Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Porque torcem o nariz quando falo que tenho 27.5 ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Porque torcem o nariz quando falo que tenho 27.5 ?

 Responder Página  123 7>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
papiba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
americana sp
Offline
Mensagens:386
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar papiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Porque torcem o nariz quando falo que tenho 27.5 ?
    Postado: 03 Jan 2017 as 12:00
Oi pessoal , ja a algum tempo frequento o pedal(forum) percebi nestes dias que quando saio com a galera e encontro outros grupos e falo sobre minha bike (aro 27.5 ) o pessoal meio que ... torce o nariz !!, nao quero criar polemica mas parece que é algo estranho " no ninho" ..entrei a pouco tempo no mtb e notei isso , antes estava com minha speed e notava algo estranho tambem entre as duas categorias , poxa e so bike e que delicia pedalar seja qual for a escolha mas que tem uma diferença ....tem sim ... eu notei !é tanta diferença assim ao pedalar .. eu nao notei, ja pedalei as duas , se as 27.5 estiverem mal "na fita" vendo logo antes de perder  grana e parto para as 29 Dead mas tudo bem Confused
spex
Voltar ao Topo
utR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2009
Brasília
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar utR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 12:58
se tu ta satisfeito com tua bike e não viu diferença, deixa os tontos torcerem o nariz. 
LOL

nesse meio ai deve ter pelo menos uns 2 ou 3 que não sabem porque acham 29 melhor e foi na onda da massa. 

mas é verdade, em certas ocasiões, como plano, estradão de terra(por favor não chamem isso de trilha kkkk) as 29 são mais vantajosas. 

a real é que bike é só uma parte da equação final, nada adianta ter uma 29 e nao ter condicionamento físico. 


Editado por utR - 03 Jan 2017 as 14:41
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 13:21
ano passado passei uns dias fazendo mtb na frança, mais especificamente nos alpes. Quase não se usa bike 29 lá...a maioria imensa é 27.5. eles dizem que pros single tracks de lá são mais apropriados. eu andava numa scott 27.5 e ela funcionava ótimo lá....(apesar de não ter andando com minha 29 em terrenos semelhantes, logo não posso comparar, mas não tenho do que reclamar).
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 13:59
A 27,5 nasceu morta.  Era para ser uma opção entre a 26 e a 29, com o "melhor dos dois mundos".
Infelizmente, na prática (e em estudos sérios realizados por institutos e entidades responsáveis),  a 27,5 mostrou-se pior que a velha 26 e que a 29.
Enfim, a 27,5 é a pior escolha que alguém pode fazer...Ouch

Veja esse estudo (sério) e observe os resultados:



Isso pode explicar por que todos "torcem o nariz" para a sua 27,5.  Porém não significa que vc deva "jogar no lixo" a sua bicicleta.  Ainda que possa não ser a melhor escolha, se vc gosta dela, por que não usá-la ? 
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
utR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2009
Brasília
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar utR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 14:06
esse estudo que o bikeradar fez não comprova muita coisa. Os proprios apresentadores disseram que não houve diferença estatisticamente significante ou seja até pode ter algum tipo de variação no tempo ou produçao de potência - agora não lembro o que eles quantificaram... - mas não se pode  concluir que isso ocorreu por causa do aro, há inumeras variaveis que não foram mensuradas e que pode influenciar o resultado. 

E no resumo do outro estudo: The findings indicate that wheel size does not significantly influence performance during cross-country when ridden by trained mountain bikers, and that wheel choice is likely due to personal choice or sponsorship commitments. 




Editado por utR - 03 Jan 2017 as 14:07
Voltar ao Topo
DougFF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2015
Pará de Minas
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar DougFF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 14:34
pra mim o que manda mais é técnica e "perna".

Se colocar um cara bom, ele vai bem em qualquer uma.
Knowledge Health Strenght.

2015 - KHS Tempe.
1994 - KHS Montana True Temper.
Voltar ao Topo
gabriel bps Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jun 2006
Ipanema, RJ
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (7) Agradecimentos(7)   Citar gabriel bps Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 15:19
eu faço trilha de moto tem aproximadamente 14 anos, depois de 2 acidentes recentes (onde tiver que fazer 2 cirurgias) eu decidi partir pras bikes.

sinceramente, nunca vi tanta cagação de regra e "viadagens" como existe nesse mundo, em 14 anos de moto o que eu via era nego montando nas motos, independente de qual seja, e sendo feliz nas trilhas!  nas bikes parece que se você não tá na moda, as pessoas de fato torcem o nariz.  

to curtindo demais bike, pedalar, fazer minhas trilhas de vez em quando, mas sinceramente os grupos que tenho visto cada vez me desanimam mais.  é muita frescurinha, muita novidade, muito teste, muita peçinha que entra e sai de moda, muito marketing envolvido que acabam ruindo o verdadeiro intuito de subir em cima da bike e aproveitar! 

enfim, eu tenho uma 29 e acabei de comprar uma 27'5 pra fazer dupla com ela, to cagando e andando se o bikeradar fala que não presta, se o praquempedala faz videozinho bostejando, comprei, pretendo me divertir e se não me divertir, simplesmente vendo, deixo pendurada e bola pra frente.

