Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Rodas Vzan Clamber é uma boa compra?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Rodas Vzan Clamber é uma boa compra?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Roberto Holanda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2012
Iguatu
Offline
Mensagens:231
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Holanda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Rodas Vzan Clamber é uma boa compra?
    Postado: 27 Mar 2016 as 14:46
Sei que tem um teste muito bom sobre as Rodas Vzan Clamber aqui mesmo no Pedal onde o ciclista Gustavo Figueiredo relata sobre a sua experiência com essas rodas, mas estou sentindo a falta da opinião de mais usuários onde algum de nós podemos levantar mais detalhes ou mesmo reforçar o que já foi dito. 

É que estou pretendo comprar um par de rodas leve que seja boa pra escalar e de boa rolagem. O preço da Clamber mim chamou atenção! Tenho uma Trek Madone 4.5 Carbon, peso 75kg, pedalo 3 vezes por semana com os amigos e estou querendo subir melhor e girar mais rápido no plano pra melhorar a minha média atual de 30km/h. 

Seriam as Rodas Vzan Clamber a solução ou teria algum modelo melhor que custasse até R$ 3.000,00 que justificasse no seu desempenho o valor a mais a ser pago pelas Rodas Clamber?





Editado por Roberto Holanda - 27 Mar 2016 as 14:49
MTB - Specialized Epic
Road - Trek Madone
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2016 as 12:15
Cara, as rodas do teste estão comigo até agora. Uso para tudo e ainda estão retinhas. Emprestei outro dia para um amigo meu e ele aprovou também. E detalhe: ele é um cara bem mais forte e pesado que eu. Qualquer dúvida só chamar. 



Editado por Cebo - 28 Mar 2016 as 12:27
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
pettis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pettis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2016 as 12:33
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Cara, as rodas do teste estão comigo até agora. Uso para tudo e ainda estão retinhas. Emprestei outro dia para um amigo meu e ele aprovou também. E detalhe: ele é um cara bem mais forte e pesado que eu. Qualquer dúvida só chamar. 




Amigo Cebo, estamos falando de quantos kilinhos? A recomendação da VZAN é de até 80kg. Obrigado!
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2016 as 13:20
Originalmente postado por pettis pettis escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Cara, as rodas do teste estão comigo até agora. Uso para tudo e ainda estão retinhas. Emprestei outro dia para um amigo meu e ele aprovou também. E detalhe: ele é um cara bem mais forte e pesado que eu. Qualquer dúvida só chamar. 




Amigo Cebo, estamos falando de quantos kilinhos? A recomendação da VZAN é de até 80kg. Obrigado!

Não sei exatamente o peso dele, mas gira em torno de uns 75kg. Ele é um cara bem forte que anda sempre entre os ponteiros no PJ aqui em São Paulo e já ganhou algumas provas em sua categoria. Gostou tanto que encomendou um par já. LOL

To para escrever um teste de longo prazo sobre a Clamber, mas to esperando completar um ano de uso para ter uma opinião realmente bem embasada. O que posso dizer até agora é que já peguei alguns buracos bem feios e elas estão firmes e fortes. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2016 as 13:28
Em Sugestão ao questionamento do Holanda:

Uso Fulcrum Racing 3, a quase um ano e meio, rodas são sensacionais, rodam muuito, rigida, forte, aguenta a pauleira dessa porcaria de pavimento no Brasil.

um colega, comprou a Quattro, perfil mais alto, está super feliz, ainda ontem comentou, que a rolagem está surpreendendo positivamente, disse q valeu cada centavo do investimento.

Da clamber vzan, não posso falar, só sugerindo, o q estamos usando, para mostrar q o mercado tem opções, até bem abaixo de 3000 Dilmas. (particularmente, não arriscaria na clamber, um dinheiro desses, tem rodas já "consagradas no mercado", a serem consideradas.
corinthians
Voltar ao Topo
Icarogg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2014
Jau
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Icarogg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2016 as 13:49
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Originalmente postado por pettis pettis escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Cara, as rodas do teste estão comigo até agora. Uso para tudo e ainda estão retinhas. Emprestei outro dia para um amigo meu e ele aprovou também. E detalhe: ele é um cara bem mais forte e pesado que eu. Qualquer dúvida só chamar. 




Amigo Cebo, estamos falando de quantos kilinhos? A recomendação da VZAN é de até 80kg. Obrigado!

