Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Carros autônomos serão ótimos para o Sr Volante
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Carros autônomos serão ótimos para o Sr Volante

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Corsários Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:305
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Corsários Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Carros autônomos serão ótimos para o Sr Volante
    Postado: 21 Out 2016 as 18:15
http://meiobit.com/353707/estudo-revela-carros-autonomos-serao-alvo-de-bullying-por-ciclistas-e-outros-motoristas/

Postado Por Carlos Cardoso em 21 10 2016 em EngenhariaRobótica

tumblr_nm6kxq32ci1s2wio8o4_500

Uma vez eu estava com um amigo em uma entrada para a Dutra. Carro atrás de carro passavam a uns 780 km/h. Eles viam que a gente estava querendo entrar, mas ninguém reduzia. Eu me irritei, queria que meu amigo se metesse no meio dos outros carros mesmo sem margem de segurança. Do alto de sua sabedoria ele respondeu:

Calma. Sempre vem um Fusca.

Irritação no trânsito é um problema no mundo todo, não quer dizer que você vá sair no braço com todo mundo, mas as pequenas descortesias do dia-a-dia vão se acumulando. Só que carros autônomos irão mudar isso, profundamente. Ao menos é o que uma pesquisa da Goodyear e da London School of Economics descobriu (link pro paper).

A primeira constatação, é que os carros automáticos serão extremamente educados.

towardsequality

Um robô não irá andar colado na sua traseira, não vai mudar de faixa sem dar seta nem sem ter espaço, não vai roubar sua vaga no shopping nem buzinar se você levar mais de 0,003 s para se mover depois que o sinal abrir.

A pesquisa prevê que isso mudará nossos hábitos de direção, uma conclusão incrivelmente otimista e ingênua, diria eu. Acham que ficaremos mais educados por causa do exemplo causado pelos carros autônomos.

Por outro lado outra conclusão foi bem mais realista: os carros autônomos serão um paraíso para os babacas.

Um motorista normal quando confrontado com um motorista nervoso, tem um limite para ser hostilizado e o nervosinho sabe disso. Já um robô não irá reagir nunca, vai ser hostilizado até não poder mais.

this_is_bigdog_a_robot_made_by_bostondynamics-95225

Muito provavelmente vários dos nervosinhos que não costumam atacar pessoas à toa vão brincar com os carros autônomos só para ver o quanto eles conseguem atrapalhar a vida desses Veículos. Que vai ter gente dentro desses carros é só um pequeno detalhe. Será que se você colar atrás de um carro desses ele vai acelerar ou vai mudar de faixa?  Um monte de gente vai querer experimentar isso e é só o começo.

Algum zoeiro vai tentar andar colado na lateral de um carro desses para descobrir se ele vai mudar de faixa. Agora imagine uma situação pior ainda: você mandou o seu carro autônomo estacionar sozinho.  Chamou de volta mas ele não vem porque um bando de adolescentes idiotas está brincando de pular na frente do carro só para ver o seu Tesla parar  e tentar achar uma rota alternativa.

Eu tenho certeza que vai ser o passatempo preferido de crianças desocupadas andando de bicicleta cercando Teslas

Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2016 as 16:37
Não esqueça que os calmos carros autônomos usam câmeras e sensores e fazem todos os cálculos de todos os objetos móveis e estáticos em volta deles. E computadores podem fazer mais do que suas funções básicas.
Nada impede que eles sejam programados para serem dedos duros.

Eles podem muito bem tirar fotos dos carros dos espertinhos e denunciar. Um denunciando não é nada, dois também não, mas quando chega a 5 ou 6, a coisa fica complicada.
Lembre-se que elas podem ser consideradas como "testemunhas confiáveis", gerando provas como fotos e dados de telemetria junto com a denúncia.

Está chegando o momento do Estado da Vigilância.
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2016 as 18:22
Já estamos nele... O Grande Irmão já nos observa.
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
TPSilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TPSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2016 as 11:03
Lembrando que o carro autônomo quando se popularizar MUITO provavelmente vai ser a morte da relação que as pessoas possuem hoje com os carros. Um carro que se dirige sozinho obedecendo as leis de trânsito não precisa de 300 cavalos, nem 100. Outro ponto, vejo um movimento muito claro no consumo das gerações atuais, hoje não compramos CDS, pagamos mensalmente um SERVIÇO de streaming, o mesmo para filmes, séries e todo o resto. Diversos softwares que antes vendiam licenças hoje vendem serviço. No caso dos carros, vemos um movimento claro dos carros compartilhados, sendo que o carro autônomo foi adiantado em pelo menos 10 anos por culpa de empresas como a uber que precisam deles para poder gerar lucro (eliminando o motorista que hoje é um "prejuízo"). Por causa desse movimento, quase todos os grandes grupos  de fabricantes de carros estão além de investir pesado em carros autônomos,  também estão se associando a empresas de "carros compartilhados". Qualquer aula de educação financeira hoje passa por "O que é melhor, ter um carro ou andar de taxi/uber/metro/bike/a pé?" em geral a propriedade do carro está começando a ser demonizada (ainda bem), e soluções de serviço são o grande lance do momento. 

