Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - UM ALERTA! Chainline 1x11 XT M8000
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


UM ALERTA! Chainline 1x11 XT M8000

 Responder Página  123 4>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: UM ALERTA! Chainline 1x11 XT M8000
    Postado: 30 Nov 2015 as 14:44
Fala pessoal, blza!?

Sei que existe um tópico sobre relação 1x11, mas como se trata de um alerta/aviso e por ser sobre uma relação específica achei melhor criar um outro, assim ficará mais visível. 
Se a moderação achar que deve ser removido para outro lugar, fiquem avontade.

É o seguinte, acabei de montar minha trail bike e resolvi instalar um kit shimano XT 11v (câmbio, passador, cassete e corrente), o mesmo está instalado com um pedivela SLX e uma coroa Norrow Wide 32t Notable.
As passagens de marchas estão funcionando como um relógio suiço, tanto subindo quanto descendo.
Entretanto, essa configuração está apresentando um problema no chainline, mais especificamente na catraca maior, não dá um alinhamento aceitável, pra pedalar não tenho problema nenhum o embrolho todo é quando giro o pédivela para trás, aí a corrente sempre cai para a catraca imediatamente abaixo da maior.
Já fiz alguns testes com algumas arruelas (improvisadas) para poder chegar a coroa mais para dentro, o problema é que a coroa de 32t já está bem próxima do chainstae e se colocar mais espaçadores com certeza pegará no quadro. Já encomendei uma coroa 30t pra ver se vai ser possível usar alguns espaçadores e também pq achei que a relação ficou pesada com uma coroa de 32t.
Ontem a noite fiz uma pesquisa na net e descobri que esse é um problema "comum" nesse kit, não sei se com o pedivela e coroa original do grupo esse problema tbém ocorra.

Para ilustrar a situação segue o link de um vídeo com o problema exatamente igual ao meu, no meu caso ainda está melhor pq a corrente só desce uma catraca.

https://www.youtube.com/watch?v=v_jows3vKsQ 

E aqui um fórum gringo tratando do mesmo problema:

https://www.reddit.com/r/MTB/comments/3k5qg1/shimano_11speed_chainline_issues/

Se alguem que entenda inglês puder resumir o que o mecânico do vídeo diz creio que ajudará muito.

É só um alerta/aviso pra quem tá pensando em comprar um kit desses. 
Novamente afirmo que não sei se com o pedivela e coroa original do grupo o problema tbm ocorra.

Tirando esse incoveniente o grupo é ótimo.

Abrç a todos.



Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2015 as 02:11
Interessante você citar o problema Rogevc porque ultimamente tenho lido sobre esses grupos 1x10 e 1x11 e ao me deparar como coroas para o novo pedivela Shimano M8000, vejo essa notícia no site da Oneup:

"Perfect chainline 49mm (corrected from stock 50.4mm) for a quieter drivetrain with improved chain wear and best drop performance."

http://www.oneupcomponents.com/products/xt-m8000-chainrings?variant=4596475649

Ou seja, a coroa dos caras tem 1mm a mais para dentro talvez porque já sabiam desse problema de alinhamento com o cog maior. E olha o relato da avaliação desse sistema no site mtbking.au:

"Both XT and XTR 1X cranksets have a 50.4mm chainline. That means the centre of the chainring sits 50.4mm out from the centre line of the bottom bracket. We found this figure to be a little excessive when mounted to our short chainstay equipped test bike—the Pivot Mach 4 runs 428mm stays. In the 42-cog (first gear) the chain ran at quite an angle and would drop off the cassette within half a turn if you backpedalled."

http://www.mtbiking.com.au/gear/shimano-xt-1x11-review

Mas o curioso é que você já está usando espaçadores na coroa e mesmo assim o problema de cair a corrente continua. Talvez seria o caso de mover o cassete mais para fora, não? Eu compraria essa coroa Oneup, coisa que quase estou fazendo. Só tenho de confirmar qual pedivela vou comprar já que só a linha 2015 usa esse BCD 96/76mm. Os Shimano anteriores são 104mm.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2015 as 09:55
Pelo que pude avaliar...  o caso da corrente cair qdo vc pedala pra tras é uma ocorrencia bastante comum..  e é devido ao chain line mesmo..     

como no K7 de 11v a catraca maior fica mais pra "dentro" do cubo, o desalinhamento dela pra coroa do pedevela é maior..   pra minimizar isso , tem q reduzir o chain line do pedevela, jogando a coroa mais pra dentro.. mas isso tem um limite que é o qto vc tem de espaço entre a coroa e o quadro da sua bike..   no caso do video, mesmo com a coroa quase raspando no quadro não foi suficiente pra deixar o chain line numa medida satisfatória. 

Em bikes aro 29 esse problema é menor, pois como a distancia entre a coroa e o K7 é maior devido ao maior diametro da roda, o angulo da corrente acaba sendo menor e com isso força menos a corrente e ela consegue suportar o desalinhamento sem fazer a corrente baixar pra uma catraca menor qdo se pedala pra traz. 

em bikes com o chain stay mais curto... 27,5" , 26" ou até 29" com traseira mais curta..  o problema é mais grave pois o angulo é maior na corrente e pode ser que não tenha solução. 

as alternativas pra reduzir o chain line são colocar os espaçadores entre o pedevela e a coroa,  tirar o espaçador do movimento central do lado da coroa..  ou os dois juntos..  o limitante vai ser a coroa não bater no tubo do chain stay. 