abs!
Voltar ao Topo
Pierrex Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2015
Joinville
Offline
Mensagens:187
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pierrex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 15:44
quando o motor é tua perna não é só uma questão de marketing ou moda. dá uma olhada no podium olímpico e só tem 29. só acho que entre amadores normalmente se está longe de tirar tudo de uma bike ou mesmo do próprio desempenho atlético. então tu pode evoluir sobre uma 27,5 e literalmente "passar por cima" dos teus parceiros 29ers. aí eles vão parar de torcer o nariz e torcer o olho pra ver se estão vendo direito.   
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 15:54
Entao vc ia sozinho de moto pra "trilha",pois hoje se for de Tornado cagao em vc,tenque ser "especial"(CR/F,YZ/F,KD/X),e na epoca q alguns aqui começarao,sempre teve os q sabe tudo
Ex:O pessoal aumentava a balança traseira,diziao q era pra subir melhor,nao enpinava.Depois que o obvio apareceu,q perdia torque,ninguem maos fez.
Qdo aparece o primeiro de DT200,e na primeira trilha ferveu,dano a desce o pau na moto.Depois q o caba vendeu,foi avisado pra por ventoinha e um YPVS mecanico,q esta moto nao era destinada a trilhas...
Se for fala de BR mudando carro,por exemplo,as rodas "Orbital"(modelo inicialmente original do Gol GTI) em todo tipo de carrro,era uma febre,depois,motivo de chacota


Nao é um defeito das pessoas,é natural do ser humano.
Senao seria chato

Qto ao praquempedala,tem uns 3 ou 4 "reportagens" la q parecem feitos por que so usa bike em transbike.Parece mais um praquemnaopedala

Se for analisar usando ciencia,elas sao assim

559mm______584mm___________662mm
26er____27.5_______29er

559-584=25mm
584-622=38mm
Entao,por esta conta besta elas sao um upgrade das 26er.Mantem-se mais perto.E é uma medida q ja tem quase 50 anos.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 16:00
O praquemnaopedala nao ta abridno aqui,conexao insegura/expirou o certificado do site
Mas é como dizem,NENHUM NENHUM NENHUM NENHUM
dos 3 tamanhso passa por cima do outro no mundo real
Na descida e plano,a 29er se sai melhor,na trilha propriamente dita as menores se saem melhor,mas tudo isto pra Pro
Sei q no mundial de XCO so tem 29er,mas sao bikes extraleves.E ja teve o episodio Nino,q hoje correu de full,q era um tipo de bike q diziao
"full 29er esta morta'
Oxe,ai vem uma leva de bike de Enduro 29er??
Diziao q a geometria das full 29 nao dava,ficava longa demais,agora vem alguns modelos de XC extra longos,tem ate rigida rigida,com garfo rigido de carbono com 52mm de rake?

WTF?
nao,é assim mesmo,onde se ganha aqui perde-se la.
Ja pra ralador de joelho no mundo real é relativo.

Voltar ao Topo
gabriel bps Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jun 2006
Ipanema, RJ
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gabriel bps Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 16:01
cara, as pessoas precisam aprender que EVOLUIR é totalmente diferente de seguir MODA.

claro que se você chegar com uma Tornado na trilha hoje em dia você vai ficar pra trás, mas não porque o mundo da modinha vai torcer o nariz pra você, mas simplesmente porque é uma moto defasada, num mundo onde você acha motos melhores que ela pelo mesmo preço.  

isso é buscar o melhor pra você (dentro da sua realidade/bolso), sem se preocupar com o que o site da moda vai falar daqui a duas semanas quando lançarem um produto totalmente diferente daquele que lançaram recentemente, praticamente aniquilando a peça (como a SRAM fez com os câmbios dianteiros, por ex.), por mais útil que ela seja.   


Voltar ao Topo
gabriel bps Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jun 2006
Ipanema, RJ
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gabriel bps Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 16:12
recomendo a leitura, achei esse artigo muito bom e resume bastante o que se passa hoje em dia.

http://aventrilha.com.br/marketing-do-mountain-bike-loucura/
Voltar ao Topo
gabriel bps Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jun 2006
Ipanema, RJ
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gabriel bps Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 16:15
esse é o ponto:

"O mountain bike foi feito para gente se divertir, entrar em contato com a natureza, experimentar a adrenalina que corre quando descemos por uma trilha cheia de obstáculos. 

Não deixe que o marketing do mountain bike consuma suas ideias com pensamentos de “preciso de uma bike melhor para ser mais feliz”."
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (6) Agradecimentos(6)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 16:44
Não esqueçam do fator "moda" e do fator "canto das sereias" ("o maior é SEMPRE melhor").

Olhem o sucesso das SUV's. Me dêem uma razão lógica para ter um carro mastodôntico que só será usado no trânsito travado e caótico das grandes cidades. Já fiz essa pergunta várias vezes e até agora ninguém me deu uma resposta convincente.
A questão real é que SUV parece ser mais carro que os demais porque é maior, enche mais os olhos (e causa mais inveja no vizinho e no cunhado).

Eu não tenho uma SUV. Eu tenho um carro com mais de 20 anos, tratado a pão de ló, e que serve para as mesmas coisas. E meu carro não quebra, não me deixa na mão.
Mas o pessoal sempre torce o nariz. "Nossa! Esse aí só anda de carro velho, xexelento!!!...".
Só que no tempo que eu tenho esse meu carro, quem torce o nariz já trocou de carro pelo menos 6 vezes, sempre por carros zero km, da moda e em financiamentos longos. Fazendo as contas, só entre juros e desvalorização, essas mesmas pessoas pagaram pelo menos mais 3 carros que viraram fumaça. As financeiras e fabricantes agradecem embevecidas pela preferência.

