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Upgrade cambio Alivio M4000

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stefanl Ver Drop Down
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Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2016 as 10:15
Obrigado Rauny.
Eu creio tambem que meu cambio ou gancheira estejam empenados, provavelmente quando tirou da caixa ja que nunca manteve regulagem por tempo apropriado.
Nao quero correr riscos de comprar outro M4000 e repetir o problema.  Aproveitei que tem parente vindo dos USA em Setembro e acabei de comprar o M772 SGS .  Até la, vou revisar com mecanico se ele enxerga algo errado que eu nao vi.
Aproveitei e comprei junto com o cambio novas manoplas ESI Chunk laranjas para combinar com a bike.  Duro sera esperar mais de 1 mes ate pegar eses itens.

Busa, desculpa aproveitar o seu topico, é que como estamos com o mesmo problema achei apropriado aproveitar o mesmo topico, e voce me quebrou um galhão descobrindo qual cambio XT existia de 9 velocidades com shadow,  eu estava procurando alternativas de linhas mais tops e não havia descoberto esse modelo ainda.




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Rauany Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Mar 2015
F. Beltrão - PR
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rauany Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2016 as 09:08
Olá stefanl, o M772 SGS é compatível sim, só fique atento, se realmente é o modelo SGS, mas ainda insisto na ideia que ambos os câmbios dos colegas estão danificados, empenados ou algo do gênero, não é normal um Alivio dar problema assim.

Você mencionou quem existem outros casos de desgaste prematuro no Alivio M4000 e Acera M3000, tem alguma referencia ? 
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stefanl Ver Drop Down
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Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2016 as 08:46
La fora o M772 SGS (long cage)  custa US$ 65
http://www.performancebike.com/bikes/Product_10052_10551_1031676_-1___

Esse seria compativel para substituir o Alivio M4000 ?
Capacidade 45 dentes, min cog 11 , max cog 34. 
Casa com o que tenho na minha bike, nao sei a Oggi 7.2 se é o mesmo, mas tenho cassete 11-34 e pedivela 22/30/40  , que daria 41 dentes maximo diferença, dentro da capacidade do cage do cambio.


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stefanl Ver Drop Down
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Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2016 as 08:21
Eu tenho uma bike (KHS SF500) com o mesmo grupo Alivio M4000 desse topico, e passo por problemas parecidos.
A bike esta com uns 1000km rodados, e nao ha ajuste que mantenha o cambio regulado.
A corrente é limpa, desengripada, e relubrificada a cada pedal de rua de terra , usando TecTire50 cera ou ceramica, os ajustes de limites estao perfeitos, mas nao ha tensão de cabo que mantenha uma regulagem decente.
Se cabo muito frouxo, ao descer marchas algumas nao engatam.
Se aperto a tensão do cabo, o problema acontecer ao soltar as marchas para os pinhoes menores. Muitas vezes o problema ocorre nos extremos do cassete, e nao tem relacao com os parafusos limitadores.

Ja soltei o cabo e refiz tudo do zero varias vezes, quando parece estar bom, nao dura mais do que 1 pedal.
Li alguns relatos que estes cambios novos Alivio ou Acera com shadow fabricados na china nao estao com qualidade/durabilidade boa, apresentando folgas prematuras ou perda de tensao da mola. 
Nao sei se é o meu caso, mas estou com o mesmo problema do colega do topico e em duvida de qual rumo tomar.  Vou primeiro levar em um mecanico para ver se ele faz algum milagre na regulagem. E corrente desgastada nao creio ser o problema do meu pois ja esta faz algum tempo, desde uns 500km rodados.

A unica coisa que aconteceu diferente no meu caso é que a esperta da mulher da loja da Centauro que tirou a bike da caixa, nao viu que engatou o cabo de aco do cambio traseiro na caixa ao tirar ela para montagem, e forcou muito o cabo.  Teve que soltar e prender novamente na loja (depois fiz varias vezes isso tambem),  e ficou meio desfiado o aço na regiao que prente ao parafuso.