Vai depender muito mais do quadro que vc está usando do que do pedevela em si..  pois se o quadro tiver chain stay curto e mais largo que não permita colocar a coroa mais pro centro do quadro, diminuindo o chain line, não tem mais o que fazer.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2015 as 16:03
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Interessante você citar o problema Rogevc porque ultimamente tenho lido sobre esses grupos 1x10 e 1x11 e ao me deparar como coroas para o novo pedivela Shimano M8000, vejo essa notícia no site da Oneup:

"Perfect chainline 49mm (corrected from stock 50.4mm) for a quieter drivetrain with improved chain wear and best drop performance."

http://www.oneupcomponents.com/products/xt-m8000-chainrings?variant=4596475649

Ou seja, a coroa dos caras tem 1mm a mais para dentro talvez porque já sabiam desse problema de alinhamento com o cog maior. E olha o relato da avaliação desse sistema no site mtbking.au:

"Both XT and XTR 1X cranksets have a 50.4mm chainline. That means the centre of the chainring sits 50.4mm out from the centre line of the bottom bracket. We found this figure to be a little excessive when mounted to our short chainstay equipped test bike—the Pivot Mach 4 runs 428mm stays. In the 42-cog (first gear) the chain ran at quite an angle and would drop off the cassette within half a turn if you backpedalled."

http://www.mtbiking.com.au/gear/shimano-xt-1x11-review

Mas o curioso é que você já está usando espaçadores na coroa e mesmo assim o problema de cair a corrente continua. Talvez seria o caso de mover o cassete mais para fora, não? Eu compraria essa coroa Oneup, coisa que quase estou fazendo. Só tenho de confirmar qual pedivela vou comprar já que só a linha 2015 usa esse BCD 96/76mm. Os Shimano anteriores são 104mm.

Olá Bol Gola!
Na verdade ainda não estou usando os espaçadores, só usei para fazer um teste e retirei-as novamente,
pois se tratavam de arruelas grandes compradas em depósito, tive até que desbasta-lás no esmeril.
Aparentemente melhorou bastante, mas ainda continuava caindo. Não tive como colocar mais espaçadores pois a coroa de 32t já fica bem próxima do quadro.
Já encomendei uma de 30t e consegui umas arruelas bem melhores. Outra coisa que testei tbm foi utilizar uma das anilhas que vem no movimento central, atrás da catraca maior empurrando ela um pouco para fora, mas deve-se tomar cuidado para não comprometer o chainline da catraca menor e tbm para a corrente não raspar no quadro.
Assim que a coroa chegar vou fazer novos testes.
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2015 as 16:21
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Pelo que pude avaliar...  o caso da corrente cair qdo vc pedala pra tras é uma ocorrencia bastante comum..  e é devido ao chain line mesmo..     

como no K7 de 11v a catraca maior fica mais pra "dentro" do cubo, o desalinhamento dela pra coroa do pedevela é maior..   pra minimizar isso , tem q reduzir o chain line do pedevela, jogando a coroa mais pra dentro.. mas isso tem um limite que é o qto vc tem de espaço entre a coroa e o quadro da sua bike..   no caso do video, mesmo com a coroa quase raspando no quadro não foi suficiente pra deixar o chain line numa medida satisfatória. 

Em bikes aro 29 esse problema é menor, pois como a distancia entre a coroa e o K7 é maior devido ao maior diametro da roda, o angulo da corrente acaba sendo menor e com isso força menos a corrente e ela consegue suportar o desalinhamento sem fazer a corrente baixar pra uma catraca menor qdo se pedala pra traz. 

em bikes com o chain stay mais curto... 27,5" , 26" ou até 29" com traseira mais curta..  o problema é mais grave pois o angulo é maior na corrente e pode ser que não tenha solução. 

as alternativas pra reduzir o chain line são colocar os espaçadores entre o pedevela e a coroa,  tirar o espaçador do movimento central do lado da coroa..  ou os dois juntos..  o limitante vai ser a coroa não bater no tubo do chain stay. 

Vai depender muito mais do quadro que vc está usando do que do pedevela em si..  pois se o quadro tiver chain stay curto e mais largo que não permita colocar a coroa mais pro centro do quadro, diminuindo o chain line, não tem mais o que fazer.

Olá Royo, tudo bão!?

O meu quadro é um banshee paradox 29er, e realmente o quadro tem uma traseira bem curta, é praticamente a mesma medida da minha spz 26. Já tava desconfiado que o quadro tbm seria um limitador. 
Para resolver a proximidade da coroa com o quadro providenciei uma coroa de 30t, assim vou ganhar um pouco mais de espaço, vou utilizar tbm as anilhas do movimento central como espaçador para o cassete (o mov. central já está sem anilha nenhuma).
Após isso se não conseguir resolver o problema, vai ficar assim mesmo. Como disse anteriormente, tirando esse incoveniente o grupo é ótimo, passagens precisas e regulagem extremamente fácil.
Quando fiz a instalação só regulei os limites inferior, superior e o espaçamento do câmbio em relação ao cassete, tensionei cabo, prendi e pronto, as marchas entraram perfeitas nem foi necessário a regulagem dos parafusos L e H.
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2015 as 18:32
Pessoal, pra minha surpresa a coroa já chegou. Comprei ontem e chegou hoje por volta das 17:30.
E adivinhem só...consegui resolver todos os problemas com a cora 30t.

Problemas:

1- chainline inadequado na catraca maior;
2- Achei a relação muito pesada com a coroa 32t
3- Achei que o câmbio ficou muito esticado com a coroa 32t.

Assim que vi a coroa já tive uma ótima impressão, pois ela possui uns ressaltos nas furações para permitir que a corrente encaixe 100% na coroa sem que pegue no spider (isso era uma preocupação que eu tinha), com isso já imaginei tbém que não seriam necessário os espaçadores, pois esses mesmos ressaltos empurram a coroa uns mm's para dentro. 
Não perdi tempo, mão na massa e instalei a coroa, e como num passe de mágica tudo funcionou perfeitamente. 
Sai para dár uma volta pelo bairro, subi um morro e girei o pedivela para trás e tudo funcionou perfeito.

