Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Relato Estrada Real - Caminho Velho - Equip/exp
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Relato Estrada Real - Caminho Velho - Equip/exp

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
thisouz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar thisouz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Relato Estrada Real - Caminho Velho - Equip/exp
    Postado: 20 Out 2016 as 11:35
Foi minha primeira cicloviagem, não tinha experiência nenhuma, cometi vários erros quanto a organização e bagagem que levei. Também tive muitos acertos como ir sozinho e ter a liberdade de poder parar na cidade que eu quisesse para descansar e conhecer melhor a história dos lugares. 

 

Fiz o caminho Velho baseado no guia da Rafaela e do Olinto, apesar do guia ser muito bom consegui me perder algumas vezes mas nada grave, fez parte da diversão. No total foram 600km em 11 dias.

 

Optei por deixar meu relato apenas sobre os equipamentos e questões básicas para eventuais dúvidas e inseguranças dos futuros viajantes. As experiências vividas no caminho são tantas que eu não saberia nem por onde começar a contar.

 

Bicicleta – Fuji Absolute 2.3 (grupo shimano Deore)

Li muitos relatos e blogs sobre a estrada real antes da viagem, na maioria absoluta (quase unanimidade) a galera utilizou suspensão. Cheguei a ler que seria impossível fazer sem suspensão.  Arrisquei ir com garfo rígido mesmo, só utilizo a bike na cidade e não tinha grana sobrando para fazer upgrade só para a viagem.  Posso dizer que foi bem tranquilo, alguns poucos trechos nessa condição ficam um pouco difíceis mas nada impossível. Se estiver sem grana para instalar uma suspensão vai na fé que dá pra fazer tranquilo.

Pneu: Schwalbe Range Cruiser – 700x38c

É um pneu híbrido e (me parece que) de entrada da Schwalbe, com proteção anti-furo, relativamente fácil de achar aqui no Brasil e por um bom preço. O percurso que fiz era uns 80% terra, o pneu se comportou bem, boa aderência na terra e uma flecha no asfalto. Coloquei 70 psi no começo da viagem e não calibrei mais. Não tive nenhum furo. Como eu costumo pedalar na cidade com um pneu 700x28 o Schwalbe me pareceu ser muito confortável.

Bagageiro: Topeak Explorer MTX p/ frei a disco

Apesar de ser para freio a disco coube normalmente na minha bike que é v-brake. Tudo perfeito, já utilizava ele há 1 ano. Nenhum parafuso afrouxou nem nada.

Alforge:  Saikoski Ventura

Vi alguns relatos aqui no fórum sobre esse alforge. Ele é impermeável, funciona como um saco estanque. Tem boa e simplificada fixação no bagageiro. Peguei uma chuva e não tive problemas. Muito bom alforge.

Alimentação

Eu costumava chegar nas cidades e ir para algum mercado e comprar maças e bananas para o dia seguinte, no café da manhã das pousadas levava um pão com queijo a mais para comer na viagem. Pedalava em média 2h e parava para comer alguma coisa e me hidratar. Costumava não almoçar pois, em geral, estava no meio do nada na hora do almoço. Como comia a cada 2h dava pra me manter bem até chegar ao meu destino do dia (por volta das 15h). Sou vegetariano e, apesar dá culinária mineira ter muita carne, não tive dificuldades para encontrar opções para comer.

Pousadas

Segui as indicações de pousadas do guia da Rafaela e do Olinto, tem opções bem simples e com bom preço (média de R$40). Algumas cidades com mais opções eu rodava pela cidade para procurar locai mais baratos. Se eu fosse iniciar hoje minha viagem levaria uma barraca, dá mais autonomia. Ter que chegar numa cidade para encontrar um local para dormir (ou não dar tempo de chegar na cidade antes de anoitecer) coloca uma carga de pressão a mais. Enfim, vai de cada um.

 

Quem estiver na dúvida apenas vá. Não vai se arrepender.

Voltar ao Topo
AugustoDuarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AugustoDuarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2016 as 12:01
Em breve estarei iniciando esta "expedição"

 deu um trabalhão pra deixar a bike do jeito cicloviagem/touring

Abraços!
Voltar ao Topo
antoniosevilha Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Dez 2014
Curitiba
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar antoniosevilha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2017 as 14:22
Pretendo fazer a estrada real este ano. Comecei a pesquisar esta semana sobre o roteiro e vou pra lá em setembro-outubro. 


Voltar ao Topo
andretonini Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Fev 2017
São Paulo SP
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andretonini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2017 as 09:29
Quais os preparativos de treino que fizeram e qual média de km por dia?
QUero fazer, mas queria ter uma base de quanto teria que ter de condicionamento para fazer ela.
Voltar ao Topo
thisouz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thisouz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2017 as 17:26
Não fiz nenhum treino específico. Pelado diariamente para o trabalho 4km ida e 4 km volta. A cada 15 dias vou pra casa da minha mãe 26 km ida e 26 km volta. Essa foi a minha preparação, senti que meu condicionamento foi melhorando durante a viagem.

Fiz uma média de 60km por dia.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X