Eu suspeito que se o problema nao for inerente ao cambio M4000, esse fato possa ter talvez desalinhado a gancheira ou algo que eu nao estou conseguindo verificar na manutençao caseira.
Vou levar em uma bicicletaria, se com cabo novo e mecanico nao der jeito em uma regulagem minimamente decente que engate todas as marchas, vou seguir o caminho do colega e trocar o cambio pois ja estou perdendo a paciencia.
Comprei Alivio achando que teria um bom cambio, mas a bike generica da minha esposa com cambio Tourney funciona muito melhor.

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Rauany Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Mar 2015
F. Beltrão - PR
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rauany Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2016 as 17:09
Olha levanto em conta seu relato eu acredito que seu cambio deva ter empenado, ou algo do gênero... com relação a troca eu pessoalmente iria em um novo alivio M4000.

Note uma coisa, as pessoas geralmente compram componentes Shimano sem prestar atenção no ano, o grupo M4000 é 2015, ou seja é um grupo bestante atual, a Shimano geralmente lança suas tecnologias no grupo XTR, e depois vai descendo na linha, um alivio 2015 possui as mesmas características de um Deore 9v m592, falo isso pois uso na minha bike um m592, e já testei o M4000 e para ser sincero achei ele levemente melhor (mais suave).

Esse XTR que você mencionou, é extremamente caro e não possui se quer a tecnologia shadow, não posso afirmar, pois nunca teste, mas não duvido que eles seja pior que um Deore m592 ou um Alivio M4000.

De uma olhada no seu cambio, as vezes vc msm consegue desempenar ele, me desculpe levantar essa questão, mas fique atento com esses mecânicos, os caras querem vender, falo isso pois usava na minha bike antiga um Acera M390, eu não pegava leve com ele, e ainda assim raramente desregulava. 
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Delumec Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Ago 2013
Joinville/SC
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Delumec Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2016 as 17:08
Muito estranho um Alívio abrir o bico com tão pouca KM. É um cambio parrudo, já ví caboclo com mais de 4000 km com o conjunto alivio firme e forte, e não era o M4000, mas sim o M430.

Eu já tive esse XT M772, realmente é um baita câmbio. Achei ele caro, tendo em vista que já saiu de linha. O XTR é muito antigo e nem tem tecnologia Shadow, descartaria logo de cara.

Vou com o pessoal, vai de Deore M592 Shadow. Talvez seria interessante ver como está usando as marchas, evite trocas enquanto está subindo (tente se antecipar ou retire a força do pedal enquanto faz a troca) isso desgasta o conjunto e não há câmbio que aguente.

Valeu.

Editado por Delumec - 15 Ago 2016 as 17:10
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Pulsus Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jul 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pulsus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2016 as 16:34
Eu particularmente iria de Deore M592 Shadow por R$ 240, acho a melhor opção custo benefício para esse caso.

Bom pedal,

Pulsus
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Busa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2016 as 16:33
Obrigado a todos.
Parece que vou trocar o cambio mesmo. Consigo o XTR novo, SGS, modelo M971 por cerca de R$ 420,00, mais barato que o XT modelo M772 (que achei por R$ 480,00). Minha duvida é sobre a questão do modelo XT ser "shadow" e o XTR não. Considerando que o XTR é mais barato acham que vale a pena investir nele ou no XT ?
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Pulsus Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jul 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pulsus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2016 as 16:08
Busa,

Caso seja o câmbio sinceramente acho para um amador um cambio XT, e principalmente um XTR, um exagero, um Deore já seria uma excelente pedida a um preço muito inferior (Em torno de R$ 240 pesquisando rápido, talvez com uma pesquisa melhor vc encontre ainda mais em conta).

E para manter seu novo câmbio, pesquise, veja vídeos e melhore sua técnica para faze-lo durar mais... Wink

Mas se decidir pelo XT ou XTR, a não ser que a diferença de preço seja muito pequena, vá de XT, pois até onde eu sei do XT para o XTR a única diferença é o peso.

