Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Todos problemas no cambio traseiro - ajuda
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Todos problemas no cambio traseiro - ajuda

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pagiola Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2015
Espírito Santo
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pagiola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2017 as 11:39
Vou fazer lá e testar. Obrigado
Voltar ao Topo
lLLF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2017
RJ
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lLLF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2017 as 12:38
Newhouse,

Muito bem lembrado.

Abraço,
Luciano
Voltar ao Topo
joaopaulouel Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Out 2017
SCR Pardo - SP
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulouel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2018 as 12:00
Boa tarde galera. Tenho uma dúvida e gostaria de resposta. Acredito de todos aqui saibam mais que eu a respeito. Vamos lá, estou montando uma "nova" bike, com peças usadas (porém em ótimas condições), mas fiquei com a pulga atrás da orelha quanto ao câmbio que comprei (um Shimano XT M772 SGSpara 9 velocidades). Todos os câmbios têm aquela "chapinha" na haste interna do mesmo, que serve, acredito eu, como um guia, ou limitador para a corrente não passar para baixo. Segue as imagens para melhor ilustrar: 





É essa "chapinha" circulada em vermelho que estou falando. Enfim, o câmbio que eu comprei (usado), não sei por qual motivo, o antigo dono serrou essa chapa, a haste está lisa. Quero saber se vai afetar o funcionamento do câmbio de alguma forma, será que a corrente vai enroscar em alguma coisa? Vai afetar a troca de marchas? Posso utilizar normalmente do jeito que está ou é recomendável trocar a haste por uma nova?

* Obs.: estou montando uma MTB quadro 26" "híbrida" com rodas de speed/road para rodar exclusivamente no asfalto, portanto não haverá grandes solavancos e oscilações da corrente batendo o tempo todo.
Se puderem me ajudar, fico muito agradecido. Abraço à todos.
Voltar ao Topo
cascão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2011
BH MG
Offline
Mensagens:204
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cascão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2018 as 11:35
Specialized Pitch
GT Avalanche
Drop Bike 20" Trial
Sherco ST300
https://www.youtube.com/playlist?list=PL73FEE8EBA6130331
Voltar ao Topo
SnSkyline Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2018
MG
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SnSkyline Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2018 as 19:32
Opa, faz muito tempo que esse post foi criado, mas gostaria de saber, caso alguém que saiba responda, qual pode ser a causa da bicicleta indicar no passador de marcha que a marcha mudou, mas na verdade não mudou nada?
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2018 as 07:51
Ou o cabo tá muito solto ou o mostrador foi mexido e montado de forma incorreta e / ou com o câmbio fora da posição de descanso....
Voltar ao Topo
digo05 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2013
cascavel pr
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar digo05 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2018 as 22:02
Galera...pode ser uma pergunta besta...Mais é uma dúvida...é normal o cambio traseiro fazer barulho quando passamos ou saltamos obstáculos? Nao é barulho de passada de marcha nem nada...passa muito bem as marchas...da a impressão como se estivesse frouxo entende!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2018 as 22:06
Sim , é normal , mais não custa dar uma conferida no parafuso da gancheira caso sua bike tenha uma.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2018 as 23:21
Não custa verificar, mas a questão é que barulho ele faz... Também vale a pena conferir o comprimento da corrente.
Voltar ao Topo
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2012
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicleteiropoa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2019 as 14:18
Tenho uma bike que veio com cambio campagnolo, 9v, speed. Ela veio com uma corrente e quando ia para uma subida bem íngreme a corrente começava a patinar (dava aqueles tec tec, que parece que tá quebrando a pinha).
Pensei que fosse corrente velha e comprei uma corrente KMC de titanio. Coloquei a corrente naquele esquema de colocar na pinha maior e coroa maior, sem passar no cambio, conta dois elos. Como vai usar power link diminui um e deu.
Ocorre que agora a patinada da corrente ocorre em quando se coloca força em qualquer subidinha (até um desnivelzinho da sarjeta da rua já dá o tec tec).
Apesar de ser uma bike usada, as pinhas não parece estar gasta.
Alguém saberia como resolver?
Ab.

Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2019 as 14:26
Provavelmente é catraca gasta mesmo.

As vezes é difícil saber só no olho , eu tinha uma aqui que jurava que tava boa quando pus corrente nova começou a escapar na marcha que eu ais uso.

