Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Mudando para garfo rigido
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Mudando para garfo rigido

 Responder Página  <1234 20>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 08:12
Voltar ao Topo
Yang Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Set 2016
Barbacena
Offline
Mensagens:324
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 09:06
Originalmente postado por cezarstark cezarstark escreveu:


430 mm!!! Esse garfo é o de 26" ou o de 29" ? Confused Confused Confused
Voltar ao Topo
Atilamg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2011
Brazópolis - MG
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Atilamg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 13:23


Estou comprando um garfo rígido no Aliexpress também, o que comprei é esse da foto acima.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 13:25
Para 26".
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Atilamg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2011
Brazópolis - MG
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Atilamg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 13:31
Então, no caso o vendedor passa essas medidas:

Centre of axle to top of crown distance: 29"=495mm ; 27.5"=465mm ; 26"=435mm ;

Eu comprei o 29"
Voltar ao Topo
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 13:37
Originalmente postado por Atilamg Atilamg escreveu:

Então, no caso o vendedor passa essas medidas:

Centre of axle to top of crown distance: 29"=495mm ; 27.5"=465mm ; 26"=435mm ;

Eu comprei o 29"


Cara que medições mais horríveis que esse vendedor passou em.. Não deu pra entender nada, mas conforme aquele java, em vez de 43 o seu teu quanto? Pode passar o link?
Voltar ao Topo
Atilamg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2011
Brazópolis - MG
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Atilamg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 13:45
Originalmente postado por cezarstark cezarstark escreveu:

Originalmente postado por Atilamg Atilamg escreveu:

Então, no caso o vendedor passa essas medidas:

Centre of axle to top of crown distance: 29"=495mm ; 27.5"=465mm ; 26"=435mm ;

Eu comprei o 29"


Cara que medições mais horríveis que esse vendedor passou em.. Não deu pra entender nada, mas conforme aquele java, em vez de 43 o seu teu quanto? Pode passar o link?

O link da loja que comprei é esse:

https://pt.aliexpress.com/item/Cheap-JAVA-Good-fertile-mountain-bike-front-fork-carbon-fiber-29-27-5-26-semi-rigid/32672064343.html?spm=2114.13010608.0.67.p4NTBW

E sim, ele passou medidas horríveis. Olha, especulei bastante o vendedor antes de comprar e acredito que a medida de axle to crown seja de 49,5 cm.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 14:18
Eu tenho 2 fibs e um Mosso, todos 26 e em uso urbano. A frente fica baixa mesmo, porem a espiga do mosso é maior que os modelos da Fib, então dá pra compensar alguma coisa com espaçadores (se isso não te incomodar). Se não me engano, são 265mm de espiga.

O Fib eu já quebrei a espiga de um deles, mas foi numa subida que eu não tinha marcha e forcei demais, acho que foi culpa minha mesmo. O segundo tá comigo a anos, não tive problemas com ele. A maior diferença é que o Mosso é mais leve e muito bem acabado, tenho ele há um ano, mas parece que aguenta muita porrada. O Fib é bem acabado e resistente, tem ótimo custo x beneficio. Se vc vai rodar só no asfalto, o Fib dá conta, se for partir pra trilhas o mosso é mais indicado.
Voltar ao Topo
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 14:29
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Eu tenho 2 fibs e um Mosso, todos 26 e em uso urbano. A frente fica baixa mesmo, porem a espiga do mosso é maior que os modelos da Fib, então dá pra compensar alguma coisa com espaçadores (se isso não te incomodar). Se não me engano, são 265mm de espiga.

O Fib eu já quebrei a espiga de um deles, mas foi numa subida que eu não tinha marcha e forcei demais, acho que foi culpa minha mesmo. O segundo tá comigo a anos, não tive problemas com ele. A maior diferença é que o Mosso é mais leve e muito bem acabado, tenho ele há um ano, mas parece que aguenta muita porrada. O Fib é bem acabado e resistente, tem ótimo custo x beneficio. Se vc vai rodar só no asfalto, o Fib dá conta, se for partir pra trilhas o mosso é mais indicado.
Espaçadores? Isso não é problema, já que uso 7,5 na minha, isso mesmo 7 e uma que é metade, estava com preguiça de esperar cortar o cano da suspa quando fui instalar ela LOLLOLLOL
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 14:33
Esse é o tipo de coisa que me deixa cismado de fazer trilha com garfo de alumínio...
Voltar ao Topo
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 14:36
Originalmente postado por Atilamg Atilamg escreveu:

