Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Geometrias modernas e malucas: long low and slack!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Geometrias modernas e malucas: long low and slack!

 Responder Página  <123
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 15:19
Voltando para geometria. O STA ingrime praticamente obrigaria a baixar o selim num sprint. Dizem também que seria uma vantagem a posição mais próxima entre pedalar sentado e em pé, pois gastaria menos energia na mudança de posição. Mas só me resta a dúvida do quanto que melhoraria a potência usando STA maior.

Editado por Fabio - 03 Dez 2019 as 15:22
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 15:49
basta ver as bikes de tt e de pista, tem ângulos bem agressivos, alguns ate usam seat forward no canote

se n me engano existem ate regras em relação ao posicionamento do selim em relação ao central no ciclismo de pista
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 15:55
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 15:57
Mas sempre falavam que isso era devido a aerodinâmica. Já li artigo dizendo que para torque era melhor ângulo menor.

Vou achar o link.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 16:14
https://asbicicletas.wordpress.com/2011/11/14/geometrias-de-quadros-ii-angulo-do-tubo-vertical/



https://bicycles.stackexchange.com/questions/30577/what-effect-does-seat-tube-angle-have

Editado por Fabio - 03 Dez 2019 as 16:18
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 16:16
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

basta ver as bikes de tt e de pista, tem ângulos bem agressivos, alguns ate usam seat forward no canote

se n me engano existem ate regras em relação ao posicionamento do selim em relação ao central no ciclismo de pista


Bikes de estrada tem limite regulamentado, embora parece que esse limite não é expresso em ângulo e sim em distâncias entre pontos o que faz com que o ângulo resultante seja diferente para um ciclista menor e outro maior. Mas, mesmo assim, eles também pedalam em pé e não acredito que usariam canote ajustável mesmo se usassem o ângulo maior. 
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2019 as 08:40
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

https://asbicicletas.wordpress.com/2011/11/14/geometrias-de-quadros-ii-angulo-do-tubo-vertical/



https://bicycles.stackexchange.com/questions/30577/what-effect-does-seat-tube-angle-have

lendo esse primeiro artigo, achei bem escrito, mas  notei que eles ignoram completamente o fato de se encarar subidas ou descidas muito íngremes. talvez no road não se pedale tanto assim por subidas íngremes como no mtb.

mas tem q considerar esse aspecto também, imagina vc subindo um lugar com 35% de inclinação como um seat angle bem alto ajudaria.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TRILHAMARCELO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Fev 2010
Curitiba/PR
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TRILHAMARCELO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2019 as 08:08
depois de ler o artigo, vi uma bike que me chamou atenção por possuir o seat tube bem "vertical", suspensão de 120mm e angulo da caixa da direção aparentemente bem relaxado. 


https://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-GT-Avalanche-Expert-29-Eagle-12-vel-2020-33751 - https://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-GT-Avalanche-Expert-29-Eagle-12-vel-2020-33751
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2019 as 13:47
Originalmente postado por TRILHAMARCELO TRILHAMARCELO escreveu:

depois de ler o artigo, vi uma bike que me chamou atenção por possuir o seat tube bem "vertical", suspensão de 120mm e angulo da caixa da direção aparentemente bem relaxado. 


https://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-GT-Avalanche-Expert-29-Eagle-12-vel-2020-33751 - https://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-GT-Avalanche-Expert-29-Eagle-12-vel-2020-33751

bem interessante a geometria. trail, feito pra usar mesas curtas. 


so achei que o angulo do seat tube n é tão alto, sao 73 graus.
se tivesse essa bike colocaria 140mm de curso no garfo e usaria o selim bem pra frente. E claro colocaria um dropper seatpost.


Editado por TheLittle - 23 Dez 2019 as 13:49
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2020 as 09:07
Bom dia a todos!

Estava no Instagram e vi um post da CrankWorx sobre sua nova CWC Dash 650b... ė uma bike de Enduro com quadro fabricado a mão na Alemanha, em alumínio 7020

Achei legal vir compartilhar aqui, por curiosidade, já que financeiramente é bem inviável de trazer uma pra cá...