Não sei exatamente o peso dele, mas gira em torno de uns 75kg. Ele é um cara bem forte que anda sempre entre os ponteiros no PJ aqui em São Paulo e já ganhou algumas provas em sua categoria. Gostou tanto que encomendou um par já. LOL

To para escrever um teste de longo prazo sobre a Clamber, mas to esperando completar um ano de uso para ter uma opinião realmente bem embasada. O que posso dizer até agora é que já peguei alguns buracos bem feios e elas estão firmes e fortes. 

Ola Cebo, boa tarde, gostaria de saber mais sobre as Clamber, tive uma má experiencia com a VZAN, tive uma Futura que não durou 5.000 km, exatos 5 meses, sou leve (68 kg), uso atualmente uma R 500 (shimano) que ja esta com 10.000 km e está abrindo o bico, toda torta, amassada, gostei dela, mas são rodas pesadas, com uma rolagem precária para não dizer outra coisa, sera que existe alguma vantagem entroca-las pela clamber? A Clamber rola bem? Muito obrigado, abç!
Voltar ao Topo
Roberto Holanda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2012
Iguatu
Offline
Mensagens:231
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Holanda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2016 as 18:26
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Não sei exatamente o peso dele, mas gira em torno de uns 75kg. Ele é um cara bem forte que anda sempre entre os ponteiros no PJ aqui em São Paulo e já ganhou algumas provas em sua categoria. Gostou tanto que encomendou um par já. LOL

Olá Cebo,

Mim diz como estar a sua opinião hoje com relação ao desempenho da rolagem da Clamber? Ela aumentaria a minha média de 30km/h num percurso de 50km ou não tem nada haver?
MTB - Specialized Epic
Road - Trek Madone
Voltar ao Topo
Roberto Holanda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2012
Iguatu
Offline
Mensagens:231
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Holanda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2016 as 18:48
Originalmente postado por corinthians corinthians escreveu:

Em Sugestão ao questionamento do Holanda:

Uso Fulcrum Racing 3, a quase um ano e meio, rodas são sensacionais, rodam muuito, rigida, forte, aguenta a pauleira dessa porcaria de pavimento no Brasil.

um colega, comprou a Quattro, perfil mais alto, está super feliz, ainda ontem comentou, que a rolagem está surpreendendo positivamente, disse q valeu cada centavo do investimento.

Da clamber vzan, não posso falar, só sugerindo, o q estamos usando, para mostrar q o mercado tem opções, até bem abaixo de 3000 Dilmas. (particularmente, não arriscaria na clamber, um dinheiro desses, tem rodas já "consagradas no mercado", a serem consideradas.

Oi corinthians,

A Fulcrum Racing 3, junto com os pares de rodas Mavic Cosmic Elite que tem 30mm de perfil que mim chamam muito a atenção por eu achar que vai ficar mais aerodinâmica e as Mavic Ksyrium super renomadas, mas mim deparo com os preços delas que são em média 3 vezes mais caras do que a Clamber, que além do preço tem também como ponto forte a sua fácil manutenção, nosso grupo já tem a disposição uns 30 raios da Vzan.
Obrigado por sugerir as Fulcrum Racing 3, é melhor estar importando ou comprando aqui mesmo no Brasil?
MTB - Specialized Epic
Road - Trek Madone
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2016 as 22:13
Uma característica interessante dessas rodas Vzan Clamber é que elas são muito baratas.
Em uma rápida busca, encontrei o par sendo vendido até por menos de R$ 1.000, ou seja, um valor muito próximo de uma Shimano R501 de entrada (que custa uns R$ 800) ou, ainda, o mesmo de um par de rodas Shimano RS11.  

Eu não gosto muito da marca (Vzan) e tenho uma preferência pelo  sistema copo e cone (Shimano) ao sistema de rolamentos selados, mas por menos de R$ 1.000 eu pensaria em experimentar...  Smile





“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2016 as 22:47
Importando...

