Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dieta Cicloturística Vegetariana
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dieta Cicloturística Vegetariana

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
EdTupã Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jan 2009
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EdTupã Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dieta Cicloturística Vegetariana
    Postado: 07 Jun 2009 as 01:22
Ola galera do pedal!

Em outro post, percebi a manifestação sobre dieta vegetariana. Estou me aventurando ja fazem algumas semanas nesse novo estilo de alimentação.

Quais os prós e contras em ter uma dieta sem a proteína animal nos treinos ou durante uma cicloviagem? No caso de camping, é possivel fazer a própria refeição com todos os nutrientes necessários? No caso do prato-feito que comemos muito em uma viagem vocês pedem algo para completar a falta da "mistura"?

Abraços!
Edmilson Cupertino
Voltar ao Topo
robervalpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2008
RJ
Offline
Mensagens:1228
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robervalpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2009 as 12:39
Um cuiddado é quanto à fta de alguns aminoácidos em certas plantas. Para isso basta ter uma boa variedade de vegetais na sua dieta, para grantir que está ingerindo todos eles. Milho, por exemplo, não tem triptofano. Mas outros vegetais tem. Carnes possuem todos os aminoácidos necessários para construir nossas proteínas, além de serem ricas em ferros (as vermelhas).

Um outro cuidado é quanto a Vitamina B. Em menor escala, ferro pode ser uma preocupação.

Veja bem, para quem pratica esporte proteína/aminoácidos são fundamentais, pois é de onde você vai tirar matéria prima para os músculos.

Da mesma maneira, Ferro é essencial, pois faz parte da hemoglobina (ptn do sangue)e mioglobine (ptn similar, mas dos músculos), e sem essas duas, não terá oxigenação adequada podendo ainda ter uma anemia.

Um outro mineral essencial é o Calcio, pois além de ser importante para ossos, é essencial para a contração muscular. Calcio sem Vitamina D não adianta, pois o rganismo precisa da Vit D para absorver o Calcio.

A lista é longa, mas a noção básica é procurar uma boa variedade que supra as necessidades de aminoácidos, de energia (carbohidratos), de lipídeos, Vitaminas e Minerais.

Não sou vegetariano mas conheço alguns, inclusive corredores amadores. Uma tem inclusive anemia e precisa tomar pílulas para compensar a flta de ferro. Não sei se no caso dela há algo mais além da dieta que contribui para isso. Nada contra contanto que seja balanceada e bem pensada. Que tal uma consulta a um  nutricionista?
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefub Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2009 as 13:58
Para anemia a melhor receita que já vi foi da minha mãe, panela de ferro neles, isso mesmo a panela de ferro quando usada aumenta a quantidade de ferro nos alimentos. A maior prova foi de um filho de uma amiga não pode comer proteína e ele estava anêmico, falei da panela e em uma semana ele não estava mais anêmico.
Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
robervalpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2008
RJ
Offline
Mensagens:1228
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robervalpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2009 as 16:47
andrefub,

isso é interessante, pois até onde sabia, o ferro só é usado pelo organismo se estiver em determinadas formas, por exemplo complexado a porteínas (mioglobina) ou como ferritina. Ferro Fe2 e íons de ferro não seriam usados, por isso não adianta chupar parafuso para curar anemia. No caso da panela, só consigo imaginar algum tipo de reação com coisas da comida que faça com que o ferro se ligue a algo "usável" pelo organismo.

abs,
Voltar ao Topo
FaRoFFeRo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Mar 2009
DF
Offline
Mensagens:185
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FaRoFFeRo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2009 as 18:05
  Ja vi um experimento que o cara pegava sucrilhos, depois moia ele todo no liquitificador, depois que ele tava "papa" (misturado com agua depois de moído), aí eles botavam num saco plastico e depois passava um ima nele esfregando no saco e derrepente dava pra ver umas particulas de ferro seguindo o imã.

  è bem possivel que a panela de ferro tenha uma certa influencia na refeição.
 
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2009 as 19:14
Originalmente postado por EdTupã EdTupã escreveu:

Ola galera do pedal!

Em outro post, percebi a manifestação sobre dieta vegetariana. Estou me aventurando ja fazem algumas semanas nesse novo estilo de alimentação.

Quais os prós e contras em ter uma dieta sem a proteína animal nos treinos ou durante uma cicloviagem? No caso de camping, é possivel fazer a própria refeição com todos os nutrientes necessários? No caso do prato-feito que comemos muito em uma viagem vocês pedem algo para completar a falta da "mistura"?

Abraços!
Edmilson Cupertino
 
parabéns EdTupã... com certeza vc terá muito prazer ao comer e realmente sentira o verdadeiro sabor dos alimentos sem sofrimento!
 
sou veg a 2 anos e não tenho problemas quanto a todas as ladainhas q me dizem, quando as pessoas sabem q sou veg (proteina, B12, anemia, baixa imunidade, etc). Convivo com pessoas q são veg desde q nasceram e também não apresentam nenhum tipo e "mutação" (hehehe). Agora,  lembre-se da necessidade que teu corpo exige para funcionar corretamente... minha dica é: vc mora no Brasil = frutas, sementes, castanhas, legumes, vegetais, cereais, grãos, entre outros... se colocar na ponta do lápis, teu orçamento vai dar uma folgada por conta do supermercado...
 
