Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Elétricas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vela Bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vela Bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
NataliaAl Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jul 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NataliaAl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Vela Bike
    Postado: 30 Jul 2016 as 16:14
Acompanho o fórum há algum tempo e gostaria de saber o que a comunidade pensa a respeito da Vela, bicicleta elétrica nacional, projeto financiado coletivamente que parece estar dando certo - inclusive vão lançar versão feminina e fixas tradicionais em breve.
Vocês comprariam? Que problemas/qualidades apontariam nessa bike?
Ela não tem marcha e o auxílio elétrico é de 350W, sem regulação de potência pelo usuário, há um controle remoto pelo qual você pode desligar o motor e pedalar sem ajuda, e o tamanho menor pesa 19kg. O quadro é cromoly e parece bem feito, com peças de qualidade.
Estou considerando uma para ir ao trabalho, moro na região da Avenida Pompéia em SP, várias ladeiras e tal. Mas queria mesmo ouvir sobre a bicicleta em geral, se vocês acham durável, de boa qualidade...
Voltar ao Topo
NataliaAl Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jul 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NataliaAl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2016 as 16:16
Link do site deles: http://www.velabikes.com.br
Voltar ao Topo
Denmarq Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Ago 2012
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Denmarq Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2016 as 18:49
Olá Natalia,

Vi essa bike ao vivo na Brasil Cycle Fair ano passado e achei bem bacana, mas não tenho como dar um feed back efetivo.

Queria te contar minha experiência com elétricas pq talvez possa te ajudar. Eu tb moro na região da Av. Pompeia e comprei uma elétrica para ir ao trabalho. A minha tinha que pedalar para o motor funcionar. Depois de uns 3 meses, percebi que tinha ganho algum condicionamento físico e tentei ir com uma bike normal. Depois disso nunca mais usei a elétrica e acabei vendendo. Não me vejo usando uma elétrica novamente.

Se mesmo assim achar que deve comprar uma elétrica, sugiro que veja se ela tem mercado de segunda mão para poder passar para frente. Pode ser que vc queira aposentá-la antes do que imagina.

Boa sorte!
Voltar ao Topo
NataliaAl Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jul 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NataliaAl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2016 as 17:41
Obrigada pela resposta, Denmark!
Eu atualmente volto do trabalho de Bike Sampa, que é ótimo por ser gratuito, e volto de ônibus em vários dias por causa da preguiça, hahah. No meu trajeto tem aquele trecho de ciclovia nas ladeiras de Perdizes (umas que estão longe de ser as piores dali), e eu normalmente desvio e vou no meio dos carros pra evitar essas ladeiras, inclusive porque não consigo subi-las pedalando ainda.
Então comecei a pensar na elétrica pra ter ajuda do motor nos dias de preguiça, e pra topografia não ser mais um problema - eu hoje nem considero ir pra Paulista ou pra Heitor Penteado de bike. E eu sou meio franga, sabe? Não tenho muita força, embora desconfie que a marcha leve do Bike Sampa ainda seja um pouco pesada.
Sei que poderia melhorar, mas fico pensando se eu não vou simplesmente pegar um busão, hahah.
Só tenho medo de comprar uma coisa que depois vai me dar dor de cabeça e despesa, quebrar fácil...
Outro fator é que frequentemente saio pra trabalhar ou volto na hora do almoço, então no verão fica complicado...
Eu amo andar de bicicleta, desde pirralha, e quero isso no meu cotidiano mais e mais, mas suar muito acaba com a dignidade dum cristão hahahah
Voltar ao Topo
ednaldo Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Fev 2011
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ednaldo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2016 as 13:48
Natalia, eu sou ciclista a algum tempo. Comecei competindo no triathlon, mas agora uso a bicicleta apenas como principal meio de transporte. Acho que a bike elétrica tem sua utilidade como modal urbano e não deve ser descartado. No meu trabalho não há chuveiro para uma ducha e aqui na minha cidade (Maringá) faz 30 graus no inverno, chegando a 40 graus no verão. Sou professor universitário, então várias vezes começo minhas aulas literalmente pingando suor na frente dos alunos. Sempre tenho que levar uma outra camiseta ou camisa na bolsa e uma toalha de natação úmida para tomar um "banho de gato". Além disso, tive que instalar um alforje na bike para tirar a mochila das costas e evitar mais suor.
Para tentar resolver esse problema acabei de comprar uma Vela e estou aguardando a montagem. Acredito que ela irá me ajudar nesses dias mais quentes, mas nos dias mais frios acredito que continuarei usando a minha bike convencional. Acho que as duas tem aplicações diferentes e podem conviver muito bem. 
Depois que eu experimentar de fato a Vela conversamos mais!
Abraço

Voltar ao Topo
NataliaAl Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jul 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NataliaAl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2016 as 10:37
Oi, Ednaldo!!
Legal seu relato, eu também comprei a Vela!
Depois de um tempo que estiver usando volto aqui para compartilhar a experiência!

