Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - relaçao de 1 coroa
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


relaçao de 1 coroa

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Felipe MTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2016
Piracicaba-SP
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe MTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: relaçao de 1 coroa
    Postado: 02 Set 2016 as 12:34

Entendendo as relações (mais a fundo)

 

Muita gente fica em dúvida na hora de montar a transmissão da bike ou simplesmente na hora de escolher a bike, pois existem diversos tipos de transmissão no mercado.

As mais em conta para quem quer uma competição ou até um passeio são as de três coroas e as vezes um amador compra uma de coroa dupla. Mas muita gente critica essa escolha pois não é necessário no mountain bike.

Realmente em questão de desempenho essa relação muda um pouco dependendo do objetivo, muitos preferem a coroa dupla para estradões, as vezes três coroas e a coroa única é muito especifica para cada situação. Para iniciar vou explicar cada tipo de relação para que entendam melhor.

Tudo que falo é em relação as aro 29er, mas serve para 26’ e 27,5’.

 

1-    Três coroas: é a mais comum, as marchas são bem variadas e tem a opção das marchas bem leves (22/34) e as pesadas (40/11). Em alguns caso utiliza-se 22/36. Mas alguns ciclistas criticam pelo peso mais alto e por ter muitas marchas repetidas no conjunto e as marchas cruzadas que não é recomendado usar.

Resultado de imagem para cassete 9vResultado de imagem para transmissao 27v

2-    Duas coroas: é a mais recomendada para maratonas, não força a corrente nos cruzamentos, ou seja, todas as opções de marchas são possíveis, ainda assim é criticada por ter algumas repetições de marcha.

Resultado de imagem para cassete 10vResultado de imagem para pedivela 2 coroas

3-    Uma coroa: fácil utilização, bom para trilhas paradas e técnicas, tem muitos pros como a simplicidade de um só cambio, a possibilidade de cruzar a corrente e NENHUMA marcha repetida, além disso a coroa fica mais longe dos obstáculos, permitindo a passagem em lugares mais altos. Mas há uma repercussão que muitos falam contra que é a falta de velocidade ou a falta de leveza. Nesse artigo o assunto abordado será: qual é então a vantagem de 1 coroa.

Resultado de imagem para cassete 11vResultado de imagem para pedivela 1 coroas

 

Vamos começar.

Primeiramente a questão de leveza.

Geralmente quem muda para essa relação utiliza uma coroa 30 ou 32 dentes e atrás um super cog de 42 dentes. As reduções são 0,71 e 0,76 respectivamente. Alguns podem dizer que não é muito leve, mas e no caso de uma coroa 34, 36 ou até 38? Os números são 0,8, 0,85 e 0,9 respectivamente.

 

Primeiramente vou ressaltar mais uma vez: levo em conta a sua finalidade (ou seja bicicletas de alto rendimento, para o uso profissional que sejam leves), e as rodas aro 29er. Segundo: todo esse artigo é feito para auxiliar os ciclistas na mudança para uma coroa, pois muitos tem dúvida sobre ela.

 

No caso de uma marcha leve da relação 1x11 sabemos que a bike vai ficar sem velocidade final, mas para um caso de montanha ela é muito boa. Um profissional teria ao menos duas coroas:32 e 36. Em etapas de montanha utilizaria a 32 e em estradões a 36.

Mas muitos não levam em conta o peso da bike. Se ela é mais leve, precisa de menos força para empurra-la para cima, então porque não ter uma marçha mais pesada, pois não vai fazer diferença. Se um ciclista sobe com uma bike de 15kg (peso de bikes 29er de entrada) com uma relação 22/36 e outro sobe com uma bike de 9 kg e uma relação de 32/42 a leveza sera praticamente a mesma, pois os peso das bikes são diferentes e consequentemente quem tem a bike mais leve terá mais facilidade nas subidas.

 

Mas muitos esquecem um item importante (na verdade ninguém mencionou nas pesquisas que fiz): o tamanho da “alavanca”.

Como todos sabem na hora de se apertar, soltar ou levantar alguma coisa quanto maior a alavanca menor a força necessária.

No cassete é a mesma coisa, faça a medição de um cog 42 até o freehub e de um cog 36 até freehub, o tamanho sera consideravelmente maior.

Agora vamos para a pratica, fiz isso uma vez. Tente subir na relação 30/24 e na 40/32. Se fizer a divisão vai dar exatos 1,25 para os dois, mas se nota uma maior facilidade para subir com a 40/32, fiz esse teste e me surpreendeu, pois é bem mais fácil. Isso porque a distância (ou a alavanca) entre o cog de 32 e o freehub é maior que o do 24 para o freehub. Não parece mas é.

Esses são os pontos que muitos esquecem, você pode ter uma relação leve com a mesma redução que o 32/42 (por exemplo 22/30, bem próximas, ate mais leve por pouco), mas vera uma maior facilidade na 32/42 por conta da alavanca do cog 42 ser maios do que o cog de 30.

 

Então resumindo.