Ela tem 65o de caixa e 75o no Seat tube...

Segue link da página deles

https://www.crossworx-cycles.com/en/cw-dash-275-160-mm









Editado por raulino - 01 Jan 2020 as 09:09
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2020 as 09:34
acho que os fabricantes tem projetos novos para isto até final dos tempos.
todo ano muda.
estou olhando as bikes trek stache e specialized fuse.
a gt avalanche eu não tinha visto ainda.
NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 16:27
Sensacional esse experimento do Pinkbike




Editado por TheLittle - 14 Jan 2020 as 16:29
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 20:15
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Sensacional esse experimento do Pinkbike




Doido d+
Fiquei curioso pra ver a parte 2
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2020 as 11:08
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Sensacional esse experimento do Pinkbike

Não entendi esse shock. A parte inferior dele está raspando no quadro?

Não vi o vídeo ainda. Só lia reportagem.




Editado por MatheusLPS - 15 Jan 2020 as 11:09
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2020 as 13:24
parece ter uma concavidade no tubo pra comportar o shock.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2020 as 19:51
Originalmente postado por MatheusLPS MatheusLPS escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Sensacional esse experimento do Pinkbike


Não entendi esse shock. A parte inferior dele está raspando no quadro?

Não vi o vídeo ainda. Só lia reportagem.


Esse print do vídeo mostra os pontos de fixação do shock

"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2020 as 13:00
Bom dia pessoal... este fds estava vendo os lançamentos da Scott para linha 2021 e me surpreendi com a linha de XC Spark... todas as bikes desde a mais simples estão com 130mm na dianteira, canote retrátil, 1x, pneus 2.4 e mesa mais curta...

Não vi ao vivo ainda para saber se mudou a geometria entre a ultima que testei em 2019... mas me parece que chegou o dia em que o padrão de uma full de XC é ser uma verdadeira trail bike... o que vocês acham?

"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2020 as 13:29
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Bom dia pessoal... este fds estava vendo os lançamentos da Scott para linha 2021 e me surpreendi com a linha de XC Spark... todas as bikes desde a mais simples estão com 130mm na dianteira, canote retrátil, 1x, pneus 2.4 e mesa mais curta...

Não vi ao vivo ainda para saber se mudou a geometria entre a ultima que testei em 2019... mas me parece que chegou o dia em que o padrão de uma full de XC é ser uma verdadeira trail bike... o que vocês acham?


é a tendência mesmo, praticamente todas as bikes estão indo pra esse lado (exceto parte da nossa "indústria nacional" que parece ainda estar parada no início dos anos 2010).

As XC estão se tornando trail bikes super leves, geometrias q víamos a 2 a 3 anos atrás nas trail de 120-140 de curso.

As trail bikes estão ficando ainda mais "agressivas" na faixa de 65-66 de head angle. As bikes de enduro estão vindo com ângulos de DH, coisa de 63 64 graus. A grande jogada é colocarem ajustes de geometria (Stumpjumper Evo 2021 por exemplo), assim podem atender uma faixa maior de consumidores.

Eu quero só ver como a galera do xc "raiz" vai lidar com isso, daqui a pouco não vão mais existir bikes com 70 de head angle como muitos dizem "preferir". Dropper já está virando item de série até em algumas bikes de entrada. 


Editado por TheLittle - 16 Out 2020 as 13:34
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2020 as 14:26
Duas bikes "nacionais" que me surpreenderam em geometria:

Oggi Caturra Pro T20, com 67 de head angle. 


Os pontos fracos, pra mim, são:
- mesa que vem nela acho nada a ver, muito longa pro reach/tt efetivo dela, mesmo pra XC. 
- os pneus também são bem ruins pra qualquer trilha (Saber Pro, da Kenda, cravos mto baixos). 
- não vem com dropper.


