Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Mudando para garfo rigido
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Mudando para garfo rigido

 Responder Página  123 20>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Mudando para garfo rigido
    Postado: 21 Set 2016 as 14:30
boa tarde galera, tenho uma gonew endophine 6.3 e estou pensando em trocar a atual suspensao dela que é uma sr suntour xcr 32 por um garfo da Mosso, esse:

Minha duvida é se ele vai ser compativel com o quadro.

Ah, e vou comprar pelo Aliexpress, o que achao?

Vai sair por 250+- com taxa, metade do preço do que na loja fisica aqui perto.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2016 as 14:45
Em primeiro lugar seja bemvindo ao mundo dos hardcore users
Um adendo,de cada 10 pilotos que testao garfos rigidos em MTB,mas mtb mesmo,nao bikes de cidade,9 voltao a usar suspensoes...

Garfo rigido é pra piloto de XC hardcore,ou minimalista
Se a sua é usada so em cidade e passeios em sitio plano,ignore o aviso ai de cima

Este é o Mosso M3,tente pegar o Mosso M5,q a fabrica Taiwanesa nen fabrica mais o M3 ,tem Mosso m5 no ML por 315R$ +frete,de um vendedor aqui do Parana,Ponta Grossa,mais barato vosmece nao vai achar,so usado

O M3 tem 435mm de altura e rake de 40mm(fit for 26er),o M5 tem 445mm e 42mm de altura(fit for 27.5 e algumas 29er)
Sim,ele é pe totalmente compativel com seu quadro
Estes garfos da Mosso sao um show a parte,dispensao apresentaçoes.
Se quiser fotos e fotos,pesquise aqui mesmo no forum.
Eu ja tive 2,o MD2 e o M3,como nao consegui o M3 Pro(o unico fit for 29er)eu acabei de compra um simples feito em Sao Bernardo do Campo,com 470mm de altura,torcendo todos os dedos da mao pra vir com soldas gabaritadas corretas,ja estes Mosso,dispensao apresentaçoes...
Voltar ao Topo
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2016 as 14:58
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Em primeiro lugar seja bemvindo ao mundo dos hardcore users
Um adendo,de cada 10 pilotos que testao garfos rigidos em MTB,mas mtb mesmo,nao bikes de cidade,9 voltao a usar suspensoes...

Garfo rigido é pra piloto de XC hardcore,ou minimalista
Se a sua é usada so em cidade e passeios em sitio plano,ignore o aviso ai de cima

Este é o Mosso M3,tente pegar o Mosso M5,q a fabrica Taiwanesa nen fabrica mais o M3 ,tem Mosso m5 no ML por 315R$ +frete,de um vendedor aqui do Parana,Ponta Grossa,mais barato vosmece nao vai achar,so usado

O M3 tem 435mm de altura e rake de 40mm(fit for 26er),o M5 tem 445mm e 42mm de altura(fit for 27.5 e algumas 29er)
Sim,ele é pe totalmente compativel com seu quadro
Estes garfos da Mosso sao um show a parte,dispensao apresentaçoes.
Se quiser fotos e fotos,pesquise aqui mesmo no forum.
Eu ja tive 2,o MD2 e o M3,como nao consegui o M3 Pro(o unico fit for 29er)eu acabei de compra um simples feito em Sao Bernardo do Campo,com 470mm de altura,torcendo todos os dedos da mao pra vir com soldas gabaritadas corretas,ja estes Mosso,dispensao apresentaçoes...

Bom, uso mais na estrada, já que o resto dos componentes nao permite uma trilha. eventualmente pego uns estradoes, nao mais que isso. vou dar uma pesquisada nesse m5. obrigado.


edit: bom,no link o vendedor diz ser o m5
http://pt.aliexpress.com/item/14-MOSSO-FK-M5-7005-al-alloy-better-than-java-fork-pure-Disc-MTB-fork-ultralight/2048665058.html?spm=2114.16010208.99999999.263.B78LL5


Editado por cezarstark - 21 Set 2016 as 15:01
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2016 as 19:08
Meça a distância do eixo da roda até a base da caixa de direção, tire 20mm e saberá o comprimento do garfo rígido que vai comprar. Se for 29", escolha com um offset (rake) maior Wink
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Yang Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Set 2016
Barbacena
Offline
Mensagens:324
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2016 as 19:26
MTB com garfo rígido faz a alegria dos ortopedistas.

