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Bike nova, qual relação usar? 1x11 ou 2x10

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vinisc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Set 2016
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    Postado: 03 Set 2016 as 12:19
Primeiramente bom dia a todos, minha primeira postagem no fórum!

Uma breve explicação para entender o caso, comecei a pedalar mtb faz uns 9 meses
Tenho 27 anos, 70kg, 1,77 altura e 84 de cavalo.
Comprei uma bike de entrada, First FXB 29, Suspensão Suntour XCM 30 100m com trava guidão, Rodas Vzan Vnine, Trocadores Altus, Cambios Acera! Peso aproxim. 14,5kg

Bike de acesso, porem com o passar do tempo a tendencia é querer algo melhor e mais leve.
Tenho um "projeto" em mente que gira em torno de 5.000,00~6.000,00 e peso entre 10.5kg~11.5kg

Tsw pro elite, proshock onix, rodas everest xc, pneus kevlar, camara continental light, mesa canote guidao itm.. pelas minhas contas com grupo 2x10 chegaria em 10,7kg porem falta caixa direção e abraçadeira selim.. Chegaria em 11kg

Agora a minha duvida, queria importar pelo ebay um grupo SLX 2x10 38/24 11/36 que vi muitos elogios, porem o grupo 1x11 chega a ser mais barato e mais leve.

Hoje pedalo 3x9 (44/32/32 - 34/11)
Utilizo pra subir 32/34 com "facilidade" e para girar asfalto/estradão 32/15 (media 22, 23km/h)

Porem entendo pouco de relações, alguém poderia me da uma opinião, ou uma ideia..

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vinisc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Set 2016
Blumenau SC
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Esqueci de mencionar.. Importaria cada peça de uma vez para tentar evitar ser taxado!
O freio utilizaria o Alivio M446 que tem um custo muito bom! 
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cafão Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cafão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2016 as 13:32
Dá pra pensar em vender essa ou dar no negócio e pagar a diferença por uma bike nova pronta de melhor qualidade ao invés de trocar tudo.
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vinisc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Set 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinisc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2016 as 13:37
Esse é o pensamento, vender essa e montar a que citei acima.. Porem estou com duvida na relação
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furukawa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2016 as 17:19

Primeiro eu recomendo fazer um bikefit com um especialista para saber exatamente qual o tamanho do quadro, mesa e tipo de canote (reto ou com recuo).

Um segundo passo é melhorar as rodas, eu uso e gosto muito da Vzan Everest.

Depois trocaria a relação. Para uma bike aro 29", a transmissão 2 x 10v com coroas 38-24 combinado com cassete 11-36 atende muito bem.

Eu uso nas minhas 2 bikes aro 29" transmissões 2 x 9v (coroas 36-22 e cassete 11-36 modificado) e 2 x 11v (coroas 38-24 de 10v com cassete 11-42 XT M8000).
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vinisc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Set 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinisc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2016 as 18:58
Olhando o tópico, escrevi errado e não consigo editar!

Hoje pedalo 3x9 (44/32/22 - 34/11)
Utilizo pra subir 22/34 com "facilidade" e para girar asfalto/estradão 32/15 (media 22, 23km/h)
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tiagolage Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagolage Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 07:54
Olá Vinisc, como vai?

Achei sua escolha de peças muito boa! Vai montar uma bike honesta, como muitos dizem..rs.

Sobre a relação, depende muito do uso que você dará a sua bike:

XCO ou XCM?

XCO = 1 x 11
XCM = 2 x 10

A relação 1x11 é pra desenvolver sua potência em curtos espaços de tempos, em subidas rápidas e trechos técnicos. Com esse tipo de relação você tem agilidade para trocar marchas, perde peso mas perde em velocidade final, em estradão, por exemplo. Por isso mais indicado pra XCO

A relação 2 x 10 é mais geral. Te atende se for fazer XCO, mas é mais indicado pra XCM, você terá mais opções de marchas, marchas mais "leves" (do que na 1 x 11) para fazer suas subidas e ganha em velocidade final em estradões, por exemplo.

Para entender melhor, essa questão de ganhar ou perder velocidade com a relação você faz uma conta:

Divide o número de dentes das coroas pelo número de dentes da catraca (os cog's). O valor encontrado corresponde ao número de voltas que a sua roda dá em cada volta dada em um (1) giro completo em sua pedivela. 

