Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Geometrias modernas e malucas: long low and slack!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Geometrias modernas e malucas: long low and slack!

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 09:32
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Esses flip chip eu até imagino o cara parando no meio da trilha, tirando as chave allen pra fazer a troca "ops, agora tem uma subida..."

por enquanto só a canyon strive e algumas cannondale fazem isso "on the fly".
deve ser interessante poder mudar a geometria assim
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 09:56
O mesmo acontece com as caixas de direção que permitem a alteração do ângulo caixa de direção. Não dá para fazer isso "on the fly", cabe ao pilota analisar previamente a trilha que vai fazer e ajustar tudo antecipadamente.
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 13:11
falei mais pela zoeira mesmo... Acho interessante essa história de você poder customizar a bike...

Pra mim especificamente não tem utilidade... como sou pangaré eu raramente mexo sequer nos rebounds da suspensão da bike   
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2016 as 16:48
Mais sobre o assunto:
Não deu tempo de ler para dar uma opinião.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2016 as 11:22
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Mais sobre o assunto:
Não deu tempo de ler para dar uma opinião.

excelente artigo, principalmente por que coloca numa espécie de "gráfico" do angulo de direção vs reach as principais bikes do mercado. só achei que a conclusão não foi tão conclusiva, não é todo mundo que tem sensibilidade ou mesmo oportunidade pra testar diversas bikes e ver o que é melhor.

A experiência que eu tive é que sim, pra andar rápido é melhor ter a bike longa..  muito mais estável.
Ideal mesmo é ter mais de uma bike, mas poucos podem se dar a esse luxo infelizmente.

A tendência é realmente alongar as bikes, diminuir o ângulo do head tube e aumentar do seat tube (e isso indiretamente provoca um "encolhimento" no comprimento do top tube efetivo) além de aumentar o Reach.
Acho muito bom essas bikes malucas como a Nicolai e Pole, extrapolando que se vê até onde vão as vantagens de utilizar essas geometrias. O tempo vai dizer quais são os limites.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2016 as 11:48
Eu acho que tende a ser mais o feeling do ciclista que necessariamente a bicicleta. Vide Aaron Gwin levando campeonato na YT (bem diferente da Spec Demo) e Richie Rude com 1.80m na Yeti SB tamanho M. Eu como sujeito pouco sensível as mudanças na bike, é difícil eu notar muita diferença... Só quando é de uma bike XC pra uma trail
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2016 as 13:38
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Eu acho que tende a ser mais o feeling do ciclista que necessariamente a bicicleta. Vide Aaron Gwin levando campeonato na YT (bem diferente da Spec Demo) e Richie Rude com 1.80m na Yeti SB tamanho M. Eu como sujeito pouco sensível as mudanças na bike, é difícil eu notar muita diferença... Só quando é de uma bike XC pra uma trail

detalhe, a SB6C média tem medidas praticamente iguais a uma Nomad Large.

se eu fosse pegar uma SB6C, teria que ser a Small, que é bem similar as medidas da minha nomad média.
pelo jeito quem quiser uma bike "curta" e for baixo vai ser obrigado a escolher uma trailbike de menos curso se a tendência continuar assim.

e sim o piloto faz toda a diferença, muito mais que a bike, principalmente  frequência de treino e disposição pra correr riscos. eu mesmo estava andando muito melhor com a Spz Enduro mesmo nas trilhas de DH mesmo ela sendo inferior a bike atual, mas por que tava treinando (e me arriscando) muito mais naquela época que agora.






Editado por TheLittle - 08 Nov 2016 as 14:19
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2016 as 16:43
Como Ja dizia um velho ciclista Texano:

It's not about the Bike !!

Quem ganha prova é o ciclista e não a bike. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Cordilo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2015
Goiânia
Offline
Mensagens:111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cordilo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2016 as 08:59
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Vide Aaron Gwin levando campeonato na YT (bem diferente da Spec Demo)


É Off Topic... mas, "se" tivesse mais 1 ou 2 etapas, pelo que vinha andando o Danny Hart levava facil do Gwin.

Efim... como dizia o velho Texano, it´s not the horse... it´s the Cowboy.

Abraços!!!
Atualmente:
Focus Black Forest 29er (2014)
GT Zaskar Sport 27.5 (2015)

...keep drinking and riding.
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2016 as 09:43
Mas o grande ponto da mudança que o próprio Hart falou foi o "new workout" que ele começou a fazer. Aparentemente ele não tinha o fitness, ai entrou num programa e já viu né?
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2016 as 10:32
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Mas o grande ponto da mudança que o próprio Hart falou foi o "new workout" que ele começou a fazer. Aparentemente ele não tinha o fitness, ai entrou num programa e já viu né?

falando em "fitness" viram o Marcelo Gutierres no campeonato nacional enduro da Colombia?

Segue depoimento do facebook dele:

Gente esto del Enduro es cosa seria. Muchas veces me preguntan, por que no corre, porque no se mete más al cuento y la respuesta es que el día que quiera hacerlo bien a de prepararse uno para eso... Les cuento que en mi vida creo que nunca había comido tanta pero tanta 💩 como lo hice el domingo... Por mucho rato pensé en tirar la toalla y mandar todo al carajo. De alguna forma, a punta de coraje y honor y con Garrido, (a)estebanzm24 y (a)ajaramillobo fue que me fui ahí acompañado y terminé además de varios problemas mecánicos y un número de calambres que no se los deseo a nadie. Mis respetos para todos los que terminaron y a (a)briders y (a)revistabiker por la invitación y a (a)oakleycolombia por la atencion.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2016 as 18:53
Tu é doido... uma vez fiz uma brincadeira aqui na região como se fosse assim... descer dois singletracks e ir pedalando de um ao outro em 25 minutos... tá loco, cheguei botando os bofe pra fora e desci agarrado no freio sem dar nenhuma pedalada


Voltando ao cerne do tópico, outra coisa a respeito do Hart/Mondraker Summum é que a geometria da Mondraker ajudou muito em VDS... aquilo tava um inferno de buraco, nam. Vide a roda do Gwin que foi pro saco.
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2017 as 09:43
Nova Intense Tracer, quadros mais longos
http://www.pinkbike.com/news/2017-intense-tracer-review.html

como a Nomad e a Tracer são bikes muito próximas, prevejo que pra 2018 a nomad vai mudar:

- cubos boost
- garfos 170mm padrão (acho que os modelos 2017 já estao vindo assim)
- reach de 15 a 30mm maior, dependendo do tamanho
- talvez mude o seat angle coisa de 1° mais em pé.

e acho que a Santacruz lança uma Hightower de 150mm de curso no quadro com garfo 160 29", pra concorrer com Enduro 29, Trek Slash. Já tem muita gente modificando as HT pra 150 de curso, acho que vão "oficializar" a gambiarra.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2017 as 02:18
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

muito interessante o vídeo da Pole apesar de ser meio irritante a dificuldade do cara falar inglês kkkkk

basicamente, ele fala que nas geometrias "antigas" o seat tube sempre foi bem inclinado, talvez numa tentativa de "ajustar" a bike afim de uma mesma bike  atender vários tamanhos de ciclista. Com o seat tube com ângulos mais baixos, exemplo 70°, quanto mais alto se usa o selim, mais o banco se afasta do guidão e maior poderia ser a medida de top tube "virtual".

O problema disso é que o "reach", que é a distância horizontal entre o eixo vertical que passa no central e o eixo vertical que passa pela direção, era muito curta. Apesar do cidadão estar sentado muito pra trás, o pedivela está bem deslocado pra frente e quando fica em pé na bike, ela fica muito curta e o peso bem pra frente, mesmo tendo o tamanho de top tube adequado.

esse lance dos seat tubes com ângulos mais altos, como 74 ou 75° é bem interessante pois a posição em pé ou sentado na bike não muda bruscamente, e acredito ser tendência daqui pra frente. 
por outro lado, tem que tomar mais cuidado quando for escolher tamanho de quadro pois uma pessoa alta que compra um quadro pequeno não vai ter mais esse "ganho" de top tube real quando sentado.



isso do angulo do seat tube tbm favorece andar com banco alto em trechos mais tecnicos, drops por exemplo, o banco fica mais pra frente e nao te atrapalha tanto, além de sentado na subida a bike levantar menos a frente, acho que vai nesse lance das provas estarem mais brabas, subidas e descidas, a minha RM element acho que tinha 74° de seattube e é 2009.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2017 as 13:58
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

 E tendencias sao tendencias,mais nescessidade mercadologica mesmo que praticidade e vantagem.
O caso das rodas 29 em DH foi uma tentativa,e foi minima,ja poucas marcas tentarao,pois DH ja usa pneus enormes,uma bike pesada q so serve pra descer e mais nada,nao tem sentido rodas grandes onde se tem suspa de 180mm na dianteira,anula o efeito da 29,e o efeito giroscopico,pois o aro é maior(aro mesmo),ainda ta la.Ai poe pneus de 29er fatty e tenta descer,,,

Agora,que bike cumprida demais é bem limitada,ai é inegavel..

mimimimimimi Cry

e vai ter DH 29 no world cup???

vai ter simmmm!
https://www.pinkbike.com/news/will-a-29er-end-up-on-a-world-cup-dh-podium-this-year-pinkbike-poll-2017.html
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2017 as 02:42
saiu mais um artigo do enduro-mtb.com

The New Normal Enduro 27.5 Bike
http://enduro-mtb.com/en/mtb-geometry-new-normal/

avaliaram 62 bikes para entender o que rola por ai... pessoalmente adorei as seguintes constatações LOL

"(...) with enough geometry variations to confuse a NASA engineer (...) it’s all about feel, so go and test the hell out of your short list!"


"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2017 as 02:51
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

(...) e vai ter DH 29 no world cup???(...)


seu comentário me lembrou um video que vi esses dias, onde o "bike-reporter" fez o megaavalanche pra contar como era... usou uma canyon 29er e se lembro bem no meio do terror de tanto tombo e otb, meio que sem pensar, agradeceu a Deus pelo aro 29

segue o link https://m.youtube.com/watch?v=GI1B1ooxHwM
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2017 as 07:59
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:



Agora,que bike cumprida demais é bem limitada,ai é inegavel..

outra confusão que fazem sempre (coisa de leigo) é associar TAMANHO DE RODA com COMPRIMENTO DA BIKE.

Claro que existem limitações físicas e óbvias do tamanho de roda que consegue colocar num quadro dado certo comprimento. Por exemplo pegando rodas 26 e 29 com um mesmo tamanho de pneu, e tentando fazer a bike mais curta possível, é claro que com rodas 26 vai conseguir um entre-eixos menor.

eu tenho lá  na minha "garagem" uma enduro 27.5 com 117cm de wheelbase e uma trail 29 com 113cm. A 29 que estou vendendo (camber) tem 112cm (original 111cm). 

A traseira da 27.5 tem 43,5cm e da 29 tem 43,2cm.


é só olhar as mondraker summun 27.5 com sua "forward geometry", acredito que sejam as bikes mais longas do circuito, até mesmo mais longa que as 29 da santacruz. 

E funcionou bem no campeonato mundial UCI do ano passado em Val Di Sole:

1 Danny Hart (mondraker summum)
2 Laurie Greenland (mondraker summum)
3 Florent Payet (mondraker summum)

ou seja, tamanho de roda não tem muito a ver com entre-eixos, com cubos boost e a eliminação do câmbio dianteiro é possível fazer 29 full bem curtas hoje em dia se quiser. e bikes longas podem até ter suas limitações, mas em certas situações (como essa por exemplo) funcionam muito bem.





