Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - De quanto em quanto tempo lavar/lubrificar bike ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


De quanto em quanto tempo lavar/lubrificar bike ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
wsca Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2016
Vitória/ES
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wsca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: De quanto em quanto tempo lavar/lubrificar bike ?
    Postado: 01 Set 2016 as 09:08
Ola amigos *Pedaleiros,

Meu nome é William sou de Vitória/ES e iniciante nessa belíssima e apaixonante modalidade (no meu caso MTB), e como todo iniciante tenho algumas dúvidas que tenho certeza os mais experientes podem ajudar.

Minha dúvida é: De quanto em quanto tempo deve-se lavar e lubrificar a bike ?

Imaginem a seguinte cenário: MTB rodando 20KM/dia por 7x por semana (+- 140KM por semana) preponderantemente em ciclovia ou estrada próximo a praia, usando TEC-50.

Antecipadamente grato por compartilhar.

TFA
William 
Voltar ao Topo
mluciano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2014
Atibaia
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar mluciano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2016 as 09:19
O ideal é depois de cada rolê.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2016 as 09:35
no seu caso lubrificar e limpar toda semana e passar um pano úmido sempre que sentir acúmulo de maresia
Voltar ao Topo
Arantes89 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2015
Tocantins
Offline
Mensagens:251
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Arantes89 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2016 as 10:23
Eu também limparia a relação e lubrificaria toda semana. Quando morei no litoral, meu uso era praticamente igual ao seu, de dois em dois dias eu passava um pano úmido(coisa rápida mesmo) em partes como: cabos expostos e canelas da susp, semanalmente um pano úmido geral. Amigo que morava comigo e também pedalava, não tinha o mesmo cuidado, bike compradas juntas, a minha depois de 2 anos tava zera, já a dele cheia de ferrugem na relação, cabos e nas canelas da susp.

Voltar ao Topo
Arantes89 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2015
Tocantins
Offline
Mensagens:251
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Arantes89 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2016 as 10:25
Agora, se for trilha mesmo,pra mim não tem como, é limpar a relação toda vez e pano úmido, ainda mais essa areia perto de praia que gruda que é uma beleza na relação.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2016 as 13:20
Eu lavo a bike inteira quando a corrente começa a ranger pedindo lubrificação. Usando Tec-50 isso ocorre a cada 100km mais ou menos.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2016 as 14:35
Bike está suja e corrente seca: lava e lubrifica...

Bike ta limpa e corrente seca, lubrifica...

Bike limpa e corrente lubrificada,  nada a fazer...


Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Offline
Mensagens:1189
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Roberfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2016 as 23:30
a cada 3 pedais mais ou menos dou uma lavada e se acaso pegar muita poeira na corrente eu passo um pano pra tirar o pó da corrente e lubrifico...mas geralmente o oleo que uso da pra uns 3 pedais...uso squirt a base de cera....bikes não é recomendado lavar muito,pois por mais que seja selada sempre entra um pouco de agua onde não se pode entrar...então ao lavar tem que tomar cuidado e não jogar jato muito forte de água....
Rober
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 02:55
escutei uma perola certa vez de um colega experiente no AM, que anda a muitos anos:

"não lavo minha bicicleta, só quando levo pra revisão, no máximo jogo uma água pra tirar o excesso de lama, cada vez que lava a bike fica pior, sem lubrificação interna" 

sempre lavei minhas bikes depois de 2 ou 3 rolés ou quando estão muito sujas, mas depois de escutar isso sempre que lavava a bike apareciam novos rangidos, enfim encheu o saco tanto que parei de lavar e segui a dica dele, no máximo uma água quando está suja demais, aparentemente tem funcionado, lubrificação de corrente antes de cada pedal é claro, e um white lub básico nas partes que pode aplicado kkkk
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Offline
Mensagens:1189
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Roberfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2016 as 19:10
pois é tbm ouvi dizer que lavar muito a bke não é bom....desde de que mantenha a corrente e relação não muito suja,por isso uso oleo a base de cera e se pá só passo um pano na corrente e reaplico o oleo...
Rober
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2016 as 20:54

Também não lavo a minha bike de mtb, a menos que tenha pego lama.

