Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Geometrias modernas e malucas: long low and slack!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Geometrias modernas e malucas: long low and slack!

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Geometrias modernas e malucas: long low and slack!
    Postado: 01 Jul 2016 as 08:58
Tenho visto uma certa "evolução" nas geometrias de bikes, principalmente nas bikes 2016 e 2017 de cross country.
Muitos fabricantes estão indo pro lado "slack" quando se fala em caixas de direção, e antes as bikes XC race de 70 e 71° de ângulo do head tube estão caindo pra 69, 68 e algumas até 67. 
O comprimento do chainstay, que sempre foi um pouco mais comprido no caso das 29, estão caindo pra 440mm ou menos. Resumindo as bikes de XC estão virando trail bikes. E as trail estão com a geometria das "enduro".

Não faltam exemplos, Tallboy 3, as nova Trek Fuel, kona hei hei (que usa a geometria parecida com a process 111 que é classificada como "enduro"), scott spark, entre outras. O "moderno" agora é "long slack and low" até pra XC race..

Aí chegam as marcas "revolucionárias" com geometrias extremas pra enduro, como a Nicolai Mojo Geometron, com 62° de head angle, central baixíssimo e seat tube super inclinado.

http://www.pinkbike.com/news/nicolai-mojo-geometron-first-ride-2015.html

e a finlandesa pole bikes 

http://www.pinkbike.com/news/pole-bicycles-eurobike-media-days-kirchberg-2016.html

a minha preocupação é que se as marcas continuarem seguindo esse padrão, eu que sou um cara baixo vou ter que me acostumar a usar bikes de trail, enduro ou xc com o "reach" muito grande ou então partir pra quadros XS
exemplo: giant trance Small 2017 tem um reach maior que a SC Nomad 2016 Média..

o reach da bike que uso hoje é em torno de 400mm, e nessas bikes com geometrias malucas começa em 480mm!!  

por enquanto to gostando muito, cada vez mais opções de bikes de XC do jeito que sempre quis: leves, com bom curso e geometria trail. mas realmente espero que não transformem todas as bikes em caminhões daqui pra frente. deve ser divertido nas descidas, mas acho que certas trilhas travadas devem ser uma tristeza de andar com uma bike de 1.30m de entreeixos.




Editado por TheLittle - 01 Jul 2016 as 09:05
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 11:21
Mais uma vez assistimos a uma tendência que às vezes vai ao extremo e depois recua.

Aconteceu com a s bikes de DH que ficaram cada vez mais slackers, com frentes mais lançadas e entre-eixos maiores e centrais baixíssimos. Depois encurtaram os chain stays, voltando a reduzir os entre-eixos, mas os centrais voltaram a subir.
Agora os ãngulos de direção se estabilizaram por volta dos 63,5° a 64°.

Mas já se iniciou movimento (acho que a GT foi a primeira) onde se alongou o top tube efetivo.

Acho que esses movimentos também seguem uma certa dose de tentativa/erro em busca de maior rendimento.

Guidãos no DH foram abaixando e enlarguecendo até ficaram planos e chegarem aos 800 mm. Chegou a existir mesas integradas com ângulos negativos para DH.
Hoje o guidãos voltaram a ter elevação de até 3" e poucos pilotos usam larguras acima de 780 mm.

Não acho que será diferente no caso das XC, Trail e Enduro.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 13:09
Puxa, mal posso esperar 2 a 3 anos quando, quem sabe, não-milionários como eu poderão comprar por 10 mil uma dessas bikes de terceira ou quarta mão...
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 13:28
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Mais uma vez assistimos a uma tendência que às vezes vai ao extremo e depois recua.

Aconteceu com a s bikes de DH que ficaram cada vez mais slackers, com frentes mais lançadas e entre-eixos maiores e centrais baixíssimos. Depois encurtaram os chain stays, voltando a reduzir os entre-eixos, mas os centrais voltaram a subir.
Agora os ãngulos de direção se estabilizaram por volta dos 63,5° a 64°.

Mas já se iniciou movimento (acho que a GT foi a primeira) onde se alongou o top tube efetivo.

Acho que esses movimentos também seguem uma certa dose de tentativa/erro em busca de maior rendimento.