Opinião pessoal, não dou 20 anos para a propriedade do carro virar o novo cigarro, visto como um sinal negativo sobre a pessoa e não como "status", ai meu amigo, gastar tanta grana inútil sem "status" vai matar o formato atual. 

Por isso acho que esse problema não vai existir, na medida que o carro autônomo se popularizar, os "motoristas" irão sumir. Ainda tem a questão da troca de geração, as gerações mais novas estão se formando nesse mundo dos serviços e eles demonstram pouco "amor" pelos carros, bem diferente das gerações anteriores. 


Editado por TPSilva - 24 Out 2016 as 11:05
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2016 as 11:52
TPSilva, sou editor de tecnologia do site AUTOentusiastas, e converso bastante com diretores de grandes fabricantes.

Eles não contam detalhes, mas pelo que ando conversando, a indústria tem mudado muito a conversa de passar do modelo de negócio de vender carros para oferecer serviços de mobilidade..
Ao que parece, o mercado de venda de carros está no caminho natural da extinção.

Pra que uma pessoa compraria um carro que custa caro para comprar e manter se os congestionamentos não a deixam usar como pretendido?
As cidades estão saturadas de carros e continuar vendendo mais só vai piorar esse quadro.

Colocando carros autônomos, a pessoa pode pedir uma viagem na porta de casa até a porta do serviço e o carro fica livre para atender outra pessoa.
Coloque na conta que serviços de táxi hoje são mais econômicos que ter carro próprio em percursos de até 10 km em São Paulo, e  vai ver que esse serviço sai mais barato que ter carro também.

E isso se você optar pelo serviço exclusivo. Se optar pelo serviço compartilhado, até 4 pessoas assim como num ônibus, mas num percurso otimizado de logśitica. Vai sair quase tão barato quanto usar o ônibus, mas te pega e te deixa onde você precisa.

Como esses carros tem taxa de utilização mais alta, para cada carro autônomo, você tira 4, 5 ou mais carros particulares das ruas, e isso alivia os congestionamentos.

Para os fabricantes essa modalidade é muito interessante, porque hoje eles vivem de vender o carro zero e depois não lucram mais nada. Quem lucra são mecânicos, estacionamentos, etc.. Com os carros autônomos, o fabricante passa a ganhar ao longo de toda vida útil do carro, mas matando os mecânicos, estacionamentos, etc., junto com todos os empregos agregados. Também vai ser o fim da obsolescência programada de carros, que leva os particulares a trocar de carro a cada 2 ou 3 anos e que torna o carro imprestável com 10 anos de uso.
Voltar ao Topo
TPSilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TPSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2016 as 13:18
Opa Gryphon exatamente! Trabalho com tecnologia, e estou acompanhando isso pelo outro lado.  Eu mesmo depois de dirigir diariamente para ir trabalhar, fiz o caminho contrário, passei a trabalhar de ônibus (queria ir de bike, mas não me sinto seguro quanto a roubos...). é uma economia direta de até 250 reais por mês sem perder muito conforto (pego o ônibus vazio) e sem a aporrinhação que é dirigir em dia útil. Alguns dias perdi o horário, o TAXI da minha casa até a porta do meu trabalho custa 35 reais (com 30% de desconto) contra 30 reais de estacionamento + 12 de gasolina para ir de carro. No meu circulo de amigos eu sou um dos poucos que ainda possuem um automóvel (22 ~28 anos). Sem duvida alguma a chegada dos carros autônomos vem com a morte da "posse". 

Eu particularmente tenho uma série de ressalvas contra a Uber, ela é uma empresa profundamente antiética, e com diversos problemas ideológicos, mas não nego a grande contribuição que ela deu nesse sentido de acelerar ao máximo o desenvolvimento dos carros autônomos (virou uma corrida) e a relação direta das pessoas com os carros. 


Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 17:10
TPSilva, é aí que vão entrar os chamados "modais".

Outro dia fiz na prática o que estão prometendo.
Precisei ir a São José dos Campos, mas tinha que encontrar um perito amigo meu em Pindamonhangaba.
Deixei meu carro no estacionamento do metrô Tietê, peguei um ônibus até Pindamonhangaba, e de lá peguei uma carona com meu amigo até São José dos Campos.

A ideia será a mesma.
Para alta capilaridade, carro autônomo. Para longas distâncias com grande fluxo, avião, ônibus ou trem.
Você vai sair de casa, chama um táxi autônomo. Vai até o aeroporto e pega um avião. Chega na cidade final do vôo e pega um trem até a região do seu destino. E de lá você pega um carro autônomo até o destino final.
Você vai sempre ter transporte porta-a-porta.
Voltar ao Topo
mauritavares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2016
Dourados-MS
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mauritavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 18:38
Muito interessante este tópico.
Li todas as mensagens com uma certa "ansiedade".
Aquele pensamento de "será que verei acontecer tudo isso"?
Parece até uma utopia, futurístico demais.
Com certeza será um grande avanço.
Espero que aconteça tudo isso realmente num futuro próximo.
Seria o melhor pra todos, principalmente para o meio ambiente.
Voltar ao Topo
TPSilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TPSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2016 as 15:04
Originalmente postado por mauritavares mauritavares escreveu:

Muito interessante este tópico.
Li todas as mensagens com uma certa "ansiedade".
Aquele pensamento de "será que verei acontecer tudo isso"?
Parece até uma utopia, futurístico demais.
Com certeza será um grande avanço.
Espero que aconteça tudo isso realmente num futuro próximo.
Seria o melhor pra todos, principalmente para o meio ambiente.

Opa, se dependesse das montadoras, levaria no mínimo 30 anos, pois elas já estavam espertas que tirar o controle da maquina do motorista quebraria muito do fetiche que é a base do mercado automobilismo desde sua fundação. Agora graças as empresas de transporte/tecnologia que hoje estão investindo BIlhões de dólares em fazer o carro autônomo, as montadoras passaram a investir pesado para não morrerem junto com o fetiche. Essa corrida adiantou esse futuro para no máximo 10 anos. 

O ponto atual: Budwisser entrega 2000 caixas de cerveja usando caminhões autônomos: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/10/1826541-caminhao-autonomo-do-uber-percorre-estrada-e-entrega-caixas-de-cerveja.shtml

A Tesla além de estar em uma corrida por tornar os seus veículos mais acessíveis, também está trabalhando em pickups, caminhões e ônibus autônomos elétricos, teoricamente vão ser apresentados já durante o ano que vem (diga-se que o Tesla Model S já tem um sistema autônomo muito avançado e já é vendido em escala): http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/5347678/tesla-vai-produzir-picapes-suvs-caminhoes-autonomos

Tem diversos materiais sobre isso, inclusive nos planos para o futuro das montadoras, a ford já se associou a um concorrente do uber enquanto trabalha em um carro autônomo com a intenção de oferecer serviço, a BMW ou a Mercedes (não me lembro agora qual das duas) anunciou para os acionistas o plano para o futuro é ter carro autônomo as service e por ai vai. 

A "posse" seria o grande gargalo desse tecnologia. Dependeria da popularização dos sistemas autonomos para que mesmo os carros de entrada fossem equipados com essa tecnologia, nesse caso realmente levaria década. Mas sendo um serviço de empresas bilionárias? Assim que a tecnologia estiver pronta e devidamente testada, a tendencia será se espalhar pelo mundo rapidamente. E que lindo vai ser andar de bike em um mundo onde os carros vão efetivamente respeitar as leis de trânsito. Tongue

Sinceramente, só não vamos ver esse futuro se por algum azar morrermos antes de 2026. 



Editado por TPSilva - 27 Out 2016 as 15:13
Voltar ao Topo
Djeison Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jul 2016
NMT
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Djeison Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2016 as 16:23
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

TPSilva, sou editor de tecnologia do site AUTOentusiastas, e converso bastante com diretores de grandes fabricantes.

Eles não contam detalhes, mas pelo que ando conversando, a indústria tem mudado muito a conversa de passar do modelo de negócio de vender carros para oferecer serviços de mobilidade..
Ao que parece, o mercado de venda de carros está no caminho natural da extinção.