Algumas imagens para ilustrar:



Aqui a coroa 30t com os espaçadores que pretendia usar



Essa foto não ficou muito boa mas acho que dá para ver o ressalto na furação



E aqui o câmbio esticado na catraca maior, ainda tô achando meio esticado, mas fiz como recomendado pela shimano. Corrente na catraca maior e na coroa sem passar pelo câmbio, assim que encontrar as duas pontas aumenta dois elos, e eu fiz isso com a coroa de 32t. Então só subistitui a coroa sem mexer na corrente.

É isso aí pessoal, fica a dica pra quem tá querendo um grupo desses.
Coroa 30t é a melhor do mundo hahahaha.

Valeu, abraço a todos!


Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2015 as 23:41
Meu caneco, se com a coroa 30t já ficou esticado assim, imagina esse câmbio com a coroa 32...

Uso 1x10 com pedivela SLX triplo, cassete XT 11-36 + cog 42, fui fazer o teste com a corrente no cog grande, levantei a roda traseira e girei o pedal pra trás, não desceu a corrente.
Nunca testei isso pedalando a bike (até porque nesse cog 42 com a coroa 38 fica tão leve que se pedalar pra trás cai de lado...rsrs), mas assim que der vou testar pra ver se ocorre da corrente descer. 
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 00:27
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:


Nunca testei isso pedalando a bike (até porque nesse cog 42 com a coroa 38 fica tão leve que se pedalar pra trás cai de lado...rsrs), mas assim que der vou testar pra ver se ocorre da corrente descer. 

Poxa, sou muito fraco mesmo.. Ou os colegas do fórum não conhecem subida de verdade LOL
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 02:13

ignorem essa postagem, por favor.

Editado por Bol Gola - 02 Dez 2015 as 05:51
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 09:08
Originalmente postado por MTBRS MTBRS escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:


Nunca testei isso pedalando a bike (até porque nesse cog 42 com a coroa 38 fica tão leve que se pedalar pra trás cai de lado...rsrs), mas assim que der vou testar pra ver se ocorre da corrente descer. 

Poxa, sou muito fraco mesmo.. Ou os colegas do fórum não conhecem subida de verdade LOL

Putz.. tb sou fraco então..  ainda se fosse na coroinha com cog 42.. ou coroa 30..  ( eu to montando com coroa oval 32... mas antes ainda vou testar com pedevela duplo 36-22 e K7 11-42)     mas no coroão 38 dizer q quase cai de lado...  ou o cara ta no nivel WC e pode disputar as olimpiadas pelo Brasil..  ou só anda no plano...   Tongue
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 11:09
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Originalmente postado por MTBRS MTBRS escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:


Nunca testei isso pedalando a bike (até porque nesse cog 42 com a coroa 38 fica tão leve que se pedalar pra trás cai de lado...rsrs), mas assim que der vou testar pra ver se ocorre da corrente descer. 

Poxa, sou muito fraco mesmo.. Ou os colegas do fórum não conhecem subida de verdade LOL

Putz.. tb sou fraco então..  ainda se fosse na coroinha com cog 42.. ou coroa 30..  ( eu to montando com coroa oval 32... mas antes ainda vou testar com pedevela duplo 36-22 e K7 11-42)     mas no coroão 38 dizer q quase cai de lado...  ou o cara ta no nivel WC e pode disputar as olimpiadas pelo Brasil..  ou só anda no plano...   Tongue

22-42 já é demais, né?? LOL Você sente falta de uma mais leve que 22-36? Será que com a 42 não fica leve até demais?? 
To com um pedivela 38/22 e 11-36, mas quando der vou trocar a 38 por 36. E se eu por um cog de 42 vou voltar a coroinha 24, aí fica show.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 11:58
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Originalmente postado por MTBRS MTBRS escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:


Nunca testei isso pedalando a bike (até porque nesse cog 42 com a coroa 38 fica tão leve que se pedalar pra trás cai de lado...rsrs), mas assim que der vou testar pra ver se ocorre da corrente descer. 

Poxa, sou muito fraco mesmo.. Ou os colegas do fórum não conhecem subida de verdade LOL

Putz.. tb sou fraco então..  ainda se fosse na coroinha com cog 42.. ou coroa 30..  ( eu to montando com coroa oval 32... mas antes ainda vou testar com pedevela duplo 36-22 e K7 11-42)     mas no coroão 38 dizer q quase cai de lado...  ou o cara ta no nivel WC e pode disputar as olimpiadas pelo Brasil..  ou só anda no plano...   Tongue


É que é uma bike aro 26, rígida, leve, com ciclista de 68kg e que só anda bem em subidas... por isso a coroa 38T.
Como 38-42 na 26er significa pedalar a 6 ou 7km/h, tem que ser forte a subida pra fazer uso, nessa situação acho que se pedalar pra trás para testar o sistema acho que tomba de lado ou de costas...rsrs

Ah e é óbvio que aqui na região de Curitiba tem algumas subidas fortes, mas nem se compara com as do sul de Minas por exemplo, lá precisaria de uma transmissão mais leve (embora pedalar abaixo de 6km/h acho que prefiro por a bike no lombo e subir correndo que vai mais rápido)
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 14:00
Originalmente postado por MTBRS MTBRS escreveu:

Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Originalmente postado por MTBRS MTBRS escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:


Nunca testei isso pedalando a bike (até porque nesse cog 42 com a coroa 38 fica tão leve que se pedalar pra trás cai de lado...rsrs), mas assim que der vou testar pra ver se ocorre da corrente descer. 

