Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - ENTENDA COMO REGULAR CAMBIO TRASEIRO
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


ENTENDA COMO REGULAR CAMBIO TRASEIRO

 Responder
Autor
Mensagem Inverter Ordem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 4,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marco-sc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2009
Curitiba-PR
Offline
Mensagens:918
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marco-sc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: ENTENDA COMO REGULAR CAMBIO TRASEIRO
    Postado: 25 Jul 2020 as 16:11
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Porque segurar com a mão? É tão mais simples, lógico, e prático ir apertando o parafuso L para a coroa menor e H para a maior.

O método de ensino da ParkTools, mesmo em inglês, é fácil de entender até por quem não tem domínio nenhum do idioma.


Sensacional esse canal da ParkTools. Tava passando raiva com minha ST500. Primeira vez havia vindo tão mal regulada que a corrente passou do cassete e entrou na roda quebrando gancheira e o câmbio. Agora depois que a decatlhon trocou os componentes o câmbio veio com a indexação totalmente fora. Consegui deixar 100x melhor usando o vídeo como guia.

Muito obrigado!ClapClap
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 08:21
Originalmente postado por Neto Neto Neto Neto escreveu:

Deixa eu te falar mano, eu simplesmente apertei todos os 2 achando q os parafusos estavam soltos,não entendo nada de bike ainda? Fiz besteira em ter apertado os dois?
Cara pela tua pergunta fica claro que você não leu o tópico e sequer viu os vídeos..
A regulagem é até que fácil depois que se pega prática, mas é preciso estudar e aprender antes, nada vem de mão beijada..
os vídeos da parktools são muito didáticos, as explicações são precisas e ajudam muito a entender como funciona e como regular, e caso não manje do inglês busca o do Pedaleria como o colega acima comentou, também explicam muito bem
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2020 as 22:38
Você simplesmente desregulou seu câmbio e agora ele deve estar travado, sem passar as marchas. Os vídeos acima da ParkTool vão te atender. Senão, procure na Pedaleria ou no Onde Pedalar, ambos canais do YouTube sobre ciclismo.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Neto Neto Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jun 2020
Belém
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neto Neto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2020 as 22:24
Deixa eu te falar mano, eu simplesmente apertei todos os 2 achando q os parafusos estavam soltos,não entendo nada de bike ainda? Fiz besteira em ter apertado os dois?
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2017 as 10:02
Referente a esse tópico, realmente parece muito fácil, mas sempre na hora de regular aparecem algumas dúvidas. Minha bike tem catraca de 10v e coroa de 3v. Minha ultima catraca é de 36 dentes. Aquela regulagem do parafuso é essencial, pois dependendo o câmbio pega na catraca maior, agora, quanto é o ideal essa distância da roldana do câmbio para a catraca maior?
Outra dúvida, a sobra de cabo (conduite) do quadro até a entrada no câmbio, se eu deixar grande ele empurra o câmbio para baixo, se eu deixar curto ele puxa.... qual seria a posição ideal disso? Estou enviando uma foto para esclarecer essa dúvida. Obrigado.



Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2017 as 23:29
Porque segurar com a mão? É tão mais simples, lógico, e prático ir apertando o parafuso L para a coroa menor e H para a maior.

O método de ensino da ParkTools, mesmo em inglês, é fácil de entender até por quem não tem domínio nenhum do idioma.




Voltar ao Topo
movido a feijao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2014
morrinhos
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar movido a feijao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2017 as 23:06
Originalmente postado por ...PEDALERIA... ...PEDALERIA... escreveu:

..primeiramente, vc tem que entender como  funciona o sistema de cambio..o rapdifire ele é como uma alavanca que puxa e folga atraves do cabo pelos conduites...vou fazer todo o processo, como se fosse a montagem...
o cambio funciona simplesmente por uma mola interna que faz ele subir e descer as roldanas..o que diz se o cambio funciona normalmente, é se essa mola esta com tensao.. e se as roldanas nao estao empenadas...pronto...

primeiro o rapdifire tem que esta funcionando, como vc sabe? vc pega e coloca o cabo nos conduites, e estica o cabo, com a mao mesmo, e  passa as marchas no rapdifire, ta com tensao?? ta bom... blz..

segundo... olhar se o cabo e o conduite esta bem colocado...

terceiro, a gancheira do cambio esta alinhada??.. blz... o cambio esta colocado no lugar de forma correta??... pronto.. vamus para a regulagem propriamente dita...