Editado por TheLittle - 16 Ago 2017 as 08:02
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2017 as 08:01
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

saiu mais um artigo do enduro-mtb.com

The New Normal Enduro 27.5 Bike
http://enduro-mtb.com/en/mtb-geometry-new-normal/

avaliaram 62 bikes para entender o que rola por ai... pessoalmente adorei as seguintes constatações LOL

"(...) with enough geometry variations to confuse a NASA engineer (...) it’s all about feel, so go and test the hell out of your short list!"



pra quem tem 842872390 bikes a disposição pra testar é fácil falar. Pra quem não tem (como nós aqui) tem que ser meio teórico e pesquisar muito bem o que tá comprando pra diminuir o risco de comprar errado.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2017 as 18:57
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

saiu mais um artigo do enduro-mtb.com

The New Normal Enduro 27.5 Bike
http://enduro-mtb.com/en/mtb-geometry-new-normal/

avaliaram 62 bikes para entender o que rola por ai... pessoalmente adorei as seguintes constatações LOL

"(...) with enough geometry variations to confuse a NASA engineer (...) it’s all about feel, so go and test the hell out of your short list!"




pra quem tem 842872390 bikes a disposição pra testar é fácil falar. Pra quem não tem (como nós aqui) tem que ser meio teórico e pesquisar muito bem o que tá comprando pra diminuir o risco de comprar errado.

hum... não tinha pensado por este lado... mas vc tem toda razão, pelo menos pra mim o q manda mais é limite do bolso msm
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2017 as 05:12
bom dia... ainda tentando me acostumar ao tamanho da bike nova, ela e muito longa... tanto que qdo vi ela montada pela 1a vez pensei: "caguei em pegar L... caguei, caguei, caguei, caguei..."... o vendedor depois me confessou q qdo me viu pensou a msm coisa   

ambos sossegamos quando sentei nela, "vestiu" perfeitamente... escolhi este tamanho pensando no top tube efetivo, que ainda tava curto pro meu "bike fit de XC", e pq nele tive um desconto e tanto (maior do que anunciado no site)



o top tube curto foi plenamente compensado pelo guidão enorme de 800mm e pelo central ficar bem pra tras devido ao angulo do seat tube... ela literalmente rasgou tudo que ja li, calculei e pratiquei de bike fit kk

trazendo ela pra casa parei numa terraplanagem de galpão pra "sentir" ela... da uma confiança assustadora... como ja comentaram no post, ao ficar na posição de descida o banco atrapalha bem menos, parecia que nao estava lá msm alto

fds que vem vou ter tempo de andar nela de vdd, mas so o potencial dela nas descidas e obstáculos, ja superou as minhas expectativas... abs e boa semana
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2017 as 10:55
por isso q meu "bike fit" é ter uma porrada de mesa chinesa de 35 ate 70mm e vou testando uma por uma até achar o tamanho certo. aí coloco uma mesa boa com a mesma medida.

eu não acredito muito nos bike fit que vendem por aí, por isso  nem faço. O cara provavelmente fez um curso disso a 10 anos atrás  e vai te falar que você precisa duma bike de enduro de tamanho menor e compensar com uma mesa de 90mm, como já vi acontecer.

isso é passado! a geometria do "futuro" é cada vez mais trail com mesa menor até pra XC.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2017 as 12:49
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

(...) isso é passado! a geometria do "futuro" é cada vez mais trail com mesa menor até pra XC.

entendo... inclusive me parece que ate a escolha dos tamanhos muda... o que complica pra quem fica no meio de dois tamanhos como aborta este artigo: http://enduro-mtb.com/en/right-frame-size-mtb/

na conclusão ele diz que o estilo/objetivo do pedal de cada ciclista esta relacionado a decisão de ir para um tamanho maior ou imediatamente menor para quem esta nesse "meio"... +1 vez nos tomamos na cabeça de nao ter as bikes disponíveis para teste, ainda mais em diferentes tamanhos !!
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2017 as 13:54
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

(...) isso é passado! a geometria do "futuro" é cada vez mais trail com mesa menor até pra XC.

entendo... inclusive me parece que ate a escolha dos tamanhos muda... o que complica pra quem fica no meio de dois tamanhos como aborta este artigo: http://enduro-mtb.com/en/right-frame-size-mtb/

na conclusão ele diz que o estilo/objetivo do pedal de cada ciclista esta relacionado a decisão de ir para um tamanho maior ou imediatamente menor para quem esta nesse "meio"... +1 vez nos tomamos na cabeça de nao ter as bikes disponíveis para teste, ainda mais em diferentes tamanhos !!

bom artigo.

e foi exatamente na mesma idéia que preferi pegar a Nomad M ao invés da Small.

Embora goste do feeling da bike mais curta nas trilhas mais travadas, no caso da Nomad eu quis montar ela com uma pegada mais DH. E a trilha que costumo andar mais vezes é bastante inclinada com muitos degraus, uma bike mais longa favorece uma descida mais segura.

Como felizmente hoje posso me dar ao luxo de ter outra bike, a minha 2a bike é tamanho Small eu posso ter esse feeling de bike mais curta escolhendo andar com a outra bike. E ainda tem ajuste de geometria pra deixar ela ainda mais curta e menos "slack".

O entreeixos delas é 1169mm na nomad e 1130mm na trek no modo "low".

a nova Nomad V4 "cresceu" e se fosse trocar por uma nova, teria que ser tamanho Small. A nova V4 small tem medidas muito próximas da minha V3 Média. A V4 média é bastante maior que a minha e ficaria muito grande pra mim.


Editado por TheLittle - 30 Ago 2017 as 14:04
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
utR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2009
Brasília
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar utR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2017 as 15:19
Na página de geometria das bikes da Niner tem essa informação para os ciclistas que caem justamente no meio termo, nela eles comentam que se você quiser mais estabilidade, escolha o tamanho maior, e mais controle e agilidade, o tamanho menor. Mas, mesmo assim, a propria marca aconselha a pessoa a fazer um test ride. 

Aqui no Brasil tá faltando um evento aos moldes do Outerbike para podermos testar as bikes disponiveis no mercado. Ainda mais aqui, com as magrelas custando 2 rins saudaveis.

 


Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2017 as 11:41
Sei que o tópico são para as MTB de verdade (tomara que os XCzeiros não me apedrejem Approve).

Me deparei com a Niner Air 9 1 star, que é um meio termo de XC com Trail segundo a Niner, pra vocês que são mais entendidos de geometria e angulação de caixa, será que essa bike por ser um meio termo tenha herdado mais características ruins que boas dos 2 mundos?

Vendo as especificações:

Mesa e guidão 35mm de diâmetro, suspensão 120mm, cubos boost, ângulo de direção de 68º, chainstay de 430mm, fica a pergunta:

Até que ponto essas características atrapalhariam ou ajudariam num speed com poeira?

Faço uso misto da bike, estradão e alguns singles.