Poxa, sou muito fraco mesmo.. Ou os colegas do fórum não conhecem subida de verdade LOL

Putz.. tb sou fraco então..  ainda se fosse na coroinha com cog 42.. ou coroa 30..  ( eu to montando com coroa oval 32... mas antes ainda vou testar com pedevela duplo 36-22 e K7 11-42)     mas no coroão 38 dizer q quase cai de lado...  ou o cara ta no nivel WC e pode disputar as olimpiadas pelo Brasil..  ou só anda no plano...   Tongue

22-42 já é demais, né?? LOL Você sente falta de uma mais leve que 22-36? Será que com a 42 não fica leve até demais?? 
To com um pedivela 38/22 e 11-36, mas quando der vou trocar a 38 por 36. E se eu por um cog de 42 vou voltar a coroinha 24, aí fica show.

é..  veja bem.... ja pedalei bem mais forte antes... antes de existir sistema 2x10 eu ja usava 2x9 com pedevela 40-26 e K7 11-34 e era dificil usar a coroinha 26..    hj em dia, depois de 2 filhos...  22x36 ta bem pesado... LOL..   

encomendei a coroa Oval 32 mas só chega no natal...  o K7 11-42 ja ta em casa... e tem competição ( MTB 6h ... circuito de 9Km com uma subida curta mas beemm inclinada no começo da volta ) esse sabado... ai acho q vou experimentar o K7 11-42 com o pedevela duplo e coroinha 22 mesmo...  
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 15:13
Alarme falso pessoal!
Ontem no teste deu tudo certo, hoje a tarde fui conferir novamente e a corrente tornou a cair, coloquei as arruelas e não adiantou, continuou caindo.
Tava pensando em usar um espaçador do mov. central atrás do cassete para empurra-lo um pouco mais para fora mas abandonei a ideia, pois com as arruelas empurrando a coroa mais para dentro o chainline inferior estava começando a ficar comprometido, a corrente tava começando a raspar na segunda catraca menor, sem contar que se colocasse o espaçador no cassete provavelmente iria desalinhar o shainline inferior.
Bom...a principio vai ficar assim, mais adiante tento novos testes.
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 15:24
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Meu caneco, se com a coroa 30t já ficou esticado assim, imagina esse câmbio com a coroa 32...

Uso 1x10 com pedivela SLX triplo, cassete XT 11-36 + cog 42, fui fazer o teste com a corrente no cog grande, levantei a roda traseira e girei o pedal pra trás, não desceu a corrente.
Nunca testei isso pedalando a bike (até porque nesse cog 42 com a coroa 38 fica tão leve que se pedalar pra trás cai de lado...rsrs), mas assim que der vou testar pra ver se ocorre da corrente descer. 

Isso é pq o seu cassete apesar de usar cog 42 ele é um cassete de 10v, o meu é um cassete de 11v, o cog maior fica mais para dentro do "cubo" como já disse o Royo.
Veja o link do vídeo que postei, o mecânico compara os dois cassetes e dá para perceber claramente a diferença de tamanho entre os dois. Somando a isso o meu quadro tem a traseira muito curta o que proporciona um ângulo da corrente muito fechado, isso agrava o problema.

Em relação ao câmbio, será que devo acrescentar mais dois elos para diminuir o esticamento, o que acham?

Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 15:29
Originalmente postado por MTBRS MTBRS escreveu:

Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Originalmente postado por MTBRS MTBRS escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:


Nunca testei isso pedalando a bike (até porque nesse cog 42 com a coroa 38 fica tão leve que se pedalar pra trás cai de lado...rsrs), mas assim que der vou testar pra ver se ocorre da corrente descer. 

Poxa, sou muito fraco mesmo.. Ou os colegas do fórum não conhecem subida de verdade LOL

Putz.. tb sou fraco então..  ainda se fosse na coroinha com cog 42.. ou coroa 30..  ( eu to montando com coroa oval 32... mas antes ainda vou testar com pedevela duplo 36-22 e K7 11-42)     mas no coroão 38 dizer q quase cai de lado...  ou o cara ta no nivel WC e pode disputar as olimpiadas pelo Brasil..  ou só anda no plano...   Tongue

22-42 já é demais, né?? LOL Você sente falta de uma mais leve que 22-36? Será que com a 42 não fica leve até demais?? 
To com um pedivela 38/22 e 11-36, mas quando der vou trocar a 38 por 36. E se eu por um cog de 42 vou voltar a coroinha 24, aí fica show.

O pessoal tá bruto mesmo rsrsrs.
Eu achei que a relação ficou pesada com a coroa 32 e cassete 11-40, por isso coloquei uma 30, aparentemente a relação melhorou mas ainda não testei na trilha, assim que testar posto aqui as opiniões.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 16:52
Originalmente postado por rogevc rogevc escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Meu caneco, se com a coroa 30t já ficou esticado assim, imagina esse câmbio com a coroa 32...

Uso 1x10 com pedivela SLX triplo, cassete XT 11-36 + cog 42, fui fazer o teste com a corrente no cog grande, levantei a roda traseira e girei o pedal pra trás, não desceu a corrente.
Nunca testei isso pedalando a bike (até porque nesse cog 42 com a coroa 38 fica tão leve que se pedalar pra trás cai de lado...rsrs), mas assim que der vou testar pra ver se ocorre da corrente descer. 

Isso é pq o seu cassete apesar de usar cog 42 ele é um cassete de 10v, o meu é um cassete de 11v, o cog maior fica mais para dentro do "cubo" como já disse o Royo.
Veja o link do vídeo que postei, o mecânico compara os dois cassetes e dá para perceber claramente a diferença de tamanho entre os dois. Somando a isso o meu quadro tem a traseira muito curta o que proporciona um ângulo da corrente muito fechado, isso agrava o problema.

Em relação ao câmbio, será que devo acrescentar mais dois elos para diminuir o esticamento, o que acham?