Originalmente postado por cezarstark cezarstark escreveu:

Originalmente postado por Atilamg Atilamg escreveu:

Então, no caso o vendedor passa essas medidas:

Centre of axle to top of crown distance: 29"=495mm ; 27.5"=465mm ; 26"=435mm ;

Eu comprei o 29"


Cara que medições mais horríveis que esse vendedor passou em.. Não deu pra entender nada, mas conforme aquele java, em vez de 43 o seu teu quanto? Pode passar o link?

O link da loja que comprei é esse:

https://pt.aliexpress.com/item/Cheap-JAVA-Good-fertile-mountain-bike-front-fork-carbon-fiber-29-27-5-26-semi-rigid/32672064343.html?spm=2114.13010608.0.67.p4NTBW

E sim, ele passou medidas horríveis. Olha, especulei bastante o vendedor antes de comprar e acredito que a medida de axle to crown seja de 49,5 cm.
Xi cara.. Viu o que o brasileiro comentou? Pediu 29 e veio 26... E acredito, pois o pedido dele foi "red" e ao clicar em comprar e escolher "White 29" a "cor" escolhida é vermelho..

Perceba que escolhi o 29 e ele botou como "vermelho" igual ao que o brasileiro pediu...


*******


Achei uma outra, mais cara, porém achei bem mais elabora no que se pode ver na descrição, medições sem enrolação, fotos da "oficina" é uma loja que faz apenas itens de carbono.

Link:http://s.aliexpress.com/uaeiEFji


Arrisco nessa ou vou na mosso mesmo? Já que meu uso é apenas para asfalto e raramente pego estradão.




Editado por cezarstark - 23 Set 2016 as 14:39
Voltar ao Topo
Atilamg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2011
Brazópolis - MG
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Atilamg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 15:15
Xi cara.. Viu o que o brasileiro comentou? Pediu 29 e veio 26... E acredito, pois o pedido dele foi "red" e ao clicar em comprar e escolher "White 29" a "cor" escolhida é vermelho..

Perceba que escolhi o 29 e ele botou como "vermelho" igual ao que o brasileiro pediu...


*******


Achei uma outra, mais cara, porém achei bem mais elabora no que se pode ver na descrição, medições sem enrolação, fotos da "oficina" é uma loja que faz apenas itens de carbono.

Link:http://s.aliexpress.com/uaeiEFji


Arrisco nessa ou vou na mosso mesmo? Já que meu uso é apenas para asfalto e raramente pego estradão.


[/QUOTE]

Eu observei isso das cores quando fui comprar e confirmei a cor com o vendedor, e quanto ao tamanho e tipo de caixa de direção que no meu caso é cônico eu tirei todas as minhas dúvidas antes de comprar, tenho tudo nas mensagens com ele, se chegar algo que não pedi eu "abro disputa" com ele na loja para conseguir o estorno.

Agora quanto a esse modelo eu dei uma olhada e confesso que me passou mais confiança!!! Aliás, coloquei na minha lista de deseja lá. A respeito de qual você escolher acredito que vai mais do bolso, se seu quadro é tapered, garfo cônico, pois essa imagem aí ele é cônico, e também se está disposto a esperar a encomenda da china e correr risco de ser taxado, eu comprei realmente mais para testar, não sei se vou curtir andar de full rígida, espera a opinião de mais alguém ai.
Voltar ao Topo
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 15:24
tapered? Conica? Que isso? Kkkkk

Pesquise e não consegui entender, a minha é uma endophinr 6.3 é compatível?
Voltar ao Topo
Yang Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Set 2016
Barbacena
Offline
Mensagens:324
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 15:25
Originalmente postado por Atilamg Atilamg escreveu:

Xi cara.. Viu o que o brasileiro comentou? Pediu 29 e veio 26... E acredito, pois o pedido dele foi "red" e ao clicar em comprar e escolher "White 29" a "cor" escolhida é vermelho..

Citar Perceba que escolhi o 29 e ele botou como "vermelho" igual ao que o brasileiro pediu...


