Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Corrente raspando deore 20v
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Corrente raspando deore 20v

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Corrente raspando deore 20v
    Postado: 22 Nov 2015 as 03:58
Pessoal, troquei minha relação que era de 27v, por um grupo deore de 20v m610, troquei absolutamente tudo, não houve nenhuma "gambiarra".
Pois bem, notei que quando uso pinhão de 11d com coroa de 24d a corrente raspa muito pouco no câmbio dianteiro.
Se uso pinhão de 36d com coroa de 38d a corrente também raspa.
Ela somente raspa nessas condições de uso.
Sei que nunca vou usar a relação nessas marchas, mas o fato de ficar raspando estou preocupado pois acredito que não deveria raspar pois o grupo todo foi comprado completo havendo 100% de compatibilidade.
A troca de marchas está perfeita, todas elas, e silenciosa, entra na hora, que acionado no passador
É normal isso de raspar ou devo pedir que o mecânico regule novamente?
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2015 as 04:16
Qual o sentido de pedalar cruzando tanto a corrente? Divida a metade do cassete para uma coroa e a outra metade para a coroa seguinte. Desconfio que no sistema de 20v o braço desviador do câmbio dianteiro seja mais estreito. Não é nessa peça que a corrente está raspando?
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2015 as 12:16

Bol Gola, desculpe, eu não fui claro, eu noa estou pedalando dessa forma, eu notei isso quando coloquei a bike de ponta cabeça para ver se todas as marchas estavam entrando depois que peguei a bike na bicicletaria.

 

Sim, a corrente raspa dentro da guia da corrente, se uso o pinhão de 11d com a coroa de 24d a corrente raspa do lado direito dentro da guia, se uso o pinhão de 36d com a coroa 38d ela raspa do lado esquerdo dentro da guia.

Só gostaria de saber se isso e normal visto que o grupo e 100% compatível, para não ter que voltar à toa na bicicletaria.

Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2015 as 15:41
Cara, se é normal não sei, mas seu relato não é o primeiro porque lembro de ter lido caso semelhante de gente que usa grupo 20v. Só não vou poder ajudar porque não sei mesmo Wink
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2015 as 19:52

É bom saber exatamente o modelo do câmbio dianteiro.

Eu uso os Shimanos SLX M667 e XT M785 e não tenho problema da corrente raspar no guia de corrente.

Creio que você tenha que levar num mecânico para desmontar e recolocar no lugar certo pois acho que está alto e/ou torto.
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2015 as 23:26
O câmbio é o FD-M616B. Vou levar no mecanico, fiz um passeio de 20 km agora pouco para testar melhor e a corrente escapou 3 vezes quando passei a marcha da coroa de 38 para 24, foi como se a corrente estivesse com muita tensão e na hora de descer da coroa maior para menor ela desceu com força, como se fosse uma estilingada da corrente.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 15:43
O DEORE raspa um pouco.
Os XT e XTR não raspam. 
Os SLX eu não sei dizer mas creio que não também.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 16:44
Relação de 20v pode ser usada em qualquer relação de marchas..   o cruzamento da corrente é menor e não tem o mesmo problema de uma relação com 03 coroas..  

esse é o ponto de vantagem das 20v..   vc realmente usa todas as 20v...  não é como nas 27v q vc não pode usar as marchas dos extremos devido ao cruzamento de corrente. 

mas preste atenção q o cambio dianteiro tem limite de tamanho de coroa q pode ser usado e tb tem o ajuste corret do chain line...   se estiver tudo ajustado corrretamente, não é pra raspar nem qdo se uso marcha cruzada. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
S.Q.N. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2015
Paraná
Offline
Mensagens:317
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar S.Q.N. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 17:12
Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

O câmbio é o FD-M616B. Vou levar no mecanico, fiz um passeio de 20 km agora pouco para testar melhor e a corrente escapou 3 vezes quando passei a marcha da coroa de 38 para 24, foi como se a corrente estivesse com muita tensão e na hora de descer da coroa maior para menor ela desceu com força, como se fosse uma estilingada da corrente.

Cambio com abraçadeira alta tem mola mais forte e dá essa “estilingada” que vc falou. Eu prefiro usar abraçadeira baixa, pois as trocas ficam mais macias e o peso é um pouco menor. Abraçadeira alta tbm tem suas vantagens, mas não vem ao caso mencionar, pois pra isso já tem tópico específico...

O cambio dianteiro é bem chato de regular, pois, além dos limitadores (parafusos) ele tem regulagem de altura e pode ser necessário ir pra frente ou pra trás girando no eixo do quadro. Ele não foi feito pra raspar, mas pra achar a regulagem ideal é bem complicado mesmo, só pedalando e sentindo onde pega pra realizar os ajustes finos. 

