Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Estrada Real - Caminho dos Diamantes 01/2016
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Estrada Real - Caminho dos Diamantes 01/2016

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Estrada Real - Caminho dos Diamantes 01/2016
    Postado: 31 Jan 2016 as 20:12
Bom como diz o nome do tópico acabei de percorrer o Caminho dos Diamantes da Estrada Real, o trecho que vai de Diamantina até Ouro Preto, entre os dias 17 até o dia 26 de janeiro de 2016.

Fui eu e meu amigo de pedal, foram no total 450 kms de pedal com 11.500 de elevação acumulada em 8 dias de pedal pois tiramos um domingo de folga em uma Pousada sensacional em Cocais.

O planejamento inicial era de se pedalar pelo Caminho dos Diamantes até Cocais e de lá ao invés de seguir-mos rumo Barão de Cocais e continuar assim o Caminho dos Diamantes mudar para o Caminho de Sabarabuçu e passar por Caeté, Sabará e outras cidades chegando a Ouro Preto pelo Caminho Velho, eu não queria passar por Bento Rodrigues e Mariana pois a coisa lá não está legal, mas a chuvarada que se fez presente em 6 dos 8 dias de pedal acabou nos fazendo atrasar e mudar o plano, e tivemos de seguir pelo Caminho dos Diamantes até o final, onde de Catas Altas a Ouro Preto foi tudo por asfalto, após Santa Rita do Durão a Estrada Real foi levada e não da pra passar pois tinha segurança barrando.

Fomos sem planejamento de onde ficar e quanto rodar pois queria curtir o máximo do pedal e lugares, e mesmo assim não tivemos problemas com hospedagem em nenhum dos lugares, se a escolha da data foi ruim no quesito chuva na questão hospedagem foi excelente.

E assim se seguiu a viagem

Dia 16/01
As passagens ja tinham sido compradas com antecedência, custaram R$ 160,00 e ja sabia que na hora do embarque teria de pagar pra levar a bike e que ela deveria estar embalada mesmo que fosse com plástico, perguntei e por isso ja sabia, a Viação Gontijo é quem faz a linha São Paulo/Tiete-Diamantina e cobraram R$ 30,00 por cada bike, a viagem é demorada e foram quase 13 horas com bastante chuva na estrada.

As bikes semi-desmontadas e embaladas com lona de cobrir piso para reforma, custou R$ 6,00 o suficiente pra embalar as duas

      
Dia 17/01
Chegamos em Diamantina pela manhã, ja tinha deixado no esquema uma reserva no diamantina Hostel, lugar simples mas aconchegante, wi-fi e café da manhã, nos custou R$ 50,00 para cada, neste dia fui conhecer um pouco da histórica cidade e conversar com as pessoas, uma das coisas mais legais nestas viagens, muitas histórias e uma aula de política e história, assim como m todos os lugares que passamos e ficamos.

vista do Hostel, Serra do Espinhaço e Caminho dos Escravos, hoje invadidos por moradias populares


Marco n 242 que seria o marco Zero, saida de Diamantina


Dia 18/01 - Começo do pedal, Diamantina/ Vila Real de VAU/ São Gonçalo do Rio das Pedras/ Milho Verde/ Serro

O dia passou voando, saimos de Diamantina debaixo de chuva, na cidade as ruas são calçadas com pedras, terminando as pedras entramos na terra, depois veio um trecho com asfalto e lá pro km 15 rodados entramos na lama literalmente, deixaram pra passar trator e começar a asfaltar agora na temporada chuvosa, bem espertos Angry e nos fez perder um tempão, não dava pra pedalar e foram uns 8 kms assim



Acabando esse meleca ai ja tive de lavar a bike pra poder rodar LOL



Dai pra frente mesmo com chuva o pedal rendeu, chegamos a Vila Real de Vau onde conversamos com os moradores, usamos banheiro, recarregamos a água e até tinha wi-fi pra mandar um alo pra família e amigos, lugar muito legal.


Paramos pra almoçar na cidade de São Gonçalo do Rio das Pedras, onde também carimbamos o passaporte  no Restaurante e Pousada do Ademil, pessoal muito gente boa com comida caipira em fogão de lenha por R$ 20,00 ja com as bebidas



Depois de descansar e mandar um alo pra turma pois também tinha wi-fi partimos rumo Milho Verde, é quase uma vila a beira de um belo e cheio rio, lá paramos pra carimbar o passaporte na Pousada do Sr Moraes, carregamos a água e proseamos um pouco, ele nos disse pra ficar por lá mas queria adiantar e por ainda estar claro partimos.

No caminho ainda passamos por mais um vilarejo chamado Tres Barras onde paramos pra bater papo, tomar uma coca gelada e seguir rumo Serro onde pretendia pousar, o trecho entre Milho Verde e Serro ja é todo asfaltado mas é uma serraiada danada com sobe e desce o tempo todo


a chuva não parou um minuto, chegamos em Serro as 21:30 rodando no escuro desde as 19:00 hrs, mas levamos sinalização e fomos sem problema, chegando em serro nos hospedamos na Pousada Serro Frio por R$ 60,00 com café da manhã e também tinha wi-fi, na Pousada não servia jantar mas a atendente ligou no restaurante próximo e pediu para que nos aguardassem, depois do banho fomos jantar no Restaurante Serro Real onde um banquete nos custou R$ 25,00 com bebidas e sobremesa.

Strava do dia de pedal, no final ocorreu algum erro e deixou de registrar 15 kms, mas da pra ter idéia de como foi http://www.strava.com/activities/473395481


Bom esse é só o começo, vou atualizando o post até o final como seguiu a viagem





Editado por João Frango - 01 Fev 2016 as 20:49
Voltar ao Topo
thisouz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thisouz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2016 as 10:39
Legal o relato!

Estou planejando fazer o caminho dos diamantes em setembro e estou bem curioso para ler seu relato sobre como foi passar pela região de Mariana.

Alguém comentou sobre previsões de quando o trecho afetado pelo rompimento da barragem será liberado?

Valeu e abraço!


Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2016 as 11:36
Legal!esperando mais relatos!parabéns 😤
M.CROESY
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2016 as 14:40
Originalmente postado por thisouz thisouz escreveu:

 Estou planejando fazer o caminho dos diamantes em setembro e estou bem curioso para ler seu relato sobre como foi passar pela região de Mariana.

Alguém comentou sobre previsões de quando o trecho afetado pelo rompimento da barragem será liberado?
Ja vou adiantar pra voce pois até terminar todo o relato tem chão ainda LOL, em Catas Altas conhecemos um dono de Pousada de faz trilha pela região e ele quem nos avisou que está bloqueado o trecho por seguranças da Samarco após Santa Rita do Durão e Morro das Águas Quentes, e nos sugeriu ou ir de ônibus de Catas Altas a Mariana ou Ouro Preto, ou ir no pedal pela MG 129 que foi o que fizemos, o transito por lá está bem parado pois a Samarco é quem mais usa esta MG para seus trabalhos, e tem em quase toda sua extensão um meio-fio que da pra pedalar de boa.

Conversando com funcionários da Samarco na Vila de Antonio Pereira sobre o futuro de Bento Rodrigues foi desanimador, após o rescaldo da tragédia e indenizar que for preciso o mais provável é que onde era a Vila se torne mais uma área de barragem de rejeitos, pois a vila está abaixo do nível das barragens, ja era pra ter sido evacuada faz tempo mas pelo patrimônio histórico tiveram resistência até agora, depois da lama levar tudo fico do jeito que eles precisavam, é mais barato pagar todo mundo e fazer uma nova barragem ali do que recuperar ou esvaziar as barragens acima, esta é a realidade das Minas Gerais.