Guidãos no DH foram abaixando e enlarguecendo até ficaram planos e chegarem aos 800 mm. Chegou a existir mesas integradas com ângulos negativos para DH.
Hoje o guidãos voltaram a ter elevação de até 3" e poucos pilotos usam larguras acima de 780 mm.

Não acho que será diferente no caso das XC, Trail e Enduro.

acho que no caso do XCO talvez as pistas estejam ficando mais casca grossa. A pista olímpica do Rio por exemplo tem umas partes bem sinistras, principalmente vendo pessoalmente. Acho que uma full, com caonote dropper, dá pra passar rápido onde muitos com HT e banco alto tem que reduzir.

pode ser também que os pilotos de XC estão "buscando" eventuais diferenças na técnica de descida, embora as descidas sejam as partes onde eles ficam a menor parte do tempo. Talvez o nível de preparo físico já esteja muito próximo entre os pilotos e estejam querendo buscar uma melhora de performance nos trechos mais técnicos e descidas. A tecnologia está possibilitando isso, agora é possível ter uma bike com bom desempenho de descida (incluindo até canote dropper) sem prejudicar no restante e isso pode ser um diferencial na corrida entre dois pilotos que estão com o condicionamento físico no topo.

o legal disso é que tem ficado mais interessante ver provas de XCO, e está forçando os pilotos a uma pilotagem mais agressiva. A dúvida é se a indústria da bike está forçando isso, ou ao contrário.

mas claro, tudo tem um limite. não acho que essa tendência vá mais pro lado extremo tão cedo, os ângulos de direção das bikes de XC devem se estabilizar entre 67 e 69°

o pior é que nem dá pra conversar isso com o pessoal do XC mais "purista", pra eles o que não for HT de carbono é "muito pesado". Nem sabem que geometria usam, não leem nada, se duvidar nem prova de XCO da UCI assistem. E muitos tem um potencial enorme mas insistem que a bike ideal sempre vai ser a deles pra qualquer situação.


Editado por TheLittle - 01 Jul 2016 as 13:42
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 13:59
Realmente as pistas de XC estão ficando com um perfil com um perfil bem mais agressivo.

Eu acho isso legal para que a modalidade tenha uma identidade própria, já que vimos no passado muitas pistas onde bikes de ciclocross seriam mais rápidas e eficientes que as de MTB.

Também acho que essa tendência poderá aumentar o número de bikes full na maioria das pistas do circuito mundial.

Ainda tem muita água pra rolar debaixo da ponte antes que se chegue a um padrão, mas com a evolução constante do esporte, sempre podem surgir novas variáveis para desviar o caminho a ser seguido.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 14:08
lembrei agora, DH teve até tentativa de usar rodas 29, mas (felizmente) não foi pra frente kkk
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 14:32
Sao bikes diferentes pra diferentes tipos de terreno e competiçao.
XCO e XCM sao diferentes.A variaçao de pistas é normal,é so olhar o mundial de F1,apesar de nao mudar todo ano,todo circuito é diferente,os carros precisao mudar tudo.
Full com curso curto de suspa traseira nunca foi algo inusitado no meio do XC,nen mesmo no XCM,tem muito amador que vai de full de AM,pois tem uma unica bike.
A questao pra amadores e entusiastas é que sempre uma hard vai ser mais barata,em qualquer situaçao.E no caso do XCM,sempre a melhor opçao.Ja os pro,mudou o terreno,pega a mais apropriada.


E tendencias sao tendencias,mais nescessidade mercadologica mesmo que praticidade e vantagem.
O caso das rodas 29 em DH foi uma tentativa,e foi minima,ja poucas marcas tentarao,pois DH ja usa pneus enormes,uma bike pesada q so serve pra descer e mais nada,nao tem sentido rodas grandes onde se tem suspa de 180mm na dianteira,anula o efeito da 29,e o efeito giroscopico,pois o aro é maior(aro mesmo),ainda ta la.Ai poe pneus de 29er fatty e tenta descer,,,

Agora,que bike cumprida demais é bem limitada,ai é inegavel..
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 14:58
Tenho o seu mesmo problema Little... só que no meu caso, as pernas são relativamente grandes e o tronco pequeno... 1,85 e na maioria dos bike-fits e tamanhos recomendados (Como no site da Canyon) dá M ou L.