Holanda, qdo importei a Racing 3 (1550 gramas), acho q o Dolar estava pouco menos q hoje, (3,40 e alguma coisa),

ficou em menos de R$ 1500, com imposto e tudo, numa Promo na Merlin.

e a Quattro q é 40mm, meu amigo disse q veio a pouco mais de R$ 1200;

Outra opção, que julguei interessante, entre as duas citadas, foi a campagnolo Zonda, que só não fiquei com ela, porque a Merlin não tinha, na época!

como disse, são Opções. Todas, são rodas, que nos rewiew gringos, a maioria fala muito bem.
corinthians
Voltar ao Topo
Roberto Holanda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2012
Iguatu
Offline
Mensagens:231
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Holanda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2016 as 21:55
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Uma característica interessante dessas rodas Vzan Clamber é que elas são muito baratas.
Em uma rápida busca, encontrei o par sendo vendido até por menos de R$ 1.000, ou seja, um valor muito próximo de uma Shimano R501 de entrada (que custa uns R$ 800) ou, ainda, o mesmo de um par de rodas Shimano RS11.  

Eu não gosto muito da marca (Vzan) e tenho uma preferência pelo  sistema copo e cone (Shimano) ao sistema de rolamentos selados, mas por menos de R$ 1.000 eu pensaria em experimentar...  Smile

Preço campeão para esse peso!
MTB - Specialized Epic
Road - Trek Madone
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2016 as 17:48
Originalmente postado por Icarogg Icarogg escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Originalmente postado por pettis pettis escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Cara, as rodas do teste estão comigo até agora. Uso para tudo e ainda estão retinhas. Emprestei outro dia para um amigo meu e ele aprovou também. E detalhe: ele é um cara bem mais forte e pesado que eu. Qualquer dúvida só chamar. 




Amigo Cebo, estamos falando de quantos kilinhos? A recomendação da VZAN é de até 80kg. Obrigado!

Não sei exatamente o peso dele, mas gira em torno de uns 75kg. Ele é um cara bem forte que anda sempre entre os ponteiros no PJ aqui em São Paulo e já ganhou algumas provas em sua categoria. Gostou tanto que encomendou um par já. LOL

To para escrever um teste de longo prazo sobre a Clamber, mas to esperando completar um ano de uso para ter uma opinião realmente bem embasada. O que posso dizer até agora é que já peguei alguns buracos bem feios e elas estão firmes e fortes. 

Ola Cebo, boa tarde, gostaria de saber mais sobre as Clamber, tive uma má experiencia com a VZAN, tive uma Futura que não durou 5.000 km, exatos 5 meses, sou leve (68 kg), uso atualmente uma R 500 (shimano) que ja esta com 10.000 km e está abrindo o bico, toda torta, amassada, gostei dela, mas são rodas pesadas, com uma rolagem precária para não dizer outra coisa, sera que existe alguma vantagem entroca-las pela clamber? A Clamber rola bem? Muito obrigado, abç!

Cara, elas rolam muio bem sim. Os rolamentos da Vzan são bem eficientes, mas não são rodas aerodinâmicas, certo? Tive durante um bom tempo um par de HED Jet 60 e, em alta velocidade, a diferença é notável. Porém, complica comparar um par de rodas de 900 reais de perfil baixo com um outro que deve custar mais de cinco mil e com perfil de 60mm em U. 

As minhas devem estar com uns 2500 quilômetros e estão estruturalmente boas, sem nenhum tipo de desalinhamento. Já tive Vzan e o problema que tive acabou sendo culpa minha. Os rolamentos da traseira acabaram e eu espertamente coloquei genéricos. Como era de se esperar, um deles quebrou e mandou a roda-livre para o paraíso dos componentes de bicicleta (que Deus o tenha). 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2016 as 17:50
Originalmente postado por Roberto Holanda Roberto Holanda escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Não sei exatamente o peso dele, mas gira em torno de uns 75kg. Ele é um cara bem forte que anda sempre entre os ponteiros no PJ aqui em São Paulo e já ganhou algumas provas em sua categoria. Gostou tanto que encomendou um par já. LOL

Olá Cebo,

Mim diz como estar a sua opinião hoje com relação ao desempenho da rolagem da Clamber? Ela aumentaria a minha média de 30km/h num percurso de 50km ou não tem nada haver?

Cara, impossível dizer. Depende de infinitos fatores que vão do peso e da aerodinâmica de suas rodas atuais ao tipo de percurso que você faz. São rodas leves, boas para subir. Se o percurso for plano, pouco vai mudar. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2016 as 17:29
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Cara, impossível dizer. Depende de infinitos fatores que vão do peso e da aerodinâmica de suas rodas atuais ao tipo de percurso que você faz. São rodas leves, boas para subir. Se o percurso for plano, pouco vai mudar. 