E por ali as Mineradoras tão pouco se lixando para o patrimônio ou para a Estrada Real, vários trechos asfaltados ou com desvios por plantações de eucalipto, muitos trechos da verdadeira E R ja são rodovias asfaltadas ou viraram área de mineração.

Olha a vista da Barragem de Fundão que foi a que rompeu, esta foto tirei passando pela MG 129

Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2016 as 21:46
continuando, mais um pouco do relato

dia 19/01

Tomamos café cedo pra poder começar o pedal o quanto antes, saimos de Serro com chuva, uma parada pra carimbar o passaporte na Prefeitura e uma foto em frente a igreja matriz, impressionou o tamanho e o fato de ela ter uma divisão, na parte próxima ao altar um acabamento mais luxuoso e dividido da parte próxima a porta que tem o acabamento mais rústico, era para dividir as classes na época onde patrões e pessoas brancas ficavam perto do altar e os escravos e negros ficavam longe próximos a porta (período triste de nossa história)

Igreja Matriz de Serro


Saimos da cidade e o caminho até a Próxima parada que foi Alvorada de Minas começa asfaltado, logo após sair da cidade meu amigo deu uma baita vacilada e caiu na valeta da pista, bateu feio no chão e paramos um pouco para ele se reestabelecer, mas depois disto o pedal não rendeu, paramos em Alvorada para ver se tinha carimbo e não tem, dai vi que meu amigo tava meio zuado e fizemos hora por lá.

 
De Alvorada a Itaponhacanga foi um misto de asfalto, lama e depois lama com asfalto e buraco, chegamos lá eram 15:00 hrs e fui procurar se carimbava por lá, o único lugar que consta no Guia da E R é a Pousada Fogo Sereno, chegando lá vi que era restaurante também e aproveitamos para almoçar, em Itaponhacanga também não tem carimbo, a dona da pousada e restaurante esquentou o almoço pra nós, como meu amigo tava zuado e chovia forte comecei a cogitar pousar por lá, depois que vi as acomodações e tratamento da Dona da Pousada, seu filho e o dono da pousada Fogo Sereno o Bill reslovemos ficar por lá, tratamento e hospedagem muito bons, hospedagem com refeições e bebidas custou tudo R$ 80,00 para cada, ficamos por lá e aproveitei pra revisar as bikes, a minha foi só cuidar da relação mas a do meu amigo que usa disco mecânico com pastilha de resina da Shimano ja estava sem freio traseiro, levamos peças de reserva e eu mesmo sei mecher, deixamos as bikes prontas e ficamos papeando com eles e descansando, recomendo a quem for e quiser ficar por lá, ótima hospedagem e comida mineira a vontade.

Strava do Dia, de novo comeu uns 15 kms http://www.strava.com/activities/473826542

Foto de como está a estrada de asfalto com buraco e lama da mineração


Dia 20/01 - Itaponhacanga - Conceição do Mato Dentro

Saimos cedo pra tentar recuperar o atraso, chovia muito, tanto que a ponte que sai da cidade estava quase debaixo dagua, saindo ja se começa em uma subida de 6 kms com inclinação brava e sem nenhum refresco além da chuva, depois tem uma descida de 2 kms e mais uma subida direta de 4 kms, um teste e tanto, mas depois veio a recompensa em uma quase total descida de 4 kms pra se chegar em Santo Antonio do Norte também chamada de Tapéra, chegamos lá e estava tudo fechado na cidade, ninguém mesmo na rua, mas logo apareceu em uma janela uma senhora que perguntou se queriamos carimbar o passaporte, dissémos que sim e ela saiu da casa dela pra bater no Restaurante e Pousada Simião pra nós, os donos estavam almoçando e fecharam tudo pro almoço LOL, aproveitamos e almoçamos também Big smile e a chuva não parava !

Foto da Igrejinha de Tapéra



Depois do almoço partimos e passamos por um lugar muito legal, a Estrada Real segue por um bom trecho um Rio com muitos canions e visual lindo até um vilarejo chamado Córregos onde paramos pra tomar uma coca e planejar o resto do pedal pro dia, dai vi que dava tempo e foquei em chegar a Conceição do Mato Dentro ainda neste dia

Foto do Canion 


A chuva continuou conosco até chegar em Conceição do Mato Dentro, na parada anterior os locais disseram pra tomar cuidado pois Conceição era a maior das cidades que passariamos e que o negócio lá não ta muito bom no quesito criminalidade, chegando na cidade realmente se sente o clima, se entra por uma zona bem periférica e degradada, pra ajudar o lugar onde me hospedaria por incrível que pareça tem o mesmo endereço na cidade de Conceição e lá fica em uma comunidade carente e em um distrito ao lado onde eu queria ficar no Hostel Tabuleiro que ficava a uns 15 kms antes da cidade, até descobrir isto ja escurecia e decidimos nos hospedar em Conceição mesmo, ficamos no Hotel Cuiabá que fica bem no centro da cidade, pagamos R$ 50,00 com café e wi-fi, a primeira impressão da cidade foi ruim mas saimos pra dar uma volta e logo passou, no centro está tudo legal e após jantar e passear fechamos o dia.



Dia 21/01 - Conceição do Mato dentro - Morro do Pilar

Pegamos o carimbo no outro dia pela manhã no Centro de apoio ao turista, nossa saida foi atrasada pois mais uma vez o freio do meu amigo acabou a pastilha, dai até encontrar onde comprar e trocar e regular ja era tarde, da minha também troquei o refil e comprei mais umas reserva pois a chuva não parava e com areia, barro, minério e chuva tava lixando os freios, coloquei um jogo de refil Shimano Xt e na do meu amigo umas genéricas metálicas, essas aguentaram até o fim da viagem LOL

Depois de almoçar partimos para Morro do Pilar, seria um pedal curto mais a altimetria judiou e juntou o cansaço acumulado com chuva e demoramos, chegamos em Morro do Pilar e paramos para pegar informações, a Dona Edeuvares que é dona da Pousada Indaia nos informou que ali tem carimbo e nos ofereceu hospedagem, ela tem uma Pousada enorme, muito bem acabada e com uma baita vista, nos custou R$ 50,00 com café da manhã e também tem wi-fi, o jantar após uma volta pela cidade foi no único restaurante aberto da cidade e um buffet completo a vontade com batata, bife e ovo mais bebidas nos custou R$ 20,00 para cada, recomendo ficarem por lá pois vale a pena e no site da E R não mencionam o carimbo da cidade e nem a Pousada e restaurante Angry

Vista da Pousada Indaia





Valeu rapazeada, depois continuo o relato, quem quiser ver todas as fotos segue o Photobucket da Trip
Voltar ao Topo
segatto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Out 2010
Ibiraçu
Offline
Mensagens:174
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar segatto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2016 as 23:01
João, estive em Diamantina no dia 16 de Janeiro, meu planejamento era começar o pedal no dia 17 ou 18, mas desistimos de tanta chuva, ela não dava pausa. Acabamos aproveitando de outra forma. Mas uma pena, na próxima vou preparado psicologicamente para enfrentar a chuva.
Sds,
Eduardo Segatto
Voltar ao Topo
thisouz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thisouz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2016 as 09:53
Valeu pelas informações e dicas João!!