Quanto menor o número, mais leve fica a marcha, mais voltas na pedivela, menos giros a roda dá. 
Em marcha leve você gira...gira ..gira e quase não sai do lugar. Ex. 22/34 = 0,65, menos de um giro completo na roda para cada giro completo na pedivela.

Quanto maior o número, mais pesada fica a marcha, menos voltas na pedivela, mais giros a roda dá.
Em marcha pesada você gira pouco e a bike vai mais longe. Ex. 44/11 = 4, cada giro completo na pedivela corresponde a 4 voltas completas na sua roda.

Acho que é isso, espero ter te ajudado. Você escolhe de acordo com o uso que dará a sua bike. Qualquer coisa o pessoal do fórum me corrige ai!

Outra coisa, já que está montando uma bike com excelente relação peso/custo, sugeriria ir com tubeless ao invés de utilizar câmaras de ar levesWink 
Niner air 9
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DougFF Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DougFF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 07:58
Se você não é atleta profissional, não justifica 1x11 nunca.

Knowledge Health Strenght.

2015 - KHS Tempe.
1994 - KHS Montana True Temper.
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tiagolage Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagolage Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 08:00
Originalmente postado por DougFF DougFF escreveu:

Se você não é atleta profissional, não justifica 1x11 nunca.


Olá DougFF, não diria que precisa ser profissional...Mas tem que ter perna, muita pernaLOL!

Abraço
Niner air 9
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 10:20
Não achei uma matéria que li esses dias...

Mas resumindo 

1x11, mais indicado para pratica de XCO, trechos técnicos onde o que você quer menos se preocupar é se esta na marcha correta na frente e atras, ela reduz o peso, simplifica a passagem de marchar, porem diminue a possibilidade de marchas, e acaba perdendo tanto em velocidade final, quanto velocidade minima, essa segundo ainda mais importante, pois é nela que vc sobe aquele aclive imenso que não tem fim, se não tiver uma marcha muito leve, vai ter tem que ter muita musculatura....

2x10 ou ate 2x11, considerada a relação perfeita para muitos MTB's, se você gosta de se arriscar em trechos mais técnicos com brutalidade máxima, mas sem abrir mão de um passeio no estradão sem compromisso com o tempo, distancia e performance, talvez queira ter uma uma possibilidade maior de marchas, ainda mais quando o pedal for longo e exaustivo...

3x10, ainda não deixada de lado, melhor indicada para quem quer ter um amplo aspecto de marchas, procurar a cadencia perfeita para cada trecho, ou ate mesmo para pratica de Cicloturismo, onde as distancias são longas, e vc possa querer usar as marchas mais leves quando estiver cansado, e as marchas mais pesadas na hora que tiver no asfalto....

Basta assitir um video do Brow Bruto (to que preguiça de procurar, rs), mas ele estava numa maratona MTB, e faltou marcha com a 1x11, ele terminou a prova (com sempre, rs), mas não na posição que queria, acabou perdendo tempo nas subidas devido ao esgotamento, e ainda deu a dica, vamos ser humildes na escolha da relação....

Respondendo, eu iria de 2x10
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 10:28
E mais um pouco de informação...

A Sram lançou a 1x12, que eu colocaria como uma relação entre a 2x10 e a 1x11... Ela resolve alguns aspectos da falta de Velocidade Final e velocidade minima da 1x11, mas não deixa de ter menos possibilidades que a 2x10...

Eu não usaria a 1x11 e a 1x12 se não tivesse uma bike toda voltada para performance, como quadro de carbono, suspensão a AR top, rodas leves.... para mim é colocar Relação de Ferrari num Fusca, rs, ja que o motor é você.....
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 14:40
A não sei qual seu orçamento, coloque o risco (que é alto) de ser taxado em 60%, e em alguns estado ate ICMS estão cobrando, mesmo pedindo uma coisa de cada vez...

As vezes compensa trocar de Bike, e depois apenas ir trocando uma coisa ou outra que não te agrade, como a roda que da uma puta diferença...