As pessoas assimilam comida sem carne com falta de nutrientes, proteinas, etc... e esquecem de olhar para o valor nutricional de outros componentes de uma alimentação balanceada e por muitas vezes saudável... A única coisa que eu não ingiro é alimentos de origem animal, todas as outras infinitas possibilidades eu me arrego!
 
Não tem com que se preocupar, vc não va ficar anemico ou menos "potente", em termos de pedal, por optar por uma dieta ética.
 
pode ser efeito placebo, mas me sinto muito melhor depois q optei pela compaixão com os nossos irmãos... temos q deixar de ser antropocêntrico e sermos mais  biocêntrico.
 
té+
 
abraço
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
lipenur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lipenur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2009 as 02:47
Desculpe minha ignorância no assunto, pois não como nada que não se mexa !! LOL

o que é um vegetariano??
existem vários tipos de vegetarianos??
como fica a questão de frango ou peixes??


quem sabe um dia.... Embarrassed
Eu não preciso de ciclovia, e sim respeito !!
Voltar ao Topo
wsam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2009
SAMPA
Offline
Mensagens:909
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wsam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2009 as 03:59
Originalmente postado por lipenur lipenur escreveu:

Desculpe minha ignorância no assunto, pois não como nada que não se mexa !! LOL
o que é um vegetariano??
existem vários tipos de vegetarianos??
como fica a questão de frango ou peixes??
quem sabe um dia.... Embarrassed


Lipe,
é um assunto bem delicado e extenso.

Mas se tiver afim de conhecer um pouco mais, dá uma lida nessa reportagem que saiu na VIP, o legal é que ela é rápida e divertida:

A arte de largar a bisteca
http://www.vidavegetariana.com/artigos/vip/bisteca.htm

Agora um vídeo realmente FODA:

EARTHLINGs

http://www.youtube.com/watch?v=tZ8oxD9WLNo

Bjundas



Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2009 as 15:55

curti o texto... bem simples e muito bem escrito.

o vídeo ja conheço e passo a vez...
 
té+
 
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Jassa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2006
Limeira SP
Offline
Mensagens:3974
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jassa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2009 as 15:59
 
   Mas se vc quer correr como um guepardo, vc tem que comer uns bifinhos mal-passado de impala, gazela, gnu's, zebras .....WackoWacko
 
   Esse assunto que entende bastante é o nosso amigo Vegan, só que ele anda meio sumido !!!  Smile


Editado por Jassa - 08 Jun 2009 as 16:00
Voltar ao Topo
jgur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2006
-
Offline
Mensagens:947
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jgur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2009 as 01:24
Originalmente postado por wsam wsam escreveu:

Originalmente postado por lipenur lipenur escreveu:

Desculpe minha ignorância no assunto, pois não como nada que não se mexa !! LOL
o que é um vegetariano??
existem vários tipos de vegetarianos??
como fica a questão de frango ou peixes??
quem sabe um dia.... Embarrassed


Lipe,
é um assunto bem delicado e extenso.

Mas se tiver afim de conhecer um pouco mais, dá uma lida nessa reportagem que saiu na VIP, o legal é que ela é rápida e divertida:

A arte de largar a bisteca
http://www.vidavegetariana.com/artigos/vip/bisteca.htm

Agora um vídeo realmente FODA:

EARTHLINGs

http://www.youtube.com/watch?v=tZ8oxD9WLNo

Bjundas



Excelente texto, também sou vegetariano...
 
Quanto a alimentos vegetarianos terem sabor melhor ou pior em relação aos convencionais, como todo alimento, só depende de quem prepara, dos ingredientes e dos temperos que utiliza.
 
Experimentem qualquer dia ir em um restaurante vegetariano. Os pratos geralmente são melhor preparados que os equivalentes convencionais, são menos caros e voce sai muito bem saciado e feliz.TongueTongue
 
Edmilson,
Parabéns pela sua opção, é uma escolha difícil para alguns, mas muito bem fundamentada.
 
O problema deve ser falta de acesso a informação, e costumes adquiridos por muito tempo...
 
Os vegetarianos além de ter menos tendências a problemas com colesterol, triglicérides, etc,
( exemplo:
 
            Acredito que muitas pessoas conheçam pelo menos algum amigo ou parente que teve problemas de saúde, coração, etc.,não?)
 
** Demonstram respeito pela vida de outros seres vivos, como os animais
(a verdade que é escondida...)
 
**e participam menos da destruição ambiental do planeta
 
 
(vejam o relatorio do greenpeace no final, um pouco grande mas vale a pena..)
 
Se em primeiro momento parece difícil para as pessoas se tornarem vegetarianas, pelo menos poderiam reduzir o uso de alimentos animais em alguns dias por semana e já será um grande progresso...
 
Agora quanto a sua pergunta, acontece o mesmo problema comigo, 
Quando vou para outras localidades, mesmo de carro, quando não tem opções vegetarianas,  acabo apelando para produtos com queijo, grãos, ovo, etc,
(por falta de opções ainda sou ovo-lacto )
Sanduiches, pasteis e salgados  com queijo, palmito, pizzas de escarola e outros vegetais,
em refeições, se não tiver soja,  procuro reforçar nos grãos, como feijão, milho, etc
e assim por diante ...Big smile
 
Só considerando que são momentos de exceção, já que nossa alimentaçao é mais favorável nos outros dias... para mim tem sido razoável...
 
