Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Montando Bike Fixa (para muito leigos)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Montando Bike Fixa (para muito leigos)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
sapolaa Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mai 2016
Bilac - SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sapolaa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Montando Bike Fixa (para muito leigos)
    Postado: 19 Mai 2016 as 14:43
Saudações pessoal do fórum,

Antes de tudo já queria agradecer pelas informações que existem aqui no fórum, me ajudaram muito e até me divertiram muito, além de abrir as portas do ciclismo pra mim.

Apesar de toda leitura e tal, ainda sou completamente leigo,  e estou a uns bons 10 anos sem dar uma pedalada. Recentemente andei em uma fixa fiquei maluco e resolvi que queria uma para me locomover (+- 7 KM por dia) e para ter um contato maior com o espirito fixo, queria comprar as peças, montar, pintar e fazer uma que me defina.

Por isso gostaria da ajuda de vocês sobre as peças (marcas e modelos) para montar uma bike simples, o mais simples possível na verdade, até pela dificuldade.

Aqui no fórum existem vários tópicos semelhantes, porém tenho medo de comprar e as peças não serem compatíveis umas com as outras, então imagino que uma coisa boa para todo mundo seria se pudessem fazer como se fosse uma lista de compra, com a peça marca e modelo para não ter erro. Quadro pelo que pesquisei o mais comum é fazer com de caloi 10, então acho que pode ser com ele ou um quadro tão comum quanto para diminuir a dificuldade.

Desde já Agradeço novamente e desejo boas pedaladas a todos!
Voltar ao Topo
lucasguilima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2014
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:602
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasguilima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2016 as 15:32
sapolaa

Sou leigo no assunto também, mas creio que o indicado seja ir até uma bicicletaria e ver se possuem algum modelo disponível e depois tentar deixar do seu agrado, quanto as cores na bike e acessórios.

Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2016 as 16:04
pra começar: uma fixa montada por conta, se der sorte ainda sai na base de uns mil reais (chutando baixo). 

já vamos tirar isso da frente, pq de vez em quando aparece gente que acha que vai montar uma fixa por 200 reais. Tongue

isso no básico do básico. Um quadro bacana custa 1500 pra mais. Se der pro seu tamanho, e quer gastar pouco, tente achar a bike da caixa. Fazendo uns upgrades a medida que o negócio for quebrando, é uma bike simples mas que funciona. Tem tbm uma RAF por 1000 no ML, mas é a mesma bike da caixa, aparentemente. Uma já honesta é a da Eight bike, mas se não me engano é 1800 reais. 


Editado por klhada - 20 Mai 2016 as 16:06
Voltar ao Topo
MaxDmO Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2016
Espirito Santo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaxDmO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2016 as 18:42
Fala fera, tbm estou no mesmo dilema que você!

A pouco tempo adquiri uma Caloi Cruiser, além de ser uma bike da minha infância e ter toda uma historia, acreditei que suas gancheiras horizontais me permitiriam transformá-la em uma fixa com o tempo.

Como o Klhada disse, o custo não é pequeno... e peças básicas(que eu tbm ném acredito se estão certas... pois tbm sou leigo no assunto) no conjunto não ficaram por menos de 1000 reais.

Acho que se a grana for curta.. e você nao tiver paciência para ir adquirindo as peças com o tempo.. a melhor saída é realmente comprar uma pronta.

O Wallmart está com um preço bem bacana em uma https://www.walmart.com.br/bicicleta-passeio-sunburst-aro-26-fixed-bike-prata-e-laranja/3497307/pr (não sei se eh permitido links, perdão se não for) é bem básica mas quebra um galho...e dá pra vc fazer igual eu to pensando em fazer... ir andando com a bike enquanto vai juntanto e estudando pra montar a sua fixa :D.
Voltar ao Topo
sapolaa Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mai 2016
Bilac - SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sapolaa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2016 as 14:32
Então cara, mas pelos tópicos que tem aqui no forum, essa sunbrust não vale a pena nem de graça
Voltar ao Topo
Delerue Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Abr 2009
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Delerue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2016 as 15:26
Originalmente postado por sapolaa sapolaa escreveu:

Então cara, mas pelos tópicos que tem aqui no forum, essa sunbrust não vale a pena nem de graça

Não é pra tanto, poxa. Só trocar pneus, movimento central e já dá pra rodar de boa com a bichinha. Melhor do que esse custo/benefício no momento acho que só as Colorbikes, que já vêm com componentes de melhor qualidade (inclusive freio com pivot duplo), embora custem 200 reais a mais.