Tem de ter condicionamento físico, pernas e braços, por isso quem puder malhar em casa ou academia, melhor.

Não é aquela moleza de sentar e só levantar do selim quando descer da bike. Tem de saber pilotar, prestar atenção no terreno, escolher o melhor traçado para evitar raízes enormes e buracos profundos.

Que alegria quando encontramos um espaço plano de terra de 1 palmo de largura ao lado de uma raiz com 30 cm de altura quando estamos com garfo rígido.
Voltar ao Topo
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2016 as 20:46
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Meça a distância do eixo da roda até a base da caixa de direção, tire 20mm e saberá o comprimento do garfo rígido que vai comprar. Se for 29", escolha com um offset (rake) maior Wink

Deu 52cm, menos os 2cm vai ficar 50...

Segundo a imagem dele:
https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1iFdgGpXXXXa5XFXXq6xXFXXXi/202404718/HTB1iFdgGpXXXXa5XFXXq6xXFXXXi.jpg?size=30604&height=538&width=232&hash=15635daee0cc2955a37055ccc7a1aa64

Ela tem 40,5 menos aquela partezinha.. Creio que tenha 5cm..

Vai ficar boa?


Lembrando, o que acham de comprar pelo aliexpress? Ou todos do mercado livre compra lá também?




Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2016 as 21:25
:)



Editado por Devair - 22 Set 2016 as 00:46
Voltar ao Topo
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2016 as 22:08
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

No mercado nacional so existem 2 garfos 29er :
O Mosso M3 PRO,o MOB El tenedor 29
O primeiro nunca achei pra vende que nao fosse usado,o segundo,é so sob encomenda ou usado.

Se seu quadro for 17pol pode pegar o Mosso M5,se for 19pol esqueça,vai baixar muito a frente,se for 20 ou 21,sera uma suicidal bike.]

Cuidado com o ALi,se for muito barato,vai si fu.
Faz o seguinte,ve o preço dele em dolar no Ebay ou loja online europa ou eua,ai ve o preço no Ali(com frete,cuidado q tem anuncios que dize pedido minimo 5,10 ou ate 50 peças),depois os comentarios.

E arisca um zoio,meu amigo foi em uns Avid BB5 e vierao falsos
Porem,ele foi no mais baratao,65R$(sim,reais)com frete para um par de AVid BB5?fala serio.


No ali está por 190 e no Ebay 215, está na média.. olhei nos detalhes e me pareceu identicos, se um for falso o outro é tambem LOL

Meu quadro é 17, posso arriscar?
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2016 as 22:10
Devair fala serio... pq o M5 não serve?? viagem sua mano
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2016 as 22:13
cezar... qq importado vc tem que contabilizar o imposto de pelo menos 60% sobre preço + frete... se não cobrar sorte sua, mas se cobrar tem q estar preparado...
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2016 as 22:16
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

cezar... qq importado vc tem que contabilizar o imposto de pelo menos 60% sobre preço + frete... se não cobrar sorte sua, mas se cobrar tem q estar preparado...

Sei, ele vai ser tributado, disso eu sei, e outros compradores disseram que foi na media de 60 reais.. mesmo que seja em 100% vai sair mais vantajoso do que na loja fisica.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 00:42
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Devair fala serio... pq o M5 não serve?? viagem sua mano


Blz.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 00:44
Ignore este comentario meu.


[/QUOTE]
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 00:46
Ignore o comentario ou informaçao minha que foi dado quote.
Finge que nunca leu.
Voltar ao Topo
Yang Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Set 2016
Barbacena
Offline
Mensagens:324
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Yang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 06:52
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Devair fala serio... pq o M5 não serve?? viagem sua mano


Ele disse que não serve para quadros acima de 17".

