Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - UM ALERTA! Chainline 1x11 XT M8000
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


UM ALERTA! Chainline 1x11 XT M8000

 Responder Página  <1 234
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Jonhparis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2015
Maceió
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jonhparis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2017 as 12:17
Segue foto na relação 34/46.

Com a trava usada corretamente o problema de queda foi reduzido 90%.

E para traz, realmente não acontece.



Voltar ao Topo
Jonhparis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2015
Maceió
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jonhparis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2017 as 12:19
Na mais pesada: 34/11.

Outro problema é que gostei demais dessa coroa oval. Estou andando muito. Não sei até que ponto ela está contribuindo para isso. Como escrevi antes o projeto da bike é um PDV XT M8000 que tem BCD de 96 e essa coroa é 104. Arrumei um problema. 
Voltar ao Topo
Jonhparis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2015
Maceió
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jonhparis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2017 as 12:12
Aí galera, chance da corrente está grande?
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2017 as 14:39
Pela foto poderia ser até maior. O Eagle na mais pesada fica com o câmbio muito mais encolhido.
Voltar ao Topo
Jonhparis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2015
Maceió
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jonhparis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2017 as 14:56
Obrigado Fábio. Então o problema não é a corrente, a princípio.
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2017 as 15:02
teste de backpedal com cog 48 response..

no cog 48 não cai.. porem no 42 cai.. vai entender?? 


Voltar ao Topo
toimlf Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Dez 2016
vitoria, es
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar toimlf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 16:40
Estou tendo o mesmo problema com 1x11. 

Pedivela Alivio M4050.
Coroa Narrow Wide 32T.
k7 Sunrace 11-46
KMC 11v SL DOurado.

Passadas de marcha perfeitas. So acontece esse problema de queda de corrente nos cogs maiores tambem.

Coloquei 2 espassadores entre a coroa narrow e o pedivela. Nao achei a chainline adequada, amenizou.
Tirei o espaçador do movimento central do lado da coroa, melhorou consideravelmente, mas ainda caia com força.
Reparei 2 coisas...

1- Poderia colocar 1 espaçador de 1mm de aço no freehub pra jogar o k7 para fora.
2- Acertar o "chapeu" da roda traseira, alinhando de modo que jogasse o k7 pra fora.
3 - Verificar a pressao das blocagens, isso pode ocasionar de o problema voltar depois.


Bem... consegui resolver com os 3 ai acima relatados. Nao fiz medição com paquimetro nem nada, mais nos "oiometro" e na percepção da linha visto de cima.

Funcionamendo perfeito com essa configuração.
Voltar ao Topo
rodolfo4x Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2011
SP
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodolfo4x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2017 as 17:19
Acabei de instalar o grupo XT8000 de 11v, a corrente cai mesmo quando pedala para trás, mas isso é normal. Eu cheguei a colocar o espaçador do lado esquerdo, para puxar a coroa mais para dentro, porém quando utilizo o cog 11, a corrente raspa no cog do lado. Tive que passar o espaçador para o lado correto, lado direito (Coroa). A corrente que utilizo é a SLX 11v, ela tem somente uma direção de uso, isso tb ajuda a corrente a cair quando pelada para trás, mas até hj nao entendo qual a utilidade de pedalar para trás, quero so andar para frente... Kkk
Enfim, uso o cassete Sunrace 11-46d, câmbio cage longo e coroa notable 30d. 30d pq gosto de subir e descer, pedalar em estradão mais plano não me importa muito, apesar de participar de competições para diversão...
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2017 as 21:45
Parece que não, mas pedalar para trás é importante, uso muito em situaçoes quando estou em baixa velocidade e preciso transpor um obstáculo, geralmente pedalo um pouco para trás para ficar numa posição de ataque... acho que é isso.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2017 as 21:46
Tem aquela situação quando se patina numa subida suoer inclinda e na hora de retomar precisa estar com o pedal na posição certa de maior força.
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2017 as 18:11
Pedalar para trás para um ciclista, em especial para um mountain biker é equivalente a um jogador de futebol corrigira a passada para pegar uma bole em cheio. Big smileBig smileBig smile
É como foi dito aí em cima, corrigir o posicionamento para encontrar uma melhor posição para transpor determinado obstáculo. 