Não vejo um pingo de inteligência nesse tipo de escolha, mas cada um é cada um nas suas escolhas. Mas respeito é algo que se dá antes de receber. Quando torcem o nariz para o meu carro, estão faltando com o respeito de eu ter o carro eu quero e posso ter. Então não tenho o menor compromisso com o respeito aos carros deles.
O mesmo vale para bicicletas.

Aí vem a questão específica das bikes de 29 polegadas.
Isso me lembra deste vídeo:
https://youtu.be/7EEbLXEhBLw

Esse vídeo é de 2014, tem mais de 2 anos e não sei o quanto ele está atualizado, mas é algo a ser ponderado.
Aí existem mais dois fatores: quem quer vender uma 29 e quem quer aparecer com uma 29.

É o mesmo problema das SUV's.
Quem compra 29 comprou porque precisa de uma 29, ou comprou porque quer aparentar, estar na moda? Será que quem comprou a 29 comprou porque entende as diferenças técnicas e precisa dela por estas diferenças, ou comprou porque enche os olhos, ou porque o amigo disse que é legal, que as 26 ou 27,5 são pequenas demais e blablablá?
Pelo lado de quem vende, isso também é importante porque ele consegue vender uma 29 com muito mais margem de lucro do que uma 26. Claro que se tiver o hype de empurrar a 29 é bom para ele, então ele é mais um elo para inflar esse hype. Igual as fábricas de carros fazem com as SUV's.

Agora, vamos falar da parte técnica.
Eu restauro bicicletas antigas. Atualmente estou restaurando duas Caloi Mountain Bikes (as primeiras oficiais). São bicicletas de 1988 (quase 30 anos de lançadas). São bicicletas de aro 26 iguais a qualquer mountain bike atual na mesma medida de aro, mas o quadro tem uns 20 cm a mais de entre-eixos que as mountain bike modernas. Resultado: é um bicicletão. É uma bicicleta com muita estabilidade, boa para cicloturismo mas ruim para o mountain bike por faltar agilidade.
Tenho aqui também uma bicicleta Phillips 1950 de aro 28. Se a Caloi Mountian Bike era grande, esta é ainda maior. Delícia de bicicleta, sendo ainda mais estável. Só que não tem a manobrabilidade exigida de uma mountain bike.

Agora vamos pensar no que é uma bicicleta de 29 polegadas.
Aro 29 polegadas é cerca de 11,5% maior que a aro 26. O aro metálico da 26 entra dentro do aro da 29 e ainda tem folga. Isto significa eixos de cubos mais altos e maior espaço da estrutura da bicicleta. Só que a bicicleta não pode crescer na mesma proporção porque ela precisa manter muitas variáveis: centro de gravidade na altura certa, distância entre-eixos curta para manter a bicicleta ágil...
Em termos de geometria de quadro a coisa complica.  O quadro é projetado para que o ciclista fique de pé com os dois pés no chão com o quadro passando por entre as pernas com alguma folga. Mas o head tube teve de ser elevado em 3 polegadas (7,6 cm) para ajustar a altura da nova roda. Fica um quadro muito "cabeçudo", com impacto na altura do guidão.
A roda de 29 polegadas não é só mais pesada. Ela tem um efeito giroscópico ainda maior que a 26, e isso tira agilidade da bicicleta. Há correção, mas geralmente isso é feito na geometria da bicicleta, muitas vezes diminuindo medidas, sentido inverso do imposto pela mudança das rodas.
Como dá para ver as mudanças de projeto a partir da 26 polegadas para adaptar às rodas de 29 polegadas não são pequenas.

Agora vem um questionamento interessante.
Mountain Bike começou como uma brincadeira de jovens no começo da década de 1980. Esses jovens usavam as bicicletas que eles tinham para se divertir naquilo que a gente chama hoje de downhill. Dessas brincadeiras, num autêntico processo darwiniano, se sobressaiu uma bicicleta em particular: a Schwinn Excelsior. Era uma bicicleta urbana que se tornou a base da geometria do que seriam as bicicletas de mountain bikes.
Em cima dessa brincadeira, o mountain bike se tornou esporte e produto muito fortes no mercado e muito dinheiro foi investido desde então. E desde o começo o aro 26 se impôs em praticamente todas as modalidades. Foram praticamente 30 anos de domínio. Claro que os fabricantes experimentaram outros aros atrás de mais desempenho, desde o aro 24 até o aro 30. Mas o 26 se estabeleceu e muito rapidamente, o que é uma mostra de quanto ele era mais vantajoso que outras medidas.
Evidentemente que o aro 26 não é perfeito, e com a evolução de outros componentes, como quadros e suspensões (inexistentes nas antigas mountain bikes) pode ser que outro aro se mostre mais vantajoso. Mas não dá para chutar o pau da barraca, ainda mais de uma hora para outra.

Nem sei se o aro 26 perdeu tanto assim competitividade frente a outras medidas, ao ponto de ter gente decretando a morte dele. Tenho boas razões para não acreditar nisso. Pelas mesmas razões, duvido que a 29 seja realmente a medida francamente melhor hoje que a 26. Se houve alguma evolução nesse sentido, do ponto de vista técnico, a 27,5 é muito mais favorita que a 29.

Acredito mais que sejam duas coisas:
- Há um mercado que precisa estar sempre mostrando novidades (e tornando os produtos nas mãos dos consumidores "velhos" e "obsoletos") para que os consumidores troquem continuamente seus produtos;
- Há um efeito placebo, onde a troca do produto velho por outro diferente causa uma sensação de diferença no uso, mas que as pessoas acreditam ser uma diferença positiva, embora nem sempre esta seja uma vantagem real.

