai melhor,ja os balanaceadso,seriao as hibridas,nao se saem bem em tudo e se saem bem em tudo


" , se as 27.5 estiverem mal "na fita" vendo logo a'ntes de perder grana e parto para as 29 Dead mas tudo bem Confused"
Esta parte q nao entendi,vc fala q nao notou a diferença,contrariando o que eu e zilhares disserao,q a 29er se sai melhor em 80% das situaçoes,mas fala em comprar uma?
Entao nao rodou nas duas.
EU recomendo uma 29er pra treekeiros(treeking) pra quem NAO NAO NAO tem uma bike ainda.EU nunca recomendo vender a 26er e compra um 29er,SE O CAARA fala como vc falou "ja rodei nas duas e nao vi diferença/vantagem" na 29er
Se vc nao viu,nunca as vera.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 21:56
Ali na parte qdo digo que quem gosta de bike nao torce o nariz,eu digo DE MESMA TRIBO
JA li,nao ouvi,q speedeiros sao mais ariscos,tipo,reune 4 de Tarmac e vem um de Caloi 10 ou GTS R3,ai os speedero olha de lado,,,

E COM RAZAO>
Treinar em pelotao é treinar em pelotao(visitem o forum de speeds,sobre pelotao)
E acho q eles tem toda razao se chega alguem com uma bike inferior,com 16 marchas,pneu KEnda seco,de 12kg.Vai atrapalhar o pelote
O mesmo pode,pode acontecer com MTB,mas como a maioira dos grupos de MTB é de treeking,e nao pelotes de treino(boa parte dos speederos treina mesmo em dupla),as coisas sao bemmmm diferentes no quesito speed VS mtb
E com razao.
Quem treina nao tolera roda presa.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 22:16
Pelo que o autor deu a entender ele foi nesses grupos de passeio que tem em todo lugar onde vao pessoas de todas idades e tipos de bikes , nesse cenário ou em qualquer outro pra falar a verdade não vejo razão alguma pra desmerecer a bike dos outros.
Treino em pelotão , tá entendo treino é treino , no caso a pessoa responsável pelo grupo deveria colocar parâmetros pra evitar esse tipo de coisa se não quer ser atrapalhado , assim como em categorias de corrida tem as divisões idade tempo pra classificação etc.
Tem grupo aqui que é assim , os kras poe lá no site , tem que comparecer assim assim assado cabou , se o kra não aparece como devia não anda.
Já um grupo de speed ou pelo menos eu acho que são de speed por que sempre vejo eles na lagoa trocentos grudados uns nos outros , sempre sempre eu vejo no meio umas mtbs andando no pelotão no ritmo dos outros , e pra piorar na maioria das vezes são 26 , eu olho e penso oO , mais o povo parece que fica de boa todo mundo.
Enfim todos temos nossas opiniões e fazemos nossas escolhas , mais quando alguém que nem te conhece vem criticar as suas sem saber como vc anda o que vc quer da bike sua condição financeira suas experiências etc não é muito legal né ?
Então não façam o mesmo com os outros , o kra comprou a bikezinha dele lá ta de boa alegre vc vai correr o risco de estragar o dia da pessoa a troco de nada.
Alguns como eu mesmo tão pouco ligando , outros ja ficam bem chateados.
Voltar ao Topo
marcbarbosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2014
Maringá
Offline
Mensagens:334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcbarbosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 22:51
A questao é: por que torcem o nariz? Pois por que querendo ou nao somos escravos, o mercado está dizendo que as 29 sao melhores, entao é melhor, quem tem que se adaptar somos nós. Se a "moda" agora é uma coroa, logo vamos ter que nos adaptar pra uma coroa. O mercado dita as regras... ah, mas minha 26 está dando conta do recado, ótimo, mas querendo ou nao uma hora vai ter que chegar nas 29, um dia vai acabar as peças de reposiçao e nao vai ter jeito.
Claro que a grande maioria possui bikes de entrada e nao uma super maquina igual dos atletas profissionais, por uma razao obvia, estamos no Brasil... até no reino das bikes vemos toda essa desigualdade, a gente só nao tem uma bike de 30k por que a grana nao dá, por que se desse com certeza teriamos.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 23:12
Mercado entope de novidade, mas compra quem quer? Protetor de câmbio já era, bar ends já era, Shimano fly by air, Rapid Fire para bar ends, etc. Roda Disk Drive. Etc. Mercado tenta empurrar, se o produto não for bom não se estabelece.
 
 
No mais quando agora diz que o "mercado diz que 29 é melhor". Aí quando é provado, falam, "ah, mas isso é para profissional.
 
Afinal é o mercado, são os profissionais ou o produto é bom mesmo.
 