Vantagens: cog de 42 com maior alavanca o que ajuda muito pois sua velocidade na subida pode ser maior.

Uma coroa na frente apena, melhorando nas trilhas e deixando a bike mais leve.

No caso de uma bike leve, não é preciso uma marcha tão leve e consequentemente a bike fica mais rápida nas subidas.

 

Digo a verdade: faça testes com combinações iguais, mas cada uma com cogs diferentes atrás e verá que os maiores oferecem mais facilidade.

 

Espero que isso ajude nas próximas decisões, mas lembre-se: vai de gosto, todos os grupos tem vantagens, e o principal é o preço. Uso um grupo alivio de 27v e estou satisfeito. É claro que gostaria de um grupo de 11v, ou até 12v, mas para a minha renda e finalidade está de bom tamanho.

 

Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2016 as 12:44
Essa questão de quanto maior o tamanho da coroa do pedevela maior a alavanca , é interessante. Estou estudando isso na minha mtb 29 convertida para urbana. O fato é que, já usei coroa 48, e não gostei, não girava tão bem. Agora estou com uma 44, e consigo conciliar melhor força/giro, mas ainda esotu achando pesada. Vou testar uma 42 e depois uma 40. Tenho uma speed tb, e lá prefiro usar 52/39 no pedevela mas o pneu é bem diferente. Então a lógica de usar a coroa 48 na mtb, pra ser "mais rápido", pra mim não funcionou. Vou acabar usando uma coroa intemediaria 40 ou 42, para girar bem. E o pior, todas as hibridas que vejo para vender vem pedevela de speed ou 48, porém com pneus bem finos. Isso não funciona pra mim com pneu 700x42. Estou pensando que , o ideal pra pode até ser 2x, com pedevela 40/26. Ainda estou testando tudo isso, mas essa questão de coroa cada vez maior pra mim não funciona, cada caso é um caso. depende muito do diâmetro da roda tb.
Voltar ao Topo
locomotiva Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Mai 2014
Brasília
Offline
Mensagens:182
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar locomotiva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2016 as 13:13
Uma coisa que vi esses dias é sobre a durabilidade das correntes.

uma corrente pra um cassete de  9 v, dura mais que uma relação com cassete de 10 v e bem mais que uma corrente de uma relação com cassete de 11 v

O rapaz que falou isso disse que as correntes para 9 v  duram o dobro de uma 11v.

Deve ter escrito bem embolado, mas acho que me fiz entender. Então é importante essa escolha, tendo em vista isso aí também, torcar corrente com 600/800 km deve ser pesado. 
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2016 as 21:25
Planejo por o drive train 1x10 (vai demorar $$)unicamente pelo fato de,DIZEM(nao sei se foi citado esta vantagem)nao ter (tanto)o tal chain stuk
As vezes gosto de fazer da bike de XC uma de AM,ai trava tudo no barro,a corrente enche pelo fato do cambio dianteiro vira um "aparador"de barro
Bem,dizem
Senao,2x10 acho o ideal pra quem nao é profissional,mesmo sendo atleta amador.So pro mesmo pra poder usar um 'tipo'de bike diferente,trocando coroa ou relaçao especificamente para aquele domingo.
Voltar ao Topo
Felipe MTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2016
Piracicaba-SP
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe MTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2016 as 17:48
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Planejo por o drive train 1x10 (vai demorar $$)unicamente pelo fato de,DIZEM(nao sei se foi citado esta vantagem)nao ter (tanto)o tal chain stuk
As vezes gosto de fazer da bike de XC uma de AM,ai trava tudo no barro,a corrente enche pelo fato do cambio dianteiro vira um "aparador"de barro
Bem,dizem
Senao,2x10 acho o ideal pra quem nao é profissional,mesmo sendo atleta amador.So pro mesmo pra poder usar um 'tipo'de bike diferente,trocando coroa ou relaçao especificamente para aquele domingo.

na verdade não, uma coroa narrow wide por exemplo atualmente sai por uns 170 reais, e se comprar duas da 340, não é muito caro. vc terá uma 32 por exemplo e uma 36 que da para todo tipo de terreno, mas a de 32 já da para andar bem então se quiser pode seguir uma coroa mesmo.
eu mesmo vou montar uma 1x9(desejo) com um super cog 42t e estou em duvida na coroa 30t, 32t, ou ate 34t(em ultimo caso).
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2016 as 21:02
Felipe,nao disse antes do passeio,e sim,no meio
Se vc tiver 2x10,eu na minha opiniao,nao falta nada
38x11 pra 44km por hora,e 24x36 se nao subir bem,ai é com o piloto(pernas)
Agora,com uma so,VAI faltar

Vai,nao adianta chorar,so com o 10-50 12v q nao,pois os cara tao pondo coroa 38 ou 36 com este grupo,ai ja viu ne,nao faltara

Duas coroas é seu pastor e marcha nao te faltara

Mas 2 ou 3,ja aconteceu,to com pedivela XingLing 38/24,e acumula barro identico ao pedivela triplo.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2016 as 12:40
Realmente uma pinhão maior exerce mais torque no centro do cubo, mas nesse caso a coroa menor exerce menos torque no movimento central, logo o torque na corrente é resultado direto da força do ciclista e da relação matemática da relação. Se a relação matemática for igual, não interessa quantos dentes se use.


Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2016 as 12:44
O caso da relação 32/42 numa bike de 9kg ser "leve" igual uma 22/36 na bike de 15kg também é irreal.

Considere um ciclista grilo de 70kg. A diferença de peso entre ambas será de 7,6%. E uma relação será 24,6% mais "pesada" que outra. Isso é papo para vender relação 1x11 para quem acha que vai ficar com a marcha mais leve muito pesada. Aí dizem que a bike mais leve compensa isso. Ilusão. Bike não anda sozinha e precisa considerar o peso do ciclista e aí já cai por terra até o papo de aliviar a bike em 200g e dizer que deu para sentir a diferença.


Editado por Fabio - 04 Set 2016 as 12:45
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2016 as 13:53
Relação de 1 coroa tem seus predicados, e reduzir peso, com certeza é dos menos importantes nisso. As 300g que são removidas são insignificantes para nós amadores. Uso 1x10 já faz mais de ano, tem algumas vantagens e é bem prático, mas tenha em mente que a redução de peso é mero detalhe cosmético
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2016 as 15:08
Desisti do 2x 40/26. Fica um buraco muito grande, sem cruzar corrente. Uso 9v ainda e pretendo continuar nele, pois o custo benefício é excelente. Vou ficar no 22/32/42 (risos), que é mais tradicional de todos. É oq eu funciona pra mim. Bom mesmo é comprar/ganhar catraca 11-32, 11-34, dos amigos que estão indo todos para 1x e estão comprando cassete 12-36 para adaptar. Realmente fico muito feliz em testar tudo isso e levar em conta meu peso e uso, sem entrar na moda. O que tem de gente usando 1x10 empurrando a bike na subida. E também muita gente com 1x11, que gastou muito, e desistiu, voltou para 24-38. Acho que o melhor é o 22/32/42 ou até 22/30/40 para quem usa mais em trilha, e se for 2x o 24/38 não tem tanto buraco e não precisa cruzar corrente tanto assim. Agora 1x, é pedir para gastar e sofrer.
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2016 as 15:10
E sinceramente se é pra usar 24-38, usa logo 22-30-40, o peso da coroinha 22 é ridículo.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2016 as 21:32
Vamos ter que desenhar que usar so 2 ou 1 nao tem e nunca teve nada haver com peso?
Funciona assim,vc usa a 38 pra tudo,é quase como se tivesse uma coroa so,mas com um estepe.Este estepe é a coroa menor.Esta coroa menor é usada 10% do tempo,e somente com os 3 primeiros pinhoes.
E sim,a quebra de cadencia é grande,sao 14 dentes,contra 10 ou ate 8 da 40/30/22,mas so qdo troca...
Mas se é na pratica como se nao usasse a coroa grande(ignorase ela em um pedivela triplo),qual a diferença?
40/30/22 :Vc fica "transitando entre a 30 e 40,apesar de quebrar a cadencia menos(10 dentes)vc ainda fica mudando de marcha todo o tempo
E ate mesmo a Shimano chegou a conclusao de que um 29er nao usa uma coroa maior q 40 dentes.
38/24.36/22(sim,existe original) :Vc usa a 38,ou 36,ai depende do seu setup no train traseiro,praticamente o tempo todo.Mas ainda precisa da coroinha la,pra subida.

36 narrow :bem...precisa explicar?

E vamos desenhar
2 coroas = qdo se tem 10 pinhoes
3 coroas = qdo se tem 9 ou 8 pinhoes
2 coroas com 8 marchas(como eu estou testando)nen tenta se vc nao for hardcore,eu mesmo estou quase desistindo e pondo um 42/32/22 pois nao tenho $ pra por 10v.

E a coroa unica,motivo do topico,onde fica?
ExcRUsivamente pra quem tem 10 pinhoes,esta é minha deduçao
besteria fazer 12-36 ou coisa pior.
Nao importa que coroa use,se com 10 ja fica faltando nas pontas,com 9...
Ai nao é ser hardcore,é nao ligar pra descer e empurrar,ou gira e nao ter velo,ou seja,nao acompanha legal seu grupo,pedala sozinho
Eu pedalo sozinho e sei que uma coroa so se for com 10v,e NAO
11-36 uma coroa NAO DA CONTA
Ai vira merda,11-36 X coroa?
Se por uma 32,fica ridiculo no estradao 11x32,se por uma 36 da velo,mas fica 36x36,vai penar.
EU,pessoalmente acho que precisa ser 11-40.42 ja acho que a quebra de cadencia citada vai agora pra traz,pros pinhoes,e isto é indesejavel
36 X 11-40 seria minha escolha
36/22 X 11-34 9v
38/24 X 11-36 10v(na boa,se nao subir 24x36 pode se entupir de EPO)

Resumo:
NAO,nao é peso,ou ciclista,e sim,numero de marchas atras VS estilo ou nescessidade de pilotagem
Coroa unica so vai com 11-40 10v.
Coroa dupla com 9 ou 10,recomendado é 10 mesmo
Coroa tripla rima com tudo,porem,acho desnescessario com 9 ou 10,mas gsoto é gosto.