Editado por gladiator25 - 01 Set 2017 as 12:04
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2017 as 13:26
acho que usando pneus de XC não vai mudar tanto de uma bike "xc race" com 71 de head angle no estradão. 

sempre quis experimentar uma bike assim, ou ate com HA menor,  mas é muito difícil achar bike desse tipo por aqui, ainda mais no meu tamanho (small).
inclusive a geometria dela é bem moderna e o tamanho Small se assemelha muito a Nomad v3 Média.

ela com garfo 130 ou 140 seria uma trail bem interessante, mas o máximo é 120.


Editado por TheLittle - 01 Set 2017 as 13:30
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
utR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2009
Brasília
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar utR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2017 as 13:52
A diferença seria por conta do angulo do seat tube ser mais ''ingreme'', 74º.

Fora isso não sei o que poderia interferir tanto no desempenho girando em estradão.


Editado por utR - 01 Set 2017 as 13:55
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2017 as 14:40
Boa (a)gladiator25
Eu ia postar exatamente essa pergunta aqui nesse tópico ontem a noite, mas fique vendo notícia da Eurobike e esqueci haha.
Tenho as mesmas dúvidas, pois apesar de curtir muito andar em trilhas e singles eu acabo acompanhando o pessoal nos estradoes a maioria do tempo.

Não tinha me ligado na questão do ângulo do seat tube.

Alem dos pontos já citados, tem alguma outra medida diferenciada na geometria dela?
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2017 as 15:52
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

acho que usando pneus de XC não vai mudar tanto de uma bike "xc race" com 71 de head angle no estradão. 

sempre quis experimentar uma bike assim, ou ate com HA menor,  mas é muito difícil achar bike desse tipo por aqui, ainda mais no meu tamanho (small).
inclusive a geometria dela é bem moderna e o tamanho Small se assemelha muito a Nomad v3 Média.

ela com garfo 130 ou 140 seria uma trail bem interessante, mas o máximo é 120.


Pois é, além da geometria tem os cubos boost e ainda na faixa de preço que está 6790,00 não se encontra muita coisa por aqui.

Te falar que dá até vontade de empenhar algum órgão.

Acho que a alteração que faria inicialmente seria por um núcleo XD + k7 10x42, um pneu traseiro com uma rolagem melhor somente.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2017 as 09:47
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Nova Intense Tracer, quadros mais longos
http://www.pinkbike.com/news/2017-intense-tracer-review.html

como a Nomad e a Tracer são bikes muito próximas, prevejo que pra 2018 a nomad vai mudar:

- cubos boost
- garfos 170mm padrão (acho que os modelos 2017 já estao vindo assim)
- reach de 15 a 30mm maior, dependendo do tamanho
- talvez mude o seat angle coisa de 1° mais em pé.

e acho que a Santacruz lança uma Hightower de 150mm de curso no quadro com garfo 160 29", pra concorrer com Enduro 29, Trek Slash. Já tem muita gente modificando as HT pra 150 de curso, acho que vão "oficializar" a gambiarra.

a propósito, relendo o post e acertei todas as previsões kkkk
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2017 as 10:44
O amigo requisitou explicações no outro tópico, então vou tentar dar as minhas opiniões

"Entao me mostre onde explica para que serve e no que influencia tais medidas, o que eu ganho ou perco, o que melhora a estabilidade mas perco agilidade, etc:"



Altura (Central ao topo da caixa)  é o "stack", serve pra ter uma noção da altura que vai ficar a frente da bike em relação ao pedivela. os tamanhos de headtube vem diminuindo pra conseguir stacks menores (e poder colocar a frente mais baixa) em bikes com rodas e cursos grandes.

Alcance (medido do central ao ct da cx de direção) é o reach, medida muito importante pra quem quer uma bike trail. mede a distância horizontal da linha vertical que passa pelo central até a linha que passa na caixa de direção. É a medida que vai definir como vai ficar sua posição na bike quando está em pé nos pedais. Bikes com seat angle muito  baixo tem uma grande diferença entre a posição em pé e sentado.

Comprimento do tubo da caixa de direção é o headtube lenght, atualmente estão diminuindo o tamanho disso pra poder deixar o stack menor, e permitir montar a frente mais baixo caso queira.

Ângulo do tubo da caixa de direção influencia em como a suspensão se comporta. quanto menor esse ângulo a bike fica mais propensa a absorver impactos de frente. mas a direção fica mais lenta. bikes de DH giram em torno de 63°, enduro na faixa de 64,5°~66°, Trail na faixa de 66 a 68 e XC de 68 pra cima nas bikes modernas. as bikes de xc mais conservadoras tem 71° de head angle

Altura do Movimento Central altura do eixo do pedivela até no chão, quando mais baixo teoricamente melhor a estabilidade em curvas pois seu peso vai se situar mais baixo na bike. se for baixo demais vai pegar o pedivela facilmente no chão

Desnível do central em relação à linha dos eixos de rodas é  o BB Drop, e a explicação está  no próprio nome. é um ajuste pra deixar a linha do central numa posição adequada, quando maior a roda, maior desnível vai ter.

Trail esse não tenho como explicar , melhor procurar videos sobre, que vai ficar mais fácil de entender.

Tamanho do Garfo (completo) é o axle to crown, essa medida é importante pois pode variar mesmo entre suspensoes do mesmo curso. é interessante que os fabricantes informem qual tamanho do garfo a geometria foi baseada, pois aí você consegue calcular como vai ficar com tamanho de garfo diferente usando ferramentas como essa: 

bikegeo.muha.cc


Curvatura do Garfo não sei se isso se refere ao offset , deve ser. se for, é o deslocamento do eixo da roda dianteira em relação a linha da espiga da suspensão. A Gary Fischer tinha uns tamanhos de offset diferenciados, que hoje foi incorporado na linha trek. está na moda agora usar top tube mais longos, que deixa a bike menos ágil,  mas com offset menor pra compensar essa perda de agilidade. dê uma olhada na Epic 2018 e na linha de bikes 2018 da Transition, que usam offset 42mm ao invés do 46 ou 51 que geralmente são usados na 29. Nos reviews tem a explicação das implicações que isso tem na bike.

Central ao Eixo dianteiro é o front center. a tendência atual é ter front centers maiores pra compensar a traseira menor. 

Comprimento da rabeira inferior ou chainstay lenght, é o comprimento da traseira do quadro. a tendência é ter traseira menor, o que melhora em curvas, em agilidade na bike. 

