Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - quadro Specialized Carve 2012 com corrosão
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


quadro Specialized Carve 2012 com corrosão

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Picinin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2016
Florianópolis
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Picinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2016 as 17:42
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

A resposta que tive foi:

"Conforme primeira análise através das imagens enviadas na ocasião da criação do processo, nossa conclusão é que de fato as marcas estão relacionadas à pintura da bicicleta e não tratam-se de um defeito de fabricação, mas de oxidação dado à ação de agentes externos, tais como umidade, sujeira, suor, salinação, entre outros, como podem perceber nas imagens de regiões do quadro que apresentam essas características:











Todos esses acúmulos de sujeira, umidade, entre outros agentes, podem desencadear a oxidação apresentada na bicicleta e, do mesmo modo percebemos que a região do canote não possuía nenhum indício de lubrificação o que pressupõe falta de manutenção e, consequentemente, acúmulo de agentes externos indevidos.

Conforme nossa política de garantia (política completa em: http://service.specialized.com/collateral/ownersguide/new/assets/pdf/Apostila-Garantia-BR.pdf ):




Dessa forma, informamos que a presente solicitação não se enquadra em nossa política de garantia, consideraremos esse processo como finalizado, podendo ainda ser editado ou mesmo reaberto para a inclusão de novas informações.

Sem mais, estamos disponíveis para o esclarecimento de qualquer outra dúvida."

Bah Furukawa... que m%$&*! 

SPZ nunca mais então? 

It never get´s easy... you just go faster.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2016 as 17:42
A resposta acima foi enviada para a loja autorizada via CHAT interno, então pedi que fosse encaminhada para o meu email para que pudesse publicar aqui.

Nesse chat da loja, pedi para escrever uma nova mensagem em que solicito informações sobre o que eu deveria fazer com o quadro: lixar e pintar a área corroída ou deixar como está pois a corrosão não compromete o quadro.

Uma segunda pergunta foi feita e é o que mais me interessa: foi perguntado se esta corrosão no tubo inferior do quadro compromete ou não a segurança do quadro para o seu uso!!!
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2016 as 19:18
Picinin,

Specialized nunca mais é uma afirmação que não posso fazer.

Creio que este problema vai ser útil para que na próxima vez, eu e outros possam escolher uma bike e componentes que melhor tratem o consumidor.
Voltar ao Topo
Picinin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2016
Florianópolis
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Picinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2016 as 20:57
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Picinin,

Specialized nunca mais é uma afirmação que não posso fazer.

Creio que este problema vai ser útil para que na próxima vez, eu e outros possam escolher uma bike e componentes que melhor tratem o consumidor.

Entendo. É, relatos assim são sempre bons, caso alguém passe por uma situação parecida já sabe que nem precisa perder tempo procurando a garantia.

Continue atualizando aqui com informações, principalmente do que pode ser feito pelo quadro, se pode haver dano estruturar etc.
It never get´s easy... you just go faster.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2016 as 22:29
Furukawa,tu mora na praia?Mas sei la,a salinidade ataca assim aluminio?
Vc levou ou pensa em fazer uma analise pro conta propria,se tiver um amigo engenheiro,algo assim.
Nas fotos,o aluminio do seat tube ta cinzento,como se tivesse apodrecido.
O que poderia atacar aluminio assim,fazendo a tinta soltar?
Algum engenheiro ou chutador?
EU achei q aluminio nao sofria com salinidade
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2016 as 22:32
Procure bikes de amigos de onde mora,e veja se algo atacou o aluminio assim.
Se fosse um carro,todo picareta de carro tem uma regra,se for carro de praia nao vale nada.Carro de litoral cai pela metade o valor de revenda,é todo "podre",ouvi dizer que quem mora la se protege como pode,lonas,lavar o carro toda semana(tira o sal)troca de carro a cada 2 anos.
´`E verdade?
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2016 as 01:37
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Furukawa,tu mora na praia?Mas sei la,a salinidade ataca assim aluminio?
Vc levou ou pensa em fazer uma analise pro conta propria,se tiver um amigo engenheiro,algo assim.
Nas fotos,o aluminio do seat tube ta cinzento,como se tivesse apodrecido.
O que poderia atacar aluminio assim,fazendo a tinta soltar?
Algum engenheiro ou chutador?
EU achei q aluminio nao sofria com salinidade


Moro em Florianópolis próximo de uma praia mas num apartamento que felizmente não pega vento com maresia, meus equipamentos como computador, geladeira, fogão, máquina de lavar roupa não apresentam ferrugens.