Eu cheguei a abrir um tópico com as opções de bike single/fixa à venda que temos no Brasil:  http://www.pedal.com.br/forum/lista-de-bikes-single-fixa-no-mercado_topic86921. - http://www.pedal.com.br/forum/lista-de-bikes-single-fixa-no-mercado_topic86921.html
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2016 as 15:46
imagino que essa Sunburst vai ser idêntica à bike da Caixa. Até no tamanho único é igual. 


Voltar ao Topo
sapolaa Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mai 2016
Bilac - SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sapolaa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2016 as 18:58
Os quadros da cernnunos são bons? ou como o pessoal faz de caloi/peugeot 10 antigas etc, essa experiencia eu gostaria de ter, não ter uma bike super boa e super cara logo de inicio
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2016 as 19:50
então. Se vc quer gastar pouco, compensa achar um quadro de bike antiga BARATO (pq com a moda de fixa que teve um tempo atrás, tudo inflacionou um monte). Mesmo assim, com pintura, e tudo o mais vai continuar saindo mais caro que uma montada do wal mart da vida. 

Procura em bicicletaria dessas de bairro, e nos classificados da sua cidade (OLX e ML). Se achar uma bike véia, com gancheira horizontal ou semi, já dá pra montar (mesmo com quadro de MTB). As peças depois você consegue aproveitar. 

ou então achar alguém vendendo uma montada usada. 

mas continua a mesma coisa. Se você comprar a bike completa por 500 reais com envio pra sua casa, ainda vai ter que comprar no mínimo a roda traseira pra fixa. Pra ficar minimamente decente, trocar o pedivela + mov. central, que já vai mais un 120 reais (comprando peça da mais barata). Fora mão de obra. 

o quadro cernunnos é de aço simplão, igual o da bike do wal mart, e ainda vem sem garfo (e pelo menos na loja que eu vi era 570 reais só o quadro).

pra ter uma fixa abaixo de 1000 reais só se achar alguma caloi 10 bem barata. Eu preferiria gastar um pouco mais e comprar uma montada, com opção de parcelamento, ou comprar a do wal mart mas já pensando nas peças que vão ter que ser trocadas. 
Voltar ao Topo
sapolaa Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mai 2016
Bilac - SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sapolaa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2016 as 10:14
Essa é a idéia, não necessariamente gastar pouco, mas comprar as peças e montar.

Por ex, vi aqui perto uma peugeot 10 antiga em bom estado por < 500 o cara entrega, e dai ir transformar ela em fix/ss não seria um passo tão grande e ficaria no estilo que eu gosto, o objetivo do tópico é realmente não saber que peças comprar pra isso, pra não correr o risco de comprar peças que não servem, ou de tamanhos diferentes, essa é a dificuldade, não valor.
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2016 as 11:41
então vê se a bike é do seu tamanho, e compra ela. Quando chegar, vc vai ter que medir tudo pra descobrir os tamanhos certos, pra só depois ir atrás das coisas.

e fixa pra single speed é bem diferente. Dependendo de onde vc anda, pra montar single speed dá pra só tirar o câmbio traseiro e reaproveitar todo o resto, e só trocar depois que desgastar ou quando já souber certinho o que precisa.
Voltar ao Topo
Gustavopa Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Set 2015
Olímpia
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavopa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2016 as 23:25
Cara, todos nós já passamos por isso.

