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Ajuda com peças: MTB 26 para "Iniciante" |
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Zerg Rocks
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Cadastrado em: 01 Nov 2016 Sampa Offline Mensagens:13 |
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Postado: 22 Nov 2016 as 10:46 |
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Bom dia galera! Tudo bão?
Finalmente meu primeiro post no fórum depois de semanas de leitura. O que eu quero: montar uma MTB para andar na cidade e fazer trilhas leves e médias. Cresci em cima de bike, sempre foi minha paixão, e agora há 12 anos sem andar, quero voltar pro mundo 2 rodas. O que eu posso gastar: R$ 1.500,00 ~ 2.000,00 Após horas de pesquisa (algumas em tópicos antigos, por isso estou criando um novo para revalidar), cheguei nas seguintes peças abaixo: O que eu possuo (azul) e o que acho que devo comprar (vermelho): Quadro: Mosso Odyssey aro 26 tamanho 20' hardtail - R$ 390,00 Garfo com amortecedor: ??? Rodas: Vzan Extreme V-brake Pneus: ??? Kit: Shimano Alivio 27v ou Altus 24v? Cabem no meu quadro? Mesa e guidão: ??? Selim: (fora a banda Raimundos, todos chamavam de banco na minha época!) ? Esqueci de algo crucial? Qualquer ajuda é bem vinda! Não gostaria de ficar muito fora deste orçamento, mas como estou montando a bike, quero algo que me agrade e eu possa usar por anos (e até levar pra fora do país pois acho que vou passar uma temporada fora em 2018+). Abraços e ótima semana galera.
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RafMonast
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Com relação ao kit de marchas, invista no melhor q puder (se puder um alívio m4000), os freios seriam melhores se fossem hidráulicos pra trilhas, já a suspensão não sei mto sobre (talvez uma rst omega ou suntour xcm). Seria bom uma suspensão a ar mas iria estourar seu orçamento e pro seu uso talvez fosse mto.
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Soul Black Rain
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Zerg Rocks
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Como estou voltando a ativa agora, acho que não vale a pena gastar com uma bike pro.
Quero começar com uma bike razoável, mas ir fazendo upgrades conforme eu sentir a necessidade, acho que isso faz parte da experiência. Mas quanto ao kit shimano alivio m4000, estou pesquisando. Cabe no meu quadro e realmente as 27 marchas fazem diferença? Sempre tive aqueles cambios basicoes que a corrente caia no meio da terra, então não tenho muita noção do quão importante um kit desses será na minha bike.
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RafMonast
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Eu uso um básico shimano tx, mas meu uso é 90% asfalto. Já pedalei por estradões acidentados em alguns trechos e já percebi q não dá, desregula e não aguenta mto o tranco. Portanto, é como eu falei, se vai sair do asfalto compre o melhor q puder.
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Soul Black Rain
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LonelyCyclist
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Cadastrado em: 19 Nov 2016 Bahia Offline Mensagens:288 |
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Eu venderia o quadro 26 e compraria uma bike 29 já montada, como as gonew, que tem um bom custo benefício, e agora na black friday (sexta) muito provavelmente terão bons descontos. Fique de olho.
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Zerg Rocks
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Cadastrado em: 01 Nov 2016 Sampa Offline Mensagens:13 |
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Informação extremamente importante! Vou de alivio m4000 então, pois pretendo pegar muita terra eventualmente. A única dúvida que ficou mesmo, é se essa catraca de 9v vai caber no meu quadro, pois não lembro se essas coisas possuem um tamanho limite.
Considerei isso a princípio, mas nenhuma bike montada me agradou, então por mais que apareça uma coisa mais barata, foi ficar com meu quadro 26 mesmo e montar com peças de meu gosto. De qualquer forma, sua sugestão é válida mas não é o que eu procuro no momento, valeu! =]
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AndreKavernista
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Cadastrado em: 19 Jul 2014 Brasília - DF Offline Mensagens:107 |
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Escolher as peças para montar a bicicleta é super-legal, mas infelizmente sai muito mais caro. Eu recomendaria tu procurar uma bike já montada e trocar só as peças que você queira trocar. A dica seria levar a bike ainda na caixa em uma bicicletaria e lá você ainda consegueria vender as peças originais que não quisesse.