Sou técnico e engenheiro mecânico, converso com colegas da área sobre o assunto. Se você ler o que postei no dia 18 de maio das 23:05, eu coloquei uma possível explicação sobre o caso.

A liga de Al mais empregada nos quadros de bike é do tipo 6061 e apresenta alta resistência à corrosão mas SEM qualquer pintura ou algo que cubra sua superfície e SEM a presença de materiais dissimilares que possam causar corrosão galvânica.

A partir do momento que um fabricante pinta o alumínio, é preciso fazer um tratamento prévio para que a tinta não descole fácil e garanta uma proteção passiva. Eis a minha grande suspeita!!!!!

Eu também estranhei a aparência da corrosão no tubo do selim. A Specialized não informa o tipo de liga de alumínio usada no quadro Carve e Crave, menciona um código deles, M4.

Editado por furukawa - 18 Jun 2016 as 02:01
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2016 as 01:57

Um fato curioso, alguém já viu esquadria de alumínio de janelas corroer?

Toda esquadria de alumínio é fabricada por extrusão e depois é anodizada para aumentar sua resistência à corrosão.

Anodizar é um processo eletroquímico que visa aumentar a camada de óxido superficial do metal. O alumínio por si só já possui uma camada de óxido que se forma naturalmente ao ar livre mas é muito FINA.

Editado por furukawa - 18 Jun 2016 as 02:06
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2016 as 10:45
Furukawa se você ainda tiver disposição de engrossar o caldo poderia por conta própria solicitar um laudo técnico. A partir dos prováveis resultados, contrapor no âmbito jurídico o posicionamento já manifesto pela Specialized. Não poderia ser considerado como potencial vicio oculto pela existencia dos parafusos de aço? Haja visto modelo posterior virem com parafusos de alumínio. Vale a pena fazer essa contenda? A imagem da Specialized não foi arranhada seriamente com o possivel descaso? É a pergunta que fazemos.


Editado por Ligeirinho - 18 Jun 2016 as 11:03
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2016 as 10:57
Honestamente, desse modo a empresa irá acumular mais prejuízos de ordem de confiança junto aos seus atuais consumidores e ex futuros consumidores ( quem diria...) que saibam desse topico que substituir o quadro exposto nas fotos evidenciando o dano citado.


Editado por Ligeirinho - 18 Jun 2016 as 11:01
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2016 as 11:58
Ligeirinho,

realmente dá vontade de fazer uma análise técnica do material do quadro e da área corroída do tubo inferior.

No tubo inferior eu só poderia arrancar a pintura e ver como está o estado superficial do tubo de alumínio.

Para uma avaliação realista, seria necessário arrancar amostras e fazer análises microscópica (ótica e MEV, microscópio eletrônico de varredura), química e mecânica do material. Isto destruiria o quadro para retirada de amostras.

Eu mesmo já atuei no Laboratório de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina e lidei com algumas análises citadas acima. No momento estou fora da UFSC.




Editado por furukawa - 18 Jun 2016 as 11:59
Voltar ao Topo
Picinin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2016
Florianópolis
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Picinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2016 as 13:48
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Ligeirinho,

realmente dá vontade de fazer uma análise técnica do material do quadro e da área corroída do tubo inferior.

No tubo inferior eu só poderia arrancar a pintura e ver como está o estado superficial do tubo de alumínio.

Para uma avaliação realista, seria necessário arrancar amostras e fazer análises microscópica (ótica e MEV, microscópio eletrônico de varredura), química e mecânica do material. Isto destruiria o quadro para retirada de amostras.

Eu mesmo já atuei no Laboratório de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina e lidei com algumas análises citadas acima. No momento estou fora da UFSC.



Mas tu ainda deve ter conhecidos na UFSC, não? 


