Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [Video] Princípios básicos da suspensão traseira
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[Video] Princípios básicos da suspensão traseira

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
AndreXTR Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mar 2007
- Portugal
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar AndreXTR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [Video] Princípios básicos da suspensão traseira
    Postado: 19 Dez 2015 as 15:25
Bom dia gente!

Venho aqui deixar um video meu sobre a teoria básica por detrás da suspensão traseira de uma bike.

O video está em inglês, mas tem legendas em Português, basta ligar no canto inf. direito.



Um abraço aqui de Portugal :)
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2015 as 06:45
Muito bom o vídeo! O difícil é conseguir saber a curva de progressividade dos modelos. Nunca vi nenhum fabricante anunciar isso!
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2015 as 09:41
O vídeo simplifica bastante e consegue dar uma boa ideia ao leigo, mas falta informação.

Com relação ao conjunto de suspensão, não foram citados, por exemplo, os quadros tipo VPP onde, dependendo da configuração, se consegue variações maiores de razão de alavancagem entre regressivo e progressivo.
Tendo ainda que se considerar que alguns quadros apresentam comportamento diverso no início de curso em função das forças do pedal.

Com relação aos shocks, foram passada informações muito rasas sobre os modelos.

Os shocks de mola, apesar da mola apresentar um comportamento mais linear, há variações em função do tipo de mola (aço ou titânio) de câmaras auxiliares de ar e ainda de ajustes que permitem variar o tamanho dessas câmaras que alteram a progressividade do shock.

O mesmo ocorre com shocks a ar de "grande volume" que também possuem uma infinidade de ajustes capazes de alterar significativamente seu comportamento em relação à progressividade.

Ainda assim, parabéns pela iniciativa!
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
AndreXTR Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mar 2007
- Portugal
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreXTR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2015 as 23:12
Olá!

Em breve irei analisar algumas bikes em particular. Para já vou fazer os videos-aula sobre o tema para todos perceberem.

Este video é o primeiro de uma série de videos que irei fazer, e é apenas uma simplificação ("Principios básicos"). Não dá para explicar tudo em 10min. Irei fazer mais no futuro com mais detalhes e pormenores, sobre sistemas de suspensão, compressão do amortecedor (damping), pedal kick-back, etc. Relativamente às molas de aço e titânio, só varia o material, se a mola for boa a taragem é constante ao longo do curso (equação das molas F=kX, recta linear, em que k é a taragem, exemplo 500 lbs/in). No entanto existem molas progressivas em que a distancia entre elementos da mola diminuem ao longo da mola. Mas essas não são usadas nas bikes. O reservatório extra dos amortecedores, que aliás existe em todos os amortecedores, mesmo os de ar de pequeno volume (IFP interno), apenas afecta maioritariamente a compressão e não a curva de forças. Sendo a compressão uma força extra proporcional à velocidade que se comprime o amortecedor, provocada pelo maior ou menor estrangulamento do óleo. Um amortecedor comprimido muito lentamente não gera força de compressão significativa. A única força existente é a da mola. Depois falarei melhor disso noutro video.

No entanto, e apesar da simplificação, tudo o que foi dito neste primeiro video está válido. 


Aqui segue o 2ºvideo :) Legendas em PT.


Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2015 as 13:59
AndreXTR procure um pouco mais de informação porque em shocks como os Fox DHX 5 e RC4 a câmara auxiliar do pigback recebe pressão de ar e atua sim junto com a mola. Sua regulagem altera de forma significativa a progressividade do shock sem nenhuma alteração nas forças de damping da compressão cujo ajuste é independente.

Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
AndreXTR Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mar 2007
- Portugal
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreXTR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2016 as 20:38
Amigo, está equivocado. Eu também pensava o mesmo há uns anos atrás, mas vamos por partes:

Todos os amortecedores são pressurizados no damping, por isso é que quando se comprime o veio do amortecedor sem a mola, o veio retorna à posição inicial. Mas isso é um efeito secundário da arquitectura do damping, e a contribuição da camara auxiliar para a curva de forças é minima. No caso do DHX, a pressão da câmara auxiliar controla directamente a válvula da compressão (Boost Valve). Ao pressurizar a câmara auxiliar (IFP) estará a aumentar a compressão (damping) global do amortecedor. Esse efeito no damping depende da posição do amortecedor no caso do DHX porque à medida que o curso avança a pressão do IFP aumenta e vai originando cada vez mais damping de compressão. É possivel ainda reduzir o volume da câmara auxiliar no DHX5 (bottom out adjust). O que isso faz é aumentar ainda mais a pressão na camara auxiliar no final de curso, fechando mais a válvula da compressão. 

