Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Rodas, catracas e coroas ––> VELOCIDADE
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Rodas, catracas e coroas ––> VELOCIDADE

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dtabach Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dtabach Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Rodas, catracas e coroas ––> VELOCIDADE
    Postado: 16 Mar 2016 as 16:18
Quem aí é bom de matemática?

Gostaria de aprender como calcular a velocidade de uma bicicleta para um determinado índice de rotações por minuto da pedivela, em função do tamanho das rodas e quantidade de dentes de catracas e coroas.

Por exemplo: a que velocidade estará uma bike com pneu 29"x2.2 girando a pedivela a 90 rpm e estando a corrente encaixada numa catraca de 11 dentes e uma coroa de 44 dentes?

Outro exemplo: quantos porcento eu vou ganhar em velocidade se substituir uma coroa de 42 dentes por uma de 44 dentes sem alterar os outros parâmetros (catraca, roda, rpm)?

Ou: Qual é a diferença de velocidade entre duas bikes idênticas, sendo uma de 29" e outra de 27,5"?

Ou ainda: qual catraca devo usar com uma coroa 32 para que a tração fique o mais próxima possível de uma coroa 24 com catraca 11?

E assim por diante.


Voltar ao Topo
dtabach Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dtabach Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2016 as 16:44
Este site não explica como calcular mas calcula pra você:

http://www.sheldonbrown.com/gear-calc.html
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2016 as 17:29
Esse cálculo não é tão complexo como parece, mas requer principalmente a medida exata da circunferência da roda montada.

Ex: se você tem uma cora de 44 dentes e um pinhão 11, basta dividir o número de dentes da coroa pelo do pinhão e terá o resultado: 44/11 = 4. Então significa que a cada volta da coroa você terá quatro voltas do pinhão. O que também significa que a cada volta do pedivela você terá quatro voltas da roda traseira. Se imaginarmos que essa roda tem 2 metros de circunferência, a bike vai andar 8 metros a cada giro completo do pedal. Se tivermos 90 rpm: 90 x 8 m = 720 metros por minuto ou 43200 metros por hora ou 43,2 km/h.

Desta forma, poderá calcular a velocidade da bike em qualquer relação e em qualquer rotação por minuto.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2016 as 08:30
Bom dia!! Top aí a explicação do parceiro Mafu!! Só pra complementar, não sei se sabe tirar o diâmetro da roda, eu deixo o bico virado pro chão e marco esse ponto no chão, empurra a bike em linha reta até a roda completar uma volta, ai com o bico bem alinhado pro chão marca esse novo ponto. Agora é só pegar uma trena e medir a distância desses dois pontos. Pronto, já tem o diâmetro da rodagem.
Voltar ao Topo
dtabach Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dtabach Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2016 as 13:03
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Esse cálculo não é tão complexo como parece, mas requer principalmente a medida exata da circunferência da roda montada.

Ex: se você tem uma cora de 44 dentes e um pinhão 11, basta dividir o número de dentes da coroa pelo do pinhão e terá o resultado: 44/11 = 4. Então significa que a cada volta da coroa você terá quatro voltas do pinhão. O que também significa que a cada volta do pedivela você terá quatro voltas da roda traseira. Se imaginarmos que essa roda tem 2 metros de circunferência, a bike vai andar 8 metros a cada giro completo do pedal. Se tivermos 90 rpm: 90 x 8 m = 720 metros por minuto ou 43200 metros por hora ou 43,2 km/h.

Desta forma, poderá calcular a velocidade da bike em qualquer relação e em qualquer rotação por minuto.

Valeu Mafu, de fato é mais simples do que eu pensava e faz todo sentido!

Interessante pensar que o que conta é a relação entre coroa e catraca, e não a quantidade de dentes. Quer dizer se você estiver na coroa 36 e na catraca 36 terá exatmente a mesma velocidade/tração do que se estvier na coroa 22 e catraca 22.

Nesta tabela da Cateye tem o comprimento da circunferência dos pneus: http://www.cateye.com/data/resources/Tire_size_chart_ENG.pdf

Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2016 as 13:05
A ideia do dorfo é válida, mas faltou considerar a deformação do pneu com o peso do ciclista. Então para obter essa medida, faça a mensuração montado na bike com os equipamentos de pedalar.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2016 as 13:09
Originalmente postado por dtabach dtabach escreveu:

Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Esse cálculo não é tão complexo como parece, mas requer principalmente a medida exata da circunferência da roda montada.