*******


Achei uma outra, mais cara, porém achei bem mais elabora no que se pode ver na descrição, medições sem enrolação, fotos da "oficina" é uma loja que faz apenas itens de carbono.

Link:http://s.aliexpress.com/uaeiEFji


Arrisco nessa ou vou na mosso mesmo? Já que meu uso é apenas para asfalto e raramente pego estradão.



Eu observei isso das cores quando fui comprar e confirmei a cor com o vendedor, e quanto ao tamanho e tipo de caixa de direção que no meu caso é cônico eu tirei todas as minhas dúvidas antes de comprar, tenho tudo nas mensagens com ele, se chegar algo que não pedi eu "abro disputa" com ele na loja para conseguir o estorno.

Agora quanto a esse modelo eu dei uma olhada e confesso que me passou mais confiança!!! Aliás, coloquei na minha lista de deseja lá. A respeito de qual você escolher acredito que vai mais do bolso, se seu quadro é tapered, garfo cônico, pois essa imagem aí ele é cônico, e também se está disposto a esperar a encomenda da china e correr risco de ser taxado, eu comprei realmente mais para testar, não sei se vou curtir andar de full rígida, espera a opinião de mais alguém ai.

Se não gostar esse garfo vende facil no Mercado Livre. Tem gente que vende o garfo rígido depois de fazer um único pedal de 50 Km, por que detesta logo de cara.

Espero que voce goste e faça bom proveito mas se quiser vender estou em Minas Gerais também - frete mais em conta - e posso ficar com ele, não importa a cor, não tenho essas exigências.


Editado por Yang - 23 Set 2016 as 15:26
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 15:31
Um pouco offtopic, mas como tem relação com AliExpress, vai uma dica que pode ajudar os colegas em relação a pagar menos por compras no AliExpress:

Muitos produtos tem desconto maior se comprado via App (celular) do que pelo website.
Contudo, navegar pelo celular é menos pratico.
O que eu faço, é colocar 2 ou 3 produtos iguais de vendedores diferentes no carrinho, navegando pelo PC no website, mas nunca fecho a compra pelo PC.
Quando vou comprar, abro o App, e os produtos ja estão no carrinho. Muitas vezes algum deles tem desconto adicional pelo APP, entao compro este, e removo os outros do carrinho.

Para um produto muito especifico tipo garfo rigido creio que nao irá mudar, mas para produtos mais populares com varios venderores oferecendo o mesmo produto, consigo com frequencia considerável preços melhores pelo App.

É é ate mais pratico, pois deixo o cartão salvo la no app e somente digito o codigo de segurança a cada compra.

Voltar ao Topo
Atilamg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2011
Brazópolis - MG
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Atilamg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 15:37
Originalmente postado por cezarstark cezarstark escreveu:

tapered? Conica? Que isso? Kkkkk

Pesquise e não consegui entender, a minha é uma endophinr 6.3 é compatível?

Bom, aconselho dar uma pesquisa antes de comprar, até existem alguns adaptadores apesar de não aconselhar, pois algumas adaptações podem não dar certo. Vou colocar uma imagem aqui só pra ilustrar e você entender do que estou falando. E como você pode observar a partir da terceira imagem que é a tapered vemos que a parte de baixo da caixa de direção é menor do que a de cima, basicamente é isso.

Voltar ao Topo
Atilamg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2011
Brazópolis - MG
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Atilamg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 15:40
Se não gostar esse garfo vende facil no Mercado Livre. Tem gente que vende o garfo rígido depois de fazer um único pedal de 50 Km, por que detesta logo de cara.

Espero que voce goste e faça bom proveito mas se quiser vender estou em Minas Gerais também - frete mais em conta - e posso ficar com ele, não importa a cor, não tenho essas exigências.
[/QUOTE]

Sim, a ideia é essa mesmo. Muito obrigado, estou até um pouco ansioso e espero curtir a experiência. E pode deixar que qualquer coisa se não curtir tentarei colocar a venda aqui no fórum.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 15:55
Yang,sim,um garfo de 470mm de "pernas" fica mais "fragil" que um de 445mm de altura,é simples fisica,uma alavanca maior vai forçar mais ali no "pé" do rolamento,na base do quadro,lugar tipico de quebra de garfos rigidos simples,quem ja viu garfo de Barra circular quebrado sabe oque falo.
MAS qto?Se vc notar,29er tem este angulo diferente das 26 ou 27,o chamado offset do quadro é menor,o rake maior,isto resulta em um ponto pior que as 26,base pra alguns,inclusive eu,afirmar que sim,qto menor o garfo,menos estresse em 29er.
So que estes quadroes e garfos ja vem com esta parte mais forte,simples fisica,sabendo que a "alavancagem"sera maior,ja se preve mais material no ponto de maior estresse de alavanca.