Veja mais info aqui:
http://www.ridefox.com/fox_tech_center/owners_manuals/07/eng/rear_shocks/dhx_air_tech.htm

http://www.ridefox.com/fox_tech_center/owners_manuals/011/Content/Rear_Shocks/DHX_RC4.html#Bottom_Out_Resistance
"The bottom-out control valve provides position-sensitive end stroke damping"


Muito em breve irei fazer o video sobre o damping. Abraço :)
Voltar ao Topo
AndreXTR Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mar 2007
- Portugal
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreXTR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2016 as 20:45
Portanto para resumir e terminar este assunto, a mola é a responsável principal pelas curvas de força, enquanto que o reservatório do piggyback é responsável por controlar as forças do damping. Por sua vez a força gerada pelo damping aumenta com a velocidade que o amortecedor comprime. No caso do DHX, RC4, CCDB, etc, o damping é do tipo digressivo.

 

Talvez o proximo video seja sobre o damping :)
 Valeu!
Voltar ao Topo
AndreXTR Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mar 2007
- Portugal
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreXTR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2016 as 20:46
Hoje o meu novo video é sobre a Pré-carga nos amortecedores :)  Legendas em Portugues.


Voltar ao Topo
AndreXTR Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mar 2007
- Portugal
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreXTR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2016 as 19:41
Quarto video da série! Qual é o melhor sistema de suspensão traseira? FSR? VPP? Single Pivot? 
Faz sentido comparar sistemas?

Descubra aqui!


Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2016 as 20:36
Legal!

Parabéns pela inciativa ;)

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
AndreXTR Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mar 2007
- Portugal
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreXTR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2016 as 21:15
Olá gente!

Mais um video. Talvez o mais importante de todos.

Como afinar correctamente o rebound (recuperação) do amortecedor traseiro !!



Legendas em PT disponíveis.

Xau! :) 
Voltar ao Topo
AndreXTR Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mar 2007
- Portugal
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreXTR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 11:03
Olá! 

Venho aqui partilhar o video mais inovador que alguma vez fiz. Espero que gostem.

Tem legendas em Português.




Smile
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2016 as 23:56
André, parabéns pela iniciativa de publicar os vídeos.
O que particularmente gostei mais foi o que ensina a regulagem do retorno da suspensão. Esta semana, durante o dia, vou, inclusive, acertar as suspensões da minha bike.
Muito obrigado e parabéns.
Voltar ao Topo
AndreXTR Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mar 2007
- Portugal
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreXTR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2016 as 17:11
Obrigado Luciano!

Sim esse video é o mais útil de todos.

Em breve irei fazer outro video a ensinar passo-a-passo como fazer a aquisição de dados das suspensões.

Até breve!
Voltar ao Topo
AndreXTR Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mar 2007
- Portugal
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreXTR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2016 as 18:40
Novo video! :)


Voltar ao Topo
AndreXTR Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mar 2007
- Portugal
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreXTR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2016 as 19:47
Voltar ao Topo
marcelo_sandrini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2008
Porto Alegre
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo_sandrini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2016 as 14:59
Muito show os vídeos!!!

Aprendi muito!
Voltar ao Topo
AndreXTR Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mar 2007
- Portugal
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreXTR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2016 as 15:52
Para quem gosta de aprender sobre a suspensão traseira :) 


Voltar ao Topo
AndreXTR Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mar 2007
- Portugal
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreXTR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2016 as 12:28
Explicação simples do Anti-squat :)


Voltar ao Topo
alfas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2016
Campinas
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alfas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2016 as 23:29
Originalmente postado por AndreXTR AndreXTR escreveu:

Olá gente!

Mais um video. Talvez o mais importante de todos.

Como afinar correctamente o rebound (recuperação) do amortecedor traseiro !!

Legendas em PT disponíveis.

Xau! :) 


André, sensacional sua iniciativa em criar esta série de vídeos, meus parabéns pela profundidade dos conteúdos! Sou engenheiro mecânico e estudei um pouco de vibrações, bem superficialmente, mas posso lhe afirmar que não vi até agora ninguém abordando o tema de maneira mais correta e completa. Normalmente o que se vê na maior parte da internet é sempre repeteco do que um ouve falar do outro, e tem pouca coisa por aí bem embasada cientificamente como seus vídeos.

Pois bem, queria lhe perguntar uma coisa, se não se importar. Estou comprando uma suspensão da FOX a ar (bem simples, a RP-2 ou RP-23 por questões de pouca grana mesmo). Atualmente a minha suspensão atual e nada é a mesma coisa e queria alguma coisa de entrada para uso leve na cidade.

Pelo que eu percebi, estas suspensões da fox vem pré-configuradas de fábrica em 3 parâmetros:

-Compression / velocity tune (Low, Medium ou Firm)
-Boost valve tune (175, 200 ou 225)
-Rebound tune (Low, Medium ou Firm)

Normalmente estes valores vem marcados do corpo:



Tenho que escolher apenas uma opção para cada um dos três parâmetros acima, pois não é regulável pelo usuário (pelo menos não há interface para tal). Após escolhido isso, aí a suspensão tem a regulagem de pressão para o SAG e também tem a regulagem de Rebound normalmente para se chegar no amortecimento crítico.