Compra uma speed/road (ou outra bike qualquer que você goste do quadro) que tenha gancheira horizontal e arranja um paquímetro e volte aqui no fórum que nós te ajudaremos!
Voltar ao Topo
zehhbangel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
porto alegre
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zehhbangel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 09:15
seguindo essa ideia de monta a bike numa cruizer, será q entra roda 29 nela?? ou o quadro dela só vai 26 mesmo.....so leigo no troço tb!!

Voltar ao Topo
sapolaa Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mai 2016
Bilac - SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sapolaa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 16:47
Estava pesquisando e achei essa airwalk IV

http://www.bikeblu.com.br/index.php?route=product/product&path=67_151&product_id=525

Será que vale a pena pra primeira bike? alguem conhece o site, sabe se é confiável?
Voltar ao Topo
Delerue Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Abr 2009
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Delerue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 17:14
Originalmente postado por sapolaa sapolaa escreveu:

Estava pesquisando e achei essa airwalk IV

http://www.bikeblu.com.br/index.php?route=product/product&path=67_151&product_id=525

Será que vale a pena pra primeira bike? alguem conhece o site, sabe se é confiável?

Já entrei em contato com esse site e eles disseram que não têm mais a bike, ainda que o sistema esteja mostrando como disponível. Segundo eles, 'a importadora esta aguardando o INMETRO para continuar comercializando o produto'.

Tente aqui: http://rodociclo.com.br/road/236-bicicleta-airwalk-pista-iv-vermelha-tam-54.html
Voltar ao Topo
sapolaa Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mai 2016
Bilac - SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sapolaa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 17:22
Sim eles responderam meu email agorinha kk

vi uma caloi aluminium na americanas, pelo meiluz, fora o retorno esta com quase 50% de desconto, de 899 por 462 com frete já, estou tentado a comprar pra suprir minha necessidade e ai com calma vou montando minha fixa e estudando pra faze-la do meu gosto
Voltar ao Topo
bhaskara Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Jan 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bhaskara Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2016 as 13:08
o quadro da eight bike se nao me engano ta uns 800 mangos, dizem que é razoavel, o quadro tambem é de aço.... pelo que eu li a cernunos vai interromper a fabricação dos quadros mas deve voltar a faze-los em breve, o bom desses quadros é que você consegue pedir por encomenda, então eles já fazem o quadro pro seu tamanho. Tem a republica da bicicleta que tbm faz quadros sob medida, e o miyamura tbm... os preços variam de acordo com o material, mas creio que todos esses quadros partam de pelo menos 800 mangos....
Voltar ao Topo
Saddam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1062
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Saddam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2016 as 13:34
Seguem os specs da que eu montei a um tempo atrás.
Na época gastei uns mil reais e algum tempo no garimpo das peças e deslocamentos pela cidade (quadro de Cotia, Tre3e ficava em Guarulhos, guidão próximo a Av. Angelica etc etc etc).

Componentes (custo atual aproximado peças novas - cotação Mercado Livre com frete):
  • Quadro Caloi Sprint 1986 com pintura Epoxi tamanho 55cm (R$350,00)
  • Mesa (R$90,00)
  • Movimento central (R$70,00)
  • Rodas Vzan Spin (R$300,00)
  • Freios Ferradura Alonga (R$75,00)
  • Manetes TT Diacomp (R$150,00)
  • Cubo ShungFeng (R150,00)
  • Pedivela Sugino (R$130,00)
  • Pedais (R$70,00)
  • Suporte de caramanhola (R$50,00)
  • Guidão Bullhorn Charge (R$150,00)
  • Fita de Guidão (R$65,00)
  • Pneus + Camaras (R$150,00)
  • Mão de obra em São Paulo para montagem (R$100,00)
  • Total : R$1.900,00 (valor estimado)




Editado por Saddam - 25 Mai 2016 as 13:38
Voltar ao Topo
MaxDmO Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2016
Espirito Santo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaxDmO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2016 as 21:20
Cara 29 não da não, fiz os testes com aros 700 esses dias e o máximo que ele suporta é o pneu 700x23, o que pelo menos para mim e os locais aonde eu ando aqui são extremamente fora de cogitação. Optei no momento em ficar com os originas 26 x 1.5 (que são maiores do que os 26, equivalem ao 27.5).