Boa sorte e bons pedais,

Pulsus


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newhouse Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2016 as 16:07
Neste caso a bike está OK, com tudo em dia certamente não é a corrente. Já ouvi falar muito bem da linha Deore, se vc conseguir um bom preço, talvez até o M592 te atenda.
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furukawa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2016 as 16:06

Eu recomendo comprar o XT M772 mas tome o cuidado de verificar se o cage é longo (SGS) pois a sua transmissão deve ser 27v (3 x 9v).

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Busa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2016 as 15:34
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Pergunta pra entender melhor o problema: no inicio a bike tinha este tipo de problema, ou foi piorando com o tempo? Vc lubrifica a corrente com qual frequência? Vc chegou a olhar o nível de desgaste da corrente? Isso parece ser corrente com desgaste, e pela quilometragem e o modelo da corrente isso pode acontecer. Quando a corrente fica muito ruim não tem santo que faça o ajuste do cambio ficar no lugar, vale a pena dar uma olhada.
Obrigado por responder.
O conjunto todo tem exatos 1390 km rodados. Foi feita uma "revisão completa", com direito a desmontar até o movimento central, quando a bike tinha uns 900 km rodados. Antes desta revisão eu cai um tombo mais feio (atropelei um cachorro). Agora eu fui "empurrado" por um carro em uma curva e cai novamente. Nos dois casos não houve problemas na gancheira, mas o cambio passou a apresentar este problema de não trocar as marchas (especialmente de uma mais pesada para uma mais leve) corretamente sendo necessário pressionar duas vezes o trocador para conseguir uma troca.
Quase sempre o mecânico acerta a tensão do cabo mas está em um ponto que não há muito mais o que fazer. PARECE que o cambio entortou, pouca coisa mas entortou.
A corrente foi medida e está próxima da troca. O mecânico alega que dá para segurar até fechar uns 1500 km e, então, fazer nova "revisão geral" e, nesta, trocar a corrente e, se eu topar, o cambio traseiro. Segundo ele só a troca da corrente não deve resolver.
Quanto a lubrificação, estou usando o skirt de cera. Eu limpo a corrente (com um pano) depois de cada pedal e reaplico o lubrificante. Duas vezes, em pedais mais longos (perto de 100 km em estrada de chão) eu apliquei o lubrificante no meio do caminho também.
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newhouse Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2016 as 15:20
Pergunta pra entender melhor o problema: no inicio a bike tinha este tipo de problema, ou foi piorando com o tempo? Vc lubrifica a corrente com qual frequência? Vc chegou a olhar o nível de desgaste da corrente? Isso parece ser corrente com desgaste, e pela quilometragem e o modelo da corrente isso pode acontecer. Quando a corrente fica muito ruim não tem santo que faça o ajuste do cambio ficar no lugar, vale a pena dar uma olhada.
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Busa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2016 as 14:12
Olá.
Recorro a experiencia dos colegas. 
Tenho uma Oggi 7.2 2016 com Shimano Alivio M4000. Rodei cerca de 1500 km e o cambio traseiro está desregulando praticamente todos os dias. Segundo o mecânico este câmbio tem essa característica quando bastante exigido, o que parece ser o caso. Não que eu seja um exímio ciclista, muito pelo contrário, como todo iniciante já cai algumas vezes e vez ou outra (muitas) acabo abusando do cambio trocando marchas em subidas sem aliviar no pedal.
Buenas, foi sugerido trocar o cambio por um XT ou XTR que, segundo o mesmo mecânico, aguentam melhor o tranco. Ai começam as dúvidas:
- Considerando que vou manter as 9V, posso trocar apenas o câmbio traseiro mantendo corrente, cassete e trocador?
- Apareceu um XTR m971 e um XT m772. Pelo que pesquisei o XTR (m971) não é shadow, enquanto o XT (m772) é. Sem considerar o preço (pouca diferença), acham que vale a pena pegar o XTR ou o XT?
- Em optando pelo XTR, é necessário trocar a alavanca também ou posso manter os trocadores alivio?
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