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upgrade: 2 x 9v para 2 x 11v

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    Postado: 12 Dez 2015 as 21:30
Depois de 4,5 anos usando sistema de 9v, resolvi fazer um upgrade para o 11v com os componentes da parte traseira Shimano XT M8000, por enquanto.

Os componentes comprados para a atualização foram:

- cassete 11-42
- câmbio traseiro SGS (cage longo)
- passador traseiro
- corrente HG-600






A bike com o sistema de transmissão 2 x 9v, coroas 38-22 com cassete 11-34 era assim:






Depois de desmontar o 9v e montar o 11v, a bike ficou assim:



Editado por furukawa - 07 Mai 2018 as 15:09
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Levei mais de 4 horas para fazer o upgrade.

A montagem do cassete Shimano 11-42 no cubo da roda Vzan Everest teve um pouco de dificuldade pois o 3 maiores cogs, são unidos e formam um bloco, entrou bem apertado nas ranhuras do núcleo do cubo. O segundo bloco de 3 cogs e os outros 5 cogs unitários entraram fácil. A largura do núcleo do cubo coube tranquilamente o cassete de 11v (não tinha certeza se haveria espaço mas felizmente deu certo).





A montagem do câmbio traseiro, do conduíte e passador traseiro foram tranquilos. A montagem da corrente com MissingLink KMC 11v foi a parte dura pois não tenho alicate para montagem e usei o gabarito de medição de desgaste para fechar o MissingLink. A regulagem do câmbio traseiro foi fácil.

Uma observação: a corrente HG600 veio na embalagem com óleo fino (deve ser por causa do SIL-TEC), as correntes de 9v da Shimano vem com um óleo grosso e grudento que eu removia antes de usar pois emporcalhava muito a corrente com o uso. Nesta HG600 só passei um pano para remover o excesso e montei direto.

A regulagem do câmbio dianteiro foi um grande problema: inicialmente tentei com as coroas 38-24 e com o câmbio dianteiro XT M785. Não funcionou, a mudança da coroa 24 para 38 simplesmente emperrava no guia da corrente.

Desmontei o MissingLink no improviso com 2 alicates, troquei a coroa maior para 36 e voltei para o câmbio dianteiro M667. Deu o maior trabalho fazer o câmbio dianteiro funcionar minimamente bem. Vou comprar o novo dianteiro da Shimano M8025 pois outro amigo me alertou depois que não dá certo mesmo usar câmbio diferente ou antigo.



Editado por furukawa - 07 Mai 2018 as 15:10
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2015 as 22:03
Fiz um passeio de 36 km para testar o funcionamento.

O passador traseiro de marchas Shimano XT M8000 Shadow+ é um relógio, muito preciso e ergonômico. Inicialmente achava a alavanca dura mas é uma necessidade pois os movimentos são bem curtos e isto se torna necessário.

A diferença entre o cassete 11-34 9v e o 11-42 11v é muito grande (o cassete é maior que o disco de freio de 160 mm). Faltou marcha mais pesada nas descidas mas no plano a coroa de 36 dá conta legal do pedal.

É notório que o uso da coroa menor de 24 só é necessário nas subidas mais fortes.

Estava bem preocupado com o câmbio dianteiro mas deu para pedalar bem pois sabia em qual cog do cassete a subida da corrente da coroa 24 para 36 acontecia melhor. Vale aquele velho macete de ficar de olho na corrente e, quando ela começa a sair da coroa maior, mudar rápido o passador dianteiro para a coroa menor.

Com relação aos cruzamentos de marcha, o maior ficou assim:






Ainda sobra um pouco de corrente pois o cage SGS não está totalmente esticado mas creio que isto seja o ideal. Se fosse um cage GS não daria certo pois excederia a sua capacidade total de 39, a capacidade total do SGS é 47. Neste meu caso, a capacidade usada é: (36-24) + (42-11) = 43.

O cruzamento menor ficou assim:





Note que o cage SGS permite o esticamento bom da corrente neste cruzamento menor.



Editado por furukawa - 07 Mai 2018 as 15:12
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2015 as 22:11
Tem o tópico sobre o problema da corrente cair 2 cogs ao pedalar para trás no cruzamento maior:

http://www.pedal.com.br/forum/um-alerta-chainline-1x11-xt-m8000_topic84767_post1419542.html

No meu caso, a corrente cai mesmo os 2 cogs previstos. Isto é um fato e só precisa saber disto para evitar uma situação crítica.

