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Ferrugem nos discos de freio |
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pedromsouza
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Cadastrado em: 25 Jul 2016 Salvador Offline Mensagens:2 |
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Postado: 15 Ago 2016 as 14:01 |
Comprei uma Schwinn Eagle 29er há apenas 2 meses (http://www.schwinn.com.br/detalhes.php?i=3)
O anúncio dizia "freio a disco Shimano". Ocorre que os discos (rotores) já estão enferrujando e, no meu entender, deveriam ser de inox. Dúvidas: Devo correr para trocar os discos? Se sim, coloco de qual marca? É algo complicado de se fazer em casa? Quais prejuízos de deixar enferrujar? Existe algum macete para evitar que isso ocorra? Obs: resido em Salvador e a bike fica na garagem do prédio. |
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newhouse
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Cadastrado em: 01 Set 2011 Embu - SP Offline Mensagens:2578 |
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Vc tem acesso a assistência técnica próxima a sua casa? A menos que a nota fiscal deixe bem claro que os disco não são shimano, no site é bem claro que o freio é shimano, logo não deveria acontecer. Eu aproveitaria que ainda está nos 3 meses, e acionaria a garantia.
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pedromsouza
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Cadastrado em: 25 Jul 2016 Salvador Offline Mensagens:2 |
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Pesquisei as assistências autorizadas da Schwinn pelo site.
Todas assistências ficam a mais de 20 km de minha casa e todas se localizam em bairros periféricos, do tipo que você evitaria passar pedalando. Ou evitaria passar em geral rsrs Mandei um email pra eles com a reclamação. |
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fhabib
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Cadastrado em: 01 Mar 2017 Rio de Janeiro Offline Mensagens:196 |
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Reativando o tópico para não abrir um novo sobre o mesmo assunto:
Então, em março de 2018 comprei uma GT AVALANCHE COMP 2018. Moro no Rj e minha bike fica na varanda do meu apartamento, que e relativamente próximo a orla. Venho percebendo que os rotores do meu freio ( shimano) estão com pontos de oxidação. Em um primeiro momento, achei que eram resquícios da resina da "queima" da pastilha de freios, porém, os referidos pontos estão dando em locais onde a pastilha não alcança. Seguem as fotos do disco para análise dos amigos e dizer se são mesmo ponto de oxidação e sugestão de como agir? Seria motivo para acionar a garantia? Posso passar uma "palha de aço" de leve aí? Não faço nada? Informo que não está influenciando em nada nas frenagem. |
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marioricardo
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Cadastrado em: 08 Abr 2018 Rio Grande - RS Offline Mensagens:65 |
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Eu recomendo não passar nada no disco, pode contaminar e aí sim será um problema. Eu particularmente não daria muita atenção para ferrugem no disco, já que isso é bem normal nos discos de freio de carro e não afeta em nada. Mas é claro, você tem todo o direito de reclamar com o fabricante e caso sejam de aço inox deviriam trocar os discos.
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christianmdt
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Cadastrado em: 08 Out 2017 rio de janeiro Offline Mensagens:1196 |
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Morar na orla e deixar a bike na varanda e excludente de garantia. A bike esta em ambiente salino.
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RuanRAC
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Cadastrado em: 06 Mai 2014 Natal/RN Offline Mensagens:2829 |
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passe uma bucha de aço e NÃO PASSE ÓLEO depois.
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Gryphon
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Cadastrado em: 05 Jun 2016 São Paulo Offline Mensagens:805 |
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Um detalhe interessante. Peguem uma peça de aço inox e tentem passar num esmeril. Vocês verão é que ele desliza no esmeril, ao invés de chuviscar fagulhas. Inox tem muito cromo na composição, e além de ser um material muito duro, a oxidação do cromo cria uma camada muito fina e resistente que dá a propriedade que evita que o inox enferruje. Essa mesma camada de óxido de cromo tem baixo coeficiente de atrito, de tal forma que se você montar uma peça com parafuso e porca de inox, por mais que você dê aperto, o conjunto se solta com facilidade. Assim, o inox não gera muito atrito, que é a base do funcionamento dos freios. Há também outra propriedade do inox que é inconveniente para freios. Inox transfere menos calor que aços carbono ou ferro fundido. Alguns tipos de inox transferem tão pouco calor, que é possível segurar uma barra de inox numa ponta com as mãos nuas enquanto a outra ponta está rubra de quente. Normalmente tambores e discos de freio são feitos de aço carbono ou de ferro fundido.