Vou acompanhar seu relato até o bendito dia de Mariana. haha


Abraço e obrigado.
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2016 as 17:26
Caramba Segato quase que nos encontramos por lá heim, sobre a chuva eu to acostumado a fazer trips no molhado, ja sou quase um anfíbio LOL, toda vez que coloco carro, moto ou bike pra andar chove LOL

Valeu Thisouz, ja adiantei pois vou demorar a terminar todo o relato, tem coisa pra caramba pra postar ainda.

Hoje não vou conseguir postar mais relato pois tem pedal noturno com minha galera, mas amanhã eu atualizo.
Voltar ao Topo
segatto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Out 2010
Ibiraçu
Offline
Mensagens:174
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar segatto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2016 as 21:39
Pois é João, o que mais desanimou foi que o proprietário da pousada em diamantina falou que a estrada até Vau estáva sendo asfaltada e não andava de tanta lama. Também fizemos um pedal até Biribiri e o Rio passou por cima da Ponte, então ficamos com medo.
Sds,
Eduardo Segatto
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 22:19
O trecho ruim foi uns 8 kms Segatto, depois foi só alegria Big smile, eu na pilha de começar logo a trip acabei não indo ao Pq de Biribiri e hoje me arrependo Cry curtiu lá?

Continuando de onde paramos ...

Dia 22/01 - Morro do Pilar/ Itambé do Mato Dentro/ Senhora do Carmo

Este trecho foi especial, um dos mais bonitos e neste dia a chuva deu uma trégua, saimos cedo da excelente Pousada Indaia e paramos para comprar dois lanches e uma coca cola pra levar pois seriam 36 kms até Itambé sem nada no caminho para abastecer, levamos também além das caramanholas uma garrafa de coca de 2,5 com água congelada para não ficar no seco no meio do caminho, mas descobri que quase no meio do caminho tem uma Vila chamada Rio Abaixo que poderia ter abastecido, mais uma das muitas falhas do Instituto E R nas informações mas ta valendo, o inicio do pedal foi beirando um belo rio de águas escuras e plano, depois de 6 kms de pedal começou a subida de um Morro bravo de 2 kms, no final deste morro é o último ponto que se avista Morro do Pilar pois dai despencamos 5 kms de uma vez

Topo do Morro onde se avista pela última vez Morro do Pilar


No fim desta subida tem um mata-burro e um marco, parei a bike nele pra fotografar, dai conversando com meu amigo me distrai e pisei sem olhar no mata-burro e me lasquei, desci de uma vez e ralei a frente do joelho feio e bati a parte de trás da coxa forte, ficou um hematoma parecendo que tinha tomado uma porrada de cacetete de polícia Cry sei bem pois ja tomei em estádio de futebol LOL mas não fraquejei, engoli a dor e tacalepau no pedal, até hoje ta doendo e pra andar de moto incomoda mais do que pra pedalar Dead

Foto antes da burrada no mata-burro, da pra ver a garrafa congelada amarrada no detalhe



Paramos pra comer os lanches lá pelo km 20 pedalado que ja estava no meio de uma Serra bem hard que tinha no caminho, no topo desta Serra um dos visuais mais bonitos da viagem, chamam este lugar de Mar de Serras, espetacular !!! lá no fundo tem um canion que ja tinha ouvido falar, este lugar eu parei pra contemplar por um bom tempo estávamos a quase 1000 metros de altitude ai, quando saimos de Morro do Pilar eram 600 metros

Mar de Serras entre Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro



Chegamos em Itambé do Mato Dentro e a cidadezinha é muito bonita, carimbei o passaporte na Prefeitura e tomamos um lanche em uma vendinha típica de interior, ainda estava cedo e pedalamos para Senhora do Carmo, este trecho foi em Rodovia recém asfaltada, pra variar um sobe e desce danado, em uma destas descidas tinha uma muito longa onde no embalo cheguei a quase 80 kmh Big smile meu amigo como estava ainda traumatizado com o tombo que levou desceu brecando (por isso que as pastilhas dele não duravam LOL ) chegamos em Senhora do Carmo que é um vilarejo pequeno, distrito de Itabira, uma vila muito bonitinha, os moradores acenavam pra nós e diziam entre eles '' ó os turistas bicicleteros'', lá tem uma pousada de família bem na pracinha central, mas nos indicaram uma que ficava na saida do vilarejo dizendo que era mais luxuosa e depois de 3 kms de subida chegamos na Pousada Senhora do Carmo que fica em um posto de gasolina, realmente a Pousada é linda e muito luxuosa, foi feita na época em que uma mineradora especulou se instalar por lá, o dono se empolgou e fez um elefante branco que só tinha eu e meu amigo hospedados, por não ter movimento não tem refeição e nem café e nos viramos na loja de conveniência do Posto comendo porção a noite e guardando suco em lato e salgados pra comer pela manhã, a hospedagem lá nos custou R$ 35,00 e pra comer e beber gastamos R$ 25 cada um.


Vista da Pousada Senhora do Carmo, ah e lá também tinha um baita de um wi-fi a vontade LOL


Dia 23/01 - Senhora do Carmo/ Ipoema/ Bom Jesus do Amparo/ Cocais

Saindo de Senhora do Carmo o trecho é bem legal, pela manhã não chovia e o visual era bem legal passando por várias pequenas propriedades e vilas, chegamos em Ipoema cedo e fui ao Museu do Tropeiro carimbar o passaporte e conhecer o acervo que é histórico e bem legal, na praça central tem um restaurante em uma casa antiga muito legal, como estava cedo ao invés de almoçar comemos duas porções de pastéis de angú ou fubá como preferir, muito bem e deu um gás pra seguir

Monumento aos Tropeiros em Ipoema


O trecho entre Ipoema e Bom Jesus do Amparo é todo por asfalto, na planilha parece uma reta mas ta bem errado, é de novo um sobe e desce danado e novamente cheguei a velocidades impressionantes, chegamos em Bom Jesus do Amparo na hora de almoçar, fui procurar o carimbo da cidade e meu amigo ficou descansando no restaurante, quando eu fotografava a Igreja secular da cidade tinha uma turma fotografando e pediram pra eu tirar a foto deles, dai papo vai papo vem descobri que o cara que falava comigo era vereador da cidade e ja tinha sido secretário de turismo e de cultura da cidade, ele até pediu pra eu mandar o relato de viagem pra ele publicar em uma publicação da cidade, gente boa o Sr Vereador Eduardo.

Igreja Secular de Bom Jesus do Amparo
   
No restaurante a dona insistiu pra que eu fosse conversar com o Guia Turístico da cidade, como não tinha pressa falei que tudo bem, ela ligou pra ele e na rota de saida da cidade encontramos com ele, o seu nome é Fernando e é gente finissíma !!! valeu a pena demais a conversa, ele escreve e acompanha os relatos de quem está pela E R e um dia vai publicar um livro, nos deu várias dicas sobre o que iriamos encontrar pelo trecho até Cocais e foram valiosas, marcos importantes caidos ou até sumidos o que se não soubesse nos deixaria perdidos no caminho.

O trecho entre Bom Jesus do Amparo e Cocais foi sensacional, começa por asfalto onde pedalamos por uma vicinal asfaltada, cruzamos uma MG e entramos no meio dos ''calipais'' até cruzar com a Fernão Dias e voltar a andar por ''calipais'', por incrível que pareça nestas florestas de extração de eucalipto os marcos estão certinhos, se não estivessem estariamos lascados pois tudo é igual e não tem como se basear seguindo uma principal, os marcos caidos e faltando estão entre a MG e a Fernão Dias, mas seguindo a principal deu tudo certo.