It never get´s easy... you just go faster.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2016 as 17:06
Picinin,

sim, conheço vários professores como o Klein, Bernardini, Ana Maria Maliska...
Voltar ao Topo
Picinin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2016
Florianópolis
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Picinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2016 as 17:40
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Picinin,

sim, conheço vários professores como o Klein, Bernardini, Ana Maria Maliska...

Entra em contato com algum deles... essa época o pessoal vai atras de assuntos para TCC...

Vai que tem algum aluno (coitado) que pode ser entubado com esse assunto =)
It never get´s easy... you just go faster.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2016 as 18:01

Vocês notaram que a "primeira análise" da Specialized foi em cima dos pontos onde são fixados (tubo superior e stay superior) os conduítes e mangueira do freio traseiro!!! É uma região difícil de limpar e fica escondido pelos conduítes.

O problema relatado neste tópico é no TUBO INFERIOR do quadro junto ao parafuso de baixo do suporte de garrafa.

Liguei para a loja onde é feito a comunicação com a Specialized via chat e ainda não tiveram a resposta quanto ao que devo fazer com relação à corrosão do tubo inferior e se há ou não risco de segurança estrutural do quadro.

Editado por furukawa - 20 Jun 2016 as 18:23
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2016 as 18:15
Originalmente postado por Picinin Picinin escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Picinin,

sim, conheço vários professores como o Klein, Bernardini, Ana Maria Maliska...


Entra em contato com algum deles... essa época o pessoal vai atras de assuntos para TCC...

Vai que tem algum aluno (coitado) que pode ser entubado com esse assunto =)


Legal!

Poderia ser tema de uma dissertação de mestrado!

Esta semana devo ir lá conversar pois faz tempo que não participo de um happy hour deles, sempre é uma conversa muito bacana sobre vários assuntos.

Editado por furukawa - 20 Jun 2016 as 23:31
Voltar ao Topo
Picinin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2016
Florianópolis
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Picinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2016 as 18:22
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Vocês notaram que a "primeira análise" da Specialized foi em cima dos pontos onde são fixados os cabos e conduítes (tubo superior e stay superior)!!! É uma região difícil de limpar e fica escondido pelos cabos e conduítes.

O problema relatado neste tópico é no tubo inferior do quadro junto ao parafuso de baixo do suporte de garrafa.

Liguei para a loja onde é feito a comunicação com a Specialized via chat e ainda não tiveram a resposta quanto ao que devo fazer com relação à corrosão do tubo inferior e se há ou não risco de segurança estrutural do quadro.

Assim, analise de leigo (eu).
Depende muito do nível da corrosão... se for só superficial, entre a tinta e o alumínio, não deve afetar a estrutura.
Se tiver muito avançada... ai certamente afete.

Mas acho que pra saber o real estado... só lixando mesmo e vendo o tamanho do problema, não?


It never get´s easy... you just go faster.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2016 as 19:01
Lixando e vendo o estado superficial é uma informação inicial.

O problema é saber qual o material do tubo (alumínio 6xxx, 7xxx ...) e, o mais importante, a espessura do tubo na região da corrosão.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2016 as 00:55
texto do Manual do Utilizador da Bicicleta, 9ª Edição, 2007 da Specialized






Editado por furukawa - 15 Set 2017 as 15:31
Voltar ao Topo
Picinin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2016
Florianópolis
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Picinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2016 as 10:07
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Lixando e vendo o estado superficial é uma informação inicial.

O problema é saber qual o material do tubo (alumínio 6xxx, 7xxx ...) e, o mais importante, a espessura do tubo na região da corrosão.

Se tu descobrir o que é o M4, tenta ver se descobre tb o que é o M5..
It never get´s easy... you just go faster.
Voltar ao Topo
S.Q.N. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2015
Paraná
Offline
Mensagens:317
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar S.Q.N. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2016 as 11:57
Não sei se a informação procede, pois encontrei em um fórum de 2009:

M4: alumínio forjado com silício, cobre, magnésio, vanádio
M5: alumínio forjado com silício, cobre, manganês, magnésio, zinco

Segundo relatos, o M5 é mais suscetível a corrosão.