Ou ainda procurar uma bike usada, aí você consegue custo/benefício muito bom! (E se certifique da procedência) |
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Zerg Rocks
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Realmente to percebendo que o custo pode influenciar, mas é um projeto pra 4 meses, então mesmo que fique um pouco caro eu vou fazer aos poucos, aí não pesa muito. Mas vou sim manter isso em mente, e se pintar algo muito bom na Black Friday, eu compro, caso contrário, já vou encomendar mais algumas peças =]
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Zayton
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Use pneus Pirelli scorpion 50 São otimos para mtb por serem leves e resistentes.
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Empurra Bike
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Cadastrado em: 20 Jan 2016 DF Offline Mensagens:118 |
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[QUOTE=LonelyCyclist]Eu venderia o quadro 26 e compraria uma bike 29 já montada, como as gonew, que tem um bom custo benefício, e agora na black friday (sexta) muito provavelmente terão bons descontos. Fique de olho.[/QUOTE Compra o que o amigo sugeriu, troque o quadro pelo que vc ja tem. Uso o quadro novo para trocar por capacete ou sapatilha pedal clip ... Dai ficaria com seu quadro que gosta e com uma relação CxB interessante. |
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Zerg Rocks
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Na medida 26 x 2.00 mesmo? Achei o Mb2 (50-559), por R$ 46,98 cada.
Mas aí eu devo pegar uma aro 26 mesmo? Vi uma Gonew 6.3 aro 26 por 1.099,00 na NetShoes, mas o quadro é tamanho 19 ou 21, não tem o 20 (pros meus 1,89 de altura, acho melhor ir pro 21 do que arriscar o 19 né). |
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AndreOliver
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Cadastrado em: 24 Nov 2016 Diadema, SP Offline Mensagens:3 |
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Cara eu também estou procurando uma bike nesta faixa de preço. Até mais ou menos R$2000.
Com algumas visitas à Decathlon eu estou bem interessados nas B'Twin Rockrider 500 (R$1899) e Rockrider 520 (R$2299). Ambas tem um bom custo benefício e o uso dela é para o proposito que você quer, asfalto com algumas trilhas leves de fim de semana. Acho que seria interessante dar uma olhada. Para os mais conhecedores e veteranos no Pedal. Por favor nos ajudem com oque acham sobre estas bikes da B'Twin pois sobre elas só achei tópicos mais antigos. |
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Zerg Rocks
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Quanto a suspensão, achei essa aqui por R$ 250,00 e frete grátis: Suntour XCM 100mm http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782310844-garfo-26-suspenso-sf13-xcm-ds-100mm-suntour-trava-no-ombro-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782310844-garfo-26-suspenso-sf13-xcm-ds-100mm-suntour-trava-no-ombro-_JM To pensando em comprar também, o custo benefício tá razoável? Talvez com ela eu consiga ficar dentro do orçamento e manter uma bike "mediana".
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Zerg Rocks
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Atualizando, estou na dúvida entre essas duas:
Suntour XCM 100mm SF3 DS (250,00) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782310844-garfo-26-suspenso-sf13-xcm-ds-100mm-suntour-trava-no-ombro-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782310844-garfo-26-suspenso-sf13-xcm-ds-100mm-suntour-trava-no-ombro-_JM 26 Rst Gila Tnl 100mm (260,00) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-812774526-suspenso-26-rst-gila-tnl-100mm-branca-com-trava-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-812774526-suspenso-26-rst-gila-tnl-100mm-branca-com-trava-_JM
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misera
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Cadastrado em: 07 Jul 2015 belo horizonte Offline Mensagens:3742 |
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Se vc for pesado a gila é melhor.
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Zerg Rocks
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Você falou exatamente a mesma coisa que o cara desse post! https://dalamaaocaosbike.wordpress.com/2012/04/19/rst-gila-rl-x-suntour-xcm-v3-suspensoes-basicas-para-aros-26/ E sou pesado, 95kg, vou de Gila então, obrigado!
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Ligeirinho
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Deve ser ponderado que bike pronta quase sempre é mais barata que montada. Mas assim vc nao se diverte nem aprende. Discordo da necessidade posta de ser freio hidráulico e Quadro 29. Pessoal lembrem que a régua dele é 200 mil Reais!. Alivio M4000 não entra nessa também. O quadro 26 Giant ATX é excelente e te dará muitas alegrias. Pesquise aqui sobre ele. Grupo Acera ou Alivio sem hidráulico de anos anteriores serão o suficiente.