Distância entre eixos é o comprimento da bike eixo a eixo, via de regra quanto maior, mais estável a bike

Comprimento do tubo superior medido (horizontal) é o top tube efetivo, distância horizontal do canote do selim até a mesa. é importante pra saber como vai ficar a distância qando está pedalando sentado. bikes de XC tem TT efetivo menor no geral, pois as pessoas preferem usar mesas maiores, pra poder ter masi peso na roda dianteira e auxiliar nas subidas.  

Alura Tudo Superior em relação ao solo é o standover height, é imporante que seja baixo suficiente pra poder ficar na bike desmontado com os pés no chão sem o top tube ficar pegando no saco. kkkk 

Comprimento do tubo de selim esse é óbvio. hoje em dia a tendência é ter esse comprimento reduzido mesmo em quadros grandes, por que muita gente está querendo usar canotes dropper com mais curso e poder baixar totalmente o selim.

Ângulo do tubo do selim esse é mais uma opinião minha do que um fato, mas as bikes mais modernas também estão convergindo pra isso.  EU prefiro esse ângulo mais alto, na faixa de 75° ou mais. Mas ouvi pessoas mais altas que eu dizerem que precisam recuar bem o selim em relação ao central, por conta do posicionamento dos joelhos. O Seat angle alto  me deixa mais em cima do pedal e ajuda muito na  hora de subir pedalando. Além disso a posição "em pé" na bike não fica tão diferente da posição sentado. Essa medida tem relação direta com o reach. Quanto maior o seat tube angle, menor ser a discrepância entre Reach e TT Efetivo. Significa uma diferença menor de posicionamento quando está sentado ou em pé. tem esse video da Pole que o dono da marca explica os conceitos dele, acho que ja até postei aqui mas via de novo pra quem não viu, esclarece bem a questão reach x st angle x tt efetivo.



Editado por TheLittle - 22 Set 2017 as 13:55
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
utR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2009
Brasília
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar utR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2017 as 10:58
Perfeito! Clap 


Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2017 as 11:29
vou copiar o post do amigo (a)LucianoBSB do outro tópico. é um resumo de como as medidas influenciam no comportamento da bike

Uma boa geometria é um conceito muito amplo. Consiste numa série de fatores que fazem que uma bicicleta tenha, desde um desempenho a níveis de conforto mais elevados, dependendo do que se procura em um determinado quadro para determinada modalidade.
Marcas mais renomadas e sérias, por estarem há anos na indústria tendem a investir mais em pesquisa, que se reflete diretamente na qualidade geral do produto, o que faz com que elas tenham características diferenciadas.
Por exemplo, em subidas íngremes em uma trilha de XC, para que você consiga zerar a subida, além de ter pernas, em regra você tem que ficar em uma postura diferente da postura natural para que a roda  da frente não empine e você tenha que descer da bike. Para ilustrar, em regra,você deve ficar sentado no selim, e se abaixar, levando o queixo quase no nível do guidão, o que faz com que mais peso seja aplicado na roda da frente, evitando que a roda descole do chão.
Em uma bike de XC  com melhores geometrias voltadas para as subidas, você quase não precisa posturar.

Da mesma forma, em uma trilha que seja mais Trail, ou downhill, a idéia é que você vai encontrar mais descidas do que subidas e na hora que vai descer, se ficar sentado em posição natural enquanto desce, seu corpo vai rolar por cima da roda dianteira e você cai. Para evitar isso, assim como na subida, deve-se adotar uma posição em que o centro de gravidade fique mais recuado do conjunto. Você deve mais ou menos jogar o corpo para trás, com o ventre encostado no selim.
Em uma bike para essa finalidade e com a geometria melhor acertada a ideia é que você não precise inclinar tanto o corpo para trás.
É tudo uma união de bom condicionamento, técnica e de um equipamento adequado.
Então pode-se dizer, de forma bem grosseira, bikes de boa geometria são aquelas que têm o quadro projetado para trazer o melhor conforto e desempenho possível para cada modalidade que está sendo praticada...

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2017 as 12:33
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

O amigo requisitou explicações no outro tópico, então vou tentar dar as minhas opiniões

ntao me mostre onde explica para que serve e no que influencia tais medidas, o que eu ganho ou perco, o que melhora a estabilidade mas perco agilidade, etc:


Altura (Central ao topo da caixa)  é o "stack", serve pra ter uma noção da altura que vai ficar a frente da bike em relação ao pedivela. os tamanhos de headtube vem diminuindo pra conseguir stacks menores (e poder colocar a frente mais baixa) em bikes com rodas e cursos grandes.

Alcance (medido do central ao ct da cx de direção) é o reach, medida muito importante pra quem quer uma bike trail. mede a distância horizontal da linha vertical que passa pelo central até a linha que passa na caixa de direção. É a medida que vai definir como vai ficar sua posição na bike quando está em pé nos pedais. Bikes com seat angle muito  baixo tem uma grande diferença entre a posição em pé e sentado.

Comprimento do tubo da caixa de direção é o headtube lenght, atualmente estão diminuindo o tamanho disso pra poder deixar o stack menor, e permitir montar a frente mais baixo caso queira.

Ângulo do tubo da caixa de direção influencia em como a suspensão se comporta. quanto menor esse ângulo a bike fica mais propensa a absorver impactos de frente. mas a direção fica mais lenta. bikes de DH giram em torno de 63°, enduro na faixa de 64,5°~66°, Trail na faixa de 66 a 68 e XC de 68 pra cima nas bikes modernas. as bikes de xc mais conservadoras tem 71° de head angle

Altura do Movimento Central altura do eixo do pedivela até no chão, quando mais baixo teoricamente melhor a estabilidade em curvas pois seu peso vai se situar mais baixo na bike. se for baixo demais vai pegar o pedivela facilmente no chão

Desnível do central em relação à linha dos eixos de rodas é  o BB Drop, e a explicação está  no próprio nome. é um ajuste pra deixar a linha do central numa posição adequada, quando maior a roda, maior desnível vai ter.

Trail esse não tenho como explicar , melhor procurar videos sobre, que vai ficar mais fácil de entender.