EDRO Range 
67 head angle, 77 seat angle, vem com canote retrátil e garfo SID, preço bom pro cenário atual, guidão de carbono, excelente peso.

pontos fracos:
- 30 dias para a entrega

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2020 as 14:32
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Duas bikes "nacionais" que me surpreenderam em geometria:

Oggi Caturra Pro T20, com 67 de head angle. 


Os pontos fracos, pra mim, são:
- mesa que vem nela acho nada a ver, muito longa pro reach/tt efetivo dela, mesmo pra XC. 
- os pneus também são bem ruins pra qualquer trilha (Saber Pro, da Kenda, cravos mto baixos). 
- não vem com dropper.


EDRO Range 
67 head angle, 77 seat angle, vem com canote retrátil e garfo SID, preço bom pro cenário atual, guidão de carbono, excelente peso.

pontos fracos:
- 30 dias para a entrega




Tinham que lançar uma assim em alumínio, como se fosse uma versão moderna daquela full da Caloi.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2020 as 22:05
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Duas bikes "nacionais" que me surpreenderam em geometria:

Oggi Caturra Pro T20, com 67 de head angle. 


Os pontos fracos, pra mim, são:
- mesa que vem nela acho nada a ver, muito longa pro reach/tt efetivo dela, mesmo pra XC. 
- os pneus também são bem ruins pra qualquer trilha (Saber Pro, da Kenda, cravos mto baixos). 
- não vem com dropper.


EDRO Range 
67 head angle, 77 seat angle, vem com canote retrátil e garfo SID, preço bom pro cenário atual, guidão de carbono, excelente peso.

pontos fracos:
- 30 dias para a entrega


Não conhecia esses modelos... aqui na região só vejo Oggi HT rodando e a outra nunca tinha ouvido falar

Uma parceiro novo de pedal que está rodando com nosso grupo tem uma Sense Exalt Comp 2020... ela é muito capaz e desce moendo, fiquei impressionado...

Não sei avaliar sua geometria frente as gringas, mas imagino que rodem ainda melhor que ela!

Editado por raulino - 16 Out 2020 as 22:08
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2020 as 11:18
Apenas ressaltando que a Spark normal já não é mais uma bike de XC e sim Trail...  A scott classificou a Spark RC como sendo de XC e a Spark como Trail...

Inclusive a geometria é levemente diferente, tem mudanças no Top Tube, Chain Stay e junto com as suspenções com curso maior, que alteraram o HTA e Reach...

Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Bom dia pessoal... este fds estava vendo os lançamentos da Scott para linha 2021 e me surpreendi com a linha de XC Spark... todas as bikes desde a mais simples estão com 130mm na dianteira, canote retrátil, 1x, pneus 2.4 e mesa mais curta...

Não vi ao vivo ainda para saber se mudou a geometria entre a ultima que testei em 2019... mas me parece que chegou o dia em que o padrão de uma full de XC é ser uma verdadeira trail bike... o que vocês acham?
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2020 as 15:38
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Bom dia pessoal... este fds estava vendo os lançamentos da Scott para linha 2021 e me surpreendi com a linha de XC Spark... todas as bikes desde a mais simples estão com 130mm na dianteira, canote retrátil, 1x, pneus 2.4 e mesa mais curta...

Não vi ao vivo ainda para saber se mudou a geometria entre a ultima que testei em 2019... mas me parece que chegou o dia em que o padrão de uma full de XC é ser uma verdadeira trail bike... o que vocês acham?


Acho maneiro e a geometria é a mesma da 120. 

Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 07:14
Bom dia! Seguindo as tendências de geometria, achei curioso o que a Specialized está fazendo ao "re"lançar a Status...

Em vez do comprimento do tubo do selim, o tamanho dos quadros é definido pelo alcance ("reach"), permitindo que os compradores escolham o tamanho do quadro com base no que se adapta ao seu estilo de pilotagem.

