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Salvação em subidas? Roda Livre Shimano 7v- 14/34 |
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Mano Malkhs
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Postado: 11 Mar 2016 as 11:54 |
Bom dia Povo lindo do forum.
Fazendo a manutenção regular em minha bicicletaria de confiança, mecânico me disse que eu precisava trocar a transmissão pois a chave referencia que ele tinha para medir o desgaste da corrente ja tinha passado do "precisa trocar" e tmb do "carai, troca essa merda". Pesquisando nas nets vi a catraca http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702679212-roda-livre-shimano-7v-rosca-mf-tz31-megarange-1434-dentes-_JM - Roda Livre Shimano 7v Rosca Mf-tz31 Megarange 14/34 Dentes Minha atual é uma 13/24, ai vem a duvida: Da muita diferença? pois eu pego 2 subidas todos os dias que... chega a fumacear o cabeçote, sendo uma preciso pedalar de pé para vence la. Outra duvida, quantos kms duram em média uma transmissão? OBS: sou iniciante, pedalo 22km todos os dias a uns 5 meses. Vlw garela. |
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newhouse
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Seu pedivela é triplo? Qual modelo do cambio traseiro? Essa relação de 34 dá uma diferença brutal. Só pra ter uma ideia, 28 já deixa a relação muito leve, 34x32 dá pra subir o Payol. Então 2 coisas entram em jogo: se seu preparo físico não é de escalador, uma catraca dessas pode ser excelente pra você vencer as subidas sem fazer muita força. Também é preciso ver se seu cambio suporta essa catraca, pois 34 dentes é mais indicado pra câmbios maiores (cage médio). Por isso precisamos de mais informações.
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Pepebike
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Exato. Entre outras coisas, é preciso saber se o câmbio tem capacidade para essa novo conjunto de pinhões.
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georgehfs
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Opa, vou acompanhar esse tópico, tbm tenho algumas dúvidas. Acho que na pior das hipóteses, se for necessário trocar o câmbio e vc não quiser, mudar pra uma com relação 28 pode ser a saída. |
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Mano Malkhs
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Vamos la então.
Acho que as configurações que interessam a vocês são essas: Pedivela: Duplo MODE PR07-301 42/52T Câmbio Traseiro: Shimano RD-A050 index Roda Livre: Falcon 13-24T Estou pedalando a +/- 5 meses ao menos 5x por semana e oque me incomoda muito são subidas pesadas onde mesmo pedalando de pé ainda não consigo termina las.
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mauriney
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pelo visto rh uma relacao de speed antiga.
eh aro 700C? Arriscado por q catraca de 24-34T e esse cambio nao passar. mas a de 14-28T vai ajudar. mas o pedivela tbm eh de relacao pesada. um compacto 50-34T melhoraria muito e quase sem perder velocidade na mais pesada. |
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newhouse
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Essa relação é muito pesada, esse é seu maior problema. Pior é que seu cambio também não permite muita coisa, segundo o manual da shimano:
http://www.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/SI/A050/RD-A050/SI-5UZ0A-En_v1_m56577569830604005.pdf O maior pinhão que ele suporta é 28. O menor é 13, eu acredito que com 11 ele deve trabalhar também, mas não é garantia de funcionamento perfeito. Eu levaria em conta 2 opções: trocar a catraca e o cambio, um modelo de mtb deve dar contra de 42x34, a bike vai ficar bem leve nas subidas, essa seria a opção mais barata. Ou trocar a catraca e o pedivela, pegar uma catraca 14/28 e um pedivela 52/38, ficaria uma relação mais casada e dentro do limite do cambio, mas sairia mais caro. Eu acredito que a velocidade final esteja boa para você, certo? Algumas pessoas costumam achar que 52x13 ou 52x14 falta velocidade nas descidas. Se isso não te incomodar pode ir numa das duas opções a cima que você vai melhorar muito a forma como você sobe morros, subir com essa relação que você tem é realmente difícil.
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Dorfo
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Bom dia parceiro!! Falou da relação mas não disse o tipo de bike, então pela relação já imaginando o mesmo que o parceiro Mauriney, que sua bike seja uma speed antiga, além do pedivela que ele indicou, tem também modelos de pedivela 53/39. Catraca pode usar de seis ou sete marchas Shimano 14/28. Se os câmbios estiverem bons dá pra mantê-los.
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Mano Malkhs
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Sim é uma speed, uma oxer fast 100, simplesinha mas da para o gasto.