Sabe porque o fabricante manda por um garfo baixo?Porque desenha seu quadro pra isto.Ja os nossos nao.
TODOS sem excessao,garfos de 450mm pra baixo em 29er eu vi na net aqui:
http://www.2016.handmadebicycleshow.com/
Um adendo,a ediçao de 2016 praticamente todos as bikes "subirao"seus gafros.Tenho toneladas de fotos das bikes de 2014,2015,todos com garfos rigidos CroMo extra baixo.

ja aqui so uma amostra de como eu to vendo o mercado dar uma movimentada:
http://www.focus-bikes.com/gb/en/bikes/2016/mountainbike-race/raven-29/raven-max-factory-29.html

Tem mais de 10 fabricantes na Europa oferecendo o que a Canondale ja fazia,uma versao "pronta" com rigido,e o que vejo?480mm de altura

E porque isto?Porque os independentes aumentarao seus garfos ?
Tapered,materiais mais forte,mercado,enfim

Como deixar uma 29er amigavel pra baixinhos:Garfo baixo,frente mais baixa
Mas nao espere descidas espetaculares.
Qual a altura padrao de garfos 29er? 468mm,medida da Niner.
Se pegar um garfo assim,quase nada muda na geometria,SALVO quadros desenhados pra garfo especifico(os independentes framebuilders)

Quem ta certo,quem ta errado?
29er é superior?
Sim,depende.Eu rumo ao correto,pelo menos,na Fisica,que é ogarfo 468mm.
So qdorodar com ele saberei se ele tbm deixou minha 29er amigavel pra baixinhos como o FIB 445mm deixou.
Voltar ao Topo
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2016 as 07:41
entao o meu é reta, vi um vídeo de como instalar e também o preço que está na média de R$ 120,00 é esse mesmo?
Uma foto do meu quadro, ele parece ser cônico, mas afina e fica do mesmo tamanho do topo:

Voltar ao Topo
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2016 as 21:03
Boa noite, hoje fui "ver" como ela ficaria com o garfo rígido..

Segundo o vendedor a Mosso M5 tem 40,5cm + uns 3 não contabilizado na imagem.. O que faz ela ter 43,5.

Bom, o que fiz foi descer a suspensão e usar a trava dela para travar ela em "funcionamento" o que me deixou com uma suspensão de 46cm contra os 43,5cm da Mosso, ficando assim:

Perceba pela imagem que uma a foto está com ela em seu curso normal e na outra com seu curso abaixado.. 

O que acharam? A geometria foi comprometida? Ficou feia?
Lembrando, ela vai ficar ainda 2,5cm menor..
Voltar ao Topo
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2016 as 08:04
up
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2016 as 11:07
Originalmente postado por cezarstark cezarstark escreveu:

Boa noite, hoje fui "ver" como ela ficaria com o garfo rígido..

Segundo o vendedor a Mosso M5 tem 40,5cm + uns 3 não contabilizado na imagem.. O que faz ela ter 43,5.

Bom, o que fiz foi descer a suspensão e usar a trava dela para travar ela em "funcionamento" o que me deixou com uma suspensão de 46cm contra os 43,5cm da Mosso, ficando assim:

Perceba pela imagem que uma a foto está com ela em seu curso normal e na outra com seu curso abaixado.. 

O que acharam? A geometria foi comprometida? Ficou feia?
Lembrando, ela vai ficar ainda 2,5cm menor..

Amigo, fica ligado que aquele garfo cônico não serve na tua bike, ok?
A Endorphine parece ter headtube cônico, mas na verdade é reto! (tenho uma 7.3).