Temos que considerar que estamos no Brasil, onde chegar informação de primeiro nível é raro e difícil tanto quanto equipamentos de qualidade, onde todo mundo é técnico de futebol da seleção brasileira e engenheiro de bicicletas e onde as lojas vivem doidas atrás de vender uma nova moda.
Não é difícil que o mountain bike lá fora caminhe para as 27,5 ou mesmo se mantenha nas 26 enquanto aqui cria-se o hype das 29 polegadas.

Isso é o que eu posso te dizer em termos gerais.
Mas finalizo com um dos melhores pensamentos sobre esta questão em 50 anos vividos entre bicicletas, motos e carros. Ele está escrito no livro "Manual Completo da Moto" de G. Lear e I. S. Mosher:
- "A melhor moto do mundo é aquela que você tem ou pode vir a ter".
Diga o mesmo sobre sua bicicleta.
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 17:00
grande aula gryphon..
 
só complementando: procurem na internet um filme chamado klunkerz....
 
abs
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 18:39
Se divirta com sua bike e deixe pra lá essa bobagem , mais se não aguentar a pressão e quiser jogar sua bike fora eu tenho uma lata de lixo novinha aqui
Voltar ao Topo
TomSemFreio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:211
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TomSemFreio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 18:50
No vídeo do PraQuemPedala, falando da potência gasta nas subidas percebi o seguinte:

26 250,47+/-52,90 W
27.5 243,85 +/-60,75 W
29 237,91+/-27,61 W

Ou seja, alguns ciclistas de aro 27.5 e 26 , gastaram menos de 200 W, o que não ocorreu com NENHUM ciclista de aro 29. 
Se eu não tivesse lido o estudo, diria que os ciclistas que optam por bikes 27.5 e 26 , são menores e mais leves, portanto naturalmente sobem com menor demanda de potência.  MAS..... o estudo foi feito com os mesmos ciclistas, e com as bikes aro 29 nenhum ciclista subiu gastando menos de 200W.

Esse estudo não é tão definitivo assim, acho que 27.5 faz muito sentido em quadros pequenos. A desvantagem fica por conta da oferta de pneus e de não poder usar pneus 700, o resto é blá blá blá.



Voltar ao Topo
ALEXRIDER Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ALEXRIDER Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 19:16
Amigão seja feliz com a sua bike, se te serve de consolo eu mesmo troquei minha 29er por uma 27,5 e estou feliz da vida, comprei minha 29er em 2009 e todos torciam o nariz também, falando que era modinha que era maior trambolhão e tudo mais.

Tenho 1,79 de altura então tamanho nunca foi problema, eu andava de 26 num quadro 20 e era feliz da vida nunca devia ter me desfeito da minha cannondale killer V900, estaria andando nela até hoje e cagando para esse mimimi de tamanho de roda, como diz um amigo tem coisa que a gente morre de fome mas não vende.

Vejo um monte de gente falando isso aquilo como se fossem atletas profissionais que vão ganhar mais segundos com a 29er, a melhor coisa da minha 27,5 é que consigo colocar inteira dentro do carro sem tirar nada e isso para mim é uma vantagem enorme em cima da 29er evito ter que ficar ajustando freio e tira os olhos de cobiça dos ladrões no trânsito, o resto é perna para pedalar e ser feliz.

Vamos pedalar galera, ser feliz e deixar os outros serem felizes!


Voltar ao Topo
papiba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
americana sp
Offline
Mensagens:386
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar papiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 07:59
Boa pessoal !  agradeço o retorno e tenho com muito carinho acolhido todas as respostas  ,realmente tem muitas divisões de opnioes !!!! como dizem ..." tem que ter pernas é o que vale " e se divertir  o que é mais importante Clap
spex
Voltar ao Topo
papiba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
americana sp
Offline
Mensagens:386
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar papiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 11:28
pepebike !, respeito muito sua opniao sei que você entende mais que eu e esta a muito tempo no fórum, mas acho que você esta sendo muito radical ao dizer "27.5 nasceu morta" não porque foi minha escolha de aro mas pergunto você já andou em uma  para ter tanta certeza assim ? posso aceitar que você acredite nisso , mas eu não acredito realmente nesta certeza .....mas no ciclismo e marketing tudo pode acontecer .
Abraço
spex
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (4) Agradecimentos(4)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 11:32
Vi o vídeo... conheço o Henrique, pedalo com ele algumas vezes.

Problemas que vejo nesse estudo...

- Fizeram num circuito de XCO.
E provavelmente com atletas de XCO. Esses atletas estão mais preparados pra subidas ou descidas ? Muscularmente falando mesmo ? O que interfere no ponto abaixo.

- Focado apenas no desempenho.
No vídeo ele fala que a 26 foi mais rápida na descida, mas recrutou mais músculos e fez o cara perder mais energia. E desgastaria mais nas subidas.

Tá e daí ? Se meu objetivo for me divertir na descida, não me importa. E diga-se de passagem, 3 segundos é uma vantagem enorme em provas de Enduro e Downhill.

- Outras variáveis
Geometrias evoluem. Se forem analisar a geometria das principais bikes 29 do mercado dos últimos 4, 5 anos, muitas delas tiverem algumas alterações anualmente. Já teve ano, que marcas usaram quase a mesma geometria de 29 e 27.5, uma super gambiarra. Isso porque uma nova bike requer muitos recursos e estudos, o aprendizado vem com o tempo!