A velocidade nas descidas pedalando chega a 60 kh. na descida e reta estou bem servido o problema mesmo é em subida mesmo. como vou ao trabalho com ela e todo dia pego essa subida queria melhorar isso. A coroa ainda esta boa, já a catraca e corrente precisam ser trocadas, por isso gostaria de trocar só a catraca.
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georgehfs
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Eu estou com problema parecido, porém gostaria de melhorar a velocidade final tbm, 52x14 não me atende. O problema meu é que minha bike é uma monark, então fica mais complicado por causa do movimento central. Vi uns anúncios (Mercado livre) de cambio traseiro tourney, que falam que esse câmbio é compatível com megarange(acho que é assim o nome). Já que você vai ter que trocar a catraca, comprar um câmbio desses não traria muito acréscimo, e poderia ser uma boa solução. Veja com quem entende, estou te dando apenas uma sugestão. É necessário checar essa tal compatibilidade. |
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Pepebike
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O câmbio traseiro Shimano Tourney A070 de 7 velocidades RD-A070 (que equipa as Caloi 10 novas) possui capacidade total de 37 dentes, sendo que suporta: - mínimo: pinhão de 11 dentes -máximo: pinhão de 28 dentes Assim, o câmbio traseiro Shimano Tourney A070 RD-A070 de 7 velocidades não funciona com catracas ou cassetes com pinhões de 34 dentes. (Vide catátolgo Shimano 2016 página 173) Os cassetes ou catracas Shimano possíveis de serem empregados com o câmbio RD-A070 são: CS-HG200-7 => pinhões de 12 a 28 CS-HG41-7 => pinhões de 11 a 28 MF-TZ21 => pinhões de 14 a 28 MF-TZ21-CP => idem acima (14 a 28) mas com protetor de corrente (CP = chain protector) MF-HG37 => pinhões de 13 a 28 (Vide catálogo Shimano 2016 página 91) Os cassetes ou catracas Shimano modelos CS-HG200-7 com pinhões de 12 a 32 dentes e modelos Mega-Range MF-TZ31 e MF-TZ31-CP com pinhões de 12 a 34 dentes podem apenas ser utilizados por câmbios da gama Tourney (não confundir com Tourney A070) modelos RD-TY300 ou RD-TY500. Os câmbios Shimano Tourney da gama de MTB modelos RD-TY300 e RD-TY500 poussuem capacidade máxima de 43 dentes (maior que os modelos da versão Tourney A070 de 37 dentes). (Vide catálogo Shimano 2016 página 86 e 88) |
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newhouse
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A questão de aumentar um pouco a velocidade é mais complicado. Quando comprei minha primeira bike, catracas com final 11 eram muito comuns, agora o único modelo que vejo por ai são as Shimano tz-21 com final 14. Já cheguei a usar uma catraca importada 11/28, mas a qualidade dela comparada a shimano é sofrível, alem do preço que da ultima vez que vi estava nas alturas. Atualmente o melhor é trocar só o cubo traseiro por um shimano, e ai você poderá colocar um k7 mais acertado, como uma final 12, ou se quiser ir no extremo, final 11.
Editado por newhouse - 14 Mar 2016 as 14:20 |
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newhouse
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Pepe ai em cima deu uma aula, parabéns.
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georgehfs
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Ja to olhando o catálogo. rss |
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georgehfs
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Sim, entendo. Essas catracas genéricas são muito ruins? A minha questão é que penso em comprar um speed moderna, só preciso acertar o detalhe da grana rss. Enquanto isso, quero melhorar um pouco a minha, mas sem precisar gastar um absurdo. A sua sugestão de trocar apenas o cubo traseiro é muito boa. |
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Mano Malkhs
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Pow, pepebike acabou com minhas espectativas =(.
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Mano Malkhs
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mesmo asssim muito obrigado, vcs foram muito esclarecedores.
pepebike, te amo te.
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georgehfs
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Cara, tem uma linha que atende à essa catraca |
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newhouse
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O modelo é esse aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705276547-roda-livre-catraca-7-marchas-bicicleta-mtb-11-28-dentes-21-v-_JM Mas com um pouco mais, você pega esses 2 que tem mais qualidade: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-730045524-cubo-traseiro-shimano-2200-com-blocagem-_JM http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715112405-catraca-cassete-mtb-shimano-altusacera-7v-hg-30-11-28dentes-_JM Editado por newhouse - 14 Mar 2016 as 15:57 |
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georgehfs
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Sabe se há muita diferença pra esse cubo e o de 7v? O vendedor informou que esse aqui de 7v é pra 135mm http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-729870629-cubo-shimano-k7-hb-rm40fh-rm30-par-p-v-brake-7v-36f-bike-_JM |
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newhouse
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Cubos de estrada tem 130mm de largura no traseiro, isso que diferencia eles do mtb. Alguns dizem que serve, outros que forçam o quadro. Mas dependendo da sua bike, pode ser que você já use cubos de 135mm e não saiba, qual o modelo do cubo?