Quanto à geometria, creio que só ficará ruim para descidas mais punks. Se tu pegar uma descida punk e frear bruscamente, é capaz de voar por cima do guidão, pois a frente vai ficar bem baixa! hahaha LOL

Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2016 as 21:55
Cezar,poderia aguardar um pouco?Eu estou esperando um garfo que comprei chegar,se chegar ok,alinhado,o que eu espero sinceramente,eu passou as referencias pra vcs(aquei e no outro,o Vamos falar de garfo rigido).Creio que terça chega.
É este aqui>
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-796638423-garfo-29-rigido-aluminio-azonic-preto-alto-47cm-21cm-espig-_JM

É um garfo bem mais simples que o Mosso M5,ja vou frisar,bem mais simples,porem,promete ter o tamanho padrao fit for 29er.Como disse,tenho o FIB(a foto) e gosto muito,porem,soldas desalinhadas),e frente muito baixa,o centro (bb drop)fica comprometido.
Mas nao,pra min que tenho 1.61m,descer com ele é ate melhor que com a suspa,pois tenho visao total da frente,posso me mover mais na bike,ja uma pessoa mais alta sim,nao conseguira uma boa pilotagem,pois tera q forçar muito o corpo pra traz,esticar os braços,enfim,a ja falada Tecnica de pilotagem.
Vamos ver como sera com o 470mm.
O Mosso é sem detalhes,perfeito.
Voltar ao Topo
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2016 as 22:05
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Cezar,poderia aguardar um pouco?Eu estou esperando um garfo que comprei chegar,se chegar ok,alinhado,o que eu espero sinceramente,eu passou as referencias pra vcs(aquei e no outro,o Vamos falar de garfo rigido).Creio que terça chega.
É este aqui>
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-796638423-garfo-29-rigido-aluminio-azonic-preto-alto-47cm-21cm-espig-_JM

É um garfo bem mais simples que o Mosso M5,ja vou frisar,bem mais simples,porem,promete ter o tamanho padrao fit for 29er.Como disse,tenho o FIB(a foto) e gosto muito,porem,soldas desalinhadas),e frente muito baixa,o centro (bb drop)fica comprometido.
Mas nao,pra min que tenho 1.61m,descer com ele é ate melhor que com a suspa,pois tenho visao total da frente,posso me mover mais na bike,ja uma pessoa mais alta sim,nao conseguira uma boa pilotagem,pois tera q forçar muito o corpo pra traz,esticar os braços,enfim,a ja falada Tecnica de pilotagem.
Vamos ver como sera com o 470mm.
O Mosso é sem detalhes,perfeito.


Vlw Devair, vou aguardar a sua resneha sobre o garfo.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2016 as 22:27
Seria interessante se vc pretende fazer o review do garfo (caso ele preste) que vc pudesse fazer uma filmagem dessa mostrando a flexão do garfo sob frenagem.

https://www.youtube.com/watch?v=Ul1qppy63no
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2016 as 23:01
legal Devair... bom saber que há outras opções!! pessoalmente eu não compraria um fib, mas por outro lado o mosso subiu demais, esta bem caro... infelizmente opções melhores são o olho da cara aff

eu usava 45mm de espaçadores na minha 26 sem dó... cheguei a pedalar 120km num fds com ela assim



mesmo enquanto estava montando ela, no quadro "peculiar" tam. 19 da minha aluminum, tinha ajustado o bike fit e fiz pedais de até 70km de boa



Editado por raulino - 29 Set 2016 as 19:37
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2016 as 23:59
bb drop é a altura do centro,mais baixo = mais estabilidade em curvas de baixa velo,mais alto,mais establidade em curva de alta.
Mas um bb drop muito baixo pode pegar no chao,ou coisas,enfim.
Na pratica,pra modalidades como XC ou CX,bb drop meio baixo é benefico,mas nao tanto.
Nao,nao tem como corrgir senao com a troca do garfo/suspa.
Mais ou menos como sabendo usar pode ser benefico.So tomar cuidado nas curvas,ai q entra,se for um pro em competiçao,nao pode sequer pedalar em curvas.Eu ja bati pedal em torrao de terra e afins,e nao pedalo tipo pro nao.
Acho que a altura deve ser a estipulada pelo fabricante na prancheta,neste caso,470mm pra garfos 29er,tanto que quero ver como sera o tal 470mm eixo coroa padrao.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 00:46
saquei... então bb drop é o tal botton bracket drop, realmente falei merda... mas vc tem ideia de quanto vai mudar? eu ainda acho que é pouco...

