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POST MOUNT: Veio pra ficar |
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coelhomd
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O problema de espanar eu acho que não está no sistema, e sim em quem aperta inadequadamente os parafusos. Eu também não me recordo de ter estragado (espanado) qualquer parafuso em 19 anos de pedal.
Mesmo sem torquímetro, bom senso é (e sempre foi) fundamental.
Não há hoje nenhum parafuso em bike que se aperte além de 55Nm, e olha que esse torque é um SENHOR torque. Daquele de chegar a ficar roxo e tremendo o cotovelo de tanta força! O aperto recomendado na fixação do caliper é 6 a 8 Nm. Na prática é aquele aperto até trancar e uma meia volta no parafuso, no máximo. Editado por coelhomd - 09 Jun 2009 as 20:17 |
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Peças que preciso comprar:
http://www.pedal.com.br/forum/compro-suspensao-canote-272-mesa-318-rodas_topic44667.html Limpar a bike http://www.pedal.com.br/forum/topic3451.html |
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Jassa
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Posta uma foto da gambia... ops, do fruto da sua habilidade especial aí, ehehehe. Abraços. [/QUOTE] Hamud !
É gambiarra mesmo, não precisa tomar cuidado !!!
Vou procurar a peça e fotografar, a suspa tá guardada.
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Jassa
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Esse negócio de espanar é um assunto complicado, tem gente que tem cuidado e outros menos, é a mesma coisa de mecânico de bike, tem uns que apertam o parafuso como se fosse atravessar a peça e outros dão aperto suficiente para fixar a peça.
Eu não lembro de ter espanado alguma coisa parafusável, mas o cuidado tem que ter, o aperto é moderado e sempre engraxado, com as peças limpas inclusive, é o mínimo a se fazer.
Eu sou a favor do PM.
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Psylo
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Concordo plenamente. Esse negócio de espanar é sério! FAz muito tempo, mas eu usava uma Proshock E70 e espanou o parafuso de onde fixa o v-brake. Foi uma inhaca prá conseguir fazer esse esquema de mandar num torno e tals. Eu estou um pouco receoso desse novo sistema. Continuo preferindo o sistema normal (mais usual). É como a gancheira da bike, que não é fixa nela. Se der qualquer problema, é só trocar a própria gancheira, sem trocar nada a mais....Não me importo em andar com algumas graminhas a mais por isso... Obs.:A minha suspensão dianteira já é esse novo sistema. Não vejo muita diferença em regular ele e a traseira não... é +/- a mesma coisa. Editado por Psylo - 09 Jun 2009 as 19:37 |
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SRAMANÍACO
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Hamud
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Jassa, levando em consideração que geralmente os parafusos que prendem o caliper são de inox, inúmeras vezes mais duro que o alumínio. Se colocar o parafuso meio torto e der umas duas voltas já era a rosca do PM da susp, ehehehehehe. Posta uma foto da gambia... ops, do fruto da sua habilidade especial aí, ehehehe. Abraços. |
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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".
MTB-Caloi Elite FS ROAD-Trek 1500 USPS |
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coelhomd
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O que tem ocrrido é que existem 3 tamanhos de rotores (para freio trasero 4), 2 tipos e pinças de freio e 2 tipos de espera no quadro/suspensão.
Existe adaptador para quase qualquer combinação, exceto freio IS+suspa PM + 160mm. A shimano tem a linha mais ampla de adaptadores para freio a disco.
Se todos fossem apenas post mount, então ficaria mais fácil, pois se for usar 160mm nem precisa de adaptador, ficaria uma instalação mais limpa. Se optar por 180mm ou 203mm daí é só usar o "espaçador"-adptador adequado pronto.
O único problema é que com quadros post mount não será possível usar rotores de 140mm.
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Jassa
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Se vc mandar para o mecânico do André espana mesmo !!!
Mas indiferente disso, para preencher com solda alumínio e fazer nova rosca com um macho não é difícil não.
O pior é que tenho um freio dianteiro FORMULA, IS e tive que fazer um adaptador PM para minha MINUTE, porque não encontrei adaptador em lugar algum.