Mais para frente vou comprar um câmbio dianteiro Shimano XT M8025 e uma coroa Shimano SLX de 38 dentes.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2015 as 17:53

Hoje chegou o câmbio dianteiro XT M8025, abraçadeira alta. Troquei também a coroa 36 de aço já bastante usada por uma nova SLX FCM665.





Agora o funcionamento está muito bom, dificilmente a corrente é lançada para fora da coroa 36 como ocorria antes.

Mesmo usando coroas 36-24 que são diferentes das originais propostas pela Shimano (36-26), a corrente não raspa no guia de corrente quando se está no cruzamento menor (coroa 24 com cog 11 do cassete).


Editado por furukawa - 07 Mai 2018 as 15:15
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O conjunto como um todo ficou assim:




Editado por furukawa - 07 Mai 2018 as 15:16
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Vou montar um 2x11 com coroas 36x24 e cassete sram 10-42, câmbio traseiro gx 2x11 com cassete x1 e trocador traseiro x1, aranha 2x10 no pedivela x1 com coroas 2x10 e câmbio dianteiro e trocador dianteiro x7 2x10. Assim que chegar às peças falantes posto as impressões.
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Originalmente postado por graxatur graxatur escreveu:

Vou montar um 2x11 com coroas 36x24 e cassete sram 10-42, câmbio traseiro gx 2x11 com cassete x1 e trocador traseiro x1, aranha 2x10 no pedivela x1 com coroas 2x10 e câmbio dianteiro e trocador dianteiro x7 2x10. Assim que chegar às peças falantes posto as impressões.


Bacana a configuração, o cassete SRAM X1 10-42 permite uma marcha mais pesada que o da Shimano XT 11-42.

Só recomendo conferir se o câmbio dianteiro X7 2 x 10v vai funcionar legal com a corrente de 11v.

No meu caso, tive que comprar o câmbio dianteiro XT M8025 para que as coroas 36-24 funcionem bem. Note pela foto acima que a coroa 36 é originalmente para 2 x 9v (SLX FCM665) e a coroa 24 é de 10v. Hoje fiz um pedal de 68 km e o funcionamento do câmbio M8025 está muito bom.

O guia de corrente do câmbio XT M8025 tem um desenho interno bem interessante e a parte de baixo dele tem uma peça de plástico com um ressalto na frente que ajuda a levantar a corrente da coroa menor para a maior. Quando se está no cruzamento maior (coroa em 36 e cassete no 42) dá para notar que o guia de corrente fica bem próximo da corrente na parte interna para garantir que ela não caia da coroa 36. A montagem e regulagem dele foi fácil e rápida.

Editado por furukawa - 18 Dez 2015 as 01:51
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Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Hoje chegou o câmbio dianteiro XT M8025, abraçadeira alta. Troquei também a coroa 36 de aço já bastante usada por uma nova SLX FCM665.


http://s1252.photobucket.com/user/efzofurukawa/media/Shimano%20XT%20M8000%20parte%20diant/IMG_0146_zpsentjnk4r.jpg.html -


Agora o funcionamento está muito bom, dificilmente a corrente é lançada para fora da coroa 36 como ocorria antes.

Mesmo usando coroas 36-24 que são diferentes das originais propostas pela Shimano (36-26), a corrente não raspa no guia de corrente quando se está no cruzamento menor (coroa 24 com cog 11 do cassete).

furukawa,

Além do câmbio dianteiro vc tbm comprou o rapid fire original do grupo ou utilizou qualquer outro de 2v.
Quando fiz a montagem do meu grupo tbm achei o rapid fire bem duro, principalmente o gatilho que desce as marchas. E realmente o funcionamento do grupo em relação as passagens de marchas são extremamente precisas.
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rogevc,

ainda uso o passador dianteiro de 3v mas o que importa e manda é o câmbio dianteiro. O funcionamento é muito bom e macio. Mais para frente comprarei o passador dianteiro XT M8000 só para deixar bonito o cockpit.

O que me deixou desanimado é que o passador Shimano M8000 de abraçadeira não permitir a retirada do mostrador de marcha, não vi lugar algum que venda a tampa de substituição sem mostrador, espero que a Shimano venda no futuro.