Ex: se você tem uma cora de 44 dentes e um pinhão 11, basta dividir o número de dentes da coroa pelo do pinhão e terá o resultado: 44/11 = 4. Então significa que a cada volta da coroa você terá quatro voltas do pinhão. O que também significa que a cada volta do pedivela você terá quatro voltas da roda traseira. Se imaginarmos que essa roda tem 2 metros de circunferência, a bike vai andar 8 metros a cada giro completo do pedal. Se tivermos 90 rpm: 90 x 8 m = 720 metros por minuto ou 43200 metros por hora ou 43,2 km/h.

Desta forma, poderá calcular a velocidade da bike em qualquer relação e em qualquer rotação por minuto.

Valeu Mafu, de fato é mais simples do que eu pensava e faz todo sentido!

Interessante pensar que o que conta é a relação entre coroa e catraca, e não a quantidade de dentes. Quer dizer se você estiver na coroa 36 e na catraca 36 terá exatmente a mesma velocidade/tração do que se estvier na coroa 22 e catraca 22.

Nesta tabela da Cateye tem o comprimento da circunferência dos pneus: http://www.cateye.com/data/resources/Tire_size_chart_ENG.pdf

Está correto o raciocínio.
E se vc considerar que as antigas bike de 18 marchas a menor coroa era a 28 e o maior cassete era 28, vc vê que a galera subia com uma relação 1x1. Hoje um sistema de 20v com coroas 36/24 e cassete 11/36 se vc subir na maior coroa e maior k7 vc tem a mesma relação 1x1. 
Mas claro que isso sem considerar o tamanho da roda, pois as antigas eram 26, hj vc tem 26, 27.5 e 29, mas dá pra ter uma ideia.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2016 as 15:07
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

A ideia do dorfo é válida, mas faltou considerar a deformação do pneu com o peso do ciclista. Então para obter essa medida, faça a mensuração montado na bike com os equipamentos de pedalar.


Bem lembrado!!
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2016 as 09:32
Show!!! Gostei muito do raciocínio para chegar nessas velocidades!
Eu achava que era algo muito complexo, mas é bem simples!! Big smile

Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
brukuns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brukuns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2016 as 10:24
Então ao trocar a minha pedivela e cassete 8V de 42>22 e 11>34 respectivamente, por uma de 10v  42>24 e 11>36 eu estou na verdade perdendo amplitude?!?! 

Não curti isso não... entendo que eu estaria ganhando mais variações dentro da amplitude que eu tiver, mas eu estou perdendo uma marcha mais leve e não ganhando nenhuma marcha mais pesada em troca? Eita porra?!
Rookie.
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2016 as 11:04
Originalmente postado por brukuns brukuns escreveu:

Então ao trocar a minha pedivela e cassete 8V de 42>22 e 11>34 respectivamente, por uma de 10v  42>24 e 11>36 eu estou na verdade perdendo amplitude?!?! 

Não curti isso não... entendo que eu estaria ganhando mais variações dentro da amplitude que eu tiver, mas eu estou perdendo uma marcha mais leve e não ganhando nenhuma marcha mais pesada em troca? Eita porra?!

LOL Pior que é!
Mas 24x36 acho que já dá para subir qualquer coisa...
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
brukuns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brukuns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2016 as 11:37
Originalmente postado por Ramai Ramai escreveu:

Originalmente postado por brukuns brukuns escreveu:

Então ao trocar a minha pedivela e cassete 8V de 42>22 e 11>34 respectivamente, por uma de 10v  42>24 e 11>36 eu estou na verdade perdendo amplitude?!?! 

Não curti isso não... entendo que eu estaria ganhando mais variações dentro da amplitude que eu tiver, mas eu estou perdendo uma marcha mais leve e não ganhando nenhuma marcha mais pesada em troca? Eita porra?!

LOL Pior que é!
Mas 24x36 acho que já dá para subir qualquer coisa...

Que zica! kkkk

Bom, a minha pedivela atual é a Suntour XCT-v3, estou trocando pela FC-M552... na descrição estava Deore mas pesquisando parece que ela é SLX...

Certamente o material é mais leve... certo? Além disso o movimento central que vou atualizar (BB-52) também é melhor e acho que não seria compatível com a Suntour.

Antes de trocar tudo vou pedir a opinião do técnico.