A vantagem dessa geometrada da industria é os nego se afobando pra comprar e o mercado das usadas ficar mais recheado né :D
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 15:42
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Tenho o seu mesmo problema Little... só que no meu caso, as pernas são relativamente grandes e o tronco pequeno... 1,85 e na maioria dos bike-fits e tamanhos recomendados (Como no site da Canyon) dá M ou L.

A vantagem dessa geometrada da industria é os nego se afobando pra comprar e o mercado das usadas ficar mais recheado né :D

bike feminina!

minha giant anthem era 18 com top tube de bike 16.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 19:18
é so virar a mesa pra tras , ta resolvido o problema
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 19:32
E eu ia zuando ne...

http://www.pinkbike.com/news/ns-bikes-introduces-radical-new-geometry-for-mountain-bikes-2015.html
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 21:03
Depois de ver o kra encima de uma ela nao parece tao esquisita.

https://www.youtube.com/watch?v=GNHKkiqiCZs

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 23:25
Originalmente postado por misera misera escreveu:

E eu ia zuando ne...

http://www.pinkbike.com/news/ns-bikes-introduces-radical-new-geometry-for-mountain-bikes-2015.html

kkk olha a data do artigo
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 01:31
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por misera misera escreveu:

E eu ia zuando ne...

http://www.pinkbike.com/news/ns-bikes-introduces-radical-new-geometry-for-mountain-bikes-2015.html


kkk olha a data do artigo

[<:o)]
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 10:33
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por misera misera escreveu:

E eu ia zuando ne...

http://www.pinkbike.com/news/ns-bikes-introduces-radical-new-geometry-for-mountain-bikes-2015.html


kkk olha a data do artigo

[<:o)]
Mais de um ano depois e continua fazendo vítimas...
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 11:01
muito interessante o vídeo da Pole apesar de ser meio irritante a dificuldade do cara falar inglês kkkkk

basicamente, ele fala que nas geometrias "antigas" o seat tube sempre foi bem inclinado, talvez numa tentativa de "ajustar" a bike afim de uma mesma bike  atender vários tamanhos de ciclista. Com o seat tube com ângulos mais baixos, exemplo 70°, quanto mais alto se usa o selim, mais o banco se afasta do guidão e maior poderia ser a medida de top tube "virtual".

O problema disso é que o "reach", que é a distância horizontal entre o eixo vertical que passa no central e o eixo vertical que passa pela direção, era muito curta. Apesar do cidadão estar sentado muito pra trás, o pedivela está bem deslocado pra frente e quando fica em pé na bike, ela fica muito curta e o peso bem pra frente, mesmo tendo o tamanho de top tube adequado.

esse lance dos seat tubes com ângulos mais altos, como 74 ou 75° é bem interessante pois a posição em pé ou sentado na bike não muda bruscamente, e acredito ser tendência daqui pra frente. 
por outro lado, tem que tomar mais cuidado quando for escolher tamanho de quadro pois uma pessoa alta que compra um quadro pequeno não vai ter mais esse "ganho" de top tube real quando sentado.



Editado por TheLittle - 04 Jul 2016 as 11:09
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 14:27
Little, vou olhar com outros olhos pras bikes femininas heheh

Minha Cannondale veio com uma mesa de 100mm... toda hora que achava que ia meter os peitos no guidão de tão pra frente que ficava 
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 14:52
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Little, vou olhar com outros olhos pras bikes femininas heheh

Minha Cannondale veio com uma mesa de 100mm... toda hora que achava que ia meter os peitos no guidão de tão pra frente que ficava 

bom era a filosofia da Giant, que agora virou LIV pra divisão feminina, usar top tubes curtos nas bikes. não conferi outras marcas  ou mesmo as novas bikes LIV (que estão sensacionais, por sinal).
Tanto é que se for comprar uma Giant no futuro, vou olhar também pra linha Liv e estudar bem as geometrias.

olhando a bike nem parece nada absurdo a diferença pra uma "masculina", exceto o seat tube aparentar bem baixo pra uma bike 18". Mesmo assim usava pouco canote e mesa curta.