Editado por furukawa - 18 Dez 2015 as 16:52
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ftajiri Ver Drop Down


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o cambio dianteiro de 3x pode ser usado porem a regulagem é mais chata.. 

no meu tive que baixar o cambio pra ficar mais proximo da coroa.,. dai funcionou bem
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Fotos dos cruzamentos com a coroa SLX M665 (36 dentes 9v) e câmbio dianteiro M8025







Editado por furukawa - 07 Mai 2018 as 15:18
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Hoje esmerilhei os parafusos da coroa maior e fixei-a na aranha, estou organizando as peças do upgrade deixando tudo pronto pra só chegar e montar, achei legal o toque do câmbio dianteiro, consegui um XT 11v direct mount que é o que meu quadro aceita, minha dúvida se funcionaria shifter SRAM X7 (2x10) com câmbio dianteiro XT 11v? Mas logo vou saber rs
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Originalmente postado por graxatur graxatur escreveu:

Hoje esmerilhei os parafusos da coroa maior e fixei-a na aranha, estou organizando as peças do upgrade deixando tudo pronto pra só chegar e montar, achei legal o toque do câmbio dianteiro, consegui um XT 11v direct mount que é o que meu quadro aceita, minha dúvida se funcionaria shifter SRAM X7 (2x10) com câmbio dianteiro XT 11v? Mas logo vou saber rs


Eu estou usando, por enquanto, o passador dianteiro SRAM Attack, originalmente feito para 3 x 9v (creio que seja equivalente ao X5), com o câmbio dianteiro Shimano XT M8025 sem problema algum.

No seu caso, vai funcionar também sem problema.

Tenho vários câmbios dianteiros pois fiz vários testes de combinações de coroas e cassetes no sistema 9v. O câmbio dianteiro dificilmente dá problema com o passador, seja Shimano ou SRAM, seja 3x ou 2v.
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Um detalhe que gostaria de mostrar é o quanto que a corrente envolve, fica em contato, no cog 11 do cassete.






Esta foto é da minha segunda bike com câmbio traseiro XT M772 e cassete 11-36 adaptado de 9v. Note que a corrente envolve pouco o cog 11 pois a roldana fica no mesmo eixo de articulação do cage SGS.






Esta foto mostra bem como a corrente envolve bem o cog 11.

O fato da roldana estar fora do eixo de articulação do cage melhora bem o envolvimento da corrente sobre os cogs do cassete. Esta posição da roldana é usada nos câmbios traseiros de bikes de estrada mas não nos de MTB (exceto os Shimano não Shadow).



Editado por furukawa - 07 Mai 2018 as 15:20
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rafafgn Ver Drop Down
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Olá amigo Furukawa. E sobre o bate bate da corrente? Como era com o 772 e como ficou com o novo 8025? Mesma coisa ou melhor? Ah...na configuração do cruzamento menor, parece que a corrente está um pouco curta. É um macete pra evitar o bate bate?
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rafafgn,

a corrente bate igual no chainstay por causa da curta distância que os separa. A corrente não está curta, tem uma boa folga ainda, e a intenção é realmente deixar mais esticada no cruzamento menor para diminuir a bate-bate no chainstay.

O câmbio dianteiro M8025 é ótimo e funciona muito bem com o pedivela LX M582 com coroas 36-24 (não são para 11v) e passador SRAM Attack.
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minha impressão sobre a quantidade de dentes que a corrente pega no cog de 11d é pode gerar um pouco mais de arrasto.. o q diz o manual a respeito da distancia do b-screw? 
mesmo com a embreagem ainda bate a corrente no quadro? 
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O manual da Shimano recomenda uma distância de 5 a 6 mm (entre o maior cog e a roldana) para a regulagem do B-tension.

Nos câmbios traseiros onde a roldana fica no mesmo eixo de articulação do cage, isto é fácil de medir pois dá para posicionar a roldana sem a corrente. Nos câmbios M9000 e M8000 isto é complicado pois a roldana fica fora do eixo de articulação do cage e fica difícil medir a distância recomendada com a corrente no meio.

Editado por furukawa - 27 Dez 2015 as 22:34
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Coroa Shimano SLX M675 de 38 dentes no lugar da de 36.






Tive que limar a parte interna da coroa para ela entrar no encaixe do pedivela. Deu um pouco de trabalho mas vale a pena. A corrente continua com bom comprimento pois o cage SGS é generoso.