Rodas mais leves ajudam em subidas apenas por que possuem um peso menor.  Se um par de rodas pesa 500 g menos que outro, a diferença em uma subida será a mesma que subir com a caramanhola de 500 ml cheia ou completamente vazia.  Ou seja, seria indiferente retirar peso das rodas ou de outra parte da bicicleta, incluindo aí o ciclista, que poderia emagrecer 500 g e obter efeito semelhante à mudança das rodas nas subidas.

Porém.... (sempre há um!!)  Rodas mais leves favorecem incrivelmente a:

a-) Aceleração:  é mais fácil e rápido sair de uma velocidade "a" para uma "a+x".  A bicicleta fica ótima em sprints e em mudanças rápidas de velocidade.
b-) Desaceleração: de modo análogo acima, é mais fácil cair de uma velocidade "a" para uma "a-x".  A bicicleta freia mais rápido e, assim, chega à velocidade "de entrada" de uma curva antes.
c-) Curvas:  Com menor peso e menor momento inércia a bicicleta ganha muito em dirigibilidade, mudanças de trajetórias, curvas e etc.

Em resumo:  Rodas mais leves contribuem mais em circuitos tipo "criterium" (com 2 retas e 2 curvas de 180º OU com 4 retas e 4 curvas de 90º) onde as frequentes curvas, desacelerações em tomadas de curvas e acelerações após as curvas são primordiais.
Com uma roda mais leve vc vai subir um pouco melhor (pois o peso total irá ser menor) mas essa não é a principal vantagem de uma roda leve. Wink

Em tempo: tudo o que afirmei acima pode ser facilmente comprovado pela física teórica, física prática e em equações relativamente simples.
Há uma "corrente de ciclistas" que afirmam que em uma subida há pequenas acelerações e desacelerações em cada pedalada e as rodas mais leves contribuiriam muito mais que apenas a redução total de peso na escalada.  Porém, a ciência já pesquisou esse fenômeno e não encontrou comprovação científica que sustente essa ideia. 

  

 
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Arsen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2013
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:252
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arsen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2016 as 21:12
Salve a todos!

Roberto, depois dessas mensagens, como ficou a compra? Estou pensando nessa roda também, e como vocẽ estou pesquisando a respeito. Comprou a Clamber? Comprou outra? Ou continua com suas rodas anteriores?

Abs!

Originalmente postado por Roberto Holanda Roberto Holanda escreveu:

Sei que tem um teste muito bom sobre as Rodas Vzan Clamber aqui mesmo no Pedal onde o ciclista Gustavo Figueiredo relata sobre a sua experiência com essas rodas, mas estou sentindo a falta da opinião de mais usuários onde algum de nós podemos levantar mais detalhes ou mesmo reforçar o que já foi dito. 

É que estou pretendo comprar um par de rodas leve que seja boa pra escalar e de boa rolagem. O preço da Clamber mim chamou atenção! Tenho uma Trek Madone 4.5 Carbon, peso 75kg, pedalo 3 vezes por semana com os amigos e estou querendo subir melhor e girar mais rápido no plano pra melhorar a minha média atual de 30km/h. 

Seriam as Rodas Vzan Clamber a solução ou teria algum modelo melhor que custasse até R$ 3.000,00 que justificasse no seu desempenho o valor a mais a ser pago pelas Rodas Clamber?



Arsen - pedalando a Triban 3!!!
Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2016 as 21:20
A pergunta não foi para mim, mas eu acho que fiz um bom negócio recentemente. Estava atrás de uma roda leve e para escalar. Pesquisei durante um tempo, e a solução mais viável por aqui seria a clamber. Mas eu tenho uma futura, e comparando as duas, fora o peso, não acreditava que fosse um bom negócio, pagar 1k e pouco para tirar 500g da bike. Acabei comprando na wiggle uma capagnolo zonda. Há uma semana paguei U$301 (agora já está U$323), e com os impostos ela sairá cerca de R$1,900 (se vier com o cálculo de imposto errado, como estou esperando, vou pedir revisão dos tributos, o que já fiz antes e deu certo). O negócio e ter paciência para esperar todo o processo que pode levar até 2 meses. Mas eu acredito que a zonda seja uma outra qualidade de produto, e a diferença não é tão grande assim. Se for num estado sem o ICMS de 17%, igual o de MG, fica mais barata ainda.
Voltar ao Topo
Roberto Holanda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2012
Iguatu
Offline
Mensagens:231
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Holanda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2016 as 07:04
Originalmente postado por Arsen Arsen escreveu:

Salve a todos!