Só não cai quem não anda!
Voltar ao Topo
rodolfo4x Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2011
SP
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodolfo4x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2017 as 00:48
Entendi o ponto de vista.
Faço isso tb, mas essa "consertada" na posição do pedal, nem considero como a pedalada pra trás, na maioria das vezes ela é tão pequena.
Fiz uns "testes" e a pedalada pra trás é tão mínima que a queda da corrente nem se completa e acaba nem fazendo diferença.
Outra coisa é que o cog 46 deixa é tão reduzida, que acabamos fazendo esse movimento reverso apenas nos Cogs menores.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2017 as 17:19
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Interessante você citar o problema Rogevc porque ultimamente tenho lido sobre esses grupos 1x10 e 1x11 e ao me deparar como coroas para o novo pedivela Shimano M8000, vejo essa notícia no site da Oneup:

"Perfect chainline 49mm (corrected from stock 50.4mm) for a quieter drivetrain with improved chain wear and best drop performance."

http://www.oneupcomponents.com/products/xt-m8000-chainrings?variant=4596475649

Ou seja, a coroa dos caras tem 1mm a mais para dentro talvez porque já sabiam desse problema de alinhamento com o cog maior. E olha o relato da avaliação desse sistema no site mtbking.au:

"Both XT and XTR 1X cranksets have a 50.4mm chainline. That means the centre of the chainring sits 50.4mm out from the centre line of the bottom bracket. We found this figure to be a little excessive when mounted to our short chainstay equipped test bike—the Pivot Mach 4 runs 428mm stays. In the 42-cog (first gear) the chain ran at quite an angle and would drop off the cassette within half a turn if you backpedalled."

http://www.mtbiking.com.au/gear/shimano-xt-1x11-review

Mas o curioso é que você já está usando espaçadores na coroa e mesmo assim o problema de cair a corrente continua. Talvez seria o caso de mover o cassete mais para fora, não? Eu compraria essa coroa Oneup, coisa que quase estou fazendo. Só tenho de confirmar qual pedivela vou comprar já que só a linha 2015 usa esse BCD 96/76mm. Os Shimano anteriores são 104mm.




O Eagle está usando 49mm e 52mm no Boost.

Vou tentar usar um Shimano 1x11 com 50mm. 1mm a mais do que os 49mm corretos e 0,4mm a menos do que o padrão Shimano. Alguém já usou 50mm? Resolveu?
Voltar ao Topo
JoaoPedro2012 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2014
varginha
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JoaoPedro2012 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2017 as 11:10
Beleza pessoal resolvi pegar um pedivela de duas coroas visto que no meu atual triplo 42/32/22 praticamente não estava usando a coroa 22. Resolvi pegar um pedivela FSA de carbono 39/27 que achei usado mas porém em bom estado ainda a coroa 39 está praticamente zerada, meu cassete é um HG-81 11-34 acho essa relação  vai me atender em 95% das situações, porém resolvi comprar no Aliexpress um Kit com cog 42 + 16 + parafuso para colocar no cassete para usar nos morros mais fortes, pois aqui em Minas a coisa é feia tem morros que alguns carros ralam para subir de primeira. Então lendo esse tópico que por sinal é muito bom acho que vou ter problemas ao colocar esse cog meu câmbio é um XT-781 de 10v. Será que terei alongar o câmbio?
Voltar ao Topo
RT Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 12 Nov 2009
sao paulo
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2017 as 17:34
Estou com uma SPZ Rockhoper Comp 20v com sram x5 atrás cassete sunrace 11/36 coroas 36/22 caixa 68mm com um espaçador no central do lado das coroas...quando no cog 36 pedalando pra trás cai pelo menos 2 cogs....já mexi em tudo e nada de acertar esse chainline obscuro..pra frente tudo ok com as trocas o problema é só ao pedalar pra trás....alguém com esse problema em relação 20v tbm? abs.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2017 as 17:37
Quando a minha era 11-36 com 36/22 nunca aconteceu. Você tirou esse espaçados para jogar as coroas mais para dentro?
Voltar ao Topo
Jonhparis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2015
Maceió
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jonhparis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2017 as 18:07
Com pedivela e coroa XT o problema de queda de corrente se foi. Para trás, a cada 1 giros cai uma. Esta com 02 espaçadores do lado direito. Se jogar um para a esquerda acho que resolve 100%.
Voltar ao Topo
RT Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 12 Nov 2009
sao paulo
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2017 as 06:23
vou tentar deixar sem nenhum espaçador do lado das coroas...o problema é que a coroa 36 vai ficar quase raspando no quadro e derrepente acerto o chainline para os cogs maiores e detono os cogs menores....ta esquisito isso aqui hein..
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2017 as 07:52
o chainline que ficou bom no cassete shimano, foi sobrando um cabelinho .... fiz o ajuste no eixo do central, usinando um dos espaçadores pra jogar as coroas mais proximo possivel do quadro...

e a corrente não ficou cruzada no cog 11...
Voltar ao Topo
Arantes89 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2015
Tocantins
Offline
Mensagens:251
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arantes89 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2017 as 09:11
Originalmente postado por RT RT escreveu:

vou tentar deixar sem nenhum espaçador do lado das coroas...o problema é que a coroa 36 vai ficar quase raspando no quadro e derrepente acerto o chainline para os cogs maiores e detono os cogs menores....ta esquisito isso aqui hein..