Editado por Ligeirinho - 24 Nov 2016 as 21:10 |
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Ligeirinho
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Mesa e guidão de bom custo e qualidade sugiro: Zoom, Kalloy, Promax.
Selim sugiro Tioga Gel. |
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Zerg Rocks
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Exato! Sei que vou gastar mais montando a própria bike, mas comprar as peças e eu mesmo montar vai fazer parte da diversão, pra mim essa experiência será tão importante quanto ter a bike pronta pra andar =]
O kit acera seria um desses? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714754094-grupo-shimano-acera-v-brake-27v-mtb-_JM Eu preciso mesmo das 27v? Pergunto isso pois, eu sempre rodei com 18 ou 21, então não faço ideia da diferença que isso possa fazer, e se realmente justifique o preço pros objetivos que tenho. Quanto ao quadro, aquele Mosso Odyssey que comprei chegou hoje, então já posso dizer que estou montando a bike ao redor dele. Na época considerei outros quadros, mas desse Giant ATX eu não sabia.
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DanielPrado
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Boa noite, amigo! Eu optei assim como você, há 3 anos atrás, em montar também uma Mosso 26 com algumas peças que eu já tinha de outra 26 que usei por 2 anos.
Já li muita coisa nesse fórum, montei minha Mosso e comprei muitos acessórios exclusivamente com as experiências que o pessoal compartilhou por aqui, tem muita coisa que pude testar e aprovar por experiência própria, como por exemplo a superioridade de um freio hidráulico e de uma suspensão a ar, e descartar alguns papinhos etilistas do tipo "pra iniciar no pedal no MÍNIMO uma bike de carbono com Deore XT". Na 26 antiga eu usava uma suspensão RST Capa de mola, e quando troquei as peças pro quadro Mosso eu decidi utilizar um garfo rígido e assumo que foi a melhor escolha que fiz! Eu iniciei e continuo até hoje andando pela cidade e de vez em quando pegando alguns estradões leves, e quando troquei pro garfo rígido só vi melhoria em relação à suspensão de mola sem retorno. Nas subidas e no asfalto a bike rende muito, nos estradões a bike embala na mesma velocidade e quando meus braços começavam a cansar com o garfo rígido (em velocidades maiores e em terrenos mais acidentados) comparando com a suspensão de mola dava final de curso e eu tomava as porradas no braço do mesmo jeito, então um conselho pra ti é apostar num garfo rígido ao invés de comprar uma suspensão de mola sem retorno. No meu caso após eu levantar uma grana, decidi fazer um up na bike e trocar a transmissão Tourney/Altus por uma Alívio/Deore, freios mecânicos por hidráulicos e garfo rígido por suspensão a ar. Estou usando ela até hoje e não pretendo trocar por 29, pois já acho pesado no bolso trocar a transmissão nessa configuração uma vez por ano, e se fosse comprar uma bike melhor com certeza seria bem mais cara de manter... Talvez eu me renda a uma 29 mais pra frente e transforme essa 26 em uma urbana. Olha como ela era assim que montei: E ela tá assim agora: Falando em 29, por essa grana que você está disposto a pagar, já pensou em comprar uma 29 de entrada completa? Na época que montei minha Mosso 26 não tinham tantas bikes 29 de entrada como existem hoje, hoje em dia eu optaria por comprar uma 29 de entrada e colocar um garfo rígido 29 de alumínio também! E pra finalizar, se for optar por montar a 26, fique de olho na transmissão pois as transmissões de hoje, mesmo as de entrada, estão ficando otimizadas para aro 29 com coroas reduzidas e cassetes cada vez maiores... Boa sorte!
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Zerg Rocks
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Daniel Prado, obrigado pelo relato, e parabéns pela bela bike! Tanto a versão antiga quanto a nova =]
Baseado no que você e o pessoal de cima disse, eu acabei levando aquele garfo gila, mas já que ele tem trava, é bem provável que eu ande com ele bastante travado. Acredito que a minha ideia é a mesma que a sua, começar com uma bike mais ou menos e ir fazendo upgrade na medida que eu sentir necessidade, mas mesmo que eu passe alguns perrengues, pretendo ficar uns 2 anos com o mesmo setup. To voltando a andar agora depois de mais de uma década parado, acho que seria muita pretensão minha exigir uma bike tão top, mas vamo aí!