REGULAGEM..

1.  coloca a corrente na coroa menor e na coroa maior do pe de vela...
2. coloca o rapdifire na marcha da coroa menor...
3. folga os parafusos do L e H...deixa eles folgados..
4. estica o cabo o suficiente ate ele ficar tensionado..
5. olhando do angulo de tras da bike, vc observa se as roldanas estao alinhadas com a catraca menor, se nao estiver, vc com a mao, desempena, ou coloca o cambio alinhado com a catraca menor, e aperta o parafuso referente a regulagem da catraca menor.. vc vai ter que ver se é o L ou o H...deixa ele quase tocando...ficou alinhado?... blz...
6. faz girar pelo pe de vela, e tenta subir a marcha ate a coroa maior, rapido, nao se preocupe com as outras coroas, apenas tente ver se o cambio leva a corrente ate a coroa maior... levou?.. blz.. se nao levou, vc pega e coloca a marcha na coroa menor, e tensiona mais o cabo...ate vc conseguir passar a marcha ate a coroa maior.. blz, conseguiu...
7. regule o parafuso da regulagem da coroa maior, pq a funçao dos parafusos L e H sao para a corrente nao passar e sair do k7, eles apenas bloqueiam a passagem da corrente...pronto, seu cambio ja esta subindo ate a coroa maior... e nao passa chegando a cair entre os raios e o k7...
8. agora tente voltar pra coroa menor, se nao conseguir, vc folga minimamente o cabo, tem um tensionador ja para isso.. fica na chegada do cabo para o cambio, vc gira pra um lado folga o cabo, para o outro aperta......mas ele regula minimamente, para a chamada regulagem fina...se nao conseguir, vc folga o cabo minimamente direto no parafuso do cambio...
9. blz, a corrente sobe e desce... mas algumas marchas a corrente pula, ou fica pulando de uma marcha para a outra...é pq existem dentes nas coroas que servem para fazer com que a corrente suba e desca, sao os dentes passadores, eles sao meio tortos.... o que acontece?.. a corrente girando, trisca nesses dentes e faz a corrente so pular, ou passar de marcha sozinha... o que vc faz?.. isso é a regulagem fina, a parte mais chata.. vc tem que girar bem devagar, e ver onde trisca na corrente, ai se trisca na catraca de cima, vc tem que folgar o cabo milimetricamente, ou ate mesmo, "empenar" o cambio com a mao, milimetricamente, so para a corrente nao tocar.. se a corrente toca no dente da catraca de baixo, é so tensionar milimetricamente o cabo.. na regulagem de ajuste fino, ou "empenar" com a propria mao, fazendo com que a corrente nao trisque...
10.. vc tem que alinhas as duas roldanas do cambio com cada catraca que a corrente esta.. exemplo, se a corrente ta na coroa maior, vc olha por tras, e ver se as duas roldanas estao alinhadas perfeitamente com a catraca....se nao tiver, vc alinha na propria mao...se tiver desalinhado, desregula o cambio...isso é o ajuste fino...


PRONTO, FAZENDO ISSO VC REGULA QUALQUER TIPO DE CAMBIO, E INSTALA...
 Mas como faço esse procedimento de empenar com a mão,onde eu dou umas puxadas? 