Aliás, 20 anos no mercado, deve ser bom, né. Depois lançaram 27,5, não pegou. O mercado se arrependeu, afinal achavam que todo mundo ia sair das 29 e ir para as 27,5. Mas a 29 se provou melhor. Se arrependeram de não lançar 27,5 e depois 29. E quando falam que é moda as 29. E 27,5 que veio depois é o quê então?
 
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 23:16
Até pode ser que chegue o dia que a 26 acabe , não tento prever o futuro , mais duvido que vai chegar o dia em que vc só vai ter 1 tamanho disponível.
Se um dia isso acontecer alguém vai inventar algo novo pra capturar uma parcela do mercado , essa discussão nunca vai ter fim.
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 09:38
(se os moderadores acharem que eu peguei pesado..tudo bem, aceito numa boa)
 
mas pelo amor de deus...isso tá muita "filosofia de internet"...larga o teclado e vai pedalar com qq coisa que tiver...eu ando de speed, ando de mtb, ando de fixa, ando com qq coisa que deixarem na minha mão...se tem grana para andar na moda e quer andar, anda...se não tem...para de reclamar e vai se divertir. se o "meio" não gosta...troca de "meio". arruma outros amigos.
 
abs


Editado por leogc - 12 Jan 2017 as 09:39
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 09:44
Concordo. Também não gosto quando olham torto quando ando com minha bike antiga de madeira com rodas maciças sem pneu. Esse negócio de pneumático nas rodas é moda. A minha também não tem freio, esse negócio de cantilever é moda.


Obs.: Quanto tempo um produto precisa estar no mercado para não ser mais considerado moda?

Injeção eletrônica é moda? Afinal, a última fábrica de carburador do Brasil fechou em 94. 23 anos é moda para mim. Um dia o mercado vai perceber e voltar pro carburador.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 11:10
Hoje cedo passe na Rua do Glicério. Para quem é de São Paulo e conhece, sabe que é uma bocada nervosa. Uma rua onde já vi um cara entrar pela janela num táxi e arrancar o celular pendurado no vidro e sair correndo. Uma rua onde tem um monte da haitiano vendendo coisas pela calçada e pelo meio fio, como pinga, roupas usadas, bananas, etc. E onde só tem imóvel caindo aos pedaços, etc. E nessa tem uma bicicletaria daquelas bem mais simples que as ditas de bairro. De manhã o cara abre e pendura as rodas na porta, peçcas, etc. E estaciona em frente a loja e na guia várias bikes surradas para venda. E hoje que vi que tem até 29 surrada para vender. Não deu para tirar foto, manhã eu tiro. 29 já chegou até em bicicletaria boca de porco e ainda é moda?
Voltar ao Topo
Rafhaway Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mar 2014
Campo Grande -
Offline
Mensagens:288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafhaway Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 12:28
Eu tenho uma 27,5 e tô feliz com ela.   O que me levou a escolher ela foi que nos testes que fiz com as 29 de amigos achei a aceleração delas lenta.  Como tinha uma 26 senti muita falta disso.  E outro fator foi que gastei 3500 e peguei uma bike com 12,5 kg.   Pra pegar uma 29 nessa faixa de peso sai bem mais caro, e não tinha grana pra investir mais agora.   
A 27,5 eu acho o desempenho muito bom, e quando tô num dia bom anda bem, quando tô num dia ruim anda mal.  kkkk     
Pra eu partir pra uma 29 somente se conseguir pegar uma bem leve, senão acho que não vale a pena fica parecendo um caminhão pesadão.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 12:35
12,5 por 3500 é muito bom. Nova ou usada?
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 12:40
29 para 26 a diferença sempre foi de uns 100g a mais para cada item, considerando mesma marca, nível e modelo. Ou seja, tipo uma roda Sram Roam 40 26 e uma roda Sram Roam 40 29. Afinal não vale comparar uma roda Enve 26 (nem sei se existe) com uma roda Vzan 29. Quais itens tinham esses 100g a mais?

Quadro, garfo, roda dianteira, roda traseira, pneu dianteiro e pneu traseiro. 600g no total. Câmaras (se alguém ainda usar) são uns 50g mais pesada cada. No total uma bike de mesma marca e nível, variava uns 700g entre a 26 e a 29. Na época dava para ver no site da Scott, pois ela fabricava 26 e 29. Depois a Scott passou a fabricar os 3 tamanhos e se via que a diferença de peso entre a 26 e 27,5 era maior do que da 27,5 para 29, mesmo a 27,5 sendo quase uma 26 repaginada. Talvez por isso pior dos 2 mundos, quase tão pesada quanto uma 29 e quase do tamanho de uma 26. Enfim, hoje é complicado essa comparação, pois 26 foi extinta e quase ninguém faz 27,5 e/ou não divulgam peso. A Specialized tem essa estupidez de não divulgar peso. A Trek divulgava, entrou na onda imbecil da Specialized, mas agora voltou a divulgar. A Scott sempre divulgou, sendo que sempre deu GRANDE ênfase ao peso e isso as sempre me deixou meio preocupado com a resistência de seus quadros ultra-leves. Enfim, é só pesquisar e ver. Hoje uma Scott de mesmo modelo 27,5 e 29 é o mesmo preço e muda pouco em peso. 