Se tá caindo somente no COG 36 o chain tá quase 100%, tira um espaçador e faz o teste, que talvez já resolva, caso contrário, tira os dois e vê se não pega no quadro a coroa. Acho que não vai avacalhar os chain dos menores não.
Voltar ao Topo
RT Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 12 Nov 2009
sao paulo
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2017 as 09:19
valeu arantes89 amanha vou testar dessa forma vamos ver. As vezes chego a pensar que o quadro da spz rockhoper comp 29 não foi feito pra 20v, apesar de ser original de fábrica sem nenhuma adaptação...mais vou testar sem nenhum espaçador do lado da coroa. veremos.
Voltar ao Topo
RT Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 12 Nov 2009
sao paulo
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2017 as 18:29
bem como não havia mais possibilidade de mexer em nada pra regular a chainline percebi que minha corrente não era tão maleável quanto as 10v normalmente são sendo assim ela não tolerava tanta curva. troquei por uma kmc vazada e ta tudo certo...sem quedas de corrente nos cogs maiores ao pedalar pra trás e chainline mantida com um espaçador do lado das coroas. se tirasse a coroa rasparia no quadro......obrigado pelas dicas galera.
Voltar ao Topo
brunonabas Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2017
Lucianópolis/SP
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunonabas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2018 as 15:59
Ressucitando o tópico!

Fala rapaziada!

Estou trocando meu Kit alivio por um XT 1x11 M8000 . Cog 38 e 11-46. Qual o tamanho certo pra corrente?
Obrigado desde ja!
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2018 as 09:25
Não há como responder pois essa medida depende tb de outra variável que é o tamanho do chain stay da sua bike. 
Olha ai na pagina 12 a forma correta de medir a corrente
Voltar ao Topo
brunonabas Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2017
Lucianópolis/SP
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunonabas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2018 as 10:44
Muito obrigado!
Pelo que eu entendi, corrente no cog e na maior do k7 +2 elos..

Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2018 as 11:23
Originalmente postado por brunonabas brunonabas escreveu:

Muito obrigado!
Pelo que eu entendi, corrente no cog e na maior do k7 +2 elos..

Exatamente isso!
Se sua bike for uma Full, tem que verificar conforme a imagem acima na mesma página, o ponto de maior extensão da corrente.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2018 as 13:15
Fazendo uma atualização.
Usava um grupo XT M8000 na Trek Remedy 8 e o mesmo não aceitava pedalar para trás nas primeiras catracas. Ele tava montado com k7 Sunrace mx8 11/46 e coroa Notable 34 montada num pedivela XT 2/10. Sendo a bike 27.5
Agora ao mudar de bike ela veio com mix de XT e SLX com pedivela raceface e não há problema de pedalar para trás. Sendo essa bike uma Pivot Mach 429 aro 29.
Como mudou muita coisa de uma bike para outra não consegui descobrir quem era o culpado, se o k7 Sunrace, se o pedivela 2x adaptado para 1x, se a traseira mais curta da 27.5 ou se isso tudo junto.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2018 as 22:08
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Fazendo uma atualização.
Usava um grupo XT M8000 na Trek Remedy 8 e o mesmo não aceitava pedalar para trás nas primeiras catracas. Ele tava montado com k7 Sunrace mx8 11/46 e coroa Notable 34 montada num pedivela XT 2/10. Sendo a bike 27.5
Agora ao mudar de bike ela veio com mix de XT e SLX com pedivela raceface e não há problema de pedalar para trás. Sendo essa bike uma Pivot Mach 429 aro 29.
Como mudou muita coisa de uma bike para outra não consegui descobrir quem era o culpado, se o k7 Sunrace, se o pedivela 2x adaptado para 1x, se a traseira mais curta da 27.5 ou se isso tudo junto.

Dificil mesmo saber LOL
Tenho um XT M8000 com cassete Sunrace e pedivela X-Sync Cannondale. Nunca caiu/desceu corrente pedalando pra trás.
Voltar ao Topo
c0sta Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mar 2017
Recife, Pe
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar c0sta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 14:35
Caros, boa tarde, gostaria de saber se existe parafuso de fixação de coroa slx 11v maior que o original, e onde posso comprar, pois para eu conseguir uma linha de corrente funcional, preciso deslocar a coroa para dentro, e os parafusos originais não suportam que eu coloque um calço entre a coroa e o pedivela.


Voltar ao Topo
RT Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 12 Nov 2009
sao paulo
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 16:35
S.O.S Parafusos Especiais. Mogi das Cruzes S.P
Voltar ao Topo
c0sta Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mar 2017
Recife, Pe
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar c0sta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2018 as 13:13
RT,  boa tarde, seria possível você me dizer a especificação desse parafuso, pois aqui em Recife já levei em todas as lojas  e ninguém tinha, sei que o diâmetro é m8, mas o tipo da rosca eu não sei, e com essas informações em compro na internet.  