Também não adiantaria ser vegetariano e encher o prato de frituras, doces, alcool, etcDead
 
Em caso de duvida procure um nutricionista, de preferência vegetariano, se possível
 
Quem sabe um dia tenhamos mais opções e possamos ir mais adiante...
 
quem sabe o vegan venha com mais dicas...


Editado por jgur - 09 Jun 2009 as 01:34
Voltar ao Topo
fonfa Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Mai 2009
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fonfa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2009 as 02:11

Sou vegano há 8 anos e te digo: só fazer a festa no sacolão sem frescura que sua saúde vai melhorar demais.

Faça o possível também pra eliminar doces, frituras... Você vai "desviciar" seu paladar e aprender a sentir mais o gosto das coisas.

Não sou cicloturista mas já abriguei uns camaradas cicloturistas vegetarianos em minha casa, talvez eles possam te ajudar. Tá aí o orkut de um deles: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=3157601107297691194

Mas é bem simples: Variedade é a chave para uma alimentação vegetariana saudável

Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2009 as 05:51
Poxa, só agora vi esse post!
Ando com a cabeça em outro lugar! hehehe

Então, sou vegan (vegetariana restrita) há 8 anos também.
No momento não tenho viajado de bike (aliás, esse mês completa 6 meses que não ponho a bike na estrada) pois estou com um problema na tíbia e no coccix (ossos do ofício mesmo), terminando minha recuperação, então não posso fazer nenhum esforço.

Mas uma coisa eu digo... pelo menos, pra mim (e para outros amigos meus que também viajam) a viagem sempre foi tranquila em termos de alimentação - tanto viagens de bike, como de carona, a pé, etc.

Vou contar o que costumo usar nas minhas experiências de viagem "para o meio do mato", quaisquer que sejam.

Normalmente eu levo (pros primeiros dias) uma mistura de: arroz (eu uso o arroz parboilizado que possui vitaminas. O integral possui bastante fibras, mas demora mais para cozinhar), proteína de soja fina, lentilha, soja partida, aveia em flocos, temperos e alguma outra coisa que estou esquecendo. Só essa mistura já fornece grande parte das proteínas, fibras, carboidratos que você precisa ingerir durante um pedal pesado. Além da mistura, levo alga nori (que é altamente rica em ferro e proteína) que pico e misturo na hora, batata, cenoura, e qualquer vegetal que dê para acomodar no alforje, sem amassar ou estragar. Também faço uma sopa caseira (mmistura pronta, e seca) com soja, e outras leguminosas.
O bom é que é só parar num lugar, colocar água, e deixar no fogo até ficar pronto. Ah, não uso muito sal nessas misturas, já que o sal retém líquidos.

Além disso, eu costumo carregar muita banana desidratada, que possui alta concentração de açúcares e potássio, que sempre precisamos no pedal. Frutas como maçã também são bem-vindas. Ah! E oleaginosas como semente de girassol (não levo castanha do pará, ela é muito oleosa, o que dificulta a digestão, e também não curto o processo de extração dela).

Na real, levo tudo que seja leve, de preferência seco ou desidratado (principalmente por causa do peso) - e vegan, claro!

Quanto as folhas, vegetais que precisamos também, dependendo do lugar uso as ervas daninhas que crescem na região, mas eu possuo conhecimento sobre qual comer, qual utilizar, etc, então não me arrisco a dar dicas por correr o risco de causar uma má interpretação futura. Mas se tiver interesse, posso te indicar alguns livros sobre o assunto.

Ás vezes levo também maltodextrina em pó para misturar na água.

Mas digo com certeza, não achei ainda nenhum contra por não ingerir proteína animal alguma - realmente, não me faz falta até hoje, e ainda não fez, e faço exames de sangue completos, e nunca tive nada. É só manter uma alimentação balanceada, não precisa de frescuras, uma alimentação rica em vegetais, leguminosas, oleaginosas, frutas, cereais, e água, é suficiente!
Agora, quanto ao prato feito, (que eu evito comer, pois prefiro preparar minha própria comida), é só você falar que não come carne (e/ou ovos, etc), e pedir para colocarem outra coisa, te digo que nunca ninguém negou fazer isso, pelo contrário, colocam muuuuuitoooo mais!

Bom, devo estar esquecendo de alguma coisa, mas quando lembrar escrevo mais!

Espero ter ajudado!
Qualquer coisa, é só falar!   
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2009 as 14:20
Eu sigo pelo caminho do meio. Como muitos vegetais (folhas, legumes) todos os dias, carne vermelha uma vez por semana e frango. Não como frituras nunca e doce no máximo uma vez por dia (exceto aos domingos).
No meu ultimo checape o médico falou que a tempos não via alguém com números tão saudáveis e que era pra eu continuar por esse caminho porque está dando certo.
Um dos segredos do sucesso do ser humano é a grande capacidade de se alimentar de diferentes maneiras.
Aqui no forum temos amigos que tem dieta vegetariana e são pessoas saudáveis, conheço gente que vive de dieta cetogenica (gordura e carne) e também são saudáveis. Alias, os esquimós vivem a base de carne e gordura de baleia e nem por isso eles tem mais (ou menos) problemas de coração.
No fim eu acho que o que estraga mesmo é açucar, fritura, gordura trans e outras atrocidades que nosso corpo não foi feito para digerir. 
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2009 as 15:09
Só acho estranho o argumento de alguns de que não fazem os bichos sofrerem. Pô, e as plantas, não são seres vivos também?
Que segregação de espécies vivas é essa?
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2009 as 16:02
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Só acho estranho o argumento de alguns de que não fazem os bichos sofrerem. Pô, e as plantas, não são seres vivos também?
Que segregação de espécies vivas é essa?