São 5 tamanhos (opções de "reach") pelo que li neste artigo: https://enduro-mtb.com/en/specialized-status-160-base-2021-the-shortest-review-ever/

A geometria está detalhada no artigo, trata-se de uma Mullet 27.5/29er com 63.2/63.7o na caixa de direcao e 76o no tubo do selim, 426mm no "chainstay" e 5 opções de "reach" e consequentemente de distância entre eixos (wheelbase)

Fotos:





Não me parece uma bike para ganhar o EWS, mas os revisores se empolgaram bastante com ela no artigo.
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 07:16
Detalhe da geometria maluca da SPZ Status:

"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 08:08
já ouvi dizer que é uma bike ótima pra descer e não tão boa pra subir.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 09:40
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

já ouvi dizer que é uma bike ótima pra descer e não tão boa pra subir.

Tenho percebido que as bikes de enduro estão se tornando o patinho feio da turma... Não descem como uma DH mas estão ficando ruins de subir comparadas as bikes trail...

Tem um vídeo bem bacana do GMBN comparando as duas bikes em 3 testes, um somente uphill, outro uma trilha mista de descida e subida e outro somente descida, mais puxado ao DH.

A bike trail comeu com farinha a de enduro nas duas primeiras e levou somente 1 segundo na última.

Creio que estamos batendo no teto do "long slow and slack", com as bikes de enduro muito próximas as de DH.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 09:54
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

já ouvi dizer que é uma bike ótima pra descer e não tão boa pra subir.

Tenho percebido que as bikes de enduro estão se tornando o patinho feio da turma... Não descem como uma DH mas estão ficando ruins de subir comparadas as bikes trail...

Tem um vídeo bem bacana do GMBN comparando as duas bikes em 3 testes, um somente uphill, outro uma trilha mista de descida e subida e outro somente descida, mais puxado ao DH.

A bike trail comeu com farinha a de enduro nas duas primeiras e levou somente 1 segundo na última.

Creio que estamos batendo no teto do "long slow and slack", com as bikes de enduro muito próximas as de DH.

sim, mas é porque tem umas pistas de Enduro q são muito casca grossa e nesse caso mesmo uma bike pior de subida compensa pro piloto nas descidas cascudas q são tipo 90% da trilha.

Outra maneira de deixar uma trail 29 mais "enduro" é sacrificar um pouco a geometria pra subidas e colocar roda 27,5 atrás. Seria uma maneira de ter 2 bikes em 1, caso não puder ter de fato 2 bikes distintas.

felizmente existem bikes para todos os gostos, por isso tem que entender bem o que está comprando pra poder adequar as trilhas que você anda. No Brasil mesmo na maioria dos casos, se for ter só uma bike pra tudo, eu vejo sentido ter uma 29 trail (140/150 de curso). Mas se pretende andar muito em trilhas de DH mais casca, n seria má idéia ter uma bike mais "enduro" mesmo sendo um pouco pior de subida.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 18:24
Bem... pelas fotos o fera da Status está de colar cervical, colete, capa fechado e demais proteções... daí se percebe a intenção do teste, mais orientado ao DH do que ao que eu entendo por Trail...

Eu assisti o vídeo do GMBN que vc se refere gm1987, ali o que matou a bike Enduro foi o maior curso... ela praticamente empatou na descida "casca grossa" e perdeu na subida (obviamente) e na trilha +/- plana

Enduro é diferente de All Mountain e exigem especificações sutilmente diferentes... aquelas trilhas curtas do vídeo em nada parecem com o EWS atual... muito mais tenso e desafiador na minha humilde opinião

Agora o que eu mais gostei no vídeo foi no final, quando apareceu aquela 650b irada e o Blake mandou altos saltos nela, na mesma trilha, já mudou completamente o foco do rolê (ele botou até Google e capa fechado, provavelmente as devidas proteções tb)

O vídeo expressa bem o que disse o The Little, existe uma bike pra cada piloto e seu rolê, a tristeza é não podermos testa-las aqui no país, antes de arriscar comprar uma...