Deve se evitar lavar bike, a lavagem tira toda a lubrificação dos cabos e partes móveis (cubos, mesa, etc...). O ideal é só na revisão, quando se desmonta a bike inteira e lubrifica tudo. 

Quando ando de mtb, geralmente uma vez por semana, faço roles de 40 a 60km na terra.

Só passo uma bucha de cozinha úmida e um pano seco para tirar o pó e o suor. A corrente, roldanas e pedivela, só passo uma escova, lubrifico e depois papel toalha para tirar o excesso.

Na mtb, uma vez por mês eu uso a maquina de lavar corrente com desengraxante e faço uma limpeza mais caprichada... 

Mas repetindo: lavagem, só na revisão... rsrsrs...


*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2016 as 00:53
A minha eu lavo de vez em quando. Se procurar nos cantinhos deve achar barro de 2014. Embarrassed

Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2016 as 12:30
Da minha experiência de 37 anos andando de bike em todo tipo de condições eu recomendo: NÃO LAVE SUA BIKE!

A não ser que vá desmontar para lubrificar tudo (geral mesmo), limpe apenas com pano úmido e cuide da relação.

Aí me perguntam: mas e se pegar lama? Se só sujar de lama, limpe com um pano molhado sem deixar escorrer água em lugar algum. Se for caso de chuva mesmo, com água molhando tudo, aí é caso para revisão geral.

Já ví muita gente que pedalava comigo dizendo que o rolamento central durava no máximo um ano enquanto o meu, às vezes de modelo mais simples, durava quatro, cinco anos. O segredo: eu não lavo minha bike.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2016 as 12:54
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Da minha experiência de 37 anos andando de bike em todo tipo de condições eu recomendo: NÃO LAVE SUA BIKE!

A não ser que vá desmontar para lubrificar tudo (geral mesmo), limpe apenas com pano úmido e cuide da relação.

Aí me perguntam: mas e se pegar lama? Se só sujar de lama, limpe com um pano molhado sem deixar escorrer água em lugar algum. Se for caso de chuva mesmo, com água molhando tudo, aí é caso para revisão geral.

Já ví muita gente que pedalava comigo dizendo que o rolamento central durava no máximo um ano enquanto o meu, às vezes de modelo mais simples, durava quatro, cinco anos. O segredo: eu não lavo minha bike.

isso ai mesmo... eu tb uso e recomendo "lavar só no paninho", nada de esguicho, borrifador ou mangueira
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2016 as 07:45
Vixi..... tô fazendo errado então.

Lavo ela com mangueira toda semana.
Voltar ao Topo
wsca Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2016
Vitória/ES
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wsca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2016 as 10:08
Mas ai danou-se ..... se vc lava com frequência compromete a lubrificação interna (entre outras coisas) e se vc não lava a marízia/ferrugem/etc come tudo. Confused , e ai ?
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2016 as 10:29
Originalmente postado por wsca wsca escreveu:

Mas ai danou-se ..... se vc lava com frequência compromete a lubrificação interna (entre outras coisas) e se vc não lava a marízia/ferrugem/etc come tudo. Confused , e ai ?


Seu caso é diferente. Você tem que tirar a maresia. Para isso.um pano úmido resolve. Limpar lubrificar a relação e as canelas.

Nós, que moramos no sertão do Brasil, somente para tirar o barro. Com um pano seco tira-se a poeira.
Eu eapero o barro secar e tiro com uma escova. Depois, pano   úmido e lubrificação. Nunca mexi em cabos ou desmontei rodas para lavar cassete. Moro em apto e não tenho espaço.