Pois é. E uma alface não pode nem sair correndo pra se defender! LOL


Editado por Cebo - 09 Jun 2009 as 16:04
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2009 as 18:30
satoshi, vc come plantas?
 
caso vc não consuma plantas em geral, esta tua questão é pertinente. Caso contrário, creio q é um tanto quanto demagógica.
Veja, não estou de maneira nenhuma querendo desmerecer a tua questão, mas apenas criticando a práxis. ok?
pergunto isto por conta de achar muito errado questionar alguma pessoa em relação aos atos por ela praticados, quando quem está questionando também não o faz.
 
com relação a tua questão, existe muitas correntes de pensamentos... a minha posição é esta:
 
 
na pergunta número 8...
 
e sem contar que ainda não consigo viver apenas de agua e luz! hehehe
 
 
té+
 
abraço
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2009 as 19:12
Satoshi, essa sua pergunta sobre as plantas... é sério???

Editado por ecobiker - 09 Jun 2009 as 19:12
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2009 as 19:18
"Pois é. E uma alface não pode nem sair correndo pra se defender!"

Sei que foi de brincadeira (eu espero!). Mas se não foi... você não acha meio incoerente usar argumento da defesa?
Pois se fosse por esse caminho a argumentação, a galinha e vaca, e outros animais também não podem se defender, afinal, você já viu o processo de abate de qualquer animal?? Oo

O que tem a ver a capacidade de defesa de um ser vivo definir se ele serve ou não para alimento?
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2009 as 19:20
Com, como foi levantado a questão das plantas, não vou deixar de responder.
Mas vou citar Gary Francione:

Uma das perguntas feitas com mais freqüência a um vegano é: “e as plantas?”.

Na realidade, eu não conheço nenhum vegano que não tenha ouvido essa pergunta ao menos uma vez, e a maioria de nós já a ouviu muitas vezes.

Claro que ninguém que faz tal pergunta realmente acha que não podemos distinguir entre, digamos, uma galinha e um maço de alface. Isto é, se no próximo jantar você cortar um maço de alface na frente dos seus convidados, eles terão uma reação diferente daquela que teriam se você fosse cortar uma galinha viva. Se, ao caminhar pelo seu jardim, eu pisar em uma flor de propósito, você poderá, com toda razão, ficar irritado comigo, mas, se eu chutasse de propósito seu cachorro, você ficaria irritado comigo de um modo diferente. Ninguém considera esses dois atos equivalentes. Todo mundo reconhece que há uma importante diferença entre a planta e o cachorro, diferença essa que torna o ato de chutar o cachorro mais grave, no plano moral, do que o ato de pisar em uma flor.

A diferença entre o animal e a planta envolve a senciência. Isto é, os animais não-humanos — ou pelo menos aqueles que costumamos explorar— sem dúvida são conscientes de suas percepções sensoriais. Os animais sencientes têm mentes; eles têm preferências, desejos ou vontades. Isso não quer dizer que as mentes dos animais sejam como as mentes dos humanos. Por exemplo, pode ser que as mentes dos humanos, que usam uma linguagem simbólica para se orientar pelo seu mundo, sejam bem diferentes das mentes dos morcegos, que usam a ecolocalização para se orientar no mundo deles. É difícil saber ao certo. Mas isso é irrelevante; o que importa é que tanto o humano quanto o morcego são sencientes. Ambos são aqueles tipos de seres que têm interesses; ambos têm preferências, desejos ou vontades. O humano e o morcego podem pensar diferentemente sobre tais interesses, mas não pode haver a menor dúvida de que ambos têm interesses, inclusive o interesse em evitar a dor e o sofrimento, e o interesse em continuar a viver.

As plantas são diferentes, no plano qualitativo, dos animais humanos e dos animais não-humanos sencientes, pois as plantas com certeza são seres vivos, mas não são sencientes. As plantas não têm interesses. Não há nada que a planta deseje, ou queira, ou prefira, porque não há nenhuma mente, ali, para se incumbir de tais atividades cognitivas. Quando dizemos que uma planta “precisa” de água ou “quer” água, não estamos afirmando nada sobre o estado mental da planta, assim como não estamos afirmando nada sobre o estado mental do motor de um carro quando dizemos que ele “precisa” de óleo ou “quer” óleo. Pode ser do meu interesse pôr óleo no meu carro. Mas não é do interesse do meu carro: meu carro não tem interesses.