Imagem de um quadro M5 com corrosão:


Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2016 as 12:02
resposta de hoje da Specialized:

"...
Conforme orientado, pequenos reparos podem ser realizados por profissionais qualificados (a própria Ciclovil pode indicar o serviço caso tenham o contato), contudo desde que não comprometam a identidade da bicicleta ou seu material (alteração do quadro resulta na perda da garantia vitalícia limitada).

O alumínio utilizado na construção do quadro CRAVE PRO 29 é o 6061, contudo identificado como M4SL, por possuir maior resistência quando comparado ao tipo A1, formatos de tubos mais agressivos, além de peso e experiência de pilotagem melhorados.

Referente à estrutura, da nossa análise somente a pintura foi afetada, contudo se não for devidamente reparada e se a bicicleta não tiver a regularidade de manutenções/limpezas conforme recomendado, é possível que se agrave.

A garantia estrutural do quadro permanece, no entanto para valer da política - assim como em caso de problemas na pintura - os cuidados com o produto devem ser devidamente realizados.

Sem mais, estamos disponíveis para o esclarecimento de qualquer outra dúvida.

Muito obrigado pela sua atenção."
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2016 as 12:10

Isto confirma o que eu havia dito no dia 18 de maio às 23:05:

Se olharmos o catálogo da Alcoa, muitos fabricantes usam Al 6061 pelas seguintes propriedades:

"A Liga 6061é indicada para aplicações que requerem alta resistência à corrosão. O propósito geral da liga é apresentar excelente resistência a corrosão em condições atmosféricas e boa resistência a corrosão em água do mar. É praticamente inexistente a suscetibilidade a corrosão por tensão e esfoliação.
A liga 6061 oferece relativamente uma alta resistência e excelentes características de união. (Observação: o contato direto com metais dissimilares pode provocar corrosão galvânica; proteção adequada deve ser tomada em relação ao metal dissimilar.)"

Notem que na observação é citado a proteção adequada em relação ao metal dissimilar, ou seja, outro metal diferente que possa causar corrosão galvânica.

https://www.alcoa.com/brasil/pt/resources/pdf/industria/catalogo_ligas_temperas_2010.pdf



Com este Al 6061 aliado ao que diz o próprio Manual do Utilizador da Bicicleta Specialized na página 44 que o alumínio pode sofrer corrosão galvânica na presença de outro metal, qual é o meu comentário sobre o caso?

NEGLIGÊNCIA TOTAL


Editado por furukawa - 23 Jun 2016 as 12:46
Voltar ao Topo
S.Q.N. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2015
Paraná
Offline
Mensagens:317
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar S.Q.N. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2016 as 12:14
Liga 6061... E já vi muita gente falando aqui no fórum que as ligas da SPZ vinham de outro planeta.
Voltar ao Topo
Picinin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2016
Florianópolis
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Picinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2016 as 13:16
Originalmente postado por S.Q.N. S.Q.N. escreveu:

Liga 6061... E já vi muita gente falando aqui no fórum que as ligas da SPZ vinham de outro planeta.

Eles adoram criar nomes e siglas proprietárias para cobrar mais por isso.
Para dar a entender que "nós somos diferentes", "só nós temos isso" etc...

será que o M5 então é o que? 700x? 
It never get´s easy... you just go faster.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2016 as 00:54
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Isto confirma o que eu havia dito no dia 18 de maio às 23:05:

Se olharmos o catálogo da Alcoa, muitos fabricantes usam Al 6061 pelas seguintes propriedades:

"A Liga 6061é indicada para aplicações que requerem alta resistência à corrosão. O propósito geral da liga é apresentar excelente resistência a corrosão em condições atmosféricas e boa resistência a corrosão em água do mar. É praticamente inexistente a suscetibilidade a corrosão por tensão e esfoliação.
A liga 6061 oferece relativamente uma alta resistência e excelentes características de união. (Observação: o contato direto com metais dissimilares pode provocar corrosão galvânica; proteção adequada deve ser tomada em relação ao metal dissimilar.)"