Pela foto q vc postou, o cambio ta na condição normal de "esticamento". 

e pelo q entendi, vc fez o procedimento de passar a corrente pela maior catraca e pela coroa e adicionar 2 elos com a coroa 32 e não mexeu na corrente qdo passou da coroa 32 pra 30..   é isso mesmo?

se for.. a corrente não precisa adicionar nada..   teria é q diminuir alguns elos pois agora a coroa é menor..   mas se não ta ficando folgada a corrente qto ta na catraca menor..  talvez não precise mexer. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 16:57
Coloque duas fotos de perfil da relação, uma com a corrente na catraca menor e outra na maior. Mas aparentemente por usar coroa 30 agora eu não mexeria em mais nada.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 18:49
Pois é, estava bem a fim de investir no XT M8000 mas depois deste fato da corrente descer 1 ou 2 cogs ao girar para trás, vou aguardar mais notícias.

Quanto a questão 1 x 11v, realmente é bem crítico a escolha da coroa e pelo visto é bom ter um jogo de coroas (30, 32 e 34) conforme a situação.

Aqui em Floripa tem uma subida animal de 0,9 km com 199 m de ganho de elevação (21%) e precisa de uma relação leve para encarar. Eu uso coroas 38-22 com cassete 11-34 mas uma relação mais leve ajudaria bastante.

https://www.strava.com/activities/319860600/segments/7556048886

Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 19:11
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Pois é, estava bem a fim de investir no XT M8000 mas depois deste fato da corrente descer 1 ou 2 cogs ao girar para trás, vou aguardar mais notícias.

Quanto a questão 1 x 11v, realmente é bem crítico a escolha da coroa e pelo visto é bom ter um jogo de coroas (30, 32 e 34) conforme a situação.

Aqui em Floripa tem uma subida animal de 0,9 km com 199 m de ganho de elevação (21%) e precisa de uma relação leve para encarar. Eu uso coroas 38-22 com cassete 11-34 mas uma relação mais leve ajudaria bastante.

https://www.strava.com/activities/319860600/segments/7556048886


se com 22x34 ja ta dificil..  de 1x11v só vai piorar..  pois mesmo com coroa 30 e K7 42 ainda vai ser mais pesado que a atual 22x34.. 

pra empatar na marcha mais leve.. com a 22x34   vc precisaria de uma coroa 27 dentes. 

mas ai vai perder muito em velocidade final , pois 27x11 seria bem perto de uma relação 38x15..  um pouco mais leve na verdade..   

Com relação 27x11 e cadencia de 100rpm numa bike 29" vc vai estar a 34Km/h..   na relação 38x15 com a mesma cadencia , vc estaria a 35,1km/h..      e na 38x11 a 100rpm estaria a 47,9Km/h..     praticamente 14Km/h a menos.   é bastante grande a diferença. 

ou seja..  pra conseguir a mesma marcha mais leve, vc vai perder as marchas mais pesadas que vc tem hj. 

pra conseguir uma marcha mais leve sem perder velocidade final..  só trocando o K7 11-34 por um 11x36 sem trocar o pedevela....   

Ou apela logo de vez e faz o q eu to pensando em fazer..  pedevela duplo 38-22 e K7 11-42...     Big smile
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 19:25
Originalmente postado por rogevc rogevc escreveu:


Isso é pq o seu cassete apesar de usar cog 42 ele é um cassete de 10v, o meu é um cassete de 11v, o cog maior fica mais para dentro do "cubo" como já disse o Royo.
Veja o link do vídeo que postei, o mecânico compara os dois cassetes e dá para perceber claramente a diferença de tamanho entre os dois. Somando a isso o meu quadro tem a traseira muito curta o que proporciona um ângulo da corrente muito fechado, isso agrava o problema.

Em relação ao câmbio, será que devo acrescentar mais dois elos para diminuir o esticamento, o que acham?



Ah sim, faz sentido. A medida que o cassete vai ficando mais "largo", acertar o chainline fica mais difícil. A medida que tenta acertar a corrente pra ficar melhor no cog maior, acabará piorando quando estiver no cog 11T.
Mas assim, pedalando pra frente a corrente não desce do 42T pro 36T né? Se ficar firme no 42T eu deixaria assim mesmo.
Ah e seu quadro é HT ou full?


Editado por Jagwire - 02 Dez 2015 as 19:25
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 20:04
no sram xx1 acontece isso? 

sera que os dentes da cassete curtos demais (erro de projeto)?
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 21:09
[/QUOTE]
Pela foto q vc postou, o cambio ta na condição normal de "esticamento". 

e pelo q entendi, vc fez o procedimento de passar a corrente pela maior catraca e pela coroa e adicionar 2 elos com a coroa 32 e não mexeu na corrente qdo passou da coroa 32 pra 30..   é isso mesmo?

se for.. a corrente não precisa adicionar nada..   teria é q diminuir alguns elos pois agora a coroa é menor..   mas se não ta ficando folgada a corrente qto ta na catraca menor..  talvez não precise mexer. 
[/QUOTE]

Foi exatamente isso que eu fiz, mesmo assim tava achando muito esticado então resolvi adicionar mais dois elos pra ver como ficava.
A pedido do nosso amigo Bol Gola seguem duas fotos essas já estão com os dois elos adicionados.

P.S. Entendo dois elos como um elo macho e um elo fêmea, formando um conjunto articulado.



Esticado



Encolhido

O que acham, deixo assim ou retiro os dois elos e volto para a configuração da primeira foto que postei?

Abrç.
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 21:37
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Pois é, estava bem a fim de investir no XT M8000 mas depois deste fato da corrente descer 1 ou 2 cogs ao girar para trás, vou aguardar mais notícias.

Quanto a questão 1 x 11v, realmente é bem crítico a escolha da coroa e pelo visto é bom ter um jogo de coroas (30, 32 e 34) conforme a situação.