Uma planta pode reagir à luz do sol e a outros estímulos, mas isso não significa que a planta seja senciente. Se eu fizer uma corrente elétrica passar por um fio ligado a uma campainha, a campainha toca. Mas isso não significa que a campainha seja senciente. As plantas não têm sistema nervoso, receptores benzodiazepínicos, nem qualquer outra característica que associamos à senciência. E tudo isso faz sentido em termos científicos. Por que as plantas desenvolveriam a capacidade de ser sencientes, se elas não podem fazer nada para reagir a um ato que as danifica? Se você encostar uma chama em uma planta, a planta não pode fugir; ela continua exatamente onde está e queima. Mas se você encostasse uma chama em um cachorro, o cachorro faria exatamente o que você faria—gritaria de dor e tentaria fugir da chama. A senciência é uma característica que evoluiu em certos seres para capacitá-los a sobreviver escapando de um estímulo nocivo. A senciência não seria de nenhuma utilidade para uma planta; as plantas não podem “escapar”.

Eu não estou querendo dizer que não podemos ter obrigações morais concernentes às plantas, mas sim que não podemos ter obrigações morais para com as plantas. Isto é, podemos ter a obrigação moral de não cortar uma árvore, mas essa não é uma obrigação moral que temos para com a árvore. A árvore não é o tipo de entidade para com o qual podemos ter obrigações morais. Podemos ter uma obrigação moral, isso sim, para com todas as criaturas sencientes que vivem na árvore ou dependem dela para sua sobrevivência. Podemos ter a obrigação moral para com os outros animais humanos e não-humanos que habitam o planeta de não derrubar árvores de modo irresponsável. Mas não podemos ter quaisquer obrigações morais para com a árvore; podemos ter obrigações morais apenas para com os seres sencientes, e a árvore não é senciente nem tem interesses. Não há nada que a árvore prefira, queira ou deseje. A árvore não é o tipo de entidade que se importa com o que fazemos a ela. O esquilo e os pássaros que vivem na árvore certamente têm interesse em que não cortemos a árvore, mas a árvore não. Pode ser errado, no plano moral, cortar uma árvore irresponsavelmente, mas esse é um ato qualitativamente diferente do ato de atirar em um veado, por exemplo.

Falar sobre os “direitos” das árvores, como algumas pessoas fazem, é um convite a equiparar árvores a animais não-humanos, e isso só pode funcionar em detrimento dos animais. De fato, é comum ouvirmos os ambientalistas falarem sobre nossa responsabilidade no gerenciamento dos nossos recursos naturais e incluírem os animais não-humanos entre os “recursos” a serem gerenciados. Isso é um problema para aqueles de nós que não vêem os animais não-humanos como “recursos” para nosso uso. As árvores e as outras plantas são recursos que podemos usar. Temos a obrigação de usar tais recursos com sabedoria, mas essa é uma obrigação que temos apenas para com outras pessoas, sejam elas humanas ou não-humanas.

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2009 as 20:36
Sei lá, respeito quem não come carne, mas eu não me penalizo de saber que um animal morreu pra eu poder comer. Faz parte da natureza.
Alias, falaram pra mim que eu mudaria de opinião se visse como as coisas acontecem. Bom, já vi e nada mudou.
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2009 as 23:03
Não entendi o que quer dizer como parte da natureza...

Um ser humano chegar no supermercado, colocar no carrinho de compras um pedaço de carne empacotado, ou pedacinhos empanados de frango... isso é natural? Obviamente não, portanto, não faz parte da natureza.

No mais, o ser humano já deixou de fazer parte da natureza no momento que adotou um estilo de vida domesticador de plantas e animais, modificando todo o cenário natural para suprir UNICAMENTE seus interesses. Prova disso é o estado em que estamos no mundo agora.

Os animais caçam porque PRECISAM da carne para sobreviverem... Eu não como carne,e com uma dieta baseada 100% em vegetais, não morri, além de estar muito saudável, o que prova que o ser humano não precisa mais de carne para SOBREVIVER.

Quanto ao consumo ou não de carne, depois de muitos anos, percebi que realmente não vale a pena impor nada às pessoas. Quem quiser comer, coma. Como já foi dito, as informações estão por aí para quem tiver interesse, se a pessoa achar que deve mudar, que mude.

Quanto a se penalizar ou não... bom... o animal não morreu para você poder comê-lo. Na verdade, sua vida lhe foi TIRADA.
E você não caça o que você come: você paga para outras pessoas matarem pra você.
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2009 as 23:31
A sim, a parte do supermercado não é naturalBig smile. Eu me refiro só a parte de um bicho ser morto para o outro comer. Enfim, essa é uma discussão que não acabaria nunca. Eu acredito que uma pessoa não precise de carne nem de leite ou derivados de animais para viver (olha você ai, vivinho da silva), mas também acredito que o peso cultural na alimentação é muito grande e dificilmente o mundo vai virar vegano.
Como sempre, meu amigo, alimentação é questão de gosto (sem trocadilhos) e isso não se discute.

Quanto a caçar ou não o que eu como, um filhote de leão também não caça o que ele come e nem por isso deixa de ser natural.

Alias, o ser humano pode até achar que não faz parte da natureza, mas ela está sempre ai pra provar o contrario.
 
O que mais me preocupa com o consumo de carne não é exatamente o bem-estar dos animais e sim o impacto ambiental que uma criação de vaca tem.  Isso sim é um problema sério. Alias, reduzi drasticamente o consumo de carne por isso (isso e a ECA que a cozinha fica depois de fazer carne Big smile).