O que vale destacar pra quem nunca pedalou por plantação só de eucaliptos é a sensação tenebrosa, depois que fiquei sabendo em Cocais o por que, o eucalipto é uma praga que acaba com toda água no seu entorno e nenhuma outra planta consegue competir, assim não tem alimento ou abrigo pra fauna e os bichos vão pra outras áreas, é um silêncio onde não se ouvia um passarinho Confused 

Plantação Fantasma, os locais brincam dizendo que é a floresta da Bruxa de Blair



Marcos caídos e escondidos na hora de cruzar e se guiar passando a Fernão Dias




Mesmo com isto este trecho também foi legal, chegamos em Cocais e por lé ser cruzamento de caminhos diferentes da Estrada Real me enrolei com os marcos e passei do ponto onde era a pousada, mas ligando pro dono o Sr Éwerton ficou fácil achar a Pousada das Cores, uma das que eu queria ficar e valeu a pena demais !!! Diferente de qualquer hospedagem que eu ja tenha usado, o valor da diária ja inclui café, almoço, jantar e lanches o dia todo, além da Dona Cida cozinhar e nos mimar demais ele o Éwerton é chefe de cozinha e conhecido no meio gastronômico nacional como ''o alquimista de Cocais'', passamos bem demais por lá e por gostar tanto de lá acabei ficando o domingo de folga por lá, foi bom demais !!!

Fotos da Pousada das Cores
 




Recomendo a quem for pra lá conhecer, saimos dai renovados pra terminar a viagem.


ufa, é textão mas não tem como falar de tudo isso com poucas palavras, no próximo post o trecho final da viagem, até mais rapazeada.
Voltar ao Topo
m.y.miura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2009
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m.y.miura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 13:36
Boa tarde João!

Fiz esta viagem em 2013 e vendo suas fotos me vem a lembrança de tudo... É muito legal mesmo!

Pena vocês não passarem pelo Caminho dos Diamantes inteiro, mais ainda pela chuva que deve ter atrapalhado um pouco a viagem.

Estou planejando fazer o Sabarabuçu e vocês ficaram justamente na pousada que eu estava pesquisando, a Pousada das Cores!
Você poderia me informar quanto foi a diária da pousada? Vocês pegaram pensão completa né, mas eles fazem meia-pensão (jantar e café da manhã apenas). Se não souber não tem problema, de qualquer forma devo entrar em contato antes mas é só prá ter uma idéia de custos.

Obrigado pelas informações!
Miura
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 14:33
Fala Miura, beleza cara, então saiu R$ 100,00 cada diária completa, no seu caso manda e-mail pro Éwerton pra conversar melhor, lá eles fazem qualquer negócio que eu vi, vai gente só almoçar, ou só tomar café e ir pra cachoeira e depois tomar banho.

A chuva é nossa amiga, não ligo não LOL

Em janeiro de 2017 vou fazer o Sabarabuçu saindo de Ouro Preto até Cocais, e de Cocais até Catas Altas só por ter gostado muito deste trecho que foi sensacional Big smile e pra ficar de novo na Pousada das Cores e em Catas Altas na Escarpas do Caraça, uma semaninha da pra curtir esta trip. Depois planejar o caminho Velho e o Novo, até 2020 to com o Certificado Especial da E R com todo gosto Smile

Pelo que senti falando com os locais o trecho entre Camargos e Mariana passando por Bento Rodrigues ja era, e na hora que voltar ao normal a mineração o asfalto por onde fui vai ficar perigoso pra pedalar, uma pena Cry
Voltar ao Topo
m.y.miura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2009
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m.y.miura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 14:51
Opa, bom saber destes detalhes da Pousada. Valeu!!!

Eu fiz Diamantes em 2013 e Caminho Velho em 2014.
Ano passado não pude tirar férias então ficou para este ano.

Pretendo fazer o Sabarabuçu e emendar com o Caminho Novo que vem direto pro RJ. Moro em Niterói/RJ.

Qualquer dúvida que eu possa te ajudar com o Caminho Velho pode perguntar.

Os relatos estão em http://zaponeis.wordpress.com
Ou http://bicicloturista.blogspot.com.br/ blog do amigo que me acompanhou (ou que eu acompanhei... rsss) nestas duas viagens.

Os relatos são diferentes para as mesmas viagens. É interessante ver o ponto de vista de cada um e comparar hehehehh

Outra coisa que notei nos teus relatos é que aumentaram os trechos asfaltados.
Além de toda a destruição que causaram, as mineradoras estão acabando com a Estrada Real. (minha opinião)

Abs.


Editado por m.y.miura - 19 Jun 2017 as 14:23
http://zaponeis.wordpress.com
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2016 as 09:07
ClapClapClap Muito bom o blog de voces Miura, depois com calma vou ler tudo com certeza, mas do pouco que li ja gostei muito.

Sua idéia de pedalar o Sabarabuçu e ja emendar e voltar pra casa pelo Caminho Novo é muito legal, melhor forma de terminar uma viagem chegando em casa pedalando, vou acompanhar seu relato quando fizer.

Sobre o asfalto pelo jeito que vai daqui poucos anos todos os trechos principais que ligam cidades e distritos serão mesmo asfaltados, ficando de terra apenas aqueles mais afastados e no alto das montanhas, uma pena pra nós mas muito importante pro povo que mora por lá, só acho que deviam colocar bloquetes e não asfalto e proibir tráfego de pesados deixando só carros, Vucs e micro-onibus passando, mas pelo jeito tão pouco se lixando pro turismo Angry


Sobre o Caminho Velho, o que voce achou no quesito segurança? Vi que hoje ele passa por cidades mais populosas e quando acontece isso ja viu né, vagabundagem fica de olho nas bikes, em Conceição do Mato Dentro e em outra cicloviagem que fiz que passei por Santa Rita do Sapucaí onde entrei na cidade pela periferia senti insegurança, cheio de malaco só filmando o movimento Confused
Voltar ao Topo
m.y.miura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2009
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m.y.miura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2016 as 12:59
É verdade, para quem mora nestas cidades o asfalto ajuda muito.

Para o Caminho Velho não tivemos nenhum problema quanto a segurança, mesmo nas grandes cidades. Que eu lembre somente próximo a São Lourenço, o caminho passa por uma região aparentemente não muito confiável mas como estava bem movimentado, foi tranquilo.
Em São João Del Rey paramos numa farmácia e fiquei do lado de fora com as bikes. Ali notei que estava chamando um pouco a atenção mas acredito que tenha sido só por curiosidade.
Guaratinguetá só almoçamos e passamos direto sem problemas também.

Mas voltando ao assunto do teu post, algumas passagens do teu relato me chamaram a atenção heheheh

1. Em Vau, nós chegamos tarde e não teve almoço... Imagino que vocês quase ficaram por lá dormindo naquele gramado rsssss
2. Conhecer o Fernando em Bom Jesus do Amparo é quase obrigação de todos que fazem a ER! Foi uma pena vocês não terem conhecido o Reinaldo em Ipoema (pousada Estrada do Rei).
3. Relembrando as subidas infernais, acho que vocês tiveram é muita sorte de ter pego chuva! kkkkk Subir Itapanhoacanga com o maçarico na cabeça é f(a)#$(a)#$!

Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2016 as 01:16
opa, voltei Big smile

Valeu pelas dicas Miura, depois com calma quero ler os blogs de sua viagem pra ja ir estudando.

Sobre as suas observações

1- chegamos em Vau cedo, pois mesmo com a lama como começamos cedo o tempo rendeu, lá usamos o banheiro, tomamos umas cocas geladas e comi doce de leite caseiro, batemos muito papo com o pessoal da Vila e brincamos com o cachorrinho mascote da Vila o Piloto que ta nas fotos, lugar adorável Clap

2- o Fernando foi uma grata surpresa, viramos facefriends LOL e ele curtiu tudo que eu tenha ja postado sobre meu ciclismo e continua curtindo, nestas viagens temos de ter tempo de fazer isto pois é muito legal interagir com as pessoas do local e aprender com eles, por isto sou contra fazer cicloviagem com correria

3- sempre que vencíamos uma grande subida e estava chovendo eu e meu amigo comentávamos "ainda bem que ta chovendo, se tivesse sol de verão estávamos Fu#$*&(a) mesmo LOL por isso digo que a chuva foi nossa amiga, não liguei mesmo e ela me fez falta neste final da viagem que vou relatar agora ...


Dia 25/01 - Cocais/ Santa Bárbara/ Catas Altas

Esse dia foi o dia mais legal de pedal sem dúvida nenhuma, tempo nublado que hora ''garovia'' mas nada que molhasse muito, então serviu para ajudar, depois de um belo café reforçado na Pousada das Cores nos despedimos de Seu Éwerton e equipe da pousada, paradinha pra foto de mais uma pequena e centenária igreja em Cocais e ja entramos na terra e claro com uma bela duma subida de cara

Igrejinha mais antiga de Cocais


O caminho que ja tava bom ficou sensacional, passamos pelo sitio arqueológico de Pedra Pintada e após passar o acesso a cachoeira de mesmo nome o caminho se tornou um single track bem lamacento e com vários riachos que alagavam a pista por causa das chuvas dos últimos dias, depois entramos em uma floresta mista com ''calipal'' e após subir uma baita Serra começamos a descer bem rápido e avistamos Barão de Cocais

 

Barão de Cocais ja tem aparência de cidade maior, entramos nela pela periferia mas foi tranquilo, paramos pra comer um pastel com caldo de cana e encher caramanholas e tacalepau pra Santa Bárbara, esta sim uma bela cidadezinha que no caminho também teve trechos sensacionais pra pedalar, paramos para almoçar em um restaurante bem no centro onde mesmo estando bem sujos por causa da lama que passamos fomos tratados com toda cortesia mineira, descansamos um pouco e conversamos o quão legal foi o trecho até ali, mas nem imaginávamos que o melhor, mais inusitado e bonito estava logo a frente.

Em Santa Bárbara vi que meu Strava ja tava querendo me sabotar e finalizei o trecho, mas mapeou e salvou certinho - http://www.strava.com/activities/478209937 

Saindo de Santa Bárbara um trechinho de rodovia e começou a diversão, entramos em um cascalho e logo após alguns kms a planilha ficou confusa e indicou uma porteira e pra ajudar o marco seria sem placa, pensei pensei e fiz o que o instinto mandou, entramos nesta trilha

  
Pedalamos alguns kms e nada do marco, dai demos de frente com uma porteira que era mencionada na planilha mas nada do marco nela mencionada, era um pasto bem extenso e tinha vacas, bois e o pior Touro de reprodução que começou a nos estranhar e vir em direção, quase nos lascamos com ele LOL mas conseguimos acelerar e ele desistiu de nós

Porteira sem marco


Depois de fugir do Touro bravo e cruzar todo o pasto da fazenda chegamos em um marco que também é dos sem placa, deu tudo certo e meu instinto funcionou hehehe


Ainda tinha mais algumas porteiras pra sair da Fazenda, depois entramos em um área rural e depois de belas subidas começamos a avistar a linda formação rochosa da Serra do Caraça, a E R seguiu por alguns kms e chegamos a um dos lugares que mais curti na E R,  região do Bicame de Pedra, lugar lindo, as fotos falam por si

 


Lugar lindo porém de história triste, muitos índios nativos e escravos se mataram para construir o Bicame que foi uma adutora de mais de 9 kms que levava agua de um rio para o centro de uma fazenda, ele foi feito apenas com pedras encaixadas ''na porrada'' sem nada para juntar as pedras, o que a 300 anos atrás deveria ser muito fóda de se fazer



Do Bicame até Catas Altas é perto, porém continua sendo bonito e pedalamos as margens dos trilhos da mineradora por um trecho, dai claro depois de subir um pouco entramos em Catas Altas


Em Catas Altas nos hospedamos na Espetacular Eco Pousada Escarpas do Caraça, se já não bastasse o dia fantástico de pedal ao chegar na pousada conhecemos mais uma daquelas pessoas que fazem valer a trip, quem nos recebeu foi o Dono da Pousada, um Argelino (sim da Argélia) que por causa de uma mulher que conheceu na França se tornou brasileiro, hoje Professor, Mestre Doutor da UFMG de BH, o Seu Alauar, simpatia em pessoa que nos hospedou muito bem e fez até churrasco pra nós pra que pudéssemos conversar e comer, muito papo legal sobre tudo relativo a E R, com uma vista espetacular da Serra do Caraça, por R$ 80,00 cada um, recomendo muito pois o lugar vale a pena.

Strava de Santa Bárbara a Catas Altas http://www.strava.com/activities/478418283 

Vista da Pousada Escarpas do Caraça



Dia 26/01 - Catas Altas/ Mariana/ Ouro Preto - Fim da E R

O que o trecho do dia anterior foi legal este último dia foi melancólico, o Seu Alauar nos recomendou desistir da idéia de tentar ir pela E R a partir dali, várias interdições e sem falar que de Camargos pra frente não teria nada de bonito a se ver graças a Barragem que estourou, neste dia estava um sol muito forte que nos fez sentir falta da chuva, fomos pela MG 129 e poucos caminhões e carros passaram por nós pois a mineração por enquanto parou ali, só um babaca com uma carreta de combustível que tirou fina e fez graça e poderia ter se dado mal pois quando passamos pela Samarco entre Camargos e Mariana  vi ele parada na estrada esperando pra poder entrar, veio a cabeça várias idéias de como arrebentar a cara dele mas meu amigo é meio Zen e me fez deixar pra lá, o ruim deste trecho foi passar e ver a Barragem de Fundão e imaginar a merd(a) que eles fizeram



O legal foi que após subir uns 9 kms direto chegamos a uma interdição onde o trânsito foi barrado mas nós fomos liberados e dali pra frente foram 11 kms de uma descida de serra espetacular, curti demais !!!

Após a descida paramos para almoçar em um local Chamado de Vila Samarco ou Antonio Pereira, almoço bom, descanso a sombra e bate papo com os trabalhadores da Samarco, dali até Mariana ainda pelo asfalto com muito sol e sobe e desce morro, chegando em Mariana o trânsito fica bem movimentado e começou a chover muito, claro que o fim da trip tinha de ser com chuva Cry, passamos o centro de Mariana e pegamos uma via chamada Passagem de Mariana, lá caminhões e ônibus grande não pode passar o que ajudou bastante, de Mariana até Ouro Preto são uns 10 kms subindo direto, os carros e micro-ônibus que por ali passam devem ser acostumados com ciclistas pois não tivemos nenhuma fina e muitos nos cumprimentavam e nos davam parabéns, a Passagem termina bem na Praça Tiradentes onde fica a Fiemg que é onde se carimba o passaporte e retira o Certificado da E R.