Ele está certo.

Esses chineses deveriam fazer o M5 de 29" com um tamanho próprio para uma bike 29" ou seja, com pelo menos 470mm de distancia do eixo até a coroa.

De fato por aqui infelizmente só tem - na teoria, na pratica quase nunca encontramos - o M3 PRO e o MOB como garfos rígidos específicos para as 29". Nos EUA encontra-se um garfo desse em cada esquina além dos ótimos Niner.

Quando você precisar frear violentamente numa descida utilizando um M5 com quadro tamanho 20 ou quando fizer uma curva mais fechada vai se lembrar do Devair. LOL
Voltar ao Topo
Eduardo Gama Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2015
Fortaleza/CE
Offline
Mensagens:47
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Eduardo Gama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 07:27
Também troquei minha suspensão por um garfo rígido, mão ao invés do Mosso, que achei muito baixo, coloquei um Fib que era um pouco mais alto. Na cidade não mudou muita coisa, mas se for pegar uma trilha um pouco mais complicada o pedal fica bem mais emocionante.
Voltar ao Topo
Yang Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Set 2016
Barbacena
Offline
Mensagens:324
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 07:51
Originalmente postado por Eduardo Gama Eduardo Gama escreveu:

Também troquei minha suspensão por um garfo rígido, mão ao invés do Mosso, que achei muito baixo, coloquei um Fib que era um pouco mais alto. Na cidade não mudou muita coisa, mas se for pegar uma trilha um pouco mais complicada o pedal fica bem mais emocionante.


O quew voce achou do acabamento do FIB? As soldas...  Acha ele confiável com essas canelinhas finas? Está com ótimo preço, eu vi.
Voltar ao Topo
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 09:10
E agora? Apareceu esse fib aí também, vai me custar 200 já com frete é o nosso por 250 já com taxa. Qual vocês me recomenda?
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 19:07
cezar... quando eu tomei uma decisão como essa, levei em conta o material, o peso, o projeto, e o mais importante: a experiência e os relatos dos foristas

as dimensões são muito importantes, mas pelo menos pessoalmente não acho que seja o critério mais decisivo... apesar que admito que se fosse fazer de novo usaria um m5 ao invés do md5 pra uma 26, pra 29 você precisa avaliar...
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 19:20
Originalmente postado por Yang Yang escreveu:

Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Devair fala serio... pq o M5 não serve?? viagem sua mano


Ele disse que não serve para quadros acima de 17".

Ele está certo.

Esses chineses deveriam fazer o M5 de 29" com um tamanho próprio para uma bike 29" ou seja, com pelo menos 470mm de distancia do eixo até a coroa.

De fato por aqui infelizmente só tem - na teoria, na pratica quase nunca encontramos - o M3 PRO e o MOB como garfos rígidos específicos para as 29". Nos EUA encontra-se um garfo desse em cada esquina além dos ótimos Niner.

Quando você precisar frear violentamente numa descida utilizando um M5 com quadro tamanho 20 ou quando fizer uma curva mais fechada vai se lembrar do Devair. LOL

oi yang... eu tenho um ponto de vista diferente, essa diferença na prática não é de 30mm, deve ser de 10mm se na suposta suspa de 470mm você não estiver considerando a redução do sag de normalmente 20mm... ou está?

ai estes 10mm que sobram representam o que no ângulo de direção? 0,5°? lembo que meu md5 "trabalhava" tanto nos buracos (de rígido ele só tem o nome, no pedal se movimenta ao absorver energia dos impactos) que devia variar +/- 0,5°

quanto a altura do guidão... não há almoço grátis... há que se compensar na mesa e com espaçadores... ou não?
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 20:58
Tô tentando acompanhar mas está difícil.. Falaram de tanta técnica que não sei em qual eu vou.