No futuro gostaria de ter duas bikes também!
Voltar ao Topo
wallaceagf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2018
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wallaceagf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2018 as 08:31
Beleza, 2 anos se passaram, seria interessante ter o depoimento de vocês
Sobre a ebike para modal urbano, exatamente para isso que eu estou pensando em comprar uma 😁
Voltar ao Topo
convencional Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2014
Curitiba
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar convencional Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2018 as 14:30
Pelo jeito ninguém comprou... ou não tiveram boa experiência.
Voltar ao Topo
zuzubela Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Set 2020
RMC
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zuzubela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2020 as 17:45
Talvez seja tarde demais para responder, mas comprei a Vela 2.
Uso a bicicleta para andar pela cidade, para trabalhar e tal já fazia isso com uma mountain bike por vários anos, mas comecei a ter problemas nas costas pois levava muita carga.
Então resolvi ir atras da elétrica.
As subidas ficaram muito suaves e as retas mais rápidas também. Mas da uma sensação ruim na descida, já que não há marcha para ajudar e tem um limite de 25 km/h.
E se quiser ir mais devagar para acompanhar alguém, tem que ir brecando toda hora, pois não dá pra desligar temporariamente, a não ser que tire a bateria.
Se acabar a bateria ou se der algum bug, ela é bem pesada.
A parte de travar a bicicleta quando estacionada realmente funciona o gps também, mas o aplicativo ainda não veio com as 3 mudanças de velocidade prometidas.
Estou me acostumando e em geral estou gostando.
Voltar ao Topo
AthaBiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Set 2012
CZS, Acre
Offline
Mensagens:290
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AthaBiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2024 as 11:21
Oi pessoal! Quero retomar esse tópico pois comprei uma Vela 2 e gostaria de compartilhar aqui minhas impressões e, de repente, conseguir um suporte dos bikers mais experientes em e-bikes.

Comprei a Vela 2 na promoção de queima de estoque. A caixa contendo a bike chegou até rápido aqui em casa, veio muito bem empacotada e protegida.

No unbox tem pouca coisa a fazer, os pneus vem cheios e basta colocar a roda da frente, reposicionar o guidão e já era, a bike está pronta para pedalar. É recomendado deixar a bateria carregando total antes de usar, e logo fiz isso.

A bike tem duas formas de carregar a bateria, uma externamente, junto à central de controle, que fica dentro de uma bolsa fake presa no quadro. A bateria fica dentro do seat tube, e ele é bem grosso justamente para ter dentro a bateria. E tirando a bateria do quadro dá para carregar ela externamente. Tem um conector P10 (esses de guitarra) que faz as conexões.

Assim que logo coloquei a bateria para carregar, diretamente pelo quadro, e percebi que a luz já indicava verde, porém, ao retirar o fio do carregador, a BIKE NÃO LIGOU!! Ela deveria ligar, só ao mexer nela ou apertar o freio. Então você pode conectar ao app do celular. Mas a bike não ligou e não conectou ao aplicativo. Foi só possível conectar ao aplicativo com ela ligada na carregador.

Bom, entrei em contato com a assistência via WhatsApp e o técnico ao me atender pediu para eu tirar a bateria e largar ela dentro do seat tube, de uma altura de forma a que com algum impacto o conector dentro do seat tube "alinhasse". Achei bem estranha essa instrução, mas enfim, segui o pedido e, mesmo assim, nada da bike ligar.

Por ela ter chego pouco antes das festas de final de ano, coincidiu com as férias coletivas da empresa, então ainda aguardo por uma solução, a bike tá aqui encostada e eu deprimido por isso.

Assim, destaco as seguintes 1as impressões (sem ter pedalado):

- O quadro é muito bem construído, excelentes soldas e geometria, a bike parece ter vindo desde um túnel do tempo, eu só pedalei de speed e MTB e ter uma urbana com design europeu me encanta.

- Admito que a solução da empresa em esconder a bateria dentro do seat tube é bastante inteligente, e diversas outras e-bikes fazem o mesmo, no entanto, quando a e-bike tem esse padrão de bateria como canote ou dentro do seat-tube, a base do tubo é aberta, dando possibilidade para conectar o fio da bateria diretamente por baixo; na Vela existe um conector P10 dentro do seat tube no fundo, e ao colocar a bateria ele conecta. Não sei se essa é a melhor solução. Pelo que reparei, aparentemente esse sistema já é instalado no processo de montagem e solda do quadro, complicando a manutenção.