Roberto, depois dessas mensagens, como ficou a compra? Estou pensando nessa roda também, e como vocẽ estou pesquisando a respeito. Comprou a Clamber? Comprou outra? Ou continua com suas rodas anteriores?

Abs!

Oi Arsen,

Ainda não comprei a Clamber ou qualquer outra, continuo com as minhas originais. Esqueci por um tempo, o dólar baixou e o leque de opções aumentou, estou pensando também nas rodas Mavic Cosmic, Fulcrum R3 ou a Fulcrum R4, devo concluir a compra até o próximo mês, se Deus quiser!
   
MTB - Specialized Epic
Road - Trek Madone
Voltar ao Topo
Roberto Holanda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2012
Iguatu
Offline
Mensagens:231
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Roberto Holanda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2016 as 07:27
Originalmente postado por danielgcruz danielgcruz escreveu:

A pergunta não foi para mim, mas eu acho que fiz um bom negócio recentemente. Estava atrás de uma roda leve e para escalar. Pesquisei durante um tempo, e a solução mais viável por aqui seria a clamber. Mas eu tenho uma futura, e comparando as duas, fora o peso, não acreditava que fosse um bom negócio, pagar 1k e pouco para tirar 500g da bike. Acabei comprando na wiggle uma capagnolo zonda. Há uma semana paguei U$301 (agora já está U$323), e com os impostos ela sairá cerca de R$1,900 (se vier com o cálculo de imposto errado, como estou esperando, vou pedir revisão dos tributos, o que já fiz antes e deu certo). O negócio e ter paciência para esperar todo o processo que pode levar até 2 meses. Mas eu acredito que a zonda seja uma outra qualidade de produto, e a diferença não é tão grande assim. Se for num estado sem o ICMS de 17%, igual o de MG, fica mais barata ainda.

Oi Daniel,

Também acho que fez uma boa compra levando em consideração as condições citadas acima. Ao meu ver por mais que a Clamber tenha um preço razoável e com um ótimo pós-venda, as importadas estão anos a frente em tecnologia e o comprador tendo uns R$ 1.000,00 a mais é tentador comprar uma Campagnolo Zonda, Fulcrum R3,R4 ou uma Mavic Cosmic.
Um amigo acima mim sugeriu ver mais opções e ele tem razão, não devemos descartar as importadas.

Parabéns pela aquisição! Clap
MTB - Specialized Epic
Road - Trek Madone
Voltar ao Topo
rodrigomarin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
São paulo - SP
Offline
Mensagens:197
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigomarin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2016 as 10:11
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

(...)
Rodas mais leves ajudam em subidas apenas por que possuem um peso menor.  Se um par de rodas pesa 500 g menos que outro, a diferença em uma subida será a mesma que subir com a caramanhola de 500 ml cheia ou completamente vazia.  Ou seja, seria indiferente retirar peso das rodas ou de outra parte da bicicleta, incluindo aí o ciclista, que poderia emagrecer 500 g e obter efeito semelhante à mudança das rodas nas subidas.
 (...)

Não, Pepe. O que acontece é que, além de ser menos 500g no total que você tem de carregar morro acima, são 500g a menos de massa rotacional que você acelera e desacelera ao pedalar em pé, pois ao fazer isso damos centenas de trancos de aceleração (quando e pé empurra o pedal) e desacaleração (quando está no ponto morto).
Por isso não é a mesma coisa de se tirar a água da caramanhola.
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2016 as 20:48
Originalmente postado por rodrigomarin rodrigomarin escreveu:

Não, Pepe. O que acontece é que, além de ser menos 500g no total que você tem de carregar morro acima, são 500g a menos de massa rotacional que você acelera e desacelera ao pedalar em pé, pois ao fazer isso damos centenas de trancos de aceleração (quando e pé empurra o pedal) e desacaleração (quando está no ponto morto).
Por isso não é a mesma coisa de se tirar a água da caramanhola.

Discordo. Essas "micro-acelerações" e "micro-desacelerações", como disse no post original,  ainda não encontraram respaldo na ciência que as comprove ou ainda que sustente uma vantagem para a redução de peso. 

Confirmo o que disse acima: "Em tempo: tudo o que afirmei acima pode ser facilmente comprovado pela física teórica, física prática e em equações relativamente simples.
Há uma "corrente de ciclistas" que afirmam que em uma subida há pequenas acelerações e desacelerações em cada pedalada e as rodas mais leves contribuiriam muito mais que apenas a redução total de peso na escalada.  Porém, a ciência já pesquisou esse fenômeno e não encontrou comprovação científica que sustente essa ideia."