Aqui em Floripa tem uma subida animal de 0,9 km com 199 m de ganho de elevação (21%) e precisa de uma relação leve para encarar. Eu uso coroas 38-22 com cassete 11-34 mas uma relação mais leve ajudaria bastante.

https://www.strava.com/activities/319860600/segments/7556048886


se com 22x34 ja ta dificil..  de 1x11v só vai piorar..  pois mesmo com coroa 30 e K7 42 ainda vai ser mais pesado que a atual 22x34.. 

pra empatar na marcha mais leve.. com a 22x34   vc precisaria de uma coroa 27 dentes. 

mas ai vai perder muito em velocidade final , pois 27x11 seria bem perto de uma relação 38x15..  um pouco mais leve na verdade..   

Com relação 27x11 e cadencia de 100rpm numa bike 29" vc vai estar a 34Km/h..   na relação 38x15 com a mesma cadencia , vc estaria a 35,1km/h..      e na 38x11 a 100rpm estaria a 47,9Km/h..     praticamente 14Km/h a menos.   é bastante grande a diferença. 

ou seja..  pra conseguir a mesma marcha mais leve, vc vai perder as marchas mais pesadas que vc tem hj. 

pra conseguir uma marcha mais leve sem perder velocidade final..  só trocando o K7 11-34 por um 11x36 sem trocar o pedevela....   

Ou apela logo de vez e faz o q eu to pensando em fazer..  pedevela duplo 38-22 e K7 11-42...     Big smile

furukawa, em um dos links que o Bol Gola postou o pessoal que fez o teste no XT 8000 relatam o mesmo problema, mas eles fazem uma observação em relação ao chainstay curto da bike e a minha tem a traseira bem curta (428 à 430mm), é praticamente a mesma distância da minha bike 26, creio que seja por isso que ocorra o problema. 
Concordo com o Royo quando ele disse que tem muito mais a ver com o quadro do que com o grupo ou o próprio pedivela.

Em relação a relação, antes de montar essa bike eu estava rodando com minha bike 26 usando somente a coroa do meio de 32t e cassete 11-34 já para me adaptar, tava conseguindo subir as subidas fazendo um pouco mais de força. 
Achei que com uma coroa 32t e relação 11-40 conseguiria rodar tranquilo, mas agora se trata de uma bike 29er e assim que fui dár umas voltas para testar, senti de cara o peso das rodas 29 e tratei logo de comprar uma coroa 30t. Aparentemente a relação melhorou mas ainda não peguei nenhuma subida boa pra testar realmente.
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 21:43
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Originalmente postado por rogevc rogevc escreveu:


Isso é pq o seu cassete apesar de usar cog 42 ele é um cassete de 10v, o meu é um cassete de 11v, o cog maior fica mais para dentro do "cubo" como já disse o Royo.
Veja o link do vídeo que postei, o mecânico compara os dois cassetes e dá para perceber claramente a diferença de tamanho entre os dois. Somando a isso o meu quadro tem a traseira muito curta o que proporciona um ângulo da corrente muito fechado, isso agrava o problema.

Em relação ao câmbio, será que devo acrescentar mais dois elos para diminuir o esticamento, o que acham?



Ah sim, faz sentido. A medida que o cassete vai ficando mais "largo", acertar o chainline fica mais difícil. A medida que tenta acertar a corrente pra ficar melhor no cog maior, acabará piorando quando estiver no cog 11T.
Mas assim, pedalando pra frente a corrente não desce do 42T pro 36T né? Se ficar firme no 42T eu deixaria assim mesmo.
Ah e seu quadro é HT ou full?

Pra frente é só alegria, tudo funciona perfeito, as marchas entram perfeitamente e a corrente não cai de jeito nenhum, e isso de cair a corrente é só no cog 40 no 35 pode girar o pedal pra tráz avontade que não cai.
Minha bike é HT com a traseira bem curta.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2015 as 10:51
Originalmente postado por rogevc rogevc escreveu:

Pela foto q vc postou, o cambio ta na condição normal de "esticamento". 

e pelo q entendi, vc fez o procedimento de passar a corrente pela maior catraca e pela coroa e adicionar 2 elos com a coroa 32 e não mexeu na corrente qdo passou da coroa 32 pra 30..   é isso mesmo?

se for.. a corrente não precisa adicionar nada..   teria é q diminuir alguns elos pois agora a coroa é menor..   mas se não ta ficando folgada a corrente qto ta na catraca menor..  talvez não precise mexer. 
[/QUOTE]

Foi exatamente isso que eu fiz, mesmo assim tava achando muito esticado então resolvi adicionar mais dois elos pra ver como ficava.
A pedido do nosso amigo Bol Gola seguem duas fotos essas já estão com os dois elos adicionados.

P.S. Entendo dois elos como um elo macho e um elo fêmea, formando um conjunto articulado.



Esticado



Encolhido

O que acham, deixo assim ou retiro os dois elos e volto para a configuração da primeira foto que postei?

Abrç.
[/QUOTE]

Eu acho q estava melhor antes...  

Seu cambo é o Type-2 ( com a chave pra travar o movimento do cage ) né?

se for..  ai faça um teste e veja se não ta bantedo a corrente no quadro nos trechos de descidas com buracos com a corrente na catraca menor...   se não bater muito..  não precisa mexer. 

se fosse o cambio sem a trava, ai indicaria retirar os elos q vc adiconou, pois na marcha menor  ja ta quase no limite da capacidade do cambio de esticar a corrente..  praticamente certeza q vai ficar batendo corrente no quadro nas descidas esburacadas. 


MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2015 as 18:26
Pelo que lembro dos manuais Shimano, mandava colocar 2 elos a mais nos sistemas com 3 coroas que era raro usar cruzado grande com grande e 4 elos em sistema 2 coroas onde se usa grande com grande direto. De 1 coroa só da Shimano nunca li, mas da Sram falam em 4 elos também. Sempre usei assim, mas parei e hoje faço o contrário. Coloco na coroa menor (ou única) e no pinhão menor com a corrente grande que chega a raspar nela mesma e no câmbio e vou tirando até não raspar mais. Assim em vez de ficar com a menor possível, eu fico com a maior possível. Fica uns g mais pesado, mas com a vantagem de câmbio mais folgado. Tudo bem que a corrente não fica tão tensionada também. Mas a maior vantagem é se a corrente quebrar, eu poder ir sempre tirando elos e remontando e ainda assim nunca vai ficar curta demais para usar coroa grande e pinhão grande.
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2015 as 19:28
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Originalmente postado por rogevc rogevc escreveu:

Pela foto q vc postou, o cambio ta na condição normal de "esticamento". 

e pelo q entendi, vc fez o procedimento de passar a corrente pela maior catraca e pela coroa e adicionar 2 elos com a coroa 32 e não mexeu na corrente qdo passou da coroa 32 pra 30..   é isso mesmo?

se for.. a corrente não precisa adicionar nada..   teria é q diminuir alguns elos pois agora a coroa é menor..   mas se não ta ficando folgada a corrente qto ta na catraca menor..  talvez não precise mexer. 

Foi exatamente isso que eu fiz, mesmo assim tava achando muito esticado então resolvi adicionar mais dois elos pra ver como ficava.
A pedido do nosso amigo Bol Gola seguem duas fotos essas já estão com os dois elos adicionados.

P.S. Entendo dois elos como um elo macho e um elo fêmea, formando um conjunto articulado.



Esticado



Encolhido

O que acham, deixo assim ou retiro os dois elos e volto para a configuração da primeira foto que postei?

Abrç.
[/QUOTE]

Eu acho q estava melhor antes...  

Seu cambo é o Type-2 ( com a chave pra travar o movimento do cage ) né?

se for..  ai faça um teste e veja se não ta bantedo a corrente no quadro nos trechos de descidas com buracos com a corrente na catraca menor...   se não bater muito..  não precisa mexer. 

se fosse o cambio sem a trava, ai indicaria retirar os elos q vc adiconou, pois na marcha menor  ja ta quase no limite da capacidade do cambio de esticar a corrente..  praticamente certeza q vai ficar batendo corrente no quadro nas descidas esburacadas. 


[/QUOTE]

Já removi os dois elos mesmo sem testar, tbm achei que iria bater a corrente. E afinal agora estou com coroa de 30 ao invés de 32, acho que não terei problemas.
Agora só mecho em alguma coisa depois de testar a bike na trilha e se achar que seja necessário.

Valeu pela força pessoal!
Abrç a todos.
Voltar ao Topo
Orlando Junior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2013
Tamandaré - PE
Offline
Mensagens:100
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Orlando Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 12:09
Cara estou cada vez mais afim de usar 1x10 ou 1x11, seu post está me ajudando bastante tirando muitas duvidas, muito obrigado!!!
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 17:51
Originalmente postado por Orlando Junior Orlando Junior escreveu:

Cara estou cada vez mais afim de usar 1x10 ou 1x11, seu post está me ajudando bastante tirando muitas duvidas, muito obrigado!!!

Thumbs Up...estamos aqui pra isso!

Abrç.
Voltar ao Topo
PEZZIN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2012
Anchieta - ES
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PEZZIN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2015 as 20:44
Essa semana montei o kit de 11v com coroa de 34T.
E infelizmente, o problema relatado pelo rogevc, também esta acontecendo na minha bike. Tentei tudo que era possível com o que eu tinha, mas sem sucesso.
Assim como o relatado, pra frente, ficou tudo perfeito.

Segue imagem da minha para comparar o quanto o cambio está esticando, sendo que só tirei um elo, ou macho, para que o link desse.

All Mountain - Mirando pra cima pq o alvo é para baixo!!!
Ibis Mojo HD 160mm 11v
Scott Scale 60
Fuji Roubaix 3.0
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2015 as 23:00
Mesmo usando espaçador na coroa, Pezzin? Qual o chainline do Shimano XTR M980 2v? Você já viu que o chainline do novo Shimano M8000 é 50,4mm e alguns fabricantes de coroas oferecem seus modelos já mudando o chainline para 49mm para corrigir esse erro da Shimano? Esse foi um dos motivos que me fez optar pela coroa da OneUp. Veja a descrição deles no anúncio da coroa que comprei:

"Perfect chainline 49mm (corrected from stock 50.4mm) for a quieter drivetrain with improved chain wear and best drop performance."


http://int.oneupcomponents.com/collections/chainrings-1/products/xt-m8000-chainrings?variant=4748453251


Esse seu pedivela é BCD 104, né? Olha o que falam das coroas 104 deles:

"Perfect chainline with 2mm Shims included with 32T and 34T rings (30T rings have built in offset). For a quieter drivetrain with improved chain wear and best drop performance."


http://int.oneupcomponents.com/collections/chainrings-1/products/narrow-wide-chainrings-104-bcd?variant=1268496879

Ou seja, na coroa padrão BCD 104 eles fornecem junto os espaçadores de 2mm para uma correta chainline. Faça isso e adicione espaçadores de 2mm na sua coroa que talvez resolva o problema. E quanto a corrente, posso estar errado, mas teria de tirar mais um elo aí Wink


Editado por Bol Gola - 12 Dez 2015 as 23:04
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2015 as 00:12
Pessoal, finalmente consegui rodar com a bike na trilha nesse domingo.
Tudo ok, não tive problema algun apesar desse incoveniente. Acho que conforme a corrente for relaxando ela vai assentar melhor no cassete. Me parece que não é sempre que ela cai, algumas vezes giro o pedal para trás (com a mão mesmo) só para testar, e a corrente se comporta muito bem. Bom, vai entender né...
Em relação a usar uma coroa só, no começo é tranquilo, vc está descansado e consegue encarar as subidas, mas se for uma trilha longa e com subidas pesadas acho que mais uma coroa cairia muito bem. Eu fiquei pregado, não pensava duas vezes em empurrar a bike rsrsrs, isso no meu caso, pode ser tbm pela falta de costume com as rodas 29er, essa é minha primeira e ainda estou me adaptando.
Acho que uma pessoa com um preparo físico um pouco melhor consegue encarar.
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2015 as 00:22
Originalmente postado por PEZZIN PEZZIN escreveu:

Essa semana montei o kit de 11v com coroa de 34T.
E infelizmente, o problema relatado pelo rogevc, também esta acontecendo na minha bike. Tentei tudo que era possível com o que eu tinha, mas sem sucesso.
Assim como o relatado, pra frente, ficou tudo perfeito.

