| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - De quanto em quanto tempo lavar/lubrificar bike ?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

De quanto em quanto tempo lavar/lubrificar bike ?

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
wsca Ver Drop Down


Registrado: 10 Ago 2016
Vitória/ES
Desconectado
Mensagens:16
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de wsca Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: De quanto em quanto tempo lavar/lubrificar bike ?
    Enviado: 01 Set 2016 as 09:08
Ola amigos *Pedaleiros,

Meu nome é William sou de Vitória/ES e iniciante nessa belíssima e apaixonante modalidade (no meu caso MTB), e como todo iniciante tenho algumas dúvidas que tenho certeza os mais experientes podem ajudar.

Minha dúvida é: De quanto em quanto tempo deve-se lavar e lubrificar a bike ?

Imaginem a seguinte cenário: MTB rodando 20KM/dia por 7x por semana (+- 140KM por semana) preponderantemente em ciclovia ou estrada próximo a praia, usando TEC-50.

Antecipadamente grato por compartilhar.

TFA
William 
Voltar para o topo
mluciano Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 12 Set 2014
Atibaia
Desconectado
Mensagens:149
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de mluciano Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2016 as 09:19
O ideal é depois de cada rolê.
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Mai 2014
Natal/RN
Desconectado
Mensagens:2823
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2016 as 09:35
no seu caso lubrificar e limpar toda semana e passar um pano úmido sempre que sentir acúmulo de maresia
Voltar para o topo
Arantes89 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Nov 2015
Tocantins
Desconectado
Mensagens:251
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Arantes89 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2016 as 10:23
Eu também limparia a relação e lubrificaria toda semana. Quando morei no litoral, meu uso era praticamente igual ao seu, de dois em dois dias eu passava um pano úmido(coisa rápida mesmo) em partes como: cabos expostos e canelas da susp, semanalmente um pano úmido geral. Amigo que morava comigo e também pedalava, não tinha o mesmo cuidado, bike compradas juntas, a minha depois de 2 anos tava zera, já a dele cheia de ferrugem na relação, cabos e nas canelas da susp.

Voltar para o topo
Arantes89 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Nov 2015
Tocantins
Desconectado
Mensagens:251
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Arantes89 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2016 as 10:25
Agora, se for trilha mesmo,pra mim não tem como, é limpar a relação toda vez e pano úmido, ainda mais essa areia perto de praia que gruda que é uma beleza na relação.
Voltar para o topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 14 Jun 2006
Goiânia
Desconectado
Mensagens:5988
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Bol Gola Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2016 as 13:20
Eu lavo a bike inteira quando a corrente começa a ranger pedindo lubrificação. Usando Tec-50 isso ocorre a cada 100km mais ou menos.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar para o topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:848
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de gustavomurad Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2016 as 14:35
Bike está suja e corrente seca: lava e lubrifica...

Bike ta limpa e corrente seca, lubrifica...

Bike limpa e corrente lubrificada,  nada a fazer...


Imposto é Roubo
Voltar para o topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Desconectado
Mensagens:1189
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Roberfc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2016 as 23:30
a cada 3 pedais mais ou menos dou uma lavada e se acaso pegar muita poeira na corrente eu passo um pano pra tirar o pó da corrente e lubrifico...mas geralmente o oleo que uso da pra uns 3 pedais...uso squirt a base de cera....bikes não é recomendado lavar muito,pois por mais que seja selada sempre entra um pouco de agua onde não se pode entrar...então ao lavar tem que tomar cuidado e não jogar jato muito forte de água....
Rober
Voltar para o topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Fev 2011
Goiânia
Desconectado
Mensagens:1279
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Charlesxavier Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Out 2016 as 02:55
escutei uma perola certa vez de um colega experiente no AM, que anda a muitos anos:

"não lavo minha bicicleta, só quando levo pra revisão, no máximo jogo uma água pra tirar o excesso de lama, cada vez que lava a bike fica pior, sem lubrificação interna" 

sempre lavei minhas bikes depois de 2 ou 3 rolés ou quando estão muito sujas, mas depois de escutar isso sempre que lavava a bike apareciam novos rangidos, enfim encheu o saco tanto que parei de lavar e segui a dica dele, no máximo uma água quando está suja demais, aparentemente tem funcionado, lubrificação de corrente antes de cada pedal é claro, e um white lub básico nas partes que pode aplicado kkkk
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar para o topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Desconectado
Mensagens:1189
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Roberfc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Out 2016 as 19:10
pois é tbm ouvi dizer que lavar muito a bke não é bom....desde de que mantenha a corrente e relação não muito suja,por isso uso oleo a base de cera e se pá só passo um pano na corrente e reaplico o oleo...
Rober
Voltar para o topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Desconectado
Mensagens:908
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de sascencio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Out 2016 as 20:54

Também não lavo a minha bike de mtb, a menos que tenha pego lama.