 
Rookie.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2016 as 13:28
Originalmente postado por brukuns brukuns escreveu:

Então ao trocar a minha pedivela e cassete 8V de 42>22 e 11>34 respectivamente, por uma de 10v  42>24 e 11>36 eu estou na verdade perdendo amplitude?!?! 

Não curti isso não... entendo que eu estaria ganhando mais variações dentro da amplitude que eu tiver, mas eu estou perdendo uma marcha mais leve e não ganhando nenhuma marcha mais pesada em troca? Eita porra?!

Correto, sua marcha mais leve tem relação de 0,6471, se mudar pra 2x10 vai ser de 0,6666 ou seja, para cada giro completo do pedivela, vc anda 64,71% da circunferência da da roda e vai passar a 66,67%. Então será um pouco mais pesado. 
Mas confere ai se o pedivela 2x10 é 42/24 mesmo, pois acho que a diferença máxima que o câmbio dianteiro aceita é de 14 dentes, nesse caso seria 18 dentes.


Editado por lemarco - 18 Mar 2016 as 14:17
Voltar ao Topo
brukuns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brukuns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2016 as 14:12
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Originalmente postado por brukuns brukuns escreveu:

Então ao trocar a minha pedivela e cassete 8V de 42>22 e 11>34 respectivamente, por uma de 10v  42>24 e 11>36 eu estou na verdade perdendo amplitude?!?! 

Não curti isso não... entendo que eu estaria ganhando mais variações dentro da amplitude que eu tiver, mas eu estou perdendo uma marcha mais leve e não ganhando nenhuma marcha mais pesada em troca? Eita porra?!

Correto, sua marcha mais leve tem relação de 0,6471, se mudar pra 2x10 vai ser de 0,6666 ou seja, para cada giro completo do pedivela, vc anda 64,71% da circunferência da da roda e vai passar a 66,67%. Então será um pouco mais pesado. 
Mas confere ai se o pedivela 2x10 é 42/24 mesmo, pois acho que a diferença máxima que o câmbio dianteiro aceita é de 14 dentes, nesse caso seria 16 dentes.


Na verdade é tudo 3x10, é que só coloquei o máximo e o mínimo (42>24).

A atual é 42/32/22 e a nova é 42/32/24. 
Rookie.
Voltar ao Topo
brukuns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brukuns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2016 as 14:13
a antiga é 3x8 e a nova será 3x10.
Rookie.
Voltar ao Topo
brukuns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brukuns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2016 as 14:30
Desculpem pelo 3º post repetido, mas achei uma informação legal (embora eu não tenha entendido nada... hehe. Quem sabe alguém aqui esclarece):

"As novas pedaleiras com 42/32/24 permitem relações de transmissão mais curtas, ou seja, quando se muda de prato (no manípulo da esquerda), a diferença de andamento é menor do que nas pedaleiras com 44/32/22 (onde os saltos entre pratos são maiores).
Contudo, existe um senão: a amplitude passou de 22 dentes nas 44/32/22 para 18 dentes nas 42/32/24, ou seja, não se consegue pedalar tão depressa nem tão leve numa 42/32/24 como numa 44/32/22.

A razão de existir das 42/32/24 tem a ver com a introdução das cassetes de 10V e assim permitiu-se encurtar as relações na frente, porque as cassetes de 10V podem ter carretos mais leves com 36 dentes."

 A idéia é "dar menos tranco" ao trocar de coroa?


Rookie.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2016 as 15:02
Na verdade é diminuir a diferença de rotação do pedivela na mudança. Com o sistema antigo, ao mudar a coroa as vezes vc tinha que, por exemplo, trocar 3 catracas para compensar e manter a cadência da pedalada. Com a diferença menor, para manter a mesma cadência, vc pode mudar 2 catracas. A ideia é essa, mas não fiz os cálculos para falar que é isso mesmo.
Voltar ao Topo
brukuns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brukuns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2016 as 15:04
Obrigado!
Rookie.
Voltar ao Topo
chalenger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2015
RJ
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chalenger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2016 as 17:26
.....para todos que precisem calcular ou criar a sua transmissão inteira; e ainda com opção de comparar com a atual ou pretendida.
http://www.gear-calculator.com/ - http://www.gear-calculator.com/
Voltar ao Topo
marcelo_sandrini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2008
Porto Alegre
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo_sandrini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2016 as 17:31
Excelente as explicações e os links para cálculos!!

Até hoje, não havia tido vontade de estudar as relações, ia só na prática mesmo...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X