1. Em qual deles eu vou? Mosso do aliexpress ou fib do ML?

Editado por cezarstark - 22 Set 2016 as 20:58
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 21:28
Se vc ainda está indeciso peça para que te expliquem o porque de usar ou não tal coisa e avalie se faz sentido ou não.
Existe fabricante que proibe garfos 470mm em suas bikes alegando que forca o quadro e quebra. (soulcraft bikes , até onde eu sei só eles )
Outros que se considera que não seria bom as vezes pode ser , http://twentynineinches.com/on-one-race-rigid-fork-first-impressions/ esse da materia tem 450 com 38mm de offset , na opinião do kra a bike ficou violenta pra xc racing.
Vai depender do seu uso.
O que eu uso tem 450 com um offset pequeno tbm , parece um garfo de bmx , montei pra uso exclusivamente no asfalto e pra isso ficou ótimo.
Apesar do bb drop cair um pouco nada que prejudique nas curvas nem nas freadas e meu quadro é 19.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 21:52
Vai no Mosso M3,pois seu quadro é 26.
Quer ver como fica um garfo FIB 29 445mm/45mm rake em um quadro 18 26?
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 21:55
Se o Mosso M5 for pra 29er,coisa que nao é,ficara assim...
Cade os dados sobre o Mosso M5?
Diz o rake do Mosso M5 ai Raulino.

Tem 2 topicos;
"vamos falar de garfo rigido"
"garfo rigido Mosso é confiavel?"
Sempre dizem pra nao responder topicos que ja existem
Qto a tecnica de pilotagem tem videos e videos noTube,qq coisa dita aqui seria infinitamente inferior as imagens la.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 22:16
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Vai no Mosso M3,pois seu quadro é 26.
Quer ver como fica um garfo FIB 29 445mm/45mm rake em um quadro 18 26?


Eita bixiga , essa ai ficou esquisita mesmo.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 22:21
Mais a endorphine 6.3 nao é 29 ?
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 22:38
Ai as medidas do m5

Brand: MOSSO
Brake Type : Disc Brake
•Condition: Brand new
•Color: Black
•Steerer: 1-1/8" (28.6mm)
Crown Race: 45mm
•Tube Length: 26cm
•Axle to Crown Length: 44.5cm
•Offset:33mm
•Aluminium 7005 Triple Butted
•Design: 29" MTB
•Weight: Approx 790g
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 00:04
Originalmente postado por cezarstark cezarstark escreveu:

(...) qual deles eu vou? Mosso do aliexpress ou fib do ML?

cezar... fib nunca usei então não opino... eu gosto do mosso pq já usei e no seu lugar pra uma gonew 6.3 eu compraria o M5 por estes motivos abaixo...

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Ai as medidas do m5

Brand: MOSSO
Brake Type : Disc Brake
(...)
•Steerer: 1-1/8" (28.6mm)
(...)
•Aluminium 7005 Triple Butted
•Design: 29" MTB
•Weight: Approx 790g

obrigado misera pelas infos

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

(...) Diz o rake do Mosso M5 ai (...)

boa noite devair... tenho um ponto de vista diferente sobre esta questão das medidas... basicamente eu não sei o rake e nem quero saber, pois penso que pra amadores como eu e o cezar isso não é parametro de decisão, simplesmente porque não podemos nos dar ao luxo de entrar na loja do bairro e escolher, temos poucas opções a custo razoável, infelizmente... e se um fabricante que eu já usei e confio indica seu produto para 29, como posso duvidar sem argumentos claros?

edit:


Editado por raulino - 23 Set 2016 as 00:31
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 03:26
Eu nao estou certo,mas 33mm de off set pro M5 é inimaginavel.
offset e rake sao a mesma coisa
Pra vc ter uma ideia,o da foto é o FIB 29,vendido no ML
Nao é um garfo ruin,porem falto zelo na gabaritagem,eeste tem o IS mount torto,e muito,mas como sou foda,consegui por a pinça,nao sem uma gambi da porra.