Deve se evitar lavar bike, a lavagem tira toda a lubrificação dos cabos e partes móveis (cubos, mesa, etc...). O ideal é só na revisão, quando se desmonta a bike inteira e lubrifica tudo. 

Quando ando de mtb, geralmente uma vez por semana, faço roles de 40 a 60km na terra.

Só passo uma bucha de cozinha úmida e um pano seco para tirar o pó e o suor. A corrente, roldanas e pedivela, só passo uma escova, lubrifico e depois papel toalha para tirar o excesso.

Na mtb, uma vez por mês eu uso a maquina de lavar corrente com desengraxante e faço uma limpeza mais caprichada... 

Mas repetindo: lavagem, só na revisão... rsrsrs...


*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar para o topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Desconectado
Mensagens:2296
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de W0LVER1NE_MG Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Out 2016 as 00:53
A minha eu lavo de vez em quando. Se procurar nos cantinhos deve achar barro de 2014. Embarrassed

Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar para o topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Desconectado
Mensagens:3542
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Mafu Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Out 2016 as 12:30
Da minha experiência de 37 anos andando de bike em todo tipo de condições eu recomendo: NÃO LAVE SUA BIKE!

A não ser que vá desmontar para lubrificar tudo (geral mesmo), limpe apenas com pano úmido e cuide da relação.

Aí me perguntam: mas e se pegar lama? Se só sujar de lama, limpe com um pano molhado sem deixar escorrer água em lugar algum. Se for caso de chuva mesmo, com água molhando tudo, aí é caso para revisão geral.

Já ví muita gente que pedalava comigo dizendo que o rolamento central durava no máximo um ano enquanto o meu, às vezes de modelo mais simples, durava quatro, cinco anos. O segredo: eu não lavo minha bike.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar para o topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Out 2013
SC
Desconectado
Mensagens:1903
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de raulino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Out 2016 as 12:54
Originalmente Postado por Mafu Mafu Escreveu:

Da minha experiência de 37 anos andando de bike em todo tipo de condições eu recomendo: NÃO LAVE SUA BIKE!

A não ser que vá desmontar para lubrificar tudo (geral mesmo), limpe apenas com pano úmido e cuide da relação.

Aí me perguntam: mas e se pegar lama? Se só sujar de lama, limpe com um pano molhado sem deixar escorrer água em lugar algum. Se for caso de chuva mesmo, com água molhando tudo, aí é caso para revisão geral.

Já ví muita gente que pedalava comigo dizendo que o rolamento central durava no máximo um ano enquanto o meu, às vezes de modelo mais simples, durava quatro, cinco anos. O segredo: eu não lavo minha bike.

isso ai mesmo... eu tb uso e recomendo "lavar só no paninho", nada de esguicho, borrifador ou mangueira
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar para o topo
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Desconectado
Mensagens:336
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de MatheusLPS Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Out 2016 as 07:45
Vixi..... tô fazendo errado então.

Lavo ela com mangueira toda semana.
Voltar para o topo
wsca Ver Drop Down


Registrado: 10 Ago 2016
Vitória/ES
Desconectado
Mensagens:16
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de wsca Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Out 2016 as 10:08
Mas ai danou-se ..... se vc lava com frequência compromete a lubrificação interna (entre outras coisas) e se vc não lava a marízia/ferrugem/etc come tudo. Confused , e ai ?
Voltar para o topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Fev 2013
Brasilia
Desconectado
Mensagens:2858
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Leo Amaral Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Out 2016 as 10:29
Originalmente Postado por wsca wsca Escreveu:

Mas ai danou-se ..... se vc lava com frequência compromete a lubrificação interna (entre outras coisas) e se vc não lava a marízia/ferrugem/etc come tudo. Confused , e ai ?


Seu caso é diferente. Você tem que tirar a maresia. Para isso.um pano úmido resolve. Limpar lubrificar a relação e as canelas.

Nós, que moramos no sertão do Brasil, somente para tirar o barro. Com um pano seco tira-se a poeira.
Eu eapero o barro secar e tiro com uma escova. Depois, pano   úmido e lubrificação. Nunca mexi em cabos ou desmontei rodas para lavar cassete. Moro em apto e não tenho espaço.

