Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Relação xt m8000 1x11 (não tem mais volta)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Relação xt m8000 1x11 (não tem mais volta)

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Relação xt m8000 1x11 (não tem mais volta)
    Postado: 01 Nov 2016 as 16:37
Dps de mta pesquisa, resolvi mudar a relação da minha bike que 2x10 (um mix de x5,x7,x9) pra uma relação shimano xt m8000 (cassete sunrace 11/46 + cambio traseiro m8000 cage longo (sgs) + trocador e corrente). Tenho enfrentado um dilema muito grande a respeito de qual coroa usar. Pretendo manter meu pé de vela atual, um sram s-1250 36/24D. E estou perdendo os cabelos sobre qual coroa usar e se vai casar com a relação nova por causa do chainline. Coroas 32T ou 30T. Wolf tooth ou nottable. Alguém já mudou pra essa relação ou algo parecido com o que eu tenho na 2x10 ? Tô quase indo msm de coroa 32T , um amigo disse que com ela eu não vou perder mto de velocidade em reta, mas q pode faltar perna nas subidas, mas com o pinhão de 46 de repente fica com uma pedalada mais "suave". Não sou ruim de subidas, e não queria perder mto no giro em asfalto.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2016 as 16:51
Rapaz, eu consideraria a relação perfeita um Deore XT 2x11 com esse Cassete 11-46 e Pedivela Deore 40-28, é uma mistura bem louca, nem sei se esse cassete casa bem com 2x11, mas não faltaria na subida, na reta e na descida ....kkk

É uma escolha difícil, mas com 46 atras, se vc não é ruim de subida, vai firme na 32 ou ate mesmo 34, perder no asfalto, vc vai perder de qualquer jeito... Asfalto plano com menos de 40 dentes já falta, imagina na descida, rs.... 
Voltar ao Topo
Vinacowboy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Set 2015
Sorriso-MT
Offline
Mensagens:625
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinacowboy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2016 as 17:00
32t com 11 não tem muito rendimento nas retonas não... vira num giro absurdo...

Já que vc está com Cog46, na minha opinião 34t pra andaria bem.... (não sei qual a sua trilha/estrada)

Eu uso 38t com 11/40, mas não tenho paredões pra subir..

Pretendo pegar uma Sunrace 11/42 e trocar meu Cambio pra XT.
siga-me https://www.strava.com/athletes/11510101
Voltar ao Topo
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2016 as 17:08
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Rapaz, eu consideraria a relação perfeita um Deore XT 2x11 com esse Cassete 11-46 e Pedivela Deore 40-28, é uma mistura bem louca, nem sei se esse cassete casa bem com 2x11, mas não faltaria na subida, na reta e na descida ....kkk

É uma escolha difícil, mas com 46 atras, se vc não é ruim de subida, vai firme na 32 ou ate mesmo 34, perder no asfalto, vc vai perder de qualquer jeito... Asfalto plano com menos de 40 dentes já falta, imagina na descida, rs.... 

Pelo que andei pesquisando esse cassete não casa bem com 2x11. a não ser que alguém fez e não teve problemas.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2016 as 17:10
Quando se muda para 1x11 no MTB de cara vc abre mão de desempenho nos planos e descidas no asfalto, e passa a pensas nas subidas que você faz...

Use essa calculadora para saber qual Coroa escolher: http://sheldonbrown.com/gear-calc.html

Não sei seu cassete atual, mas deve ser algo em torno de 11-32 ou 11-34.... Se for casse 11-32 pode pensar ate numa Coroa de 38D que vc não tera perdas.... se for de 11-34, a coroa de 34 ainda vai ficar mais leve que sua atual... Faça os cálculos ai....