- Enfim, também não gostei de ter que selecionar as velocidades pelo celular; não ando com o celular dependurado no guidão como eles indicam fazer e não acho que isso seja mais funcional que ter um visor LCD no guidão indicando o que precisa.


POSSÍVEL PROBLEMA IDENTIFICADO:
- Testei a bateria com voltímetro e ela aparentemente está Ok, pois também carrega quando esta fora. A bike liga quando está carregando pelo conector externo, acionando motor etc., mas quando tira o fio a bateria não liga a bike. Assim, desconfio que o problema é no conector ou no fio que passa pelo tubo inferior até a controladora. Mas é impossível de chegar no plugue dentro do quadro, no fio dentro do tubo ou na controladora, selada rebitada no quadro. 

A empresa afirma que o frete - transporte pode ter desconectado alguma parte do sistema interno. 

O pior que tenho que esperar a empresa voltar a trabalhar para ter uma solução. Enquanto isso queria saber dos amigos se já tiveram problema parecido com a Vela 2.

No site RECLAME-AQUI tem vários relatos que a Vela 2 deixa as pessoas na mão no meio do trecho: simplesmente a bike apaga. Será que tem a ver com sistema de ligação da bateria?

Assim, fico nesse dilema, de um lado, uma bike linda e muito bem montado e do outro, um sistema elétrico que ainda precisa ser muito melhorado.

É isso, grande abraço aos colegas!



Se eu pudesse pedalaria toda minha juventude de novo.
http://www.strava.com/athletes/1472585
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2024 as 11:57
Que merda, hein?!

Bom, pelo que vi, a controladora fica naquela caixinha marrom do quadro. Pode ter algo solto lá.

Sobre a conexão da bateria no canote, você deve conseguir acessar tirando o movimento central, mas não acredito que o problema esteja aí.
Voltar ao Topo
AthaBiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Set 2012
CZS, Acre
Offline
Mensagens:290
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AthaBiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2024 as 13:03
Valeu Hugo! E olha que concidência incrível: eu havia acabado de enviar o post e o correio bate aqui em casa com uma caixa, não estava esperando nada, e descubro que a caixa vem da Vela! Eles mandaram um super kit D.I.Y. para a manutenção da bike, saca só na foto.... 
Agora, provavelmente vou receber um vídeo tutorial ou algo, mas já me sinto bem melhor com a perspectiva de consertar o problema e de ficar autosuficiente nisso no futuro.





Se eu pudesse pedalaria toda minha juventude de novo.
http://www.strava.com/athletes/1472585
Voltar ao Topo
AthaBiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Set 2012
CZS, Acre
Offline
Mensagens:290
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AthaBiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2024 as 13:05
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

(...)tirando o movimento central (...)

Tirei, mas não dá para acessar por ali, com as ferramentas que eles enviaram si, tirando pelo tubo mesmo. Agora contorlar a ansiedade para resolver logo a falha.
Se eu pudesse pedalaria toda minha juventude de novo.
http://www.strava.com/athletes/1472585
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2024 as 13:13
Que bacana, hein?! Os caras mandaram o kit completo mesmo, até as ferramentas! Shocked

Estão de parabéns!

Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2024 as 16:22
Não é por nada não, mas uma empresa que manda um ferro de solda, fita isolante e termo retrátil para o cliente, mostra o grau de comprometimento em prestar assistência.
Manutenção colaborativa, pague caro e conserte você mesmo.
Devolveria tudo. Kit dor de cabeça.

Editado por Hugobh77 - 04 Jan 2024 as 16:26
Voltar ao Topo
AthaBiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Set 2012
CZS, Acre
Offline
Mensagens:290
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AthaBiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2024 as 13:11
Originalmente postado por AthaBiker AthaBiker escreveu:

Oi pessoal! (...)
Assim que logo coloquei a bateria para carregar, diretamente pelo quadro, e percebi que a luz já indicava verde, porém, ao retirar o fio do carregador, a BIKE NÃO LIGOU!! Ela deveria ligar, só ao mexer nela ou apertar o freio. Então você pode conectar ao app do celular. Mas a bike não ligou e não conectou ao aplicativo. Foi só possível conectar ao aplicativo com ela ligada na carregador.

(...)


RESOLVIDO!Big smile

Hoje consegui finalmente testar a bike, e ela entrega tudo que promete sim, para 350W tem bom torque nas subidas e boa velocidade progressiva, mais o botão de turbo que sim, puxa bastante velocidade (não sei qual, não uso o celular no guidão). Infelizmente, acho que não me acostumarei em ter que usar o celular para conferir o status da bateria. Também, o app só oferece odômetro trip, não o total.