Por enquanto a coroa menor ainda é 24 e o funcionamento do câmbio continua muito bom. O problema é que se a corrente estiver na coroa 24 e nos 5 menores cogs do cassete, ela raspa na parte de baixo do guia do câmbio dianteiro.

Já comprei uma coroa de 26 dentes para resolver o problema de raspagem mas só vou trocar depois de testar esta relação superleve (24/42) numa subida muito forte de 900 m com 21% de inclinação média.


Editado por furukawa - 07 Mai 2018 as 15:21
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No aguardo desse teste, amigo. Mas com coroa 38 e 24 você terá uma gama enorme de utilização! Se eu usasse duas coroas, a maior também seria a 38. OBS: por que os novos pedivela Shimano M8000 só tem variação de 10 dentes entre a maior e menor coroa? Tipo se a maior é 38, a menor será 28. Ermm
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
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Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

No aguardo desse teste, amigo. Mas com coroa 38 e 24 você terá uma gama enorme de utilização! Se eu usasse duas coroas, a maior também seria a 38. OBS: por que os novos pedivela Shimano M8000 só tem variação de 10 dentes entre a maior e menor coroa? Tipo se a maior é 38, a menor será 28. Ermm

Pois é, vai entender a Shimano! Eu não gosto desta diferença de 10 entre as coroas duplas dos pedivelas M8000 (34-24, 36-26 e 38-28).

Eu gosto mais quando a diferença é de 12: 36-24 e 38-26

Editado por furukawa - 29 Dez 2015 as 23:57
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Até que enfim hoje deu para fazer o teste de subida de 900 m com ganho de elevação de 199 m:

https://www.strava.com/activities/474842543/segments/11395286361

Até 2/3 da subida fiz com a segunda mais leve (24/37, coroa/cog do cassete, quase equivalente ao 22/34) e no último terço fiz com 24/42 que equivale 22/38,5.

Quando subia com 2 x 9v (coroas 38-22, cassete 11-34) o sofrimento para completar o terço final da subida era grande pois a mesma apresenta 2 curvas fechadas e muito cascalho solto, é difícil pedalar em pé para dar um alívio nas pernas, só sentado controlando a tração. Sempre chegava com o coração na boca e a respiração ofegante.

Neste caso de controlar a tração, a marcha leve 24/42 é um grande refresco e tornou este último terço tranquilo de completar mesmo no calor que fez hoje.

Editado por furukawa - 16 Mar 2016 as 18:13
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Interessante:

http://www.pedal.com.br/forum/pedivela-de-10v-com-grupo-de-11v_topic85809.html
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Após 3 meses e 2.644 km de uso, foi trocado a corrente Shimano HG600 com quase 0,75% de alongamento.

Estou impressionado com a durabilidade desta corrente pois as correntes HG93 e outros modelos de 9v duraram aproximadamente 2.000 km sob as mesmas condições de uso.
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gostei de saber sobre a corrente, durabilidade excepcional mesmo!

interessante que a maioria das reservas que eu tenho aos sistemas de 11v (preço e desgaste de corrente) estão caindo aos poucos. provável que quando a minha relação abrir o bico eu migre pra 11v!

uma das reservas que eu ainda tenho é de ordem prática: considerando um cassete 11-42 de 10v, sem problemas de escalonamento, transmissão de 10v com polia guia excêntrica (usando rad cage ou outra solução semelhante), a única vantagem real das 11v é ter os cogs de 17 e 19 ao invés de um 18 (meu caso).

furukawa, obrigado por seguir postando suas experiências aqui no fórum, sempre dá gosto pra caramba ler o que vc escreve!
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
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Obrigado, samuelgouvea!

Quando comecei neste fórum tirei grandes ideias para melhorar minha finada Caloi TwoNiner 2011. Foi muito bom a iniciativa de vários participantes que mostraram ser possível a troca com sucesso para o quadro Specialized Carve. Segui as ideia e melhorei incrivelmente minha bike.

O que faço é retribuir e compartilhar as mudanças que faço nas minhas 2 bikes pois tem pessoas como você interessadas em também fazê-las.

Valeu!!!
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Depois do problema da corrosão no quadro Specialized Carve 2012 que foi negado pela marca, mudei toda transmissão 2 x 11v para minha segunda bike com quadro Spz Crave 2014.