Hoje a Caloi Vitus, a Oggi Big Wheel 7.4 2016 e a Groove Riff 90 estão com ótimo custo beneficio... Ai vai de pesquisar bem na Internet e ver qual compensa mais, não vou colocar preços pois as vezes mudam toda hora na internet....

As empresas conseguem montar bikes mais baratas do que a gente devido a Economia por escala... Imagina eu comprando apenas 1 Cambio Deore XT e a Oggi/caloi/etc comprando 1.000 unidades...

Outra que se você garimpar bem na Internet você encontra promoções dos modelos 2015, inclusive de marcas top como Scott, Cannodade, Specialized, GT, com bom descontos, e em breve com os lançamento 2017 as promoções serão das 2016....  
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Scherre Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scherre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 15:37
Utilizo esse quadro FX, com aros Vzan Extreme, freios Shimano M446 e conjunto de transmissão acera, porém 8 velocidades, pois o preço é bacana em relação as superiores. Rodo mensais de 600 a 800 kms com médias de 20/24 km/h com trajetos de aproximadamente 80% de terra, entretanto estou pensando em migrar para o alivio, tendo vista uma possível maior durabilidade. Não vislumbro motivos para empregar tanta grana, até porque rodo junto do pessoal com fibra de carbono, transmissões Deore, Sram X9 e afins. Porém se for utiliza-la para competições, aí é outra conversa.   
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Arantes89 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arantes89 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 17:08
2x10 com certeza.
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vinisc Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinisc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 17:36
Originalmente postado por tiagolage tiagolage escreveu:

Olá Vinisc, como vai?

Achei sua escolha de peças muito boa! Vai montar uma bike honesta, como muitos dizem..rs.

Sobre a relação, depende muito do uso que você dará a sua bike:

XCO ou XCM?

XCO = 1 x 11
XCM = 2 x 10

A relação 1x11 é pra desenvolver sua potência em curtos espaços de tempos, em subidas rápidas e trechos técnicos. Com esse tipo de relação você tem agilidade para trocar marchas, perde peso mas perde em velocidade final, em estradão, por exemplo. Por isso mais indicado pra XCO

A relação 2 x 10 é mais geral. Te atende se for fazer XCO, mas é mais indicado pra XCM, você terá mais opções de marchas, marchas mais "leves" (do que na 1 x 11) para fazer suas subidas e ganha em velocidade final em estradões, por exemplo.

Para entender melhor, essa questão de ganhar ou perder velocidade com a relação você faz uma conta:

Divide o número de dentes das coroas pelo número de dentes da catraca (os cog's). O valor encontrado corresponde ao número de voltas que a sua roda dá em cada volta dada em um (1) giro completo em sua pedivela. 

Quanto menor o número, mais leve fica a marcha, mais voltas na pedivela, menos giros a roda dá. 
Em marcha leve você gira...gira ..gira e quase não sai do lugar. Ex. 22/34 = 0,65, menos de um giro completo na roda para cada giro completo na pedivela.

Quanto maior o número, mais pesada fica a marcha, menos voltas na pedivela, mais giros a roda dá.
Em marcha pesada você gira pouco e a bike vai mais longe. Ex. 44/11 = 4, cada giro completo na pedivela corresponde a 4 voltas completas na sua roda.

Acho que é isso, espero ter te ajudado. Você escolhe de acordo com o uso que dará a sua bike. Qualquer coisa o pessoal do fórum me corrige ai!

Outra coisa, já que está montando uma bike com excelente relação peso/custo, sugeriria ir com tubeless ao invés de utilizar câmaras de ar levesWink 

Tudo certo!! Obrigado pela sua resposta.. 
Hoje vasculhando fazendo contas como essa que você ensinou.. fiz de um cassete sunrace 11-42T usando um narrow na frente de 32 ou 34.. pra o que eu uso hoje perderia um pouco na subida e final teria mais duas marchas da que eu uso em ritmo medio.. é uma escolha bem dificil. E respondendo sua pergunta XCO ou XCM.. a bike é pra uso geral, voltinha na cidade, estradao, pouca trilha! Abraços
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vinisc Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinisc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 17:37
Originalmente postado por DougFF DougFF escreveu:

Se você não é atleta profissional, não justifica 1x11 nunca.