Voltar ao Topo
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2016 as 17:38
Minha relação atual é 11/36 e 36/24ou26 sei la kkkkkkkk pro giro no asfalto ta a conta, de repente se eu perder ta até tranquilo e favorável, pq não sou bom de cadencia. Gosto msm é dos sobe e desce dos singles tracks.
Voltar ao Topo
niltonrm Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jan 2016
Arapoti
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar niltonrm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2016 as 10:49
Eu tbm estou pensando em usar 1x11, atualmente estou usando 2x10, coroas 38-26 com cassete 11-36, aqui na minha região subo tudo de boa as vezes nem uso o cog maior, sera que usando coroa 36 com cassete 11-46 ficara muito mais pesado? no plano sei que irei perder um pouco mas o principal as subidas ficara muito pesado essa relação?
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2016 as 11:03
Originalmente postado por niltonrm niltonrm escreveu:

Eu tbm estou pensando em usar 1x11, atualmente estou usando 2x10, coroas 38-26 com cassete 11-36, aqui na minha região subo tudo de boa as vezes nem uso o cog maior, sera que usando coroa 36 com cassete 11-46 ficara muito mais pesado? no plano sei que irei perder um pouco mas o principal as subidas ficara muito pesado essa relação?


É só fazer as contas.

Toda relação de marchas é calculada dividindo o número de dentes da coroa pelo do cassete.

Assim, sua relação atual mais leve é: 26/36 = 0,722222

Para saber qual seria o cog maior do cassete para uma dada coroa, faz-se a divisão da coroa desejada pelo valor da sua relação atual:

36/0,722222 = 49,85 => arredondando = 50

Com coroa desejada de 36 você vai precisar usar um cog maior de 50 dentes.

Assim, é melhor escolher uma coroa de 34 que vai ficar quase igual ao que você já usa:

34/0,722222 = 47,08

34/46 = 0,73913



Editado por furukawa - 02 Nov 2016 as 11:04
Voltar ao Topo
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2016 as 17:17
Isso está literalmente fritando minha mente. A Grosso modo pensei: minha coroinha é de 22 ( contei agora no pé de vela) e giro com ela no cassete 36. Eu colocando uma coroa de 32t (10 a mais do que na coroinha atual de hj) o uso do cassete de 46 ( também 10 a mais do que uso hj) ia se equivaler. 22/36 atual para os 32/46 do grupo novo. Onde eu só iria perder um pouco no giro no asfalto onde minha coroa atual é 36t contra 32t que estou pensando por. Estou certo nesse meu pensamento maluco?? Kkkkkkk
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2016 as 17:28
Originalmente postado por philippemtb philippemtb escreveu:

Isso está literalmente fritando minha mente. A Grosso modo pensei: minha coroinha é de 22 ( contei agora no pé de vela) e giro com ela no cassete 36. Eu colocando uma coroa de 32t (10 a mais do que na coroinha atual de hj) o uso do cassete de 46 ( também 10 a mais do que uso hj) ia se equivaler. 22/36 atual para os 32/46 do grupo novo. Onde eu só iria perder um pouco no giro no asfalto onde minha coroa atual é 36t contra 32t que estou pensando por. Estou certo nesse meu pensamento maluco?? Kkkkkkk


22/36 = 0,61111

32/46 = 0,69565

Uma relação quase equivalente desta relação 32/46 usando a mesma coroinha 22 seria:

22 / 0,69565 = 31,6 => 32

ou seja, simulando como seria a relação do cassete 11-46 com coroa 32, a marcha mais leve seria quase equivalente à 22/32 do cassete 11-36 com coroinha 22:

22/32 = 0,6875

Editado por furukawa - 02 Nov 2016 as 17:32
Voltar ao Topo
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2016 as 17:50
Qnto maior o número dessa divisão, mais pesada a relação? (pergunta de rôia) kkkkkkkk
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2016 as 18:00

Exato, quanto maior o resultado da divisão coroa/cassete, mais pesado será a marcha escolhida.