Se bobear, esse estudo pode ter resultados diferentes a cada ano e até concluir o mesmo com outras mudanças de geometria nas bike, mas mantendo as mesmas rodas. Existe uma infinidade de variáveis.

Não estou questionando se o estudo está certo ou não! Só digo que ele foi focado em desempenho em XCO, que é importante para competidores!

O estudo conclui o mesmo que eu:
As 29 são mais rápidas pra competir. As 29 rendem mais e te cansam menos. 

O problema é: meu objetivo nem sempre é desempenho e sim diversão!!! E especialmente em descidas!!

Minhas conclusões, baseado nas MINHAS experiências.
- 29 são mais rápidas, mas são algumas vezes "engessadas". Meio "caminhãozão". O que as deixam PRA MIM menos divertidas.

- As geometrias das 29 evoluem a cada ano como eu disse, e tão se tornando muito melhores no aspecto acima. Esse ano, pela primeira vez, me questionei se 29 poderia ser uma opção pra mim ao invés de uma 27.5". Ou se devo ter uma de cada com objetivos diferentes. E falo isso tendo testado as fulls 29 desde 2012! Ou seja, quase 5 anos pra eu sentir a mesma diversão que as 26.

- Esse ano fiquei bastante tempo com uma Specialized Stumpjumper 27.5" e uma Specialized Camber 29". Fiz os testes delas aqui no Pedal (ver na seção Bikes - Testes profissinais). Na verdade eu andei em muitas outras bikes, mas sinceramente não tenho coragem de fazer um artigo aqui e chamar de teste uma bike que não fiquei tempo o suficiente!! Lá também tem algumas primeiras impressões de outras bikes.

Nesse exemplo em particular, posso afirmar - Como a Stumpjumper é uma bike divertida! Como ela faz curva! Realmente impressionante e muito divertida! A 29 vc tem que pegar o jeito! Essa Camber foi uma das com "mais jogo" que já andei... mas ainda assim, necessita um outro tipo de esforço, é diferente, por mais que tenha melhorado muito, não se compara a Stumpjumper.

Ahhh, mas a Stumpjumper vai ser 3 segundos mais lenta!!! Olha minha cara de preocupado -> Cool

26 morreram por marketing ?
A situação é... pode ser realmente que a indústria tenha visto que as 29 foram bem aceitas e tentaram empurrar a 27.5 pra vender. Pode ser que não, já que elas também já tinham sido testadas há muitos anos atrás. Vai saber!

A verdade é... as 26 estavam muito bem consolidadas - geometria, suspensões, pneus e tudo já estava muito bem estudo e validado. Por mais que a diferença de rodas seja pequena, a coisa muda e leva tempo pra se consolidar. As 29 saíram na frente nesses estudos todos e em teoria eram mesmo pra ficarem mais acertadas primeiro.

O problema é que estão matando (pelo menos por enquanto! rsrs) as 26. Então, em alguns anos se você de 26 não migrar para 27.5 ou 29, pode começar a faltar peças mais legais... os novos pneus, novas suspensões, etc.

Ao mesmo tempo, hoje em dia ainda é uma oportunidade! Existem muitas 26 muito tops com preços excelentes... se você está cagando para os 3 segundos, é uma boa oportunidade!!

Quanto a pergunta do tópico...
Falei pra kct! Mas resumindo... o pessoal torce o nariz por modismo e porque não entende de bike. Problema é deles!




Editado por Pedro Cury - 04 Jan 2017 as 11:44
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 11:40
Muito bom Gryphon! 
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
muringuets Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2014
São Carlos
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muringuets Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 13:16
O Henrique do PQP produz um material muito bacana, mas tem uns vídeos que ele força a barra, principalmente quando ele pesa na opinião pessoal dele... Esse vídeo que o Pepebike postou surgiu de um vídeo anterior, em que ele falou tanta coisa esquisita que depois ele passou uma semana fazendo vídeo se explicando pra apaziguar a galera...

Pedro Cury e Gryphon mandaram muito nos comentários ClapClapClapClapClap
=]
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 13:23
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Se divirta com sua bike e deixe pra lá essa bobagem , mais se não aguentar a pressão e quiser jogar sua bike fora eu tenho uma lata de lixo novinha aqui


Eu tenho duas latas de lixo. :)) Que venham a mim todas as bikes desprezadas ha ha.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 13:24
Em tempo, parabéns pelas palavras Gryphon.
Voltar ao Topo
piracaia_XC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Abr 2009
piracaia - sp
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar piracaia_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 14:28
acho que torcem o nariz porque 90% das 27,5 que vejo são bikes aro 26 com rodas adaptadas...vai ver é só isso

enterre sua tv
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 14:59
to falando. andei com uns caras de mtb na frança...e ninguem quer saber de 29...eles acham a 27.5 muito mais ágil no terreno deles (muitas pedras e trilhas técnicas). eu perguntei do porque não usarem 29 e me disseram que acham as 29 mais lentas nas trilhas deles.
 
p mim isso é tudo frescura...só quero chegar em casa suado e sujo de lama (nem que tenha que mergulhar na poça p isso).
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 15:11
Mesmo na França o mercado das 27,5 está em declínio, os profissionais abondaram tal medida, mas isso quer dizer que você tem que correr para trocar sua bike? Absolutamente não....