Editado por TheLittle - 04 Jul 2016 as 14:53
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 17:00
E agora a moda tá sendo usar top tube baixo em tudo que é bike mais moderna 
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 18:52
Não só a geometria dos quadros está indo nessa linha long, low and slack, como também o design da suspensão traseira está cada vez melhor, facilitando muito o pedal. Uma coisa que deve ter simpificado o trabalho dos designers foi o abandono do câmbio dianteiro. Menos uma engrenagem para atrapalhar e menos velocidades de pedal para acomodar.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2016 as 10:51
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Little, vou olhar com outros olhos pras bikes femininas heheh

Minha Cannondale veio com uma mesa de 100mm... toda hora que achava que ia meter os peitos no guidão de tão pra frente que ficava 

bom era a filosofia da Giant, que agora virou LIV pra divisão feminina, usar top tubes curtos nas bikes. não conferi outras marcas  ou mesmo as novas bikes LIV (que estão sensacionais, por sinal).
Tanto é que se for comprar uma Giant no futuro, vou olhar também pra linha Liv e estudar bem as geometrias.

olhando a bike nem parece nada absurdo a diferença pra uma "masculina", exceto o seat tube aparentar bem baixo pra uma bike 18". Mesmo assim usava pouco canote e mesa curta.

Viu a Trance 2017?
More aggressive than ever: the Giant Trance Advanced 2017 gains travel, gets longer and welcomes the new Maestro suspension system.

Quanto a geometria:
"Alongside the new rear end design, the Trance 2017 takes on revised geometry, with a 10 mm longer top tube to serve up more stability on aggressive trails. Fittingly, the bottom bracket has dropped by 5 mm compared to its predecessor. Moreover, thanks to the new rear end design the developers have succeeded in shortening the chainstays from 440 mm to 435 mm in order to boost agility."

Segue bem a tendência que vc falou TheLittle
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2016 as 11:07
to curioso pra ver se vai sair uma Anthem 29 nova, e como vai ser a geometria dela. 
desde 2011 que não mudou a geometria.

chuto 69 de head angle e traseira 440mm, com 100mm de curso no quadro.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2016 as 11:30
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2016 as 13:16
Duas coisas que tava matutando, além da mudança dos graus de inclinação do headset:

- A galera tá aumentando o top tube e extinguindo as mesas acima de 50mm... interessante

- No meu caso (braços e tronco menores), como seria pra pegar um pedal mais extenso? Cara pedalar sentado por 1h todo jogado pra frente deve ser um saco, além de uma possivel dor nas costas Dead
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2016 as 13:50
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Duas coisas que tava matutando, além da mudança dos graus de inclinação do headset:

- A galera tá aumentando o top tube e extinguindo as mesas acima de 50mm... interessante

- No meu caso (braços e tronco menores), como seria pra pegar um pedal mais extenso? Cara pedalar sentado por 1h todo jogado pra frente deve ser um saco, além de uma possivel dor nas costas Dead

mesa 35mm talvez, existe até 30mm. é uma forma de jogar o guidão pra trás num top tube longo.

e tem a geometria maluca da mondraker que usa mesa 10mm, no caso o guidão fica em cima da espiga.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2016 as 13:32
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

to curioso pra ver se vai sair uma Anthem 29 nova, e como vai ser a geometria dela. 
desde 2011 que não mudou a geometria.

chuto 69 de head angle e traseira 440mm, com 100mm de curso no quadro.

The Little, dê uma olhada aí:

Na Anthem 27.5 tem 0,5 grau mais aberto na cx de direção e o Chain Stay está 5mm mais curto e 120mm de curso.


Editado por lemarco - 06 Jul 2016 as 13:40
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2016 as 13:46
Aqui tem informações sobre a geometria:

E só aro 27.5! Vou até postar no tópico da morte dos 27.5...


Editado por lemarco - 06 Jul 2016 as 13:49
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2016 as 14:22
no bike rumor:

.....there’s an all-new 29er full suspension race bike coming later this year....

vamos aguardar, tô curioso. 
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 07:16
depois do pódio triplo da Mondraker no mundial de DH, fui procurar um pouco mais sobre a geometria "forward" deles.
li em comentários que é uma das bikes de DH com top tube mais longo do mercado.

me deparei com esse artigo que achei interessante.

http://www.mbr.co.uk/news/size-matters-why-were-all-riding-bikes-that-are-too-small-321374


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Cordilo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2015
Goiânia
Offline
Mensagens:111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cordilo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2016 as 09:03
nessa geometria forward ainda tem a canyon strive, que me agrada muito...
...na geometria S com 17pol de seat tube, 60 de top tube e angulo de 66o.