Cleyton
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2018 as 04:34
Pessoal, qual é a tolerância quanto a chainline do pedivela xt m8000?

Uso ele com coroa dupla, 36/26, teoricamente segundo os manuais da Shimano o chainline é 48.8mm, eu resolvi medir por curiosidade e deu por volta de 45, medi com paquímetro, da metade do tubo do canote até o meio entre as duas coroas. Teoricamente está bem fora, existe dois espaçadores do lado esquerdo e nenhum do lado direito, porém ao pedalar, todas as marchas funcionam perfeitamente, eu só ouço a corrente raspar   no câmbio dianteiro quando o cruzamento acontece na menor com menor, agora quando está na maior com maior a corrente não raspa no câmbio dianteiro, nao uso marcha cruzada, mas eu testo todas para saber se o câmbio está bem regulado.

Estava pensando, se eu colocar um espaçador do lado das coroa para "corrigir" o chainline e deixar o mais próximo possível dos 48mm, vou colocar o pedivela mais para fora do quadro e teoricamente vou prejudicar a corrente quando ela estiver na menor com a maior, e é uma marcha que uso bastante em pedais onde começo a sentir cansaço ou uma subida muito casca grossa.

Não entendo chainline, as vezes quando está fora do padrão conforme manda o manual, parece que funciona melhor.

Editado por dagspina - 26 Dez 2018 as 06:14
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 10:37

Mas agora tenho outra dúvida. Os cassetes de 8, 9 e 10 velocidades sempre tiveram a mesma largura e para isso eles diminuíam a distância entre os pinhões e a espessura dos mesmos. A partir do XX1 de 11V, parece que a largura aumentou, pois fizeram o cog 42 meio côncavo que acompanhava o guarda-chuva da roda. Não tenho certeza que isso começou mesmo no 11V com 42 ou no 12V Eagle com 50. Mas de toda forma o cassete é mais largo que nos de 10V que até então tinham largura do de 8V de 1992 (XTR). Quando começou o 1x (XX1 11V) o chainline era 49mm para 135/142 e 52mm para 148. E era perfeito. Corrente nunca caía ao girar pedivela para trás. Shimano, aquela que sabe o que faz,  lançou seu 1x com 50,4mm (53,4mm 148) e deu vários problemas com isso. Tanto que várias marcas como OneUp lançaram produtos que corrigiam o chainline da Shimano para 49mm. Esse chainline de 49mm ou 52mm se repetiu no Eagle, logo acredito que a largura do cassete deva ser igual no 11V e 12V. Hoje a Shimano usa 52mm no 1x12, tanto para 142 quanto para 148. Ou seja, para 142 o problema do chainline seria majorado em relação ao 50,4mm do 1x11. E ficaria idêntico aos 52mm da Sram para 148. Problema que a Shimano também tem uma versão de pedivela que serve somente para 148 e tem chainline 55mm. Sem falar em outro pedivela para 157 com 56,5mm. Nada faz muito sentido nesses chainline da Shimano. Por isso minha dúvida ontem se alguém está usando pedivela da Shimano 12V. Se eu fosse usar eu acho que ia usar o de 52mm que dizem servir para 142/148 e não o 55mm para 148. Vantagem do 55mm seria que a corrente ficaria mais reta no cog 10 eliminando qualquer possibilidade da corrente “entrar” por fora da roldana inferior, caso a guia permitisse isso.

Voltar ao Topo
weltonbecegato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Out 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar weltonbecegato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2020 as 22:14
Pessoal e possível colocar o cassete 11-51 no Deore Xt Rd-m8000?
Voltar ao Topo
Guedones Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2020
Natal RN
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guedones Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2021 as 19:09
É possível sim, mas pode ser que o funcionamento não fique 100%, justamente por conta da questão da linha de corrente. Montei um 11-50 com uma 32t oval da Dekras, mudei o espaçador do movimento central da direita para esquerda para a coroa ficar mais pra dentro mas, ainda assim, não resolveu o problemas da corrente descer do super cog ao girar para trás. 

A bike em questão é uma Chisel. Vou tentar conseguir uns anéis espaçadores para montar na coroa e jogar ela ainda mais pra dentro, pois tem espaço. 

Se vai ser possível você montar aí, depende desses fatures: qual sua bike, se seu pedivela é bcd ou gpx, sem ter espaço para ajustar o offset (fica mais fácil se for gpx, pois as coroas podem ser compradas já no offset correto.) 

Acho tudo isso um saco e os anéis para ajuste, no caso do bcd, não são fáceis de encontrar aqui na minha cidade. Dead
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2021 as 22:55
Em hipótese alguma o funcionamento vai ficar 100%
Está muito acima da capacidade do câmbio. Use sabendo que ficará meia boca...
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 234

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X