Notem que na observação é citado a proteção adequada em relação ao metal dissimilar, ou seja, outro metal diferente que possa causar corrosão galvânica.

https://www.alcoa.com/brasil/pt/resources/pdf/industria/catalogo_ligas_temperas_2010.pdf



Com este Al 6061 aliado ao que diz o próprio Manual do Utilizador da Bicicleta Specialized na página 44 que o alumínio pode sofrer corrosão galvânica na presença de outro metal, qual é o meu comentário sobre o caso?

NEGLIGÊNCIA TOTAL


Uai Furukawa, não lembro direito, mas você não citou esse risco de corrosão galvânica com o parafuso de aço no quadro de alumínio na reclamação anterior? Acho que você tinha só sugerido essa probabilidade na mensagem, mas sem citar os parafusos, não? Olha... agora até eu fiquei put0 com essa atitude negligente da Specialized do Brasil!!!! Parece que o SAC deles está ficando Specialized em enganar seus consumidores com desculpas esfarrapadas.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2016 as 14:55

Citei a corrosão galvânica do parafuso de aço inox com o quadro de alumínio no dia 17 maio 2016 às 09:17.

"Falando com amigos engenheiros, a resposta para isto é unânime: corrosão galvânica entre o alumínio do quadro com o parafuso de aço inox."




No dia 18 maio 2016 às 23:05 digo isso enfaticamente:

"O quadro SPZ Carve 2012 veio com parafusos originais de fábrica de aço INOX. Se houve a presença de umidade (própria do ambiente, ou de chuva e poças e no pior caso, suor) VAI HAVER CORROSÃO GALVÂNICA, simples!!!!!!!!"


Editado por furukawa - 24 Jun 2016 as 15:03
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2016 as 01:17
Triste, viu.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2016 as 00:16

Uma comparação interessante: os meus 3 pedivelas são todos integrados da Shimano cujos braços são de alumínio e o eixo hollowtech é de aço inox assim como os parafusos de aperto do braço esquerdo e os eixos dos pedais.

Ou seja, todas as partes de alumínio do pedivela estão em contato direto, roscados ou aparafusados com partes de aço inox mas NÃO APRESENTAM CORROSÃO GALVÂNICA!!!

O braço esquerdo do pedivela integrado Shimano é fixado com 2 parafusos de aço inox, está sujeito a muito suor que sai do ciclista e pega água de todo tipo que se possa imaginar.

Um fato que se sabe é que todo processo de corrosão é acelerada mediante aplicação de esforço mecânico.

O aperto dos 2 parafusos de aço inox no braço esquerdo do pedivela é feito com MUITO TORQUE: 12 a 14 Nm. A montagem do braço direito do pedivela no eixo hollowtech é feita por interferência:

http://www.ghinduction.com/process/montagem-por-interferencia/?lang=pt-br

Editado por furukawa - 07 Jul 2016 as 01:36
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2016 as 00:27

O que eu quero dizer é que o material do quadro da Specialized Carve 2012 tem uma forte tendência a corrosão pelo simples fato de entrar em contato com aço inox. O suporte onde fica a ponteira do conduíte do câmbio dianteiro oxidou também no meu quadro Crave 2014.

Volto a dizer, os parafusos dos suportes de garrafa de aço inox são originais de fábrica, ou seja, recebi junto com o quadro. Negligência, incompetência...

É de conhecimento público e descrito no próprio manual da Specialized, página 44 da 9ª edição, 2007, que o alumínio está sujeito a corrosão galvânica na presença de outros metais.





Se houvesse um tratamento decente antes da pintura e/ou emprego de uma liga de alumínio melhor, a corrosão galvânica seria evitada. Basta comparar com o alumínio do pedivela integrado Shimano (por favor, leiam o post anterior).


Editado por furukawa - 15 Set 2017 as 15:32
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2016 as 15:13
Nossa, só vi esse tópico agora, mas descepcionei com SPZ. Aqui na cidade é modinha, "SPZ é a melhor bike que existe", e já ouvi relatos de ter uma ótima garantia. Achei uma postura um tanto arrogante da parte deles.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2016 as 22:27
Depois de ler esse tópico, corri para o manual da minha Trek e sim, tem a recomendação de passar graxa no canote, avanço e outras peças, mas fala nada dos parafusos de aço inox no quadro de alumínio... Bem, não perdi tempo e lubrifiquei tudo com graxa azul LOL



1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2016 as 01:21
Bol Gola,

o que importa é a qualidade do alumínio usado na fabricação do quadro e definitivamente esta da Specialized Carve e Crave não é das melhores.