Editado por Devair - 04 Set 2016 as 21:33
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2016 as 23:43
Devair resumiu bem. 2 coroas você quase nunca usa a pequena, e ela fica lá de backup e o câmbio dianteiro de guia de corrente. A quebra de cadência é grande e precisa voltar junto 2 pinhões, mas muito melhor que 3 coroas onde fica alternando alucinadamente entre a grande e média. 1x11 para ciclista comum é foda e sempre vai dar falta. Solução é 1x12 ou se não quer gastar 2x10. 3 já caiu em desuso.

Editado por Fabio - 04 Set 2016 as 23:43
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 06:16
Solução 1x11 sem gastar um monte e quer uma boa gama de marchas

Cassete Sunrace 11-46
Trocador e câmbio SLX M7000
Corrente Sram PC 1110
Coroa narrow wide High One,Notabble,etc.
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
remela Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2014
Brasil
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar remela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 08:18
Vi no mercado livre coroa xt 11-46 11v no mesmo preço da sunrace.
Voltar ao Topo
Felipe MTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2016
Piracicaba-SP
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe MTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 09:25
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

O caso da relação 32/42 numa bike de 9kg ser "leve" igual uma 22/36 na bike de 15kg também é irreal.

Considere um ciclista grilo de 70kg. A diferença de peso entre ambas será de 7,6%. E uma relação será 24,6% mais "pesada" que outra. Isso é papo para vender relação 1x11 para quem acha que vai ficar com a marcha mais leve muito pesada. Aí dizem que a bike mais leve compensa isso. Ilusão. Bike não anda sozinha e precisa considerar o peso do ciclista e aí já cai por terra até o papo de aliviar a bike em 200g e dizer que deu para sentir a diferença.

ra por experiência própria posso dizer que 2 quilos é relevante sim. eu tinha uma 26 com uns 12,8 aproximadamente e subia serras bem ingrimes com uma relação 28x28. se eu a tivesse ainda iria montar uma 1x10 com cog 42t e coroa 40t pois não nessecitava uma marcha tao leve. eu subia de boas e muito rápido por dois motivos: aro 26 mais leve e bike mais leve. tenho uma aro 29 e nem com a 22x36 é fácil. a bike pesa 15,5kg e so as rodas 5,5kg. agr se eu com uma 26 de 13kg(bike de entrada) conseguia subir com 28x28 imagina um cara com uma 29 leve de us 9kg ou ate aquelas de 8kg. se o peso é irrelevante então porque o preço caro? simplesmente poruqe é mais fácil subir com uma bike mais leve, assim como a aceleração é mais rápida e é mais fácil manter a velocidade.porque? porque é mais leve.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 10:06
Preço caro é padrão de mercado. Acredito no que você falou, mas com certeza seu condicionamento melhorou. Fisicamente é impossível fazer o que você diz com mesmo toque gerado pelas suas pernas. Seu toque aumentou com certeza. Aliás, é só ver o outro lado da moeda. Quantas pessoas não achavam que o pulo do gato era ter uma bike melhor e depois de gastar uma luta grana com a bike mais leve, continuaram com o mesmo desempenho pífio de sempre. Quanto você pesa?
Voltar ao Topo
Felipe MTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2016
Piracicaba-SP
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe MTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 11:04
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Preço caro é padrão de mercado. Acredito no que você falou, mas com certeza seu condicionamento melhorou. Fisicamente é impossível fazer o que você diz com mesmo toque gerado pelas suas pernas. Seu toque aumentou com certeza. Aliás, é só ver o outro lado da moeda. Quantas pessoas não achavam que o pulo do gato era ter uma bike melhor e depois de gastar uma luta grana com a bike mais leve, continuaram com o mesmo desempenho pífio de sempre. Quanto você pesa?
amigo peso 50 e digo que subia a serra bem antes. agr estou melhor e ainda é difícil, estou com a 29.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 11:30
Originalmente postado por Felipe MTB Felipe MTB escreveu:


ra por experiência própria posso dizer que 2 quilos é relevante sim. eu tinha uma 26 com uns 12,8 aproximadamente e subia serras bem ingrimes com uma relação 28x28. se eu a tivesse ainda iria montar uma 1x10 com cog 42t e coroa 40t pois não nessecitava uma marcha tao leve. eu subia de boas e muito rápido por dois motivos: aro 26 mais leve e bike mais leve. tenho uma aro 29 e nem com a 22x36 é fácil. a bike pesa 15,5kg e so as rodas 5,5kg. agr se eu com uma 26 de 13kg(bike de entrada) conseguia subir com 28x28 imagina um cara com uma 29 leve de us 9kg ou ate aquelas de 8kg. se o peso é irrelevante então porque o preço caro? simplesmente poruqe é mais fácil subir com uma bike mais leve, assim como a aceleração é mais rápida e é mais fácil manter a velocidade.porque? porque é mais leve.