Voltar ao Topo
jgur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2006
-
Offline
Mensagens:947
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jgur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2009 as 03:35
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

 
....
O que mais me preocupa com o consumo de carne não é exatamente o bem-estar dos animais e sim o impacto ambiental que uma criação de vaca tem.  Isso sim é um problema sério. Alias, reduzi drasticamente o consumo de carne por isso (isso e a ECA que a cozinha fica depois de fazer carne Big smile).
 
Sim, outro ponto imortante, além de se importar com os animais é bom se importar com os humanos, principalmente das futuras gerações, incluindo filhos, netos, etc...
 
Vejam mais esta, (entre várias outras relacionadas) para somar com as informações do outro link sobre a Amazônia:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/03/090305_amazoniasecaml.shtml
que mundo esta geração deixará para as próximas?
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2009 as 16:37
Eu falei sério sobre as plantas. Os vegetais existem à toa? Estão no mundo por mero acaso? O que faz os animais serem tão especiais assim com relação aos vegetais?

Li acima o argumento de que animais têm "vontades e desejos", mas isso não desmerece a questão das plantas.

Por trás dos argumentos anteriores, enxergo o mesmo argumento que as religiões ocidentais usam para colocar o homem no topo da hierarquia dos seres vivos. Defender os animais como "diferentes" de vegetais ou outras formas de vida recai nesse mesmo argumento religioso.

Lembrem-se que todos os seres vivos têm um instinto em comum: o da sobrevivência. As plantas também têm mecanismos inatos para sobreviverem. E isso é resultado de milhões de anos de evolução. E os animais nada mais são do que o resultado de um ambiente extremamente competitivo para a sobrevivência, que levou ao desenvolvimento de um sistema nervoso capaz de assimilar e interpretar o ambiente a sua volta.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2009 as 17:38
O que escrevi e postei de forma alguma foi arumento religioso.

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2009 as 17:40
Bom, não vou defender meu ponto de vista.
Na boa, já estive em mil discussões como essa, e elas não levam a algum lugar.
Novamente, as informações estão por aí, tirem suas próprias conclusões, e façam o que acharem melhor.
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2009 as 23:16
Eu levo muitas frutas... sempre desidratadas (por motivos de peso, volume, conservação, preparo). Meu set list de rango pra levar em pedais longos consiste basicamente de: uva passa, tâmaras, banana passa, figo, damasco, pêra, maçã, castanha do pará, castanha de cajú, amendoin, goiabada, barras de cereal diversas e bolachas água e sal.
 
almoço e janta eu sempre procuro um restaurante de beira de estrada (daqueles de R$ 6,90 buffet livre), sempre tem arroz branco, feijão, macarrão, batata frita e saladas diversas... Creio q com este cardápio, o único problema que posso ter é uma congestão! hehehe
 
flw
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
jgur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2006
-
Offline
Mensagens:947
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jgur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2009 as 03:00
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Eu falei sério sobre as plantas. Os vegetais existem à toa? Estão no mundo por mero acaso? O que faz os animais serem tão especiais assim com relação aos vegetais?

Li acima o argumento de que animais têm "vontades e desejos", mas isso não desmerece a questão das plantas.

Por trás dos argumentos anteriores, enxergo o mesmo argumento que as religiões ocidentais usam para colocar o homem no topo da hierarquia dos seres vivos. Defender os animais como "diferentes" de vegetais ou outras formas de vida recai nesse mesmo argumento religioso.

Lembrem-se que todos os seres vivos têm um instinto em comum: o da sobrevivência. As plantas também têm mecanismos inatos para sobreviverem. E isso é resultado de milhões de anos de evolução. E os animais nada mais são do que o resultado de um ambiente extremamente competitivo para a sobrevivência, que levou ao desenvolvimento de um sistema nervoso capaz de assimilar e interpretar o ambiente a sua volta.
 
Satoshi San, até certo ponto concordo com voce que as plantas também são seres vivos, o ideal mesmo seria chegarmos a um estágio que possamos viver só de ar, luz, talvez um pouquinho de água (na caramanhola, claroTongueTongueTongue )assim não atingiríamos nenhum outro ser vivo ( do jeito que achamos que conhecemos)...
Mas também são válidos e muito fortes os motivos ecológicos e de saúde, já pensou nisso também?
E já lhe disseram que para produzir 1 (um) kg de alimento animal usa-se uns 10kg de alimento vegetal? já considerou que poderia haver muito mais alimento?
que o rebanho bovino brasileiro é de +- 170 milhões? onde eles põem tudo isso? e como eles alimentam isso?
 
Quando puder dê uma olhada nos outros links, dê uma olhada sobre o assunto pela internet e você irá se surpreender...
 
ps 10 kg vi em outro local, no guiavegano é muuuito mais..


Editado por jgur - 11 Jun 2009 as 03:20
Voltar ao Topo
mike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2006
maringa - parana
Offline
Mensagens:1394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2009 as 21:41
Originalmente postado por robervalpedal robervalpedal escreveu:

andrefub,

isso é interessante, pois até onde sabia, o ferro só é usado pelo organismo se estiver em determinadas formas, por exemplo complexado a porteínas (mioglobina) ou como ferritina. Ferro Fe2 e íons de ferro não seriam usados, por isso não adianta chupar parafuso para curar anemia. No caso da panela, só consigo imaginar algum tipo de reação com coisas da comida que faça com que o ferro se ligue a algo "usável" pelo organismo.

abs,
Roberval, o pior é que isso funciona! Minha avó tinha uma panelona gigante de ferro, e se tinha alguém com anemia na família, ela mandava um feijãozão nervoso feito na panela de ferro, e a pessoa realmente melhorava. Todo mundo perguntava o que ela botava na comida, e ela dizia: É a panela de ferro, que cura a anemia, se eu fizer o mesmo feijão numa panela comum, não é igual."
 