Pra que uma pessoa compraria um carro que custa caro para comprar e manter se os congestionamentos não a deixam usar como pretendido?
As cidades estão saturadas de carros e continuar vendendo mais só vai piorar esse quadro.

Colocando carros autônomos, a pessoa pode pedir uma viagem na porta de casa até a porta do serviço e o carro fica livre para atender outra pessoa.
Coloque na conta que serviços de táxi hoje são mais econômicos que ter carro próprio em percursos de até 10 km em São Paulo, e  vai ver que esse serviço sai mais barato que ter carro também.

E isso se você optar pelo serviço exclusivo. Se optar pelo serviço compartilhado, até 4 pessoas assim como num ônibus, mas num percurso otimizado de logśitica. Vai sair quase tão barato quanto usar o ônibus, mas te pega e te deixa onde você precisa.

Como esses carros tem taxa de utilização mais alta, para cada carro autônomo, você tira 4, 5 ou mais carros particulares das ruas, e isso alivia os congestionamentos.

Para os fabricantes essa modalidade é muito interessante, porque hoje eles vivem de vender o carro zero e depois não lucram mais nada. Quem lucra são mecânicos, estacionamentos, etc.. Com os carros autônomos, o fabricante passa a ganhar ao longo de toda vida útil do carro, mas matando os mecânicos, estacionamentos, etc., junto com todos os empregos agregados. Também vai ser o fim da obsolescência programada de carros, que leva os particulares a trocar de carro a cada 2 ou 3 anos e que torna o carro imprestável com 10 anos de uso.



Cara, realmente me surpreendi com teu comentário, achava que todas as pessoas do site AUTOentusiastas odiavam bicicletas (evidente nas matérias publicas).
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2016 as 16:38
Não vai ser lindo apenas andar de bike num mundo civilizado , vai ser lindo tbm não ver mais motoristas bebados matando inocentes por imprudencia e rachas , tbm vai aliviar a saude pública que gasta zilhões com os acidentados , de repente o sus ate começa a funcionar bem com a grana que vai sobrar.
Sonhei alto demais ?
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2016 as 21:13
Originalmente postado por Djeison Djeison escreveu:


Cara, realmente me surpreendi com teu comentário, achava que todas as pessoas do site AUTOentusiastas odiavam bicicletas (evidente nas matérias publicas).


Cara, eu sou uma espécie de dissidente lá.
Pense que lá quase todos trabalham para a indústria automobilística. Ninguém confessa nem la dentro, mas eles estão defendendo o emprego deles. Repara que o padrão do grupo é o entusiasmo tão e somente pelo carro, como se o carro fosse o ar que todos respiram ou deveriam respirar.

Vários assuntos lá são tabu.
Bicicleta, que eu adoro, lá não pode.
Aquecimento global, que 97% dos cientistas confirmam, lá é mentira deslavada.
Carro elétrico, coisa que eu gosto porque entendo bem do assunto, lá também não pode, e coisa feia.

E não adianta querer conversar com racionalidade. É dogma e não se discute mais o assunto.
Só que quando a realidade bate na porta a coisa aperta.

Todos os fabricantes estão se comprometendo com carros híbridos, elétricos, compartilhamento de automóvel, carro autônomo, UBER...
Você lê sobre esses assuntos até no Adrenaline que é um site de tecnologia digital e games, mas nada disso ganha ênfase lá, porque nada disso é "entusiástico" e, portanto, errado. A verdade do grupo está acima da verdade dos próprios fabricantes.

Eu ainda tento colocar algumas coisas dentro da realidade, mas o grupo viaja muito no mundo dos sonhos automotivos.
É desgastante, porque eu tenho que escrever de uma forma que mantenha um pé na realidade, mas tenha que passar pelo filtro do grupo.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2016 as 21:40
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Não vai ser lindo apenas andar de bike num mundo civilizado , vai ser lindo tbm não ver mais motoristas bebados matando inocentes por imprudencia e rachas , tbm vai aliviar a saude pública que gasta zilhões com os acidentados , de repente o sus ate começa a funcionar bem com a grana que vai sobrar.
Sonhei alto demais ?


Vai ser um sonho bem alto por muito tempo. Pelo menos 20 anos antes de chegar perto disso.

Sua esperança nesse sentido são as gerações Z e Millenium, mais ligadas a games e internet do que a carros. Essas gerações vêem o carro mais como um utilitário doméstico como a geladeira. Essas vão aceitar melhor as transformações de paradigma de uso dos carros.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X