Não me arrependo até o momento, eles são bem confortáveis e muitas das vezes bem mais gostoso de pedalar do que a mtb de entrada que eu tinha.

Tem que ficar bem esperto com as medidas, pq assim como pra mim, se vc for muito grande tem que escolher as peças com carinho para que fique confortável na bike.
Voltar ao Topo
MaxDmO Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2016
Espirito Santo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaxDmO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2016 as 21:22
Originalmente postado por zehhbangel zehhbangel escreveu:

seguindo essa ideia de monta a bike numa cruizer, será q entra roda 29 nela?? ou o quadro dela só vai 26 mesmo.....so leigo no troço tb!!



Cara 29 não da não, fiz os testes com aros 700 esses dias e o máximo que ele suporta é o pneu 700x23, o que pelo menos para mim e os locais aonde eu ando aqui são extremamente fora de cogitação. Optei no momento em ficar com os originas 26 x 1.5 (que são maiores do que os 26, equivalem ao 27.5).

Não me arrependo até o momento, eles são bem confortáveis e muitas das vezes bem mais gostoso de pedalar do que a mtb de entrada que eu tinha.

Tem que ficar bem esperto com as medidas, pq assim como pra mim, se vc for muito grande tem que escolher as peças com carinho para que fique confortável na bike.
Voltar ao Topo
zehhbangel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
porto alegre
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zehhbangel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2016 as 11:08
Originalmente postado por MaxDmO MaxDmO escreveu:

Originalmente postado por zehhbangel zehhbangel escreveu:

seguindo essa ideia de monta a bike numa cruizer, será q entra roda 29 nela?? ou o quadro dela só vai 26 mesmo.....so leigo no troço tb!!



Cara 29 não da não, fiz os testes com aros 700 esses dias e o máximo que ele suporta é o pneu 700x23, o que pelo menos para mim e os locais aonde eu ando aqui são extremamente fora de cogitação. Optei no momento em ficar com os originas 26 x 1.5 (que são maiores do que os 26, equivalem ao 27.5).

Não me arrependo até o momento, eles são bem confortáveis e muitas das vezes bem mais gostoso de pedalar do que a mtb de entrada que eu tinha.

Tem que ficar bem esperto com as medidas, pq assim como pra mim, se vc for muito grande tem que escolher as peças com carinho para que fique confortável na bike.


Entendi, minha dúvida maior era se cabia uma roda 700x23 pois ela é aro 26...tenho uma fixa da caixa com essas rodas, vou fazer o teste com elas!!!

Obrigado pela ajuda, sou bem leigo nas bikes ainda meu negócio sempre foi andar de skt, e bem rápido heheheh
Voltar ao Topo
Caio Feliciano Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jun 2016
Piracicaba/SP
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caio Feliciano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2016 as 10:34
Eu tenho uma Caloi 10 antiga, e quero transformar ela em fixa, na minha cidade não tem bicicletaria que alguem entenda de fixa, então procuro alguem pra me falar o que preciso comprar, alguem pode me ajudar? tamanho do quadro é 56, não sei se influencia para as peças.
Voltar ao Topo
VJoe Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Set 2015
Br
Offline
Mensagens:200
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VJoe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2016 as 11:56
Originalmente postado por Caio Feliciano Caio Feliciano escreveu:

Eu tenho uma Caloi 10 antiga, e quero transformar ela em fixa, na minha cidade não tem bicicletaria que alguem entenda de fixa, então procuro alguem pra me falar o que preciso comprar, alguem pode me ajudar? tamanho do quadro é 56, não sei se influencia para as peças.


Vcs precisa só do cubo de fixa. Só arrancar os cambios e trocar o cubo.
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2016 as 17:11
Talvez também tenha que trocar a corrente, se o pinhão (cubo) for para corrente grossa, e o movimento central por um selado, para evitar folga. Se for trocar o central e o pedivela for de chaveta, tem que trocar o pedivela também.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X