Praça Tiradentes e seu monumento


Hoje Museu da Inconfidência, na época foi uma prisão de onde sairam os que foram enforcados em Praça Pública


Certificado do Primeiro Trecho que fiz, Caminho dos Diamantes, e o passaporte com seus carimbos


Como o ônibus de Ouro Preto para São Paulo/Tiete sai as 19:00 hrs não deu tempo de voltar no dia que chegamos, nos hospedamos no Brumas Hostel que fica bem atrás do Museu, custou R$ 51,00 com toalha, café e wi-fi, pra jantar fomos na Praça e uma boa comida mineira a vontade custou R$ 23,00 com as bebidas.

Como queria voltar logo pra casa e de bike não da pra conhecer muito Ouro Preto pois é só morro com pedras lisas e estava garoando decidi ir até BH e de lá pegar o ônibus pra São Paulo, de Ouro Preto a BH fomos de Pássaro Verde, custou R$ 32,00 e não fez caso com as bikes.

A viagem até BH é rápida e pegamos o Gontijão do meio dia pra sampa, custou R$ 115,00 e no guichê ja avisaram que se cobra pra transportar a bike, mas na hora de embarcar o ''bagageirista'' nem ligou, deixou que eu mesmo amarra-se as bikes e não cobrou nada Big smile  melhor pra nós hehehe

foto das magrelas semi-desmontadas para embarcar em BH, ao fundo o carro da Pássaro Verde que viemos de Ouro Preto.


Chegamos em sampa as 21:00 hrs, Metro até perto de casa e pedalzinho pra terminar, e assim cabou a realização de um dos meus desejos ciclísticos, agora é só partir pra próxima.


sei que textão é chato, mas uma trip desta pede detalhes, quem quiser alguma dica ou saber algo que deixei passar é só perguntar, e aproveitem o tópico, espero poder ajudar a animar mais cicloturistas.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2016 as 12:48
parabéns pela viagem e obrigado por compartilhar... muito legal
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
thisouz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thisouz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2016 as 11:11
Demais essa viagem!!

Muito obrigado pelas dicas, serão muito valiosas para os meus planos de setembro!!

Abraço.
Voltar ao Topo
ISAAKEU Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ISAAKEU Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2016 as 14:29
Parabéns pela realização !
Relatos como o seu são inspiradores. (pelo menos pra mim)
Não leve a sério!
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2016 as 08:56
Valeu rapazeada, esta sessão do Fórum também me inspirou quando voltei a pedalar a 3 anos e comecei a querer fazer este tipo de trip de bike, eu fazia de moto mas de longe não tem a mesma graça, pra se sentir e conhecer os lugares a bike é muito melhor, sem falar na saúde que agradece.

Outra coisa que acho legal dizer a quem tem vontade de viajar de bike, minha bike é uma bike boa porém simples como podem ver, eu uso grupo de 21v mas de boa qualidade e range de marchas, o maior investimento que fiz nela foi na suspensão e nos cubos, acho que ela não vale mais do que R$ 1.500,00, e com menos do que isso também faria a trip de boa.

Meu gasto total na viagem contado tudo mesmo foi de R$ 1.400,00, por que gosto de me hospedar com conforto e comer bem, se fosse no modo econômico acho que daria pra gastar só R$ 1.000,00

Agora minha próxima meta é terminar o Caminho de Aparecida que ta de rosca LOL http://www.pedal.com.br/forum/caminho-de-aparecida-alfenas-aparecida_topic83777.html

e depois Caminho dos Anjos num encaixe de feriado e ano que vem voltar pra mais um trecho da E R, e depois fazer todos os ramais do Caminho da Fé e depois ...... LOL
Voltar ao Topo
m.y.miura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2009
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m.y.miura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2016 as 09:40
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:










João, o single-track da primeira foto é inesquecível !!!
A segunda do Bicame é um monumento na Estrada Real. A escadinha feita de pedras encaixadas do lado de dentro é sensacional.
E a terceira é daqueles momentos em que de repente do nada, surge alguma coisa impressionante na tua frente rsssss, no caso a ferrovia. E por pouco não passou um trem do nosso lado!

Bela viagem! Com certeza você vai ficar com ela na cabeça por anos e anos hehehhehe

Clap Clap Clap Clap Clap
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2016 as 09:17
Originalmente postado por m.y.miura m.y.miura escreveu:

Bela viagem! Com certeza você vai ficar com ela na cabeça por anos e anos hehehhehe
Clap Clap Clap Clap Clap 
Pra sempre !!!

A alguns anos quando percebi que é melhor se viajar e conhecer lugares do que comprar coisas comecei a curtir, de moto rodei bastante, conheci muitos lugares e pessoas mas aos poucos percebi que não era de moto que eu gostava e sim de viajar, dai comecei a viajar de ônibus, carro e agora de bike.

Na memória e em fotos trago ainda cada uma destas viagens, muitas vezes quando a cabeça ta fervendo com problemas cotidianos eu paro pra lembrar do que ja fiz e planejar o que vou fazer, ta funcionando bem LOL
Voltar ao Topo
Fabio Souza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2015
Embu Guaçu
Offline
Mensagens:176
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Souza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2016 as 16:25
Cheguei João, caaaaaaraca que aventura.
Estou ainda no monumento dos tropeiros, agora tenho treino, na volta termino de ler o restante.
Mas já digo que bateu uma vontade de um dia fazer um pedal desses.
Tenho um grande amigo em BH que já fez 4x, me chamou pra ir no final do ano.
Depois desse relato, mesmo com as chuvas e a tristeza de saber que lugares como Governador valadares e Mariana e todo esse desastre ambiental ( crime na minha modesta opinião ) espero um dia fazer esse pedal.

Volto mais tarde pra ler o restante... por enquanto, sensacional relato.                
Voltando aos pedais depois de décadas a bordo de uma GoNew 5.3
Voltar ao Topo
Fabio Souza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2015
Embu Guaçu
Offline
Mensagens:176
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Souza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2016 as 22:14
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Pra sempre !!!

A alguns anos quando percebi que é melhor se viajar e conhecer lugares do que comprar coisas comecei a curtir, de moto rodei bastante, conheci muitos lugares e pessoas mas aos poucos percebi que não era de moto que eu gostava e sim de viajar, dai comecei a viajar de ônibus, carro e agora de bike.

Na memória e em fotos trago ainda cada uma destas viagens, muitas vezes quando a cabeça ta fervendo com problemas cotidianos eu paro pra lembrar do que ja fiz e planejar o que vou fazer, ta funcionando bem LOL


Temos pensamento muito parecido.
Viajar, conhecer outras culturas, detalhes que só que lá esteve pode observar e reconhecer, viver momentos especiais, com pessoas recém descobertas, são coisas que só uma trip dessas é capaz.

Livros, Video, Sites e etc... dão informações, mas nada, absolutamente nada se compara a estar lá.

Parabens João, seu relato além de muito completo reforçou a minha vontade de seguir pedalando, treinando e futuramente fazer uma trip dessas.
Voltando aos pedais depois de décadas a bordo de uma GoNew 5.3
Voltar ao Topo
emerson.gcst Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2012
Santo Andre/SP
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emerson.gcst Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2016 as 10:21
Estou me programando para minhas férias de julho, e a minha primeira opção para uma viagem de cicloturismo é justamente a estrada real. 
Graças a relatos como o seu, pessoas como eu mesmo que sonham em fazer uma trip dessas conseguem energias para alimentar esses objetivos! 
Aposto que tem muito mais fotos e peculiaridades que poderia relatar, tem algum blog ou arquivo com mais fotos para que possamos curtir?