Editado por raulino - 08 Jan 2021 as 18:25
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 18:30
Mais foda sempre foi isso. Não tem como testar. Por isso que acho frase pronta quando alguém aqui pergunta sobre qual bike entre essa e aquela e respondem para testar as duas. Testar onde? Antigamente ainda dava para ir no Test The Best da Specialized. Mas agora virou evento panela. Só sai reportagem na mídia depois que aconteceu. Até perguntei pro palhaço que pedala por qual motivo ele só divulgava o teste depois que aconteceu e ele disse que não sabia antes onde ia ser. Aí disse que não tem como acreditar que um patrocinado não soubesse e ele já deu seus chiliques costumeiros.

Editado por Fabio - 08 Jan 2021 as 18:30
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 18:30
Pra quem não viu, arrisco que o vídeo é este aqui, depois confirma aí gm1987



Creio que seja um vídeo "patrocinado" pela marca das 3 bikes que aprecem nele
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 18:32
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mais foda sempre foi isso. Não tem como testar. Por isso que acho frase pronta quando alguém aqui pergunta sobre qual bike entre essa e aquela e respondem para testar as duas. Testar onde? Antigamente ainda dava para ir no Test The Best da Specialized. Mas agora virou evento panela. Só sai reportagem na mídia depois que aconteceu. Até perguntei pro palhaço que pedala por qual motivo ele só divulgava o teste depois que aconteceu e ele disse que não sabia antes onde ia ser. Aí disse que não tem como acreditar que um patrocinado não soubesse e ele já deu seus chiliques costumeiros.

Aquele cara é um palhaço mesmo kkk eu já fui a dois eventos de teste da Scott aqui na cidade, mas não havia bikes de mais de 120mm de curso pra testar... é soda
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 18:33
Tem um teste muito bom no Enduro-MTB com as bikes dos pilotos de fábrica. Maioria bem mais pesada que as bikes a venda por causa dos pneus de DH e rodas de alumínio. Lá sim eles deixam claro que queriam testar qual melhor na descida mesmo e não na polivalência. Aliás, da para ver que cada vez mais é um DH autônomo com pistas mais longas e mais naturais.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 18:35
Quando fui estava louco para testar a Enduro 26, não existia 29, mas a mais trail que consegui foi a Stumpy 29, na época era 135/150. E naquele teste estavam empurrando CX pro povo testar, naquela época não tinha a moda do gravel ainda.


https://www.pedal.com.br/specialized-test-the-best-2018-vale-das-videiras-evento-contou-com-mais-de-370-testes_texto12691.html

Infelizmente, até aqui no site só é noticiado depois que ocorreu.

Editado por Fabio - 08 Jan 2021 as 18:38
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 18:46
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

(...)Outra maneira de deixar uma trail 29 mais "enduro" é sacrificar um pouco a geometria pra subidas e colocar roda 27,5 atrás. Seria uma maneira de ter 2 bikes em 1, caso não puder ter de fato 2 bikes distintas.(...)

The Little segue o malabarismo que um amigo de pedal acabou de fazer nesse sentido... trocou a suspa original da sua Sense Exalt de 140 para 160mm



Ainda não rodei com ele pra saber se ficou bom, mas alterou 1grau no HTA como de costume
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 18:52
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Quando fui estava louco para testar a Enduro 26, não existia 29, mas a mais trail que consegui foi a Stumpy 29, na época era 135/150. E naquele teste estavam empurrando CX pro povo testar, naquela época não tinha a moda do gravel ainda.


https://www.pedal.com.br/specialized-test-the-best-2018-vale-das-videiras-evento-contou-com-mais-de-370-testes_texto12691.html

Infelizmente, até aqui no site só é noticiado depois que ocorreu.

Que top Fábio! A sua Enduro é 29 né? Aqui no Vale do Itajaí ainda são pouquíssimas 29er de curso longo

Fds passado conheci e rodei com 2 feras com Enduro 650b... andam muito as bikes, depois cruzamos outro com uma Scott Genius 650b tb, que se juntou a nós

Só assim pra conhecer as bikes, dando rolê e conhecendo/trocando ideia com os donos...