Como exemplo, um texto simples sobre os benefícios de usar rodas mais leves:

Advantages of light wheels:
The mass of tires and rims must be accelerated linearly and rotationally. It can be shown that the effect of rim and tire mass of typical spoked wheels is effectively doubled. Reducing their mass is thus especially noticeable in the case of sprints and corner "jumps" in a criterium.

Ou seja, o benefício é notado em sprints e curvas fechadas de um circuito "criterium".

Ainda assim, no site da Analytic Cycling (o supra-sumo em "nerdices sobre física e bicicletas"), há inúmeras simulações sobre subidas com rodas de diferentes pesos, mantendo todos os demais parâmetros iguais, por exemplo:

a-) Conjuntos idênticos, mesma potência de pedalada, exceto um deles com rodas 300g mais leves, o que acarreta menor momento de inércia e menor peso total.  O conjunto mais leve, após 5.000m d subida, chega ao topo 4,19 segundos à frente (ou 15,69 m de vantangem).

b-) Idem acima, porém, acrescentamos 300g ao peso do ciclista que usa as rodas 300g mais leves. Ambos conjuntos chegam ao topo, após 5.000m ao mesmo tempo. 

Enfim, rodas mais leves ajudam em subidas apenas por serem mais leves. O mesmo efeito pode ser obtido esvaziando a caramanhola de água ou reduzindo o peso do ciclista. Wink

Em tempo: estamos falando apenas de peso de rodas.  Coeficiente de penetração aerodinâmica de uma roda influencia até em subidas. Se tomarmos dois conjuntos com igual peso, o conjunto que possuir o menor coeficiente de penetração aerodinâmica chegará primeiro ao topo (e isso independe do peso, depende apenas do design da roda). Thumbs Up






Editado por Pepebike - 12 Jul 2016 as 21:34
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2016 as 21:31
Eu acho que esse peso rotacional é uma questão mais complexa. Existem muitas discussões e artigos sobre o tema. Pelo que entendi até agora, existe diferença no peso que está mais longe do centro rotacional, por exemplo, e isso é fisica. Mas o quanto isso é benéfico, ou o que significa na bike, é a questão. Eu não defendo nenhum lado, mas acho o tema interessante. O segundo link conta com respostas do Zinn, expert na mecânica de bike.

https://van.physics.illinois.edu/qa/listing.php?id=7559
http://velonews.competitor.com/2012/06/bikes-and-tech/technical-faq/technical-faq-does-wheel-weight-matter_223209
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2016 as 22:07
Originalmente postado por danielgcruz danielgcruz escreveu:

Eu acho que esse peso rotacional é uma questão mais complexa. Existem muitas discussões e artigos sobre o tema. Pelo que entendi até agora, existe diferença no peso que está mais longe do centro rotacional, por exemplo, e isso é fisica. Mas o quanto isso é benéfico, ou o que significa na bike, é a questão. Eu não defendo nenhum lado, mas acho o tema interessante. O segundo link conta com respostas do Zinn, expert na mecânica de bike.

https://van.physics.illinois.edu/qa/listing.php?id=7559
http://velonews.competitor.com/2012/06/bikes-and-tech/technical-faq/technical-faq-does-wheel-weight-matter_223209

A resposta do primeiro link é correta à luz da ciência teórica e experimental.
Ele cita que o impacto de uma redução de peso nas rodas em acelerações e desacelerações é próximo do dobro do peso de uma igual redução de peso no quadro.  Não é "exatamente" o dobro do peso apenas porque as rodas não possuem 100% de sua massa na periferia de sua circunferência (mas é "quase" isso, quando se compara o peso do aro+pneu+câmara com os raios e cubos).
E, também, quando cita: Of course if you’re going uphill, the extra work to lift the bike against gravity only depends on the ordinary weight, not how it’s distributed.  Ou seja, a gravidade não se importa como a massa do conjunto está distribuída e sim qual é o valor total da massa do conjunto. 
Enfim, se depender do momento de inércia, rodas mais leves não contribuem em subidas de uma maneira diferente que uma mesma redução de peso no ciclista ou no quadro contribuiria. Cry

Porém, se dois ciclistas idênticos (mesmo peso total bicicleta+ciclista) sobem a mesma inclinação à mesma potência e velocidade e, se ambos decidem ao mesmo tempo acelerar (elevar a cadência ou aumentar a potência da pedalada), sem dúvida, durante a aceleração, o ciclista com rodas mais leves levará vantagem.  Wink
 
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
FERNANDO PF Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Jul 2012
.
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FERNANDO PF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2016 as 14:45
Rodas de mesmo peso podem ter desempenhos diferentes SIM.. basta possuírem inércias diferentes, maior concentração de peso no aro ou no cubo.