Se eu não tenho habilidades especiais eu tinha ficado na roça !
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Hamud
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O único problema que vejo no sistema PM é que a rosca fica na própria suspensão, se ela espanar a coisa complica. Já com o sistema IS, a rosca fica no caliper, se ela espanar basta colocar um parafuso maior e uma porca. De resto o sistema PM é só vantagem mesmo.
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valeriopimenta
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Que coincidência...
Ontem chegou uma proshock que fiz troca pela minha manitou.
Levei todo contente pra troca e o cara me informa que não seria possível trocar pois os sistemas de encaixe eram diferentes.
Como conheço muito pouco (ou quase nada) disso, comecei a ligar pra alguns lugares pra saber se tinham. E me perguntavam: a sua é IS, certo? E eu: ãh? Sei lá...rsrs.
Se tivesse esse post ontem, não teria sido tão leigo no assunto e ao menos ter noção do que estavam perguntando.
Mas depois de uma correria, consegui encontrar o adaptador e acredito que hoje estará pronta!!! O meu freio XT é esse tal de Post Mount, e a Proshock utiliza o IS (se não me engano )
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Pimenta Assess. Esportiva
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Royo
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Cadastrado em: 27 Jan 2004 SJCampos Offline Mensagens:6736 |
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hoje em dia a grande maioria dos freios a disco usa o sistema PM com adpatador pra IS.. ai quem temfreios mais novos , mesmo q esteja usando suspa com sistema IS não precisa se preocupar muito.. pois é só tirar o adaptador e usar o caliper direto na suspa..
quem tem freios mais antigos.. ai sim é interessante pensar em trocar por um com sistema PM.. mas não precisa ser sangria desatada.. deixe pra pensar nisso qdo for pensar em trocar de suspa ou de quadro.
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coelhomd
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Parece que é a tendência de 2010 em diante. Na europa esse sistema já contagiou. Nos EUA apenas as Turner estão vindo, até onde eu tenho informação.
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kiorugui
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Cadastrado em: 25 Ago 2007 Santa Maria/RS Offline Mensagens:3440 |
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Valeu coelhomd!
Vi que minha R7 é PM. E os quadros....também virão PM? Grato |
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coelhomd
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kiorugui
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Poderiam postar fotos dos sistemas?
Grato. |
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vitt
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Restrito Cadastrado em: 18 Out 2008 Porto Alegre Offline Mensagens:122 |
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Apesar de realmente o Sistema ser melhor eu não aconselharia alguém a "livrar-se" de um quadro ou freio por causa disso. Acredito que na prática as diferenças somente serão percebidas em situações extremas. Se verificarmos as motos (com exigências muito maiores), só vi este sistema nas de alto desempenho, e acredito que essa tendência iniciou com as motos...
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coelhomd
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Como é sabido de todos, o sistema de fixação de calipers tipo post mount oferece vantagens substanciais em termos de rigidez (ao contrário do IS pelo sentido da força ser perpendicular ao eixo da fixação), praticidade e facilidade de alinhamento e centralização da pinça de freio ao redor do rotor dispensado espaçadores ou parafusos adicionais para essa função.
Este sistema já iniciou com a marzocchi em suas suspensões e no final de 2007 nós percebemos que a maioria dos fabricantes de suspensão passaram a adotar este sistema na linha de modelos 2008.
Agora alguns fabricantes já estão disponibilizado o sistema post mount nos quadros. Muita gente deu com a língua nos dentes quando falou que o sistema post mount ia demorar para chegar nos quadros. E eu me incluo nessa lista! É um sonho que se transformou em realidade, era tudo que eu esperava.
Olhem que maravilha!
O conselho que eu eixo agora é para quem ainda tiver freios IS já irem pensando em se livrar deles , e quem estiver comprando freios novos, considere seriamente que sejam pinças post mount, pois acredito que essa vai ser a tendência daqui para frente e daqui uns anos este padrão seja completamente definido.
Editado por coelhomd - 09 Jun 2009 as 18:06 |
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