Editado por raulino - 08 Jan 2021 as 18:53
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 21:50
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Quando fui estava louco para testar a Enduro 26, não existia 29, mas a mais trail que consegui foi a Stumpy 29, na época era 135/150. E naquele teste estavam empurrando CX pro povo testar, naquela época não tinha a moda do gravel ainda.


https://www.pedal.com.br/specialized-test-the-best-2018-vale-das-videiras-evento-contou-com-mais-de-370-testes_texto12691.html

Infelizmente, até aqui no site só é noticiado depois que ocorreu.


eu tava nesse teste aí. fui convidado pois amigos trabalham na specialized, mas era um evento pra convidados e nao aberto pra todo mundo.

eles prospectam potenciais clientes e convidam. se não mantém uma relação razoável com eles, nao faz sentido convidarem.


por sinal testei a Diverge na trilha de moutain bike e nesse dia e acho q é o meu video de bike com mais views no YouTube

https://youtu.be/ra6_mrCd5fQ
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2021 as 19:50
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

(...) estamos batendo no teto do "long slow and slack", com as bikes de enduro muito próximas as de DH.

Lembrei da sua colocação hoje ao ler este artigo, onde testaram réplicas das 10 bikes mais tops do EWS

https://enduro-mtb.com/en/enduro-race-bike-mtb-review/

Na conclusão, disseram que a bike mais lenta foi a COMMENCAL META AM Tam. L... devido a combinação de um triângulo dianteiro excessivamente longo e uma traseira curta que a tornou muito imprecisa.

Com um alcance (reach) de 495mm, uma traseira de 433 mm e um HTA de 63,6° a aderência da roda dianteira nas curvas foi comprometida demais

Ainda complementam que não estavam avaliando a "melhor all arounder", mas sim a bike mais rápida mesmo. E que com essa bike no tamanho médio, o resultado poderia ter sido bem diferente.



Editado por raulino - 09 Jan 2021 as 19:53
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2021 as 13:40
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Pra quem não viu, arrisco que o vídeo é este aqui, depois confirma aí gm1987



Creio que seja um vídeo "patrocinado" pela marca das 3 bikes que aprecem nele

Esse mesmo! Achei bem bacana e imparcial, ele deixa bem claro na avaliação que cada bike tem seu terreno adequado. 
Voltar ao Topo
Blancoga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jan 2021
03477010
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Blancoga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2021 as 12:58
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

(...) estamos batendo no teto do "long slow and slack", com as bikes de enduro muito próximas as de DH.

Lembrei da sua colocação hoje ao ler este artigo, onde testaram réplicas das 10 bikes mais tops do EWS

https://enduro-mtb.com/en/enduro-race-bike-mtb-review/ - https://enduro-mtb.com/en/enduro-race-bike-mtb-review/

Na conclusão, disseram que a bike mais lenta foi a COMMENCAL META AM Tam. L... devido a combinação de um triângulo dianteiro excessivamente longo e uma traseira curta que a tornou muito imprecisa.

Com um alcance (reach) de 495mm, uma traseira de 433 mm e um HTA de 63,6° a aderência da roda dianteira nas curvas foi comprometida demais

Ainda complementam que não estavam avaliando a "melhor all arounder", mas sim a bike mais rápida mesmo. E que com essa bike no tamanho médio, o resultado poderia ter sido bem diferente.


Legal o artigo, mais a geometria da commencal meta e a yeti sb 150, são muito próximas.
https://geometrygeeks.bike/compare/yeti-sb150-2021-large,commencal-meta-am-29-2021-l/
A grande diferença é que foi comparada uma sb150 M com uma meta L.
Acho que é uma forte tendência para as bicicletas usadas em descenso sacrificando a subida mais onde você sube pedalando.
Na minha experiência é que nas trilhas ingrimes nas que você sube para descer o seat angle obtuso favorece o centro de gravedade na frente e você não tem que puxar o tronco ao guidão para não empinar roda, então sobe mais natural.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X