Enfim , pus outra corrente meia vida e agora é usar até a corrente acabar , além de ficar pulando usar corrente nova em casste já gasto vai acelerar o desgaste da corrente.
Voltar ao Topo
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2012
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicleteiropoa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2019 as 12:25
Pois é, descobri que o meu cambio tem um parafusinho tensor de corrente cuja localização é diferente dos câmbios Shimano. Mexi nele e dei uma tensionada na corrente, parou de patinar em qualquer subidinha, mas apenas nas íngremes.
Daí fucei no posicionamento do câmbio dianteiro (pq ele é Braze on) e agora a novidade é que não patina a corrente, mas a corrente escapa na coroa menor em subidas íngremes. 
Se alguém tiver uma luz que não seja a troca da catraca (pois o conjunto é antigo e acho que não existe mais e se existir é mais de R$ 800,00) fico grato.
PS.: poderia ir num bom mecânico, mas na cidade que estou morando estão em falta, somente saindo da cidade o que demandaria uma logística da qual não posso dispor no momento.
Obrigado


Editado por bicicleteiropoa - 27 Fev 2019 as 12:26
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2019 as 13:38
Como assim não existe catraca pro seu conjunto ?

Que conjunto é esse ?

Porque se isso é verdade melhor trocar logo , uma vez que vc vai ter que ficar preso a esse cassete/catraca o resto da vida...
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2019 as 08:13
Um erro comum é ajustar o alinhamento da engrenagem superior do câmbio no mesmo alinhamento do menor cog. Na verdade se olhar na imagem do manual técnico da shimano ela orienta a colocar de 1 a 1.5mm para fora dele. Outra coisa é que nos grupos Tiagra até o 4600 os cabos e conduítes devem ser bem justos e lubrificados mesmo. Qualquer curva extra ou cabos e conduítes de má qualidade gera isto mesmo. Na bike do meu filho tive o mesmo problema. Deve ser erro na precisão devido a ser de baixa gama associado a mola fraca. Nos modelos novos foi corrigido. Tanto que câmbios novos são incompatíveis com alavancas iguais ou anteriores ao 4600 mesmo mantendo 10v. Mas consegue regular sim. 
Voltar ao Topo
gbzarelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2014
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gbzarelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2019 as 14:56
Olá amigos,
Tenho um grupo 105 e a corrente está escapando da polia de tensão do combio quando está em marcha leve. Já tentei regular de tudo quanto é jeito.
Bike com 7mil rodados, to na segunda corrente já com 1mil rodados, a relação está ótima ainda.
Será que o problema é:

- polias gastas? (Não troquei elas na troca da corrente)
- gancheira?
- combio traseiro com defeito?



Editado por gbzarelli - 16 Mar 2019 as 14:57
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2019 as 08:24
Aparentemente sim, é a polia.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2019 as 10:01
A gancheira ou o cambio podem estar tortos também.
Voltar ao Topo
gbzarelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2014
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gbzarelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2019 as 14:21
Pra fechar meu post.

Troquei as roldanas , realmente muito gastas. e percebi que o cage do câmbio estava desalinhado (torto lateralmente), tirei e desentortei na morsa, acho que Entortou quando a corrente caiu e alavancou, pq tava bem comido o metal do cage na parte interna, o problema é desentortar isso meio que no olho, mas tentei usar uma chapa bem reta para ver o alinhamento da ponta da rosca para outra.

Aparentemente está tudo ok, mas depois vou levar para checar a gancheira também.
Voltar ao Topo
Dinhosantss Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2019
Sao paulo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dinhosantss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 08:12
Uma dica também que eu acho q ta certo, sobre o fato de voce passar em um baruco, pular guia o câmbio fazer barulho, tente coloca uma boracha anti impacto pode ser daquelas fina é só pra corrente nao bater direto com o ferro e provocar aquele barulho irritante !!
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2020 as 21:41
O Shimano Tourney de minhha bicicleta empenou bastante, ele prendeu na roda e eu  notava a bicicleta pesada. Troquei o cambio.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2020 as 19:16
Vou dar minha pequena contribuição para este tópico e assim ajudar mais usuários. Essa semana resolvi desmontar meu cambio traseiro para lubrificá lo e regular as marchas posteriormente, e fiz da maneira exata que vi em vídeos e obtive sucesso, porém não vou negar, fiquei com a junta do dedo polegar doendo, mas valeu a pena o esforço. Vamos lá, eu tirei 2 das 3 molas presentes no cambio , limpei tudo e deixei secar. Na montagem (a parte mais chata e dolorida kkkk) "apanhei" bastante do cambio mas consegui montar tudo usando graxa nas molas e no pino que fica preso á gancheira. Agora vem a parte pela qual eu resolvi postar aqui , se algum usuário estiver com cambio traseiro com sintomas de mola fraca acho que deveria dar mais uma chance ao cambio antes de aposentá lo ou jogá lo fora. Vamos lá, o pino que prende o cambio á gancheira da bike eu notei que havia uma pequena folga lateralmente , mas para checar a mesma, era necessario eu apertar com um pouco de força , foi nessa hora que resolvi fazer um teste, sei que é praticamente uma gambiarra, mas funcionou bem, eu simplesmente posicionei um arame fazendo uma argola com o mesmo e dessa forma diminuindo a folga existente nesse local.
PS o arame fica entre o sulco do pino e atrás da trava que segura o pino.
Vou postar umas fotos só para o pesssoal ver como ficou.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2020 as 19:25
Esqueci de mensionar , depois de apertar o arame, cortei o mais proximo possivel da trava que segura o pino e ainda conferi a altura do mesmo em relação a trava, ou seja, ele tem que ficar no máximo na mesma altura da trava p não pegar na gancheira, peço desculpas aos usuários pela foto, não ficou muito boa, mas cumpre a tarefa de ilustrar . Enfim, andei na bike hoje á tarde, e o cambio ficou muito melhor, trocando muito bem as marchas e as molas estão com bastante tensão.
Enfim, fica a dica.
Voltar ao Topo
Maicon Vicenzi Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mai 2021
Joinville SC
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maicon Vicenzi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2021 as 14:30
Boa tarde