Outro fator MUITO importante a ser observado é a rigidez, que influencia na perda de energia na aceleração.

As "micro acelerações" e "micro desacelerações" são mais evidentes em rodas de menor inércia... só observar o objetivo de um volante de um motor de um carro. 
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2016 as 20:17
Originalmente postado por FERNANDO PF FERNANDO PF escreveu:

Rodas de mesmo peso podem ter desempenhos diferentes SIM.. basta possuírem inércias diferentes, maior concentração de peso no aro ou no cubo.

Sim, perfeito. Se tomarmos 2 rodas de pesos idênticos mas onde uma delas tem mais concentração de massa nos aros (longe do centro de rotação) e outra mais concentração de massa nos cubos (bem perto do centro de rotação), a primeira tem um momento de inércia maior e, consequentemente, é mais "lenta" em acelerações e desacelerações. 

A diferente concentração de massas das rodas pode ser explicada por uso de diferentes materiais ou ainda por um design diferente. 
Rodas de mesmo peso e que possuem design diferentes podem ter coeficientes de penetração aerodinâmica (Cx) distintos. Neste caso a roda com o menor Cx leva importante vantagem, apesar de ambas terem, também, o mesmo peso. 

Originalmente postado por FERNANDO PF FERNANDO PF escreveu:

Outro fator MUITO importante a ser observado é a rigidez, que influencia na perda de energia na aceleração.

De acordo. Uma roda com menor rigidez (novamente diferentes materiais ou design) se deforma ao esforço e transfere menos esforço ao solo.  A deformação irá consumir alguns Watts da energia da pedalada e reduzirá a eficiência da roda.  Rodas mais rígidas são mais eficientes em acelerações.

Originalmente postado por FERNANDO PF FERNANDO PF escreveu:

As "micro acelerações" e "micro desacelerações" são mais evidentes em rodas de menor inércia... só observar o objetivo de um volante de um motor de um carro. 

As rodas com menor momento de inércia são, por esse motivo, mais fáceis de serem postas em movimento rotacional ou terem seu movimento cessado.  Assim, aceleram e desaceleram mais rapidamente.
O problema é que uma vez aceleradas até uma velocidade de cruzeiro (onde supostamente a aceleração cessa e a velocidade tende a ser constante) é mais difícil manter essas rodas nesta condição, o que seria fácil com rodas com maior momento de inércia.
Assim, rodas com menor momento de inércia são mais "ariscas", estão sempre "perdendo ou ganhando velocidade" (vento, irregularidades do terreno e etc.), obrigando mais atenção do ciclista para "manter a passada", mesmo em um terreno plano. 
Porém essas pequenas variações de velocidade são fruto de agentes externos (atrito, resistência do ar, impactos e etc.) e não oriundas do movimento de pedalar. 


“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
betto1965 Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Dez 2016
Araçatuba
Offline
Mensagens:100
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar betto1965 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 17:31
Comprei a Clamber.
O peso é mesmo inferior a 1.6kg, mas não percebi diferença notável na rolagem em relação à RS10 que usava.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 20:32
Eu usava as maduxx r.30 q vieram na caad8, troquei pela Clamber.

Senti diferença sim, tanto na rolagem no plano quanto para encarar as subidas.
Na descida logo no primeiro pedal bati meu recorde de velocidade. O LuizRod aqui do forum tava comigo e nao me deixa mentir sozinho!

Assim q passar a ressaca do reveillon pretendo repetir um treino q costumo fazer e posto o comparativo.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 20:32
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Eu usava as maduxx r.30 q vieram na caad8, troquei pela Clamber.

Senti diferença sim, tanto na rolagem no plano quanto para encarar as subidas.
Na descida logo no primeiro pedal bati meu recorde de velocidade. O LuizRod aqui do forum tava comigo e nao me deixa mentir sozinho!