Eu só tenho medo agora de escolher os parâmetros errados na hora da compra e depois não ser possível atingir o amortecimento crítico na minha bike.

Pelo que entendi, estes a escolha destes parâmetros depende da geometria da bike (o leverage rate) e o peso da bike + condutor, é isso? Não tenho informações sobre as forças que a FOX deveria fornecer. Mas consegui o modelo da minha bike na biblioteca do LINKAGE.

Segue os parâmetros:

- Decatlhon Rockrider NEUF 2005



Suspensão sem compressão:



Suspensão comprimida:


Peso da bike: 20kg
Peso do condutor: 85kg

Como relacionar estes parâmetros da FOX com os parâmetros da minha bike? Faz sentido as relações a seguir?

- Ela tem um leverage rate relativamente baixo (1,6 a 2,1) então um Low Velocity/Compression seria melhor?
- O peso do condutor + bike não é muito leve, então um Rebound Medium seria melhor?
- Não faço idéia de como escolher o Boost Valve Tune


Voltar ao Topo
AndreXTR Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mar 2007
- Portugal
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreXTR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2016 as 19:11
Ola,

Eu não tenho os dados da fox, pelo que não consigo aconselhar com certeza mas posso dar umas dicas... Os tunes estão relacionados com o LR médio da bike. Quanto mais baixo o LR, mais soft o tune.

Essa bike tem um LR baixo como disse, mas tem um LR que cresce (ou seja, é regressiva, é muito fácil de usar o curso todo). O facto de ter um LR baixo significa que tem pouca alavanca e portanto não precisa de muita pressão nem de muita compressão/rebound. Portanto eu penso que o tune L seria uma boa opção. Como o seu peso está dentro do normal, penso que o tune L para o rebound também deve estar correcto.

Segundo a tabela da Rockshox seria um L (low, soft)
http://foto.mtb-forum.it/data//950/tune.jpg 

O Boost valve tune, é apenas a pressão do IFP (é uma câmara interna no amortecedor que pressuriza o oleo). Quanto maior a pressão do IFP maior será o efeito da boost-valve, ou seja, o amortecedor torna-se mais progressivo em impactos maiores. Penso que como a sua bike tem um LR regressivo, o tune de 225 poderá ser uma boa opção.

Foram as minhas dicas, sem experimentar não posso afirmar que são correctas, mas penso que não deve falhar... 

:) 

Voltar ao Topo
alfas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2016
Campinas
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alfas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2016 as 20:49
Originalmente postado por AndreXTR AndreXTR escreveu:

Ola,

Eu não tenho os dados da fox, pelo que não consigo aconselhar com certeza mas posso dar umas dicas... Os tunes estão relacionados com o LR médio da bike. Quanto mais baixo o LR, mais soft o tune.

Essa bike tem um LR baixo como disse, mas tem um LR que cresce (ou seja, é regressiva, é muito fácil de usar o curso todo). O facto de ter um LR baixo significa que tem pouca alavanca e portanto não precisa de muita pressão nem de muita compressão/rebound. Portanto eu penso que o tune L seria uma boa opção. Como o seu peso está dentro do normal, penso que o tune L para o rebound também deve estar correcto.

Segundo a tabela da Rockshox seria um L (low, soft)
http://foto.mtb-forum.it/data//950/tune.jpg 

O Boost valve tune, é apenas a pressão do IFP (é uma câmara interna no amortecedor que pressuriza o oleo). Quanto maior a pressão do IFP maior será o efeito da boost-valve, ou seja, o amortecedor torna-se mais progressivo em impactos maiores. Penso que como a sua bike tem um LR regressivo, o tune de 225 poderá ser uma boa opção.

Foram as minhas dicas, sem experimentar não posso afirmar que são correctas, mas penso que não deve falhar... 

:) 



Obrigado, Daniel!

Passei a considerar a suspensão O2 da X-fusion também.

O fabricante vende outros modelos da mesma bike com suspensões X-fusion O2, o que me faz considerar que talvez já tenha as características também acertadas para o quadro. Alguns relatos dizem que o O2 também é mais progressivo que o Fox, mas não sei se é verdade.

O O2 não vem pré configurado de fábrica e também li que o ajuste de rebound tem um range MUITO maior que o Fox RP2/RP23, o que me dá uma segurança maior para comprar e setar tranquilamente.

O O2 tem um parâmetro a se setar também chamado Low-Speed Compression, que parece ser similar ao Propedal da Fox. Para este tipo de quadro ouvi fazer que ligar traz benefícios, mas não gostaria que o quadro perdesse a capacidade de absorver pequenas perturbações. Seria melhor deixar desligado em ambos os amortecedores?



Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X