Quanto a ser vegetariano, eu realmente parabenizo quem é! Acho muito bacana, pelo bem que faz à saude, mas eu não consigo. Além de arroz e feijão, o que eu como de planta é batata, mandioca, pepino (Ui!), cenoura, tomate e alface. Muito raramente couve e repolho. Sou muito enjoado...
 
Gosto mesmo é de uma costelona só no sal grosso, na brasa, só beliscando o matambre... Daí toma um gole de breja, pra dar um contraste com o sal...
Bike pra mim é transporte, esporte, poupança, e plano de saúde. Porque não pedalar??
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2009 as 22:23
Apenas complementando que, quando minha filha apresentou um quadro de anemia, a primeira coisa que a minha esposa fez foi comprar uma panela de ferro, para cozinhar o arroz. Funciona sim!
Quando eu era menino e meus avós ainda eram vivos, eu passava as férias no sítio com eles e lá só se usava panelas de ferro. Nunca ouvi dizer que havia criança ou adulto com anemia.

abs.

Waldson


Originalmente postado por mike mike escreveu:

Originalmente postado por robervalpedal robervalpedal escreveu:

andrefub,

isso é interessante, pois até onde sabia, o ferro só é usado pelo organismo se estiver em determinadas formas, por exemplo complexado a porteínas (mioglobina) ou como ferritina. Ferro Fe2 e íons de ferro não seriam usados, por isso não adianta chupar parafuso para curar anemia. No caso da panela, só consigo imaginar algum tipo de reação com coisas da comida que faça com que o ferro se ligue a algo "usável" pelo organismo.

abs,
Roberval, o pior é que isso funciona! Minha avó tinha uma panelona gigante de ferro, e se tinha alguém com anemia na família, ela mandava um feijãozão nervoso feito na panela de ferro, e a pessoa realmente melhorava. Todo mundo perguntava o que ela botava na comida, e ela dizia: É a panela de ferro, que cura a anemia, se eu fizer o mesmo feijão numa panela comum, não é igual."
 
Quanto a ser vegetariano, eu realmente parabenizo quem é! Acho muito bacana, pelo bem que faz à saude, mas eu não consigo. Além de arroz e feijão, o que eu como de planta é batata, mandioca, pepino (Ui!), cenoura, tomate e alface. Muito raramente couve e repolho. Sou muito enjoado...
 
Gosto mesmo é de uma costelona só no sal grosso, na brasa, só beliscando o matambre... Daí toma um gole de breja, pra dar um contraste com o sal...
Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
EdTupã Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jan 2009
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EdTupã Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2009 as 00:02
Pessoal,

Muito obrigado pelas dicas de nutrição. Me ajudaram bastante. Quanto a polêmica, prefiro dizer que me tornei vegetariano pelos motivos: Minha saúde, o meio ambiente e pelos animais.

Abraço a todos!

Edmilson
Voltar ao Topo
cassimirinho Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 10 Jun 2009
Goiânia/GO
Offline
Mensagens:173
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cassimirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2009 as 19:07
Gostei de saber sobre essas curiosidades.
Voltar ao Topo
jgur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2006
-
Offline
Mensagens:947
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jgur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2009 as 02:28
Originalmente postado por cassimirinho cassimirinho escreveu:

Gostei de saber sobre essas curiosidades.
Infelizmente não são apenas curiosidades.
 
-A parte ambiental está crítica. O planeta está desequilibrado em ecologia, clima, poluição, etc, com sérios impactos iminentes na natureza como um todo, mas o pessoal não acredita muito.
 
-Quanto a saúde, uns anos atrás, eu e uns colegas de trabalho fomos chamados para uma palestra sobre saúde.
Em nossos exames médicos de rotina, havia acusado colesterol e triglicérides em índices acima do saudável. Na palestra recomendava fazer exercícios e manerar com gorduras, frituras, doces, etc.
Optei por pedalar e me tornar vegetariano (e manerar com a alimentação em geral).
Mas um dos colegas não teve tempo de se cuidar, o coração dele deu tilt.
Tem outro na fila para fazer angioplastia.
 
 
de onde vem a carne que voces comem?
se estas empresas resolveram agir agora, de onde vinha antes?
e de outras empresas?
 
 
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2009 as 03:04
Ahhh... que foda... fico muuuuuito feliz por alguns posts que li!!!!



É por ver que pessoas ainda abrem seus olhos à realidade e mudam seu estilo de vida e alimentação, que ainda tenho forças pra continuar nessa luta!!



Vocês não sabem como fico feliz!



Editado por ecobiker - 18 Jan 2015 as 17:01
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
jgur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2006
-
Offline
Mensagens:947
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jgur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2009 as 04:36
Sim, Sofia,
 
aos poucos, alguns irão percebendo algo, também gostaria que fosse mais rápido,
mas pelo menos colocamos informações...
 
 
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2009 as 18:23
Originalmente postado por ecobiker ecobiker escreveu:

O que escrevi e postei de forma alguma foi arumento religioso.