Assim q passar a ressaca do reveillon pretendo repetir um treino q costumo fazer e posto o comparativo.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2017 as 14:30
Acredito que no plano não deve ser a grande a diferença pra RS10, são rodas próximas. O peso influencia mais na subida, quanto mais dura for a subida, mais perceptível é o peso da roda. Outra coisa que influencia bastante é a rigidez, pra quem é meio bruto em subidas a roda pode torcer muito nas arrancadas. Não tenho certeza, mas sinto que perco energia quando a roda torce muito.
Voltar ao Topo
LuizRod Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2016
Barueri/SP
Offline
Mensagens:82
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuizRod Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2017 as 16:21
Por R$ 1.400,00 comprei Mavic Aksyum no Brasil à vista. Até agora muito satisfeito (minhas originais eram as Axis 1.0 da Specialized), rolagem muito boa e está aguentando a buraqueira que eu não desvio LOL.
Voltar ao Topo
wtech Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2014
Brasil
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wtech Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2017 as 09:03
Estou usando a Clamber a 6 meses, tenho um par de Vision team 30 e rs11 também. Na Clamber eu percebo nitidamente uma melhor rolagem em qualquer situação. Peso 70kg e não tive problemas com as rodas até agora. Paguei 999 reais no mercado livre e o custo beneficio está valendo demais.
Voltar ao Topo
betto1965 Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Dez 2016
Araçatuba
Offline
Mensagens:100
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar betto1965 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2017 as 16:52
Originalmente postado por wtech wtech escreveu:

Estou usando a Clamber a 6 meses, tenho um par de Vision team 30 e rs11 também. Na Clamber eu percebo nitidamente uma melhor rolagem em qualquer situação. Peso 70kg e não tive problemas com as rodas até agora. Paguei 999 reais no mercado livre e o custo beneficio está valendo demais.
Paguei R$ 920,00 no Mundo Ciclista
Voltar ao Topo
_Júlio_ Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mar 2016
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:70
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _Júlio_ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2017 as 11:09
Aos mais experientes, poderiam me dar uma luz.. rsrsrs

Atualmente possuo uma Shimano Wh-rs330 , peso de 2.024 kg, perfil de 30mm, raios aeros, é uma roda boa, aguenta bem os buracos nunca empenou e não percebo torções.

Estou querendo trocar por uma com menor peso e melhor rolagem (rolamentos), será que a trocar pela clamber será um UP ou será 6 por meia dúzia ?

Muitos falam bem da roda, mas em relação a rs330 não vi ninguém.
Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2017 as 17:43
Olá _Julio_,

Depende! Uma roda como a clamber (que nominho... ), é indicada para quem gosta de escaladas. Essas rodas não costumam ser indicadas para pessoas mais pesadas (mais fácil tirar o peso de outros componentes não mecânicos antes..rs), mas eu também não li o manual nem pesquisei essas especificações técnicas. Se for para rodar no plano, acho que é 6 por meia duzia.
Voltar ao Topo
_Júlio_ Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mar 2016
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:70
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _Júlio_ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2017 as 10:24
Originalmente postado por danielgcruz danielgcruz escreveu:

Olá _Julio_,

Depende! Uma roda como a clamber (que nominho... ), é indicada para quem gosta de escaladas. Essas rodas não costumam ser indicadas para pessoas mais pesadas (mais fácil tirar o peso de outros componentes não mecânicos antes..rs), mas eu também não li o manual nem pesquisei essas especificações técnicas. Se for para rodar no plano, acho que é 6 por meia duzia.


Opa, valeu pela opinião, tenho 1,73 de altura com 69kg, não sou pesado mas tbm não sou leve ..

Digamos que meu ponto forte é a explosão (sprinter) e o fraco é subidas , então pensei... se pegar uma roda que ajuda na subida, me ajudaria no ponto fraco, fazendo com que eu tenha um melhor rendimento no final. onde moro não tem muitas subidas mas tem muito vento, então perfil alto acredito que me atrapalharia mais.

pois pelo preço,é difícil conseguir algo parecido. As demais rodas leves e velozes é mais do que o dobro da vzan, não sei se compensaria.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2017 as 10:47
Eu a clamber ha uns10 meses.
É boa p subir e tem bom rolagem no plano.
Vai ter pequena vantagem na subida, sem perda no plano.

Nao é tao resistente, ja tive quebra de raios com buracos, alinhamentos...ela nao esta 100%, provavelnente vou ter q trocar o aro em breve.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X