Uma relação de marcha nada mais é do que a quantidade de giros aplicado no pedivela que resultará na roda traseira.
Voltar ao Topo
niltonrm Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jan 2016
Arapoti
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar niltonrm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2016 as 20:46
furukawa obrigado pela resposta, então no caso como raramente uso o cog 36, sendo o abaixo dele se não me engane é 32 pelas contas usando coroa 36 e cassete com o cog maior 46 fica um pouco mais leve do que 26-32 
Voltar ao Topo
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2016 as 21:18
Dps dessas explicações vou avaliar usar 32t ou 30t. Ou então arrunar um cassete de 42 e vender o 46 pra rodar com 2x11
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 02:02
Já passei por essas situações, Philippe, mas de uma forma bem mais tosca e simples sem fazer cálculos nem nada. Simplesmente removi meu câmbio dianteiro, a coroa maior do pedivela de deixei a corrente diretamente ligada na coroa do meio (32) e fui usando pela cidade... Meu cassete era 9v 11-34 e sentia muita queda de rendimento. Na compra do novo grupo XT eu fui decidido na coroa 34 e ficarei usando meu cassete 11-36 até acabar onde provavelmente substituirei por um Sunrace 10V 11-42. Para mim ficará perfeito, mas meu caso é meio isolado porque comparado com meus colegas, sempre tive pernas muito fortes hehehe... tanto que essa combinação tensa de 34-36 já está fazendo 1300km de uso LOL

E depois dessa experiência de usar uma coroa eu passei a pedalar diferente e fui percebendo novas necessidades! Antes eu tinha muito o costume de girar em marcha pesada, pedalando pouco e deixando a bike embalar sozinha que nem faz essa galerinha do BMX LOL E hoje eu giro muito mais! E por muito mais tempo sem parar! E essa nova atitude me fez perceber como pedalo de maneira "quadrada". Sim! Quadrada! Agora sei que preciso de uma coroa oval!!! Mas por preguiça ou sei lá o quê ainda não li como funciona essas coroas, mas sei que as mais caras tem pontos múltiplos de encaixe no pedivela, mudando o "ponto de torque" no pedal para justamente deixar nossa pedalada redonda!!!

Então já deixo aqui uma ajuda de qual coroa comprar! Compre uma oval! E de 32 ou 34 porque se você não é daqueles de subir paredes com frequência, esse cassete com 46 dá e sobra! Minha coroa 34 foi comprada no mesmo site onde vou deixar o link para você comprar a sua. A qualidade é indiscutível e talvez até melhor que Wolf Tooth Wink

https://www.oneupcomponents.com/products/sram-direct-mount-traction-chainrings
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 10:53
Valeu pelas dicas. Bol Gola, mta valida sua explicação! obrigado msm! Decidi ir de coroa 32t nottable, devo fazer a instalação sábado e segunda posto as primeiras impressões. Tem uma pista de XC aki na UFMG em BH e testarei a bike lá, tem umas paredinhas e da pra tirar como base a relação q eu usava de 2x10. Tbm tem a lagoa da Pampulha onde vou fazer um giro na bike em altas velocidades.  
Voltar ao Topo
OverDown Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Out 2005
Barbacena - MG
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar OverDown Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 11:06
Eu estou com esse setup:

http://int.oneupcomponents.com/products/45t-sprocket-18t

Montado em um cassete XT 11-42.

http://int.oneupcomponents.com/products/xt-m8000-traction-chainrings?variant=5349836547
32 dentes

Tinha mais de 5 anos que não andava de bike, então resolvi deixar bem leve até ter "perna" de novo. Pretendo trocar a coroa para 34 e talvez remover os COGs, voltando o cassete para 11-42, que é a medida original.

Estou satisfeito, mas nas retas sempre falta um pouco, mas como gosto mais de single track, tem funcionado super bem.

[]'s
Ismael
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 15:39
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Exato, quanto maior o resultado da divisão coroa/cassete, mais pesado será a marcha escolhida.

Uma relação de marcha nada mais é do que a quantidade de giros aplicado no pedivela que resultará na roda traseira.