Corroborando com o que o xará Fábio falou abaixo, veja só esse exemplo:
Subida de 2km, com 5% de inclinação, sem vento. Ciclista de 1m80 e 80kg, pedalando com uma potência de 200 watts.

Bike 1: MTB com  15kg: Sobe os 2km em 9min26seg (12,7km/h de média)
Bike 2: MTB com 12kg: Sobe os 2km em 9min13seg (13km/h de média)

Ou seja: Você investe um bom dinheiro pra reduzir 3kg na bike e baixa apenas 13 segundos nessa subida. Para um competidor são fundamentais esses 13 segundos (redução de 2,4% do tempo total da subida), mas para um ciclista comum, que apenas pedala a passeio, por lazer ou atividade física faz diferença?






strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 18:06
Bike, mais leve faz diferença, digo por experiencia propria, Não sei se a comparação é justa, tenho uma 29er com 12,870 kg, 2x10 24/38 e k7 11/36 e a outra bike é uma MTB (Urbana) 10,500 kg com garfo rígido, pneus 700x23c, coroa 22/32/44 e k7 11/34, nos mesmo seguimentos do strava a diferença de tempo chega a ser de 1,30m para mim, imagina para quem tem preparo físico em dia conseguem tirar...
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 18:10
Não é justa.   

A diferença com certeza vem dos pneus e os trechos são de asfalto.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 21:05
Nao vou bota pira,e muitas vezes é da nossa cabeça
E por fim(da introduçao)nao existe situaçao igual
Eu passo pelas mesmas estradas muitas vezes,nao vou muito longe que saio quase todo dia,e sempre que mudo algo na bike eu(coisa de curiosidade)procuro fazer exatamente o mesmo percurso,so pra ve o que mudou
E nunca é igual
Agora qto a peso,meu upigreide:
Saiu(pra pintura)FIB 29er 445mm A-C e 1kg
Entrou(ui) Suntour XCR RL 29er 515mm A-C 2,6kg
Fica sim mais pesada,é somente 1,5kg a mais,mas sao quase 5cm a mais de altura
Hoje inverti a mesa,e parece que ficou mio(pus negativa,so rodei na cidade)
Tanto que cogito "baixar'meu pedivela pra uma 22.
Mas sim,os 1,5kg a mais,ontem,36km,foi sentido.Mesmo com a suspa sendo eficiente,vc sente o peso na frente,a massa.
Sim,1 kg a mais,so quem nao sente é quem roda 20km/25km.
Rodando a quase um ano de FIB,frente baixa,nao foi so a posiçao de ataque que mudou(tentei diminuir invertendo a mesa,tenho 1.62m),2 dias de suspa ja se sente opeso a mais.
E qdo era o Mosso M3,vixiii

una pluma,parecia q nao tinha nada na frente,so a roda...

Pra nao fugir do assunto:Setup "dos meus sonhos)
1-garfo rigido 465mm A-C(nao achei $$$ ainda)de alu ou cromo
2-drive train 1x10 36 X 11-40
3- freio Avid BB5 (tenho tektro aquila,nda a reclamar mas...)


Ou seja,sobre o topico,eu "almejo' uma coroa que sou minimalista,e garfo rigido idem
MASSS (sobre o topico)JAMAIS JAMAIS q vou dizer que um garfo rigido equivale a uma boa suspa e 1 coroa com 15 pinhoes faz os erviço,so se eu for bem hipocrita
Chega perto mas nao tem a mesma eficiencia.
Mas quemquer minimizar problemas futuros...boa pedida(ja se livra de cambio,cabos e trocador dianteiro)
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 21:05
Desculpe a conversa de boteco,é so conversero
Voltar ao Topo
Felipe MTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2016
Piracicaba-SP
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe MTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 22:34
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Originalmente postado por Felipe MTB Felipe MTB escreveu:


ra por experiência própria posso dizer que 2 quilos é relevante sim. eu tinha uma 26 com uns 12,8 aproximadamente e subia serras bem ingrimes com uma relação 28x28. se eu a tivesse ainda iria montar uma 1x10 com cog 42t e coroa 40t pois não nessecitava uma marcha tao leve. eu subia de boas e muito rápido por dois motivos: aro 26 mais leve e bike mais leve. tenho uma aro 29 e nem com a 22x36 é fácil. a bike pesa 15,5kg e so as rodas 5,5kg. agr se eu com uma 26 de 13kg(bike de entrada) conseguia subir com 28x28 imagina um cara com uma 29 leve de us 9kg ou ate aquelas de 8kg. se o peso é irrelevante então porque o preço caro? simplesmente poruqe é mais fácil subir com uma bike mais leve, assim como a aceleração é mais rápida e é mais fácil manter a velocidade.porque? porque é mais leve.