Grande Abs!
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2016 as 10:22
Issae Fabião, valeu cara.

Só cuidado que isso vicia LOL, ja to contando os dias pra terminar este aqui http://www.pedal.com.br/forum/caminho-de-aparecida-alfenas-aparecida_topic83777.html


Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2016 as 10:26
Originalmente postado por emerson.gcst emerson.gcst escreveu:

Estou me programando para minhas férias de julho, e a minha primeira opção para uma viagem de cicloturismo é justamente a estrada real. 
Graças a relatos como o seu, pessoas como eu mesmo que sonham em fazer uma trip dessas conseguem energias para alimentar esses objetivos! 
Aposto que tem muito mais fotos e peculiaridades que poderia relatar, tem algum blog ou arquivo com mais fotos para que possamos curtir?

Grande Abs!

Bóra Emerson, tacalepedau que vale a pena demais

Cara não tenho blog, relatei só aqui no Fórum mesmo, sobre as fotos estão todas aqui neste album, pena que no Photobucket só da pra postar a foto e não tem como escrever onde e o que é, por isto que fiz a timeline da viagem aqui no fórum, tem mais clicks legais aqui, da uma olhada e grande abraço, qualquer coisa que puder ajudar é só perguntar http://s1144.photobucket.com/user/iporob/library/Estrada%20Real%20-%20Caminho%20dos%20Diamantes?sort=2&page=1
Voltar ao Topo
emerson.gcst Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2012
Santo Andre/SP
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emerson.gcst Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2016 as 10:40
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Originalmente postado por emerson.gcst emerson.gcst escreveu:

Estou me programando para minhas férias de julho, e a minha primeira opção para uma viagem de cicloturismo é justamente a estrada real. 
Graças a relatos como o seu, pessoas como eu mesmo que sonham em fazer uma trip dessas conseguem energias para alimentar esses objetivos! 
Aposto que tem muito mais fotos e peculiaridades que poderia relatar, tem algum blog ou arquivo com mais fotos para que possamos curtir?

Grande Abs!

Bóra Emerson, tacalepedau que vale a pena demais

Cara não tenho blog, relatei só aqui no Fórum mesmo, sobre as fotos estão todas aqui neste album, pena que no Photobucket só da pra postar a foto e não tem como escrever onde e o que é, por isto que fiz a timeline da viagem aqui no fórum, tem mais clicks legais aqui, da uma olhada e grande abraço, qualquer coisa que puder ajudar é só perguntar  http://s1144.photobucket.com/user/iporob/library/Estrada%20Real%20-%20Caminho%20dos%20Diamantes?sort=2&page=1 - http://s1144.photobucket.com/user/iporob/library/Estrada%20Real%20-%20Caminho%20dos%20Diamantes?sort=2&page=1

Obrigadão mesmo!!! 
Aqui no trabalho é bloqueado e não posso ver, mas assim que chegar em casa vou curtir muito!
Sensacional! Com certeza vou abusar sanando duvidas sobre essa trip! rs.. 

Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2016 as 10:50
Opa, tamo aqui pra isso.

Cara tu é meu vizinho quase, moro no km 15 da Imigrantes, hora dessa vem pedalar com minha turma, procura por Kambitos Bikers no Facebook, galera do bem e sempre tem pedal
Voltar ao Topo
emerson.gcst Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2012
Santo Andre/SP
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emerson.gcst Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2016 as 14:15
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Opa, tamo aqui pra isso.

Cara tu é meu vizinho quase, moro no km 15 da Imigrantes, hora dessa vem pedalar com minha turma, procura por Kambitos Bikers no Facebook, galera do bem e sempre tem pedal

As vezes passo de bike por ai! rs... 
Pedalo todos os findis, ora em trilhas, ou quando não tem, pelo ABC e Sampa mesmo, vou procura-los no face.
Desde ja te agradeço João, Abs!
Voltar ao Topo
PEZZIN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2012
Anchieta - ES
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PEZZIN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2016 as 20:05
Putz João, bacana demais sua trip, parabéns.

Estou agendando pra fazer igual no dia 26/05/2016

Me dê umas dicas.
Me diga uma, vcs não levaram barraca. Não fez falta?
O que vc levou na bagagem? Teve algo que vc não levou que fez falta? Ou que levou e acabou atrapalhando?
All Mountain - Mirando pra cima pq o alvo é para baixo!!!
Ibis Mojo HD 160mm 11v
Scott Scale 60
Fuji Roubaix 3.0
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2016 as 08:59
Valeu Pezzin !!!

Nesta sua data há chance de estar mais seco.

Qual dos Caminhos voce vai fazer?

No site da ER voce consegue planilhar toda a viagem, nas fotos tem uma do livreto que montei e imprimi pra levar, ajudou bem na viagem, voce também pode ao invés de imprimir baixar os PDFs e levar no celular, eu como bom gráfico prefiro tudo impresso LOL

Me dê umas dicas.

1- Me diga uma, vcs não levaram barraca. Não fez falta?
Cara não sou de acampar, e tirando a Vila Real de Vau, pelo caminho não vi lugares onde indicaria acampar.

2- O que vc levou na bagagem? 
Ja fiz outras trips deste tipo, então hoje ja sei bem que quanto menos melhor, foram 2 roupas de pedal, 3 pares de meia, 3 cuecas, chinelo, uma roupa pra dormir, corta vento, e no corpo um agasalho Dri Fit que é leve e ocupa pouco espaço, que usei nos onibus e a noite nas cidades quando tinha de sair para jantar, comprei frasco pequeno pra Shampoo, sabonete, pasta, escova, pente, protetor solar pequeno (que nem usei), "doutorzinho" ou massageador de árnica que foi muito bom pra relaxar os músculos a noite e também atadura, esparadrapo e remédio pra dor muscular (eu costumo usar o cetoprofeno, mas só quando dói muito, desta vez só usei depois de cair no mata burro), óculos de ciclismo.

O plastico preto eu dobrei e deixei no alforge pra usar caso preciso na volta, bem dobrado nem ocupou espaço, um rolo de fita adesiva, aranhas pra amarrar a bike e durante o pedal o alforge que sacode muito

Pra bike levei uma camâra (nem usei pois to com pneu bom e fita anti furo, não tivemos nenhum furo nas duas bikes, 1 cabo de cada, refil de sapata pra chuva (uso v-brake), kit de reparo de pneu, bomba, power link, pincel e pano pra limpar a corrente, um óleo Singer pra lubrificar cabos e cambios e todo dia a noite depois de bater uma agua e a bike secar eu limpava e lubrificava e com isso não tivemos nenhuma desregulagem nas bikes e Finish Line pras correntes.

3- Teve algo que vc não levou que fez falta? 
Eu não, mas perdemos meio dia pra encontrar pastilhas pro meu amigo que em dois dias acabou com os freios, mesmo eu tendo revisado abike dele antes da viagem ele teimou em colocar pastilha original Shimano de Resina que não guentou o tranco, em Conceição achei umas metalicas da WG que serviram e estas aguentaram e estão lá até agora LOL, gasta o rotor mas da freio e dura.