Isso é aproximado, mas nao significa que numeros identicos de relaçao tem o mesmo peso.
Cogs maiores a corrente puxa com um raio maior em relacao ao centro da roda, e o torque do efeito alavanca ajuda.

Exemplo: 
26/34 = 0,76
38/50 = 0,76

O cog de 50 tem os dentes bem mais distance do centro de giro, e é mais leve de puxar do que o 26/34 por exemplo.

Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 16:19
Porém a alavanca na frente é menor...
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2016 as 08:13
hj colocaria o  cog 48 nottable (vai lançar ainda esse mês) com um cassete shimano ou sunrace 11-42.

acredito que nem precise de cage especial pro câmbio, mas talvez precise prolongar a gancheira.

32-48 é exatamente a mesma relação 24-36 comum em bikes 2x10.

só vai perder um pouco em final.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2016 as 09:24
Eu tô com o sunrace de 11/46 eu pondo o cog 48 msm com o câmbio sendo sgs precisaria de prolongar a gancheira? Alguém usando essa configuração?
Voltar ao Topo
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2016 as 09:27
Tbm pra igualar o número de marchas da minha bike só um cog 52 kkkkkkk vou girar de 32t e 11/46. Tomará q eu adapte, pq se não passo pra 22v
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2016 as 12:06
Pessoal, acabei de fazer meu pedido para comprar a relação 11v xt M8000, porém acho que fiz confusao na escolha do cambio, vou usar um cassete sunrace 11-46 (só falta achar para comprar), eu escolhi o cambio XT M8000 GS, e uma coroa de 32 dentes, estou com dúvidas se não deveria ter escolhido o cambio SGS.
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2016 as 13:55
Segundo as especificações da shimano, em termos de capacidade o GS têm 39 dentes e o teu sistema vai ter 35,portanto dá; Já no que toca ao pinhão maior, em sistemas monoprato, é indicado o número de 42 max.  para esse câmbio,mas acredito que funcione com 46 , mas aí só pedindo opinião de quem já testou ou usa isso...
Voltar ao Topo
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2016 as 14:12
No site da shimano fala q o GS é para  ou 2 coroas e a capacidade máxima é de 42T. O SGS pode ser até para 3 coroas. Eu comprei a relação com o cassete 11/46 sunrace e o câmbio o vendedor me aconselhou pelo SGS com sunrace 11/46t e coroa nottable 32t. Ontem instalei na bike (1x11)  mas andei mto pouco, somente 11km. No fds Vou fazer um test ride numa trilha pra passar as primeiras impressões. 
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2016 as 14:22
Não confundir "capacidade" com o pinhão maior do cassete...capacidade tem a ver com a diferença que vai haver no sistema calculando o pinhão maior e o menor do cassete em relação à coroa (ou coroas) à frente , no caso do GS esta capacidade é 39 dentes
Os 42 dentes é o que diz sobre pinhão maior no cassete suportado ...
Voltar ao Topo
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2016 as 14:28
Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Não confundir "capacidade" com o pinhão maior do cassete...capacidade tem a ver com a diferença que vai haver no sistema calculando o pinhão maior e o menor do cassete em relação à coroa (ou coroas) à frente , no caso do GS esta capacidade é 39 dentes
Os 42 dentes é o que diz sobre pinhão maior no cassete suportado ...

Bem corrigido! valeu! ClapClapClapClap
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2016 as 19:56
Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Segundo as especificações da shimano, em termos de capacidade o GS têm 39 dentes e o teu sistema vai ter 35,portanto dá; Já no que toca ao pinhão maior, em sistemas monoprato, é indicado o número de 42 max.  para esse câmbio,mas acredito que funcione com 46 , mas aí só pedindo opinião de quem já testou ou usa isso...


Como chegou nesse número de 35 dentes, a coroa única nao entra no cálculo?

No sistema de 11v, nao faço ideia de como calcular.