Tenho um grupo absolute na bike de 12V
Quando estou no pinhão de 11 dentes ou 13 em uma velocidade maior e paro de pedalar comecei a reparar uns soquinhos leves na parada do pedal.
Percebi que quando paro de pedalar o cambio ele desce um pouquinho e volta causando esse soquinho leve.

Isso é normal? ou tem alguma coisa que possa ser feita? será que é a mola? o cambio é novo!

A principio não influencia em nada na pedalada é que é chato ficar sentido esse soquinho!
Voltar ao Topo
Lucas Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2021
Hudhhdjdjd
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2021 as 23:11
Comprei um câmbio deore m592 shadow e a polia de cima está com uma folga grandinha a de baixo com uma pequena folga isso é normal ?
Voltar ao Topo
Lucas Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2021
Hudhhdjdjd
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2021 as 23:11
Compreium câmbio deore m592 shadow e a polia de cima está com uma folga grandinha a de baixo com uma pequena folga isso é normal?
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1714
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2021 as 08:23
Originalmente postado por Lucas Ribeiro Lucas Ribeiro escreveu:

Compreium câmbio deore m592 shadow e a polia de cima está com uma folga grandinha a de baixo com uma pequena folga isso é normal?

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
marcelojns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Set 2007
Paulista - PE
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelojns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2022 as 08:10
Tenho um câmbio Deore 12v M6100 e o cage talvez esteja torto devido a alguma queda, pq tô alinhando a gancheira e mesmo assim as marchas não ficam precisas. No caso se for o cage mesmo só comprando outro ou tem como alinhá-lo?
Voltar ao Topo
Entusiasta_deBIKE Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jun 2022
Salvador
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Entusiasta_deBIKE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 18:24
Você é fera! Acabei de descobrir que o problema do câmbio traseiro da minha bike estava na mola, responsável por fazer com que o câmbio volte para o cog menor do K7. 
Fiquei um mó tempão para me ligar nisso, achei que o problema estava no cabo de aço e nos parafusos Low e High que regulam o movimento do câmbio.
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 22:23
Perdi o segundo câmbio, desta vez o da Tito Urban. Consegui comprar um RD MC-32 7v antigo. O Tourney TZ entrou na roda, já que estava desregulado e a gancheira entortou. Ele passava como se tivesse uma oitava marcha, o meu sistema é 7v. Arrebentou no ponto onde tem o pino e a mola. A mola não quebrou, mas a bucha onde prende a mola quebrou.

Aproveitei e mandei botar os cubos Parallax, com o cassete 12-28 ante o 14-28. É só pra andar na cidade, passeio e comércio.

Eu tenho os dois câmbios estragados um TX e um TZ. A ideia era desmontar a bucha pra ver se dá no outro.
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2022 as 20:07


Shimano STX MC-32 7v na Tito Urban.

Editado por brunojp7 - 10 Jun 2022 as 20:08
Voltar ao Topo
rbconceicao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
Saquarema RJ
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rbconceicao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2022 as 20:02
Boa noite. Tenho uma bike com passador ez fire Yamada. Hj ele travou na marcha menor, não sobe mais. Abro o câmbio, e o cabo está no lugar, mas por algum motivo, o câmbio não sobe a marcha. A alavanca de baixo não completa o curso, fica duro no final.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2022 as 20:36
Verifica se com a mão o cambio sobe e desce todas as marchas.
Coloca na última marcha e girando a roda empurra o cambio fazendo o movimento que o cabo faria, as vezes pode ser o limitador do cambio ou até mesmo o cabo preso no conduite. Se forçar vai quebrar a alavanca do trocador. Se o cambio for e voltar até o cog maior, descarte ele e revise seu cabo de cambio, conduite e só então chegue no trocador.

