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Guidão "drop" em moutain bike, freio e câmbio..

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newhouse Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2016 as 11:09
Eu já fiz isso na minha bike, e é bem complicado. Eu não usei freios a disco, mas provavelmente você terá que importar freios a disco road pois os padrões de MTB não são compatíveis com STI. Alguns cambios de MTB funcionam com STI normalmente também. Usar drop é muito bom pra velocidade, mas no dia-a-dia não é tão vantajoso assim. A seu favor ainda temos o freio hidráulico, infinitamente melhor que os mecânicos que vc teria que usar com STI.

O bom mesmo é manter como está, roda bem no asfalto e encara estradão sem medo. Esse garfo é fib? Eu ja usei esse modelo por um bom tempo na cidade, ele é bem resistente, aguenta muita pancada. Se for partir pra terra, recomendo colocar um garfo mais forte por garantia.

Você pode usar bar ends pra deixar ela mais agressiva no asfalto, se vc rodar em estradas mais livres, aqueles clips de guidão curtos que o pessoal usa em short triatlo é até melhor do que usar o drop, ajuda bastante em velocidade.


Editado por newhouse - 14 Out 2016 as 11:10
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TheLittle Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Jun 2005
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2016 as 10:26
muito obrigado pela ajuda!

é, levando em conta todos esses gastos acho que fica muito caro a mudança pra pouco benefício.

acho que vou continuar com guidão flat mesmo, talvez colocar uns bar ends "comuns".
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Jagwire Ver Drop Down
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Cadastrado em: 24 Nov 2014
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2016 as 10:12
Opa eu tenho utilizado configuração parecida com a sua ideia: Quadro MTB + aro 700c+ freio a disco + guidão Drop:

Nessa foto com pneus 700x28:


Nessa foto está com pneus 700x37 na traseira e 29x2.00 na dianteira. Coloquei guidão flat:



Quanto ao seu projeto, tem que analizar o seguinte:

- Freios: Pra usar guidão drop precisa de pinças mecânicas compatíveis com a puxada: tem os avid BB5 e BB7 road (tem que ser o road, os convencionais tem puxada de manete Vbrake) ou ainda o TRP Spyre que eu uso. Acho que tem um da Shimano também.

- Trocadores: Não faço ideia de como é a puxada desses microshift, teria que pesquisar como é a compatibilidade com o Shimano 9v traseiro que você pretende usar. No câmbio dianteiro tem ainda a questão do roteamento do cabo: nas bikes de estrada o cabo do câmbio passa pelo downtube e puxa o câmbio por baixo, ao contrário dos quadro MTB. E também muda o escalonamento de das coroas. talvez um câmbio dianteiro de speed pra pedivela triplo seja necessário.

Outro alerta: Guidão drop sempre faz o "top tube total" (Top tube do quadro + mesa) aumentar, deixando o biker numa posição mais esticada e baixa. Isso talvez cause incômodo. Procure usar um guidão compact e com curvas rasas. Talvez uma mesa mais curta seja necessário.  


Editado por Jagwire - 16 Jan 2017 as 20:35
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luyggi Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2016 as 19:16
Eu só colocaria bar ends. Tenho uma hibrida e uma speeed. Na hora de descer com a hibrida eu abaixo meu tronco e com a speed uso a parte de baixo do guidao pra me apoiar. Acho um investimento alto só pra ver como é que é...
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TheLittle Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Jun 2005
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2016 as 17:27
Tenho hoje uma Mosso 675, excelente quadro, muito leve e com boa geometria.

"Aposentei" ele do mountain bike a algum tempo e ao invés de vender o quadro resolvi tentar, e descobri que cabe pneu 700x35 (talvez até 38) na traseira, ótimo. 

Juntei algumas peças que tinha e comprei outras, coloquei um garfo 29 e no fim montei uma espécie de híbrida, primeiramente com pneus 700x28. Rolava muito mas achei muito desconfortável.
Aproveitei uns pneus schwalbe furious fred que tinha e montei com ele na dianteira, melhorou muito o conforto, afinal ele é pneu de mountain bike 29x2.0 (mas a largura final foi 46mm). Mas infelizmente não entrou na traseira.
Aí comprei um pneu Kenda Kwick 700x35  pra traseira e ficou bem legal pra rodar, da até pra pegar estradão. Também coloquei uma coroa 48 dentes pra melhorar a relação final no asfalto, pois faltava final na coroa 42. Mas mantive o cassete de MTB, e também a coroinha menor, afinal o peso dela é muito baixo e não valeria a pena simplesmente tirar, deixa ela lá rsrs.

Meu próximo passo é comprar um garfo carbono, tanto pra abaixar peso quanto pra melhorar ainda mais o conforto da frente.. afinal estou usando um garfo barato de alumínio que não me passa segurança!


Considerando a aplicação da bike, e que sempre fui curioso pra saber como se comportam as gravel bikes e a de CX, fiquei tentado a trocar freios e shifter pra poder adotar um guidão dropper.

Meus planos seriam:

- comprar STI Sora ou Microshift de 3x9
- comprar freios Avid BB7

com isso infelizmente teria que abrir  mão dos freios hidráulicos, mas continuaria usando câmbio de mountain bike por conta da relação (coroas 48x32x24 e cassete 11-34)

A dúvida é: vale a pena mudar tudo isso?

E como não entendo nada de peças de road,  freio avid bb7 é compatível com a puxada do STI? E das marchas, daria certo com cassete e câmbio de mountain bike (no caso do sti microshift é a mesma puxada do Sora de 9v)? 

A alternativa barata, sem muita mudança, seriam "barends" dropper.. até gostei da idéia, mas talvez fique esquisito com as manetes padrão de MTB..
se alguém tiver mais experiência nessa área peço ajuda

abraço!

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