Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cicloviagem com destino a um Brevet 300km
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cicloviagem com destino a um Brevet 300km

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cicloviagem com destino a um Brevet 300km
    Postado: 02 Fev 2016 as 16:02
Olá pessoal,

No ano passado, não separei nenhum período de férias para realizar cicloviagem alguma. Reservei-os, na verdade, para participar de brevets (audaxes) mais longos (600 e 1000km) e para as visitas familiares.

Acabou que, pra 2016, fiz quase que o mesmo. Entretanto, tentei já em janeiro aproveitar minha ida ao BRM 300km do Randonneurs Litoral (numa rota São Sebastião - Paraty - São Sebastião) pra fazer uma cicloviagem. Deu certo!

Foram 9 dias acampando, 2 dias dormindo em busão, 1 dia no hostel e 1 dia praticamente sem dormir (entre pedalando e "bebemorando").

Escolhi partir de Guaratinguetá-SP, subir pra Cunha-SP, descer pra Paraty-RJ, seguir pra Praia do Sono onde ficaria um dia a mais, de lá pra Ubatuba na praia de Itamambuca, depois Caraguatatuba na praia de Tabatinga, e por fim rumando a Ilhabela onde fiquei por três dias antes de regressar pra São Sebastião onde seria a largada dos 300km.

As quilometragens diárias foram as menores que já realizei em viagens, e gostei muito! Isso me permitiu chegar muito cedo nos destinos e aproveitar grande parte do dia, e não só à noite. Achei especialmente importante isso nesse caso de viagens acampando diariamente. Pq até vc chegar no camping, armar sua barraca (OPA!), tomar banho, lavar suas roupas e se ajeitar pra sair, pode já ser quase noite se vc tiver feito um pedal muito longo ou difícil.

Afinal, estou viajando, não cumprindo um desafio ciclístico! Aliás, no meu caso, o grande desafio só viria ao final, e deu tudo certo.

Como um relato disso tudo ficaria muito longo e muito difícil de resumir, pela primeira vez fim um vídeo meio "no braço":



Álbum de fotos aqui. Amostras:

Descida Cunha-Paraty (tipo 90% já bloquetada)


Trilha inóspita pra Praia do Sono (na verdade não posso dizer que fui DE bike, e sim COM bike!):


Camping em Itamambuca (Ubatuba):


Praia da Lagoinha (Ubatuba):


Cachoeira do Veloso (Ilhabela):


Brevet 300km São Sebastião - Paraty - SS:




Se alguém tiver perguntas sobre o roteiro ou equipamento, estou à disposição. Abraços,


Nino
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
Guzansky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guzansky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2016 as 09:54
Quantos quilômetros deu no final ?

Acampar vc acampou no mato mesmo ou em campings ?  Pode-se acampar de boas nas praias ?
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2016 as 11:14
Originalmente postado por Guzansky Guzansky escreveu:

Quantos quilômetros deu no final ?

Não muito, acho que uns 600 e pouco. Tive problema pra marcar isso pq o touch do meu android deu pau uns dias antes de viajar, e tive que ir com um Lumia que uso de "reserva" e, putz, windows phone é uma puta plataforma ruim pra marcar dados de gps... perdi marcação de vários dias e vários trechos; fiquei bem chateadão pq sou meio #StravaManíacoCry e, qndo começou a dar esses biziu eu chutei o balde e não liguei de marcar algumas coisas. Tipo "já que não tá marcando tudo, tb não vou marcar nada". Na verdade até estava levando um outro android reserva, bem antigo, sem internet nem nada, q só deixo nele o oruxmaps e um aplicativo pra baixar fotos da câmera; ele não costuma dar pau mas tinha dia q esquecia de ligar.

Ainda sobre quilometragem, tirando o dia do audax, acho q nenhum dia pedalei mais de 70km. Isso foi "escolhido" mesmo. Pra chegar cedo e curtir/conhecer o destino do dia.Cool

* esse negócio de celular reserva não é exagero. como em geral eu reúno TUDO no celular: comunicação, internet, fotos, gps, dados importantes da viagem, acho prudente levar outro. afinal, quem tem dois, tem umLOL. levo esse android reserva inclusive nos treinos aqui na região, mas com um celular bão de "titular". no caso, tava com um que não estava me ajudando...

Originalmente postado por Guzansky Guzansky escreveu:

Acampar vc acampou no mato mesmo ou em campings ?  Pode-se acampar de boas nas praias ?

Então, nunca acampei selvagem em nenhuma viagem. Desta vez fiquei em campings todos os dias, tirando São Sebastião onde fiquei no hostel. Serviço:

Praia do Sono: Camping Marimbar (fiquei dois dias)
Ubatuba (Itamambuca): Camping Padang
Caraguatatuba (Tabatinga): Camping do João (na divisa entre caraguá e ubatuba)
Ilhabela: Camping Canto Grande (fiquei três dias)
São Sebastião: Hostel São Sebastião (duas pernoites, mas só uma dormida kkkk)

Gostei de praticamente todos os campings, com carinho especial para o Chacrazen, tem até um videozinho com minhas saída de lá:


Disse que gostei de *praticamente* todos, pq fica a ressalva ao camping canto grande em ilhabela. Já havia ficado no Palmar, por lá, e dessa vez resolvi ficar em outro pq o Palmar, na minha opinião, seria um camping "prático" demais: fica no "centro", perto de banco, restaurantes, supermercado, tem uma pizzaria dentro do camping... enfim, queria me *retirar* mais. escolhi o canto grande que ficava a 6km da balsa. O que me chateou por lá foi que senti por parte deles não ter simpatia nenhuma pela recepção de uma pessoa chegando de bicicleta, nem compreensão das necessidades especiais dessa pessoa.Ouch