na minha bike atual cada 20mm tiro na suspa esta medida cai 0,7mm...

então neste caso o mais importante pra evitar este problema seria controlar a distância do mov. central ao solo... ou não?
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 01:21
Se for igual ao FIB ele é uma pedra,sem stifness.Isto nao signfica muito,ou é indicio de nda,o Mosso M3 da ate medo,qdo passa em costeleta parece que vai quebra,mas nao.
Do garfo do video é um Surly de cromo,aço trabalha mesmo,é diferente,aluminio nao,no caso do Mosso,o aluminio é mais rigido ainda,o 7005 vs 6065 comum,porem,por ser um sanduiche de aluminios,ele trabalha em alguns pontos(o triple buttered sei la,parece tripla bunda)
Isto tbm nao quer dizer que um dure ou quebre mais facil,mas o mais usado mesmo é o 6065.É mais pesado,e mais duro,porem mais barato,porem mais facil de nao dar merda na usinagem,e tbm suporta mais fadiga de material...
Alias,qual aluminio é melhor nao é consenso nen entre as marcas mundiais.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 01:49
Ah sim,tai o porque de todo,sem excessao,recomendar Max Disc 180mm na suspa...No caso de garfo rigido,eu mesmo nao tenho coragem de usar mais que o tradicional 160mm,pois sempre freio com os 2 manetes de forma igual.
Qto maior a alavanca,maior a fadiga.Ai alguns vao dizer,ta loco,entao nao pdoe ter freio?
Pode.Mas qto mais bruto na frenagem,ou seja,mete a bota,a fadiga de material vem mais cedo.
Sim,caso alguem nao saiba,garfos rigidos tem tempo de vida,ou seja,ciclos no material.Alias,todo material tem...

ja do bb drop,com o FIB e as rodas da foto no quadro 29er,as SPIN ,com os pneus 23mm,tbm da foto,o pedal pegava no pedevela,digo,pegava na lombada,editei aqui.O pedal pegava na lombada,tinha que para de pedala
Quadros 29 e 26 tem o mesmo bbdrop SE SE SE forem montados cada um respeitando a suspa que foi estipulada pra ele.
Porem,veja,a RST Omega 29er tem 495mm,se der final de curso
495mm - 80mm(suspas simples raramente atingem o maximo do curso) = 410mm
A atual Suntour XCR tem 515mm - 100mm de curso =415mm.
Logico,isto por milesimos de segundos,ai que ta,nao se calcula assim.
A minha roda com 495mm de altura(SAG)afunda em uso cerca de 50mm,entao,o maximo na estrada,por pouco s,sera de 460~450mm,em 80% do tempo,480mm.
O mesmo pode ser dito pra 26er.
Afeta com pilota,mas de forma nao linear,temlugares que um central mais baixo ajuda,temoutro que atrapalha.
Bikes speed tem central mais alto que bike de XC,as d cx ficao no meio
Bikes de DH tem central alto,pois afundao toda a bike,mudando drasticamente a geometria.
Alias,geometria significa medir a terra?
heueue
sim,tudo tem seu "perde de um lado,ganha do outro"
Qdo eu pus as rodas 700c no quadro,mesmo com o FIB 445mm(contra 475mm de uma suspa 26)o centro ficou mais alto,benefico pra ela,pra utilizaçao
Qdo eu pus o mesmo garfo no quadro 29,as mesmas rodas e pnues(35mm)o centro ficou mais baixo que qq 29er,mas na pratica,eu nao senti nada de perda

Depois desta biblia q digitei sabe o que deduzi?NAO MEXA com gambis...
Partindo pra um garfo com altura padrao NIner (afinal os cara inventarao esta merla,bem,lançarao no mercado)