Tamanho do Garfo (completo) é o axle to crown, essa medida é importante pois pode variar mesmo entre suspensoes do mesmo curso. é interessante que os fabricantes informem qual tamanho do garfo a geometria foi baseada, pois aí você consegue calcular como vai ficar com tamanho de garfo diferente usando ferramentas como essa: 

bikegeo.muha.cc


Curvatura do Garfo não sei se isso se refere ao offset , deve ser. se for, é o deslocamento do eixo da roda dianteira em relação a linha da espiga da suspensão. A Gary Fischer tinha uns tamanhos de offset diferenciados, que hoje foi incorporado na linha trek. está na moda agora usar top tube mais longos, que deixa a bike menos ágil,  mas com offset menor pra compensar essa perda de agilidade. dê uma olhada na Epic 2018 e na linha de bikes 2018 da Transition, que usam offset 42mm ao invés do 46 ou 51 que geralmente são usados na 29. Nos reviews tem a explicação das implicações que isso tem na bike.

Central ao Eixo dianteiro é o front center. a tendência atual é ter front centers maiores pra compensar a traseira menor. 

Comprimento da rabeira inferior ou chainstay lenght, é o comprimento da traseira do quadro. a tendência é ter traseira menor, o que melhora em curvas, em agilidade na bike. 

Distância entre eixos é o comprimento da bike eixo a eixo, via de regra quanto maior, mais estável a bike

Comprimento do tubo superior medido (horizontal) é o top tube efetivo, distância horizontal do canote do selim até a mesa. é importante pra saber como vai ficar a distância qando está pedalando sentado. bikes de XC tem TT efetivo menor no geral, pois as pessoas preferem usar mesas maiores, pra poder ter masi peso na roda dianteira e auxiliar nas subidas.  

Alura Tudo Superior em relação ao solo é o standover height, é imporante que seja baixo suficiente pra poder ficar na bike desmontado com os pés no chão sem o top tube ficar pegando no saco. kkkk 

Comprimento do tubo de selim esse é óbvio. hoje em dia a tendência é ter esse comprimento reduzido mesmo em quadros grandes, por que muita gente está querendo usar canotes dropper com mais curso e poder baixar totalmente o selim.

Ângulo do tubo do selim esse é mais uma opinião minha do que um fato, mas as bikes mais modernas também estão convergindo pra isso.  EU prefiro esse ângulo mais alto, na faixa de 75° ou mais. Mas ouvi pessoas mais altas que eu dizerem que precisam recuar bem o selim em relação ao central, por conta do posicionamento dos joelhos. O Seat angle alto  me deixa mais em cima do pedal e ajuda muito na  hora de subir pedalando. Além disso a posição "em pé" na bike não fica tão diferente da posição sentado. Essa medida tem relação direta com o reach. Quanto maior o seat tube angle, menor ser a discrepância entre Reach e TT Efetivo. Significa uma diferença menor de posicionamento quando está sentado ou em pé. tem esse video da Pole que o dono da marca explica os conceitos dele, acho que ja até postei aqui mas via de novo pra quem não viu, esclarece bem a questão reach x st angle x tt efetivo.



Você tem paciência demais amigo LOL Eu já teria mandado aquele colega tomar no * LOL
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2017 as 13:51
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

O amigo requisitou explicações no outro tópico, então vou tentar dar as minhas opiniões

ntao me mostre onde explica para que serve e no que influencia tais medidas, o que eu ganho ou perco, o que melhora a estabilidade mas perco agilidade, etc:


Altura (Central ao topo da caixa)  é o "stack", serve pra ter uma noção da altura que vai ficar a frente da bike em relação ao pedivela. os tamanhos de headtube vem diminuindo pra conseguir stacks menores (e poder colocar a frente mais baixa) em bikes com rodas e cursos grandes.

Alcance (medido do central ao ct da cx de direção) é o reach, medida muito importante pra quem quer uma bike trail. mede a distância horizontal da linha vertical que passa pelo central até a linha que passa na caixa de direção. É a medida que vai definir como vai ficar sua posição na bike quando está em pé nos pedais. Bikes com seat angle muito  baixo tem uma grande diferença entre a posição em pé e sentado.

Comprimento do tubo da caixa de direção é o headtube lenght, atualmente estão diminuindo o tamanho disso pra poder deixar o stack menor, e permitir montar a frente mais baixo caso queira.

Ângulo do tubo da caixa de direção influencia em como a suspensão se comporta. quanto menor esse ângulo a bike fica mais propensa a absorver impactos de frente. mas a direção fica mais lenta. bikes de DH giram em torno de 63°, enduro na faixa de 64,5°~66°, Trail na faixa de 66 a 68 e XC de 68 pra cima nas bikes modernas. as bikes de xc mais conservadoras tem 71° de head angle

Altura do Movimento Central altura do eixo do pedivela até no chão, quando mais baixo teoricamente melhor a estabilidade em curvas pois seu peso vai se situar mais baixo na bike. se for baixo demais vai pegar o pedivela facilmente no chão

Desnível do central em relação à linha dos eixos de rodas é  o BB Drop, e a explicação está  no próprio nome. é um ajuste pra deixar a linha do central numa posição adequada, quando maior a roda, maior desnível vai ter.

Trail esse não tenho como explicar , melhor procurar videos sobre, que vai ficar mais fácil de entender.

Tamanho do Garfo (completo) é o axle to crown, essa medida é importante pois pode variar mesmo entre suspensoes do mesmo curso. é interessante que os fabricantes informem qual tamanho do garfo a geometria foi baseada, pois aí você consegue calcular como vai ficar com tamanho de garfo diferente usando ferramentas como essa: 

bikegeo.muha.cc


Curvatura do Garfo não sei se isso se refere ao offset , deve ser. se for, é o deslocamento do eixo da roda dianteira em relação a linha da espiga da suspensão. A Gary Fischer tinha uns tamanhos de offset diferenciados, que hoje foi incorporado na linha trek. está na moda agora usar top tube mais longos, que deixa a bike menos ágil,  mas com offset menor pra compensar essa perda de agilidade. dê uma olhada na Epic 2018 e na linha de bikes 2018 da Transition, que usam offset 42mm ao invés do 46 ou 51 que geralmente são usados na 29. Nos reviews tem a explicação das implicações que isso tem na bike.

Central ao Eixo dianteiro é o front center. a tendência atual é ter front centers maiores pra compensar a traseira menor. 