Para o conserto, bastou abrir o local que está localizada a controladora e revisar a conexão de todos os fios, um por um. Dito e feito, havia um fio solto resultado de uma solda muito mal feita no positivo da bateria, que une vários outros fios da controladora e do carregamento da bateria. Refiz as conexões usando conectores adaptados e soldei ainda outros fios soltos e, está, a bike ligou.



Se eu pudesse pedalaria toda minha juventude de novo.
http://www.strava.com/athletes/1472585
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2024 as 13:26
Ainda bem que era algo simples de resolver. Agora é mandar ver nos pedais.


Sobre consultar velocidade, telefone não é prático mesmo. Se quiser ter acesso fácil a isso, instale um ciclocomputador (GPS). Por menos de R$100 você consegue uns modelos mais básicos na Aliexpress, como o Xoss G.

Usar isso é interessante nem tanto pela velocidade, mas por permitir que você registre todas as atividades feitas com a bike e programe as manutenções (lubrificação, troca de corrente, etc). Além disso, talvez você consiga ver qual a duração real da bateria da bike no seu uso.
Voltar ao Topo
AthaBiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Set 2012
CZS, Acre
Offline
Mensagens:290
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AthaBiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2024 as 12:02
Pessoal, a empresa Vela faliu.

Acabei de receber um mail com a notícia.

"É com muita tristeza que viemos comunicar o encerramento das nossas operações.

 

Para muitos, essa informação chega de forma inesperada e repentina, mas é a conclusão de uma difícil etapa que passamos nos últimos 3 meses.
 

Apesar do grande crescimento que tivemos nos primeiros 6 anos de operação da Vela, enfrentamos uma série de complicações durante o período da pandemia, o que resultou em uma forte queda nas vendas e dificuldades operacionais, principalmente em 2021. Não obstante essa fase desafiadora, conseguimos sobreviver, superar e retomar o crescimento nos anos de 2022 e 2023, na casa de 50% a cada ano, além das conquistas com a Vela nos Estados Unidos nesse período.

(...)

Victor Cruz"




Se eu pudesse pedalaria toda minha juventude de novo.
http://www.strava.com/athletes/1472585
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2024 as 14:14
Muito triste, empresa diferenciada, com um nicho super legal. Mas mesmo em um país com 220 milhões de habitantes essas ideias e ideais "diferentes" não vingam. Lá fora ou em países específicos as coisas andam. Cada país com sua realidade. Vão colocar culpa no governo, etc, etc, acho verdade em partes, mas também somos culpados como consumidores.

Esses dias critiquei o Bike Hotel no post de mais uma unidade deles que fechou. O tempo médio de vida é de 6 meses, em um baita investimento feito pelos franqueados. Critiquei os donos da franquia por não darem apoio ao franqueado. Mas teve um outro comentário que "coloca a culpa" em nós, e concordo. Muitos ciclistas vão lá, usam da estrutura e não tomam um café sequer, não fazem um post na rede social elogiando o local.

Enfim, tem coisa que vinga no BR e tem coisa q não vinga...


Editado por BrunoRHCP - 19 Jan 2024 as 14:14
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2024 as 11:56
Originalmente postado por BrunoRHCP BrunoRHCP escreveu:

Muito triste, empresa diferenciada, com um nicho super legal. Mas mesmo em um país com 220 milhões de habitantes essas ideias e ideais "diferentes" não vingam. Lá fora ou em países específicos as coisas andam. Cada país com sua realidade. Vão colocar culpa no governo, etc, etc, acho verdade em partes, mas também somos culpados como consumidores.

Esses dias critiquei o Bike Hotel no post de mais uma unidade deles que fechou. O tempo médio de vida é de 6 meses, em um baita investimento feito pelos franqueados. Critiquei os donos da franquia por não darem apoio ao franqueado. Mas teve um outro comentário que "coloca a culpa" em nós, e concordo. Muitos ciclistas vão lá, usam da estrutura e não tomam um café sequer, não fazem um post na rede social elogiando o local.

Enfim, tem coisa que vinga no BR e tem coisa q não vinga...



Questão cultural, em geral o pessoal não dá valor ao que é do outro e na contra mão o outro quer cobrar tubos de dinheiro. Assim a balança nunca se equilibra.
E como cara ir para o bar e levar a própria cerveja, não dá. Manter um negócio aberto não é fácil. Em grande parte o usuário/consumidor é responsável pelo sucesso do empreendimento.

No caso da vela, joga a bomba na mão do usuário e baita covardia continuar vendendo sabendo que vai fechar as portas.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X