4-Ou que levou e acabou atrapalhando?
Eu levei e não usei duas camisetas e duas bermudas, na próxima ja não levo mais, ja meu amigo levou um monte de roupa a toa que pesou, da próxima ele aprende LOL

Bom, to aqui pra ajudar, é só dar um salve .

Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2016 as 09:01
Originalmente postado por emerson.gcst emerson.gcst escreveu:

As vezes passo de bike por ai! rs... 
Pedalo todos os findis, ora em trilhas, ou quando não tem, pelo ABC e Sampa mesmo, vou procura-los no face.
Desde ja te agradeço João, Abs! 
Domingo vamos sair da Castelo Branco e ir até a Fazendo do Chocolate por Romeiros, ritmo de passeio, se quiser ir te passo as coordenadas, vamos sair de perto da Mercedez em Diadema, lá no face tem mais infos
Voltar ao Topo
emerson.gcst Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2012
Santo Andre/SP
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emerson.gcst Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2016 as 15:50
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Originalmente postado por emerson.gcst emerson.gcst escreveu:

As vezes passo de bike por ai! rs... 
Pedalo todos os findis, ora em trilhas, ou quando não tem, pelo ABC e Sampa mesmo, vou procura-los no face.
Desde ja te agradeço João, Abs! 
Domingo vamos sair da Castelo Branco e ir até a Fazendo do Chocolate por Romeiros, ritmo de passeio, se quiser ir te passo as coordenadas, vamos sair de perto da Mercedez em Diadema, lá no face tem mais infos

João, desta vez não poderei pq tenho concurso de São Caetano no domingo a tarde, ontem não pude entrar no face e procurar o grupo, mas o farei assim que possível, tb será ótimo conhecer a você e seus amigos, mesmo porque pedalo muito pelo ABC e será otimo saber mais sobre sua experiencia de viagem, visto que pretendo realiza-la no meio deste ano!
Obrigado mesmo pelo convite e vou procura-los no face! Abs 
Voltar ao Topo
PEZZIN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2012
Anchieta - ES
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PEZZIN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2016 as 18:40
João, obrigado pela atenção.

Então, farei o Caminho dos Diamantes esse ano e em 2017 o caminho velho se Deus quiser. Bora também?
All Mountain - Mirando pra cima pq o alvo é para baixo!!!
Ibis Mojo HD 160mm 11v
Scott Scale 60
Fuji Roubaix 3.0
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2016 as 09:26
Beleza Emerson, quando quiser pedalar conosco da um toque, toda semana tem pedal com os Kambitos

Pezzin vou fazer em 2017 do mesmo jeito que fiz este, depois do dia 15 de janeiro vou pra Ouro Preto e de lá percorrer o Sabarabuçu dando a volta até Ouro Preto de novo, é a única data que tenho de folga, se bater o cronograma será um prazer.
Voltar ao Topo
guithepunk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2013
Lages / SC
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guithepunk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2016 as 16:48
show essa viagem, muito bom o relato! ótimas fotos. Quem sabe um dia estarei para esses lados.
Voltar ao Topo
thisouz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thisouz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2016 as 10:39
João Frango.

Tenho uma uma pergunta, vou fazer a estrada real agora em agosto ou setembro. Vou com uma híbrida e rígida, sem amortecedor mesmo. 

O ponto é, vc acha que fora do período de chuvas com um pneu 700x35c vai na boa?

Vc encontrou muitos cicloturistas no caminho? Alguém com bike rígida ou com aro 700?


Valeu!
Voltar ao Topo
prfromario Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2011
Araguaína
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar prfromario Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2016 as 20:10
Parabéns João, pretendo fazer essa viagem com minha esposa e mais uns amigos, passando por esses mesmos locais em julho/2016!! Vi que vc não achou locais para acampar, seria só por causa da chuva ???
 
Quereremos fazer a viagem mais rustica, dormindo em acampamento dia sim dia não e pretendemos levar barraca para acampar, saco de dormir etc, já que nessa época do ano não chove !!!

Sou do Tocantins, fizemos esse mês uma viagem de 330km pelo Jalapão, região aqui do estado, nossa primeira viagem, sensacional!! Recomendo a aventura!!

Um abraço!

SmileSmileClapClap
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2016 as 10:03
Originalmente postado por guithepunk guithepunk escreveu:

show essa viagem, muito bom o relato! ótimas fotos. Quem sabe um dia estarei para esses lados.
vai sim cara, vale a pena demais !!! só depende de voce.

Originalmente postado por thisouz thisouz escreveu:

João Frango.
Tenho uma uma pergunta, vou fazer a estrada real agora em agosto ou setembro. Vou com uma híbrida e rígida, sem amortecedor mesmo. 

1-O ponto é, vc acha que fora do período de chuvas com um pneu 700x35c vai na boa?

2-Vc encontrou muitos cicloturistas no caminho? Alguém com bike rígida ou com aro 700?
Bom dia brother, desculpa a demora em responder, é que tirei o feriado pra terminar uma cicloviagem que estava pendente, tem o tópico dela aqui na sessão, é o Caminho de Aparecida, mais tarde irei atualizar o tópico lá.

Bom numerei as perguntas pra facilitar a resposta.
1-minha experiência com rigídas e pneu finos foi até 2013, eu andava de híbrida aro 26, dai peguei gosto por terra e passei pra uma MTB básica aro 29, pois as rodas extreme com pneus 1.5 não suportavam o que eu queria fazer, além de passar muito desconforto nos impactos.
Na 29 eu tentei usar um jogo de pneus 700x42 pra andar na terra e PRA MIM não rolou, o tempo que ganhava no pouco asfalto que pegava eu perdia muito mais nas descidas das estradas de terra com a falta de aderência e conforto, isto usando suspensão, imagina sem.

Pra mim, não deu certo, mais isto é muito particular, se voce for tentar, faça pedais teste antes com a bike e a bagagem estimada pra viagem, se voce achar que da certo tacalepedau.

2- não encontramos ninguém de bike nestes dias, todo mundo correu da chuva LOL que caiu por todos os dias praticamente.

Originalmente postado por prfromario prfromario escreveu:

Parabéns João, pretendo fazer essa viagem com minha esposa e mais uns amigos, passando por esses mesmos locais em julho/2016!! Vi que vc não achou locais para acampar, seria só por causa da chuva ???
 
Quereremos fazer a viagem mais rustica, dormindo em acampamento dia sim dia não e pretendemos levar barraca para acampar, saco de dormir etc, já que nessa época do ano não chove !!!

Sou do Tocantins, fizemos esse mês uma viagem de 330km pelo Jalapão, região aqui do estado, nossa primeira viagem, sensacional!! Recomendo a aventura!!

Um abraço!
Bom dia brother, o único lugar com estrutura pra camping foi na Vila de Vau que fica muito próxino a Diamantina pra ser uma pernoite, no restante do caminho não vi mesmo, quando chegavamos nas cidades sempre vinham curiosos perguntar sobre o pedal e nos perguntavam se a gente ia acampar pois os alforges parecem levar barracas, eu dizia que não e perguntava se tinha lugar por curiosidade, em nenhuma das que perguntei tinha lugar pra camping, pelo menos que nos indicassem.

Penso que é por que o foco ali infelizmente não é este tipo de turismo e sim hospedagem pra trabalhadores da mineração, por isto tem muita pousada e tudo vazia com preços baixos, mas com certeza pesquisando vai achar alguém que tenha feito acampando pra ajudar com dicas dando uma "googada''
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X