Sofia,

Tenho a mente aberta para alternativas, e nem por isso achei a argumentação do Satoshi falha. Muito pelo contrário.

Dizer que você já discutiu isso antes e que não leva a lugar nenhum não é exatamente a melhor forma de contra-argumentar... O nível da discussão aqui está ótimo, não tem ninguém ofendendo ninguém, apenas expondo seus pontos de vista. Não há razão para abandonar!
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2009 as 20:45
Alessandro, o que quis dizer é que informações sobre vegetarianismo estão disponíveis amplamente pela internet, até foram postados alguns links aqui para quem tiver interesse.

E sobre "levar a lugar algum" quis dizer sobre perguntas como "e as plantas?". Esse tipo de pergunta raramente é motivada por uma dúvida sincera sobre a diferença (ou não) nas implicações éticas do uso de animais e plantas por seres humanos. Geralmente é um álibi dos onívoros para justificar seus hábitos: "se não podemos ser éticos em igual medida com animais e plantas, então seria arbitrário poupar apenas um deles, sendo mais lógico e justo vitimar ambos". Diante da impossibilidade de justificar seus desvios éticos, algumas pessoas buscam acusar os seus críticos, julgando que os erros que eles também cometem – mesmo que apenas presumidos – eximem-nos de responsabilidade pelos seus próprios erros. Como os realistas, sugerem que a impossibilidade de chegar a padrões mínimos de moralidade e ética não apenas invalidam a busca por estes padrões, como justificam a ação totalmente desvinculada de ambos.

Bom, foi só uma opinião minha, pois eu realmente já estive muito em debates sobre essas perguntas, com argumentos bem fundados, mas com o tempo vamos percebendo que a intenção de algumas pessoas não é o interesse em si, e sim tentar demonstrar que os princípios morais e éticos que a pessoa adota são falhos - e não são.

Não estou falando sobre o caso do Satoshi (por favor, não me entendam mal), pois na verdade não sei quais foram as intenções dele e não vou julgar ninguém, mas em muitas vezes as pessoas simplesmente fazem essas perguntas só por implicância mesmo, e depois de 9 anos (praticamente 365 dias por ano ouvindo as mesmas perguntas) eu percebi que o melhor é direcionar os esforços para aqueles que realmente querem saber mais sobre princípios éticos e ambientais a respeito da dieta vegetariana (entende-se como uma dieta que se abstem de todos os produtos de origem animal, diferente do ovo-lacto-vegetarianismo).

Não vou abandonar a luta, nem mesmo essa discussão, apenas prefiro me ausentar em certos tipos de perguntas...


Editado por ecobiker - 18 Jun 2009 as 21:17
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2009 as 21:12
Antes que eu me esqueça, o consumo de carne é o responsável direto por praticamente todo o desmatamento que existe em todo o planeta. As madeiras são vendidas, mas a intenção real sempre é dar espaço para pasto para gado, ou para a monocultura de soja (e caso vocês não saibam, 80% da soja no brasil é direcionada para alimentação de animais "de abate", seja utilizada aqui, ou exportada para outros países). Ou seja, a carne que se come possui um histórico de "destruição vegetal" gigantesco.

Satoshi, quero que saiba que eu não tenho uma visão antropocentrista, pelo contrário, minha visão é completamente biocentrista, na forma mais radical da palavra.

Eu defendo todas as formas de vida, minha vida gira em torno disso. Para mim toda a vida existe por um motivo, e o que eu puder fazer para que essas vidas sejam poupadas de morte ou destruição denecessários eu farei. Desde salvando formigas na pia de casa, ou pombas machucadas, ou impedindo que uma árvore seja cortada, tanto faz. Para mim são vidas.

Mas enquanto viva eu preciso fazer escolhas diárias, e essas escolhas pesam na minha consciência pois sei que possuem não somente um peso ético e moral, mas em toda uma teia de vida sensível. E entre comer um vegetal , ou um animal que SABEMOS que sofre e sente dor, eu prefiro comer a planta.

Antes eu pudesse viver de luz para não prejudicar absolutamente nenhum ser vivo. Mas sabemos que isso não é possivel!

O fato é que podemos optar por causar mais danos ou menos danos. Comer plantas causa muito menos dano, e se podemos optar por infligir danos, nos animais E nas plantas, ou somente nas plantas, é preferível causar danos somente nas plantas.

Sem falar que ao comer carne, estamos comendo um pedaço de um animal que para engordar somente um 1kg teve que comer (entenda-se também como causar dano) MUITO MAIS PLANTAS do que comeríamos no mesmo período.
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
thiovnd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2009
Goiania
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiovnd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2009 as 21:53
Ainda não sou mas estou no caminho do vejetarianismo a seis meses (ainda como peixes,  frutos do mar, e derivados animais).
Tenho bastante problemas sociais, principalmente com minha família (sou o primeiro e único).
Me sinto MUITO BEM depois desses meses
Devo aqui ressaltar a minha opnião:

O fato de ser saudavel é uma POSSIBILIDADE. (não depende só da ausencia de carne)
Carne é caro (basta redirecionar a dinheiro)


Gostaria de algumas dicas de quem já é mais experiente:

Moro sozinho detesto ir ao supermercado gostaria de adquirir produtos que preencham a falta de carne que durem MUITO tempo em minha residencia.

Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X