A cada 1000km ou 3 meses eu mando para revisão. Suspensão, revisão uma vez por ano.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Pierrex Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2015
Joinville
Offline
Mensagens:187
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pierrex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2016 as 10:34
sinceramente, galera exagera quando diz que não pode nem bater uma água. lavo minhas bikes a cada 15 dias mais ou menos e abro tudo para revisão a cada 3 ou 4 meses. nunca o mecânico me disse que encontrou água ou falta de lubrificação. basta lavar com cuidado, melhor do que deixar o sal acumular.


Originalmente postado por wsca wsca escreveu:

Mas ai danou-se ..... se vc lava com frequência compromete a lubrificação interna (entre outras coisas) e se vc não lava a marízia/ferrugem/etc come tudo. Confused , e ai ?
Voltar ao Topo
Roberto.braz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2018
São Caetano
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto.braz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 14:19
Boa tarde, por favor, tenho uma Caloi 2.4 Elite com freios hidráulicos, a bike ficou parada na garagem do apê por 1 ano e meio e o pó tomou conta, gostaria de saber o que fazer para voltar a rodar com ela, como lubrificar, qual lubrificante usar, alguma atenção especial nos freios hidráulicos e amortecedor? Alguém poderia dar dicas? Agradeço a atenção e parabéns pelo canal.
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 07:50
Neste caso é melhor levar na revisão pra ela voltar zero.
Voltar ao Topo
Baiclimb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2018
RS
Offline
Mensagens:57
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Baiclimb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 19:55
Olá!

De acordo com a sua descrição, eu lavaria a corrente e lubrificaria a cada 3 dias, caso não pegar chuva, se molhar não interessa o km ou quantia de dias, limpe e lubrifique! (tec50 não dura muito, na agua então....).

Quanto ao restante da bike, lave somente se estiver aparentemente suja, é muito feio e sinal de desleixo
andar com o equipamento com aquela sujeira de anos! (quem anda sabe quem do pelote é assim)LOL.

Como os colegas falaram, não use jato ou mangueira, bike não gosta de água! Smile



Voltar ao Topo
vshadow Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
RJ
Offline
Mensagens:451
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vshadow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 20:54
Já que desenterraram esse tópico, vamos lá....

Eu não tenho uma periodicidade estabelecida, mas a cada 2 ou 3 pedais eu lavo a relação, seja por passar em lugares de muita poeira ou barro... Com desengraxante Algoo, diluído 2:1.
A bike inteira, lavo de acordo com o estado dela, se passei na lama e ficou um monte grudado no parte de baixo ou se passei em lugar empoeirado e ficou uma nata de suor ou água e poeira, lavo também....
Lavo com mangueira, com a pressão que tiver e nunca deu problema.... A bike vai para revisão geral na oficina a cada 3 ou 4 meses.

Quanto a lubrificação, depende.... Durante a semana pedalo mais em trechos com asfalto/calçamento, então lubrifico 1x a cada 2 pedais. Já fim de semana que vou mais para terra e com distância bem maior: 1x por pedal.

Editado por vshadow - 17 Abr 2019 as 20:59
2016 - Cannondale Trail 6
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2019 as 07:47
Lavo somente quando esta muito cheia de lama como foi do sabado passado, senão fica um mes sem ver água, somente limpo a corrente com o Mr Musculo e passo lubrificante cera Algoo.
Passo lava jato nela mesmo pra tirar a sujeira mais pesada, depois um banho com Mr Musculo na bike e na corrente/relação com aquela garrafinha de  spray, espero agir, passo mais um jato d'agua , um shampoo automotivo, escova nos pneus e pronto. Nada de frescura. 

Aguardando as críticas sobre o mr. Musculo... mas vou continuar usando: é barato, não polui e tem um cheiro agradável , e não difere muito dos "desengraxantes especiais" anunciados por aí com preços de ouro.
GT Sanction 27.5 10V
ASTRO Comet - 27.5 -30v
TREK Y22 - xodó 1995
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X