Corroborando com o que o xará Fábio falou abaixo, veja só esse exemplo:
Subida de 2km, com 5% de inclinação, sem vento. Ciclista de 1m80 e 80kg, pedalando com uma potência de 200 watts.

Bike 1: MTB com  15kg: Sobe os 2km em 9min26seg (12,7km/h de média)
Bike 2: MTB com 12kg: Sobe os 2km em 9min13seg (13km/h de média)

Ou seja: Você investe um bom dinheiro pra reduzir 3kg na bike e baixa apenas 13 segundos nessa subida. Para um competidor são fundamentais esses 13 segundos (redução de 2,4% do tempo total da subida), mas para um ciclista comum, que apenas pedala a passeio, por lazer ou atividade física faz diferença?







mas vc esta comparando em uma situação bem fácil agr compara com uma subida de serra. eu com a minha subia uns 10min mais rápido que agr(nada a reclamar da 29, tenho pontos positivos que compensam essa diferença), mas numa situação mais difícil o peso faz diferença sim.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 23:50
Ok se uma subida de 2km a 5℅ (que já é uma subidinha categoria 4) é fácil, vejamos numa subida categoria 1, com 10km e 6℅ de inclinação (Subida que quem não tem preparo desce e empurra). Vou usar seus dados: ciclista de 50kg e pra exemplificar vc da conta de subir os 10km com potência de 230Watts o tempo todo:
Bike 1: MTB com 15,5kg: sobe a serra em 35min55, média de 16,7km/h.

Bike 2: MTB com 12,8kg: sobe a serra em 34min53, média de 17,2 Km/h.

Uma Bike 2,7kg mais leve sobe essa Serra mais rápido: sim, 1minuto e 2 segundos melhor (ou seja 2,8% mais rápido). Novamente eu pergunto: para quem não é corredor de provas, esse 1 minuto mais rápido faz tanta diferença?

E se eu falar que se esses 10km fossem tudo plano, a bike mais leve fosse apenas 4 segundos mais rápida que a pesada?

Claro, estou falando apenas em peso e potência, isolando esses 2 datores (não levando em conta rolagem dos pneus, cubos, aerodinâmica...).
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
marcbarbosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2014
Maringá
Offline
Mensagens:334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcbarbosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2016 as 23:56
Esse lance de peso x 1 coroa... até entao, com minha astronomica XCR de 2,6kg nunca cogitei usar 1 coroa, mas depois que coloquei um garfo rigido de carbono de 500g e baixei 2 kg da bike, nunca mais usei coroinha 22, subo tudo por onde andava com 30x36... mas cruza demais. Hoje to pensando seriamente e andar só com uma coroa, nao melhorei muito meus tempos, mas subo muito mais facil e chego com muito mais folego, sei la... pode ser psicológico, mas bike leve é bom demais e casa bem com 1 coroa.
Voltar ao Topo
vinisc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Set 2016
Blumenau SC
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinisc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2016 as 11:11
Felipe, interessante esse artigo! Pois estou pensando em alterar a nova bike para 1x10
Fiz as contas, por exemplo a marcha mais leve que possuo hoje é 0,66 (bike de 15kg)

Montando uma bike nova, iria diminuir bastante o peso (uns 3kg~4kg) porem a relação mais leve com narrow 32 seria (0,76) ou narrow 34 (0,80 ~ que acho mais interessante porque ia ganhar bastante final)

Tem algum calculo que posso entrar em conjunto com a minha tabela pra ter uma analise mais perfeita do caso? Obrigado abraço!


Voltar ao Topo
Felipe MTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2016
Piracicaba-SP
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe MTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2016 as 12:23
Originalmente postado por vinisc vinisc escreveu:

Felipe, interessante esse artigo! Pois estou pensando em alterar a nova bike para 1x10
Fiz as contas, por exemplo a marcha mais leve que possuo hoje é 0,66 (bike de 15kg)

Montando uma bike nova, iria diminuir bastante o peso (uns 3kg~4kg) porem a relação mais leve com narrow 32 seria (0,76) ou narrow 34 (0,80 ~ que acho mais interessante porque ia ganhar bastante final)

Tem algum calculo que posso entrar em conjunto com a minha tabela pra ter uma analise mais perfeita do caso? Obrigado abraço!



tem sim, vc divide o numero de dentes da coroa pelo numero de dentes do cog que vc quer saber. dai vc terá o resultado que significa quantas voltas a roda dará para cada volta no pedivela. mas para o peso da sua bike aconselho deixar duas coroa 34-22, na minha bike deixei 30-22 para ter a marcha leve sem super cog com cassete 12-36, uso 30 por causa que faço muita trilha e a distancia da coroa ao chão fica maior.
Voltar ao Topo
vinisc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Set 2016
Blumenau SC
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinisc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2016 as 12:28
Originalmente postado por Felipe MTB Felipe MTB escreveu:

Originalmente postado por vinisc vinisc escreveu:

Felipe, interessante esse artigo! Pois estou pensando em alterar a nova bike para 1x10
Fiz as contas, por exemplo a marcha mais leve que possuo hoje é 0,66 (bike de 15kg)

Montando uma bike nova, iria diminuir bastante o peso (uns 3kg~4kg) porem a relação mais leve com narrow 32 seria (0,76) ou narrow 34 (0,80 ~ que acho mais interessante porque ia ganhar bastante final)

Tem algum calculo que posso entrar em conjunto com a minha tabela pra ter uma analise mais perfeita do caso? Obrigado abraço!



tem sim, vc divide o numero de dentes da coroa pelo numero de dentes do cog que vc quer saber. dai vc terá o resultado que significa quantas voltas a roda dará para cada volta no pedivela. mas para o peso da sua bike aconselho deixar duas coroa 34-22, na minha bike deixei 30-22 para ter a marcha leve sem super cog com cassete 12-36, uso 30 por causa que faço muita trilha e a distancia da coroa ao chão fica maior.

Então essa conta que você falou é essa da minha tabela acima.. 
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2016 as 13:10
http://www.bikecalc.com/gear_speed

Você calcula a km/h usando determinada cadencia
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2016 as 13:15
Pra calcular a transmissão eu uso esse link:
http://www.webcalc.com.br/esporte/simulador.html

Se você colocar o diâmetro da roda traseira, dentes da transmissão e cadência, consegue calcular a velocidade marcha por marcha.

Pra calcular velocidade de acordo com peso, potência e tipo de bike, o link é esse:

http://www.kreuzotter.de/english/espeed.htm
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Rockymountain29er Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2014
Pouso Alegre
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rockymountain29er Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2017 as 11:32
Muito interessante essa teoria de que quanto maior a alavanca mais fácil fica, pois gera mais fora.
Estou pensando em adquirir a Groove Riff 50 SR para competições, que vem com SRAM NX 11V. 
Pedivela 32 e cassete 11x42. Acho que vai faltar é marcha pesada. O peso total da bkike informado no site é 12,6. Não quero gastar nada com upgrades. 
Ou monto uma bike com relação de 11v, com cassete 11x46 e 1 coroa 36. Aí sim deve ficar jóia.
Colham logo seus botões de rosas, pois o tempo vai correndo. Esta flor que hoje sorri cheirosa amanhã estará morrendo.
Voltar ao Topo
Soul29 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2013
Taubaté - SP
Offline
Mensagens:575
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Soul29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2017 as 11:46
Originalmente postado por Rockymountain29er Rockymountain29er escreveu:

Muito interessante essa teoria de que quanto maior a alavanca mais fácil fica, pois gera mais fora.
Estou pensando em adquirir a Groove Riff 50 SR para competições, que vem com SRAM NX 11V. 
Pedivela 32 e cassete 11x42. Acho que vai faltar é marcha pesada. O peso total da bkike informado no site é 12,6. Não quero gastar nada com upgrades. 
Ou monto uma bike com relação de 11v, com cassete 11x46 e 1 coroa 36. Aí sim deve ficar jóia.

Então amigo, eu tive esse mesmo dilema, comprei uma scott 965 que veio originalmente com relação nx com coroa de 30 na frente e k7 11-42.
QUando chegou já troquei a coroa por uma de 32, mas quando fui andar relamente falta marcha pesada nas retas, então eu troquei minhas rodas (poderia só ter trocado o cubo traseiro tbm) pra encaixar o k7 10-42 que precisa do freehub xd, e digo que melhorou bastante nas retas, valeu a pena.
Voltar ao Topo
Luis Riff 70 2017 Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Abr 2017
São Gabriel-RS
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luis Riff 70 2017 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2017 as 03:05
Realmente o assunto é polêmico, e dificilmente chegariamos em uma formula certa, até porque cada um pedala em diferentes terrenos.
Andei um bom tempo em uma Caloi elite 10 que apos comprar comecei a mexer (e a mascada foi indo), acabei vendendo e atualmente estou com uma Riff 70 2017 SLX que após muita pesquisa bati o martelo em uma 22v, coroas 36 e 26 / k7 11 e 42. ando bastante em estrada e as vezes uma trilha mais travada, e como não queria ficar trocando coroas optei por esse conjunto que já veio na bike. (custo beneficio)
Voltar ao Topo
Skatena Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2009
Offline
Mensagens:415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Skatena Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2017 as 11:43
A Shimano criou um questionário que ajuda o ciclista escolher se é melhor utilizar 1 ou 2 coroas, de acordo com o estilo de treino.

"

There is no Single Truth

Single or double? It depends on the type of terrain and your riding style. Shimano is here to help. We've created this interactive and easy-to-use Drivetrain Advisor. Find the right setup for you.