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Zerg Rocks
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Pra atualizar, por enquanto a minha bike tá assim:
O que eu possuo (azul) e o que acho que devo comprar (vermelho): Quadro: Mosso Odyssey aro 26 tamanho 20' hardtail mega over - R$ 390,00 Garfo com amortecedor: Suspensão 26 Rst Gila Tnl 100mm over - R$ 242,00 Rodas: Vzan Extreme V-brake ou Vzan Escape V-brake Pneus: Pirelli scorpion 50 MB2 26 x 2.00 Kit: Shimano Alivio 27v ou Altus 24v ou Acera Mesa e guidão: Zoom, Kalloy, Promax. Tem que ser ahead? Selim: Tioga Gel? Esqueci de algo crucial? Alguém mudaria alguma coisa pra baixar o preço?
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DanielPrado
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Sim, fique tranquilo que neste quadro cabe tanto uma relação mais simples de até 7 velocidades e catraca, até uma relação maior de cassete a partir de 8 velocidades... lembrando que basicamente quanto mais velocidades (nas bikes com cassete a partir de 8, 9 e 10 velocidades) mais você terá uma marcha mais leve para pedalar. Nas bikes a partir de 10, 11 e agora 12 velocidades, elas são otimizadas para utilizarem duas ou apenas uma coroa nas aro 29 e 27,5, então não é simplesmente marcha mais leve mas sim uma combinação maiores de marchas com menos coroas pra otimizar a mudança das marchas. Por exemplo, logo que montei minha Mosso 26, utilizei uma relação Tourney/Altus com coroa 48x38x28 e cassete 11x34, 8 velocidades. A Coroa maior de 48 eu utilizava somente no asfalto para não perder o embalo nas descidas, a 38 eu utilizava na maior parte do tempo com praticamente todo o miolo do cassete, porém acabava utilizando muito a coroa de 28 pois as vezes a coroa de 38 nos estradões não dava conta, ficava muito pesada. Quando decidi colocar uma relação Alívio na minha bike, percebi que a coroa do grupo Alívio 2015 era reduzida demais, 40x32x22. Pesquisando um pouco percebi que a relação Alívio 2015 é a mesma coisa da Deore 2013, fiz um mix dos grupos utilizando coroa e cambio dianteiro Deore 2013 e o resto Alívio 2015, passando a utilizar uma coroa 44x32x22 por um cassete 12x36, 9 velocidades. Com essa relação eu nunca utilizava a coroinha de 22 dentes, era leve demais! Percebi que pra mim a relação 48x38x28 estava pesada e a 44x32x22 tinha ficado leve... rodei assim mesmo por 5.000km até trocar neste ano (e finalmente me encontrar) com uma relação 48x36x26 e um cassete 11x32. Agora não sobra nenhuma marcha, consigo cambear sem cruzar as marchas e na sequência, aproveitando toda a coroa e cassete. Acho que todos esses detalhes de sentir as marchas você só vai conseguir com experiência, pedalando e sentindo a bike!
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DanielPrado
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Cadastrado em: 03 Abr 2014 Araraquara-SP Offline Mensagens:52 |
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Já utilizei o MB2 2.0 e não gostei dele... agarrava demais quando pegava um pouco de lama, o pneu ficava liso e pesado, grudava muito barro nos cravos! No areião ele afundava e travava, escorregava fácil... Utilizei eles por 2.000km e troquei pelo Pirelli Pro 2.2 e realmente vale pagar um pouquinho mais caro, o pneu rola muito no asfalto e não fica tão pesado com barro, passa bem no areião também. Outra dica é utilizar fitas anti furo, utilizei no Pirelli 2.0 e nunca tive nenhum furo neles, utilizo agora nesse pneu 2.2 e em 8.000km tive apenas um furo no pneu traseiro
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DanielPrado
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Entre os aros Extreme ou Escape, vá de Extreme! Nunca precisei desempenar meus Extreme, já dei porradas fortes, já caí, etc. Agora na minha urbana de aço eu uso um par de Escape e só utilizo pra trampar, 6 km por dia, já precisei desempenar por causa de somente subir e descer em guias de calçada...
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