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marioricardo
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Cadastrado em: 08 Abr 2018 Rio Grande - RS Offline Mensagens:65 |
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Não sei qual material são utilizados nos discos de bicicleta, mas lembro de vários sites informarem na descrição do produto que o material é aço inox. Se de fato é aço inox não sei dizer.
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RuanRAC
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Cadastrado em: 06 Mai 2014 Natal/RN Offline Mensagens:2829 |
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agora o seguinte, se o disco está pedindo arrego cuidado com esse local pra guardar tua bike pois você está destruindo ela, não so os discos
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fhabib
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Cadastrado em: 01 Mar 2017 Rio de Janeiro Offline Mensagens:196 |
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Obrigado. Vou comprar uma capa impermeável para tentar minimizar os riscos. Frisando que a bike não fica na chuva. Minha varanda é grande e a bike fica fora do alcance da chuva. A varanda e o único local para guardar a bike, ou então na garagem do subsolo ( no bicicletario) o de fica as bike tudo zoneada e onde os vizinhos não tem cuidado nenhum com as bikes do outros e está fora de cogitação deixar ela lá.Esses pontos de oxidação só deu no disco dianteiro, o resto da bicicleta está tudo OK sem nenhuma oxidação. |
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Mr.Sergius
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Cadastrado em: 13 Ago 2008 Santos Offline Mensagens:2091 |
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É claro que há algum problema com esses discos, além do ar de praia. Entre os problemas mais prováveis vejo defeito na fabricação, seja com a têmpera ou com a liga; a possibilidade de ser um disco falsificado e usada uma liga vagabunda; ter respingado sobre o disco algum líquido oxidante. Digo isso porque se hoje tenho discos de 1a linha, já tive os muito vagabundos e nunca nenhum deles enferrujou desse jeito. Moro na praia (Guarujá) e embora a bike não fique exposta eu também não lavo os discos depois de andar à beira mar... Ferro, carbono e ao menos 10,5% de cromo. Esta é, basicamente, a composição do aço inox, que lhe traz vantagens químicas e físicas em relação a outras ligas metálicas, entre elas a capacidade anti-ferrugem. Mas podem conter também - conforme sua finalidade - elementos como o níquel, o silício e o fósforo,
entre outros, em diferentes quantidades, para ter mais ou menos
dureza, resistência contra corrosão ou conformabilidade, por exemplo. Há varias "receitas" conhecidas de misturas de elementos no aço, assim temos aço 304, 304L, 316, 316L, 410 (o chamado aço cirúrgico), etc. Já a corrosão (ferrugem é própria do ferro puro) se apresenta em diversos tipos mas basicamente é a interação de moléculas de água, oxigênio e íons de hidrogênio com o metal em um meio condutor. Essa corrosão do disco na foto, parece o que chamam de corrosão intercristalina ou intergranular.
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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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Mr.Sergius
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Cadastrado em: 13 Ago 2008 Santos Offline Mensagens:2091 |
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Daí porque acho que houve erro na escolha da receita do tipo de aço. Se fosse o 304L ou o 316L isso não aconteceria, pois esses aços tem alta resistência à corrosão intercristalina (pontos ou linhas pouco profundos de corrosão que ocorre em aços sensibilizados e expostos a agentes corrosivos). Vejam ainda que cada disco shimano, na verdade não seu isso ainda acontece, são adequados a certas pastilhas de freio. Tinha discos shimano que vinha gravado "Use only metallic pads" ou "Use only sintered pads". Isso decorre do tipo de aço utilizado. Usar pastilhas metalicas em discos para pastilhas orgânicas em condições extremas de frenagem o disco ficava azulado. Já o contrário devorava as pastilhas. Dai, é melhor averiguar, as reais razões da corrosão antes de tirar a bike da varanda, lixar o disco ou pior passar um WD40 no disco...
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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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fhabib
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Cadastrado em: 01 Mar 2017 Rio de Janeiro Offline Mensagens:196 |
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Obrigado pela explicação. Uma pergunta: é aconselhável lavar a bike depois de andar à beira mar? Mesmo que ela não suje? Pois não tenho costume de lavá-la. Apenas passo pano úmido no quadro, ou os famosos "lenços umidecidos" para tirar os respingos, limpo e lubrifico a corrente com lubrificante a base de cera.
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Mr.Sergius
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Cadastrado em: 13 Ago 2008 Santos Offline Mensagens:2091 |
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O ideal mesmo seria lavar, com água, uma esponja e um detergente neutro. Jatos de água como máquinas de lavajato são desaconselhadas especialmente aquela 'aproximada' prá tirar uma sujeirinha resistente... isso arranca a lubrificação facilitando o desgaste das peças móveis como corrente, movimentos de direção e central, eixos, links etc...
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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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