Voltar ao Topo
TITA2015 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Fev 2015
MINAS GERAIS
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TITA2015 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2015 as 09:25
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Relação de 20v pode ser usada em qualquer relação de marchas..   o cruzamento da corrente é menor e não tem o mesmo problema de uma relação com 03 coroas..  

esse é o ponto de vantagem das 20v..   vc realmente usa todas as 20v...  não é como nas 27v q vc não pode usar as marchas dos extremos devido ao cruzamento de corrente. 

mas preste atenção q o cambio dianteiro tem limite de tamanho de coroa q pode ser usado e tb tem o ajuste corret do chain line...   se estiver tudo ajustado corrretamente, não é pra raspar nem qdo se uso marcha cruzada. 


Royo tambem acha isso,  que 20v seria usado em todas as marchas, mais estou com um deore de 20v que na coroa grande posso sim usar as 10v, mais na coroinha os 3 primeiros pinhoes menores nao posso, a corrente fica folgada demais ao ponto de ficar um ""colo"" de uns 5cm entre esticada,  o que faz bater, cair corrente, e nao funciona.  será que o meu quadro é mais curto entre o eixo da roda traseira e o movimento central? mais se sim quando usar coroao e pinhao grande o cambio traseiro nao vai ter curso e ficar totalmente pra frente.

Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2015 as 12:46
Originalmente postado por S.Q.N. S.Q.N. escreveu:

Cambio com abraçadeira alta tem mola mais forte e dá essa “estilingada” que vc falou. Eu prefiro usar abraçadeira baixa, pois as trocas ficam mais macias e o peso é um pouco menor. Abraçadeira alta tbm tem suas vantagens, mas não vem ao caso mencionar, pois pra isso já tem tópico específico...

O cambio dianteiro é bem chato de regular, pois, além dos limitadores (parafusos) ele tem regulagem de altura e pode ser necessário ir pra frente ou pra trás girando no eixo do quadro. Ele não foi feito pra raspar, mas pra achar a regulagem ideal é bem complicado mesmo, só pedalando e sentindo onde pega pra realizar os ajustes finos. 


Estive lendo a respeito das abraçadeiras do cambio, porém nada que justifique a troca, já que nao esbarrou na juncao dos tubos e nem nos rebites da caramanhola, vou permanecer com ele, sábado voltarei no mecânico e vou explicar o que está acontecendo e pedir para regular novamente.


Originalmente postado por TITA2015 TITA2015 escreveu:


Royo tambem acha isso,  que 20v seria usado em todas as marchas, mais estou com um deore de 20v que na coroa grande posso sim usar as 10v, mais na coroinha os 3 primeiros pinhoes menores nao posso, a corrente fica folgada demais ao ponto de ficar um ""colo"" de uns 5cm entre esticada,  o que faz bater, cair corrente, e nao funciona.  será que o meu quadro é mais curto entre o eixo da roda traseira e o movimento central? mais se sim quando usar coroao e pinhao grande o cambio traseiro nao vai ter curso e ficar totalmente pra frente.


Pelo pouco que andei com a relacao de 20V, nao notei nenhuma "barriga" na corrente, sempre ficou muito bem tensionada em qualquer pinhao x coroa e isso nem estou  usando a trava do cambio.

Está usando cambio traseiro com cage medio ou longo? POis vi um relato no blog do Adil onde o mesmo sugeria (nao obrigatório) usar o cambio de cage medio, ele até fez um calculo.

Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2015 as 13:08
Uso o cambio dianteiro deore e posso cruzar a vontade que não raspa, depois que regulei, porque veio da loja raspando..
Pode ser bem simples a solução. Coloque na coroa grande e na maior pinha, então dê meia volta no parafuso H do cambio e veja se continua pegando, se sim, aperte mais. Caso comece a pegar quando estiver na pinha menor, solte um pouco o parafuso até achar o equilibrio.
Na coroa menor a mesma coisa, aperte um pouco o parafuso L até parar de pegar quando estiver na 11 e no ponto que ainda não pegue quando estiver na 36.

Pode cruzar todas no coroão, sem problemas. Mas tome cuidado quando tiver na coroinha, pois nas menores pinhas costuma ficar bem solta a corrente.


Editado por MTBRS - 24 Nov 2015 as 13:09
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2015 as 13:12
Originalmente postado por TITA2015 TITA2015 escreveu:

Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Relação de 20v pode ser usada em qualquer relação de marchas..   o cruzamento da corrente é menor e não tem o mesmo problema de uma relação com 03 coroas..  

esse é o ponto de vantagem das 20v..   vc realmente usa todas as 20v...  não é como nas 27v q vc não pode usar as marchas dos extremos devido ao cruzamento de corrente. 

mas preste atenção q o cambio dianteiro tem limite de tamanho de coroa q pode ser usado e tb tem o ajuste corret do chain line...   se estiver tudo ajustado corrretamente, não é pra raspar nem qdo se uso marcha cruzada. 


Royo tambem acha isso,  que 20v seria usado em todas as marchas, mais estou com um deore de 20v que na coroa grande posso sim usar as 10v, mais na coroinha os 3 primeiros pinhoes menores nao posso, a corrente fica folgada demais ao ponto de ficar um ""colo"" de uns 5cm entre esticada,  o que faz bater, cair corrente, e nao funciona.  será que o meu quadro é mais curto entre o eixo da roda traseira e o movimento central? mais se sim quando usar coroao e pinhao grande o cambio traseiro nao vai ter curso e ficar totalmente pra frente.