Voltar ao Topo
Guilherme0701 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jun 2023
Brasil
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guilherme0701 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2023 as 16:34
Opa, espero que alguém aqui desse tópico ainda esteja ativo no fórum!

Eu estou com um problema no câmbio que o pessoal não oficina não consegue resolver, já troquei catraca, corrente e agora só falta o câmbio.

Meu câmbio traseiro dá uns estalos fortes e me faz pedalar em falso quando eu coloco um pouco mais de força nos pedais. O problema acontece principalmente quando preciso de mais torque, tipo ao arrancar numa subida ou passar pra última marcha (mais rápida) e tentar acelerar ainda mais em uma descida.

Pra eliminar algumas possibilidades, como já disse, troquei catraca e corrente, o câmbio está muito bem alinhado e regulado, não está torto. Ele não está pulando marcha necessariamente, a sensação é como se o rolamento da catraca estivesse estourando, pra quem já teve esse desprazer sabe como é. Parece que a corrente está escapando dos dentes da catraca.

Se alguém puder dar uma ajuda pra eu não precisar comprar um Shimano zero, eu agradeceria demais!
Voltar ao Topo
Gutonobre Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Mar 2017
Campo Grande-MS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gutonobre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2023 as 17:40
Originalmente postado por Guilherme0701 Guilherme0701 escreveu:

Opa, espero que alguém aqui desse tópico ainda esteja ativo no fórum!

Eu estou com um problema no câmbio que o pessoal não oficina não consegue resolver, já troquei catraca, corrente e agora só falta o câmbio.

Meu câmbio traseiro dá uns estalos fortes e me faz pedalar em falso quando eu coloco um pouco mais de força nos pedais. O problema acontece principalmente quando preciso de mais torque, tipo ao arrancar numa subida ou passar pra última marcha (mais rápida) e tentar acelerar ainda mais em uma descida.

Pra eliminar algumas possibilidades, como já disse, troquei catraca e corrente, o câmbio está muito bem alinhado e regulado, não está torto. Ele não está pulando marcha necessariamente, a sensação é como se o rolamento da catraca estivesse estourando, pra quem já teve esse desprazer sabe como é. Parece que a corrente está escapando dos dentes da catraca.

Se alguém puder dar uma ajuda pra eu não precisar comprar um Shimano zero, eu agradeceria demais!

Verificou se o freehub não está com problema?
[MTB] Soul Volcano Darkside, peso 10,5kg.
[Road] Cervelo R5, peso 6.5kg.
[Acessórios] Ciclocomputador e radar Garmin / Samsung Watch 5 Pro.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2023 as 18:36
Originalmente postado por Guilherme0701 Guilherme0701 escreveu:

Opa, espero que alguém aqui desse tópico ainda esteja ativo no fórum!

Eu estou com um problema no câmbio que o pessoal não oficina não consegue resolver, já troquei catraca, corrente e agora só falta o câmbio.

Meu câmbio traseiro dá uns estalos fortes e me faz pedalar em falso quando eu coloco um pouco mais de força nos pedais. O problema acontece principalmente quando preciso de mais torque, tipo ao arrancar numa subida ou passar pra última marcha (mais rápida) e tentar acelerar ainda mais em uma descida.

Pra eliminar algumas possibilidades, como já disse, troquei catraca e corrente, o câmbio está muito bem alinhado e regulado, não está torto. Ele não está pulando marcha necessariamente, a sensação é como se o rolamento da catraca estivesse estourando, pra quem já teve esse desprazer sabe como é. Parece que a corrente está escapando dos dentes da catraca.

Se alguém puder dar uma ajuda pra eu não precisar comprar um Shimano zero, eu agradeceria demais!


O problema pode ser na coroa (desgaste). Já observou se ocorre em todas? Câmbio dificilmente causa problema do tipo sem estar torto ou estar instalado numa gancheira torta.

Verifique também o tamanho da corrente. Se estiver mudo longa o câmbio não vai conseguir tensioná-la.

Por fim, cheque se o parafuso B está ajustado corretamente. Coloque a corrente no maior cog da catraca e na menor coroa e verifique se a distância entre a roldana e o cog é de 5mm. Pode usar uma chave allen nessa medida como referência. Se estiver muito afastada, a corrente não vai abraçar bem o menor cog e vai ficar escapando.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X