Como postei antes, fiz uma comparação, o alumínio dos pedivelas integrados Shimano não sofrem corrosão galvânica por serem melhores tratados e de boa qualidade.

Quando ocorre uma corrosão galvânica, ela é forte e rápida a ponto de se espalhar por baixo da pintura por uma grande extensão, normalmente forma "bolhas" ou nervuras.

Se fosse uma corrosão simples, ela atacaria somente a área sem pintura ou proteção MAS NÃO FORMARIA BOLHAS. Mimha antiga KHS Montana de 1996 era de aço Cr-Mo e num amassado no tubo superior, a corrosão acatou somente o local onde a pintura descascou e não penetrou por debaixo dela!

Editado por furukawa - 08 Jul 2016 as 15:20
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2016 as 07:54
Uma de meus manetes XTR estão descascando no aperto.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2016 as 20:19
O quadro Crave 2014 está com o suporte do conduíte do câmbio dianteiro corroído e com nervuras na pintura chegando até o tubo do selim:








Na ponteira do conduíte, eu tinha colocado uma ponta simples mas agora instalei uma com mais proteção para evitar que o cabo de aço inox encoste no alumínio do quadro.




Editado por furukawa - 15 Set 2017 as 15:34
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2016 as 22:13
Amiga minha comprou uma linda Crave 2015. Vou avisar ela o quanto antes porque pelo jeito a Specialized não mudou o tratamento e tipo de alumínio usado nesses quadros Ermm
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2016 as 23:32
Este é o problema, o material do quadro!

A tubulação do quadro Crave melhorou bastante em relação ao Carve, está mais leve, com perfil ovalado (antes era quadrado) e mais rígido.

Uma pena pois o bikefit do quadro Crave tamanho 17.5" ficou muito bom para mim.

Comprei os quadros Carve e Crave da Specialized porque era a única grande marca que vendia somente o quadro. Até queria comprar uma Crave Expert montada e pronta mas os componentes originais não me agradaram em 2014, por isso comprei somente o quadro e montei eu mesmo.
Voltar ao Topo
DougFF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2015
Pará de Minas
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DougFF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2016 as 10:32
Depois que eu vi este tópico fui olhar minha KHS tb.

Tudo Alumínio.


Agora meu pitaco sobre isso seria você arrumar um laudo técnico mostrando que todo esse problema aconteceu devido a montagem da bike pela fábrica, isso que aconteceu é responsabilidade deles. Não é problema de lavagem em si e sujeira... isso ocorreu pq existem dois tipos de materiais diferentes que facilitam a ocorrência desse processo.
Eles como fábrica, deveriam colocar o material como o manual exige.


Editado por DougFF - 16 Jul 2016 as 10:33
Knowledge Health Strenght.

2015 - KHS Tempe.
1994 - KHS Montana True Temper.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2016 as 23:27
Hoje fui visitar meu amigo que tem uma Santa Cruz Heckler aro 26" bem antiga.

O quadro está cheio de locais com a pintura descascada e ralados mas nenhum sinal de corrosão. O alumínio exposto nem apresenta granulação ou rugosidades, está lisinha como um bom alumínio deve ser.

Vendo minhas 2 bikes Spz, elas têm muitos componentes em alumínio com parafusos de aço inox mas somente o quadro apresenta corrosão. Definitivamente, duvido que a alegação do suporte em dizer que a sigla M4 do quadro se refere à liga Al 6061.

Editado por furukawa - 17 Jul 2016 as 23:37
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2016 as 15:52

O João, dono da CicloVil e revendedor autorizado Specialized, vai nesta segunda-feira aos EUA no encontro deles. Ele vai levar as fotos dos quadros Carve 2012 e Crave 2014.

Espero que alguém da Specialized americana tome alguma iniciativa quanto ao problema do material e pintura do quadro de alumínio M4.

Refiz as fotos da Crave 2014 para melhor visualizar o estado do suporte do conduíte do câmbio dianteiro:







Editado por furukawa - 15 Set 2017 as 15:36
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X