Não sou atleta não, ta longe disso hahahaha
Apenas buscando melhorias! Abrs
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vinisc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Set 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinisc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 17:40
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

A não sei qual seu orçamento, coloque o risco (que é alto) de ser taxado em 60%, e em alguns estado ate ICMS estão cobrando, mesmo pedindo uma coisa de cada vez...

As vezes compensa trocar de Bike, e depois apenas ir trocando uma coisa ou outra que não te agrade, como a roda que da uma puta diferença...

Hoje a Caloi Vitus, a Oggi Big Wheel 7.4 2016 e a Groove Riff 90 estão com ótimo custo beneficio... Ai vai de pesquisar bem na Internet e ver qual compensa mais, não vou colocar preços pois as vezes mudam toda hora na internet....

As empresas conseguem montar bikes mais baratas do que a gente devido a Economia por escala... Imagina eu comprando apenas 1 Cambio Deore XT e a Oggi/caloi/etc comprando 1.000 unidades...

Outra que se você garimpar bem na Internet você encontra promoções dos modelos 2015, inclusive de marcas top como Scott, Cannodade, Specialized, GT, com bom descontos, e em breve com os lançamento 2017 as promoções serão das 2016....  

Ja me falaram isso também, o risco de importar sempre ocorre né.. Porem ia ser poucas coisas, freio, cambio, corrente, cassete e só. Enfim a questão da bike uma Oggi dessa custa 7k ja passou longe do meu financeiro (que seria estimado em uns 5k) e o peso bem acima do que eu conseguiria por isso acho que não vale a pena entende? Mas agradeço sua ajuda e suas ideias!!
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vinisc Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinisc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 17:57

Fiz essa tabela para ter uma ideia.. eu uso essa primeira relação 3x9

Utilizando o cassete sunrace 11-42T e uma narrow wide 32
Perco um pouco de leve (de 0,64 atual para 0,76 futuro, porem a bike seria bem mais leve) e final acredito que fica bom.. pois utilizo 32 frente e 15 atras para andar estradao e asfalto, teria + 2 marchas pesadas ainda.. a narrow 34 ganharia final, porem perderia mais marcha leve, e acho que ficaria muito pesada pra subir..
Mas é uma possibilidade que pode ser usada eu gostei acho que me adaptaria ..
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vinisc Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinisc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 17:59
Porem olhando a diferença entre a 32 e 34 para a marcha mais leve, diferença de apenas 0,04 (Não tenho ideia do que isso significa no pé) porem ganharia muita marcha pesada o que as vezes em um sprint ia faltar. É uma incógnita... Ermm 
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 20:29
Vai tudo de Garimpar e procurar, comprei uma Vitus para um amigo por 4.300,00 no tamanho 17.... hoje tem por cerca de 4,8 no 15, 5300 na 17.... Otima bike, com bom custo beneficio e peso, KIT SLX completo (Cambios, Frios e Cubos), Aro ZTR Tubeless, suspensão Rox Shock a ar...

Ai que esta a sacada de garimpar.... vou achar uma culcadora que alem de calular essa relação ainda da a velocidade a 90 RPM... Vai ver que o pulo de 2x10 para 1x11 é grande.... 
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rafael_rtg Ver Drop Down
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http://www.bikecalc.com/gear_speed


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vinisc Ver Drop Down


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Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

http://www.bikecalc.com/gear_speed



http://www.machars.net/bikecalc.htm

Usei esse site que postei! Muito bom
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stefanl Ver Drop Down
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Sumare
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2016 as 08:14
Originalmente postado por vinisc vinisc escreveu:


Fiz essa tabela para ter uma ideia.. eu uso essa primeira relação 3x9

Utilizando o cassete sunrace 11-42T e uma narrow wide 32
Perco um pouco de leve (de 0,64 atual para 0,76 futuro, porem a bike seria bem mais leve) e final acredito que fica bom.. pois utilizo 32 frente e 15 atras para andar estradao e asfalto, teria + 2 marchas pesadas ainda.. a narrow 34 ganharia final, porem perderia mais marcha leve, e acho que ficaria muito pesada pra subir..
Mas é uma possibilidade que pode ser usada eu gostei acho que me adaptaria ..


