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Rodas, catracas e coroas ––> VELOCIDADE |
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dtabach
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Postado: 16 Mar 2016 as 16:18 |
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Quem aí é bom de matemática?
Gostaria de aprender como calcular a velocidade de uma bicicleta para um determinado índice de rotações por minuto da pedivela, em função do tamanho das rodas e quantidade de dentes de catracas e coroas.
Por exemplo: a que velocidade estará uma bike com pneu 29"x2.2 girando a pedivela a 90 rpm e estando a corrente encaixada numa catraca de 11 dentes e uma coroa de 44 dentes? Outro exemplo: quantos porcento eu vou ganhar em velocidade se substituir uma coroa de 42 dentes por uma de 44 dentes sem alterar os outros parâmetros (catraca, roda, rpm)? Ou: Qual é a diferença de velocidade entre duas bikes idênticas, sendo uma de 29" e outra de 27,5"? Ou ainda: qual catraca devo usar com uma coroa 32 para que a tração fique o mais próxima possível de uma coroa 24 com catraca 11? E assim por diante. |
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dtabach
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Este site não explica como calcular mas calcula pra você:
http://www.sheldonbrown.com/gear-calc.html
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Mafu
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Esse cálculo não é tão complexo como parece, mas requer principalmente a medida exata da circunferência da roda montada.
Ex: se você tem uma cora de 44 dentes e um pinhão 11, basta dividir o número de dentes da coroa pelo do pinhão e terá o resultado: 44/11 = 4. Então significa que a cada volta da coroa você terá quatro voltas do pinhão. O que também significa que a cada volta do pedivela você terá quatro voltas da roda traseira. Se imaginarmos que essa roda tem 2 metros de circunferência, a bike vai andar 8 metros a cada giro completo do pedal. Se tivermos 90 rpm: 90 x 8 m = 720 metros por minuto ou 43200 metros por hora ou 43,2 km/h. Desta forma, poderá calcular a velocidade da bike em qualquer relação e em qualquer rotação por minuto. |
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Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa. |
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Dorfo
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Bom dia!! Top aí a explicação do parceiro Mafu!! Só pra complementar, não sei se sabe tirar o diâmetro da roda, eu deixo o bico virado pro chão e marco esse ponto no chão, empurra a bike em linha reta até a roda completar uma volta, ai com o bico bem alinhado pro chão marca esse novo ponto. Agora é só pegar uma trena e medir a distância desses dois pontos. Pronto, já tem o diâmetro da rodagem.
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dtabach
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Valeu Mafu, de fato é mais simples do que eu pensava e faz todo sentido! Interessante pensar que o que conta é a relação entre coroa e catraca, e não a quantidade de dentes. Quer dizer se você estiver na coroa 36 e na catraca 36 terá exatmente a mesma velocidade/tração do que se estvier na coroa 22 e catraca 22. Nesta tabela da Cateye tem o comprimento da circunferência dos pneus: http://www.cateye.com/data/resources/Tire_size_chart_ENG.pdf |
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lemarco
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A ideia do dorfo é válida, mas faltou considerar a deformação do pneu com o peso do ciclista. Então para obter essa medida, faça a mensuração montado na bike com os equipamentos de pedalar.
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lemarco
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Está correto o raciocínio. E se vc considerar que as antigas bike de 18 marchas a menor coroa era a 28 e o maior cassete era 28, vc vê que a galera subia com uma relação 1x1. Hoje um sistema de 20v com coroas 36/24 e cassete 11/36 se vc subir na maior coroa e maior k7 vc tem a mesma relação 1x1. Mas claro que isso sem considerar o tamanho da roda, pois as antigas eram 26, hj vc tem 26, 27.5 e 29, mas dá pra ter uma ideia.
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Dorfo
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Bem lembrado!! |
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Ramai
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Show!!! Gostei muito do raciocínio para chegar nessas velocidades!
Eu achava que era algo muito complexo, mas é bem simples!! |
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Scott
Bikes e aviões <3 |
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brukuns
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Então ao trocar a minha pedivela e cassete 8V de 42>22 e 11>34 respectivamente, por uma de 10v 42>24 e 11>36 eu estou na verdade perdendo amplitude?!?!
Não curti isso não... entendo que eu estaria ganhando mais variações dentro da amplitude que eu tiver, mas eu estou perdendo uma marcha mais leve e não ganhando nenhuma marcha mais pesada em troca? Eita porra?! |
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Rookie.
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Ramai
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Pior que é! Mas 24x36 acho que já dá para subir qualquer coisa...
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Scott
Bikes e aviões <3 |
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brukuns
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Que zica! kkkk Bom, a minha pedivela atual é a Suntour XCT-v3, estou trocando pela FC-M552... na descrição estava Deore mas pesquisando parece que ela é SLX... Certamente o material é mais leve... certo? Além disso o movimento central que vou atualizar (BB-52) também é melhor e acho que não seria compatível com a Suntour.
Antes de trocar tudo vou pedir a opinião do técnico. |
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Rookie.
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lemarco
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Correto, sua marcha mais leve tem relação de 0,6471, se mudar pra 2x10 vai ser de 0,6666 ou seja, para cada giro completo do pedivela, vc anda 64,71% da circunferência da da roda e vai passar a 66,67%. Então será um pouco mais pesado. Mas confere ai se o pedivela 2x10 é 42/24 mesmo, pois acho que a diferença máxima que o câmbio dianteiro aceita é de 14 dentes, nesse caso seria 18 dentes.
Editado por lemarco - 18 Mar 2016 as 14:17 |
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brukuns
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Na verdade é tudo 3x10, é que só coloquei o máximo e o mínimo (42>24). A atual é 42/32/22 e a nova é 42/32/24. |
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Rookie.
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brukuns
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a antiga é 3x8 e a nova será 3x10.
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Rookie.
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brukuns
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Desculpem pelo 3º post repetido, mas achei uma informação legal (embora eu não tenha entendido nada... hehe. Quem sabe alguém aqui esclarece):
"As novas pedaleiras com 42/32/24 permitem relações de transmissão mais curtas, ou seja, quando se muda de prato (no manípulo da esquerda), a diferença de andamento é menor do que nas pedaleiras com 44/32/22 (onde os saltos entre pratos são maiores). Contudo, existe um senão: a amplitude passou de 22 dentes nas 44/32/22 para 18 dentes nas 42/32/24, ou seja, não se consegue pedalar tão depressa nem tão leve numa 42/32/24 como numa 44/32/22. A razão de existir das 42/32/24 tem a ver com a introdução das cassetes de 10V e assim permitiu-se encurtar as relações na frente, porque as cassetes de 10V podem ter carretos mais leves com 36 dentes." A idéia é "dar menos tranco" ao trocar de coroa? |
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Rookie.
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lemarco
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Na verdade é diminuir a diferença de rotação do pedivela na mudança. Com o sistema antigo, ao mudar a coroa as vezes vc tinha que, por exemplo, trocar 3 catracas para compensar e manter a cadência da pedalada. Com a diferença menor, para manter a mesma cadência, vc pode mudar 2 catracas. A ideia é essa, mas não fiz os cálculos para falar que é isso mesmo.
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brukuns
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Obrigado!
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Rookie.
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chalenger
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.....para todos que precisem calcular ou criar a sua transmissão inteira; e ainda com opção de comparar com a atual ou pretendida.
http://www.gear-calculator.com/ - http://www.gear-calculator.com/
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marcelo_sandrini
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Excelente as explicações e os links para cálculos!!
Até hoje, não havia tido vontade de estudar as relações, ia só na prática mesmo...
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