São poucos segundos e watts de diferença para competidores profissionais, o que para eles pode custar a vitoria, porem para nos, meros seres humanos normais,  talvez sejam irrisórios, insignificantes e imperceptíveis esses números... No meio da galera sempre vai ter o brutão que mesmo com uma 26 de alumínio, vai deixar muitos com 29 de carbono para traz, isso vai significa que e 26 é melhor? absolutamente não, vai mostrar que o cara de 26 é melhor, assim como o de 27,5 pode se o melhor, como o de 29 pode ser o melhor... 

Quando falo em seres humanos normais, incluo competidores amadores no meio, que estão muito longe dos profissionais, e o tamanho do aro, vai ser a ultima coisa que pode influenciar no seu desempenho... 

Agora quem curte uma bike por pura diversão, sem se preocupar com números, tempos e bla bla bla, as 27,5+ ou 27,5 Plus, estão se saindo super bem, a circunferência os pneus 27,5+, é quase o mesmo de uma 29", porem mais largo, podendo apostar na mesma geometria, e ter uma bike super divertida e estável de guiar....  


Editado por rafael_rtg - 04 Jan 2017 as 15:24
Voltar ao Topo
SrSky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2016
F. Beltrão
Offline
Mensagens:237
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar SrSky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 16:17
Acredito que afirmar que 29 é melhor que 27.5 ou 26 é complicado, mesmo com estudos como o demonstrado pelo PQP, ainda assim vai ter margens para erros ou questionamentos... tem N fatores que podem interferir no estudo tais como:

O piloto que fez os testes, sua modalidade era XC? 

Qual foi a ordem destes teste, em qual bike ele andou primeiro? 

Esse piloto é naturalmente acostumado a pedalar com qual tipo de roda?

A geometria dessa bike, foi realmente bem elaborada tanto para 27.5 quanto para 29?

Enfim, são muitos questionamentos, que ficam em aberto, e que necessitaria de um estudo muito mais abrangente com uma amostra muito maior tanto de bikes quanto de ciclistas...

Eu penso que cada tamanho de roda traz seus prós e contras, e vai muito da opinião pessoal de cada um elencar qual característica é mais importante para o seu uso.

Concordo com a colocação do Pedro sobre as 29, acho elas mais rápidas, rendem mais e cansam menos, e são realmente mais “caminhãozão”, porem pra mim essa característica é um ponto positivo, mais facilidade para passar obstáculos, mais conforto... Vejam, o que para um é uma característica ruim para outro é boa... então classificar essa ou aquela como melhor ou pior é complicado. 

Outra questão que vejo é que o Brasileiro no geral quando vai para o mtb cai direto no XC, é como se só existisse essa modalidade, o foco do pessoal aqui é rendimento acima de tudo, eu pessoalmente não conheço ninguém aqui na minha região que pratique outra modalidade.... Isso pode em partes explicar o porquê da popularização das 29.

Essa questão do “olhar torto” relatado pelo colega, é comum mesmo, e isso não é só ligado ao tamanho da roda, mas sim ao equipamento como um todo, ou seja muita gente julga o Ciclista pelo equipamento que possui, logo se o cara tem uma bike igual à do Avancini ele provavelmente vai anda pra c**** [ironia]. 

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 18:54
Originalmente postado por SrSky SrSky escreveu:

Outra questão que vejo é que o Brasileiro no geral quando vai para o mtb cai direto no XC, é como se só existisse essa modalidade, o foco do pessoal aqui é rendimento acima de tudo, eu pessoalmente não conheço ninguém aqui na minha região que pratique outra modalidade.... Isso pode em partes explicar o porquê da popularização das 29.




Antes no MTB era DH e XC, aí começaram a segmentar cada vez mais. Assim como nas bikes de ciclismo existem muitos segmentos (pista, estrada, time trial, etc.) a clássica é a a bike de estrada. E no MTB o clássico é o XC. Fora isso, a bike de XC é mais barata que qualquer bike de outro estilo. Só ver o preço de bikes de trail, AM, enduro, etc. Sem falar que as básicas mesmo são modelos XC simples, ou seja, não existem modelos trail simples. Até porque se uma XC simples pesa 15kg, uma trail simples pesaria quase 20kg.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 18:58
Originalmente postado por piracaia_XC piracaia_XC escreveu:

acho que torcem o nariz porque 90% das 27,5 que vejo são bikes aro 26 com rodas adaptadas...vai ver é só isso



Essas são o pior dos 3 mundos. LOL

E tem gente que fala que vai colocar um pneu 27,5 mais baixo, para no geral o diâmetro não fugir muito de uma 26 com pneu normal. Aí pergunto? Qual vantagem em ter uma roda de igual diâmetro e com roda maior e pneu menor? Tipo carro de mano que coloca aro 18 no Gol e depois um pneu super baixo que parece uma fita isolante em volta.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 18:59
Originalmente postado por muringuets muringuets escreveu:

O Henrique do PQP produz um material muito bacana, mas tem uns vídeos que ele força a barra, principalmente quando ele pesa na opinião pessoal dele...



Principalmente quando começa a dar uma de ativista contra carro, etc.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 19:01
Originalmente postado por ALEXRIDER ALEXRIDER escreveu:

a melhor coisa da minha 27,5 é que consigo colocar inteira dentro do carro sem tirar nada e isso para mim é uma vantagem enorme em cima da 29er evito ter que ficar ajustando freio e tira os olhos de cobiça dos ladrões no trânsito, o resto é perna para pedalar e ser feliz.






Essa vantagem é a melhor. Mas foda que MTB volta pro carro sempre suja.
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 19:05
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:



559-584=25mm
584-622=38mm
Entao,por esta conta besta elas sao um upgrade das 26er.Mantem-se mais perto.E é uma medida q ja tem quase 50 anos.