Editado por Devair - 27 Set 2016 as 01:50
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 02:01
Então Devair , minha cisma com o garfo de alumínio é essa , ciclo de vida que ninguem sabe qual é , e como vc bem deve saber o alumínio não costuma dar avisos como o aço , simplesmente se parte.
Como o garfo tbm recebe impacto de frente e não tem nada pra dar apoio e é um material bem rígido sabe como é...sempre me vem a mente algo parecido com fazer trilha com a t-type que atrás tbm nao tem suporte ( segunda barra ) pra dar resistência contra o impacto , e é complicado andar sem ter confiança no negocio , por isso so faço trilha de rígido se for cromo mesmo.
Gostaria de ver uns testes de paulera no rígido mais so acho video de nego andando sussegado , quando é paulera é cromo , ai fico nessa , vontade de fazer trilha de rígida pra relembrar os velhos tempos mais sem coragem de ser cobaia e garfo de cromo é muito caro pra mim.
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 09:25
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Eu nao estou certo,mas 33mm de off set pro M5 é inimaginavel.
offset e rake sao a mesma coisa
Pra vc ter uma ideia,o da foto é o FIB 29,vendido no ML
Nao é um garfo ruin,porem falto zelo na gabaritagem,eeste tem o IS mount torto,e muito,mas como sou foda,consegui por a pinça,nao sem uma gambi da porra.

Tanto entendi seu ponto de vista que este FIB é o 5 garfo rigido,e o 6 esta entre SP e Parana,chega terça ou quarta
Lista ai:
Mosso MD2 (em quadro 26,da foto)
GTS M1 rigid fork 29(usado no quadro 26)
Mosso M3 (usado no quadro 26)
FIB 445mm (usado no 26 e no 29)
FIB 480mm x 62mm de rake(usado quadro 29,viro uma Harley de comprida)
Azonic T29 a caminho
Ate aqui,pelo anuncio tem 470mm A-C.


Listei?
Suspas 26:
RST GIla 100mm
RockShox XC28 100mm
Suspas 29 usadas no quadro 26 da foto:
Suntour XCM 80mm 29
Suntour XCR air 100mm 29
Suspa usadas no quadro 29:
Suntour XCR 29 100mm
RST Omega 29 80mm(emprestada de um amigo)

Isto em 6 anos.
O que acertei?O que errei?
So a RockShox XC28 me deixou saudade realmente,e logico,os 2 Mosso,fora de serie.
SE SE SE SE eu fosse,rico,o primeiro da lista seria um Voodoo Zombie 500,e nao tinha comprado um quadro 26 pra gambi hibirda,e sim,um 29er,isto em 2011.
Mas?Valeu a pena?
Tudo vale a pena se a alma nao é pequena.

Devair, tu achou a XC 28 melhor que a XCR Air? Pq?


Editado por Ramai - 27 Set 2016 as 09:26
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 15:29
Toda RockShox usa embolo na canela hidraulica,como motos,ja suspensoes como as XCR e RST Omega usado cartucho hidraulico selado.Se bem lubrificados(graxa a cada 6 meses ou menos,conforme o uso)elas trbalaho bem,mas nao se iguala a suspensoes que usao embolo hidraulico.
Se bem lubrificada,as XCR e Omega tem boa leitura de terreno,bastando uma manutençao periodica pra repor a graxa nos mancais
Este tempo pode varias de 6 meses a quase todo mes,depende do uso.
Suspa de cartucho tem manutençao rapida,facil e barata,mas mais periodica,suspas com emblo tem manutençao mais dificil,um pouco mais cara,mas bem menos pediodica
Neste caso,se a pessoa puder compra,eu recomendo enfaticamente qualquer RockShox.Elas sao mais caras nao pela grife,e sim,porque sao mais elaboradas.

E sim,vou so repassar o que li e passei no outro topico:garfos rigidos tem manutençao sim,mas ela se resume a desmontar e analisar bem a espiga,a procura de trincas ou avarias.
Isto pode variar de meses a um ano,conforme o uso,se for radical,como free ride e bike trial,é a cada mes,se for xc,6 meses ou se tomar uma pancada forte.
Limpa a area onde tem o baseplate do rolamento,no caso de espigas de alu ali que começa a trincar
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 15:42
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Toda RockShox usa embolo na canela hidraulica,como motos,ja suspensoes como as XCR e RST Omega usado cartucho hidraulico selado.Se bem lubrificados(graxa a cada 6 meses ou menos,conforme o uso)elas trbalaho bem,mas nao se iguala a suspensoes que usao embolo hidraulico.
Se bem lubrificada,as XCR e Omega tem boa leitura de terreno,bastando uma manutençao periodica pra repor a graxa nos mancais
Este tempo pode varias de 6 meses a quase todo mes,depende do uso.
Suspa de cartucho tem manutençao rapida,facil e barata,mas mais periodica,suspas com emblo tem manutençao mais dificil,um pouco mais cara,mas bem menos pediodica
Neste caso,se a pessoa puder compra,eu recomendo enfaticamente qualquer RockShox.Elas sao mais caras nao pela grife,e sim,porque sao mais elaboradas.