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georgehfs
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O nome do modelo nao sei, mas é desses de flange alto. |
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georgehfs
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newhouse
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Procurei informações e não encontrei, grandes chances de ser 130mm pela idade da bike, melhor forma de descobrir é pegar uma fita métrica ou trena e medir a distancia entre as ponteiras do quadro.
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georgehfs
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Em torno de 125mm |
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newhouse
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Cubos de mtb como esse que vc citou até cabem, mas vc vai ter que forçar as ponteiras pra ele entrar. Um cubo de estrada é mais certo que dá. Como vc pretende trocar logo de bike, talvez seja melhor pegar a catraca 11/28, porem a velocidade final vai ficar muito bruta, vai dar pra descer morro pedalando.
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georgehfs
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Queria um de 36 furos pra montar no aro da monark. Tem o cubo da série claris, só que é 8v,9v. Sim, exatamente, quero melhorar a velocidade, estou com uma engrenagem de 14T e ta deixando a desejar. |
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Mano Malkhs
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è galera, como sou teimoso dei uma de joão sem braço para o meu mecânico e perguntei para ele se dava para colocar essa catraca na minha bike, ele disse que sim. perguntei se desse algum problema? ele disse que colocaria a minha de volta e boua, então disse para socar o arreio.
Resultado?? Ficou melhor que o esperado. Nas retas não perdi nada e nas subidas.... sem comparação. Meu joelho esquerdo agradece hehehe.
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newhouse
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Vc colocou uma 14/28 ou a mega range 14/34?
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georgehfs
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DEve ter colocado a mega range. Mano, qual é seu cambio? Nao ficou com problemas na passagem de marcha? |
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Mano Malkhs
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sim, foi a Roda Livre Shimano 7v Rosca Mf-tz31 Megarange 14/34 Dentes.
meu cambio e pedivela: Pedivela: Duplo MODE PR07-301 42/52T Câmbio Traseiro: Shimano RD-A050 index A passagem de marcha superou minhas expectativas, achei que seria difícil ela subir pela diferença de tamanho mas para ser sincero esta normal. Postaria uma foto aqui mas n sei como. Se tiverem alguma duvida, podem perguntar.
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georgehfs
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Na página de resposta voce clica no icone Enviar imagem |
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newhouse
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Pra colocar foto, teria que guardar a imagem em um site e apontar o link da imagem. Mas confesso que fiquei curioso de ver um RD-A050 funcionando com 34T, já que o limite recomendado é 28T. Muitos dizem que alguns modelos trabalham bem acima desse limite, e usam sem problemas, vamos ver como o cambio reage com o passar do tempo.
Na pior das hipóteses, é só trocar seu cambio por um tourney de cage longo e fica tudo ok.
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georgehfs
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O icone da árvore, o da direita |
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Mano Malkhs
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vlw.
Ta ai, vou tirar outra com a marcha nela. Sem duvida ficou ainda mais frank mas estou feliz com o resultado.. |
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georgehfs
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Que bom que conseguiu resolver a parada. |
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Mano Malkhs
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Vlw.
Olha ai. Resumindo: Para uso urbano ficou perfeito, como eu não tinha perna para a relação 52 por 13 a relação 52 por 14 ficou boa (vai faltar mais para frente, deu para perceber isso), mas a relação 42 por 38 ficou linda nas subidas, onde eu só conseguia subir metade e de pé estou subindo inteira e sentado. Muito obrigado por quem ajudou =) |
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georgehfs
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O problema é que a engrenagem maior da sua catraca era de 24 dentes. Eu puxo na subida com uma de 28 dentes, mas com pedivela 52x46. Uma opção que olhei na internet seria um cassete de 12x32, aí você teria bom desempenho na subida e tbm na velocidade final. |
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Mano Malkhs
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Sem duvida é uma excelente opção. Provavelmente colocarei uma relação próxima a sua pois sem duvida minha resistência e força serão maiores. Muito obrigado George.
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georgehfs
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Vlw, boas pedaladas. |
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