Tanto entendi seu ponto de vista que este FIB é o 5 garfo rigido,e o 6 esta entre SP e Parana,chega terça ou quarta
Lista ai:
Mosso MD2 (em quadro 26,da foto)
GTS M1 rigid fork 29(usado no quadro 26)
Mosso M3 (usado no quadro 26)
FIB 445mm (usado no 26 e no 29)
FIB 480mm x 62mm de rake(usado quadro 29,viro uma Harley de comprida)
Azonic T29 a caminho
Ate aqui,pelo anuncio tem 470mm A-C.


Listei?
Suspas 26:
RST GIla 100mm
RockShox XC28 100mm
Suspas 29 usadas no quadro 26 da foto:
Suntour XCM 80mm 29
Suntour XCR air 100mm 29
Suspa usadas no quadro 29:
Suntour XCR 29 100mm
RST Omega 29 80mm(emprestada de um amigo)

Isto em 6 anos.
O que acertei?O que errei?
So a RockShox XC28 me deixou saudade realmente,e logico,os 2 Mosso,fora de serie.
SE SE SE SE eu fosse,rico,o primeiro da lista seria um Voodoo Zombie 500,e nao tinha comprado um quadro 26 pra gambi hibirda,e sim,um 29er,isto em 2011.
Mas?Valeu a pena?
Tudo vale a pena se a alma nao é pequena.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 03:42
Ah sim,eu pedi o rake no outro topico,e nen do M3 Pro forao capaz de passar
A gente ajuda comforme pode,por isto disse,pode ir no Mosso M3 que pelo menos eu SEU tive um e sei que fica otimo em bike 26,so que tem 435mm de altura,eu medi umas 25 vezes qdo tinha...
So reitero,se teu quadro for grande,pode ficar baixo mesmo.O meu é 18,o MD2 ficava baixo,o M3 ficava bom.
E SE o garfo da Azonic vier gabaritado correto,nao espero soldas iguais do Mosso que na foto no ML ja mostra uma solda mais simples,iguais as do FIB,mas espero zelo no gabarito,pretendo fazer um video-review sobre ele,afinal,sera o primeiro "fit for 29er" mesmo,com o padrao Niner(q inventarao a tal 29er),q é 468mm de altura X 45mm rake

Torcendo pra vier tudo certo.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 03:51

FIB 480mm (foto noturna Lumia 640DTV)

Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 03:54
FIB 445 mm + quadro HighOne Victory 29er tam 16pol
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 03:57
A branca é "sobra",o cambio traseiro escangalhou,nao vou compra um novo,vou vender as rodas e quadro.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 04:00
Da pra nota pela casa que to bem longe de ser rico.
Vai de Mosso M3 ou M5 no ali,so tem o tempo de espera.
Posiçao de pilotagem com garfo rigido?

Ai mano,fu,,,primeiro vc deve passar pela aula de pilotagem em suspa,tem varios videos no Tube,ai so depois pra entender a diferença
De cada 10 mtbrs,9 voltao pra suspa
So os fortes sobrevivem.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 06:25
Bom Devair , pode parecer pouco mais é a info que tem em varios anuncios
Até em russo http://forum.velomania.ru/showthread.php?t=274518
http://mercatino.mtb-forum.it/p-394641-Forcella-rigida-Mosso-M5

A proposito , a high one ficou bem bacana.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 06:45
Mais eu não entendi porque vc ta dizendo "fica bom em quadro 26" , a bike dele e uma endorphine 6.3 , ela não e 29 ?
Voltar ao Topo
Yang Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Set 2016
Barbacena
Offline
Mensagens:324
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 07:04
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Se vc ainda está indeciso peça para que te expliquem o porque de usar ou não tal coisa e avalie se faz sentido ou não.
Existe fabricante que proibe garfos 470mm em suas bikes alegando que forca o quadro e quebra. (soulcraft bikes , até onde eu sei só eles )
Outros que se considera que não seria bom as vezes pode ser , http://twentynineinches.com/on-one-race-rigid-fork-first-impressions/ esse da materia tem 450 com 38mm de offset , na opinião do kra a bike ficou violenta pra xc racing.
Vai depender do seu uso.
O que eu uso tem 450 com um offset pequeno tbm , parece um garfo de bmx , montei pra uso exclusivamente no asfalto e pra isso ficou ótimo.
Apesar do bb drop cair um pouco nada que prejudique nas curvas nem nas freadas e meu quadro é 19.