Ah, tem bem mais de 50 anos.  Eu arriscaria uns 100 anos.  Embarrassed
Essa medida de aro  (que hoje se chama 27,5 e que nunca teve esse nome no passado) é o "velho e bom" aro 650B (medida francesa). O aro 650B, também conhecido por 26x 1 1/2",  é popular na França, onde é usado em bicicletas urbanas, de turismo e tandens.  

Essa série francesa, que usa números e letras, ainda prevê:
- 650 => aro de 597mm. Equivalente ao britânico 26 x 1 1/4", muito usado em bicicletas Schwin de 3 velocidades.
- 650A => aro de 590mm. Equivalente ao britânico 26 x 1 3/8", muito usado em bicicletas inglesas de 3 velocidades e bastante popular no Japão.
- 650C=> aro de 571mm.  Empregado antigamente em bicicletas com pneus "balão", o 650C atualmente é uma opção ao 700c (ou aro 29" de 622mm) em bicicletas de estrada, especialmente em bicicletas de time trial, triathlon, bicicletas femininas e juvenis (pela menor altura que o 700C).



Muitos agora devem estar se perguntando por que há tantas medidas diferentes e 3 (ao menos) sistemas de medidas de pneus de bicicletas.
A resposta para isso é a mesma que faz esse tópico "inflamado" e repleto de "textões":  a paixão humana.
Para o bem ou para o mal, a espécie humana é movida à paixão e, quando o ciclismo começou a se tornar popular no mundo, a Europa vivia o período mais intenso de nacionalismo "apaixonado" (uma das causas da primeira guerra mundial, conflito que ainda originou a segunda guerra mundial).  Nesse mundo de "paixões extremas", ingleses, franceses e alemães não aceitavam as normas e nomenclaturas de seus pares, criando 3 diferentes sistemas de medidas para pneus de bicicletas.
Igualmente, os principais fabricantes da época: Michelin (França), Dunlop (Inglaterra) e Continental (Alemanha) também muito "colaboraram" para que esse problema continuasse, de modo a manterem a hegemonia de vendas em seus países e territórios (e eles possuíam muitos àquela época).

Em pneus de automóveis (praticamente 100%), de caminhões e motocicletas (uma grande parte), de ciclomotores (parcialmente) já é comum uma nomenclatura comum, tendendo para medidas em milímetros, exceto medidas tradicionais.  
Nos pneus de bicicleta foi estabelecida a dimensão padrão ETRTO (European Tyres, Rims, Tubes Organization),em milímetros e em todos pneus, porém, infelizmente, ela não é usada como a nomenclatura principal... Cry

Exemplo: 
Pneu 700x23C => ETRTO: 23-622
Pneu 26x1.50" => ETRTO: 40-559

Enfim, como na eterna "briga" entre a 26" a 27,5" e a 29" as paixões ainda falam mais alto... LOLLOL


“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
hugomedeiros Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2005
Natal - RN
Offline
Mensagens:1717
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugomedeiros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 19:07
No grupo que pedalo, seis ciclistas se arrependeram da 29 e partiram para a 27.5  Os lojista empurram as 29 dizendo que o cara vai ficar um foguete, dai muitos ficam frustados com a realidade. Para definir o tamanho da roda, existem vários fatores, tais, como; Perfil do ciclista, tipo de pedal, condicionamento físico, tipo de terreno, etc. Antes de migrar para a 27,5 fiz vários testes para poder decidir. Um detalhe, continuo com a minha 26 também. Que se adequar melhor em certos pedais.
"Pedalar, um prazer quase sexual"
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 19:12
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Tipo carro de mano que coloca aro 18 no Gol e depois um pneu super baixo que parece uma fita isolante em volta.

Rindo muito do "fita isolante"... LOLLOL

Hoje fui ao Assaí (um supermercado tipo atacado) perto de casa e não pude deixar de observar um Voyage vermelho super rebaixado, com rodas enormes e pneus "fita isolante". 
O mais legal foi conferir como o proprietário escolheu lidar com as críticas:  Junto aos para-lamas traseiros haviam letras adesivadas em branco que informavam: "Quica menos que a sua irmã !"  LOLLOL

Devia ter tirado uma foto...Cry

“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 19:25
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:


Nem sei se o aro 26 perdeu tanto assim competitividade frente a outras medidas, ao ponto de ter gente decretando a morte dele. Tenho boas razões para não acreditar nisso. Pelas mesmas razões, duvido que a 29 seja realmente a medida francamente melhor hoje que a 26. Se houve alguma evolução nesse sentido, do ponto de vista técnico, a 27,5 é muito mais favorita que a 29.


Em competições as 26 não perderam competitividade, pois simplesmente não existem mais. No mercado de bikes esportivas também não existe mais. Só não perdeu mercado nas bikes de supermercado.


Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:


Acredito mais que sejam duas coisas:
- Há um mercado que precisa estar sempre mostrando novidades (e tornando os produtos nas mãos dos consumidores "velhos" e "obsoletos") para que os consumidores troquem continuamente seus produtos;
- Há um efeito placebo, onde a troca do produto velho por outro diferente causa uma sensação de diferença no uso, mas que as pessoas acreditam ser uma diferença positiva, embora nem sempre esta seja uma vantagem real.