Nao da para comparar apenas os multiplos e assumir que multiplos iguais tem o mesmo peso.
0,64 voce tem a marcha mais leve com pinhao 34D.
Na segunda tabela, 0,76 aparenta mais pesado, mas o pinhão é 42D, que tem um diametro maior e consequentemente menos esforço necessario para girar a roda devido o raio até o eixo ser maior.
Procure artigo sobre o efeito alavanca nas relacoes, acho que no aventrilha postaram algo essa semana sobre isso.  É possivel que o 0,76 seja mais leve para pedalar que o 0,64, ou talvez equivalentes, dado o efeito alavanca.
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stefanl Ver Drop Down
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Sumare
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2016 as 08:51
Complementando, o 1x11 para quem nao compete, e anda em estradoes, nao justifica.
O problema nem é a marcha mais leve para subidas, e sim a mais pesada . 
Nunca andei em 1x11,  mas tenho como base que na minha bike aro 27,5 , uso coroa 40 X pinhao 11, com uma frequencia consideravel, que é a marcha mais pesada que tenho.
Em uma relacao 1x11  ,  a marcha mais pesada é muito longe disso, teria que girar pernas igual um ventilador.  Nao faz sentido.

Quando o pessoal no forum que fica acompanhando mercado diz que 3 coroas ja é passado, é um exagero tremendo.   As pessoas procuram grupos onde tem afinidades em comum. Se é do perfil de ficar comprando lançamentos e seguir marketing, muito provavelmente esta em um grupo onde o pessoal tambem usa os produtos mais novos.   Ai pega aquele punhado de pessoas do seu convivio, e acha que é um universo de amostragem, nao olhando que na realidade o que se mais DISPARADO, para o uso comum, recreativo, fora de competições , é ainda 3 coroas.

Fora quando ficam propanado a ideia de reduzir 3 para 2 coroas como ganho de peso, ignorando o fato de o cassete ter mais um pinhao adicional comparando 3x9 com 2x10.   Reducao de peso so mesmo 1x11  nao pelas coroas, mas sim pelo trocador de marchas e cambio dianteiro que saem completamente.



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vinisc Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinisc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2016 as 09:01
Originalmente postado por stefanl stefanl escreveu:

Originalmente postado por vinisc vinisc escreveu:


Fiz essa tabela para ter uma ideia.. eu uso essa primeira relação 3x9

Utilizando o cassete sunrace 11-42T e uma narrow wide 32
Perco um pouco de leve (de 0,64 atual para 0,76 futuro, porem a bike seria bem mais leve) e final acredito que fica bom.. pois utilizo 32 frente e 15 atras para andar estradao e asfalto, teria + 2 marchas pesadas ainda.. a narrow 34 ganharia final, porem perderia mais marcha leve, e acho que ficaria muito pesada pra subir..
Mas é uma possibilidade que pode ser usada eu gostei acho que me adaptaria ..


Nao da para comparar apenas os multiplos e assumir que multiplos iguais tem o mesmo peso.
0,64 voce tem a marcha mais leve com pinhao 34D.
Na segunda tabela, 0,76 aparenta mais pesado, mas o pinhão é 42D, que tem um diametro maior e consequentemente menos esforço necessario para girar a roda devido o raio até o eixo ser maior.
Procure artigo sobre o efeito alavanca nas relacoes, acho que no aventrilha postaram algo essa semana sobre isso.  É possivel que o 0,76 seja mais leve para pedalar que o 0,64, ou talvez equivalentes, dado o efeito alavanca.


Bom dia! Não tinha conhecimento desse efeito, ficou acho ate mais interessante.. Vou pesquisar sobre isso, Obrigado!
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stefanl Ver Drop Down
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Sumare
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Achei o artigo, nao foi no aventrilha.  O texto sobre a "alavanca" , coincidendemente esta aqui no forum na mesma seção, no topico vizinho ao seu:

http://www.pedal.com.br/FORUM/relacao-de-1-coroa_topic88106.html


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vinisc Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinisc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2016 as 11:13
Originalmente postado por stefanl stefanl escreveu:

Achei o artigo, nao foi no aventrilha.  O texto sobre a "alavanca" , coincidendemente esta aqui no forum na mesma seção, no topico vizinho ao seu:

http://www.pedal.com.br/FORUM/relacao-de-1-coroa_topic88106.html




Obrigado pelo link, li porem não consegui entender muito bem, sera que tem alguma conta para auxiliar na ideia? A vontade cada vez aumenta para 1x10 (A duvida maior é entre 32 ou 34)
Acredito que iria no 34, diferença é pouca para subir 0,04 porem final iria ganhar 0,19.
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tiagolage Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagolage Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2016 as 11:20
Originalmente postado por stefanl stefanl escreveu:

Originalmente postado por vinisc vinisc escreveu:


Fiz essa tabela para ter uma ideia.. eu uso essa primeira relação 3x9

Utilizando o cassete sunrace 11-42T e uma narrow wide 32
Perco um pouco de leve (de 0,64 atual para 0,76 futuro, porem a bike seria bem mais leve) e final acredito que fica bom.. pois utilizo 32 frente e 15 atras para andar estradao e asfalto, teria + 2 marchas pesadas ainda.. a narrow 34 ganharia final, porem perderia mais marcha leve, e acho que ficaria muito pesada pra subir..
Mas é uma possibilidade que pode ser usada eu gostei acho que me adaptaria ..


Nao da para comparar apenas os multiplos e assumir que multiplos iguais tem o mesmo peso.
0,64 voce tem a marcha mais leve com pinhao 34D.
Na segunda tabela, 0,76 aparenta mais pesado, mas o pinhão é 42D, que tem um diametro maior e consequentemente menos esforço necessario para girar a roda devido o raio até o eixo ser maior.
Procure artigo sobre o efeito alavanca nas relacoes, acho que no aventrilha postaram algo essa semana sobre isso.  É possivel que o 0,76 seja mais leve para pedalar que o 0,64, ou talvez equivalentes, dado o efeito alavanca.

Concordo com o Stefanl, pouca gente sabe disso. A alavanca é maior quando o Cog é maior, isso facilita a pedalada, reduzindo a força que você tem que fazer para pedalar.

Vinisc, se o seu uso é mais geral, você vai ser arrepender de usar 1 x10 ou 1 x 11. Não faz sentido. Conheço profissionais que não usam essa relação para pedalar na minha região. Eles usam 2 x 10 mesmo. 1 x 10 so no XC. 2x10 atende bem, pode ter certeza. 

Sobre o peso, desencana com isso na relação. O importante é tirar peso das extremidades das rodas, por isso usar um aro mais leve como o que você propôs e sistema tubeless.

Abraço 
Niner air 9
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vinisc Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinisc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2016 as 11:54
Obrigado pela ajuda!

Um fator que não mencionei e conta muito: o CUSTO!

Que infelizmente pra mim tem que ser levado em consideração, um grupo desse acho que conseguiria montar com uns 700~900 reais, o mais barato 2x10 é o deore custa 1.500,00
Enfim, vou pensar com calma! Big smile
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furukawa Ver Drop Down
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Floripa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2016 as 12:21

Experimente 2 x 9v.

A única vantagem do cassete 10v é ter o range 11-36 pois os de 9v da Shimano são 11-34 e 12-36.

Gosto mais da combinação coroas 36-22 com cassete 11-34 do que coroas 38-24 com cassete 11-36.

Editado por furukawa - 06 Set 2016 as 12:22
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Rnasfer Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rnasfer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2016 as 10:51
Eu estava pensando seriamente em trocar meu jogo 3x10 por um 1x11 mas final de semana passado mudei de ideia durante uma prova. Debaixo de chuva e muito barro, algumas subidas eu não teria vencido se não tivesse marchas tão leves, não com meu atual preparo físico... Vou me preparar mais e quem sabe mais pre frente eu troque, mas não achei o momento certo agora.
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2016 as 12:28
Se a questão for custo com aquisição de pelas, e realmente você se acha brutão e quer andar de 1x11, procure uma relação que aceite 1x11, com cassete e passador que aceite 2x11.... Na pior das hipóteses e não aguentar as subidas, ou faltas nas descidas e retas, voce compra uma relação dianteira que aceira 2x11....
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43679 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2016 as 15:07
Mas uma vez vou reiterar,ter so 2 coroas na frente nao é moda
E sim,que nao ha mais nescessidade de te-las.
E porque?
Porque o numero de dentes no cassete ja faz isto
NAO NAO NAO ha milagres,ou volta ao passado
Alias,no passado,qdo aparecerao as relaçoes peqeunas,do qual a Suntour(sim,a Suntour,nao Shima)era motivo de piada,a Suntour lançou um triplo com coroinha menor de 20 dentes(20/32/42 se nao me engano),sim,20 dentes...
Foi excrachado ate pelos Pro