Exemplo: 

Scott 750 27,5 11,70 kg e 950 29 11,80 kg.

E olha que não é top. É intermediária. 100g de diferença.

Então se a bike for nova 27,5 e tiver 12 kg, a semelhante 29 da mesma marca vai custar o mesmo preço e pesar não mais de 12,5 kg.

Não sei se o ser humano consegue ter sensibilidade para perceber 500g de diferença numa aceleração. Ainda considerando mais uns 4 kg de roupas e hidratação/ferramentas e uns 70 kg do ciclista (fui bonzinho no peso do ciclista), dá um total de 86 kg para 27,5 e 86,5 kg para 29. 0,5% de diferença. Muito se fala que o sere humano só percebe diferenças a partir de 5% seja lá no que for. 5% no ruído, na temperatura, esforço físico, etc.

Então é meio complicado dizer que pelo mesmo preço a 29 vai ser MUITO mais pesada. Podia ser verdade no lançamento das 29 uns 15 anos atrás quando só tinha 26 e 29 era novidade, mas hoje em dia onde 29 se consolidou e nem mais 27,5 é novidade. Esse argumento caiu por terra.

No mais volto a falar, tirando o fator peso (100g no caso da Scott 950), o diâmetro maior não influência a aceleração, pois para uma mesma velocidade em km/h a roda da 29 estará numa menor velocidade angular em rad/s, ou entenda-se rpm.



Editado por Fabio - 12 Jan 2017 as 13:15
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 13:50
Sobre o assunto:
"
Para completar o pacote, um bom projeto contemplaria também um centro de gravidade mais baixo. Apenas para ilustrar, o supercampeão Nino Schurter decidiu migrar para as 29ers a partir do momento que a Scott conseguiu deixar sua Scale 900 tão "baixa" quanto a versão 700, avanços no processo produtivo dos seus quadros em carbono permitiram a construção de uma bike com um tubo de direção curtíssimo.

Resumindo, o top tube cresceu, a mesa e os chain stays encurtaram consideravelmente e os garfos agora trabalham um pouco mais relaxados. Quando pensar na sua próxima bike, o ideal seria buscar um modelo que de preferência agregasse todas essas características."

http://www.29er.com.br/2017/01/p29br-29er-geometry-longas-e-baixas-o.html?m=1
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 14:14
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Já na bike de XC tenho uma Camber 29 small, as vezes acho ela curta demais e instável em alta velocidade nas trilhas, comparando com a Nomad que é 5cm mais longa no entreeixos. Mas é o preço que pago pra ter uma bike mais ágil, penso até em colocar uma angleset nela pra alongar e ficar um meio termpo. Pra pedais em estradão gosto muito dela, e na descida ela é de longe melhor que as full de XC 26 que tive.



Já pensei em usar uma angleset da Cane Creek, mas a ProParts só tem um modelo encalhado e não serve para mim. teria que comprar fora, mas tem muita medida para acertar na hora da compra e tenho medo. sem falar que li em relatos que ela faz muito barulho, tipo movimento central press fit. Até Spz Enduro voltou a usar rosca no central. Projetista da Santa Cruz que press fit é a pior invenção e técnico do Schurter disse que usam press fit só por causa do peso, pois a durabilidade é menor.
Voltar ao Topo
Mano Malkhs Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Set 2015
votorantim
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mano Malkhs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 14:56
 Se o cara torcer o nariz pra ela é só colocar do lado e ver qual pulmão e qual perna é melhor...

Resumindo: Foda-se ^^


Editado por Mano Malkhs - 12 Jan 2017 as 15:02
Voltar ao Topo
Carlos W Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jul 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos W Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 20:52
29 não é um caminhão pesado. 

O que vejo é pessoal arrancando no pinhão pequeno, chegando a pedalar de pé.

Então tenho que ficar esperando embalarem.  Na hora de parar no semaforo,  reduz 2 marchas no cambio traseiro e veja se é lenta no arranque.

Baixar 2 kg na bike, dificil...  Vou tentar perder uns 4 kg antes...
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 7>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X