Eu pensei que só quadros fuleiros se quebravam por conta de garfos longos, mas não é bem assim. Seria o "efeito alavanca" ao contrário, na parte de baixo da caixa de direção do quadro.

Tem gente que coloca até 10 espaçadores de 10mm abaixo da mesa e acima da caixa de direção, fato que favorece em muito a quebra ou trinca do quadro, condenando ele.

Eu descobri que tem um garfo FIB de 480mm, encontrei no Mercado Livre, mas está em falta. O tal M3 PRO Mosso também sumiu. Eu estou sem grana para importar coisa boa, tipo um Niner por isso acho que vou adiar o projeto de substituir minha suspensão na 29" por um garfo rígido por dois motivos:

1) O M5 Mosso é em Al. 7005, duro demais. Se ainda fosse o 6061. Ele ficando mais baixo por conta do tamanho vai tornar ainda mais desconfortável - para mim - a pedalada. A bike fica bonita, com um visual mais racing, vai ficar mais leve, mas menos ergonômica para mim.

2) O garfo FIB apresenta duas desvantagens: ter de colocar adaptador para o meu freio e ter espiga de aço, que enferruja e precisa de manutenção. Além do mais os que eu vi na net tinham um acabamento de solda muito mal feito. Bom, podem ser lotes além do mais o ideal é ver o produto em mãos.

Então vou esperar um pouco mais, anunciei umas coisas no ML e quem sabe com sorte e com $$$ eu encontro algum Java ou Vicini por bom preço na internet, muita gente compra garfo rígido e não se adapta e vende mais em conta para se livrar dele.

===================================================================

Enquanto alguns vêem o número 6 outro vêem o número 9. Até aí tudo bem.

O que dizer no entanto daqueles que ao verem a cena abaixo, insistem que estão vendo o número 4?








Editado por Yang - 23 Set 2016 as 07:11
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 07:22
Bom , é apenas um fabricante que se manifestou e é um fabricante americano pequeno que faz quadros a mão.

'Note: For 2010 we no longer offer 29r suspension adjusted rigid forks, nor will we allow them to be used on any new 29r frames we build. Doing so will void the warranty on the front triangle of your frame. We’ve come to the conclusion after nine years of testing and customer feedback that these longer forks have serious engineering shortcomings due to their length. There are several brands of after market suspension adjusted 29r forks currently available; some are hand made steel, others are off-shore carbon. No matter the brand or material, we are not convinced that 29r suspension adjusted forks will have acceptable durability under hard usage due to their extreme length. The currently available blades and forks seem to simply be longer versions of 26” forks without any thought given to the higher loads placed on them. Frame and forks are supposed to work as a unit, with one complementing the other. If we build these forks so they have a somewhat supple ride, they will fail over time. Build them to last, and they will put too much stress on the frame which may cause premature failure'

The frame builder suggested - 29er non-suspension adjusted - 432mm axle to crown, offset depends on frame

*Source: Soulcraft site
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 07:31
Com certeza a frente mais baixa e com garfo durao fica osso mesmo , por isso eu montei a minha rigida 29 , antes eu usava uma rigida 26 mais achava a frente muito baixa e isso me incomodava.
Consegui um quadro 29 por um preco justo e como elas são naturalmente mais altas pra esse uso funcionou bem , a 29 com o garfo rigido 450mm ficou com a frente 1 cm mais alta que minha 26 com suspensao de 120 isso usando uma mesa com menos angulo que a da 26.
Então pra mim funcionou ficou com uma altura boa e ágil , mais isso é lógico que cada um é diferente e tem que olhar as medidas pra deixar no seu gosto.
Voltar ao Topo
cezarstark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
maceio
Offline
Mensagens:232
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cezarstark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 07:40
Eu vi esse garfo "java" no aliexpress por 300reais, ele é mais confiável? Pois pelo que vi ele é alumínio por dentro e carbono por fora
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 20>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X