Sei que para sistemas de duas coroas ou três, é a subtração do cog maior pelo menor e subtrai coroa maior pela menor coroa,

Exe: 36-11=25   38-24=14

25+14=39


E compara de acordo com a capacidade do cambio.

Mas no sistema com coroa única nao faço idéia...

Editado por dagspina - 10 Nov 2016 as 19:58
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2016 as 07:42
Podendo até outras maneiras de calcular, o que está aqui em questão é a capacidade do câmbio esticar a corrente que sobrará entre quando ela está no máximo esticado e quando está no mínimo...
Fica fácil perceber que a corrente estará mais esticado quando tiver no 32 x 46 (atrás) e menos esticada no 32 x 11 (atrás)....
A fórmula então é  46+32 - (32+11)  = 78 - 43 = 35
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2016 as 12:07
Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Podendo até outras maneiras de calcular, o que está aqui em questão é a capacidade do câmbio esticar a corrente que sobrará entre quando ela está no máximo esticado e quando está no mínimo...
Fica fácil perceber que a corrente estará mais esticado quando tiver no 32 x 46 (atrás) e menos esticada no 32 x 11 (atrás)....
A fórmula então é  46+32 - (32+11)  = 78 - 43 = 35


Obrigado pelo aprendizado...
Voltar ao Topo
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2016 as 11:36
RELAÇÃO TROCADA: KIT XT M8000 DE 11V (cassete sun race 11/46 + coroa narrow wide 32T + câmbio traseiro sgs + trocador com o visor) segue minhas primeiras impressões:

Rodei até agora com a bike aproximadamente uns 50km (somente asfalto, pois em BH ta chovendo desde quinta e ta dificil, complicado kkkkk). Ao realizar a troca das peças já fui alertado pelo Rosinha (mtbiker aki de Belo Horizonte famoso por suas conquistas e por sua oficina) que eu sentiria mta diferença dessa relação pra sram (20v x9 Câmbio traseiro,x5 passadores, x7 câmbio dianteiro, cassete 12x36). As diferenças iniciais foram:

1ª a troca de marchas (passador e câmbio): A passada do XT m8000 é mais dura , porem o movimento que se faz pra marcha entrar é mais curto e firme. No sram x5 é mais leve porem não desce 2 marchas em relação ao xt m8000, Pra subir o x5 subia 5 (se não me engano) e no xt m8000 sobem 4 (se não me engano), Achei as trocas de marchas bem suaves e precisas, ainda não testei o câmbio travado.

2ª o visual: Parecer ser fútil mas a bike fica com um visual mais "clean" somente com uma coroa. Visualmente a bike ficou mais bonita na minha opinião uma Specialized Stumjumper carbon wc 29er. Outro ponto positivo é q vc só tem q se preocupar com as marchas traseiras, não se cruza corrente.Numa prova de xco seria um ponto positivo as troca somente acontecendo no câmbio traseiro.

3ª a perda de velocidade final: Notei q em algumas descidas onde eu pedalava com mais força e nas marchas 36x12 (20v) eu perdi no giro final. Hoje estou pedalando mais do que a bike poderia desenvolver. Mas pelo fato de eu não conseguo manter a bike num giro mto alto e não pegar pelotões de speed aki na orla da lagoa da Pampulha, acho q vai não vai ser uma perda mto grande, pois meu estilo é mais xco e alguns estradões.

4ª marcha leve: ainda não deu pra tirar conclusões mais precisas sobre o qnto eu perdi nesse quisto pois não fiz trilha com a bike, assim que eu testa-la num xco aki perto de ksa (trilha da ufmg) postarei as impressões. Mas posso adiantar que perdi mto pouco. Estou pensando que o fato de eu rodar com 32x46 vai me fazer forçar as pernas nas subidas ou eu fico bruto de vez e acostumo com o giro e a relação ou volto pro sistema 20v ou transformo em 22v. Big smileCry