Comprimento da rabeira inferior ou chainstay lenght, é o comprimento da traseira do quadro. a tendência é ter traseira menor, o que melhora em curvas, em agilidade na bike. 

Distância entre eixos é o comprimento da bike eixo a eixo, via de regra quanto maior, mais estável a bike

Comprimento do tubo superior medido (horizontal) é o top tube efetivo, distância horizontal do canote do selim até a mesa. é importante pra saber como vai ficar a distância qando está pedalando sentado. bikes de XC tem TT efetivo menor no geral, pois as pessoas preferem usar mesas maiores, pra poder ter masi peso na roda dianteira e auxiliar nas subidas.  

Alura Tudo Superior em relação ao solo é o standover height, é imporante que seja baixo suficiente pra poder ficar na bike desmontado com os pés no chão sem o top tube ficar pegando no saco. kkkk 

Comprimento do tubo de selim esse é óbvio. hoje em dia a tendência é ter esse comprimento reduzido mesmo em quadros grandes, por que muita gente está querendo usar canotes dropper com mais curso e poder baixar totalmente o selim.

Ângulo do tubo do selim esse é mais uma opinião minha do que um fato, mas as bikes mais modernas também estão convergindo pra isso.  EU prefiro esse ângulo mais alto, na faixa de 75° ou mais. Mas ouvi pessoas mais altas que eu dizerem que precisam recuar bem o selim em relação ao central, por conta do posicionamento dos joelhos. O Seat angle alto  me deixa mais em cima do pedal e ajuda muito na  hora de subir pedalando. Além disso a posição "em pé" na bike não fica tão diferente da posição sentado. Essa medida tem relação direta com o reach. Quanto maior o seat tube angle, menor ser a discrepância entre Reach e TT Efetivo. Significa uma diferença menor de posicionamento quando está sentado ou em pé. tem esse video da Pole que o dono da marca explica os conceitos dele, acho que ja até postei aqui mas via de novo pra quem não viu, esclarece bem a questão reach x st angle x tt efetivo.



Você tem paciência demais amigo LOL Eu já teria mandado aquele colega tomar no * LOL

nem  é por ele, mas sim pra tentar concentrar informações no lugar certo ao invés de ter que ficar repetindo em todo tópico.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2017 as 13:56


Merecia um sticky no Fórum Principal ou algum outro de maior visibilidade.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2017 as 06:47
otimo artigo falando um pouco das medidas das geometrias modernas e como elas influenciam no comportamento da bike
http://www.mbr.co.uk/news/mountain-bike-geometry-326498
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:09
ressucitando o tópico, por que criaram um similar no forum principal.

estou trazendo pra cá o post que fiz lá, minha tentativa de ilustrar o que está acontecendo no mercado desde uns 2 anos atrás pra cá:



Depois de ter estudado um pouco pra poder escolher a geometria de 2 bikes que encomendei ao longo desses 2 ultimos anos (uma adventure bike/monstercross e uma Trail) e também sempre estar acompanhando os ultimos lançamentos e tendências de geometrias das bikes atuais, vou tentar sintetizar o que aprendi de maneira menos técnica, relacionando com o "feeling" na bike.

Pra mim a massificação no uso de Dropper Posts, especialmente quando não estamos falando das modalidades/pistas que necessitam de bikes extremamente leves, guiou todo o mercado pra tendência da utilização de seat tube angle (ou ângulo do tubo do canote) cada vez maiores. 
Hoje é comum ver bikes com 76 ate 78 graus de seat angle, especialmente em bikes trail e enduro. No XC elas estão subindo aos poucos, de 72 graus estão vindo com 74, 75, ate mais dependendo da bike.

por que o dropper causou isso?
Simples:  se vc tem um ângulo de canote baixo e não tem um dropper, quando ficar em pé nos pedais (descida) o banco vai ficar lá atrás e não vai pegar no seu joelho. Mas se vc tem um seat angle alto e não pode abaixar o banco, quando fica em pé ele vai continuar no meio das suas pernas o tempo todo, dificultando um pouco a manobrabilidade. 

mas por que seat angle alto é bom mesmo com esse "problema"?
Também é simples, como as bikes estão com tendência das frentes mais longas, um seat angle alto posiciona o ciclista mais centralizado na bike quando sentado, e quando ele fica em pé nos pedais, a bike continua com um comprimento parecido em relação ao guidão.

e qual o problema com o seat angle baixo então?
com o ângulo baixo (entende-se canote do selim inclinado pra trás) além do peso do ciclista ficar muito em cima da roda traseira podendo fazer a bike empinar,  existe uma diferença muito grande no comprimento da bike quando o ciclista está pedalando sentado (plano ou subida) e quando está em pé nos pedais (descida ou parte tecnica). 

É só imaginar essa distância nas duas bikes abaixo pra entender o que to falando:

Nessa bike, sentado no banco, o ciclista vai ter bastante peso em cima da roda traseira e vai ter a sensação de um top tube bem comprido. Quando em pé, o guidão vai ficar próximo ao corpo e o ciclista vai sentir a bike bastante curta.


Já nessa bike (que é um tanto exagerada mas ilustra bem) a posição do ciclista em relação ao guidão em pé ou sentado vai mudar pouco. 

esse artigo ilustra o que eu estou mostrando aqui:

nesse vídeo abaixo, o dono da Pole Bikes (bike acima) explica isso também:

observe a distância do corpo dele em relação ao guidao sentado na bike tradicional e depois em pé, como ela fica curta:
https://youtu.be/GNHKkiqiCZs?t=205
já na bike com geometria mais "moderna" deles, observe que a bike continua longa mesmo quando ele está em pé:
https://youtu.be/GNHKkiqiCZs?t=303
 

Ao mesmo tempo, a busca por bikes mais estáveis em altas velocidades nas trilhas mais difíceis, direcionou o mercado para ângulos de caixa de direção mais abertos, ou menores. Pelo fato dos canotes serem mais "em pé" agora também é possível fazer bikes com a frente mais longa e mais estáveis sem o top tube ficar gigantesco quando o ciclista está sentado.