Bom,foi so os primeiros pros a usarem passarem pedalando onde outros competidors empurravao a abike(q vergonha hein)e ocorreu uma corrida a procura.A shima,pra nao perder ponto,foi pelo outro lado,de um cassete co 8 dentes,com relaçao mais longa...
Ou seja,NAO ha milagres,hoje se pode dar ao luxo de ter 2 ou so uma pelo fato do range alto no cassete(10 cogs 11-36)nao porque o ser humano melhorou,ou se entupiu de EPO.

Eu digo que ter uma ou duas coroas,nao precisa ficar metendo o dedo no trocador toda hora,tendo um range bom atras(ui,delicia)é o quente
Precisa usar,nao teorizar
E no barro,na boa,nao volto a por minha bike enquanto nao puder($$)ter 1x10,cansei de entorta gancheira.,,
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Rogério2017 Ver Drop Down


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Mirassol
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rogério2017 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2017 as 11:15
O que vcs me dizem da relação que vem na Sense Impact SL 2018? SLX M7000 1x11V com Cassete XT M8000 11/46 ? 
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ghd Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2017 as 12:33
Originalmente postado por Rogério2017 Rogério2017 escreveu:

O que vcs me dizem da relação que vem na Sense Impact SL 2018? SLX M7000 1x11V com Cassete XT M8000 11/46 ? 

Essa bike usa uma coroa 32. A marcha mais leve será leve o suficiente em minha opinião (32/46=0,69) porém inevitavelmente você irá perder velocidade final, pois ficará limitado no 32/11.
Eu estou pensando em adquirir essa bike então o que estou fazendo é rodar com minha bike atual sem utilizar a maior coroa (44), simulando a minha maior marcha como a 32/11.
Até o momento não vi problemas, mas ainda é cedo pra ter certeza.
Sugiro que vc analise dessa forma, se possível em situação real.
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Rogério2017 Ver Drop Down


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Mirassol
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Obrigado. 
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jlkassiano Ver Drop Down
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1x11 com certeza, pois agora existe o novo cassete sunrace 11-50 com coroa 34, para aro 26, que fica na mais pesada 3,090909, na mais leve fica 0,68. Pra Mim ficou otimo. 

Também tem o gx eagle 1x12 que tem 10-50, que é muitooo mais barato que o xx1 eagle, que com coroa 32 (3,2) tem uma velocidade final maior que 11-50, e na reduzida é (0,64), Porém pesa um pouco no bolso o gx eagle   WinkWink

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s74 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 10:20
para provas de xc com uma na frente.
mas para se divertir por ae, 2 na frente com toda certeza.
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carl Ver Drop Down
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Olhe neste link as combinações possíveis:  http://www.sheldonbrown.com/gear-calc.html

Particularmente, me agrada muito a relação 1x11, pois já contamos com cassete 11-50 e geralmente o pedivela conta com 32 ou 34 dentes. Em relação às subidas, não fará falta marchas mais leves, porém sua velocidade máxima é baixa, mas boa o suficiente para manter velocidade de cruzeiro entre 30 e 34 Km/h


Editado por carl - 23 Out 2017 as 10:43
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288vm Ver Drop Down


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Jundiaí
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Originalmente postado por vinisc vinisc escreveu:

Utilizo pra subir 32/34 com "facilidade" e para girar asfalto/estradão 32/15 (media 22, 23km/h)

Amigo, você  vem trainando e se adaptando para ter uma relação 1x11, fiz a mesma coisa com minha antiga bike que éra uma aro 26 3x8 (42-32-22 x 11-30)
No últimos meses eu praticamente esqueci da coroa maior 42T para ir me acostumando, hoje ando de 30x11-42 e acabo de receber dos correios minha coroa de 32T, agora é instalar e botar para rodar.

pode ir na 1x11 sem medo, você já esta adaptado. 
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