E sim,vou so repassar o que li e passei no outro topico:garfos rigidos tem manutençao sim,mas ela se resume a desmontar e analisar bem a espiga,a procura de trincas ou avarias.
Isto pode variar de meses a um ano,conforme o uso,se for radical,como free ride e bike trial,é a cada mes,se for xc,6 meses ou se tomar uma pancada forte.
Limpa a area onde tem o baseplate do rolamento,no caso de espigas de alu ali que começa a trincar

Obrigado pela info, Deva!! Clap
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 19:35
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

(...) triple buttered sei la,parece tripla bunda (...)


é triple butted... significa que a espessura varia pelo menos 2 vezes no mesmo tubo

"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 20:34
Hoje observei minha Suntour XCR e ela se move mais que o FIB...
Isto é benfico ou malefico,depende do material,se for aç ruin,por exemplo,signifca torçao excessiva,se for material caro,significa que isto é intencional

Eu lembro de uma vez ler uma uma revista 2Rodas sobre uma açao que alguns consumidores estavao movendo contra a Ducati,por quebra de quadro.
Se verem fotos das Ducati,o quadro é de cromo em forma de trelhiça(nao sei os de hoje),os modelos 2008 e 2009 forao anunciado na epoca com "20% a mais de rigidez"
Bom,a merda era assim,sua moto caia do cavalete,isto mesmo,houve 2 casos onde a moto simplesmte tombou e o quadro de trelhiça simplesmente trincou,ali no lugar de fixar o motor

Nao,so vi estas motos rodando,o maximo de cilindrada que tive foi um XIzelao 250 83(famoso trator com 2 rodas)

Segue a regra,se o material é rigidoo bastante acaba perdendo a capacidade de absorver impactos.
Se for muioto mole,da fadiga bem mais rapido
O q se precisa é de um equilibrio,o Mosso aparentemente tem isto

https://www.youtube.com/watch?v=1RCSzwYhDj4
Nao levem o video como um teste,e sim,estes russos sao assim mesmo,povo doido.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 20:39
Meu Azonic T29 nao chegou,amanha creio q chega.
Qto a cisma,eu tenho 76kg,ja fiz algumas coisas usando o garfo FIB,como piramba,mas nao algo radical mesmo,dentro do XCMao amador.

Sem reslavas,como dito,rigido (e suspa tbm,oras)qdo quebra,é snap(onomatopeia usada no Tube)
fork snap...

ah sim,humilhando de FIB...
https://www.youtube.com/watch?v=GOEizzR6AwQ


so zuera,humilhando nao,somete o rapaz do video tem mais,Cezar,presta atençao como ele desce puxando tudo pra traz,tem mais Tecnica de pilotagem.Vez q o pessoal de suspa nao topou a pedreira lisa...
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 20:42
Q fique bem BEM BEM claro,o rapaz do video tem mais pratica (e bem menos medo)q o pessoal do video com bike nas costas
OK?nao to puxando sardinha,e eu sei,e provo,quer apavorar?vai de suspa boa

Ainda nao achei dentro das minhas razoes o porque de eu gostar tanto de garfo rigido,mas digo,nao é por ser velho nao(tenho 42),refuto a ideia de "old school'"tanto que qdo der $$ é freio hidraulico com certeza.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 21:32
É rapaz ... o mosso ali aguentou um abuso violento. Agora eu pus fé no bichinho.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 21:37
Foda que eu vi o el tenedor stiff por 550 , é pouca coisa mais cara que o mosso m5 e um pouco mais leve que o el tenedor , vi o garfo na bike do Gilberto e achei bem bacana. Acho que vou fazer um sacrificio e catar ele futuramente.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 20>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X