5º o problema com câmbio dianteiro: Certa vez numa corrida tive problema com o câmbio dianteiro e não terei mais!LOL O que ainda me deixa coma  pulga atras da orelha é o fato de precisar ou não de guia, somente um teste na trilha pra ver como a corrente vai se portar, mas penso seriamente em já providencia um guia, melhor prevenir do que remediar( parar pra por corrente na coroa)

O veredito: Paguei no total 1900$ peças mais mão de obra, e fora o que eu já vendi da minha relação antiga 700$ (1900-700 = 1200$) Se vc é um cara que gosta de giro alto, pega pelotão junto com speed e gosta de girar mto em asfalto, não acho uma boa a relação 1x11 (a não ser q se coloque um coroa de uns 36t, mas ai haja cog ou perna pra subir moros, kkkkkkk) melhor uma relação de 20v ou 22v, 30v...

Em breve cenas dos próximos capítulos nas trilhas...


Voltar ao Topo
hugomedeiros Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2005
Natal - RN
Offline
Mensagens:1717
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugomedeiros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2016 as 12:51
Particularmente a única vantagem na relação 1x11 em comparação  a 2x10, e  o ganho da retirada do peso dos passador e cambio dianteiro. Em contra partida aumenta substancialmente o consumo de corrente.
"Pedalar, um prazer quase sexual"
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2016 as 14:46
Originalmente postado por philippemtb philippemtb escreveu:


5º o problema com câmbio dianteiro: Certa vez numa corrida tive problema com o câmbio dianteiro e não terei mais!LOL O que ainda me deixa coma  pulga atras da orelha é o fato de precisar ou não de guia, somente um teste na trilha pra ver como a corrente vai se portar, mas penso seriamente em já providencia um guia, melhor prevenir do que remediar( parar pra por corrente na coroa)


Esqueça esta preocupação. Se está usando coroa NW não precisa de guia. Eu estou usando a relação XT 11v (coroa 30 e cassete 11-42 da shimano) e já rodei 300km de trilhas aqui em BH (perdidas, morro do chapéu, retiro, rio acima, etc) e não caiu a corrente uma única vez. E para este tipo de trilha (XC) não senti falta de uma coroia maior.
Voltar ao Topo
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2016 as 17:05
Boa noticia rmfs66 , meu medo era esse. Vc disse q roda com coroa 30t, vc costuma a roda asfalto tbm? O giro não ficou leve dms com essa coroa ?
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2016 as 19:29
não pego asfalto, somente trilhas. 
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2016 as 09:55
philippemtb

Como ficou o chain line? Se voce pedalar para trás, chega a cair a corrente?

Editado por dagspina - 15 Nov 2016 as 09:56
Voltar ao Topo
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2016 as 20:19
Testei isso, não cai. Inclusive testei em várias marchas.
Voltar ao Topo
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2016 as 10:29
Originalmente postado por hugomedeiros hugomedeiros escreveu:

Particularmente a única vantagem na relação 1x11 em comparação  a 2x10, e  o ganho da retirada do peso dos passador e cambio dianteiro. Em contra partida aumenta substancialmente o consumo de corrente.

Pq vc acha q o consumo da corrente aumenta? Pensei q retirando o câmbio dianteiro a mudança da corrente entre as corroas iria diminuir o consumo. 
Voltar ao Topo
philippemtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philippemtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2016 as 21:16
Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

philippemtb

Como ficou o chain line? Se voce pedalar para trás, chega a cair a corrente?


CORREÇÕES: na última e penúltima marcha qndo se pedala para trás, a corrente cai. Alguma solução?
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2016 as 10:05
Originalmente postado por philippemtb philippemtb escreveu:


CORREÇÕES: na última e penúltima marcha qndo se pedala para trás, a corrente cai. Alguma solução?


Esse tópico vai te ajudar bastante a solucionar, pelo que li todo é chain line...


http://www.pedal.com.br/forum/um-alerta-chainline-1x11-xt-m8000_topic84767.html
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X