Sua corrente está muito comprida.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2015 as 13:34
exato..   corrente deve estar comprida...    qdo comprei a minha bike atual ela veio com esse problema tb..  

foi so deixar a corrente no tamanho certo q da pra usar todas as marchas sem q fique folgado na coroinha e catraca menor. 


ou outra possibilidade é vc estar usando um cambio com cage curto que não tem a capacidade de absorver a variação de dentes da maior marcha ( coroa maior e catraca maioir - coroa menore e catraca menor) ..   
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2015 as 00:05
Muito obrigado a todos, problema resolvido, levei na Bicicletária e foi regulado novamente, sem raspar em nenhuma das coroas x pinhão, foi muito rápido, muito bom usar 20 velocidades, uso a maior parte do tempo a coroa grande, subidas íngremes ainda apelo para acordos de 24 dentes.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2015 as 13:14
Desculpe só agora percebi que o sistema que citou usa coroa dupla e não tripla.
Neste caso não devia raspar.
Verifique se o câmbio dianteiro não é para 3 velocidades a gaiola dele é diferente e não pode ser usado em sistemas de 2 coroas.
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2015 as 13:44
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Desculpe só agora percebi que o sistema que citou usa coroa dupla e não tripla.
Neste caso não devia raspar.
Verifique se o câmbio dianteiro não é para 3 velocidades a gaiola dele é diferente e não pode ser usado em sistemas de 2 coroas.


Obrigado pela ajuda, mas já está tudo regulado e funcionando perfeitamente bem, o grupo foi comprado completo.
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2015 as 14:11
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Verifique se o câmbio dianteiro não é para 3 velocidades a gaiola dele é diferente e não pode ser usado em sistemas de 2 coroas.

Eu uso cambio e trocador de 3 velocidades em duas coroas e funciona perfeito.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 15:35
Originalmente postado por MTBRS MTBRS escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:

Verifique se o câmbio dianteiro não é para 3 velocidades a gaiola dele é diferente e não pode ser usado em sistemas de 2 coroas.

Eu uso cambio e trocador de 3 velocidades em duas coroas e funciona perfeito.

Te falo com toda certeza não funciona não.

Testa o câmbio de 2 coroas e vai ver o quanto esta enganado.

A gaiola do de 3 velocidade é diferente e tem reentrâncias preparadas (para a distância a partir do centro das coroas) para as 3 coroas. 

Nos de 2 as reentrâncias são em posição diferentes dado a diferença do tamanho dos pratos e sua distância a partir do centro do movimento central.

A diferença se dá na subida de coroa em carga fica muito ruim o que te faz forçar demais o passador ou ter que aliviar demais o giro para mudança ficar boa.

Já testei isto em Deore e XT fica ruim quando comparado ao câmbio correto.

Quanto ao passador não tem problemas e alguns vem com um regulador para uso de 2x10 e 3x10.

Abraço   
Voltar ao Topo
PHMessias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Abr 2010
Minas Gerais
Offline
Mensagens:371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PHMessias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2017 as 11:11
Alguém de vcs sabe dizer se uma coroa SLX 38Dentes modelo AK, que teoricamente é feita para funcionar com uma de 26 dentes,  funciona com uma coroa pequena de 24 dentes?
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2017 as 11:27
Se o câmbio dianteiro (e traseiro) tiverem alcance pra isso, não vai ter problema algum.

O dianteiro, porque o braço precisa ter altura suficiente para levar a corrente até às coroas sem ficar raspando (embaixo ou em cima). O traseiro porque o braço precisa ter alcance suficiente para esticar a corrente mesmo com o uso de uma coroa menor, já que na menor coroa a corrente folga mais.

Verificado isso, vai funcionar sem problemas.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2017 as 20:20
As coroas de 38 dentes pro pedivela slx tem desenhos diferenciados no index de acordo com o tamanho da coroa menor. Esse desenho é como uma "escada" para a corrente subir. Fazendo essa alteração não vai ter a mesma precisão, mas funciona sim.
Voltar ao Topo
PHMessias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Abr 2010
Minas Gerais
Offline
Mensagens:371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PHMessias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 14:26
Comprei a coroa pela internet e veio AK, estou passando de uma relação 3x9 para 2x10 e os passadores são XT RT M786 SGS e XT FD M786, o K7 é 11-40 sunrace Mx3. Coroas como já disse serão 24/38.

 
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 15:11
Originalmente postado por Dorfo Dorfo escreveu:

As coroas de 38 dentes pro pedivela slx tem desenhos diferenciados no index de acordo com o tamanho da coroa menor. Esse desenho é como uma "escada" para a corrente subir. Fazendo essa alteração não vai ter a mesma precisão, mas funciona sim.
   

tem como.identificar isso? A minha corrente arranha muito e cai muito, também
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X