Ontem testei uma mudança de coroa, saiu a coroa SLX M675 de 38 dentes e instalei uma coroa FSA 36 dentes de 10v. O funcionamento ficou muito bom com o câmbio dianteiro M8025.







Editado por furukawa - 07 Mai 2018 as 15:23
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Tiago182 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiago182 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2016 as 19:46
Furukawa, posso colocar um pedivela xt m8000 (talvez 38-28) + cambio dianteiro 8025 para quebrar o galho e continuar usando com meu 9v(11-34), ou vc acha que a corrente 9v vai atrapalhar??
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furukawa Ver Drop Down
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Floripa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2016 as 20:16

Eu não acho bom fazer isso pois as correntes 9v e 11v tem padrões diferentes: HG no 9v que pode ser usado de qualquer lado enquanto que o 11v é HG-X11 com lado único de uso (com a impressão das informações da corrente para o lado de fora).

Além disso, a coroa menor do pedivela XT M8000 é de alumínio e vai gastar rápido com a corrente de 9v.
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ftajiri Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2016 as 20:25
É mais fácil casar os kits ou peças de 10v com os de 11v do que com 9v..os mais próximos de 9 são 8 e 7v
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fahering Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fahering Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Out 2016 as 20:04
Pessoal, migrei do SRAM 2x10v para o shimano 2x11v, instalando cambio sgs,cog 11-42, cambio xt 11 dianteiro direct mount e corrente 11v xt. Mantive o pedivela que já tinha, o gxp 1000 38-24. As trocas ocorrem normalmente no jogo de coroas dianteiro, de forma não muito diferente do que já ocorria com meu sistema de 10v. Falo isso pois os comentários sobre o XT 11v geralmente acentuam a rapidez e precisão das trocas nas coroas dianteiras. Tenho andado geralmente com o clutch acionado, pois percebo que as marchas trocam mais precisamente nessa situação. Geralmente uso a bike em trilhas e singletrack, por isso penso em adquirir um pedivela slx 11v 36-26, para manter a cadencia nas trocas de coroas e manter uma boa redução para as subidas mais íngremes. Minha bicicleta é uma scott scale 27,5, e acredito que com um pedivela mais compacto o sistema todo funcione melhor.

Sou colega do Furukawa e foi com prazer que pude acompanhar a discussão aqui e ter algum suporte extra para a migração de relação de minha bike. 


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furukawa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Out 2016 as 21:22
Valeu, Fabio Hering!

Pode contar sempre comigo para mais ajuda, abraços!
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Italouu Ver Drop Down
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Recife
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Italouu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2016 as 17:09
Boa tarde pessoal,
Estou querendo migrar minha 3x9v pra 2x9. 
Atualmente esta assim:

Pedivela ProWhell Holowtech 22 32 44
Cassete hg50 11-34 9v
corrente shimano hg53 9v
Cambio traseiro Alívio shadow m4000 9v
Cambio dianteiro deore m590 9v
Passador Altus m370 9v 
.
Pretendo fazer um up instalando uma coroa 38 no lugar da 32. (e tirando a 44)
É possível ? Qual coroa eu instalo ?
.
Tambem pensei em trocar esse passador pra um deore m590 9v, mas vou ganhar mais precisao ?
.
Abraço, agradeço desde já.

Vamos Treinar, ninguém quer ser feio !
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VitorMaia Ver Drop Down
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Amparo SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VitorMaia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2016 as 17:28
Otimo topico aprendi algumas coisas rs 
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furukawa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2016 as 01:00
Italouu,

creio que o pedivela seja parecido com este modelo:

http://pro-wheel.com/main/?portfolio=suolo-481-tt

O importante é saber o BCD (circunferência dos parafusos de fixação das coroas) que normalmente é 104/64 mm.

Existe um pouco de diferença no formato dos dentes das coroas 9v e 10v devido a diferença de padrão: HG e HG-X, respectivamente.

É difícil achar coroa 38 para 9v, talvez de certo usar uma de 10v. Só testando para ver se funciona bem e se tem boa durabilidade.

Uma coroa de 36 dentes é mais fácil de achar e é barato, eu usava uma de aço Shimano M532 e atualmente uso uma de alumínio SLX M665.