Voltar ao Topo
movido a feijao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2014
morrinhos
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar movido a feijao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2017 as 23:04
Clap

Editado por movido a feijao - 26 Nov 2017 as 23:08
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2016 as 14:16
Mercy becoup!!!!
M.CROESY
Voltar ao Topo
...PEDALERIA... Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2016
feira de santan
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...PEDALERIA... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2016 as 07:53
a dificuldade do cambio dianteiro, é por incrivel que pareça a distancia do pe de vela pra o quadro...na pratica, o cambio tem que ficar bem alinhado na catraca maior...a uma distancia de 1 cm mais ou menos, e alinhado corretamente... seria bom mostrar por foto...mas isso vcs procuram na net que é facil.. "posiçao correta do cambio dianteiro"  e ver a foto..

blz...ta ccolocado no lugar certo, ai fica um tanto mais facil.kkkk...o ruim do cambio dianteiro, que se vc nao tiver muita pratica, vc necessita de uma pessoa pra lhe ajudar, pq uma pessoa tem que segurar a mola do cambio com uma chave de fenda ou na mao mesmo, na regulagem com a coroa menor...

1. vc coloca na coroa menor a corrente e o rapdifire...e estica o cabo....
2. folga os parafusos batedores L e H
3. pega e tem um lugar no cambio que vc força pra cima ele sobe passando a marcha, pelo cambio.. vc pega e manda alguem levantar e olhando por cima, vc manda deixar alinhado a corrente dentro do passador do cambio...no meio...ou umpouco pra parte do lado do quadro...pra melhorar na subida da corrente.. mas cuidado, que de mais, pode fazer a corrente ficar triscando no cambio em algumas marchas...

4.. pronto, esticou o cabo, folgou os parafusos, e alinhou o cambio com a corrente olhando por cima...blz... agora, vc regula o parafuso batedor da catraca menor... tudo isso é com a corrente na catraca menor...
5. vc roda o pe de vela, e tenta subir ate a coroa maior... subiu?.. se subiu tanto ate fez a corrente sair do pe de vela, melhor ainda.. mostra que ta com espaço pra trabalhar seu cambio... subiu?blz, se nao subiu, vc tem que esticar mais o cabo....ate subir...lembre-se que quando vc for esticar, alguem tem que segurar o cambio na regulagem com a catraca, pq se nao o cambio desce, pq a mola do cambio dianteiro, a força é sempre pra baixo... folgou, o cambio desce com força e desalinha da catraca menor...
6..a corrente subiu ate a maior, pronto, regula o parafuso bloqueador...
7.. agora tenta voltar pra coroa menor... voltou?...pronto...
8. agora a regulagem fina.. as vezes a coroa desce direto da maior pra menor, sem passar na do meio...quando acontece isso, vc tem que tensionar umpouco o cabo. pq como eu disse, o cambio a força da mola é pra baixo, se tiver com baixa tensao o cabo, o cambio puxa direto pra menor, ai vc tem que tensionar o cabo umpouco, pra o cabo nao deixar o cambio descer de vez... isso é chato de faer, tem que ter paciencia...

pronto...qualquer duvida to na area...Clap


Editado por ...PEDALERIA... - 27 Ago 2016 as 07:56
..Mecânica de bike...
Voltar ao Topo
viturc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2016
Serra - ES
Offline
Mensagens:165
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viturc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2016 as 13:59
Muito obrigado por compartilhar, tópico salvo pra uma necessidade futura.
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 09:46
muito obrigado! forum deveria ter mais destes para ajudar a todos,bela iniciativa!(agora nâo abusando da boa vontade,poe regulagem do dianteiro!kkkkkkk.....deve ser mais simples que o traseiro.)walew....Wink
M.CROESY
Voltar ao Topo
marcosadicto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2016
Pérola, Brazil,
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcosadicto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 08:38
Valeu a dica
Voltar ao Topo
apagado81215 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Ago 2016
Desconhecido
Offline
Mensagens:0
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar apagado81215 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2016 as 21:33
Boa Thumbs Up
Voltar ao Topo
...PEDALERIA... Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2016
feira de santan
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (7) Agradecimentos(7)   Citar ...PEDALERIA... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2016 as 00:53
..primeiramente, vc tem que entender como  funciona o sistema de cambio..o rapdifire ele é como uma alavanca que puxa e folga atraves do cabo pelos conduites...vou fazer todo o processo, como se fosse a montagem...
o cambio funciona simplesmente por uma mola interna que faz ele subir e descer as roldanas..o que diz se o cambio funciona normalmente, é se essa mola esta com tensao.. e se as roldanas nao estao empenadas...pronto...