Logo que cheguei já me foi solicitado que pagasse antecipadamente o INTEGRAL da minha estadia, em dinheiroDead... poutz, era o camping mais caro da viagem (45 reais!) e eu ia ficar lá três diárias... era o meu último destino antes do audax e cheguei lá com o fim do meu dinheiro... falei q não podia pagar naquele momento mas q dpois iria ao banco e retiraria (teria q voltar os 6km de busão pro centro), aí me pressionaram se eu ia pagar NO MESMO DIA. falei "moça, acabei de chegar de bicicleta, aqui é meu destino final, estou viajando há uma semana, não vou sair fugido daqui... não sei vou pagar HOJE MESMO pq quero chegar primeiro, armar minha barraca, tomar um banho etc. eu gostaria de pagar hoje mesmo, mas não sei se me dedicar a ir ao banco justo hoje é minha prioridade". acabou q fui ao banco no mesmo dia mas guardei o dinheiro pra pagar depois LOLkkkk!

Logo depois fui avisado de que a portaria do camping abria às 08h e fechava às 22h... Como havia acabado de discutir, fiquei quieto, mas já pensei "poxa, se acordar cedão vou ser obrigado a ficar trancado aqui dentro e não aproveitar o cedinho da manhã, e se me atrasar em algum passeio ou restaurante vou ficar na sarjeta..."Wacko

E por fim, a gota d'água: "Ah, você não vai poder levar a bicicleta pro gramado..."Exclamation

COMO ASSIMConfused?? Eu tava chegando de viagem com minha bagagem toda na bicicleta, três rodas, alforjes, barraca, e eles queriam que eu "estacionasse" meu veículo nas vagas de carros e ficasse fazendo o transporte item por item pro gramado.Thumbs Down

Enfim, questionei, e falaram que era regra, que a bicicleta não podia ficar comigo no camping... Perguntei então onde ela ficaria, e disseram que não sabiam... Respondi chateadão que já que não sabiam, ia ficar é comigo no gramado mesmo.Party

Nessa hora me arrependi de ter escolhido ficar lá, quase juntei minhas coisas e fui embora, mas estava a alguns km do camping mais perto que ainda nem me lembrava qual era (era o da cachoeira do veloso, era lá q eu devia ter ficado realmente, ainda mais afastado e mais simples, quase rural), e não queria pedalar de novo naquela estrada interna de ilhabela q é um verdadeiro inferno, ainda mais numa reclinada puxando um reboque! Muito estreita e com muito movimento de ônibus e turistas dirigindo, que são os piores! Fiquei contrariado e passava basicamente o dia inteiro fora do camping. Confesso q nem dar bom dia ou boa noite na portaria eu dava. Fiquei o chatão do lugar.Disapprove

Eu acho que isso tudo era uma questão tão simples... Pra mim é incompreensão completa da gerência, como disse, com as necessidades e prioridades de quem chega de bike. Quiseram aplicar pra mim regras que talvez eles apliquem àquelas GALERAS que vão pra carnaval, reveillon, e fazem farra a doidado nos campings. Realmente, com esse pessoal, tem ficar esperto e ser mais linha dura... mas, putz, eu estava SOZINHO e CARENTEBig smile! Nem tinha mais ninguém acampando. É aquela coisa, me oferece um copo d'água pelo menos, sabe? Acabou que só hoje, ao passar esses links aí de cima, entrei no facebook desse camping e li MUITAS reclamações referentes ao atendimento. Então não sou só eu e não estou de mimimi demais com o lance da bicicleta. Eles são meio xarope, mesmo.Unhappy

- - - x x - - 

Voltando à questão de camping selvagem ou em praia, na grande maioria das praias é proibido acampar, mesmo as muito isoladas. Em algumas tem placas específicas advertindo. Na Praia do Sono é um lugar particular pq os campings ficam meio q à beira da praia... o lugar é meio que só a orla, mesmo e, de toda forma, lá meio que tem "regras" próprias... Alguns campings são mais 'pra dentro'; no meu mesmo escolhi ficar mais na grama, pro fundo... mas pra quem quer a sensação de acordar de manhã cedo, abrir a entrada da barraca e dar de cara pro marzão, ali é um lugar bem possível.Cool
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
Guzansky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guzansky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2016 as 15:02
Com certeza o pessoal do camping não sabe nem andar de bicicleta, qualquer pessoa que tem uma noção sabe que não se deixa bicicleta longe.

Estou planejando andar na Rio - Santos (sentido santos - Rio) em setembro, e pelo caminho vi que tem várias praias vazias. R$ 45 em um camping pra mim é absurdo de caro. Vou arriscar dormir no meio do mato da praia (esperar escurecer para montar a barraca)


Voltar ao Topo
fabioalmeida Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:174
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabioalmeida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 16:22
Parabéns pela viagem, Nino. Fazer esta região com uma reclinada não é para muitos. Ainda mais chegando à praia do Sono! 

Quanto ao Canto Grande, acredito que eles possam ter trocado de dono. Só isso explicaria a diferença do atendimento que recebi em setembro de 2014. Pude levar a bike pro gramado, para descarregar. Durante a noite colocava ela dentro do banheiro (como só tinha eu acampando, fiquei com a chave). A diária estava em R$ 25 e só paguei na saída. 

Olha aí o relato:

http://pedalnativo.com.br/2015/01/25/relato-cicloviagem-pelo-litoral-norte-de-sao-paulo-23/


Abs
Fábio Almeida
www.pedalnativo.com.br
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X