Tanto a coroa 36 como a 38 é instalada no lugar da coroa 32. A cora 44 sai e vai precisar usar parafusos menores. No caso de usar os mesmos parafusos, precisa usar arruelas bem grossas ou limar elas para diminuir o seu comprimento (mais ou menos 2 mm).

O passador de marcha dianteiro não precisa ser trocado. O câmbio dianteiro vai bloquear automaticamente a terceira coroa que não existe.

Eu aconselho usar um câmbio dianteiro Shimano XT M785 que é próprio para pedivela duplo e é excelente. Acha-se no Mercado Livre com preço a partir de R$ 149 + frete.

A vantagem dos passadores Deore M590 e superiores (SLX, XT e XTR) é que a alavanca para descer marcha pode ser usada com o dedo indicador ou com o polegar (2-way release) como nos passadores da SRAM. Como a linha Deore é superior ao Altus, precisão e durabilidade costumam ser melhores.

Editado por furukawa - 01 Nov 2016 as 09:36
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ftajiri Ver Drop Down


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Outra vantagem dos trocadores xt - xtr é a ação mais macia (o xtr é melhor ainda por ter mais rolamentos q fica uma manteiga) e ter o multi-releaase que pode descer até duas marchas numa dedada
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fahering Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Out 2016
MG
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar fahering Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2016 as 19:50
Cambio XT 11v desmontado - pouquissima lubrificação



Dia desses fui fazer a manutenção da bike e fui limpar as roldanas. Pelo barulho dos rolamentos imaginei que houvesse pouca graxa neles. Alarmado com essa possibilidade, resolvi conferir a lubrificação dos mancais e do cage e do mecanismo do clutch. Desmontei o cambio e constatei que todas as peças estavam bastante secas. Tenho o câmbio há pouco mais de dois meses e sempre sou muito cuidadoso na limpeza e manutenção, portanto a falta de graxa não é resultante do uso. A lubrificação com graxa é muitas vezes um assunto controverso entre mecânicos e técnicos, entretanto como muitas vezes as peças da relação de marchas estão expostas a vários esforços e condições adversas (muitos mtbikers costumam lavar as bicicletas no posto de gasolina) vale a pena para aqueles que fazem um uso mais fora de estrada e que pegam eventualmente uma chuvinha conferir a lubrificação e o estado geral do cambio. 
Eu não gravei um passo a passo mas tem esse aqui na internet que ajuda a ver sequência de desmontagem e remontagem (https://www.youtube.com/watch?v=wV6W4PKDUrU). Quem for fazer vai precisar de algumas chaves allen, chave de fenda, um desengraxante, pano seco e limpo e uma boa graxa (finish line, parktool ou zefal, que tem no mercado). Deixe uma boa área limpa disponível para dispor as peças. No meu caso, nem tirei o cambio do cabo de aço, apenas soltei ele da presilha do quadro para não precisar recolocar o cabo de volta e acabar danificando ele.
Esse cambio novo 11v é até mais fácil de desmontar que os antigos, pois como ele é mais robusto as peças são maiores e e aceitam manutenção numa boa. 
O meu cambio é o sgs e ele tinha um joguinho no cage quando estava nas engrenagens menores. Isso sumiu com a limpeza, lubrificação e regulagem. 
Bom trabalho pra quem resolver 
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fahering Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Out 2016
MG
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cambio conectado no cabo
Como vcs podem ver, não foi necessário soltar o cambio do cabo para fazer a manutenção!
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fahering Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Out 2016
MG
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coroas 36 26

Há mais ou menos um mês atrás troquei meu pedevela por um slx 11v 36-26. 
Antes eu usava um sram gxp 38-24. A troca de marchas era satisfatória, mas como uso geralmente minha mtb em trilhas ou single-track, com muitas subidas e descidas e com a necessidade de muitas trocas de marchas, resolvi experimentar o pedevela mais compacto. Para o uso que faço atualmente essa configuração é mais útil, inclusive dando mais efeiciência para as trocas entre as coroas dianteiras. 
Tenho estranhado um pouco o fato de usar com mais frequência os pinhoes menores, 15 13 11, o que acontecia muito eventualmente com a coroa 38. 
PAra quem não viu meu post inicial, o conjunto está montado com cambio dianteiro e traseiro, passadores, cassete e corrente 11v xt, apenas o pedevela é slx. Minha mtb é uma 27,5.


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