primeiro o rapdifire tem que esta funcionando, como vc sabe? vc pega e coloca o cabo nos conduites, e estica o cabo, com a mao mesmo, e  passa as marchas no rapdifire, ta com tensao?? ta bom... blz..

segundo... olhar se o cabo e o conduite esta bem colocado...

terceiro, a gancheira do cambio esta alinhada??.. blz... o cambio esta colocado no lugar de forma correta??... pronto.. vamus para a regulagem propriamente dita...

REGULAGEM..

1.  coloca a corrente na coroa menor e na coroa maior do pe de vela...
2. coloca o rapdifire na marcha da coroa menor...
3. folga os parafusos do L e H...deixa eles folgados..
4. estica o cabo o suficiente ate ele ficar tensionado..
5. olhando do angulo de tras da bike, vc observa se as roldanas estao alinhadas com a catraca menor, se nao estiver, vc com a mao, desempena, ou coloca o cambio alinhado com a catraca menor, e aperta o parafuso referente a regulagem da catraca menor.. vc vai ter que ver se é o L ou o H...deixa ele quase tocando...ficou alinhado?... blz...
6. faz girar pelo pe de vela, e tenta subir a marcha ate a coroa maior, rapido, nao se preocupe com as outras coroas, apenas tente ver se o cambio leva a corrente ate a coroa maior... levou?.. blz.. se nao levou, vc pega e coloca a marcha na coroa menor, e tensiona mais o cabo...ate vc conseguir passar a marcha ate a coroa maior.. blz, conseguiu...
7. regule o parafuso da regulagem da coroa maior, pq a funçao dos parafusos L e H sao para a corrente nao passar e sair do k7, eles apenas bloqueiam a passagem da corrente...pronto, seu cambio ja esta subindo ate a coroa maior... e nao passa chegando a cair entre os raios e o k7...
8. agora tente voltar pra coroa menor, se nao conseguir, vc folga minimamente o cabo, tem um tensionador ja para isso.. fica na chegada do cabo para o cambio, vc gira pra um lado folga o cabo, para o outro aperta......mas ele regula minimamente, para a chamada regulagem fina...se nao conseguir, vc folga o cabo minimamente direto no parafuso do cambio...
9. blz, a corrente sobe e desce... mas algumas marchas a corrente pula, ou fica pulando de uma marcha para a outra...é pq existem dentes nas coroas que servem para fazer com que a corrente suba e desca, sao os dentes passadores, eles sao meio tortos.... o que acontece?.. a corrente girando, trisca nesses dentes e faz a corrente so pular, ou passar de marcha sozinha... o que vc faz?.. isso é a regulagem fina, a parte mais chata.. vc tem que girar bem devagar, e ver onde trisca na corrente, ai se trisca na catraca de cima, vc tem que folgar o cabo milimetricamente, ou ate mesmo, "empenar" o cambio com a mao, milimetricamente, so para a corrente nao tocar.. se a corrente toca no dente da catraca de baixo, é so tensionar milimetricamente o cabo.. na regulagem de ajuste fino, ou "empenar" com a propria mao, fazendo com que a corrente nao trisque...
10.. vc tem que alinhas as duas roldanas do cambio com cada catraca que a corrente esta.. exemplo, se a corrente ta na coroa maior, vc olha por tras, e ver se as duas roldanas estao alinhadas perfeitamente com a catraca....se nao tiver, vc alinha na propria mao...se tiver desalinhado, desregula o cambio...isso é o ajuste fino...


PRONTO, FAZENDO ISSO VC REGULA QUALQUER TIPO DE CAMBIO, E INSTALA...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X