Segue imagem da minha para comparar o quanto o cambio está esticando, sendo que só tirei um elo, ou macho, para que o link desse.


Olá PEZZIN, tudo bom!?
Cara, cê tá bruto heim rsrsrs. 1x11 com coroa 34...eu coloque uma 32 e troquei em seguida por uma 30 por ter achado a relação pesada demais.
Apesar desse problema do chainline não tive problema algum, o grupo funcionou que é uma beleza.
Essa sua Ibis é 26, 27.5 ou 29? Vc poderia fazer a gentileza de medir a distância do eixo traseiro até o eixo do mov. central e postar pra gente poder analisar? Acho que esse problema está mais relacionado com bikes de traseira curta do q propriamente um problema do grupo em si.
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2015 as 00:39
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Mesmo usando espaçador na coroa, Pezzin? Qual o chainline do Shimano XTR M980 2v? Você já viu que o chainline do novo Shimano M8000 é 50,4mm e alguns fabricantes de coroas oferecem seus modelos já mudando o chainline para 49mm para corrigir esse erro da Shimano? Esse foi um dos motivos que me fez optar pela coroa da OneUp. Veja a descrição deles no anúncio da coroa que comprei:

"Perfect chainline 49mm (corrected from stock 50.4mm) for a quieter drivetrain with improved chain wear and best drop performance."


http://int.oneupcomponents.com/collections/chainrings-1/products/xt-m8000-chainrings?variant=4748453251


Esse seu pedivela é BCD 104, né? Olha o que falam das coroas 104 deles:

"Perfect chainline with 2mm Shims included with 32T and 34T rings (30T rings have built in offset). For a quieter drivetrain with improved chain wear and best drop performance."


http://int.oneupcomponents.com/collections/chainrings-1/products/narrow-wide-chainrings-104-bcd?variant=1268496879

Ou seja, na coroa padrão BCD 104 eles fornecem junto os espaçadores de 2mm para uma correta chainline. Faça isso e adicione espaçadores de 2mm na sua coroa que talvez resolva o problema. E quanto a corrente, posso estar errado, mas teria de tirar mais um elo aí Wink

Olá Bol Gola!

Lendo a tua resposta resolvi conferir o chainline. Olha, aparentemente tá menor que 49mm, digo aparentemente pq medi com uma regua mesmo, o ideal seria medir com um paquimetro, mas é quase certeza de que está menor que 49mm.
É por isso que cada vez mais eu concordo com o que o Royo respondeu e com que o pessoal que fez o teste relatou, de que o problema está mais relacionado com bikes com traseira curta do que um erro de projeto no grupo.
E a medida que vc coloca a coroa mais para dentro, vc pode até corrigir o chainline superior mas vai comprometer o chainline inferior. 
A medida que vc tem uma distância maior entre o eixo traseiro e o eixo do mov. central vc consegue um ângulo mais favorável para a corrente.
 


Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2015 as 16:22
Eu mudei de 2 x 9v para o 2 x 11v:

http://www.pedal.com.br/forum/upgrade-2-x-9v-para-2-x-11v_topic84899.html

No meu caso, medi o chainline com paquímetro e deu aproximadamente 48,8 mm. Ao girar o pedivela para trás, a corrente chega a descer 2 cogs do cassete 11-42.
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2015 as 20:45
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Eu mudei de 2 x 9v para o 2 x 11v:

http://www.pedal.com.br/forum/upgrade-2-x-9v-para-2-x-11v_topic84899.html

No meu caso, medi o chainline com paquímetro e deu aproximadamente 48,8 mm. Ao girar o pedivela para trás, a corrente chega a descer 2 cogs do cassete 11-42.

Fala furukawa, blza!?

Isso acontece quando a corrente está na coroa maior ou menor?
E a tua bike, tem a traseira curta?
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2015 as 23:11
Tudo jóia rogevc!

A corrente cai até 2 cogs ao girar o pedivela para trás quando uso a coroa maior de 36.

A minha bike usa rodas de 29" com quadro SPZ Carve 2012, o comprimento do chainstay é de 442 mm.
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2015 as 00:46
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Tudo jóia rogevc!

A corrente cai até 2 cogs ao girar o pedivela para trás quando uso a coroa maior de 36.

A minha bike usa rodas de 29" com quadro SPZ Carve 2012, o comprimento do chainstay é de 442 mm.

É rapaz...isso tá um mistério danado, pois o seu chainstay é mais longo que o meu. O chainstay da minha bike tem cerca de 430mm e só cai 1 cog. Já testou ela na trilha para ver o comportamento?
Fico imaginando se com o conjunto original do grupo (coroa/pedivela) esse problema também ocorra.
E será que uma bike com caixa central de 68mm ajudaria a resolver o problema? A minha tem a caixa com 73mm.

Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2015 as 07:38
sim..  com central de 68mm vc consegue deixar a coroa ainda mais perto da linha de centro da bike e com isso mais perto do maior COG. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 4>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X