Não sei se consegui explicar bem, mas o que tem direcionado as mudanças atuais de geometria é mais ou menos isso aí.
Sobre a grande maioria das marcas nacionais, nem comento. Algumas sequer divulgam os números de geometria dos quadros, e quando divulgam são informações erradas ou faltando medidas essenciais, como o Reach.

Diria que quem quer uma bike de XC boa de subida com geometria agressiva e não vai usar canote dropper pode procurar algo em torno de 74 graus de seat angle e em torno de 69 na direção.

Se for pra trilhas mais técnicas e/ou  for usar dropper, 76 graus de canote é uma ótima medida, deixa o peso bem equilibrado e vai se sentir muito mais eficiente nas subidas. Tanto é que até as bikes de XC modernas tem adotado essa medida ou até mais.

obs: para Hardtails, como a bike tem sag só na dianteira e o quadro "gira" pra frente no funcionamento da suspensão, dá pra considerar 1 ou 2 graus a menos no canote que uma full equivalente.

Notem que a cada ano esses angulos vem mudado, é só pegar as mudanças de geometria de bikes referência como Spz Epic, Scott Scale, Trek Top Fuel, nos últimos 5 anos e observar o que aconteceu. Seat angles maiores, Reachs maiores, head angle menores, bikes mais longas de entreeixos.


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 15:18
Esse dia estava comentando isso sobre marcas nacionais que não ousam, só copiam. O assunto veio a tona devido ao sempre debatido tema que bikes de marcas famosas são iguais as bikes de marcas mais baratas, pois é tudo igual, elas roubam no preço, etc, blá, blá, blá...


Existem marcas que lançam tendências e marcas que copiam. Isso é fato. É fato também que depois que o produto já foi copiado, existem discussões acaloradas onde uns atacam quem lançou a tendência os acusando de venderem caro e elogiando quem copiou dizendo que praticam preços justos e que é tudo igual. Não vou entrar no mérito do produto em si, se é igual ou não, também não vou discutir sobre gastos com marketing, garantia, etc. Vou me ater no produto criado e no copiado. Pelo fato de uma marca lançar um produto novo, ela teve gastos invitáveis. Design, engenharia, estudo de mercado, novos moldes, testes, simulações, etc. De graça não é. Muitas dessas novidades não são passíveis de patente ou direito autoral e, mesmo que fossem, ia levar muito tempo a ponto de não conseguir inibir a cópia. Aí essa empresa lança tal novo produto no mercado. Ela está na frente. Ninguém tem. Cobra o quer. Compra quem quer, afinal, o objetivo de uma empresa é lucro, já que não são instituição de caridade. Talvez uns dos primeiros compradores sejam outras empresas que vão copiar tal produto. Qual custo eles tiveram? Comprar o produto para cópia? Aí lançam com uma velocidade frenética para não perder o bonde da história. Se o produto é igual (considerando isso possível com uma cópia), eles têm que vender mais barato que o original, senão por que o consumidor iria comprar deles em vez de comprar da marca desenvolvedora e famosa? Aí vão criticar a marca desenvolvedora que pratica preços abusivos, etc. Mesmo que algo ainda fosse passível de patente ou direitos autorais, isso leva tempo. E depois o produto já perdeu o apelo comercial. O que faz então a marca que lança tendências? Já está desenvolvendo outra novidade que obviamente será copiada pelos incapazes. Sempre ela estará na frente e quem copia sempre estará um passo atrás. Sempre vai ter quem defenda os dois lados. Isso se aplica a tudo, desde bikes onde se tem uma certa engenharia por trás, até roupas onde praticamente é só design, estudo de mercado, etc. Logo, se existem roupas caras originais e baratas cópias, imagina bike onde ainda tem engenharia envolvida.

Agora imaginem como seriam as bikes se as grandes não lançassem novidades? Estaríamos ainda com quadros de aço, sem suspensão, geometria de estrada, etc.

Esses dias mesmo eu estava vendo um vídeo onde comparam as gravel (atual viadagem) com as antigas MTB. Tiveram a mesma dúvida que eu, se gravel não seria um retrocesso para as antigas MTB. E no teste, as gravel atuais são mais rápidas que as MTB antigas. Será que houve evolução?

Pode ser difícil perceber uma evolução de uma coisa para outra a princípio. Tipo de um eixo assim para outro assado, mas depois de décadas de evoluções com todas juntas, dá no que dá. Ou alguém acredita que uma MTB dos anos 90 faça frente a uma atual? Alguém acredita mesmo que Schurter ganharia algo usando uma MTB de 1994 contra o Avancini usando sua atual Scalpel?

É fácil a vida de uma empresa chupim que só copia. Copiar é assumir sua incapacidade criativa e a excelência de quem está sendo copiado.

Por isso que nunca saíram de onde estão. Grupo B de fabricantes. Os que copiam. Os que precisam se valer de componentes mais caros a menor preço para atrair o consumidor para seus quadros copiados, etc.

Para o consumidor, pode realmente ser melhor comprar essa bike cópia, não tenho dúvidas disso. Financeiramente é bem interessante. Para quem não faz questão de ter algo mais recente, faz todo sentido. Só não faz sentido quem opta por esse caminho criticar a marca da qual a bike dele foi copiada, pois se não fosse por ela, ele não teria tal cópia.

Por isso, parabéns para quem ousa inovar mesmo sem ser grande. Mondraker, Pole, Nicolai, Guerrilha Bikes, Commencal, etc.

E olha que em tamanho elas são um nada perante uma Trek, Giant, Specialized, etc.

Se os fabricantes são tudo iguais como dizem, então por que nem todos lançam novidades. Algo diferente. Arrisquem-se. Ousem. Mas não com uma mesa com um buraco para passar cabos. Façam algo diferente. E isso nem precisa ser tão caro. Pode ser apenas um grau diferente no ângulo do selim, da caixa. Nem isso...

Os caras não tem coragem nem de arriscar fazer uma caixa com 68° já que a Specialized ainda usa 68,5° nas HTs.

Medo de sair da zona de conforto.

Então agora já está liberado para as empresas que copiam usar 68,5° também. Mas tem que parar nesse número. Não pode de jeito nenhum ser 68,4°, pois a Specialized ainda não fez isso na HT de XC dela.

Medo de sofrerem criticas onde vão dizer: se nem a Specialized usa 68,4°, por que vocês usam? Lado ruim da fama de quem copia. 
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X