Realmente o mercado sempre precisa de novidades. E nesse caso a novidade foi a 27,5 e não a 29 que já está no mercado a quase 2 décadas. Por isso só sendo muito atrasado para ainda achar que 29 é moda. E nesse caso se a 27,5 é a novidade e, portanto, a moda, ela que deveria ser a bola da vez. E não é. Talvez porque ninguém imaginava que a 29 lançada anteriormente seria tão boa e bem aceita que não bastaria a 27,5 chegar depois como novidade que não cairia no gosto popular e nem faria menor tempo no cronômetro. Se soubessem, teriam lançado a 27,5 primeiro e deixado o melhor (29) pro final. Placebo tem muito, esse ano lançam um eixo com x mm a mais com y% mais rigidez. Aí vem a pergunta? Quanto isso reflete no cronômetro? Por isso hoje em dia inventaram as tais bikes para diversão, já que não conseguiam mais provar no cronômetro. 

Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:


Temos que considerar que estamos no Brasil, onde chegar informação de primeiro nível é raro e difícil tanto quanto equipamentos de qualidade, onde todo mundo é técnico de futebol da seleção brasileira e engenheiro de bicicletas e onde as lojas vivem doidas atrás de vender uma nova moda.
Não é difícil que o mountain bike lá fora caminhe para as 27,5 ou mesmo se mantenha nas 26 enquanto aqui cria-se o hype das 29 polegadas.


Brasil não é mais nenhum país inocente no que tange a informações. Podemos ser órfãos de coisas de qualidade por causa de custo, mas informação é de graça. Agora quanto ao fato de lá fora caminhar para 27,5, é só ver os lançamentos, onde para 2017 as 29 vieram em massa, até em bikes de grande curso. E quanto ao mercado lá fora se manter em 26, isso não existe. 26 acabou como esporte. A não ser em supermercado. 



Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:


Mas finalizo com um dos melhores pensamentos sobre esta questão em 50 anos vividos entre bicicletas, motos e carros. Ele está escrito no livro "Manual Completo da Moto" de G. Lear e I. S. Mosher:
- "A melhor moto do mundo é aquela que você tem ou pode vir a ter".
Diga o mesmo sobre sua bicicleta.

E acrescento outra: a melhor peça da sua bike (ou melhor bike) é aquela que não quebra.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 19:36
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

A roda de 29 polegadas não é só mais pesada. Ela tem um efeito giroscópico ainda maior que a 26, e isso tira agilidade da bicicleta. Há correção, mas geralmente isso é feito na geometria da bicicleta, muitas vezes diminuindo medidas, sentido inverso do imposto pela mudança das rodas.
Como dá para ver as mudanças de projeto a partir da 26 polegadas para adaptar às rodas de 29 polegadas não são pequenas.



Esse efeito giroscópico não se aplica, pois para mesma velocidade da bike em km/h (linear), as rodas 26 e 29 estarão em velocidades (angulares) em rad/s diferentes. A 29 estará girando menos em rad/s, já que com a circunferência maior ela precisa girar em menos rpm para que a bike tenha a mesma velocidade em km/h.  


Editado por Fabio - 11 Ago 2018 as 12:47
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 19:42
O mercado sempre vai tentar impor moda e sempre vai ter os clientes "boi de piranha" que são os que testam os famosos produtos milagrosos do 1406. Mas com o tempo a máscara cai. Cadê os bar ends? Os protetores de câmbio? Os discos mecânicos? Os pneus UST? As rodas 24" para DH? O Shimano fly by air? Os rapid fire para bar ends? As coroas com 2 marchas internas da Truvativ? Os pneus 3.0 de DH? 

Se não for bom, o produto não se estabelece.

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 19:53
Originalmente postado por utR utR escreveu:

mas é verdade, em certas ocasiões, como plano, estradão de terra(por favor não chamem isso de trilha kkkk) as 29 são mais vantajosas. 






Isso é um verdadeiro mantra. Repetido a exaustão. Uma mentira dita 1000x se torna verdade. Em fóruns para ser especialista em um assunto, basta saber 5% sobre esse assunto e 95% de internetês. 

A MAIOR e MELHOR diferença de uma 29 é justamente num terreno irregular onde ela vai mostrar a que veio. Onde se passa com a bike como se o chão fosse um tapete.

Esse papo de retão surgiu provavelmente porque na época, usando a mesma relação, nas 29 as marchas ficavam mais longas. Isso é fato, se aumenta o diâmetro deve-se reduzir as coroas (ou relação) para que no avanço no chão (rpm/m) fique igual. Aí surgiu esse papo.

E realmente, é foda falar que estrada de terra é trilha. Isso nem MTB é. Agora a pergunta que não quer calar? Cadê os retões na Copa do Mundo onde todo mundo usa 29? Na World Cup os circuitos não são travados? E no Mundial de Enduro onde a Trek agora em 2017 só vai usar 29, afinal não existe mais Slash sem ser 29? E a Spz que vem em massa com a Enduro 29 para 2017?

Ou acha que as fábricas não querem vencer as etapas?

Igual quando lançam algo revolucionário para motor a combustão ou carros. Lubrificantes milagrosos, etc. Materiais novos, etc. Só ver: Usa na F1? Óbvio que vendo no regulamento se é permitido. Se não usa não funciona, senão já estaria lá antes de chegar ao consumidor final.

Já viram a nova Liryk 29 170mm na Spz Enduro 29 de fábrica? Nem existe pro consumidor ainda. E os pneus 2.6 da Spz que só agira estão chegando ao mercado, mas já era usado por atletas de enduro da Spz?






Editado por Fabio - 04 Jan 2017 as 21:34
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 7>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X