A cada 1000km ou 3 meses eu mando para revisão. Suspensão, revisão uma vez por ano.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar para o topo
Pierrex Ver Drop Down


Registrado: 30 Nov 2015
Joinville
Desconectado
Mensagens:187
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Pierrex Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Out 2016 as 10:34
sinceramente, galera exagera quando diz que não pode nem bater uma água. lavo minhas bikes a cada 15 dias mais ou menos e abro tudo para revisão a cada 3 ou 4 meses. nunca o mecânico me disse que encontrou água ou falta de lubrificação. basta lavar com cuidado, melhor do que deixar o sal acumular.


Originalmente Postado por wsca wsca Escreveu:

Mas ai danou-se ..... se vc lava com frequência compromete a lubrificação interna (entre outras coisas) e se vc não lava a marízia/ferrugem/etc come tudo. Confused , e ai ?
Voltar para o topo
Roberto.braz Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jul 2018
São Caetano
Desconectado
Mensagens:1
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Roberto.braz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jul 2018 as 14:19
Boa tarde, por favor, tenho uma Caloi 2.4 Elite com freios hidráulicos, a bike ficou parada na garagem do apê por 1 ano e meio e o pó tomou conta, gostaria de saber o que fazer para voltar a rodar com ela, como lubrificar, qual lubrificante usar, alguma atenção especial nos freios hidráulicos e amortecedor? Alguém poderia dar dicas? Agradeço a atenção e parabéns pelo canal.
Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 12 Set 2018
Campinas
Desconectado
Mensagens:462
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BrunoRHCP Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Abr 2019 as 07:50
Neste caso é melhor levar na revisão pra ela voltar zero.
Voltar para o topo
Baiclimb Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Abr 2018
RS
Desconectado
Mensagens:57
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Baiclimb Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Abr 2019 as 19:55
Olá!

De acordo com a sua descrição, eu lavaria a corrente e lubrificaria a cada 3 dias, caso não pegar chuva, se molhar não interessa o km ou quantia de dias, limpe e lubrifique! (tec50 não dura muito, na agua então....).

Quanto ao restante da bike, lave somente se estiver aparentemente suja, é muito feio e sinal de desleixo
andar com o equipamento com aquela sujeira de anos! (quem anda sabe quem do pelote é assim)LOL.

Como os colegas falaram, não use jato ou mangueira, bike não gosta de água! Smile



Voltar para o topo
vshadow Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2016
RJ
Desconectado
Mensagens:451
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de vshadow Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Abr 2019 as 20:54
Já que desenterraram esse tópico, vamos lá....

Eu não tenho uma periodicidade estabelecida, mas a cada 2 ou 3 pedais eu lavo a relação, seja por passar em lugares de muita poeira ou barro... Com desengraxante Algoo, diluído 2:1.
A bike inteira, lavo de acordo com o estado dela, se passei na lama e ficou um monte grudado no parte de baixo ou se passei em lugar empoeirado e ficou uma nata de suor ou água e poeira, lavo também....
Lavo com mangueira, com a pressão que tiver e nunca deu problema.... A bike vai para revisão geral na oficina a cada 3 ou 4 meses.

Quanto a lubrificação, depende.... Durante a semana pedalo mais em trechos com asfalto/calçamento, então lubrifico 1x a cada 2 pedais. Já fim de semana que vou mais para terra e com distância bem maior: 1x por pedal.

Editado por vshadow - 17 Abr 2019 as 20:59
2016 - Cannondale Trail 6
Voltar para o topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Desconectado
Mensagens:652
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jeanclaude Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Abr 2019 as 07:47
Lavo somente quando esta muito cheia de lama como foi do sabado passado, senão fica um mes sem ver água, somente limpo a corrente com o Mr Musculo e passo lubrificante cera Algoo.
Passo lava jato nela mesmo pra tirar a sujeira mais pesada, depois um banho com Mr Musculo na bike e na corrente/relação com aquela garrafinha de  spray, espero agir, passo mais um jato d'agua , um shampoo automotivo, escova nos pneus e pronto. Nada de frescura. 

Aguardando as críticas sobre o mr. Musculo... mas vou continuar usando: é barato, não polui e tem um cheiro agradável , e não difere muito dos "desengraxantes especiais" anunciados por aí com preços de ouro.
GT Sanction 27.5 10V
ASTRO Comet - 27.5 -30v
TREK Y22 - xodó 1995
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X