"


http://drivetrainadvice.shimano.com/global/en
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2017 as 11:54
Originalmente postado por Skatena Skatena escreveu:

A Shimano criou um questionário que ajuda o ciclista escolher se é melhor utilizar 1 ou 2 coroas, de acordo com o estilo de treino.

"

There is no Single Truth

Single or double? It depends on the type of terrain and your riding style. Shimano is here to help. We've created this interactive and easy-to-use Drivetrain Advisor. Find the right setup for you.

"

http://drivetrainadvice.shimano.com/global/en


Interessante Thumbs Up

Aqui deu 80% single e 20% double.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2017 as 12:14
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por Skatena Skatena escreveu:

A Shimano criou um questionário que ajuda o ciclista escolher se é melhor utilizar 1 ou 2 coroas, de acordo com o estilo de treino.

"

There is no Single Truth

Single or double? It depends on the type of terrain and your riding style. Shimano is here to help. We've created this interactive and easy-to-use Drivetrain Advisor. Find the right setup for you.

"

http://drivetrainadvice.shimano.com/global/en


Interessante Thumbs Up

Aqui deu 80% single e 20% double.

Aqui deu 80% double... e achei bem correto...

Aliás, bem interessante essa linha de marketing da Shimano.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2017 as 20:48
38 (bb 30) X 11-46 11v
Esta é minha meta.
Daqui uns 10 anos $$$ eu monto...
Voltar ao Topo
Galz Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Mai 2017
Recife
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Galz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2017 as 23:12
Opa, galera,beleza?
Sou novato no fórum, mas já acompanho as discussões faz tempo.
Esta é a que mais vejo,pois é uma mudança que pleiteio na minha bike faz tempo.
Explico: pedalo uma Oggi Hacker Sport desde janeiro deste ano. Peguei gosto pelo ciclismo, particularmente pelo cicloturismo e pelas trilhas, embora use a bike no cotidiano pra ir ao trabalho ou a casa da namorada. Então resolvi dar uma upada na bike pra satisfazer meu estilo. Sendo ela uma bike de entrada, com três coroas (24-34-42) e catraca 7v (14-28),com câmbio Shimano tourney tx55, iniciei por dar uma guinada trocando a catraca por um cassete de 11-28 dentes (tive que trocar o cubo) e coloquei um rd tx800, que é levemente superior ao que tinha antes.
Vendo que passava mais de 80% do tempo no asfalto, entre o uso diário e cicloturismo (outros 20% em trilhas), e que, nesses 80%, 95% do periodo eu usava apenas a coroa do meio,pois nunca me faltava marcha, comecei a pensar em adaptar meu sistema pra 1 coroa. Mas sabia que só poderia fazer isto se tivesse relações com boa amplitude com o mínimo de marchas possíveis.
Aí então, no aliexpress, comprei um pedivela integrado hollowtech II da marca IFX (single, 34 dentes),corrente 8v nova, passador altus 8v e um câmbio traseiro acera rd m3000. Mas só me convenci a mudar pra esse sistema 1x8 por conta do pinhão que comprei, que é (pasmem),11x40! 11-13-15-18-22-28-36-40.
Os companheiros do fórum já sabem dos prós e contras do sistema que eu tô instalando (prós: relações de 3 a 0,85, mov central hollowtech, coroa única, corrente de maior durabilidade e difícil desgaste, passador de 8v, de mais fácil manutenção... contras: poucas marchas, muitos "buracos" nas marchas mais leves, câmbio traseiro mais limitado pra um pinhão de 40d, embora o manual da Shimano sustente que ele aguenta um cog de até 45 dentes...), mas mesmo assim acho um sistema interessante, pq as 4 primeiras marchas pesadas eu uso na cidade e não possuem nenhum "buraco", ou seja, não sentirei perda de desempenho andando em asfalto, pois são iguais aos do meu cassete atual, e, nas marchas mais leves, embora tenha esses buracos, não me importo pq não faço competição nem contra-relógio, não me importo com aumentar um pouco minha cadência numa trilha nem com o fato de ter umas duas ou três marchas pra usar na terra batida plana e uma ou duas pra subidas.
Enfim... queria deixar minha experiência aqui. Ainda não instalei o sistema pq está parado na RFB, e, como todos sabem, os Correios demoram eternidade pra entregar, mesmo vc estando numa capital como Recife. Quando montar, mando fotos pra todos darem uma olhada, assim como deixo minhas impressões do sistema 1x8 11-40.
Abraço a todos, fiquem à vontade pra deixar sua opinião!

Voltar ao Topo
Fredmh Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Dez 2011
Niteroi
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fredmh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2017 as 16:28
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Realmente uma pinhão maior exerce mais torque no centro do cubo, mas nesse caso a coroa menor exerce menos torque no movimento central, logo o torque na corrente é resultado direto da força do ciclista e da relação matemática da relação. Se a relação matemática for igual, não interessa quantos dentes se use.



Concordo com vc, tem que analisar o conjunto, o que importa é a relação, o torque maior no cubo é compensado pelo torque menor no movimento central!
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X