Atualmente:
Focus Black Forest 29er (2014)
GT Zaskar Sport 27.5 (2015)

...keep drinking and riding.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2016 as 13:56
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

depois do pódio triplo da Mondraker no mundial de DH, fui procurar um pouco mais sobre a geometria "forward" deles.
li em comentários que é uma das bikes de DH com top tube mais longo do mercado.

me deparei com esse artigo que achei interessante.

http://www.mbr.co.uk/news/size-matters-why-were-all-riding-bikes-that-are-too-small-321374



O que mais gostei das Mondraker..  é que o sistema de links deles ( Zero Suspension System) é o mesmo da minha Astrinho. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2016 as 15:16
Originalmente postado por Cordilo Cordilo escreveu:

nessa geometria forward ainda tem a canyon strive, que me agrada muito...
...na geometria S com 17pol de seat tube, 60 de top tube e angulo de 66o.


tenho uma birra com Canyon, quero uma xc full 29 small e gosto tanto da nerve quanto da Neuro. Mas eles não tem, small só 27.5.

Se eles acham que eles sabem o que é melhor pro consumidor, eles que vendam pra outro. Orbea também é assim.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Set 2016 as 10:31
Teste da Giant Anthem:
"Slacker, longer, lower, better. Heard that before? It’s the way forward, not only for long travel bikes."



Editado por lemarco - 16 Set 2016 as 10:33
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Set 2016 as 10:47
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Teste da Giant Anthem:
"Slacker, longer, lower, better. Heard that before? It’s the way forward, not only for long travel bikes."


se a giant aplicar essa filosofia numa suposta Anthem 29 e colocar todas as opções de peças/preços que costuma ter pro mesmo modelo seria muito interessante pra uma bike de XC. Ainda acho que eles estão perdendo tempo de não fazer isso, e uma grande fatia do mercado XC full. Se até o enduro está migrando pra 29 (pelo menos certas marcas em certas pistas) por qual motivo ainda insistem que 27.5 pra tudo é o futuro?


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
alexhendrix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2005
Brasília - Dist
Offline
Mensagens:996
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexhendrix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2016 as 13:25
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Cordilo Cordilo escreveu:

nessa geometria forward ainda tem a canyon strive, que me agrada muito...
...na geometria S com 17pol de seat tube, 60 de top tube e angulo de 66o.



tenho uma birra com Canyon, quero uma xc full 29 small e gosto tanto da nerve quanto da Neuro. Mas eles não tem, small só 27.5.

Se eles acham que eles sabem o que é melhor pro consumidor, eles que vendam pra outro. Orbea também é assim.


A Cannondale tá fazendo o mesmo com a linha Scalpel. 27,5 para o Small e os demais tamanhos tudo 29er.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2016 as 11:33
Comparativo entre a Ibis Replay com geometria "normal" e a "nova" long and slack:
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2016 as 16:12
Lendo o teste da Trek Fuel EX 2017 me deparo com isso:

"This, and the 67.7-degree head angle with a 130-millimeter-travel Fox 34 fork, makes the 2017 Fuel EX 29 blaze descents like never before. And that’s in the ‘high’ geometry mode. Flipping the Mino Link chips to the ‘low’ position relaxes the head angle more than Snoop Dogg after a 20 sack. In this position, with the front end at 67 degrees, I could attack hairball descents with a level of stability and confidence that is normally reserved for bikes that climb a lot worse than this one. For good measure, Trek gave the EX a slightly longer reach (458 millimeters) and shorter chainstays (432 millimeters)."

Essa citação o Snoop Dogg foi foda!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2016 as 16:18
ahehuaeuhaehuea reviewers fanfarrões.

essa é a bike, e tem SMALL!!


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 08:47
Esses flip chip eu até imagino o cara parando no meio da trilha, tirando as chave allen pra fazer a troca "ops, agora tem uma subida..."
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2016 as 08:56
A minha Remedy tem e só mudei uma vez, puz a geometria menos relaxada e deixei. Gostei do resultado. Não acho que seja pra ficar alterando o tempo todo, mas dependendo do tipo de trilha pode ser uma boa ter a opção.
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X